Anda di halaman 1dari 3

TI: uma viso prtica sobre os sistemas integrados

23 de agosto de 2007, 0:28

Sistemas ERP integram todos os dados e processos de uma organizao em um nico sistema. As grandes empresas precisam deles para atuar dentro de padres internacionais de gesto e auditoria.
Por Ricardo Verssimo As grandes empresas, no apenas por necessidades de agilidade e eficincia, esto adotando os sistemas integrados, conhecidos como ERP. Muitas delas, apesar de ter estrutura operacional grande, ainda operam com vrios sistemas separados, sem integrao nenhuma entre eles. Houve um crescimento de empresas realizando IPO (oferta pblica inicial de aes). Para que obtenham aprovao pela CVM (Comisso de Valores Mobilirios) necessrio que a empresas se adequem a um tipo de gesto baseado em valor e Balanced Scorecard. A gesto precisa estar alinhada a vrios princpios, com boas prticas, tica, sustentabilidade, transparncia, confiabilidade, rapidez, eficincia, responsabilidade socioambiental econmica e tributria e o mais importante do ponto de vista do mercado de tecnologia e gesto de TI Governana Corporativa. Para se enquadrar em padres de gesto que garantam a aprovao de um IPO, necessrio estar ajustado s prticas de Governana Corporativa, atravs de modelos internacionais com a Lei Sarbanes-Oxley (SOX) e prticas como ITIL e CobiT. Na maioria das vezes as empresas precisam mapear processos e gerenciar projetos de melhoria para ajustar operaes ao nvel exigido para a aprovao. O Sarbanes-Oxley Act (SOA) e os futuros requerimentos dos padres internacionais de contabilidade (IAS) exigem das companhias um enfoque mais rigoroso em relao ao controle interno nos processos de auditoria. Sem uma gesto apoiada em uma ferramenta de gesto integrada de sistemas e um sistema de trabalho / produo (processo) muito bem alinhado e enxuto, as empresas raramente conseguem enquadrar-se nos padres mnimos de exigncia. Agora qual a melhor soluo: - Implantar um sistema integrado como o SAP/R3 ou outros e ajustar a empresa ao novo sistema?

- Desenvolver internamente um sistema ou integrar os sistemas atuais para se enquadrar aos processos da empresa? No existem regras. As duas respostas podem estar certas, a juno das duas ou nenhuma das duas, pois sua empresa pode atuar sem sistemas integrados (raramente), desde de que atenda a critrios rigorosos de gesto, que veremos mais frente. Para ser aprovado, necessrio demonstrar que o sistema oferece, entre outros requisitos os seguintes:

produzir relatrios financeiros transparentes, informativos, exatos e oportunos; gerar confiabilidade de controle interno atravs trilhas de auditoria (controle sistmico aplicado, auditado e documentado); informao atualizada at o ltimo minuto para tomada rpida de deciso.

Na implantao acontecem os gargalos


Na implantao acontecem ento os atrasos. Rotinas excessivas, repetidas, erradas, ausentes, falta de controle de acesso, dificuldade de informao com rapidez e muito outros entraves atrapalham o andamento dos processos e geram gargalos na produo. Ento posso integrar meus sistemas e no colocar outro sistema em minha empresa? Sim pode, mas devem ser analisados vrios fatores, como por exemplo: Estratgia. Quanto interessante para seu produto ou servio ou sua imagem manter um sistema prprio? Tempo. Em quanto tempo sua empresa pode implantar o sistema para se enquadrar nos modelos de governana? Implantar um sistema integrado e se ajustar a ele mais rpido do que desenvolver? preciso primeiro levantar processos e ajustar, para depois implantar? Custo. Quanto mais dispendioso comprar um sistema integrado equiparado a ajustar os sistemas atuais da empresa? Operao. Quanto padronizada sua operao, quanto personalizada sua operao? Quanto mais padronizao, maior a facilidade de implantao de um sistema integrado; quanto mais personalizada a operao, maior a dificuldade. Diversos fatores e nuanas cercam a implantao de sistemas integrados. Cada caso um caso e profissionais especializados podem ajudar a analisar a situao de sua empresa com viso imparcial. Uma coisa certa - os sistemas integrados e os processos ajustados so garantia de melhoria, como demonstrado por vrios cases de sucesso no Brasil e no mundo. [Webinsider]

Sistemas Integrados de Gesto so conjuntos de sistemas que atendem a vrias reas administrativas e funcionais de uma empresa/organizao ao mesmo tempo em que integram essas reas entre si. Os Sistemas Integrados de Gesto, tambm conhecidos pela sigla ERP (Enterprise Resource Planning) em ingls, evoluram dos sistemas de MRP e MRP II da dcada de 60 e 70. Inicialmente com nfase na parte fabril e de manufatura, hoje em dia os ERP's podem ser aplicados em qualquer tipo de empresa: indstria, servios, comrcio, ONG's e at governamentais. Nos sistemas ERP as funes que atendem a uma rea tambm colhem dados e informaes que sero teis a outras reas. Por exemplo, a parte do sistema que atende a rea de compras atende os requisitos de cadastro de fornecedores, relaciona os fornecedores com os materiais/produtos que eles fornecem, registra as operaes de cotao e seleo do fornecedor vencedor da compra ao mesmo tempo em que colhe informaes que sero utilizadas pelo mdulo de estoques, pelo mdulo financeiro (contas a pagar) e at com a contabilidade (contabildiade de custos, despesas, estoques, etc). Os sistemas ERP hoje em dia esto bem mais acessveis e as pequenas e mdias empresas j podem adotar essa tecnologia. H 10 anos, os sistemas ERP ainda no tinham a maturidade que tem hoje e as necessidades de ajustes e adaptao as realidades das empresas usurias era to grande que tais necessidades resultavam num custo muito alto, inviabilizando o ERP para pequenas empresas. Hoje com a tecnologia avanada de construo de software, com a parametrizao e possibilidade de adequao do sistema as peculiaridades da empresa sem a necessidade de reprogramar o sistema, os ERPs ficaram mais baratos. Se vc quer mais informaes sobre ERP's (sistemas integrados de gesto) d um pulo em www.procenge.com.br. L tem farto material e vrios casos interessantes

Anda mungkin juga menyukai