Anda di halaman 1dari 3

Jornal Interno de Sade

Engenharia/IETEG/IETR/CMSCPR

(O Jornal Interno de Sade um documento interno do SMS do Engenharia / IETEG / IETR / CMSCPR, desenvolvido com o objetivo de levar aos colegas de trabalho informaes teis sobre o tema da Sade. Lembramos que as informaes aqui contidas no se destinam a prescrever medicamentos e nem induzir os colegas a automedicao. Quem deve avaliar o estado clnico e medicar o Mdico Especialista). Eu Posso Fazer Exerccios?
por Clnica Fisicor - Medicina do Exerccio atualizado em 10/08/2001

Os benefcios da prtica regular de exerccios fsicos so amplamente conhecidos e a luta contra sedentarismo, comprovadamente, traz frutos positivos no que se refere qualidade de vida e longevidade. Quem se exercita vive mais e melhor, quando comparado aos sedentrios. Mas, seguro fazer exerccios? Devem ser tomadas algumas precaues antes de iniciar? Felizmente, as complicaes cardiovasculares do tipo infarto do miocrdio e parada cardaca, em decorrncia da prtica de atividades fsicas, so raras e em grande parte evitveis. A incidncia de morte sbita durante o exerccio varia de acordo com a populao estudada. Em atletas em idade escolar a ocorrncia de 1 morte para cada 200.000 atletas; em maratonistas de 1 morte para cada 50.000 corredores e na populao adulta em geral de 1 morte para cada 18.000 indivduos saudveis. Na esmagadora maioria das vezes, esse tipo de complicao ocorre em indivduos j portadores de doenas cardacas no diagnosticadas, fazendo com que uma triagem prvia ao exerccio consiga minimizar o nmero de complicaes . Para voc tirar as suas dvidas e iniciar os seus exerccios com segurana, a seguir descreveremos duas formas bastante simples para identificao dos potenciais riscos cardiovasculares do exerccio. Um questionrio muito simples chamado de PAR-Q foi desenvolvido no Canad com o objetivo de identificar quem necessita de uma avaliao mdica prvia, antes de iniciar um programa de exerccios. Esta sigla derivada das iniciais em ingls de (P) Physical (A) Activity (R) Readiness (Q) Questionnaire, ou Questionrio de Prontido para Atividade Fsica. O questionrio, a seguir, deve ser respondido apenas como SIM ou NO. 1. Alguma vez o seu mdico alertou que voc portador de alguma doena cardaca e que voc deve fazer somente atividade fsica supervisionada? ()SIM ()NO 2. Voc sente dor no peito quando faz atividade fsica? ()SIM ()NO 3. No ltimo ms voc teve dor no peito, quando no estava fazendo atividade fsica? ()SIM ()NO 4. Voc apresenta tonturas com freqncia, ou alguma vez j perdeu a conscincia? (Apresentou desmaios?) ()SIM ()NO 5. Voc portador de algum problema osteoarticular, que lhe impea de praticar atividade fsica? ()SIM ()NO 6. Voc sabe de alguma outra razo pela qual voc no deveria praticar atividade fsica?

afnavarro@ABC do Corpo Salutar_2004

Jornal Interno de Sade


Engenharia/IETEG/IETR/CMSCPR

()SIM ()NO Se a resposta para todas as perguntas foi NO, voc poder iniciar um programa de exerccios fsicos de leve a moderados, sem necessitar de avaliao mdica. Caso tenha respondido SIM alguma dessas perguntas, aconselhvel uma consulta com seu mdico, antes de iniciar. Outra forma, um pouco mais detalhada, de identificar os indivduos com risco para o exerccio, elaborada pelo Colgio Americano de Medicina Esportiva, indagando sobre a presena de sintomas ou sinais sugestivos de doena cardaca e de fatores de risco para doena arterial coronariana. Principais sinais ou sintomas sugestivos de doena cardiopulmonar 1. Dor ou desconforto no peito, pescoo, queixo, braos ou outras reas que podem ser de natureza isqumicas (ou obstruo nas artrias coronrias) 2. Respirao curta em repouso ou com exerccio suave 3. Vertigem ou desmaio 4. Falta de ar parado em p ou quando inicia abruptamente durante o sono 5. Edema de tornozelos 6. Palpitao ou taquicardia 7. Claudicao intermitente (dor progressiva nas pernas durante a caminhada, que alivia com o repouso, mas volta a doer logo que o exerccio reiniciado) 8. Sopro no corao 9. Fadiga incomum ou encurtamento da respirao com atividades Fatores de risco principais para doena arterial coronariana 1. Idade. Homens: 45 anos; Mulheres: 55 anos, ou menopausa prematura sem suplementao de estrognio. 2. Histria familiar. Infarto do miocrdio ou morte sbita antes dos 55 anos do pai ou de outro parente masculino de primeiro grau; ou antes dos 65 anos de idade da me ou outro parente de sexo feminino de primeiro grau. 3. Fumante habitual 4. Hipertenso arterial 5. Colesterol elevado. Colesterol total maior que 200md/dl ou HDL 6. Diabete melito 7. Vida sedentria Baseado nesses sinais e sintomas e na faixa etria, podemos identificar 3 categorias de indivduos: os aparentemente saudveis; os que esto em risco aumentado; e os j com doena conhecida. Em relao idade, classificamos como jovens os homens com menos de 40 anos e as mulheres com menos de 50 anos. Acima dessas faixas etrias, os indivduos so classificados como idosos Aparentemente Saudveis No apresentam nenhum sinal ou sintoma de doena e referem no mais de 1 fator de risco principal para doena arterial coronariana Liberao para o exerccio Os jovens esto liberados para qualquer intensidade de exerccio, sem necessitar de avaliao mdica prvia. Os idosos devem passar por avaliao mdica, somente, se desejarem praticar atividade fsica intensa (intensidade de exerccio que leve fadiga em menos de 20 minutos)

Em risco aumentado Apresentam sinais ou sintomas sugestivos de doena, ou dois ou mais fatores de risco principais para doenas arterial coronariana. Liberao para o exerccio Nesse grupo de risco, a prtica de atividade fsica intensa sempre dever ser precedida de avaliao mdica. No caso de no haver sintomas

afnavarro@ABC do Corpo Salutar_2004

Jornal Interno de Sade


Engenharia/IETEG/IETR/CMSCPR sugestivos de doena, as intensidades de exerccio leve e moderada (intensidade de exerccio que permita que a atividade fsica possa ser realizada, com conforto, por 60 minutos) podem ser liberadas sem necessitar de avaliao mdica prvia. Com doena conhecida Indivduos com problemas mdicos graves conhecidos. Liberao para o exerccio Qualquer atividade fsica deve ser precedida de avaliao mdica.

Procure identificar em que nvel de risco voc se encontra. Caso as suas respostas indiquem que voc precisa passar por uma avaliao mdica inicial, no deixe de consultar o seu mdico. Se voc j est liberado para comear, no perca tempo e comece logo a usufruir os benefcios do exerccio, respeitando os seus limites. Isso, certamente, mudar a sua vida.

afnavarro@ABC do Corpo Salutar_2004

Anda mungkin juga menyukai