Anda di halaman 1dari 29

AQUISIO DE RECURSOS COMUNITRIOS

por Phil Bartle, PhD e Joshua Ogwang traduzido por Daniella Kircher

Diretrizes

Abstrato:
O presente documento descreve a vasta gama de fontes de recursos potenciais disponveis para uma comunidade e suas organizaes (OCs). Ele inclui diversas dicas de como uma comunidade ou OC pode arrecadar fundos e outras contribuies para seus projetos comunitrios. Todos os recursos (monetrios ou no) devem ser registrados, para que possa ser apurado o clculo dos recursos internos e externos. Esse documento no descreve as fontes de recursos que so doaes voluntrias no vinculadas. Tais fontes esto includas no documento Arrecadao de Fundos. Aqui esto listadas fontes tais como autoridades e governo municipais, estaduais e federal, agncias doadoras (ONGs, bilaterais e multilaterais) e fundos cedidos, onde os recursos so direcionados para fins especficos.

1. Introduo Aquisio de Recursos:


Os recursos podem ser financeiros e no financeiros, e os no financeiros podem ser medidos em termos monetrios se eles puderem ser precificados, de forma que o total possa ser expresso em termos monetrios. Esse documento parte integrante de um conjunto de diretrizes voltados para comunidades de baixa renda. As tcnicas de arrecadao de fundos podem ser utilizadas para aumentar a capacidade das OCs (Organizaes Comunitrias) e ONGs (Organizaes No-Governamentais) locais. Um forte movimento ONG/OC, com comunidades engajadas, participativas, envolvidas e

fortalecidas -- contribui para o processo de democratizao de qualquer sociedade. As comunidades e suas organizaes necessitam de recursos (especialmente em dinheiro) para conduzir suas atividades. A obteno de recursos portanto necessria para o fortalecimento desejado. Se uma atividade vale a pena e as pessoas querem realmente suport-la, ento possvel encontrar suporte financeiro para tal.

1.1 Animao e Treinamento de Gesto Comunitria:


Animao significa unir e mobilizar a comunidade para fazer o que se quer que seja feito (como uma unidade). Para conduzir seu desejo, a comunidade deve utilizar recursos (ou entradas). O Treinamento de Gesto Comunitria leva a animao e a mobilizao um passo a frente, utilizando mtodos de treinamento de gesto para aumentar a capacidade da comunidade ou de suas organizaes para decidir, planejar e gerenciar seu prprio desenvolvimento. Aquisio de recursos e retorno do investimento so partes desse treinamento de gesto. Esses recursos podem ser tanto financeiros como no financeiros, mas at as entradas no financeiras podem ser mensuradas em termos monetrios se forem precisamente valoradas, de forma que o total possa ser expresso em termos monetrios. Esse documento explora as diversas fontes que podem ser candidatas para financiar projetos comunitrios.

1.2 Objetivo do Documento:


Esse documento direcionado a vocs e a ns. As dicas e diretrizes relacionadas aqui se referem ao que devemos fazer, ou ao que somos aconselhados a fazer. No existem regras rgidas ou regulamentos. As diretrizes devem ser adaptadas de acordo com o campo de aplicao. Vocs/ns devemos estar familiarizados com as caractersticas culturais e sociais especficas da comunidade e devemos ser sensveis aos valores e atitudes da comunidade onde vocs/ns trabalhamos. As diretrizes,

portanto, devem ser adaptadas localmente para cada comunidade, visando ajust-las s diferenas que caracterizam cada comunidade.

1.3 Finanas so Recursos:


Quando falamos sobre financiamento de projetos comunitrios, estamos nos referindo ao montante necessrio conduo do projeto. Se os objetivos ou resultados desejados do projeto puderem ser chamados de sadas (p.ex., construo de uma sala de aula, reparo de um poo), ento os itens necessrios gerao das sadas (p.ex., terreno, mo-de-obra, materiais de construo, ferramentas) podem ser chamados de entradas. A comunidade ou as organizaes comunitrias (OCs) devero identificar, localizar e mobilizar tais entradas. Algumas dessas entradas sero na forma de doaes em dinheiro. Outras sero na forma de mo-de-obra voluntria, refeies para os voluntrios, algumas ferramentas, recomendaes e treinamento, terreno, materiais como areia, cimento, tijolos, etc. Embora as doaes no monetrias no cheguem ao projeto com um valor associado, importante que vocs/ns encoragemos a comunidade a atribuir um valor monetrio a cada doao no monetria. No clculo dos custos (entradas) em um projeto comunitrio, o valor monetrio associado a todas as doaes no monetrias (recursos) devem ser calculados, visando registrar e documentar apropriadamente recursos internos x externos.

2. O Propsito da Recuperao dos Custos Comunitrios:


A obteno de recursos uma atividade importante. Aqueles que a conduzem so importantes contribuintes para o fortalecimento (capacitao, desenvolvimento) da comunidade ou organizao. Sem fontes de fundos (monetrios ou no), nenhuma organizao consegue sobreviver por muito tempo.

2.1 Ter em Mente os Objetivos Gerais:

Neutralizar a dependncia da comunidade seu objetivo principal. O objetivo mais importante que precisa ser sempre levado em considerao que a dependncia na comunidade deve ser reduzida a cada ao tomada. Ao treinar a comunidade ou sua organizao em como obter recursos, o motivador deve ter esse objetivo principal em mente e agir de acordo. Uma agncia doadora deve tentar evitar doar comunidade qualquer coisa a troco de nada. Isso encoraja a dependncia. Sempre incentive os membros da comunidade mostrando que eles devem conduzir o projeto por conta prpria e que voc est l para oferecer experincia e dicas, mas que o trabalho deve ser feito por eles. Aplicando isso para financiar um projeto comunitrio, voc no deve nunca se oferecer para obter entradas do projeto para eles. Ns, como animadores ou mobilizadores, podemos fornecer orientaes tais como: como levantar capital e outros recursos, como garantir que as contas sejam transparentes e simples e como traduzir doaes no monetrias em entradas financeiras. Entretanto, devemos sempre enfatizar que a obteno de recursos deve ser realizada pela comunidade ou por suas organizaes (p.ex., comit executivo), representando a si prprio, e no pelo animador ou treinador. Lembre-se que nenhuma comunidade uma unio natural . Existem divergncias e desunies em toda comunidade.(1). Todas as aes tomadas devem ajudar a aumentar a unio da comunidade. Rodap (1): As divises em uma comunidade podem ser baseadas em vrios fatores: cls, religies, classes, renda, educao, propriedades, etnias, idade, gnero e etc. O nvel de tolerncia entre essas divises tambm podem variar por vrias razes. nossa funo trabalhar no sentido de minimizar essas diferenas, melhorar a unio e a lealdade comunidade e superar as divergncias. Quando oferecemos sugestes em como obter recursos para projetos comunitrios, no devemos insistir em nenhuma estratgia particular a

ser adotada pela comunidade; algumas estratgias podem contribuir para a desunio. Devemos sugerir e aconselhar, garantindo que todos os membros sero ouvidos (especialmente os mais quietos) e identificar palpites negativos sobre uma determinada estratgia que possa provocar desunio.

2.2 Por que Lutamos contra Dependncia?


Na medida em que a populao cresce, o governo tem cada vez menos acesso aos recursos per capita a cada ano. Se torna simplesmente invivel s comunidades dependerem do governo para instalaes habitacionais e servios. O mesmo ocorre com as doaes internacionais: governo de pases ricos, ONU, Banco Mundial, ONGs internacionais, simplesmente no possuem recursos suficientes para oferecer a todas as comunidades carentes ao redor do mundo, independente do quanto a causa valha a pena. Ao passo que uma vez se pensou que a auto confiana da comunidade era um aspecto positivo, promovia democracia, direitos humanos, auto desenvolvimento e dignidade humana, isso agora avanou muito alm. Se as comunidades no conseguirem se tornar cada vez mais auto confiantes e capacitadas, elas simplesmente no se desenvolvero e, mais cedo ou mais tarde, a pobreza e a passividade acabaro com elas. O antigo sistema de "interesses locais", onde polticos e oficiais entregavam os contratos e servios comunitrios queles que os mantinham no poder, promove a abordagem de "provimentos" para instalaes e servios. Esses lderes devem ser trocados e substitudos por funcionrios pblicos democratas naturais, empenhados em auxiliar a auto ajuda da comunidade. Se uma agncia externa, seja o governo federal, uma ONG internacional, uma misso, chega em uma comunidade e constri alguma instalao habitacional (por exemplo, fornecimento de gua), natural para os membros da comunidade enxergar isso como de propriedade da agncia externa. Quando essa agncia externa fica sem fundos ou vai embora, os membros da comunidade ficam desmotivados para reparar ou dar manuteno instalao, ou sustentar o servio. Para que a instalao seja utilizada, e utilizada

efetivamente pelos membros da comunidade, e para que seja dada manuteno a ela, os membros da comunidade devem ter um senso de "responsabilidade" para com a (tambm chamamos de "donos" da) instalao. Esse senso de responsabilidade algumas vezes chamado de senso de "propriedade" pela comunidade. A menos que a comunidade como um todo seja envolvida no processo de deciso em relao instalao (planejamento e gerenciamento) e tenha realmente contribudo com os custos da construo, o senso de responsabilidade ou de propriedade ficar faltando. A instalao no ser efetivamente utilizada, mantida ou sustentada. impossvel construir uma instalao habitacional ou servio sem que haja necessidade de reparos e manutenes. Seria como tentar se alimentar uma nica vez e por todos.

3. Tipos de Recuperao de Custos:


Uma comunidade, um projeto executivo, ou qualquer organizao possui vrias maneiras de obter fundos para suas atividades. Ns aconselhamos qualquer grupo comunitrio que busque as mais diversas fontes de fundos possveis, visando maximizar o uso de fontes internas. Isso diminui sua dependncia com qualquer doador.

3.1 Taxas de Servio Versus Doaes:


Uma diferena entre fundos cobrados como servio ou taxas de usurio e fundos que so donativos ou contribuies sem expectativa de benefcio direto. Taxas de servio podem ser na forma de uma taxa, como fornecimento de gua para um bairro da comunidade. De forma alternativa, eles podem ser na forma de taxas eventuais, como por exemplo quando cada coletor de gua paga uma quantia para uma certa quantidade de gua. Taxa de servio pode ser mais apropriado quando o servio visvel por usurio. Taxas de servio so geralmente coletadas visando efetuar reparos e manutenes para a instalao.

3.2 Doadores versus Agncias Doadoras:


Fundos que so contribuies sem expectativa de servio individual ou imediato podem ser recebidos atravs de doaes pblicas, ou de uma contribuio especfica de uma agncia doadora. Doaes pblicas so geralmente contribuies que no esto associadas a atividades especficas pela organizao comunitria. Vide Arrecadao de Fundos. Agncias doadoras so organizaes que, talvez tambm entre outras atividades, fornecem fundos para implantar organizaes. Agncias doadoras podem variar de grandes e sofisticadas burocracias, tais como Banco Mundial, ONU, agncias de desenvolvimento de pases ricos, Governo, para organizaes pequenas, como um grupo de igreja que deseja fazer uma doao para um projeto local especfico.

3.3 Semelhanas entre os Princpios:


Embora os princpios de arrecadao de dinheiro nesse vasto universo de fontes possam parecer os mesmos, as tcnicas especficas diferem. Obter doaes descompromissadas do pblico, por exemplo, geralmente depende de algum tipo de apelo. Por outro lado, obter fundos de uma agncia doadora geralmente requer uma especificao detalhada do projeto proposto e essa especificao incoporada a uma proposta formal (requerimento de fundos) agncia doadora. Entretanto, o que importante notar aqui que, enquanto os procedimentos superficiais podem diferir, os princpios fundamentais, ou a abordagem geral, se mantm os mesmos.

3.4 Doaes:
Qualquer contribuio de qualquer pessoa ou grupo uma doao. Uma doao pode ser dinheiro, terreno, recomendao, prdio, idias, mode-obra, suprimentos e equipamentos, doados por indivduos, grupos ou organizaes que queiram ajudar sua comunidade.

3.5 Recursos Internos versus Externos:

Recursos internos so aqueles obtidos de dentro da comunidade responsvel projeto comunitrio. Recursos externos so aqueles originados de fora da comunidade. Recursos externos podem vir de doadores internacionais (governo, organizaes no governamentais ou multilateral/ONU) ou de doadores nacionais (governos federais e estaduais, ONGs nacionais). Quanto maior a proporo de recursos internos utilizados para um projeto, mais independente a comunidade. Nosso objetivo no tornar uma comunidade totalmente independente (impossvel economicamente), mas reduzir a dependncia e a passividade dentro da comunidade. Se uma comunidade associada ao governo federal ou estadual (no imposta por eles) e com ONGs, ento pode ser considerada interdependente. Se uma comunidade possui vrias fontes de entradas, maior a probabilidade dela se tornar independente ou menos controlada por um doador.

4. Fontes de Fundos:
A comunidade possui muitas fontes potenciais de fundos e outros recursos. Voc, como mobilizador, no deve obter fundos para o grupo comunitrio, mas, para encorajar o fortalecimento da comunidade, orientar a comunidade a utilizar essas fontes.

4.1. Taxas de Usurio e Custos de Manuteno:


Diferente de doaes voluntrias, onde os doadores no esperam benefcios diretos e imediatos para entregar o dinheiro, o pagamento de taxas implica o provimento de um servio. Uma taxa fixa utilizada quando calculada e cobrada do benefciario uma taxa regular (digamos mensal) para um servio, como, por exemplo, gua. Uma taxa a parte utilizada quando o beneficirio cobrado de um valor fixo para uma determinada quantidade de um servio, como uma quantidade de xelims para um tonel de gua ou uma visita a uma

clnica. como a venda de um comodato, embora no seja necessariamente visando o lucro, mas subsidiado por outras fontes de fundos que a organizao provedora possa obter. Assim como outras fontes de financiamento para a comunidade ou suas organizaes, a cobrana de taxas deve ser feita honestamente, de forma transparente e responsvel e deve ser justa e justificada.

4.2. Especificao do Projeto e Propostas:


Agncias doadoras geralmente requerem que seja submetida uma proposta formal para fundos e que essa proposta reflita um bom planejamento e especificao do projeto. Vamos analisar alguns tipos de agncias doadoras.

4.3 Entradas Governamentais:


Incluem subsdios parciais de fontes de governo federal, estadual ou municipal. As fontes podem tambm incluir a participao de comits de desenvolvimento estaduais. Propostas para essa fonte requer seguir uma srie de procedimentos de requisio especficos.

4.4 Organizaes No Governamentais (ONGs):


Incluem organizaes comunitrias locais, igrejas, ONGs internacionais e outras agncias, grupos e organizaes no baseadas no governo. So geralmente sem fins lucrativo, diferente das organizaes comerciais. Ter experincia em elaborao de propostas bastante til para obteno de fundos de ONGs.

4.5 Embaixadas e Altas Comisses:


Embaixadas geralmente possuem fundos pequenos para projetos (p.e.x., o Fundo Canadense na Alta Comisso Canadense, o Escritrio de Pequenos Projetos do SNV Holandense), que esto disponveis para OCs e pequenas ONGs locais. Ns, como mobilizadores e animadores,

devemos nos lembrar de no obter esse tipo de fundos para a comunidade, mas de talvez fornecer instrues aos lderes comunitrios e treinamento em como elaborar propostas, e deixar que as comunidades obtenham os fundos por conta prpria. Cada vez mais os governos dos pases ricos esto reservando fundos para projetos comunitrios locais pequenos. Contate todas as embaixadas e consulados da sua cidade ou regio e solicite detalhes em como requerer fundos para projetos pequenos.

5. Tcnicas de Elaborao de Propostas:


Essa srie possui diversos documentos, incluindo orientaes e treinamento em como elaborar propostas eficazes. A nfase no "eficaz" porque uma proposta bonita (i.e. polida, atraente) que no consegue alcanar o efeito desejado (levantar capital) intil, independente do quo bonita ela seja. A proposta precisa ser "autntica" e original, considerando todas as entradas, toda vez que um projeto planejado. No copie propostas ou modelos de propostas, pois essa cpia gera preguia de pensar e dependncia mental. O formato da proposta deve seguir uma ordem lgica, com cada captulo relacionado ao anterior e com um fluxo de argumentao do incio ao fim. Detalhes que possam desviar desse fluxo de argumentao devem ser includos em apndices. O formato deve ser o seguinte: O Problema (Antecedentes) A Soluo (Meta) Objetivos (Especficos, Verificveis) Recursos (Potenciais, Reais) Estratgias (liste vrias e selecione uma) Monitorao (Acompanhar o Progresso) Relatrios (Processo de Comunicao) Abstrato (Resumo) (colocar no incio) Apndices (Detalhes, Oramentos, Listas)

Vide Propostas, e Programa de Proposta. Os detalhes da proposta podem diferir; o exposto acima um guia geral. Algumas agncias doadores possuem requisitos especficos e formatos que devem ser seguidos. importante que cada captulo esteja relacionado aos outros e o todo deve fluir como uma argumentao contnua.

Concluso:
Quaisquer que sejam as aes para motivar e apoiar as comunidades a planejar e implementar seus prprios projetos comunitrios (incluindo o clculo de recursos financeiros), voc deve ter sempre em mente e se orientar pelos seguintes pontos:

Lembrar e trabalhar visando o objetivo principal (reduzir a dependncia); Orientar, sugerir, treinar, encorajar, elogiar, informar; e No prometer, no fornecer e no impor.

Os clculos dos custos de financiamento de projetos comunitrios devem justos e apurados e as estimativas no podem subestimar doaes comunitrias no monetrias. Ao mobilizar a comunidade para conduzir um projeto comunitrio, devemos encoraj-los a identificar a variedade de recursos externos (reduzindo a dependncia de qualquer doador) e a identificar e mobilizar muitos (geralmente ocultos) recursos internos. Arrecadao de recursos para um projeto comunitrio uma responsabilidade muito digna e valiosa; aja com entusiasmo, integridade e confiana.

PRINCPIOS & TCNICAS DE ARRECADAO DE FUNDOS


por Phil Bartle, PhD traduzido por Daniella Kircher

Documento de Referncia

Abstrato:
Esse documento fornece orientaes e sugestes de mtodos e princpios de arrecadao de fundos orientados a financiamento de projetos comunitrios. Arrecadao de fundos uma etapa importante no fortalecimento de OCs, ONGs e comunidades; contribuies monetrias (e no monetrias) so necessrias para a conduo das suas atividades desejadas e planejadas. A obteno de recursos portanto uma tarefa digna e desejada; arrecadadores de fundos devem ser reconhecidos e elogiados. Arrecadao de fundos um trabalho para o qual todos devem contribuir e pelo qual todos devem ser responsveis.

Introduo:
Muitas das tcnicas e experincias em arrecadao de fundos (algumas delas includas aqui) podem ser ou foram adaptadas da profisso "marketing" (na verdade, arrecadao de fundos referenciada como "marketing" por muitas ONGs). Enquanto marketing e vendas podem ser experincias valiosas, elas devem sempre ser aplicadas de forma tica. Cada arrecadador de fundos (pago ou voluntrio) deve, primeiro e no mnimo, estar totalmente convencido do valor, integridade e benefcios da organizao e das atividades para as quais os fundos arrecadados sero utilizados. Essas diretrizes devem ser alteradas em cada comunidade visando adapt-las s diferenas que caracterizam cada uma.

1. Princpios de Arrecadao de Fundos:


Existe uma diferena entre princpios e tcnicas de arrecadao de fundos. Esse documento aborda ambos. Essa seo foca nos princpios.

1.1 A Profisso Marketing:

Muitas das experincias e tcnicas de arrecadao de fundos utilizadas por ONGs e algumas agncias da ONU foram desenvolvidas e adaptadas por profissionais de marketing. Algumas pessoas (geralmente pessoas de fora ou mal sucedidas na profisso de marketing e vendas) vem isso como uma atividade cnica e desonesta. Talvez seja assim em alguns casos, mas no precisa ser e geralmente no . Se um profissional de marketing acredita realmente no valor do produto, as vendas podem ser praticadas de forma honesta e tica. Os princpios de honestidade e integridade tica se aplicam principalmente a arrecadao de fundos. Arrecadao de fundos deve ser de responsabilidade de todos os membros da organizao, embora eles possam participar de maneiras distintas. Deve ser simplesmente deixado a cargo dos profissionais. Todos ns/vocs, portanto, devem conhecer os princpios e tcnicas de arrecadao de fundos. O arrecadador, primeiro e no mnimo, deve estar convicto da integridade da organizao e dos benefcios e valores das atividades ou do projeto da organizao. Doadores potenciais e passados notam facilmente qualquer desonestidade, falta de sinceridade e diverso com "seus" recursos doados.

1.2 Reconhecimento das Doaes:


Reconhecimento tudo. Muitos doadores utilizam suas doaes para ganhar prestgio e mrito em suas comunidades. um preo baixo elogiar os doadores. Certifique-se de que as comunidades que voc ajuda esto cientes da necessidade de reconhecer os doadores e elogi-los pela sua lealdade para com a comunidade e suas muito necessrias e apreciadas doaes (monetrias ou no).

1.3 Obrigado!
A palavra mais importante em obteno de fundos e administrao de ONG, OC ou projeto comunitrio com sucesso "Obrigado!" Muitas pessoas que trabalham em ONGs se perguntam porque o entusiasmo em suas atividades diminuiram e os fundos pararam de chegar; e geralmente o motivo para isso simplesmente que a ONG esqueceu de reconhecer e agradecer os doadores.

1.4 Relatrios de Progresso:


Alm de um simples "obrigado", doadores querem saber o que foi alcanado com o montante doado. A maneira mais eficaz de agradecimento um relatrio de progresso. Doadores esto menos interessados em suas atividades; eles esto mais interessados no resultado das suas atividades; voc alcanou, ou alcanou parcialmente, os objetivos propostos no momento da requisio da doao? CMP preparou outros documentos sobre elaborao de relatrios; utilize-os e integre elaborao de relatrios com obteno de recursos. Arrecadao de fundos e elaborao de relatrios no so atividades independentes.

1.5 Integridade:
preciso manter sempre um nvel alto de integridade. Isso se aplica tanto para as atividades iniciais quanto para as atividades da organizao em geral, especificamente em relao s de arrecadao de fundos. Um aspecto importante dessa integridade a total responsabilidade. Todas as aes devem ser responsveis; todos os fundos devem ser responsveis. Isso significa elaborar corretamente relatrios narrativos e financeiros, disponveis a qualquer hora para qualquer membro pblico. Junto com a responsabilidade est a transparncia. O grupo no pode ter uma agenda secreta, deve ser transparente e honesto em relao a todas as atividade e seus gastos. Registros contbeis devem ser abertos, ou seja, disponveis para qualquer membro examinar a qualquer hora. Honestidade no pode estar comprometida. Os bons fins (ideais e objetivos) da organizao no podem estar comprometidos por meios questionveis utilizados para atingir tais fins. As pessoas responsveis por implementar as atividades do grupo, incluindo atividades de obteno de fundos, devem ser honestas e totalmente convictas da bondade do grupo e de seus objetivos, e deve valer a pena o esforo para os valores e benefcios do projeto. Esse

nvel de integridade essencial para a sustentabilidade do grupo, para a concluso do projeto e para o benefcio da comunidade.

1.6 A Importncia de uma Atitude Positiva:


Nem todo mundo um doador. Algumas pessoas, agncias ou grupos no podem ou no iro doar sua comunidade ou organizao. Se voc no aceitar que o fracasso em obter uma doao de uma fonte no significa que sua organizao seja um fracasso, voc ficar desmotivado e ir desistir. No desista. Voc no pode permitir que fique desmotivado; um luxo que voc, sua organizao e sua comunidade no podem ter. Voc pode vivenciar oito rejeies; no desista porque a nona ou dcima pode trazer a doao desejada.

1.7 Clculo e Registro das Entradas do Projeto:


importante manter o registro apurado de todos os recursos utilizados no projeto comunitrio. Muitas vezes algumas doaes (principalmente mo-de-obra comunitria e presentes em espcie) so esquecidas ou subestimadas e o montante correto das contribuies comunitrias maior do que o registrado e reportado. Essa subvalorao prejudicialpor diversas razes: (a) os membros da comunidade subestimam seu esforo e isso diminui a confiana, (b) os doadores externos subestimam as contribuies comunitrias e ficaro mais relutantes em contribuir mais, ou (c) no iro reconhecer o valor das entradas comunitrias. Devemos garantir que as OCs ou o comit executivo da comunidade que est planejando conduzir o projeto comunitrio reconhea o valor dos recursos comunitrios ocultos. Uma estimativa apurada do valor dos recursos doados - p.ex., mo-de-obra comunitria para construo, mo-de-obra experiente voluntria, tempo gasto por membros comunitrios e lderes em reunies de planejamento ou doaes fsicas no monetrias - deve ser feito pela comunidade. Devemos motivar a comunidade a identificar e registrar tais recursos. Essas estimativas financeiras devem ser includas nas estimativas de

custo da proposta do projeto e devem ser documentadas durante as atividades de contruo. Quando os custos totais de um projeto comunitrio so calculados, eles devem portanto incluir as contribuies em dinheiro reais dos doadores, internacionais e locais, governamentais e no governamentais e outras, alm das estimativas de custos de todas as doaes no monetrias, na forma de itens fsicos no monetrios ou servios, ou tempo e energia.

2. Tipos e Fontes de Doaes:


Essa seo descreve doaes de uma ampla gama de doadores potenciais, exceto aqueles provenientes de agncias doadoras que requeiram propostas formais (essas so discutidas no documento Aquisio de Recursos). Essa ampla gama de doadores potenciais significa que existe tambm uma ampla gama de tcnicas especficas que podem ser aplicadas ao processo de (a) identificar doadores, (b) contact-los e (c) coletar as doaes. No esquecendo de (d): agradec-los. Uma boa proposta de seminrio para acompanhar essa seo : Lista de Recursos Internos.

2.1 Comunidades Urbanas Versus Rurais:


Existem vrias diferenas nas nfases em tcnicas de arrecadao de recursos de projeto, baseado nas diferentes caractersticas das comunidades. Comunidades urbanas, por exemplo, so geralmente maiores, e portanto mais cheias de faces e divergncias. Pequenas comunidades rurais so mais fceis de organizao e unir, mas no existe garantia. Comunidades urbanas possuem mais divergncias sociais (divises/faces) e so mais difceis de organizar do que as rurais, embora dentro das reas urbanas as favelas sejam mais fceis de organizar do que os bairros nobres. Doaes em dinheiro so mais fceis de obter em comunidades urbanas do que em rurais; doaes de

alimentos e produtos de agricultura so mais comuns em comunidades rurais.

2.2 Fundo Pblico e Eventos Beneficientes:


Podem tomar vrias formas. Um grande evento beneficiente pode ser bem elaborado, com discurso de celebridades e pessoas ricas doando altas quantias. Pode haver bandas, msicos, grupos de dana, incluindo cantores e danarinos de escolas da comunidade. No leste da frica, a palavra "harambee" usada para descrever tal tipo de evento beneficiente. (2) Rodap (2): Um harambee no necessariamente um evento comunitrio; hoje em dia muito utilizado por famlias para levantar dinheiro para mensalidades escolares ou despesas mdicas. No oeste da frica, especialmente em localidades rurais, o chefe da localidade pode presidir e as atraes podem incluir dana, batuque e incorporao espiritual dos deuses locais e cultos. Tais eventos podem levar migrantes urbanos de volta para suas cidades rurais natal e, como funerais, tambm servem para outros propsitos que no arrecadao de fundos, especialmente dos membros comunitrios migrados, para que eles no percam o contato com os outros membros e para que mantenham sua identidade como membro da comunidade mesmo morando fora dela. Muitas alianas so feitas nessas ocasies, como por exemplo, isso pode futuramente levar a casamentos ou sociedades.

2.3 Doadores Urbanos para Comunidades Rurais:


Migrantes urbanos mantm ligaes com suas comunidades locais. Isso pode ser explorado pelas OCs rurais. Uma pequena parcela dos migrantes urbanos fazem fortuna nas cidades e podem ser persuadidos a contribuir para o desenvolvimento de suas comunidades locais. O sentimento de culpa de estar longe de casa ou de lealdade, apesar da ausncia, pode resultar em algumas boas doaes de ricos migrantes urbanos.

2.4 Doaes Comerciais:


Doaes comerciais incluem presentes de empresas que desejam divulgar seus produtos e ajudar a comunidade (e elas devem ser reconhecidas e agradecidas publicamente). A comunidade deve ser motivada a identificar formas de convencer os doadores comerciais que de seu interesse apoiar o projeto (aumento da publicidade e uma boa imagem para o doador comercial, por exemplo).

2.5 Mo-de-obra Comunitria:


um importante recurso interno (algumas vezes pode incluir mo-deobra de voluntrios externos). Mo-de-obra comunitria envolve tempo e mo-de-obra cedida por membros comunitrios, algumas no requerem experincia (como cortar grama, colocar tijolos), outras requerem experincia (carpintaria, marcenaria), gerenciamento, liderana, reunies, planejamento, superviso. importante que voc encorage os planejadores e designers dos projetos comunitrios a quantificar o valor da mo-de-obra voluntria. Muitas vezes essa contribuio subestimada, devido ao desconhecimento do seu valor ou, mais importante, indicao de um baixo nvel de confiabilidade e de auto avaliao do valor da comunidade pelos membros comunitrios. Algumas vezes os membros comunitrios desejam ocultar seus recursos baseado em uma suposio errnea de que ns ou os outros apenas iro conseguir trazer recursos externos se acreditarem que a comunidade muito pobre e que ns ou outros doadores podem recusar fundos se a comunidade aparentar possuir muitos recursos prprios. Vocs/ns devemos garantir que todos os membros comunitrios compreendem que ele tm mais chance de obter recursos externos se demonstrarem que so comprometidos com seus recursos internos.

2.6 Doaes de Produtos Agrcolas:


Fazendeiros podem doar comida para o projeto: (a) aos trabalhadores comunitrios que esto trabalhando no projeto, ou (b) ao comit

executivo para venda e arrecadao de dinheiro para o projeto. Eles tambm podem doar outros recursos fora de suas fazendas (p.ex., madeira, areia, cal, colheias), que podem ser utilizados diretamente ou indiretamente no projeto.

2.7 Preparao da Comida Doada:


A doao de um produto alimentcio agrcola por um fazendeiro precisa ser preparada para comer. Outros doadores podem ceder pessoas para o preparo das refeies e merendas aos membros comunitrios nos dias de trabalho. No se esquea de agradecer as pessoas que cozinham e preparam a comida dos trabalhadores.

2.8 Contribuies e Promessas:


Contribuies e promessas podem ser feitas em eventos pblicos de arrecadao de fundos comunitrios. Os participantes tomam a deciso por doar em eventos ou reunies pblicas.

2.9 Rifas e Loterias:


Rifas e loterias, tcnicas de arrecadao de fundos baseadas em jogos, so mais adequadas para ONGs urbanas sofisticadas e bem organizadas do que OCs pequenas e rurais.

2.10 Doadores Annimos:


Doadores annimos so benfeitores que permanecem desconhecidos. Geralmente eles tm razes religiosas ou ideolgicas particulares e desejam permanecer no anonimato.

Concluso:
Quaisquer que sejam as aes para motivar e apoiar as comunidades a planejar e implementar seus prprios projetos comunitrios (incluindo o clculo de recursos financeiros), voc deve ter sempre em mente e se orientar pelos seguintes pontos:

Lembrar e trabalhar visando o objetivo principal (reduzir a dependncia);

Orientar, sugerir, treinar, encorajar, elogiar, informar; e No prometer, no fornecer e no impor.

Os clculos dos custos de financiamento de projetos comunitrios devem justos e apurados e as estimativas no podem subestimar doaes comunitrias no monetrias. Ao mobilizar a comunidade para conduzir um projeto comunitrio, devemos encoraj-los a identificar a variedade de recursos externos (reduzindo a dependncia de qualquer doador) e a identificar e mobilizar muitos (geralmente ocultos) recursos internos. Arrecadao de recursos para um projeto comunitrio uma responsabilidade muito digna e valiosa; aja com entusiasmo, integridade e confiana.

Construo de tijolos em um projeto comunitrio:

Se voc copiar o texto desse site, favor notificar o(s) autor(es) e apontar para cec.vcn.bc.ca/cmp/

DESCOBRIR RECURSOS ESCONDIDOS


de Phil Bartle, PhD traduzido por Sofia Ferreira Fernandes

Documento de Referncia

Resumo:
Fornecer recursos a uma comunidada um incentivo dependncia de mais recursos. O desenvolvimento sustentvel de uma comunidade, eliminao da pobreza e o aumento da auto-suficincia implica que a comunidade tenha de usar os seus prprios recursos. Ao aceitar certos tipos de ajuda exterior, tem de o fazer de modo a no se tornar dependente desses mesmos recursos. Felizmente, cada comunidade tem recursos, por vezes escondidos; e a tarefa principal a sua identificao e uso.

Introduo:
Os nossos objectivos so o desenvolvimento sustentvel, erradicao da pobreza e auto-suficincia da comunidade nas comunidades com baisxos ingressos. Queremos ajudar. Mas a nossa ajuda pode ser perigosa; pode contribuir para a pobreza, estagnao e dependncia. Precisamos compreender melhor a natureza da pobreza e do desenvolvimento, de maneira a sermos capazes de fornecer assistncia genuna, que contribui para eliminar a dependncia de mais assistncia, e no para continuar com a pobreza e dependncia.

A Pobreza No Absoluta:
Nenhuma comunidade totalmente e absolutamente pobre. Enquanto houver seres humanos numa comunidade, ento ela possui recursos suficientes para permitir a sobrevivncia aos seus membros. Se uma

comunidade apenas um campo arqueolgico, sem seres vivos, ento j no se considera como sendo uma comunidade. Nenhuma comunidade viva absolutamente pobre. "Oh!" pode dizer, "mas as pessoas no tm sapatos, nem gua potvel, a nutrio pobre, a mortalidade infantil elevada, prevalece a iliteracia, apatia, doena, ignorncia e a intolerncia e no existem infraestruturas. Eles precisam de ajuda!" Sim, eles precisam de ajuda, mas ns, os que estamos interessados no desenvolvimento sustentvel, devemos ser cuidadosos na natureza da ajuda a fornecer. Cada Comunidade possui Recursos. importante lembrar-se que cada comunidade possui recursos. Porqu? Se pretendemos tornar essas comunidade mais fortes, precisamos de libertar esses recursos que no so evidentes. Se vamos fornecer assitncia, precisamos de o fazer de modo a fortalecer e no enfraquecer a comunidade. Se vamos enviar recursos para a comunidade sem usar os recursos internos, estamos a contribuir para a atrofia da comunidade e aumento da dependncia em relao ao exterior e, por conseguinte, para a prevalncia da pobreza endmica a longo prazo.

O que so Recursos?
Um recursos qualquer bem ou servio que relativamente escasso e til; ou seja, que possui um valor, que riqueza. No entanto, no uma riqueza qualquer, um recurso que pode ser usado como um dos elementos necessrios para a produo de determinado produto ou servio. a matria-prima de uma actividade de produo; e no caso da comunidade a matria para umprojectoda comunidade. O recurso da comunidade que, em geral, mais tido em considerao o dinheiro; o dinheiro o recurso mais flexivel e mais fcil de converter, pois pode ser usado para comprar ou alugar outros recursos (bens ou servios). De um modo geral, o dinheiro escasso, e as comunidades pobres vo ter de procurar outros recursos, e tentar convert-los em dinheiro, ou em recursos que possam ser teis para o

projecto comunitrio. Os recursos da comunidade incluem diversos bens e servios que no so monetrios. Tem de pensar quais os tipos de recursos que a comunidade possa necessitar para o seu projecto prioritrio. Vai precisar de terreno, de um local onde se localize o projecto. Necessita de ferramentas para realizar o projecto. Necessita tambm de matria-prima que se converter no resultado final do projecto, de mo-de-obra que fornea a energia humana necessria para essa converso, e ainda de energia mecnica derivada da electrocidade, luz solar, vento ou gua. Adicionalmente existe o tipo de recurso mental, ou seja, as pessoas ajudaro nas fases de planeamento, monitorizao da tomada de deciso, gesto e elaborao de relatrios; todos estes recrusos so necessrios, e a prpria comunidade pode fornec-los. muito importante no desvalorizar estes recursos que no so monetrios, e estabelecer um preo justo ou valor de mercado para estes recursos (incluindo o tempo e esforo gastos pelos comits de implementao e executivos da comunidade). Existe uma tendncia geral para os membros da comunidade desvalorizarem estes recursos, e como tal, enquanto mobilizador, deve assegurar-se que lhes atribuido reconhecimento justo pelo seu trabalho.

Fontes Externas:
Existem dois tipos principais de fontes externas de recursos: (1) governo e (2) agncias de assistncia. As fontes governamentais incluem as despesas fiscais e regulares no oramento dos governos centrais, regionais e distritais que podem ser responsveis pelo fornecimento de bens e servios e proviso de fundos comunidade. importante que as decises spbre estas despesas sejam feitas apenas aps a sua comunicao comunidade. As decises realizadas pelos burocratas em cidades capitais distantes (capital nacional, regional ou distrital) sem o envolvimento das comunidades so to nefastas como a caridade; contribuem para a apatia, dependncia, e para a continuao da pobreza.

Enquanto mobilizador no pode exercer muito controlo sobre o modo como tais decises so tomadas, mas pode contribuir de duas maneiras: (1) encorajando e auxiliando os oficiais governamentais a dialogar com a comunidade, assumindo um papel de negociador (como explicado posteriormente) e (2) apoiando e sugerindo o desenvolvimento de polticas na rea do desenvolvimento da comunidade que apoiam uma conjuntura favorecedora a esta rea, na qual os planos a nvel central, regional e distrital so apenas realizados como resposta aos planos e prioridades das comunidades locais. As agncias de assistncia podem ser de vrios tipos. Para qualquer comunidade, o mais frequente so as ONG internacionais, ou nacionais mas financiadas por uma internacional. (ONG significa Organizao No-Governamental; de um modo geral uma agncia voluntria sem fins lucrativos.) Outras agncias externas podem ser igrejas ou departamentos seculares de assistncia a projectos bilaterais ou multilaterais A Cruz Vermelha Internacional assume como no sendo uma ONG; mas uma ONG. Cada vez mais, as fontes internacionais de assistncia apelam participap da comunidade e ao desenvolvimento sustentvel. De novo, o seu papel ser de negociador, especialmente porque as agncias estrangeiras em geral no esto ao corrente das condies locais nem das oportunidades de empoderamento das comunidades ao inclui-las no processo de tomoada de deciso e de contribuies para o desenvolvimento.

O Paradoxo da Caridade:
"Ajudar os pobres" pode-se considerar como um valor humano universal. A caridade ou realizao de oferendas esto incluidas no conjunto de valores professados pelas maiores religies mundiais. A assistncia dos governos s reas do pas em situao econmica desfavorvel, a ajuda internacional feito pelos pases ricos, e os subsdios e apoios governamentais aos desfavorecidos, so manifestaoes deste valor universal. Ajudar os pobres, no entanto, no equivale a terminar com a pobreza. este o paradoxo. Fornecer assistncia a indivduos necessitados

pode inclusiv contribuir para o problema social de pobreza em vez da sua erradicao... Porqu? Dar uma esmola a um pedinte um incentivo para continuar a pedir e refora e sua convico de que pedir esmola a soluo do problema. Ao fornecer ajuda a pases de baixo rendimento refora a sua noo de que a ajuda um deireito seu, e como tal, pode ser usada para financiar os seus planos fiscais. Preste tambm ateno s motivaes para dar esmolas. Como que o dador beneficia, e como tal tem um interesse na sobrevivncia deste hbito? Em muitas sociedades, as pessoas ricas do esmolas aos pobres para apaziguar o seu sentimento de culpa dado que sabem que a sua riqueza foi obtida custa dos pobres (Tolstoy). Dar esmolas refora a mendigagem, e como tal refora a estrutura de desigualdade que mantm ricas as classes de elite, e sustenta a pobreza. No desespere. Este documento no tem a inteno de discutir ou abolir a ajuda e assistncia externas. Nem defende uma revoluo violenta. Apenas defende a importncia do modo como a ajuda fornecida, e que esse modo precisa de ser compreendido; e deve causar benefcios para a comunidade em vez de estragos. Aliviar a pobreza e os pobres no o objectivo; o objectivo a luta contra a pobreza e sua eliminao. Ento o que que tudo isto - paradoxo da caridade - tem a ver com mobilizao? O paradoxo existe a muitos nveis (individual, comunitrio, nacional, internacional). Existem diversas foras sociais, polticas e econmicas que sustentam a pobreza. Se o seu objectivo lutar contra a probeza, especialmente ao nvel da comunidade, precisa entender o paradoxo da caridade e a sua relao com essas foras. Na sua aco como negociador com a comunidade e os seus recursos externos, precisa de informar acerca dos perigos da caridade. Um bom estratega militar dir "Conhea o inimigo". O inimigo aqui a pobreza.

Liberte os Recursos:

A sua tarefa enquanto mobilizador consiste em encorajar e ajudar a comunidade a identificar e usar os seus recursos locais. Precisa assegurar os membros da comunidade que no do seu interesse esconder os seus recursos (ou esconder o conhecimento acerca dos seus recursos) e assumir-se como sendo mais pobre do que se . Eles podem sentir-se tentados a faz-lo. Apelar ao sentimento de pena dos dadores deste modo no honesto nem eficiente para desenvolver auto-suficincia e empoderamento das comunidades de baixos rendimentos. importante e necessrio direccionar os membros da comunidade para que identifiquem os recursos internos. O que pode ser uma tarefa muito interessante e divertida. As ferramentas normais do mobilizador so muito apropriadas para esta tarefa: reunio da comunidade ou grupo, um grande papel na parede e uma caneta (ou um pau para escrever ou desenhar no solo). Considere todos os recursos potenciais dos participantes ( semelhana duma discusso em grupo ), tal como um carpinteiro reformado que possa estar disposto a dar formao aos membros mais jovens da comunidade, ou um terreno abandonado que possa ser usado para uma infraestrutura comunitria como uma clnica ou escola, ou um jovem desempregado que possa dedicar-se com energia e entusiasmo, ou um agricultor ou produtor de gneros alimentcios e vrias pessoas que estejam dispostas a preparar as refeies para os trabalhadores comunitrios que dedicam o seu tempo e energia, e ainda alguns membros da comunidade dignos de confiana que estejam disponiveis para dedicar o seu tempo na concepo do projecto da comunidade. Tente no analisar as sugestes medida que elas surgem (deve encorajar todos a contribuir com as suas ideias; alguns participantes mais tmidos podem temer as crticas). Tal como numa discusso em grupo, pe-se de lado a atitude crtica e conversas cruzadas; e faz-se uma lista na parede com todas as sugestes. Explique as sugestes sero analisadas a posteriori. Lembre-se de assinalar que o dinheiro no o nico recurso, e como muitos recursos que no so monetrios so muito preciosos. Quo preciosos? Uma avaliao monetria do valor de um recurso no-monetrio ser eventualmente necessria

para assegurar uma concepo correcta do projecto, mas pode ser feita posteriormente pelo comit executivo da comunidade. Dinheiro e riqueza, apesar de relacionados, so elementos distintos. Ao identificar os recursos desta maneira, importante lembrar-se de incluir os potenciais recursos monetrios. Estes podem incluir: um evento de recolha de fundos, rifas ou lotarias locais (caso sejam legais), venda de bens doados (uma vez assisti a uma pessoa rica de uma cidade pagar mil dlares por um copo de gua de num leilo pblico na sua terra rural natal). Encorage os participantes

Luta para ser mais Forte:


Os bilogos sabem que os organismos vivos se fortalecem na adversidade. Os entusiastas do desporto sabem que o exerccio fsico fortalece os seus ossos e msculos. Os professores e psiclogos sabem que os exerccios mentais fortalecem a capacidade mental. Por isso, tambm na esfera sociolgica, uma comunidade, grupo ouu organizao que enfrenta a adversidade se torna mais forte. No a adversidade que elimina o organismo ou organizao, mas sim a adversidade que gera fortalezas. Este conhecimento ensina o qu ao mobilizador? Se se d tudo s comunidades em forma de caridade, elas tornam-se atrofiadas (imobilizadas pela fraqueza). Se, enquanto conselheiro e guia para uma comunidade, se fornece informao acerca deste princpio, se guia a comunidade para que tomem as suas prprias decises, para que dediquem tempo e esforo para escolher os seus prprios objectivos, identificar os seus recursos e realizar os seus prprios palnos comunitrios, ento est a dar-lhes poder. Se uma comunidade luta, ento tornar-se- mais forte.

O Mobilizador como Negociador:

Sabendo que os recursos potenciais se encontram fora da comunidade, um mobilizador dessa comunidade age como um "negociador" entre a prpria comunidade e essas fontes (governo e agncias de assitncia). Um "negociador" algum que age como um mediador, fazendo a seleco e apresentando as diferentes partes que ainda no se conhecem, e assistindo nas negociaes e comunicaes entre essas partes. Enquanto negociador, o mobilizador tambm aumenta a conscincia e a compreenso de ambos os lados. Tanto as fontes (doadores e governo) como os membros da comunidade devem aprender princpios tais como (1) "Assistncia ao Desenvolvimento Sustentvel, No Caridade", (2) "Identificao e Uso dos Recursos Locais", (3) "Luta para ser mais Forte", (4) "Nada a troco de Nada", (5) "A Ajuda para os que se Ajudam a Si Mesmos", e outros princpios apresentados nestes mdulos de formao.

Desenvolvimento Sustentvel :
uma impossibilidade matemtica (e tambm anti-desenvolvimento) fornecer assistncia a todas as comunidades pobres do mundo usando recursos externos. Demasiadas comunidade pobres; insuficientes recursos disponiveis. A chave para o desenvolvimento sustentvel, a erradicao da pobreza, consiste no uso dos recursos escondidos que j existem nas comunidades pobres. Tal pode considerar-se como um investimento; de modo a usar esses recursos, eles tm de ser identificados, tanto os membros da comunidade como os doadores externos devem ter conhecimento desses mesmos recursos, e deve-se investir formao na gesto de modo a poder us-los. Os doadores podem ser mais teis ao direccionar os recursos da sua assistncia para a formao e consciencializao necessrias para usar esses recursos, do que ao comprar tubos ou telhados, e ao fornecer ajuda de maneira a aumentar a dependncia e no a contribuir para a auto-suficincia.

Uma vez que o papel e a tinta so relativamente caros, no financeiramente vivel produzir cpias em papel do material de formao em quantidade suficiente para cada zona rural ou urbana das naes em vias de desenvolvimento. No entanto, possivel que eventualmente cada aglomerado populacional tenha acesso Internet. Este pressuposto a motivao para a produo desta srie de mdulos de formao neste website (../../cmp). A eliminao da pobreza pode ser um objectivo realista, dada a combinao de (1) os mtodos aqui apresentados e (2) a Internet.

Anda mungkin juga menyukai