Anda di halaman 1dari 10

PROF IV PEDRO 1- RESISTORES

Resistor todo dispositivo eltrico que transforma exclusivamente energia eltrica em energia trmica.

www.fisicadivertida.com.br
diferena de potencial (ddp), no qual se estabelece uma corrente eltrica.

Seja U a diferena de potencial aplicada e i a intensidade de corrente eltrica por meio do condutor. Definimos: Resistncia eltrica (R) a relao entre a ddp aplicada (U) e a correspondente intensidade de corrente eltrica (i).

Simbolicamente representado por:

Assim Alguns dispositivos eltricos classificados como resistores so: ferro de passar roupa, ferro de soldar, chuveiro eltrico, lmpada incandescente, etc. Unidade de resistncia eltrica no S.I.

2- RESISTNCIA ELTRICA
A resistncia eltrica (R) uma medida da oposio ao movimento dos portadores de carga, ou seja, a resistncia eltrica representa a dificuldade que os portadores de carga encontram para se movimentarem atravs do condutor. Quanto maior a mobilidade dos portadores de carga, menor a resistncia eltrica do condutor.

A resistncia eltrica uma caracterstica do condutor, portanto, depende do material de que feito o mesmo, de sua forma e dimenses e tambm da temperatura a que est submetido o condutor. Posteriormente, esses itens sero analisados mais detalhadamente. Um resistor, submetido a diferentes tenses, apresenta correntes eltricas com diferentes intensidades.

Dizemos que um condutor obedece primeira lei de Ohm quando ele apresenta uma resistncia eltrica constante, quaisquer que sejam U e i. Assim, podemos classificar:

1. Condutor ideal - Os portadores de carga


existentes no condutor no encontram nenhuma oposio ao seu movimento. Dizemos que a resistncia eltrica do condutor nula, o que significa dizer que existe uma alta mobilidade de portadores de carga.

Nessas condies, o condutor recebe o nome de condutor hmico. Nos condutores hmicos, a intensidade de corrente eltrica diretamente proporcional ddp aplicada. Assim, a curva caracterstica de um condutor hmico uma reta inclinada em relao aos eixos U e i; passando pela origem.

2. Isolante ideal - Os portadores de carga


existentes esto praticamente fixos, sem nenhuma mobilidade. Dizemos, neste caso, que a resistncia eltrica infinita. Consideremos um condutor submetido a uma

PROF IV PEDRO

www.fisicadivertida.com.br
Portanto, o condutor 1 hmico para o intervalo de intensidade de corrente eltrica de 0 a 4 A, enquanto o condutor 2 no hmico. Seus respectivos grficos esto representados nas figuras abaixo:

Por outro lado, os condutores, para os quais a relao U/i no constante, so chamados de condutores no-hmicos. A relao entre a intensidade de corrente eltrica e a ddp no obedece a nenhuma relao especfica, e sua representao grfica pode ser qualquer tipo de curva, exceto uma reta.

EXERCCIO RESOLVIDO
01) A tabela abaixo apresenta os resultados obtidos com medidas de intensidade de corrente eltrica e ddp em dois condutores diferentes.

A FSICA NOSSA DE CADA DIA

TIPOS DE RESISTOR
Na prtica, so muito comuns os resistores de carvo e os de fio. Com base na tabela, verifique se os condutores so ou no hmicos. Resoluo Para verificarmos se os condutores so ou no hmicos, devemos determinar a relao em todos os pontos. Assim, temos: Enquanto os resistores de fio so constitudos por um fio metlico enrolado sobre um suporte isolante, os resistores de carvo so constitudos basicamente de grafite comprimida, revestida por uma camada isolante de cermica. O seu valor nominal apresentado por faixas coloridas (cdigo de cores), que obedecem ao seguinte critrio: partindo da extremidade, as duas primeiras cores formam um nmero com dois algarismos; a terceira cor corresponde ao expoente da potncia de 10 que multiplica o nmero inicial; a quarta cor corresponde tolerncia que mostra, percentualmente, a faixa

PROF IV PEDRO
de valores em que pode variar a resistncia do resistor. Assim, temos:

www.fisicadivertida.com.br

Analisando, separadamente, cada uma dessas dependncias, temos: 1) a resistncia eltrica R diretamente proporcional ao comprimento L do fio; Cdigo de Cores Preto 0 Verde 5 Marrom 1 Azul 6 Vermelho 2 Violeta 7 Laranja 3 Cinza 8 Amarelo 4 Branco 9 Tolerncia Prata 10% Ouro 5% Sem faixa 20% EXERCCIO RESOLVIDO Consideremos um resistor de carvo com as seguintes faixas coloridas:

2) a resistncia eltrica inversamente proporcional rea da seco transversal do fio.

Com base nas anlises acima, podemos escrever que:

Determine o valor da resistncia eltrica desse resistor, utilizando o cdigo de cores dado no item acima. Resoluo As duas primeiras cores: vermelho (2) e preto (0) formam o nmero 20. A terceira cor laranja (3) corresponde ao expoente da potncia de dez: 103; a quarta cor prata (10%) indica a tolerncia. Assim, a resistncia eltrica do resistor vale: R = (20 103 10%) ohms ou R = (20 000 2 000) , ou seja, o valor da resistncia eltrica do resistor est compreendido dentro do intervalo de 18 000 a 22 000 ohms.

Onde (l-se r) o fator de proporcionalidade (uma grandeza caracterstica do material com que feito o condutor, denominada resistividade, que s depende da temperatura, no dependendo da forma ou dimenso do condutor). No S.I., temos as seguintes unidades:

3- 2LEI DE OHM
Para condutores em forma de fios, verificamos, experimentalmente, que a resistncia eltrica do condutor depende do comprimento do fio , da rea de sua seco transversal ( A ) e do tipo de material que constitui o condutor .

PROF IV PEDRO 4- APLICAO DE RESISTORES


4.1- REOSTATOS Por definio, reostatos so dispositivos tais que podemos variar a sua forma ou as suas dimenses, de modo a obter uma resistncia varivel. Os reostatos podem ser divididos em duas classes. VARIAO CONTNUA O reostato de variao contnua, comumente denominado potencimetro, apresenta uma resistncia que pode assumir qualquer valor entre zero e um, dado o valor mximo especfico. Este tipo de reostato constitudo basicamente por um condutor de um determinado comprimento e um cursor que se move ao longo do condutor. Nestas condies, variando-se a posio do cursor, variamos o comprimento do condutor e, portanto, a sua resistncia eltrica. Exemplos a) Potencimetro Linear

www.fisicadivertida.com.br

A variao se d em funo da mudana do nmero de resistores associados ao circuito. Nos circuitos eltricos, os reostatos so representados conforme as figuras abaixo:

4.2 LMPADAS INCANDESCENTES As lmpadas de incandescncia so as lmpadas de filamento, criadas no sculo passado pelo americano Thomas Edison.

b) Potencimetro Circular

Os filamentos destas lmpadas so geralmente de tungstnio, o qual permite um aquecimento at temperaturas muito altas, da ordem de 2500 C, sem atingir o ponto de fuso. Portanto, nessas lmpadas, temos o efeito Joule (transformao de energia eltrica em energia trmica) e, quando a temperatura ultrapassa 500 C, aproximadamente, o filamento da lmpada comea a irradiar luz. Normalmente, nos circuitos eltricos, as lmpadas so representadas pelo smbolo indicado na figura abaixo:

Como o cursor C pode variar ao longo do resistor de A at B, ao ligarmos o circuito nos pontos A e C, obtemos uma resistncia varivel com o comprimento do resistor. VARIAO DESCONTNUA O reostato de variao descontnua somente pode assumir determinados valores decorrentes do fato de sua construo ser feita a partir de um conjunto de resistores com resistncias bem determinadas. Exemplo

4.3 FUSVEIS ELTRICOS O fusvel eltrico um elemento utilizado nos circuitos eltricos como segurana. Trata-se de um condutor (resistor) que age como um elemento de proteo aos demais elementos de um circuito. Para isto, o fusvel suporta, no mximo, um determinado valor de corrente eltrica; acima deste valor, o calor produzido por efeito Joule tal que funde (derrete) o fusvel. O material empregado nos fusveis tem, em geral, baixa temperatura de fuso. Alguns materiais utilizados so: o chumbo, que apresenta temperatura de fuso da ordem de 327 C; o estanho, com temperatura de fuso da ordem de 232 C; ou ligas desses metais. O fio de metal montado em um cartucho ou em uma pea de porcelana. O fusvel construdo de maneira a suportar a corrente

PROF IV PEDRO
mxima exigida por um circuito para o seu funcionamento. Assim, podemos ter fusveis de 1 A ; 2 A ; 10 A ; 30 A, etc. Em circuitos eltricos, os fusveis so representados pelo smbolo a seguir:

www.fisicadivertida.com.br
1) correntes eltricas iguais em todos os elementos do circuito; 2) U AB = U AC + U CB

5.2 - ASSOCIAO EM PARALELO Neste tipo de associao, os aparelhos eltricos so ligados ao gerador independentemente um do outro. Podem todos funcionar simultnea ou individualmente.

5- PRINCIPAIS LIGAES EM UM CIRCUITO


Os diferentes modos que podemos utilizar para interligar os elementos eltricos, formando um circuito eltrico, so chamados de associaes. Podemos ter associao em srie, em paralelo ou mista. 5.1 - ASSOCIAO EM SRIE Neste tipo de associao, os elementos so ligados em seqncia, estabelecendo um nico caminho de percurso para a corrente eltrica. Na associao em srie, o funcionamento dos aparelhos eltricos ligados ao gerador ficam dependentes entre si: ou todos funcionam ou nenhum funciona. Observemos que o gerador obriga os portadores de carga a se movimentarem atravs dos fios condutores, fornecendo a eles energia eltrica, e a passarem atravs de todos os elementos do circuito. Em cada elemento, os portadores de carga perdem energia eltrica, que ser transformada em outra modalidade de energia. Assim, numa associao em srie, temos:

Observamos, nesta forma de associao, que existe uma corrente eltrica para cada aparelho eltrico, possibilitando o seu funcionamento independentemente de qualquer outro. Os portadores de carga, forados pelo gerador a se movimentarem atravs dos fios condutores, dividem-se em dois ou mais grupos; sendo que cada grupo perde sua energia eltrica ao atravessar o respectivo aparelho eltrico. Portanto, numa associao em paralelo, temos: 1) correntes eltricas diferentes para cada aparelho eltrico, sendo: i T = i1 + i2. 2) ddps iguais em todos os aparelhos eltricos: U AB = U CD = U EF .

PROF IV PEDRO
6-ASSOCIAO DE RESISTORES
Em trabalhos prticos, freqente necessitarmos de um resistor de cujo valor de resistncia eltrica no dispomos no momento, ou que no seja fabricado pelas firmas especializadas. Nestes casos, a soluo do problema obtida atravs da associao de outros resistores com o objetivo de se obter o resistor desejado. Podemos associar resistores das mais variadas formas, porm daremos um destaque especial, neste captulo, s associaes em srie, paralelo e mista. importante observarmos que, qualquer que seja a associao efetuada, estaremos sempre interessados em obter o resistor equivalente, ou seja, obter um resistor nico que, colocado entre os mesmos pontos A e B de uma associao, fique sujeito mesma ddp e seja percorrido por uma corrente de intensidade igual da associao.

www.fisicadivertida.com.br

Para determinarmos o resistor equivalente a uma associao em srie de n resistores, devemos lembrar que a corrente eltrica a mesma, tanto para o resistor equivalente quanto para os resistores associados, e que a ddp no resistor equivalente a soma das ddps em cada resistor associado.

Resistor Equivalente

Sendo: UAB = U1 + U2 + ... + Un e sendo U = R i

Em circuitos eltricos utiliza-se o conceito de n, que a juno de trs ou mais ramos de circuito. Exemplos So ns:

temos: RE . i = R1 . i + R2 . i + ... + Rn . i ou seja:

O resistor equivalente a uma associao em srie possui uma resistncia eltrica igual soma das resistncias eltricas dos resistores associados e, conseqentemente, esse valor maior que o maior dos resistores que compem a associao. Portanto, uma associao em srie de resistores apresenta as seguintes propriedades: 1. A corrente eltrica a mesma em todos os resistores. 2. A ddp nos extremos da associao igual soma das ddps em cada resistor. 3. A resistncia equivalente igual soma das resistncias dos resistores associados. 4. O resistor associado que apresentar a maior resistncia eltrica estar sujeito maior ddp. 5. A potncia dissipada maior no resistor de maior resistncia eltrica. 6. A potncia total consumida a soma das potncias consumidas em cada resistor. EXERCCIOS RESOLVIDOS 01) Trs resistores de resistncias eltricas iguais a

No so ns:

Tal conceito muito importante no estudo das associaes em srie e paralelo de elementos de um circuito eltrico. 6.1- ASSOCIAO EM SRIE Um conjunto de resistores quaisquer dito associado em srie quando todos os resistores forem percorridos pela mesma corrente eltrica. Para que tenhamos uma associao em srie, necessrio que os resistores sejam ligados um em seguida ao outro, ou seja, no pode haver n entre os resistores. A figura abaixo ilustra uma associao em srie de n resistores.

PROF IV PEDRO
R1 = 20 ; R2 = 30 e R3 = 10 esto associados em srie e 120 V aplicado associao. Determinar: a) a resistncia do resistor equivalente; b) a corrente eltrica em cada resistor; c) a voltagem em cada resistor; d) a potncia total consumida pelos resistores.

www.fisicadivertida.com.br
6.2- ASSOCIAO EM PARALELO Um conjunto de resistores quaisquer dito associado em paralelo quando todos os resistores estiverem submetidos mesma diferena de potencial. Para que isso acontea, todos os resistores devem ser ligados aos mesmos ns A e B, conforme a figura abaixo.

Resoluo a) RE = R1 + R2 + R3 RE = 20 + 30 + 10 RE = 60 b) U = RE i os resistores. 120 = 60 i i = 2A para todos Para determinarmos o resistor equivalente a uma associao de n resistores em paralelo, devemos nos lembrar de que todos os resistores esto submetidos mesma ddp e que a corrente eltrica total da associao a soma das correntes eltricas em cada resistor.

c) U1 = R1 i U1 = 20 2 U1 = 40 V U2 = R2 i U2 = 30 2 U2 = 60 V U3 = R3 i U3 = 10 2 U3 = 20 V d) PT = P1 + P2 + P3 P T = U1 i + U 2 i + U 3 i PT = (40 + 60 + 20) 2 PT = 240 W

02) Dada a associao, determine o resistor equivalente.

Sendo:

temos: Resoluo Como no h n entre os resistores, eles esto todos em srie e, por serem iguais, a resistncia equivalente : RE = n . R RE = 7 . 5

ou seja:

onde n = 7 o nmero de resistores.

ou, de modo geral:

PROF IV PEDRO
O resistor equivalente apresenta uma resistncia eltrica cujo inverso igual soma dos inversos das resistncias dos resistores que compem a associao e, conseqentemente, a resistncia do resistor equivalente menor que a menor das resistncias associadas. Casos Particulares: 1. No caso dos n resistores apresentarem a mesma resistncia, ou seja, R1 = R2 = ... = Rn = R, o resistor equivalente ter uma resistncia dada por:

www.fisicadivertida.com.br
associao; b) a corrente eltrica em cada resistor; c) a potncia total dissipada pela associao.

Resoluo a) 2. Se a associao composta por apenas dois resistores R1 e R2 , o resistor equivalente dado por:

ou

RE = 10 b) Em paralelo, a ddp a mesma em todos os resistores:

ou seja, a resistncia equivalente dada pelo produto dividido pela soma das resistncias dos resistores associados. Portanto, uma associao em paralelo apresenta as seguintes propriedades: 1. a ddp (voltagens) a mesma para todos os resistores; 2. a corrente eltrica total da associao a soma das correntes eltricas em cada resistor; 3. o inverso da resistncia equivalente igual soma dos inversos das resistncias associadas; 4. a corrente eltrica inversamente proporcional resistncia eltrica, ou seja, na maior resistncia passa a menor corrente eltrica; 5. a potncia eltrica inversamente proporcional resistncia eltrica, portanto, no maior resistor temos a menor dissipao de energia; 6. a potncia total consumida a soma das potncias consumidas em cada resistor. EXERCCIOS RESOLVIDOS 01. Trs resistores de resistncias eltricas iguais a R1 = 60 ; R2 = 30 e R3 = 20 esto associados em paralelo, sendo a ddp da associao igual a 120 V. Determinar: a) a resistncia do resistor equivalente

c) PT = P1 + P2 + P3 P T = U i 1 + U i2 + U i 3 PT = 120 (2 + 4 + 6) PT = 1 440 W

02) Utilizando-se um benjamim ligam-se numa mesma tomada de 110 V: uma lmpada de 22 um aquecedor de 1 100 W um ferro eltrico de 1 650 W

PROF IV PEDRO

www.fisicadivertida.com.br

i = i1 + i2 + i3

i = 5 + 10 + 15

Determine: a) a corrente eltrica em cada elemento; b) a corrente eltrica no pino X do benjamim; c) o tipo de associao formada pelos elementos e a resistncia equivalente da associao. Resoluo

c) Por estarem todas ligadas aos mesmos ns A e B e, portanto, sujeitos mesma ddp UAB de 110 V, eles esto associados em paralelo. No resistor equivalente temos: UAB =110V e i = 30 A logo, a resistncia equivalente da associao :

6.3- ASSOCIAO MISTA Denominamos associao mista de resistores toda associao que pode ser reduzida associao em srie e em paralelo.

Para calcularmos o resistor equivalente a uma associao mista, devemos resolver as associaes singulares (srie ou paralelo) que esto evidentes e, a seguir, simplificar o circuito at uma nica ligao singular.

Clculo da Resistncia Equivalente numa Associao Mista


Consideremos a associao:

a)

Para resolvermos esta associao, devemos proceder do seguinte modo: 1. Identificamos e nomeamos todos os ns da associao, tomando o cuidado para denominar com a mesma letra aqueles ns que estiverem ligados por um fio sem resistncia eltrica, pois representam pontos que esto ao mesmo potencial eltrico. Dessa forma j percebemos os resistores em srie ou em paralelo. b) A corrente no pino X a corrente que entra por A e sai por B:

PROF IV PEDRO

www.fisicadivertida.com.br

2. Lanamos numa mesma reta: os terminais da associao, que ocuparo os extremos, e os ns encontrados, que ficaro entre estes.

3. Redesenhamos os resistores nessa reta, j substituindo aqueles em srie ou em paralelo pelos respectivos resistores equivalentes, tomando cuidado para faz-lo nos terminais (letras) corretos.

No circuito acima, a lmpada L2 est em curtocircuito, pois ela est ligada nos terminais A e B, que apresentam ddp nula devido estarem ligados por um fio ideal. Portanto, a lmpada L2 est apagada, por no passar corrente eltrica atravs dela. A corrente eltrica, ao chegar ao ponto A, passa totalmente pelo fio ideal (sem resistncia eltrica). Nessas condies, o circuito dado pode ser representado pela figura a seguir.

Determine a resistncia equivalente da associao abaixo.

4. Prosseguimos dessa forma at chegar a um nico resistor, que o resistor equivalente da associao. Resoluo: Determinemos os ns.

7- CURTO CIRCUITO
Dizemos que um elemento de um circuito est em curto-circuito quando ele est sujeito a uma diferena de potencial nula. Exemplo

Anda mungkin juga menyukai