Anda di halaman 1dari 4

DECISO: 1.

Trata-se de reclamao constitucional, com pedido de medida liminar, proposta pela Associao Nacional do Ministrio Pblico de Contas (Ampcon), por suposta usurpao da competncia desta Presidncia pelo Presidente do Tribunal de Justia de Alagoas. Na origem, Ampcon impetrou mandado de segurana, para interromper o processo de investidura de pessoa estranha carreira de Procurador do Ministrio Pblico Especial no cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas. Requereu, ainda, fosse determinado ao Presidente do Tribunal de Contas o envio de lista com nomes de Procuradores aptos a nomeao para o cargo de Conselheiro, para posterior escolha pelo Governador alagoano. A liminar foi concedida pela Desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, nos termos seguintes:
Manuseando os documentos comprobatrios acostados ao presente writ, em uma anlise perfunctria, verifico a existncia do perigo da demora, uma vez que o Conselheiro Isnaldo Bulhes Barros poder desocupar o cargo a qualquer momento e da possibilidade de ocupao irregular dessa nova vaga de Conselheiro que, notoriamente, to disputada pelos membros do Poder Legislativo e Executivo. Ademais, mostra-se configurada, tambm, inicialmente, a presena do fumus boni iuris pelo direito posto no corpo do mandamus, em estrita observncia Lei Maior, aos postulados dos princpios constitucionais e da jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, bem como da Constituio Estadual, especificamente em seu artigo 95. Diante de tais consideraes, concedo a liminar pleiteada no presente mandamus, com fulcro no art. 1 da Lei n 12.016/2009, devendo ser cumprida, de imediato, pelas autoridades coatoras, sob as penas cabveis legalmente.

A Assembleia Legislativa de Alagoas ajuizou a Suspenso de Execuo de Liminar n 2012.000748-9 junto ao Presidente do Tribunal de Justia local, Desembargador Sebastio Costa Filho, com fundamento em suposta leso grave ordem pblica. O pedido foi deferido. Na reclamao ora em anlise, alega-se usurpao da competncia desta Presidncia, porquanto, nos termos do art. 15 da Lei n 12.016/2009, o pedido de suspenso deveria ser dirigido ao Presidente do Tribunal (...) ao qual couber o conhecimento do respectivo recurso. Sustenta, ainda, que o

referido diploma estabeleceria caber recurso extraordinrio contra decises proferidas em mandado de segurana em nica instncia. Por fim, aduz que a competncia para julgamento de futuro recurso seria desta Corte, porquanto o direito lquido e certo versado na impetrao teria fundamento nos arts. 73 e 75 da Constituio da Repblica. Os autos foram distribudos Ministra ROSA WEBER, que os remeteu Presidncia da Corte, com proposta de redistribuio, sob fundamento de que a competncia seria do Presidente. Vieram-me conclusos no dia 14.2.2012, s 19h14. 2. Vivel o pedido. Conforme previsto no art. 102, inc. I, alnea "l", da Constituio Federal, bem como nos arts. 156 do Regimento Interno desta Corte e 13 da Lei n 8.038, de 28.05.90, a reclamao s admissvel em duas hipteses: para a preservao da esfera de competncia da Corte e para garantir a autoridade das suas decises. V-se que a ao de reclamao, em uma de suas funes, aparece como instrumento processual clere e eficaz, franqueado pela Constituio para preservar a competncia do Supremo Tribunal Federal para processamento e julgamento das causas de sua alada (CF, art. 102, inc. I, alnea l; RISTF, art. 156; Lei n 8.038, de 28.05.90, art. 13). Trata-se, como se v logo, de obsquio ao conspcuo papel desempenhado pela Corte, nos termos do caput do art. 102. Nesses termos, a pretenso dos ora reclamantes, fundada em suposta usurpao da competncia desta Presidncia, acomoda-se perfeitamente a uma das hipteses. que o mandado de segurana, como consta dos autos, foi impetrado no Tribunal de Justia de Alagoas, ante a competncia originria da Corte para julgamento e processamento do feito, porquanto figuram como autoridades coatoras os Presidentes da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas e o Governador de Alagoas. Assim, cabvel, a princpio, recurso extraordinrio contra a deciso final a ser proferida pelo Tribunal a quo no mandado de segurana, circunstncia que se aperfeioa na hiptese de haver questo constitucional na controvrsia. E, no caso, no h dvida de que a matria se reveste de ndole constitucional, pois versa sobre regra de composio de Tribunal de Contas estadual, disciplinada pelos arts. 73 e 75 da Constituio da Repblica. Segundo as normas do regime geral de contracautela, a

competncia para julgamento de pedido de suspenso, no caso ora em anlise, , pois, do Presidente do Supremo Tribunal Federal. a interpretao que se extrai do que consta dos arts. 25 da Lei n 8.038/1990, 4 da Lei n 8.437/1992 e 15 da Lei do Mandado de Segurana:
Art. 25 - Salvo quando a causa tiver por fundamento matria constitucional, compete ao Presidente do Superior Tribunal de Justia, a requerimento do Procurador-Geral da Repblica ou da pessoa jurdica de direito pblico interessada, e para evitar grave leso ordem, sade, segurana e economia pblica, suspender, em despacho fundamentado, a execuo de liminar ou de deciso concessiva de mandado de segurana, proferida, em nica ou ltima instncia, pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos Tribunais dos Estados e do Distrito Federal. Art. 4 - Compete ao presidente do tribunal, ao qual couber o conhecimento do respectivo recurso, suspender, em despacho fundamentado, a execuo da liminar nas aes movidas contra o Poder Pblico ou seus agentes, a requerimento do Ministrio Pblico ou da pessoa jurdica de direito pblico interessada, em caso de manifesto interesse pblico ou de flagrante ilegitimidade, e para evitar grave leso ordem, sade, segurana e economia pblicas. Art. 15 - Quando, a requerimento de pessoa jurdica de direito pblico interessada ou do Ministrio Pblico e para evitar grave leso ordem, sade, segurana e economia pblicas, o presidente do tribunal ao qual couber o conhecimento do respectivo recurso suspender, em deciso fundamentada, a execuo da liminar e da sentena, dessa deciso caber agravo, sem efeito suspensivo, no prazo de 5 (cinco) dias, que ser levado a julgamento na sesso seguinte sua interposio (grifos nossos).

A fundamentao encontra respaldo na aturada jurisprudncia desta Corte, no sentido de que Tambm no competente, a tanto [suspender liminar em mandado de segurana concedida por membro da Corte], o Presidente do mesmo Tribunal. Diante da norma do art. 25, da Lei n.

8.038/1990, a competncia para suspender a liminar concedida pelo relator do mandado de segurana, em Tribunal de Justia, do Presidente do Supremo Tribunal Federal, se o pedido tiver fundamentao constitucional (...) (SS n 304-AgR, Rel. Min. NRI DA SILVEIRA, Plenrio, DJ de 19.12.1991, Ementrio n 1647-1). Por fim, acolho a proposta formulada pela Ministra ROSA WEBER, para anlise de redistribuio da presente reclamao, porquanto fundada em usurpao da competncia do Presidente do STF. Assim dispe o Regimento Interno desta Corte:
Art. 70 Ser distribuda ao Relator do feito principal a reclamao que tenha como causa de pedir o descumprimento de deciso cujos efeitos sejam restritos s partes. () 4 Ser distribuda ao Presidente a reclamao que tiver como causa de pedir a usurpao da sua competncia ou o descumprimento de deciso sua (grifo nosso).

3. Ante o exposto, julgo procedente a reclamao, para suspender a deciso do Presidente do Tribunal de Justia de Alagoas proferida nos autos da Suspenso de Execuo de Liminar n 2012.000748-9 (arts. 161, pargrafo nico, do RISTF, e 14, II, da Lei n 8.038/1990) Redistribuam-se os autos a esta Presidncia. Exp. telex e ofcio, com urgncia, ao Presidente do TJ de Alagoas. Aps, requisitem-se informaes da autoridade reclamada (art. 14, I, da Lei n 8.038/1990).

Publique-se. Int.. Braslia, 15 de fevereiro de 2012. Ministro CEZAR PELUSO Presidente


Documento assinado digitalmente

Anda mungkin juga menyukai