Anda di halaman 1dari 4

O renascer da Europa

A 9 de Maio 1950, a Europa encontra-se beira do abismo. A Guerra Fria faz pesar a ameaa de um conflito entre as partes Leste e Oeste do continente. Cinco anos aps o fim da Segunda Guerra Mundial, os antigos adversrios esto longe da reconciliao. O problema fulcral reside na relao entre a Frana e a Alemanha. preciso criar uma relao forte entre estes dois pases e reunir em seu torno todos os pases Europeus de orientao liberal da Europa a fim de construir conjuntamente uma comunidade com um destino comum. Jean Monnet, com uma experincia nica enquanto negociador e construtor da paz, prope ao Ministro dos Negcios Estrangeiros francs, Robert Schuman, e ao alemo Konrad Adenauer criar um interesse comum entre os seus pases: a gesto, sob o controlo de uma autoridade independente, do mercado do carvo e do ao. A proposta formulada oficialmente em 9 de Maio de 1950 pela Frana e acolhida pela Alemanha, Itlia, Pases Baixos, Blgica e Luxemburgo. O Tratado que institui a primeira Comunidade Europeia, a Comunidade Europeia do Carvo e do Ao (CECA), foi assinado em Abril de 1951, abrindo as portas Europa das realizaes concretas. Seguir-se-iam outras realizaes, at se chegar Unio Europeia actual.

Comunidade Econmica Europeia

O plano Schumacker tinha dado origem a uma Comunidade especializada em dois domnios decisivos, mas limitados: o carvo e o ao. Sob a presso da Guerra Fria, foram tomadas iniciativas na defesa e da unio poltica, mas a opinio pblica no estava ainda preparada para as aceitar. Os seis Estados-membros da CECA escolheram portanto uma nova rea de integrao no domnio econmico, a criao de um mercado nico. O Tratado de Roma de 25 de Maro de 1957, que institui a CEE (Comunidade Econmica Europeia), cria instrues e mecanismos de tomada de deciso que permitem dar expresso tanto aos interesses nacionais como uma viso comunitria. Um progresso econmico e social dos seus pases eliminando barreiras que dividem Europa, a melhoria das condies de vida e de trabalho dos seus povos. Contribuir para a supresso progressivo das restries ao comercio internacional. De 1958 a 1970, o comrcio intracomunitrio multiplicado por seis, ao passo que as trocas comerciais da CEE com o resto do mundo so multiplicadas por trs. No mesmo perodo, o produto nacional bruto mdio da CEE aumenta 70%. Seguindo o padro dos grandes mercados continentais, como o dos Estados Unidos da Amrica, os agentes econmicos europeus sabem tirar proveito da dinamizao resultante da abertura das fronteiras. Os consumidores habituam-se a que lhes seja proposta uma gama cada vez mais variada de produtos importados. A dimenso europeia torna-se uma realidade. Em 1986, a assinatura do Acto nico Europeu permitir abolir as outras restries, de ordem regulamentar e fiscal, que atrasavam ainda a criao de um mercado interno genuno e unido.

A Unio Europeia encontra-se aberta a todos os pases europeus que a ela pretendem aderir e que respeitem os compromissos assumidos nos Tratados da fundao e subscrevem os mesmos objectivos fundamentais. Assim, a Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido aderem Comunidade em 1 de Janeiro de 1973. A estas adeses seguiu-se um alargamento ao Sul do continente, durante os anos oitenta, com a Grcia, a Espanha e Portugal a afirmarem-se como naes democrticas.

Tratado de Maastricht
Tratado da Unio Europeia, assinado em 7 de Fevereiro de 1992 em Maastricht, dai a ser conhecido por Tratado de Maastricht confere uma nova dimenso construo europeia. Esse tratado no s substituiu a denominao Comunidade Europeia pelo termo actual Unio Europeia. Une a (Euratom, CECA, CEE) e as cooperaes politicas nos domnios da politica externa, da defesa, da policia e da justia. criado a Unio Econmica e Monetria que rene os estados-membros que cumpriram estabelecidos pela Unio Europeia para fazer parte da moenda nica (euro) deciso que marcou maior impacto na vida das pessoas.

Alargamentos da Europa
Em 1995 ustria, Finlndia e Sucia entram na Unio Europeia. Em 1 de Maio de 2004, entraram dez novos estados na UE: Malta, Chipre, Eslovnia, Estnia, Letnia, Litunia, Polnia, Repblica Checa, Eslovquia e Hungria. Nessa data a Unio passou de 381 milhes para 456 milhes de habitantes, e o seu territrio de 3367 para 4104 milhares de km. Em 1 de Janeiro de 2007 entraram Romnia e Bulgria.

Tratado de Lisboa
Assinado a 13 de Dezembro de 2007, e posto a vigor a 1 de Dezembro de 2009. Este tratado vem simplificar o processo de deciso do conselho europeu , o parlamento Europeu poder intervir em mais reas e ser preponderante na deciso do oramento Europeu. reforado os direitos dos cidados da Unio Europeia, aumenta a representao dos cidados na apresentao de propostas para a politica europeia. estabelecida uma aco conjunta de politica entre a Unio Europeia e os Estados-menbros de maneira a uma resposta solidria, em relao nas reas de energia e da segurana em casos de terrorismo ou de catstrofes, seja ela natural ou resultado de aco humana. O Tratado de Lisboa, ratificou 27 Estados-membros, que ser uma base de orientao e resposta sobretudo em questes que envolva globalizao, as alteraes climticas, a segurana e energia.

Anda mungkin juga menyukai