Anda di halaman 1dari 7

Pr Portugal a Crescer

10 Ideias Consensuais entre Economistas

Pedro G. Rodrigues Fevereiro 2012


Agradeo Brbara Neves os comentrios a este documento. Disclaimer: As opinies e os eventuais erros so da minha exclusiva responsabilidade.
ISCSP-UNIV. TCNICA DE LISBOA !1

Pr Portugal a Crescer
10 Ideias Consensuais entre Economistas


Introduo
Desenvolver Portugal um desgnio nacional. Requer o empenho de todos, sem excepo. Aos economistas compete apontar um caminho. Os cidados habituaramse ideia que os economistas no se entendem, mas no que ao crescimento econmico diz respeito existe pelo menos uma dezena de ideias consensuais que vale a pena relembrar. irrelevante a ordem da apresentao das ideias. So todas igualmente importantes.


1. Uma Formao til
Em Londres diz-se que quem entende o fenmeno do juro composto vive dele, quem no o entende quem o paga. Uma das causas do sobreendividamento privado o fraco nvel de conhecimentos em nanas e em economia. Urge mudar isso, a bem da justia social mas tambm do crescimento econmico. Cidados e empresas melhor informadas do contexto em que vivem tomam melhores decises. Nos ltimos meses tm-se discutido mltiplas formas de aumentar o trabalho na margem extensiva, trabalhando mais horas ao longo do ano (a meia hora a mais em cada dia de trabalho no sector privado, a bolsa de horas, a abolio de feriados e pontes, e a reduo do nmero de dias de frias so alguns exemplos). Em comparao com os seus pares, os Portugueses j trabalham muitas horas, com prejuzo at para a sua produtividade, i.e. para o que conseguem produzir em cada hora trabalhada. O nosso problema a baixa produtividade, e por isso devemos discutir formas de aumentar o trabalho na margem intensiva, trabalhando melhor e no necessariamente mais. O objectivo que em cada hora que um Portugus trabalhe, este produza algo com cada vez mais valor para o Mundo.

ISCSP-UNIV. TCNICA DE LISBOA

!2

Todos sabemos que temos fracos nveis de capital humano. Mas a qualidade pelo menos to importante quanto a quantidade de capital humano. Estamos atrasados em vrios indicadores de educao formal (como o nmero mdio de anos de escolaridade ou a percentagem da populao activa com ensino superior). Mas pelo menos to importante o que lhes ensinado. Estamos a equipar de forma adequada os nossos jovens aos desaos que enfrentaro no mercado de trabalho nas prximas dcadas? Temos de nos certicar que a sua educao foi til. Temos de assegurar que os cidados tm uma adequada literacia funcional que lhes permite, por exemplo, preencher um formulrio e dirigir uma carta a algum, assim como compreender um texto e poder critic-lo de forma construtiva. Infelizmente, no chega termos mais alunos que completam com sucesso o ensino superior. A formao ao longo da vida igualmente importante para evitar que os conhecimentos e as competncias adquiridas no quem obsoletas. preciso rmar um Acordo em sede de Concertao Social sobre a formao contnua. Portugal teria muito a ganhar se os 30 minutos extra em cada dia fossem usados para esse m.

2. Um Sistema Fiscal Amigo do Crescimento


O sistema scal actual excessivamente complexo, pouco ecaz e muito ineciente do ponto de vista econmico. A complexidade no s prejudica quem no tem os recursos para pagar menos impostos (desde o lobbying at simples contratao de um contabilista), acaba tambm por alterar muitas vezes de forma errada os preos relativos, distorcendo assim os incentivos a trabalhar, a poupar, a investir e a ser empreendedor. Urge fazer duas reformas: i) um alargamento efectivo de todas as bases scais, e ii) a implementao de tax buyouts. Devido existncia de um conjunto de benefcios scais as bases sobre as quais incidem as taxas estatutrias de imposto so muitas vezes muito diferentes das rubricas da actividade econmica que lhes esto subjacentes. Deste facto decorrem duas consequncias: (1) Nem todos pagam os impostos que poderiam pagar, e (2) As taxas marginais (ou adicionais) de imposto tm que ser muito mais elevadas para gerar a receita scal e contributiva necessrias para nanciar a despesa pblica. A consequncia (1) um problema para a justia social, e a consequncia (2) gera um custo para a Sociedade associado tributao que maior que seria necessrio. Urge,

ISCSP-UNIV. TCNICA DE LISBOA

!3

portanto, repensar todos os benefcios scais, salvaguardando apenas os casos em que o benefcio social lquido positivo. A segunda reforma consiste em baixar as taxas marginais de imposto para zero, sem perda de receita scal e contributiva. Para explicar o que uma taxa marginal de imposto vou usar o exemplo seguinte: um trabalhador tem a oportunidade de trabalhar mais um pouco e ganhar mais algum rendimento (pode ser atravs de horas extraordinrias ou atravs de um segundo emprego ou uma outra actividade remunerada). Ao decidir se aceita ou no a proposta, ele precisa de saber quanto do acrscimo de rendimento que vai receber, depois de pagar impostos e contribuies. O diferencial entre o bruto e o lquido permite-lhe calcular a taxa marginal de imposto. Com um tax buyout ele enfrentaria uma taxa marginal de imposto de 0%. Teria, portanto, um enorme estmulo ou incentivo a procurar novas fontes de rendimento. Como funciona um tax buyout? No incio de cada ano civil, cada contribuinte faz uma transferncia bancria para o Fisco no mesmo montante em euros que pagou no ano anterior (este valor poder ser ajustado pela inao). A partir desse momento, cumpriu as suas obrigaes scais (em termos de impostos directos). Por mais rendimento que receba durante o ano corrente no pagar mais um cntimo em IRS. Tem assim um enorme incentivo actividade econmica. Note que, do ponto de vista do Fisco, esta proposta tem o atractivo de aumentar em muito a previsibilidade da receita scal e contributiva, que um factor sempre referido aquando do descontrolo das nanas pblicas. Obviamente que o contribuinte apenas pagaria o mesmo montante em euros de impostos que pagou no ano anterior se a sua situao socio-econmica tivesse cado inalterada. Se car desempregado, por exemplo, no faz sentido manter a sua obrigao scal inalterada. Nota: Apesar dos tax buyouts no serem uma ideia consensual entre economistas (principalmente por ser uma ideia nova que ainda est em fase de difuso), consensual a ideia que a reduo das taxas marginais de imposto um importante estmulo actividade econmica.


3. Incentivos ao Investimento
Uma das razes que explicam a nossa baixa produtividade o baixo stock de capital fsico por trabalhador. Rero-me s mquinas e equipamentos que em Portugal existem em menor nmero tendo em conta o nmero de trabalhadores.
ISCSP-UNIV. TCNICA DE LISBOA !4

sabido que um trabalhador mais produtivo com uma retroescavadora do que com uma simples p, por exemplo. Urge a implementao de crditos scais ao investimento, que consistem numa reduo da colecta sempre que esta usada no (re)investimento, i.e. na compra de bens de capital como mquinas e equipamentos.


4. Uma Administrao Pblica Orientada para o Desempenho
A Reforma da Administrao Pblica j um chavo. As reorganizaes administrativas so indispensveis (assim como iniciativas que se destinam a racionalizar recursos escassos, como a implementao dos servios partilhados e a utilizao das tecnologias de informao e de comunicao - TIC), mas no focam o essencial - tornar o sistema menos burocrtico e mais sensvel s necessidades dos cidados e das empresas. A forma consensual para atingir esse objectivo implementar uma orientao para o desempenho, premiando aos vrios nveis da Administrao Pblica quem contribui positivamente. Para tal, fundamental que cada servio tenha denida a sua razo de ser e que funcione em rede com outros servios pblicos, de forma a facilitar a vida a cidados e a empresas.


5. Um Apoio Social Informado e Eficaz
Uma das funes do Estado apoiar os cidados que mais ajuda precisam, com vista sua integrao numa sociedade produtiva, se for o caso de pessoas com idade para trabalhar. Eccia no apoio social combater o maior nmero possvel de casos de pobreza. A ecincia exige que tal seja feito com o mnimo de recursos necessrios. Isso no quer dizer que o Estado deva fugir sua responsabilidade. Em vez disso, requer um apoio social informado para garantir que no so dedicados recursos escassos a quem j tem os meios econmicos e nanceiros para ultrapassar eventuais obstculos que surgem. Para tal, necessrio o cruzamento das bases de dados da Segurana Social e

ISCSP-UNIV. TCNICA DE LISBOA

!5

do Fisco, e a posterior consulta por parte de quem presta o apoio social para garantir que o apoio bem dirigido.

6. Um Sistema Judicial Moderno e Eficaz


Um outro dce estrutural que urge colmatar o da envolvente institucional. Neste domnio o que mais preocupa o funcionamento do sistema judicial. No so s as preocupaes com o Cdigo do Trabalho que preocupam os investidores directos estrangeiros - o tempo e a chatice que tero de suportar se houver um problema que necessite a interveno dos tribunais em Portugal. Como esta breve nota se centra em solues para pr Portugal a crescer mais depressa, vale a pena salientar como um exemplo pertinente, no mbito da reforma do sistema judicial e do ordenamento jurdico, a necessidade urgente de rever o Cdigo das Insolvncias. Pior do que falhar em algo, nunca ter tentado. Se queremos (e queremos!) mais empreendedorismo temos de retirar o estigma negativo que est associado ao falhano e bancarrota.


7. Uma Parceria Frutfera com os PALOPs
Mesmo com o novo acordo ortogrco, a Lngua Portuguesa um patrimnio a rentabilizar. O passado de Portugal com a sua presena em quase todos os continentes do Mundo uma porta aberta a uma parceria com os PALOPs (e no s) que urge ser muito mais frutfera para ambos. Se Portugal no tirar partido deste patrimnio, podemos estar certos que outros o faro, usando-nos como meros intermedirios numa agenda que j no controlamos nem podemos inuenciar.

8. Mais Concorrncia em Todos os Sectores


A concorrncia como o sol - sem ele, no h crescimento (no sentido biolgico do termo) e potencia-se a podrido.

ISCSP-UNIV. TCNICA DE LISBOA

!6

Na actividade econmica o aumento da concorrncia obriga melhoria da qualidade do servio prestado, racionalizao dos custos, reduo das gorduras e reinveno quer de processos quer de produtos. A concorrncia fora-nos a estar mais atentos ao ambiente em que operamos, obriganos a adoptar as melhores prticas e estimula o cultivo da excelncia. Se queremos (e queremos!) viver num pas onde a qualidade de vida melhor para todos no devemos temer o aumento da concorrncia.


9. Acesso a Energia Mais Barata
Portugal no se desenvolver sem o acesso a uma energia limpa e mais barata que a actual. A energia um factor estratgico sem o qual muito mais difcil alocar os recursos sempre escassos s suas melhores aplicaes. Esse mapeamento entre recursos e aplicaes exige transformao, exige transporte e exige comunicao.


10. Uma Nova Atitude
No basta mudar a envolvente e as polticas pblicas. Devemos tambm adoptar a atitude dos cinco Ps: Pro-actividade. Reconhecer o problema quando ele existe, e procurar uma soluo. Pragmatismo. Aproveitar bem todos os nossos recursos e no perder tempo. Pontualidade. Respeitar o tempo do outro, para que valha a pena planear. Partilha. Participar na discusso das solues e partilhar as boas prticas. Portugalidade. Trabalhar para valorizar a nossa comunidade e o nosso pas.


Concluso
O pontap de sada est dado. O desao que temos pela frente no impossvel de ultrapassar. Outros pases j o zeram em condies muito mais difceis.

ISCSP-UNIV. TCNICA DE LISBOA

!7

Anda mungkin juga menyukai