Anda di halaman 1dari 20

Monografia Pblica

O PENSAMENTO ILUMINADOR DE

Shantideva
AUTOR DO CAMINHO PARA A ILUMINAO

Pelo Prof. Dr. R. D. Pizzinga, 7Ph.D. (*) Membro dos Iluminados de Kemet
http://ordoilluminatorum.net/

Enquanto durem o espao e o mundo, possa eu trabalhar para destruir as dores do mundo! Shantideva
(in Bodhicharyavatara, Dedicao dos Mritos - 55)

Bodhisattva Shantideva

Introduo

SCRITO no sculo VIII, o Bodhicharyavatara (Caminho para a Iluminao) ou Bodhisattvacharyavatara (Guia para o Modo de Vida do Bodhisattva), de Shantideva (Divina Paz), logo se tornou um clssico do Buddhismo Mahayana. As duas preocupaes fundamentais da obra de Shantideva so: o cultivo de uma mente altrusta e a gerao de uma profunda percepo sobre a natureza da realidade. Entre todos os textos religiosos da tradio Buddhista Mahayana, pode-se dizer que o Bodhicharyavatara de Shantideva (obra em dez captulos) e o Ratnavali de Nagarjuna continuam a ser as obras bsicas, descrevendo a carreira nobre e altrusta do Bodhisattva. O impacto do Bodhicharyavatara no Tibet talvez tenha sido insupervel. Desde a sua traduo para o tibetano, no sculo XI, a obra vem exercendo uma profunda influncia sobre a vida religiosa do povo. Sua extensa influncia pode ser encontrada nos ensinamentos de todas as quatro escolas principais do Buddhismo Tibetano: Nyingma, Kagy, Sakya e Gelug. Sua Santidade Tenzin Gyatso, 14} (atual) Dalai Lama, diz a respeitor: O Bodhicharyavatara foi composto pelo erudito indiano Shantideva, reputado no Tibete como um dos mais fiveis mestres. Uma vez que esta obra se concentra sobre o cultivo e o desenvolvimento do Bodhichitta, ela pertence ao Mahayana. Simultaneamente, a estncia filosfica de Shantideva sobre a Sabedoria, tal como est exposta especialmente no nono captulo, segue o ponto de vista Prasangika Madhyamika de Chandrakirti. O principal foco dos ensinamentos do Mahayana o cultivar a mente que deseja o benefcio dos outros seres sensveis. Com o aumentar da nossa prpria paz e felicidade, ns vamos ser naturalmente mais capazes de contribuir para a paz e felicidade dos outros. Transformar a mente e cultivar uma atitude positiva, altrusta e responsvel benfica agora mesmo. Quaisquer que sejam os problemas e dificuldades que possamos ter, poderemos, assim, enfrent-los com coragem, calma e positividade. Assim, tambm ser raiz da felicidade para muitas vidas vindouras.

Baseado na minha pouca experincia, eu posso dizer confiantemente, que os ensinamentos e instrues do Buddhadharma, em particular os ensinamentos do Mahayana, continuam a ser relevantes e teis hoje. Se ns, sinceramente, colocarmos o cerne destes ensinamentos em prtica, no precisaremos ter nenhuma hesitao sobre a sua eficincia. Os benefcios de desenvolver qualidades como o amor, a compaixo, a generosidade e a pacincia no esto apenas confinados a um nvel pessoal; eles estendem-se a todos os seres sensveis e at manuteno da harmonia com o meio ambiente. No que estes ensinamentos tenham sido teis em algum tempo no passado e que j no sejam pertinentes nos tempos modernos. Eles continuam pertinentes hoje. por isto que eu encorajo as pessoas a tomar ateno a tais prticas; no apenas para que a tradio no se perca. O Bodhicharyavatara foi amplamente aclamado e respeitado por mais de mil anos. estudado e elogiado por todas as quatro escolas do Buddhismo Tibetano. Eu prprio recebi transmisses e explicaes sobre este texto do falecido Kunu Lama, Tenzin Gyaltsen, que, por sua vez, recebeu-as de um discpulo do grande mestre Dzogchen Dza Patrul Rinpoche. E demonstraram ser muito teis e benficas para a minha mente. Shantideva nasceu no sculo VII (687 763 d. C.), na antiga provncia de Saurastra, na ndia. Desde sua mais tenra idade, o prncipe manifestou profundo respeito pelos Mestres Espirituais e uma grande bondade pelos habitantes do reino, sobretudo pelos pobres e pelos doentes. Um dia, encontrou um asceta que lhe ensinou a arte de meditar sobre Manjushri, o Buddha da Sabedoria, e pouco tempo depois Manjushri apareceu-lhe em uma viso e abenoou-o. Quando o rei morreu, a corte preparou, em grande pompa, a sagrao do prncipe, erigindo um majestoso trono. Mas, na noite anterior cerimnia, Manjushri apareceu ao prncipe em sonhos, sentado nesse trono, e lhe disse: Meu filho, este trono me pertence. Sou o teu mestre espiritual; no conveniente que partilhemos o mesmo assento. O prncipe acordou e compreendeu que no deveria reinar. Renunciando aos faustos da corte, fugiu e entrou na ilustre universidade buddhista de Shri

Nalanda para ser ordenado na ordem Mahasanghika. Foi ordenado monge por Jayadeva, o principal dos quinhentos panditas, e recebeu o nome Shantideva Divindade da Paz. A existncia extraordinria de Shantideva progrediu sempre. Percorreu a ndia realizando milagres, salvando milhares de pessoas da fome multiplicando o alimento, curando doentes e feridos, dando f aos incrdulos e vivendo como um perfeito Bodhisattva. J na ltima fase de sua existncia terrena, certa vez, tendo que se explicar com o rei por ter sido injustamente acusado de caar e matar gazelas e de comer sua carne assada no espeto, disse: Eu no mato. Eu curo. E acrescentou: Todos os elementos da experincia so apenas sonhos e iluses. Compreenda que todas as coisas so apenas produtos insubstanciais da imaginao projees da mente. Entra no caminho da liberao. E ento recitou esse verso: As gazelas de que me alimentei nunca existiram nessa Terra; ainda assim, nunca deixaram de existir. Se no h o que definimos como substncia, ento no pode haver caador, nem caado.

Objetivo do Estudo

ARAFRASEANDO o que est escrito no Elogio Bodhichitta1, de Shantideva, este estudo foi primariamente encetado no sentido de aumentar a minha prpria compreenso, para favorecer, em mim, o que bom e belo, e, como conseqncia, distribuir o que deva e possa ser distribudo. De passagem: o que no pode e no deve ser distribudo? Seja como for, quem refletir sobre os excertos escolhidos, creio que obter tambm bom proveito. Assim, este estudo, que nada tem de original, est composto de fragmentos selecionados da obra Bodhicharyavatara. Recentemente publiquei um trabalho-estudo sobre os ensinamentos de Allan Kardec, tendo feito o seguinte esclarecimento: Eu, que no sou esprita, que no conhecia intestinamente o pensamento de Kardec e que convicta e declaradamente sou um Ateu-Mstico, colhi no que estudei diversos esclarecimentos iluminadores e maravilhas espirituais que jamais esquecerei. Agora, direi: eu que no sou buddhista obtive resultado semelhante com este estudo. Espero, sinceramente, que o que se seguir possa tambm ser til aos que lerem e refletirem sobre os excertos do Bodhicharyavatara. Enfim, como sempre fao, informo que alguns fragmentos foram editados para adequ-los a este tipo de trabalho. Mas nenhuma adulterao foi feita; isto seria contra-senso ou sectarismo, coisas que evito tanto quanto evito as cobras venenosas. Tambm, em alguns, fiz ligeiros comentrios, que podem ser desqualificados, pois o que importa o pensamento do Bodhisattva Shantideva. Todas as pginas de Internet to listadas ao final dsesta Monografia.

Fragmentos do Bodhicharyavatara
Comentrios entre chaves: [ ]

A mente da iluminao ou Bodhichitta o voto de atingir a iluminao com o fim nico de libertar todos os seres do sofrimento e de conduzi-los ao estado de Buddha. [Penso que este voto seja realmente solidrio; nada h que possa desmerec-lo ou desacredit-lo. Todavia, o estado de Buddha s poder ser alcanado por esforo pessoal, tanto quanto o sofrimento no poder ser extirpado por ningum. S a compreenso aplacar o sofrimento, pois todos os sofrimentos so filhos da incapacidade (temporal) para compreender. As dez condies favorveis so: [1] ter uma existncia humana; [2] ter nascido em um lugar onde o Dharma exista; [3] possuir todas as faculdades fsicas e mentais; [4] no agir em contradio com o Dharma; [5] ter f nos que so dignos dela; [6] tambm necessrio que um Buda tenha aparecido durante a nossa era; [7] que ele tenha exposto o Dharma; [8] que os seus ensinamentos subsistam; [9] que eles sejam postos em prtica; [10] e, enfim, que um mestre espiritual esteja presente para nos guiar. As oito liberdades so: [1] no ter nascido nos infernos; [2] no ter nascido no mundo dos fantasmas famintos; [3] no ter nascido no reino animal; [4] no ter nascido entre os semideuses; [5] no ter nascido entre os deuses de longa vida; [6] no ter nascido entre os homens com vises errneas; [7] no ter nascido em uma poca obscura durante a qual nenhum Buddha tenha aparecido; [8] e no ter nascido com uma deficincia mental que impea a compreenso do sentido do Dharma. Quem queira passar alm das imensas dificuldades desta vida, afastar todas as dores das criaturas e desfrutar centenas e centenas de alegrias, que jamais abandone a Bodhichitta.

Logo que a mente tenha abraado com tenacidade o pensamento de libertar a vastido ilimitada dos seres, mesmo que s vezes se distraia ou dissipe, o fluxo dos seus mritos continua sempre a aumentar, assim como a infinita vastido do cu. [Isto est de acordo com o Princpio de que Somos Todos Um. E nada apagado dos Registros Akshicos.] Um simples voto para o bem do mundo vale mais do que a venerao do Buddha... [Neste ponto, confesso: fiquei emocionado e chorei um pouquinho. E, mais uma vez fiz este voto: Que a Divina Essncia do Ksmos se infunda em todos os seres do Universo, purificando-os e livrando-os de maus pensamentos, de ms intenes, de ms palavras e de ms aes. Est selado. Aum Mani Padme Hum] Todas as flores e todos os frutos, as ervas medicinais e os tesouros do Universo, as guas puras e deliciosas, as montanhas feitas de preciosas gemas, as encantadoras solides dos bosques, as lianas lindssimas ornadas de flores, as rvores com os ramos vergando sob o peso dos frutos, os perfumes dos mundos divinos e humanos, a rvore dos desejos e as rvores de pedrarias resplandecentes, os lagos espargidos de flores de ltus e suspensos no canto dos cisnes, as plantas silvestres e as de cultivo, e tudo o que nobre ornamento disseminado na imensido do espao, tudo isto, que no pertence a ningum, considero-o na minha mente e ofereo aos Buddhas, sublimes entre os seres e aos seus filhos. Possam aceit-los, to dignos so das mais belas oferendas! Possam os grandes compassivos ter compaixo de mim! Eu me ofereo, para toda a eternidade, aos Jinas2 e aos seus filhos. Admitam-me ao vosso servio. Oh!, seres sublimes! com devoo que me fao vosso servidor. Todo o mal que fiz ou causei, embrutecido e estpido na eternidade das encarnaes ou na presente vida, todo o mal que na minha cegueira aprovei, para minha perdio, confesso-o, consumido de remorsos. Todas as ofensas que cometi, subjugado pelas emoes, em ultraje s Trs Jias [o Buddha, o Dharma (seus ensinamentos) e a Sangha (a comunidade)] ou contra meu pai e minha me, contra os Mestres e todos os demais, por atos, palavras ou

pensamentos, todo esse pernicioso agir que cometi, afligido pelos mltiplos vcios, tudo isto eu confesso. Oh!, Condutores do Mundo! A morte no se perde em consideraes pelo que est ou no est por fazer. Que ningum se fie nela, de boa sade ou doente, a vida pode partir de improviso. "A morte no h de chegar hoje!" Que falsa certeza! A hora de deixar tudo se aproxima, inexorvel! Durante minha permanncia neste mundo, muitos se foram, uns amigos, outros inimigos, mas o mal que cometi por causa deles continua sempre presente, como uma ameaa que no me larga. [Por esta ameaa sempre presente, pressentida por todos os msticos, no Evangelho de So Mateus, XXVI, 41, h a advertncia: Vigiai e orai, para que no entreis em tentao.] Estou de passagem nesta Terra, foi isto que no compreendi. Quanto mal eu cometi por ignorncia, por apego e por dio... [Por mais absurdo que possa parecer, um mal cometido poder, s vezes, ser um bem. Mas o bem derivado de um mal no desobriga o cometedor do mal de ter de compensar o mal perpetrado. Enfim, deixo duas perguntas para reflexo: 1) O que o mal? 2) O que o bem?] Se quando receamos uma simples doena passageira, seguimos sem violar a prescrio do mdico, quanto mais quando estamos corrodos pela cobia e pelas quatrocentas e quatro doenas [descritas nos textos mdicos tibetanos]. Felicito-me pelo bem feito por todos os seres, graas ao qual eles se livram dos sofrimentos dos lugares de tormento; que eles sejam felizes! Regozijo-me pelos seres que acumulam mritos, pois so a causa da iluminao para eles. Que todos obtenham a libertao definitiva do doloroso ciclo das existncias. Regozijo-me com os pensamentos virtuosos, vastos e profundos como o mar, desaguando na felicidade dos seres, e com os atos que concretizam o bem dos seres. Com as mos juntas, imploro aos Buddhas desejosos de se extinguir: ficai ainda entre ns, por ciclos sem fim, para que o mundo no fique mergulhado

na cegueira. [Eu tenho uma dvida sobre esta matria, que vou exp-la sob a forma de duas perguntas: Quando um ente alcana o estado bddhico, fica neste estado para sempre? Sendo o Universo, basicamente, mudana e movimento, o prprio estado bddhico no ser uma instncia que dever ser superada?] Possa eu ser, para todos, aquele que apazigua a dor. Possa eu ser, para os doentes, o remdio, o mdico e o enfermeiro, at extino da doena. Possa eu, em revoadas de alimentos e bebidas, atenuar o suplcio da fome e da sede e, nos perodos de grande penria dos antara-kalpas,3 ser eu prprio a comida 'saciante' e a bebida 'desalterante' (sic). Possa eu ser, para os pobres, um tesouro inesgotvel, resposta sempre pronta para tudo o que lhes falte! Todos os meus corpos e bens, todo o meu mrito do passado, do presente e do futuro, tudo abandono sem hesitar para que o benefcio de todos os seres seja atingido. Possa eu ser o protetor dos abandonados, o guia dos que caminham e, para os que aspiram outra margem, ser a caravela, a barca ou a ponte. A ilha dos que buscam uma ilha, a lmpada dos que precisam de lmpada, o leito de quem queira um leito, o escravo de quem queira um escravo. Possa eu ser a pedra do milagre, a jarra do tesouro inesgotvel, a frmula mgica, a planta que cura, a rvore dos desejos, a vaca da abundncia! Como a Terra e os outros elementos servem os mltiplos propsitos dos seres em nmero vasto como o cu, na vastido do espao sem fim, possa eu tambm ser, de todas as maneiras, til aos seres que povoam o espao, por todo o sempre, at que todos sejam libertos! Quem queira respeitar a regra tem de vigiar a mente com ateno; a regra impossvel de observar para quem no domina a instabilidade da mente. [H quem consiga a proeza de ir do paraso ao inferno em uma frao de segundo; mas para sair do inferno capaz de levar 'quizilnios'.] O pensamento de sacrificar tudo o que se tem a todos os seres, bem como o fruto desse sacrifcio, o que se chama perfeio da generosidade; ela , portanto, mente e nada mais.

Oraes, asceses prolongadas, tudo vo quando a mente est distrada e confusa, disse o Onisciente... Sem a prtica de controlar a mente, as outras nada valem... Se a mente vagueia na distrao, tudo o que o estudo, a reflexo e a meditao puderem produzir, esvai-se da memria como a gua de um vaso rachado. O que me importa perder toda a minha fortuna, todas as honrarias, a prpria vida e mesmo qualquer outro bem espiritual? Mas, perder a minha mente, isso nunca! [Perder a mente, aqui, simbolicamente, significa entregla em uma bandeja de ouro ao demnio interior, que muitos, abestalhadamente, adoram construir e alimentar a po-de-l e outras guloseimas.] A inconscincia um ladro sempre espera de um eclipse da ateno; assim, despojados do mrito acumulado, camos nos destinos fatais. As emoes negativas so um bando de piratas procura de uma passagem; se a encontram, pilham-nos toda a virtude e arrasam a fortuna, que um renascimento nos Mundos Superiores. Se decidimos comear uma atividade, no devemos pensar em outra antes de a acabar, agindo de mente inteira. Deste modo, o que fizermos ser bem feito; seno, ambas as aes sero defeituosas, e a confuso que nasce da falta de vigilncia no parar de crescer. [A regra : Uma coisa de cada vez, cada vez na sua vez.] Quando a mente se mostra excitada, trocista e orgulhosa, ou vaidosa, inquiridora e rancorosa, insidiosa, vida de elogios, desdenhosa, grosseira e brigona, devemos ficar quietos como uma tora. [Entoar um som voclico (mantra) ajuda muito.] Devemos ver no corpo uma barca que vai e que vem. Que o corpo v e que venha segundo a tua vontade de conduzir os seres sua finalidade. As perfeies, a comear pela generosidade e indo por a acima, vo tendo uma excelncia cada vez maior. No se deve sacrificar uma grande causa a

uma causa menor, e, acima de tudo, que seja considerado o proveito dos outros. No existem pensamentos que os Bodhisattvas4 no devam aprender, e para quem se instrui assim, tudo acumulao de mritos. [Nada deve ser considerado como intil, desimportante ou menor; aprende-se tanto com um catedrtico quanto com quem tem apenas instruo primria ou com quem sequer instruo tem.] Um s instante de raiva destri a generosidade, a venerao pelos Buddhas e o bem que fizemos ao longo de milhares de Kalpas! No h vcio pior do que a raiva nem ascese comparvel pacincia. Por isso, devemos cultivar ativamente a pacincia pelos mais diversos meios. A mente nunca goza a paz, a alegria e o bem-estar, nem vive equilibrada ou dorme tranqila, enquanto tiver a fechadura da raiva cravada na mente. [O maior conselho que um velho Alquimista deixou aos interessados na arte-cincia da Alquimia foi: pacincia, esperana, trabalho. Outro grande adepto do sculo XV, em carta a seu filho, recomendou: a pacincia a escada dos filsofos, e a humildade a porta do seu jardim.] Nada existe que atravs do exerccio no possa ser realizado. Se formos nos habituando a sofrimentos ligeiros, acabaremos por ser capazes de suportar sofrimentos maiores. A dor no perturba a serenidade do sbio. No verdade que o sbio se bate contra as paixes? Ora, no h guerras sem dores. Tudo depende de uma causa e a prpria causa tambm dependente. A mente imaterial, de modo algum, pode ser atingida; se ela tocada pela dor fsica por causa do seu apego ao corpo. Mais vale morrer hoje do que me arrastar incorretamente pela vida afora. De qualquer modo, mesmo que viva muito tempo, a dor da morte ser idntica. [H uma diferena incontornvel entre morrer e Morrer: morrer realmente di; Morrer Illumina.]

Depois de grandes lucros e de deliciosos deleites, partirei nu, com as mos vazias, como um homem despojado pelos ladres. [Se daqui nada poder ser levado, por que cobia, avareza e egosmo? Como explica o Mestre Kut Hu Mi, o 'Devachan' um estado, digamos, de intenso egosmo, durante o qual o Ego (combinao do Sexto e Stimo Princpios) colhe a recompensa do seu altrusmo na Terra. Est completamente mergulhado na felicidade de todos os seus afetos pessoais, preferncias e pensamentos terrenos, e recolhe o fruto de suas aes meritrias. Nenhuma dor, nenhuma pena, nem mesmo a sombra de uma aflio obscurecem o brilhante horizonte de sua incontaminada felicidade, porque um estado de perptuo 'mya' [iluso, fantasia ou, filosoficamente, 'como se fosse']. Vai ao 'Devachan' o ego pessoal, mas beatificado, purificado, santificado. Todo Ego que, depois do perodo de gestao inconsciente, renasce no 'Devachan' necessariamente to puro e inocente como uma criana recm-nascida. O fato de haver renascido comprova, j por a, a preponderncia do bem sobre o mal em sua velha personalidade. E, enquanto o 'karma' (do mal) fica temporariamente suspenso, para segui-lo mais tarde em sua futura encarnao terrena, ele s leva ao 'Devachan' o 'karma' de suas boas obras, palavras e pensamentos. Somos todos escravos dos nossos atos, no h razo para querer mal aos outros. [Somos, tambm, escravos dos nossos pensamentos e das nossas palavras.] Os elogios, as honrarias e a glria nada adiantam ao teu mrito e tampouco durao da vida, fora, sade e ao bem-estar fsico... Os elogios arrunam, ao mesmo tempo, a paz de mente e a renncia ao mundo, provocam a inveja pelos homens de mrito e devastam as qualidades que se tem. atravs dos seres, assim como dos Buddhas, que obtemos as virtudes de um Buddha; no entanto, a venerao que devotamos aos Buddhas ns a recusamos aos seres. Por que esta distino? [Por isto, perguntarei: quem mais importante, uma Entamoeba hystolytica ou um Hippopotamus amphibius?]

Os Buddhas se satisfazem com a felicidade dos seres; quando os seres sofrem, os Buddhas se entristecem. Quando satisfazemos os seres, satisfazemos os Buddhas; quando os ofendemos, ofendemos os Buddhas. Assim como sem vento no h movimento, sem perseverana o mrito espiritual certamente impossvel. O que a perseverana? A perseverana o entusiasmo pelo bem. Quem so os seus adversrios? A indolncia, o apego ao mal, o desencorajamento e o desprezo de si... Como um floco de algodo obedece ao vaivm do vento, deixemo-nos conduzir pela perseverana; assim que se atinge a finalidade! [Ora, lege et labora.] Como podes permanecer to tranqilo quando tens perante ti os infernos que constris com as tuas prprias aes? No nos devemos desencorajar pensando: "Como hei de conseguir a iluminao?" O Tathagata5 disse, em boa verdade, que outrora foram moscas, moscardos, mosquitos ou vermes os que, pelo seu esforo, obtiveram a iluminao, to difcil de alcanar. Ora, eu que nasci como humano, capaz de discernir o bem do mal, porque no haveria eu tambm, seguindo as regras dos Oniscientes, de obter a iluminao? [Por isto, insisto e perguntarei novamente: quem mais importante, uma Entamoeba hystolytica ou um Hippopotamus amphibius?] Para quem fica inativo por desencorajamento, no tem fim a sua fraqueza. Quem for enrgico e confiante ser capaz de enfrentar as maiores dificuldades. Seja qual for a circunstncia, apenas realizarei o bem! O homem cuja mente se dissipa presa das garras da cobia. O isolamento fsico e mental elimina qualquer possibilidade de distrao. Por isso, renunciemos ao mundo e abandonemos as preocupaes. [Melhor: renunciemos ao mundo, s iluses do mundo, sem do mundo nos afastarmos. Pois, se nos afastamos do mundo stricto sensu como poderemos fazer o bem? Como poderemos aprender e ensinar? Como poderemos receber e

partilhar? Como poderemos todo o resto? Tenho certeza de que o Bodhisattva Shantideva pensava assim.]

Todo projeto no qual a mente procura o prazer, enganada por uma falsa felicidade, transforma-se em um sofrimento mil vezes maior. Se s sbio, no procures o prazer; tal busca engendra o perigo. Os objetos de prazer tm por natureza no durar; compreende-o e permanece firme.

O homem nasce s e morre s; ningum pode partilhar parte da sua pena. Ento, o que so para ele os amigos? Meros escravos. [Misticamente, todos ns somos escravos de todos. esta escravido mstico-espiritual que suporta e justifica o axioma: Somos todos Um.] A cobia uma fonte de infelicidade neste mundo e no outro. Nesta vida, a priso, a morte, as mutilaes... Na outra, o inferno... Os escravos da cobia sofrem muito mais do que os Bodhisattvas e no atingem a iluminao. [Sim. O inferno que criarmos em vida ser o mesmo inferno que vivenciaremos depois de morrer. Nem mais um tiquinho, nem menos um tiquinho.] Devo combater a dor dos outros porque dor, como a minha. Devo fazer bem aos outros porque so seres vivos, como eu... Todas as dores, sem distino, so impessoais; devemos combat-las enquanto dor. Por que fazer restries? [Enquanto um nico ser estiver padecendo, todos ns seremos padecedores. A sede, a fome e a misria de um so a sede, a fome e a misria de todos.] Nada de desejo de retribuio! Um s desejo o bem dos outros! Por isso, da mesma maneira que me protejo de todo o mal, terei pelos outros pensamentos de proteo e de bondade... Assim como tens vontade de te defender contra a mais pequena ofensa, indispensvel que o pensamento de proteo e de bondade para com os seres se torne em ti um hbito.

Quem quiser se salvar rapidamente a si e aos outros, dever praticar o Grande Segredo: a troca de si pelos outros. [Esta uma das aplicaes prticas da Lei da Assuno.] Aquele que impe a um outro a tarefa de trabalhar para si ter por retribuio a escravatura. O que se impe a tarefa de trabalhar para os outros ter por recompensa o poder. Todos os que so infelizes, so-no por terem procurado a sua prpria felicidade. Todos os que so felizes, so-no por terem procurado a felicidade dos outros. [Aqui vale a pena lembrar que a prtica das boas obras s tem valor se estribada em imperativos categricos. Como deixou escrito Immanuel Kant (Knigsberg, 22 de abril de 1724 Knigsberg, 12 de fevereiro de 1804) nos seus Fundamentos da Metafsica dos Costumes, existe... s um imperativo categrico, que este: Age somente, segundo uma mxima tal, que possas querer, ao mesmo tempo, que se torne lei universal. E o Mahabharata adverte: Este o resumo de todos os deveres: no faais nada aos outros que, se fosse feito a vs, vos causasse mgoa.] Todas as catstrofes, todas as dores e todos os perigos do mundo provm do apego ao ego. Por que hei de me agarrar a este demnio? Passaste sculos inumerveis em busca dos teus interesses e o preo que recebeste desse imenso esforo foi dor e mais dor... Se procuras a alegria, no cuides de ti. Se te queres proteger, protege sempre os outros. No interesse do mundo, renuncio, sem reserva, ao meu corpo. Se o conservo, apesar dos seus defeitos, como um instrumento de ao. Se desejarmos a cessao da dor, devemos fazer nascer em ns a Sabedoria. Uma iluso dura tanto quanto a combinao das causas que a produziram... Enquanto as causas da iluso no forem arrancadas, a iluso tampouco o ; mas desde que as causas sejam arrancadas, a iluso cessa de se produzir, mesmo segundo a verdade relativa.

O Dharma6 tem por raiz uma vida monstica autntica; ora, difcil ser um monge autntico: uma mente apegada a conceitos s dificilmente pode atingir o Nirvana.7 Liberto do apego e do medo, o Bodhisattva permanece no Samsara para o bem dos seres que sofrem por ignorncia. Tal o fruto da realizao da vacuidade. [Por este motivo, mais acima afirmei: renunciemos ao mundo, s iluses do mundo, sem do mundo nos afastarmos. Pois, se nos afastamos do mundo stricto sensu como poderemos fazer o bem?] Ishvara, o Todo-poderoso, a causa do mundo, dizem. Mas, primeiro, o que o Todo-poderoso? Se so os elementos, seja! intil nos atormentarmos por um simples nome. [In Corde loquitur nostro Vox Dei. Em nosso Corao fala a Voz de Deus.] O Samsara est repleto de abismos. Nele, o sentido ltimo quase no tem lugar, tudo contradio, a realizao est ausente... O Samsara encerra oceanos de dor sem igual, terrveis e infinitos. o domnio da fraqueza e das existncias breves. a que gastamos rapidamente dias inteis cuidando da nossa vida, da sade... com fome, cansao, sono, acidentes... em relaes estreis com pessoas tolas. Como difcil atingir o discernimento! Onde encontrar no meio de tudo isto o meio de refrear o hbito da distrao? [Se eu tivesse que responder a esta pergunta, eu diria: no Santo Silncio do nosso Corao.] Que os animais parem de se devorar entre si! Que os cegos vejam... Que os surdos ouam... Que as mulheres dem luz sem dor... Que os maltrapilhos recebam roupas... Que os esfomeados encontrem comida... Que os sequiosos tenham gua e bebidas deliciosas... Que os coraes despedaados retomem a esperana, a fora e o xito... Que os doentes recuperem rpido a sade e que a doena seja desconhecida no mundo... Que todas as regies sejam propcias aos viajantes e que os ajudem no sucesso das suas viagens... Que os navegadores realizem os seus desejos, e que regressem tranqilamente aos portos e se regozijem com as suas famlias... Que os viajantes perdidos e dolentes encontrem companheiros e se faam ao caminho sem fadiga, ao abrigo do perigo dos ladres e dos tigres... Que os deuses protejam as

crianas, os velhos e os abandonados, adormecidos em regies inspitas e desertas, vencidos pelo cansao... Que os seres estejam sempre ao abrigo das condies difceis, cheios de f e de sabedoria, de compaixo e de meios de subsistncia puros, com boa conduta, relembrando-se das vidas anteriores... Que [todos os seres] vivam em harmonia, em paz e em independncia... Que os seres sem esplendor se tornem resplandecentes! Se so marcados fisicamente pela provao, que ganhem corpos lindos e perfeitos... Que os humildes se tornem grandes e os orgulhosos sem orgulho... Que todos os seres gozem de uma vida ilimitada! Que vivam eternamente felizes! Que o nome mesmo da morte desaparea! Que nenhum ser seja infeliz, maldoso, doente, temeroso, desprezado ou angustiado... E que todo o espao fique repleto de Buddhas e de Bodhisattvas, embelezado de parques com rvores maravilhosas e encantadas pelo som do Dharma! Enquanto durem o espao e o mundo, possa eu trabalhar para destruir as dores do mundo!

Fevereiro de 2008 CE

RodolfoR+C

----------------------------------------------------------------------------------------Notas do Autor: 1. Bodhichitta: mente da iluminao, pensamento da iluminao; o voto de atingir a iluminao com o nico fim de libertar todos os seres do sofrimento e de conduzi-los ao estado bddhico. Trata-se tambm do conjunto de prticas que permitem a realizao deste voto. 2. Jina: vitorioso, vencedor, conquistador; um epteto dos Buddhas.

3. Segundo a cosmologia buddhista, os mundos (chakravala) esto submetidos a um processo alternativo de formao e de dissoluo. O perodo que decorre entre o incio de um mundo e a formao do mundo seguinte chamado de mahakalpa (grande ciclo); este formado por quatro perodos incomensurveis (asankhyeya-kalpa) que correspondem s fases de formao, durao e dissoluo do mundo, mais o perodo intermedirio de caos que precede a formao de um novo mundo. Cada asankhyeya-kalpa contm vinte antara-kalpas. Um antara-kalpa o perodo durante o qual a durao da vida humana, que de dez anos partida, cresce at atingir a durao de um asankyeya-kalpa e, de novo, decresce at dez anos. O fim de cada antara-kalpa marcado por sete dias de guerra, sete meses de epidemias e sete anos de fome. 4. Bodhisattva: ser da iluminao. Aquele que se liberta do Samsara* realizando todas as qualidades da iluminao, mas que, ao mesmo tempo, manifesta-se por compaixo para ajudar os seres. Progride at o estado bddhico, aprofundando a sua realizao da vacuidade unida compaixo. Nunca age por interesse pessoal: todas as suas aes, palavras e pensamentos so consagrados ao bem dos outros. * Samsara: o ciclo das existncias onde reinam o sofrimento e a frustrao engendrados pela ignorncia e pelas emoes conflituosas que dela resultam. 5. Tathagata: aquele que chegou ao tal qual; um sinnimo de Buddha. 6. Dharma: conjunto dos ensinamentos expressos pelos Buddhas e pelos Mestres Realizados que mostram o caminho para a iluminao. H dois tipos: o Dharma das escrituras, que o suporte dos ensinamentos, e o Dharma da realizao, que o resultado da prtica espiritual. 7. Nirvana: o estado para alm do sofrimento; o fato de se libertar do sofrimento e do Samsara. No a realizao ltima do estado bddhico.

Pginas da Internet consultadas: http://www.institutouniao.com.br/meditacao/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Imperativo_categ%C3%B3rico http://www.tsongkhapa.org.br/html/default.asp http://www.casadaculturadotibete.org/pensamento.html http://www.sintoniasaintgermain.com.br/shantideva04.html http://www.dharmanet.com.br/shantideva/shantideva2.htm http://www.geocities.com/SAKYABR/shantideva.html http://www.padmanet.com/padmanet/home/homecentro.htm http://www.padmanet.com/padmanet/buddha_gallery/Shantideva.html

http://www.dharmanet.com.br/home/ http://shantideva.dharmanet.com.br/ http://unsmomentoschamadosunicos.blogspot.com/2007/10/uma-mosca-no-caf.html ----------------------------------------------------------------------------------------NOTA DO EDITOR: (*) O Professor Dr. Rodolfo Domenico Pizzinga Doutor em Filosofia, Mestre em Educao, Professor de Qumica, Membro da Ordem de Maat, Iniciado do Stimo Grau do Fara, Membro dos Iluminados de Kemet, Membro da Ordem Rosacruz AMORC e Membro da Tradicional Ordem Martinista. autor de dezenas de monografias, ensaios e artigos sobre Metafsica Rosacruz. Seu web site pessoal : http://paxprofundis.org

Visite o Site Oficial dos Iluminados de Khem, que disponibiliza Monografias Pblicas para a Nova Era Mental: http://svmmvmbonvm.org/aum_muh.html
Monografia produzida por IOK-BR com OpenOffice.org/Linux Publicada em Fevereiro de 6248 AFK (2007CE) Distribuio (gratuita) permitida

Anda mungkin juga menyukai