Anda di halaman 1dari 35

Conceitos Bsicos de informtica

Esta aula trata de alguns conceitos bsicos de informtica e alguns termos utilizados na rea, mostrando ao aluno que so conceitos simples de serem entendidos. Voc sabe o que quer dizer informtica? Essa palavra a conjuno da expresso informao automtica: informao + automtica. Isso significa que a informtica a cincia que estuda o tratamento automtico e racional da informao. Esse tratamento citado acima executado por meio do processamento dos dados. Processar dados nada mais do que transformar a informao, essa utilizada para alimentar os programas, como exemplo pode-se utilizar os textos digitados em um editor de textos. Esses dados so ento processados pelo computador, que nos devolve uma sada, que pode ser em formato impresso de um texto ou at a viso do mesmo na tela do monitor. Para todos os casos na informtica, temos uma entrada, um processamento e uma sada. O responsvel pelo processamento das informaes o processador, que a parte central de um computador. O processador compe a parte fsica do computador, assim como acontece com o teclado, o vdeo, as placas, o gabinete.Toda essa parte fsica dos computadores chamada de Hardware. Porm, apenas o hardware no suficiente para se utilizar os computadores. Precisa-se de programas que mostrem aos computadores como executar tarefas especficas, tais como digitar um texto, alimentar uma base de dados, efetuar clculos, visualizar pginas de internet, entre outras. Tais programas so chamados de softwares. Esses softwares correspondem a toda parte lgica dos computadores (os programas e dados), dizendo ao hardware o que deve ser feito.

Hardware
Como visto anteriormente, o hardware composto pelos dispositivos (equipamentos) de entrada, processamento e de sada de dados, alm dos dispositivos de armazenamento desses dados.

Dispositivos de entrada de Dados


Dispositivo de entrada so dispositivos que fornecem dados para operaes em um programa, tambm chamados de unidades de entrada (no ingls input/output - I/O). Dizendo de outra forma, um dispositivo de entrada permite a comunicao no sentido do utilizador para o computador. Tambm So todos os dispositivos que fornecem informao ao computador.

Os principais so: Teclado - No uso normal, o teclado usado para digitar texto em processadores ou editores de textos, correio eletrnico, planilha eletrnica ou qualquer aplicao que tenha por funo da tecla a entrada manual de dados por digitao. Em computadores modernos a interpretao na hora de teclar deixada, geralmente, ao software. Teclados modernos distinguem cada tecla fsica de todo outro e informa todos os comandos e liberaes ao software controlando. Esta flexibilidade no levada freqentemente como vantagem, por exemplo, se tecla shift esquerda usada, a do direito sujeitada junto com outro carter. Mouse - Pequena pea deslizante que serve para movimentar o cursor na tela, o que facilitado pela sua movimentao sobre um apoio de borracha denominado mouse pad. Com o mouse se pode apontar comandos na tela e ativ-los pressionando seu boto esquerdo, bastando o cursor estar sobre uma palavra ou cone que represente o comando. O cursor pode tambm assumir o papel de uma ferramenta de trabalho e executar as mais diversas funes: selecionar textos, redimensionar figuras, arrastar etc. Assim, o uso do mouse tornou-se fundamental com a criao das interfaces grficas. Scanner - Permite digitalizar textos e imagens (impressos em papel) para a memria do pc. A qualidade do scanner medida em pontos por polegada (dpi), ou seja, pelo nmero de pontos em cada polegada quadrada que o equipamento capaz de detectar e copiar. Muitos scanners possuem uma qualidade em torno de 300 a 2400 dpi. O scanner tem dois tipos de resoluo, a tica mxima e a interpolada. Se a resoluo ptica de um scanner popular de 300 dpi, a resoluo interpolada pode chegar a 9600 dpi. A resoluo interpolada aquela na qual o scanner, aps fazer a leitura ptica mxima, interpola outros pontos entre os pontos que foram captados na leitura (scan). Os programas para scanners tm um sistema de reconhecimento tico de caracteres que permite ao programa reconhecer os caracteres impressos e escritos, chamado de OCR - Optical Character Recognition.

Processamento
Os dispositivos responsveis pelo processamento dos dados ficam dentro de uma caixa quadrada chamada gabinete. Ali se encontram o processador (chip), que a parte central do computador; a placa me (ou motherboard), qual o processador acoplado; e

outras placas auxiliares que controlam o udio, vdeo, as conexes de rede, alm de memrias de armazenamento permanente ou temporrio. A CPU (ou processador) o crebro do computador, sendo responsvel pela principal parte de seu processamento. A velocidade de um processador medida em hertz.

Dispositivos de Sada
So dispositivos que exibem dados e informaes processadas pelo computador, tambm chamados de unidades de sada (no ingls input/output - I/O). Por outras palavras, permitem a comunicao no sentido do computador para o utilizador. Os principais dispositivos de sada so: Monitores de vdeo - O monitor de vdeo um equipamento semelhante a uma TV, responsvel por transmitir informaes visuais ao usurio. um dispositivo de exibio de sada mais usado, exibindo texto, imagens e vdeos. Assim, na tela aparecem as informaes do sistema operacional e dos programas e em que, tambm, se pode ver o resultado do trabalho feito. importante lembrar que uma imagem na tela composta por pontos. Quanto maior for cada ponto menor ser a resoluo, ou seja, a nitidez da imagem. Quanto menor for o ponto, o mesmo vdeo possuir mais pontos e melhor ser a resoluo. A resoluo da tela responsvel pela nitidez das imagens e do texto e depende de - dpi - dots per inch, pontos por polegada, que servem para formar as imagens na tela ou - pixel - uma abreviatura de picture elements e representa os pontos. Quanto maiores forem os nmeros de dpi e de pixels melhor ser a resoluo. As imagens que aparecem na tela do monitor so geradas por uma placa que fica no interior do computador. A quantidade de cores e a resoluo que o monitor pode apresentar, tambm dependem da capacidade dessa placa. Impressoras - um equipamento que permite imprimir os trabalhos de textos, desenhos e imagens em uma folha de papel ou folha de transparncia. A qualidade de impresso medida em pontos por polegada (dpi). Uma impressora com qualidade de 600x800 dpi imprime em cada polegada quadrada 600 pontos no sentido longitudinal e 800 pontos no comprimento.

As mais comuns so: matricial (baixa resoluo, impresso lenta); laser (altssima resoluo, impresso rpida); jato de tinta (alta resoluo, impresso em velocidade intermediria). Sua velocidade medida em cps (caracteres por segundo), lpm (linhas por minuto), e ppm (pginas por minuto).

Dispositivos de armazenamento
Os dispositivos de armazenamento servem para reter informaes enquanto elas esto sendo utilizadas (temporariamente), ou mesmo aps sua utilizao (permanentemente). Toda informao, seja em dados ou programas, deve ficar armazenada (ou retida) em algum lugar: as informaes no podem simplesmente vagar pelo computador. Os dados entram no computador (por meio de um dispositivo de entrada), trafegam pelos barramentos e so armazenados em um dos tipos de memria. Conceito: memria um meio fsico capaz de reter informaes de forma permanente ou temporria. Por que uma memria temporria? Isso uma questo de diferena entre tecnologias. Suponha que no existe memria temporria, mas apenas memria permanente. Pelo tipo de tecnologia utilizado para a construo de memrias permanentes, o acesso aos dados um tanto lento. Bom, existe apenas esse tio de memria, tudo que tiver de ser acessado por um programa ir demorar e, conseqentemente, ser necessrio esperar. Hoje, ningum quer esperar para que um computador fornea uma resposta! Por esse motivo, existe um outro tipo de memria, cuja tecnologia permite o acesso s informaes de forma bem mais rpida do que nas memrias permanentes; porm, esse outro tipo de memria consegue reter a informao apenas enquanto a mquina estiver ligada. A memria temporria, chamada de memria RAM (random access memory) ou memria principal. Quanto maior for essa memria, mais informao poder ser transferida para ela e mais rpido se torna o processamento. Se a informao que digitada fica nessa memria temporria, o que acontece com ela depois de o computador ser desligado? Se ela no tiver sido salva, ela perdida! Todos os programas permitem, de alguma forma, salvar informaes que so digitadas. Salvar uma informao significa transferi-la da memria RAM para um dos tipos de memria permanente (tambm chamada de memria secundria).

Tipos de memria secundria (permanente)


A memria secundria, permite que os trabalhos sejam armazenados para utilizao posterior. Esses dispositivos de armazenamento so:

Discos flexveis (floopy disk) - Os drives de disquete so itens cada vez mais em desuso, tanto que j comum encontrar Computadores que no utilizam esse dispositivo. O disquete consiste em uma espcie de capa quadrada que protege um disco magntico que suporta at 1,44 MB. Por oferecerem pouco espao para armazenamento de dados e por darem muitos problemas (qualquer campo magntico capaz de desorganizar as informaes gravadas), esses discos esto perdendo sua utilidade. Disco rgido (Hard Disc HD) - O Disco Rgido, cujo nome em ingls Hard Disk (HD), serve para armazenar dados permanentemente ou at estes serem em que estes giram. Os padres mais comuns so de 5.400 rpm (rotaes por minuto), 7.200 rpm e 10. removidos. Fisicamente, os HDs so constitudos por discos. Estes so divididos em trilhas e estas so formadas por setores. Os HDs podem armazenar at centenas de gigabytes. A velocidade de acesso s informaes dos discos depende da velocidade 000 rpm. Para serem usados pelo computador, os HDs precisam de uma interface de controle. As existentes so a IDE (Intergrated Drive Electronics), SCSI (Small Computer System Interface) e SATA (Serial ATA). Um pequeno detalhe: os HDs tambm podem ser chamados de "Winchester", porm esta uma antiga denominao. CD-ROM (compact disk ready only memory) So perifricos de leitura e gravao que permitem armazenar grandes quantidades de dados, utilizando uma tecnologia semelhante dos CDs (Compact Disk musicais). Os sistemas a laser possuem duas vantagens: Elevada capacidade de armazenar grande quantidade de dados (em torno de 700 MBytes) Facilidade de transporte e a segurana na guarda das informaes

Pen drive - Memria USB Flash Drive, tambm designado como Pen Drive, um dispositivo de armazenamento constitudo por uma memria flash tendo uma fisionomia semelhante de um isqueiro ou chaveiro e uma ligao USB tipo A permitindo a sua conexo a uma porta USB de um computador. As capacidades atuais, de armazenamento, so 64 MB, 128 MB, 256 MB, 512 MB, 1 GB a 8 GB. A velocidade de transferncia de dados pode variar dependendo do tipo de entrada:

USB 1.1: 1,5 a 12 Mbits/s; USB 2.0: Apesar do USB 2.0 poder transferir dados at 480 Mbit/s, as flash drives esto limitadas pela largura de banda da memria nelas contida, com uma velocidade mxima real de, aproximadamente, 100 Mbits/s.

Medida de memria
Nos itens acima, forma feitas referncias a unidades de medida de memria como 1,44 MB para disquetes e 700 MB para CDs. O que significam essas unidades e valores? Bit (simplificao para dgito binrio, BInary digiT em ingls) a menor unidade de medida de transmisso de dados usada na Computao e na Teoria da Informao. Um bit tem um nico valor, 0 (falso) ou 1 (verdadeiro), ou neste contexto quaisquer dois valores mutuamente exclusivos. Embora os computadores tenham instrues (ou comandos) que possam testar e manipular bits, geralmente so idealizados para armazenar instrues em mltiplos de bits, chamados bytes. No princpio, byte tinha tamanho varivel mas atualmente tem oito bits. Bytes de oito bits tambm so chamados de octetos. Existem tambm termos para referir-se a mltiplos de bits usando padres prefixados, como kilobit (kb), megabit (Mb) e gigabit (Gb). De notar que a notao para bit utiliza um "b" minsculo, em oposio notao para byte que utiliza um "B" maisculo (kB, MB, GB). Porm tem-se a necessidade de representar no apenas verdadeiro e falso em um computador, mas tambm a necessidade de representar nmeros, letras, etc. Por conveno, para ser possvel a representao de um caractere qualquer no computador, utiliza-se um conjunto de 8 bits, como expresso abaixo.

Suponha que esse conjunto de 8 bits represente o caractere A. Ao alterar o estado de qualquer um dos bits desse conjunto, tem-se outro caractere e no mais a letra A.

10

Foram criados vrios termos para facilitar a compreenso humana da capacidade de armazenamento, processamento e manipulao de dados nos computadores. No que se refere aos bits e bytes, tem-se as seguintes medidas:

8 bits 1024 bytes 1024 kilobytes 1024 megabytes 1024 gigabytes

1 Byte 1 Kilobyte (ou KB) 1 Megabyte (ou MB) 1 Gigabyte (ou GB) 1 Terabyte (ou TB)

Software
Os softwares podem ser divididos em trs grandes grupos: Softwares Bsicos: A famlia de software bsico inclui programas responsveis por gerenciar e controlar os recursos de hardware. Nesta famlia encontram-se representados os sistemas operacionais, bibliotecas de servios de sada de vdeo e de manipulao de banco de dados. Softwares Aplicativos: A famlia do software aplicativo inclui programas que auxiliam o usurio a realizar tarefas especficas. Uma caracterstica normalmente encontrada em programas desta famlia a presena de uma interface amigvel com o usurio final. Os mais conhecidos softwares aplicativo so processadores de texto e planilhas eletrnicas. Os primeiros auxiliam o usurio na redao de seus textos e documentos. Planilhas eletrnicas so muito utilizadas para apoiar atividades que incorporem o controle de dados numricos. Com a popularizao da Internet, outros aplicativos so bastante comuns: navegadores de Internet e clientes de correio eletrnico. Softwares Utilitrios: So os que administram o ambiente, fornecendo ao usurio ferramentas para organizar os discos, verificar a disponibilidade da memria, corrigir falhas de processamento, etc. Recebem esse nome por serem teis ao sistema computacional. Muito utilitrios acompanham os sistemas operacionais para executarem tarefas, como a formatao de discos, a execuo de backup, a verificao da integridade do sistema de armazenamento, a configurao de memria, a configurao do monitor de vdeo, etc.

11

Sistema operacional Windows


Depois que ligamos o computador entra em ao um programa chamado Windows. Windows uma palavra em ingls que em portugus significa janelas. A partir deste nome, voc j comea a imaginar que vrias janelas podem ficar abertas. O Windows um sistema operacional, ou seja, um software que foi programado para controlar todo o equipamento. Caso no esteja presente na mquina, o computador no ir funcionar normalmente. O Sistema Operacional o "Programa me" que comanda todas as operaes do computador, inclusive o funcionamento dos outros programas especficos e as entradas e sadas de dados enviados e recebidos por todos os dispositivos fsicos instalados na mquina (unidades de discos, teclado, monitor, mouse, modem, impressora, etc). O sistema operacional (DOS, Windows) comea a ser executado antes de qualquer outro software e permanece na memria ativa o tempo todo, at o computador ser desligado.

Teclado
Digite informaes e instrues no computador utilizando um teclado. Esta a rea principal de digitao do teclado. Lembra as teclas de uma mquina de escrever padro. Pressione e solte as teclas e as letras e nmeros correspondentes aparecem na tela de seu monitor. Outra parte do teclado chamada teclado numrico. Nem todos os teclados tm um teclado numrico. Utiliza-se para inserir nmeros com uma das mos, como se estivesse utilizando uma calculadora.

Estas teclas so chamadas teclas de funo (F1, F2, F3). So utilizadas para executar rapidamente tarefas especficas no software aplicativo.

12

O teclado tem outras teclas especiais que executam funes especficas. Por exemplo, a tecla Escape (ESC) s vezes pode ser utilizada para interromper uma tarefa. Pode-se utilizar a tecla ALT e a tecla Control (CTRL) sozinhas ou em combinao com outras teclas para executar atalhos de teclado.

13

Mouse
O mouse um acessrio vital para que se obtenham bons resultados com o Windows. O mouse um dispositivo que permite ao usurio selecionar qual opo da tela deseja executar, movimentando-o sobre uma superfcie plana. Alm deste procedimento de movimentao, necessrio saber como efetuar um clique (pressionar um dos botes do mouse). O mouse controla um ponteiro que identifica sua localizao na tela Clicar significa pressionar e soltar um boto do mouse uma vez. O resultado desta ao varia dependendo do software que voc est utilizando e do boto clicado.

Existem trs formas de se efetuar o clique do mouse: Dar um clique: Posicione o ponteiro do mouse em algum item e em seguida pressione uma vez o boto esquerdo do mouse. Esta ao permite selecionar o item desejado, ou ento, pressionar um boto na tela. Duplo clique: Posicione o ponteiro do mouse em algum item e em seguida d dois cliques rpidos no boto esquerdo do mouse. Esta ao permite carregar um programa, ativar um item de uma lista ou selecionar uma palavra. Clique + Arraste: Posicione o ponteiro do mouse em algum item, mantenha o boto esquerdo pressionado e movimente o mouse. Ao utilizar esta ao de clique + arraste, voc poder destacar um texto ou mover uma caixa de dilogo ou uma janela.

14

rea de trabalho
Relembrando: Seu computador consiste em duas partes principais: Hardware e Software. Seu software principal, chamado sistema operacional, controla e gerencia o computador traduzindo suas instrues para uma linguagem que seu hardware possa entender. Na tela Principal do Windows, temos a rea de trabalho, os atalhos de software. Esta a rea de trabalho do Windows. o espao de trabalho em sua tela no qual aparecem os cones, os componentes da rea de trabalho, as janelas de aplicativos e as caixas de dilogo.

chamada de rea de trabalho, pois d idia de uma mesa de escritrio onde colocamos o que utilizamos com freqncia os atalhos de: software (programas) e documentos, lixeira, meu computador, e outros mais que podemos executar a partir desta rea. Sua rea de trabalho do Windows inclui vrias figuras pequenas. Elas so chamadas de cones.

Ao efetuar um duplo clique sobre qualquer cone na rea de trabalho, voc estar executando um aplicativo, ou, se preferir, chamando um programa.

15

A barra de tarefas um elemento da rea de trabalho do Windows. Esta uma barra cinza retangular localizada, como padro, ao longo da parte inferior da rea de trabalho do Windows.

A barra de tarefas inclui o boto Iniciar, um boto para cada programa que esteja aberto e o relgio do sistema. Um dos itens mais teis o boto Iniciar. A partir dele, voc pode iniciar rapidamente um programa, localizar ou abrir um documento, alterar as configuraes e desligar o seu computador. A partir do menu Iniciar possvel abrir rapidamente software aplicativo, documentos e funes que voc utiliza com freqncia. Quando se inicia um programa ou um aplicativo, uma rea de trabalho definida aparece na tela. Esta rea de trabalho definida chamada de janela. Uma janela uma rea deslocvel e redimensionvel na qual so exibidas informaes e com a qual pode interagir.

A barra de ttulo aparece na parte superior de cada janela. Ela exibe o nome do aplicativo ou software aberto. Uma janela pode ser movida de um local para outro apontando para a barra de ttulo e arrastando a janela para outro local.

A barra de rolagem pode aparecer na margem inferior ou na margem direita de uma janela. Barras de rolagem so utilizadas quando a quantidade de informaes maior do que, pode caber confortavelmente em uma nica janela. Como uma janela um objeto flexvel (redimensionvel), pode facilmente alterar seu tamanho.

Na extrema direita da barra de ttulo h trs botes importantes: Minimizar, Maximizar e Fechar.

16

Pode ser utilizar esses botes para aumentar ou diminuir o tamanho de uma janela ou para fech-la. Move-se com facilidade por e entre janelas utilizando a barra de ttulo, as barras de rolagem e os botes Minimizar, Maximizar e Fechar. O primeiro boto minimiza a tela, fazendo com que a mesma fique maximiza a janela, fazendo com

reduzida a um boto de janela. O segundo boto boto janela. substitudo pelo boto

que a mesma ocupe toda a rea de trabalho. Quando uma janela est maximizada, este restaurar, que faz com que a tela volte para o (Fechar) finaliza a tarefa fechando a tamanho original. Por ltimo, o boto

Ajuda
Se tiver dvidas como funciona qualquer ferramenta dos softwares aplicativos, a maioria inclui um recurso interno de ajuda que fornece informaes e sugestes. Na rea de trabalho do Windows, a 'Ajuda' est disponvel a partir do menu Iniciar.

A maioria dos aplicativos tem um boto Ajuda ou um cone Ajuda na barra de ferramentas. Geralmente esse boto parecido com um ponto de interrogao.

17

Criando diretrios (Pastas)


1 Passo: Crie uma nova pasta clicando no menu Arquivo na janela Meus documentos, apontando para Novo e clicando em Pasta. 2 Passo: A pasta recm-criada, chamada Nova pasta, est na janela Meus documentos. 3 Passo: Utilizando o (boto direito) do mouse, clique no cone Nova pasta e em Renomear no menu de atalho. Digite o nome desejado para substituir o nome padro da pasta, Nova pasta, e pressione ENTER. Voc pode abrir quantas pastas quiser, esta uma maneira eficiente de voc organizar seus documentos.

Localizar
Se no lembrar onde gravou um documento, o Windows permite localizar um arquivo ou uma pasta. Para localizar o documento que voc acabou de salvar, clique no boto Iniciar da barra de tarefas do Windows, aponte para Pesquisar....

Salvar
Para isso, acessaremos o menu Arquivo, opo Salvar ou clicar no boto Selecione o local onde dever ser salvo o documento. Na caixa Nome do arquivo: digite um mome para o arquivo e clique em Salvar para salvar seu documento recm-criado.

Cr ia

18

ndo um atalho
1 passo: Ache o programa que voc quer criar o atalho. 2 passo: Com o boto direito do mouse, v na opo Criar Atalho. 3 Passo: O atalho ser criado dentro do menu de opes que voc selecionou o programa para a criao do atalho, portanto s arrast-lo para rea de trabalho.

Todo o atalho possui uma seta do lado direito, indicando que aquele cone um atalho para o programa que est localizado em outro local.

Excluindo Arquivos ou Pastas


Caso voc queira excluir um determinado arquivo ou pasta de seu computador atravs do Explorer, deve proceder da seguinte forma: Pressione a tecla DELETE Ser exibida uma mensagem pedindo a confirmao desta excluso, estes sero movidos para a Lixeira do Windows.

Formatando Disquete
19

Para utilizar um disquete pela primeira vez, voc deve format-lo. Para formatar um disquete atravs do Explorer voc deve seguir os seguintes passos: 1.Na rea esquerda, clique com o boto auxiliar do mouse sobre a unidade referente ao disquete a ser formatado. Ser exibido um menu de atalho. 2. Escolha a opo formatar. Ser exibida uma nova janela para formatao do disquete.

Lixeira
Toda vez que voc exclui um arquivo ou pasta temporariamente, este fica na Lixeira ou, se preferir, Depsito de Reciclagem. A Lixeira um elemento de segurana do Windows. Caso apague algum arquivo/pasta errado por engano, voc ainda pode acessar a lixeira e recuperar este arquivo/pasta. O cone da lixeira fica localizado na rea de trabalho do Windows. Atravs do cone, voc j pode saber se existem arquivos para recuperar ou no. Quando o cone da lixeira apresentado desta forma, significa que no existe nenhum arquivo para ser recuperado. Caso existam arquivos para serem recuperados, o cone da lixeira apresentado desta forma.

Internet

20

Internet formada por vrios computadores interligados por cabos, equipamentos de comunicao em rede e servidores (Computadores que centralizam e distribuem informao para outros computadores). O meio de comunicao feito normalmente por pulsos eltricos formando uma linguagem semelhante a uma lmpada ligada e desligada que chamamos de linguagem binria (0 e 1) ou linguagem de computador (esse assunto foi visto no curso hardware), as informaes so organizadas por pacotes de informaes chamados de protocolos, no caso da Internet o protocolo principal utilizado o TCP/IP, ele tem a facilidade de ser transportado em partes com encapsulamento de informaes que so fragmentadas na sua origem e viajam pela rede at chegar em seu destinatrio para que sejam novamente unidas e passadas ao usurio, por isso foi escolhido como o protocolo ideal para Internet.

Servidores Internet
So computadores que possuem softwares necessrios para que quaisquer outros computadores conectados rede possam conversar entre si. Para que essa conversa entre os computadores acontea necessrio que todos falem a mesma lngua. Essa lngua chamada de IP (Internet Protocol) e consiste em softwares que so inseridos em computadores, de modo a torna-los servidores internet. A partir desses servidores, outros computadores podem se conectar a eles e entrar nessa grande rede chamada Internet.

Utilizao da internet
A internet hoje um veculo para realizao de pesquisas, entretenimento, veiculao de notcias e comrcio eletrnico. Alm disso, ela permite a realizao de uma srie de tarefas dentro de casa ou no escritrio, como transaes bancrias e compra de passagens, entre outras. Outra grande vantagem do uso da internet a comunicao entre pessoas. Por meio do correio eletrnico (e-mail), possvel mandar mensagens e ainda anexar documentos para outra pessoa de qualquer parte do mundo. Alm do e-mail, tambm h programas que permitem a troca de mensagens instantneas. Entre outras coisas, por meio da internet, voc pode: Fazer pesquisas; Copiar arquivos; Ouvir rdio e ver TV; Ler notcias atualizadas; Comunicar-se com pessoas; Executar servios bancrios; Conferir a previso do tempo; Fazer compras.

Provedores de acesso

21

So instituies que fornecem servio (pago ou gratuito) aos servidores de acesso internet. Dependendo do tipo de servio contratado (conexo discada ou banda larga), o acesso mais lento ou mais rpido.

Navegar na WEB
Para que se acesse a maior parte dos recursos disponveis na internet, precisa-se de um navegador, que um programa que permite navegar (circular) pela www. Mas o que www? A www, a world wide web. A www corresponde a uma padronizao que veio para facilitar o acesso s informaes disponveis na internet. Seu objetivo o de centralizar, em uma nica ferramenta, as vrias tarefas necessrias para se obter informaes na internet. Em que consiste essa padronizao? Consiste no uso da informao na forma de hipertexto. Conceito Hipertexto um hiperdocumento, formado por documentos de texto com palavras-chave utilizadas como links. Esses links permitem alterar a rota de avaliao do documento, saltando para outro tpico relacionado. Em um hipertexto possvel apresentar texto objetos, imagens e links.

Formatos dos endereos na internet


Quais so os tipos de endereos existentes e o que eles significam?

Existem dois tipos de endereo muito utilizados na internet: os endereos de sites e os endereos de e-mail. Como diferenci-los? O Site inicia com www e o e-mail possui @. HiperText Transfer Protocol o protocolo (padro) utilizado pelos navegadores http:// para se comunicarem com os servidores web. File Transfer Protocol o servio internet para transferir arquivos entre dois sites ftp:// internet. file:// mailto:// telnet:// Protocolo utilizado para acessar arquivos na mquina local. Protocolo utilizado para enviar mensagem de correio eletrnico. Servio internet que permite acesso remoto a outros computadores.

Endereos de sites

22

Esses endereos iniciam com <http://>, que, como j foi apresentado, o protocolo de transferncia de hipertexto da internet. Ele utilizado para transferir os sites pelos computadores da internet. Qual o formato desses endereos? Formato: http://www.provedor.com.br http:// - protocolo de transferncia de hipertexto www servio da internet provedor empresa que d acesso internet .com tipo de atividade do provedor (domnio) .br Pas do provedor

O provedor
Pode ser uma organizao, uma empresa, uma universidade que d acesso ao site internet. O domnio especifica o ramo de atividade a que a empresa pertence.

Domnio
.com .Edu .gov .org .net .mil .int

Ramo de atividade
Empresa comercial Instituio educacional rgo do governo Organizao sem fins lucrativos Companhia que administra redes rgo militar Instituio internacional

Endereos de e-mail
Esses endereos iniciam com <mailto://> quando acessados por um site, internamente. Formato: fulano@bol.com.br fulano nome de usurio @bol provedor do servio de e-mail .com empresa comercial (domnio) .br pas do provedor (Brasil)

23

Tela Principal
A tela principal do Internet Explorer pode ser divida basicamente em trs partes: rea de Comando; rea de Exibio; rea de Indicadores. I. rea de Comando (superior): traz a Barra de Endereo, Barra de Botes e Barra de Menus; II. rea de Exibio (central): onde voc visualizara o contedo do site; III. rea de Indicadores (inferior): traz a barra de status, que informa sobre carregamento das pginas. (Ilustrao abaixo).

Barra de Endereo

Endereo: neste campo o usurio digita o endereo (URL) do site na Internet que deseja visitar e logo aps pressiona a tecla Enter no teclado ou clica sobre a opo Ir para poder acessar o mesmo. Opo Links: permite definir atalhos para seus sites preferidos. No campo Endereo, posicione o cursor no cone que antecede o endereo da pgina, clique uma vez com o boto esquerdo do mouse, segure, arraste e solte sobre a opo Links. Voc estar criando uma barra de atalhos.

Obs.: Para excluir um atalho, clique com o boto direito do mouse sobre o atalho e escolha a opo Excluir.

24

Barra de Botes

Voltar: Volta para a pgina anterior j visitada; Avanar: Avana para a pgina seguinte j visitada. Fica ativo aps voc utilizar o boto voltar; Parar: Cancela o carregamento da pgina; Atualizar: Recarrega a pgina atual; Pgina inicial: Acessa a pgina inicial definida nas propriedades do Internet Explorer; Favoritos: Abre uma janela do lado esquerdo da rea de exibio, permite guardar, organizar e acessar mais rapidamente os seus sites favoritos; Mdia: Abre a barra de mdia, pra execuo de vdeos e ou udio; Imprimir: Imprime a pgina atual; Pesquisar: Disponibiliza um mecanismo de busca na Internet, atravs de palavrachave; Histrico: Guarda os endereos das ltimas pginas acessadas; Correio: Abre o programa gerenciador de E-mail, por padro, o Outlook Express; Discusso: permite a adeso a grupos de discusso, preciso entrar com o nome do servidor de news. Messenger: inicia o MSN Mensseger que um servio de mensagens instantneas.

Ferramentas de busca
Sites de busca so o meio mais utilizado pelos internautas nas buscas por informaes ou por sites especficos na Internet. Os sites de busca utilizam um software que retorna ao internauta uma relao de endereos na WEB, associados a uma palavrachave digitada. Quando digitamos uma determinada palavra no campo de busca desses mecanismos de procura, novas pginas aparecem, contendo listas de links (endereos) que apontam para outras pginas, nas quais o termo que procuramos se encontra. Existem inmeros sites desse tipo na rede. Podemos citar como os mais utilizados hoje: - Google - http://www.google.com.br/; - Altavista - http://br.altavista.com/; - Yahoo! Cad - http://br.cade.yahoo.com/; - UOL Busca - http://busca.uol.com.br/; - Aonde - http://www.aonde.com.br/; - Achei - http://www.achei.com.br/; - Aeiou http://www.aeiou.pt/, dentre o utros.

25

Copiar figuras na Internet


a) Clique com o boto direito do mouse sobre a figura desejada; b) Escola a opo Salvar figura como; c) Escolha o nome e a pasta onde o arquivo ser baixado; d) Clique em Salvar.

Transformando imagens da pgina em papel de parede


possvel transformar qualquer imagem que aparece nas pginas HTML, em papel de parede para ser usado como fundo de tela do Windows. Para isso: a) Com a imagem na tela e carregada no browser, clique com o boto direito do mouse sobre ela; b) Selecione a opo Definir como plano de fundo. Agora s minimizar o Internet Explorer e conferir como ficou sua rea de Trabalho.

26

Correio Eletrnico
Uma das ferramentas de maior alcance na Internet o Correio Eletrnico ou simplesmente e-mail. Com ele, mensagens podem ser enviadas para qualquer parte do mundo, possibilitando trocas de diversas informaes de forma rpida e extremamente eficiente. Os endereos de correio eletrnicos so compostos por duas partes separadas pelo smbolo chamado arroba @", que em ingls quer dizer "at", ou seja, "em". Exemplo:

27

Outlook Express
O Outlook Express um gerenciador de correio eletrnico que acompanha o Internet Explorer faz parte do pacote de programas do Windows XP desenvolvido pela Microsoft. , atualmente, o gerenciador de e-mails mais utilizado.

Tela principal do Outlook Express


Barra de ttulo Barra de Menus Barra de Ferramentas

Lista de Mensagens

Lista de Pastas Locais

rea de pr-visualizao

Os menus integram um conjunto e comandos e opes que permitem a realizao de uma gama de tarefas (configurar o acesso s mensagens de correio eletrnico, organizar as mensagens recebidas...) mas, no essencial, tudo o que necessrio para operar com o programa e comunicar por correio eletrnico, est diretamente acessvel atravs dos botes da barra de ferramentas.

28

Barra de ferramentas (botes de tarefas)

Novo correio/nova mensagem (new mail) para escrever uma nova mensagem Responder (Reply) a quem nos escreveu. Responder a todos (Reply to All) os que receberam a mesma mensagem Reencaminhar (Forward) uma mensagem recebida para outros destinatrios Imprimir (Print) uma mensagem (seleccionada) Eliminar (Delete) da lista uma mensagem e envi-la para a pasta dos itens eliminados Enviar/Receber (Send/Recv) mensagens para fazer a recolha e entrega de correio Endereos (Addresses) para abrir o livro de contactos Localizar (find) mensagens pesquisando por algum tpico.

As diferentes reas (painis)


Lista de Pastas Locais: na rea (painel) esquerda, visualizam-se as pastas pelas quais se distribuem as mensagens. Lista de Mensagens: Na rea (painel) superior direita, visualiza-se a lista das mensagens existentes em cada uma das pastas. Basta selecionar uma pasta para ver o respectivo contedo. rea de previsualizao: Na rea (painel) inferior direita pode-se pr-visualizar o contedo de qualquer mensagem da lista, quando selecionada com um clique.

29

Configurao de uma conta no outlook Express

Novo e-mail - Para iniciar o cadastramento de uma conta, clique em ferramentas depois em contas, aps isso em adicionar depois E-mail, aps isso se iniciar o processo de cadastramento.

Seu nome - Quando se entra pela primeira vez no programa ele inicia um assistente de configurao para conta de e-mail, inicialmente pedido um nome para a Conta .

30

E-mail - Em seguida solicitado um endereo eletrnico esse endereo obtido atravs de Sites que fornecem o servio gratuito ou pelo administrador da rede das empresas.

Servidores - O prximo passo a configurao do servidor POP e SMTP esses dados so fornecidos pelo administrador da rede ou Site que fornece e-mails gratuitos, por exemplo o Servidor POP do IDEPAC POP3.IDEPAC.ORG.BR e SMTP SMTP.IDEPAC.ORG.BR.

31

Senha - A imagem mostra a fase em que solicitado o nome da conta e senha, fornecidos pelos Sites ou Administradores da Rede.

Fim Finalizao Cadastramento, clique em concluir.

do

32

Utilizar o correio eletrnico


Uma vez que o programa j est instalado e as contas de e-mail dos utilizadores configuradas, para comear a utilizar o correio eletrnico basta ligar o computador que est ligado Internet, abrir o Outlook Express e ... mos obra !
a) Verificar o correio

Aberto o programa, surge a janela principal


Para iniciar uma sesso de, pode ser necessrio inserir os elementos de autenticao (nome e password), se o programa os pedir atravs da respectiva janela de dilogo (o que depende da maneira como estiver configurado)

Janela de autenticao para iniciar uma sesso de correio: introduzir os dados e clicar em OK

Clicar sobre o boto Enviar e Receber para o programa verificar se h mensagens novas no servidor .
O comando Enviar e Receber pe o expediente em dia (recebe as mensagens que nos foram endereadas ao mesmo tempo em que despacha as que estiverem escritas prontas a enviar).

Se houver mensagens novas, elas so descarregadas na pasta de entrada "A Receber" /Inbox. Quando uma mensagem nova chega ao computador, apenas se visualiza de imediato a sua informao exterior ( semelhana de um envelope fechado). Para ler o seu contedo necessrio abri-la !

b) Abrir e ler uma mensagem

33

Se chegaram mensagens novas, estas apresentam-se sinalizadas como no lidas (envelope fechado). Selecionar (clicando sobre o respectivo assunto, na lista) a mensagem que se pretende ler: um clique mostra a mensagem na rea de pr-visualizao abaixo (mantendo visvel lista de mensagens) enquanto dois cliques abrem a mensagem numa nova janela. Depois de lida uma mensagem deve-se decidir o que fazer com ela: a) Responder a quem nos escreve um procedimento habitual. b) Reencaminhar uma mensagem para algum a quem possa interessar uma possibilidade grande utilidade. c) Arquivar a mensagem d) Eliminar mensagens
c) Os anexos

O Correio Eletrnico tambm funciona como transporte de encomendas. Cada carta (mensagem) pode vir acompanhada de uns quantos pacotes (anexos). Se uma mensagem trouxer ficheiros em anexo ("attachments"), aparecer um pequeno clipe sua esquerda, na lista. Se o Outlook Express for capaz de interpretar esse ficheiro (como no caso de uma foto), a sua visualizao imediata. Caso contrrio, ser necessrio grav-lo em disco ou indicar o programa que o poder abrir. Abrir Anexos 1. Abrir a mensagem 2. Clicar sobre o clipe do anexo. O programa mostra a lista dos ficheiros anexados (podem ser vrios).

O clipe mostra o ficheiro anexo a uma mensagem de e-mail

3. Selecionar o ficheiro (anexo) abrir, clicando sobre o nome. 34

4.

Alguns ficheiros (em formato Word, por exemplo) so imediatamente abertos no respectivo programa de trabalho mas, normalmente, o programa abre uma janela de dilogo onde preciso confirmar se pretende efetivamente abrir o ficheiro selecionado

Janela de aviso de abertura de anexo

Gravar Anexos 1. Abrir a mensagem 2. Clicar sobre o cone dos anexos (clipe) 3. Selecionar a opo Guardar Anexos (e no caso de serem vrios ficheiros podem ser todos guardados em simultneo) e indicar onde (disco, pasta...) se pretende gravar o(s) ficheiro (s) . 4. Se no se quiser gravar todos, deve-se clicar no que se pretende gravar e, na janela de aviso, optar por Guardar no disco .
d) Responder a uma mensagem

Com qualquer mensagem selecionada muito fcil enviar uma resposta: basta clicar no boto Responder, no sendo necessrio introduzir nenhum endereo, uma vez que o programa o faz automaticamente. Tambm o campo Assunto preenchido automaticamente (corresponde ao assunto da mensagem recebida mas aparece precedido de um indicativo de resposta Re:)
Nota: Se a mensagem qual se vai responder foi dirigida a mltiplos destinatrios e pretendemos que a resposta seja tambm dirigida a todos eles, clicar sobre o boto Responder a todos (em vez do boto Responder ao autor) .

Ativado um dos comandos de resposta, abre-se uma janela de mensagem onde o campo Para: e o campo Assunto: j esto automaticamente preenchidos, sendo apenas necessrio redigir a mensagem e por fim clicar sobre o boto Enviar .

35

Nota: Pode acontecer que o programa esteja configurado para, ao ativar o comando Enviar, as mensagens sejam expedidas imediatamente para o seu destinatrio ou ento sejam colocadas na pasta A Enviar (que funciona como um marco de correio de onde o carteiro tem de recolher a correspondncia e expedi-la). Neste caso, deve-se clicar no boto Enviar e Receber (Send and Receive) para que as mensagens eventualmente existentes naquela pasta sejam efetivamente expedidas.

e)Reencaminhar uma mensagem (Forward)

1. Selecionar a mensagem a reencaminhar 2. Clicar no boto Reencaminhar. 3. Introduzir (digitando ou procurando no Livro de Endereos) o endereo de correio eletrnico da(s) pessoa(s) a quem se pretende fazer chegar essa mensagem.
Nota: O campo Assunto preenchido automaticamente (corresponde ao assunto da mensagem recebida mas aparece precedido do indicativo de reencaminhamento: Fw), podendo, naturalmente ser modificado. f)Arquivar uma mensagem

Uma mensagem qual no foi oportuno responder de imediato ou que importa guardar por qualquer razo, pode permanecer na Caixa de entrada (Inbox) ou ser guardada/arrumada numa pasta especfica (j existente ou criada para o efeito). Trata-se de um procedimento simples e que pode ajudar a organizar a correspondncia: 1. Selecionar a mensagem 2. Arrast-la com o Mouse (mantendo o boto esquerdo do Mouse pressionado) a mensagem at pasta de destino.
g)Eliminar mensagens

1. Selecionar a mensagem que se pretende apagar (um clique) 2. Pressionar a tecla "Delete" do teclado, ou clicar sobre o boto "Eliminar" na barra de ferramentas. Isso no apaga completamente a mensagem, que apenas movida para a pasta "Itens Eliminados". Se quiser apagar definitivamente preciso repetir o comando Eliminar novamente quando ela j estiver na pasta Itens Eliminados.
h) Escrever e enviar uma mensagem nova

Para escrever e enviar uma mensagem de e-mail para algum, deve-se clicar no boto "novo correio/nova mensagem" na barra de ferramentas/ botes da janela principal do Outlook.

36

Cabealho

Corpo da mensagem

Janela de escrita de nova mensagem

1) Na janela de mensagem em branco deve-se preencher os campos de cabealho. o O campo Para: serve para identificar o destinatrio da mensagem por isso de preenchimento obrigatrio. A deve-se escrever corretamente o endereo eletrnico do(s) destinatrio(s).
Se pretender enviar a mesma mensagem a diferentes destinatrios, deve-se adicionar os respectivos endereos separados por ponto e vrgula (;)

o O campo Cc: o espao onde se podem incluir endereos de pessoas a quem se pretenda eventualmente dar conhecimento da mensagem, enviando uma cpia de cortesia.
Nota: H ainda outra forma de se enviar cpias da mensagem, escrevendo os endereos no campo "Bcc:" (cpia cortesia omissa). A diferena nesse caso que a mensagem enviada normalmente para os destinatrios "Bcc:", mas ningum ficar a saber que essas cpias foram enviadas. Normalmente este campo no est visvel mas, sendo necessrio, basta clicar no boto Para: ou no boto Cc: .

o O campo "Assunto" serve para se escrever uma breve descrio da mensagem. A idia que o destinatrio saiba do que se trata a mensagem sem ter de abr-la e, por isso, um campo de preenchimento recomendvel.

37

Mensagem com diferentes tipos de cpias 2) Escrever a mensagem no espao reservado para isso, o campo em branco que ocupa a maior parte da janela. Com recurso aos botes e aos menus dessa janela, possvel formatar o texto da mensagem semelhana do que se faz num processador de texto.
As mensagens de correio eletrnico refletem, naturalmente, o estilo prprio de quem as escreve mas devem, igualmente, traduzir o respeito pelas regras bsicas de etiqueta.

3) Quando a mensagem estiver pronta e caso no se queira inserir anexos, basta pressionar o boto "Enviar" (primeiro boto da barra de ferramentas abaixo da barra de menus).
i) Anexar Ficheiros

Para enviar ficheiros em anexo a uma mensagem de correio (texto, imagem, som): Na janela de escrita de mensagem, clicar sobre o boto Anexar na barra de ferramentas. O programa abre ento uma janela de dilogo semelhante que surge quando se abre um ficheiro em qualquer programa

38

Janela de dilogo para anexar um ficheiro a uma mensagem

Localizado ficheiro a inserir (anexar), fazer um duplo clique sobre o nome ou seleciona-lo e clicar no boto Anexar . possvel anexar tantos ficheiros quantos se quiser num nico e-mail: basta repetir o procedimento acima descrito para cada um dos ficheiros a anexar. Quando a mensagem for enviada todos os arquivos a acompanharo. Mas...ateno! Enviar ficheiros em anexo pode tornar o envio e a recepo mais lenta. Deve-se ter ateno ao tipo e tamanho dos ficheiros a anexar.

39

Anda mungkin juga menyukai