Anda di halaman 1dari 10

Bios, Setup, CMOS, Post e Mensagens de Erro

Autor: David da silva

Bios, Setup, CMOS, Post e Mensagens de erro

Bios
Bios significa "Basic Input Output System", ou "sistema bsico de entrada e sada". Um computador composto de hardware e software. O hardware toda a parte fsica do micro: placa me, processador, memrias, disco rgido, etc. Enquanto que o software a parte lgica que coordena o seu funcionamento. O Bios justamente a primeira camada de software do sistema, que fica gravada em um pequeno chip na placa me, e tem a funo de "dar a partida", reconhecendo os dispositivos instalados no micro e realizando o boot. Mesmo depois do carregamento do sistema operacional, o Bios continua provendo muitas informaes e executando tarefas indispensveis para o funcionamento do sistema.

Chip de memria flash Ram encontrado na placa me onde fica gravado o Bios

Setup
Muitas das funes executadas pelo Bios podem ser personalizadas ao gosto do usurio. O setup justamente o programa que nos permite configurar estas opes. A velocidade de operao das memrias, o modo de funcionamento dos discos rgidos, e em muitos casos at mesmo a velocidade do processador, so configurados atravs do Setup. Uma configurao errada do setup pode tornar nosso sistema at 70 ou 80% mais lento do que com uma configurao otimizada. Claro que esta uma projeo apocalptica, que s seria alcanada por algum que intencionalmente configurasse o Bios visando obter o pior desempenho possvel, mas que ilustra bem como "simples" erros de configurao podem tornar nosso sistema lento.

Atravs do setup podemos personalizar muitas opes relacionadas com o modo de funcionamento e desempenho do computador. Uma boa configurao pode tornar o sistema muito mais estvel ou rpido

Em quase todos os Setup's, encontramos uma opo de configurao usando valores default sugeridos pelo fabricante. Estes valores visam que o sistema funcione com o mximo de estabilidade, porm usando-os sacrificamos um pouco do desempenho. Geralmente com configuraes otimizadas dos valores do Setup, conseguimos um ganho de performance de 15 ou 20% ou sobre os valores default. Muitas vezes tambm precisamos mudar os valores do setup para resolver algum conflito entre dispositivos, ou mesmo poder instalar algum perifrico em especial. Um exemplo a Viper v330, que uma placa aceleradora 3D: ela s funciona corretamente caso habilitemos no Setup a opo "Assign IRQ to VGA card" que muitas vezes fica desabilitada usando os valores default. CMOS significa "Complementary Metal Oxide Semicondutor". Nos primeiros PC s, tais como os antigos XT s e alguns 286 s, todos os dados referentes configurao dos endereos de IRQ, quantidade e velocidade das memrias, HD s instalados, etc. eram configurados atravs de jumpers na placa me. No preciso dizer que a configurao de tais jumpers era um trabalho extremamente complicado. Para facilitar a vida dos usurios, foi criado o Setup, que permite configurar facilmente o sistema. A funo do CMOS armazenar os dados do setup para que estes no sejam perdidos quando desligamos a mquina. O CMOS uma pequena quantidade de memria Ram, geralmente 128 ou 256 bytes, destinada a guardar as configuraes do setup. Toda vez que o micro iniciado, o Bios l estes valores e opera de acordo com eles. Porm, justamente por ser um tipo de memria Ram, o CMOS voltil, ou seja: seus valores so perdidos quando ele deixa de ser carregado eletricamente. Justamente por isso, usada na placa me uma pequena bateria que se destina alimentar o CMOS. Claro que esta bateria no dura para sempre, de modo que periodicamente (a cada 2 ou 3 anos) temos que troca-la por uma nova.

Bateria de relgio usada na placa me para manter os dados do CMOS

Post
Durante o boot, o Bios realiza uma srie de testes, cuja funo determinar com exatido os componentes de hardware instalados no sistema. Este teste chamado de Post (pronuncia-se poust), ou "power-on self test". Os dados do post so mostrados durante a inicializao, na forma daquela tabela que aparece antes do carregamento do sistema operacional, indicando a quantidade de memria instalada, assim como os discos rgidos, drives de disquetes, portas serias e paralelas e Drives de CD-Rom padro IDE instalados no micro.

Aps terminado o post, o Bios gera um relatrio informando detalhes sobre o hardware instalado no micro, permitindo saber sem margem de erro detalhes sobre sua configurao. Para paralisar a tela tempo suficiente para ler todas as informaes, basta pressionar a tecla "Pause/Break" do teclado

Mensagens de Erro
A funo do Post verificar se tudo est funcionando corretamente. Caso seja detectado algum problema em um componente vital para o funcionamento do sistema, como as memrias, processador ou placa de vdeo, o Bios emitir uma certa seqncia de bips sonoros, alertando sobre o problema. Problemas menores, como conflitos de endereos, problemas com o teclado, ou falhas do disco rgido sero mostrados na forma de mensagens na tela. O cdigo de bips varia de acordo com a marca da Bios (Award ou AMI por exemplo) ou mesmo difere de uma placa me para outra. Geralmente o manual da placa traz uma tabela com as seqncias de bips usadas. Apenas como referncia no caso da ausncia do manual da placa me, segue em anexo a tabela de bips padro em Bios AMI:

Nmero Bips 1

de Mensagem Erro

de Descrio e causa provvel

Falha no Refresh O circuito de refresh da placa (refresh Failure) me est com problemas, isto pode ser causado por danos na placa me ou falhas da memria Ram Erro de paridade (parity error) Durante o post, foi detectado um erro de paridade na memria Ram. Este problema pode ser tanto nos mdulos de memria quanto nos prprios circuitos de paridade. Para determinar a causa do problema bastaria fazer um teste com outros pentes de memria.

Foi detectado um problema grave nos primeiros 64 kb da Falha nos memria Ram. Este defeito primeiros 64 kb da pode ser causado por um memria Ram defeito nas memrias ou na (Base 64k prpria placa me. Outra memory failure) possibilidade o problema estar sendo causado por um simples mal contato. Experimente antes de mais nada retirar os pentes de memria, limpar seus contatos usando uma borracha de vinil (aquelas borrachas plsticas de escola) e recoloca-los com cuidado.

Timer operacional (Timer operational)

no O Timer 1 no est operacional ou no est not conseguindo encontrar a memria Ram. O problema pode estar na placa me (mais provvel) ou nos mdulos de memria.

O processador est danificado, Erro no ou mal encaixado. Verifique se processador o processador est bem (processor error) encaixado, e se por descuido voc no esqueceu de baixar a alavanca do soquete Zif (acontece nas melhores famlias :-) O gate 20 um sinal gerado Falha no Gate 20 pelo chip 8042, responsvel (8042 - Gate A20 por colocar o processador em failure) modo protegido. Neste caso, o problema poderia ser algum dano no processador ou mesmo problemas relacionados com o chip 8042 localizado na placa me O processador gerou uma interrupo de exceo. Significa que o processador est apresentando um comportamento errtico. Isso acontece s vezes no caso de um overclock mal sucedido. Se o problema for persistente experimente baixar a freqncia de operao do processador Problemas com a placa de vdeo, que podem estar sendo causados tambm por mal contato. Experimente como no caso das memrias retirar a placa de vdeo, passar borracha nos seus contatos e recolocar cuidadosamente no slot. Caso no resolva, provavelmente a placa de vdeo est danificada.

Processor exception (interrupt error)

Erro na memria da placa de vdeo (display memory error)

Problemas com a memria Flash onde est gravado o Erro na memria Bios. Isto pode ser causado

Rom (rom error)

por um dano fsico no chip da checksum Bios ou por um up-grade de Bios mal sucedido. Em qualquer um dos casos difcil uma soluo, pois o Bios personalizado para cada modelo de placa me, no funcionando em nenhum outro. O chamado de shutdown register enviado pelo CMOS apresentou erro. Este problema causado por algum defeito no CMOS.

10

falha no CMOS shutdown register (CMOS shutdown register error)

11

Foi detectado um erro na memria cache. Geralmente Problemas com a quando isso acontece a Bios memria cache consegue inicializar (cache memory normalmente o sistema bad) desabilitando a memria cache. Claro que isso no desejvel, pois deteriora muito o desempenho do sistema. Uma coisa a ser tentada entrar no setup e aumentar os tempos de espera da memria cache. Muitas vezes com esse "refresco" conseguimos que ela volte a funcionar normalmente. Este um bip feliz emitido pelo Bios quando o post Post executado executado com sucesso. Caso com sucesso o seu sistema esteja inicializando normalmente e voc no esteja ouvindo este bip, verifique se o speaker est ligado corretamente O Post Falhou No foi possvel iniciar o computador. Este problema causado por uma falha grave em algum componente Problemas com o a Bios da placa de vdeo. Tente retirar a placa, passar borracha de vinil nos seus contatos e recolocala, talvez em outro slot. Na maioria das vezes este problema causado por mau

1 Bip longo

2 Bips curtos

1 Bip longo e Falha no Video 2 Bips curtos

contato. 1 Bip longo e dois Bips Falha no Video curtos Novamente problemas com a placa de vdeo, desta vez provavelmente causados por defeito no Ram-Dac da placa, erro ou incapacidade de encontrar o monitor ou problemas com a memria de vdeo

Geralmente quando tudo est funcionando normalmente, independente da marca, o Bios emite um bip durante a inicializao do micro, este no deve ser confundido com o primeiro erro da tabela. Se nenhum som est sendo emitido quando voc inicializa o sistema, verifique se o fio do auto falante est ligado corretamente. Quando so detectados problemas menores durante o post, que no impedem o funcionamento do sistema, ao invs de bips so mostradas mensagens de erro na tela, indicando o problema.

Mensagem de Erro

Descrio e causa provvel

O Bios no conseguiu encontrar o teclado. Keyboard Error or Pode ser apenas um mau contato no Keyboard not present encaixe do teclado, bastando aperta-lo, ou mesmo um defeito na placa lgica do teclado. KB/Interface Error O Bios no est conseguindo se comunicar com o teclado devido a um defeito no conector para o teclado localizado na placa me O Bios no est conseguindo comunicarse com a controladora do disco rgido. Caso seja um computador antigo, que usa uma placa super-ide, o defeito est sendo causado por mau funcionamento ou mal contato da placa, bastando fazer o limpeza dos contatos usando uma borracha ou substitu-la. Caso o computador possua interfaces IDE onboard, ento talvez seja necessrio trocar toda a placa me, j que no possvel substituir os chips controladores das interfaces IDE, pois fazem parte do chipset. Neste caso porm, tente antes instalar o disco na IDE secundria, pois possvel que ela ainda esteja funcionando. Agora o problema com o a controladora

HDD Controller Failure

FDD Controller Failure

de disquetes. Valem as mesmas dicas do item anterior. FDD failure O drive de disquetes est com problemas ou no foi configurado corretamente no Standard CMOS Setup Foi detectado um conflito numa das portas lgicas do micro. exibida esta mensagem seguida do endereo que est sendo usado por dois ou mais perifricos. Geralmente este problema causado por um modem configurado para operar no mesmo endereo de uma das portas serias. Bastando para resolver o problema jumpear o modem para usar um endereo diferente ou mesmo desativar a porta serial em conflito.

Conflict I/O Ports: xxx

Foi detectado durante o post que o cache Cache Memory Bad, Do L2 est com problemas. O Bios ento not Enable Cache! informa que est desabilitando o cache L2 para que o sistema possa funcionar normalmente apesar da perda de performance. CMOS Low Battery State A carga da bateria que alimenta o CMOS est fraca, e deve ser trocada com urgncia.

Os valores armazenados no CMOS foram CMOS System Options corrompidos por algum motivo, ou ento o Not Set bios no foi configurado. Neste caso basta entrar no setup e configurar corretamente as opes. O Bios est avisando apenas que no foi CMOS Time and Date configurado a hora e data no relgio do Not Set CMOS. apesar desta configurao ser desnecessria para inicializar o micro, bom entrar no setup e acertar o relgio pois ele usado por vrios programas. Em alguns Bios mais antigos, ao ser alterada a quantidade de memria instalada, era exibida esta mensagem durante a primeira inicializao. Na verdade esta no bem uma mensagem de erro, indicando apenas que a quantidade de memria Ram foi alterada. Basta pressionar F1 para rodar o Setup e em seguida usar o comando Save & Exit, mesmo sem fazer nenhuma alterao. O circuito de DMA na placa me est com

CMOS Memory Size Mismatch

DMA Error

problemas, e talvez os canais de DMA estejam indisponveis para o uso dos perifricos.

Foi detectado um erro de paridade no endereo de memria informado na Memory Parity Error at mensagem, o que indica problemas na xxxxx memria Ram. Se voc desejar tentar inicializar o sistema mesmo assim, basta entrar no setup e desativar a paridade. Vale lembrar porm problemas na memria Ram podem causar as imprevisveis conseqncias.

As mensagens de erro referentes ao teclado, drive de disquetes e conflitos nas portas lgicas, podem ser desativados atravs de opo "Halt On" encontrada no Standart CMOS Setup. Configurando esta opo com o valor "No Errors" qualquer erro referente a estes trs itens ser ignorado.

Anda mungkin juga menyukai