Anda di halaman 1dari 3

O pensamento de Vygotsky e Bakhtin no Brasil *

Marilene Sinder**

Por meio da realizao de uma pesquisa cuja tcnica empregada foi a de entrevistas abertas, Maria Teresa de Assuno Freitas verificou como a teoria de Vygotsky e Bakhtin entrou no Brasil. O livro traz entrevistas e anlises das respostas dadas s perguntas feitas pela autora-pesquisadora, acompanhadas por observaes que ela faz da leitura mesma dos textos dos autores e sobre eles, escritos por seus entrevistados. Maria Teresa optou pela maneira dialgica de construo do conhecimento. Ela, sujeito pesquisadora, lanou-se numa relao dialtica com os sujeitos entrevistados, com o objetivo de, com base na anlise dos textos orais e escritos produzidos por eles, escrever um novo texto. O resultado foi a produo de um trabalho de leitura fcil e agradvel, que desperta o interesse do leitor tanto pela forma como foi construdo quanto pelo assunto tratado. A autora entrevistou 24 professores universitrios de universidades do Rio de Janeiro, de So Paulo e Minas Gerais, com atividades nos cursos de graduao e ps-graduao em educao, psicologia e letras. Seu objetivo foi dialogar com seus entrevistados e descobrir em que medida eles se apoderaram da teoria scio-histrica e como viam o seu desenvolvimento no Brasil. Alm disso, ela procurou verificar como essas pessoas tiveram acesso teoria e como, de uma maneira ou de outra, passaram a utiliz-la. Maria Teresa mostra-nos que a entrada da teoria scio-histrica no Brasil se deu pela formao de grupos de pesquisa nas universida-

* O pensamento de Vygotsky e Bakhtin no Brasil . Maria Teresa de Assuno Freitas. Campinas: Papirus, 1994. ** Mestre em educao pela UFF - Campos de Gragoat/Niteri.

212

Educao & Sociedade, ano XX, n 69, Setembro/99

des paulistas: USP e Unicamp. A formao desses grupos teve origem no interesse das pessoas que passaram a integr-los, ou porque vieram de uma formao de doutorado ou ps-doutorado no exterior, onde tiveram contato com a leitura, ou porque se interessaram, aqui mesmo, pela teoria. O interesse pela formao dos grupos de pesquisa obedeceu a uma lgica temporal. Ele teve incio no comeo da dcada de 1980, momento em que se passou a pensar de forma diferente a educao, a partir da abertura poltica. A maioria dos integrantes desses grupos foi iniciada pela leitura de Piaget e, por insatisfao com a sua prtica, decidiu investir na busca de uma teoria que pudesse dar respostas s suas preocupaes acerca dos fatores sociais e culturais que chamavam sua ateno. Dos entrevistados por Maria Teresa, iniciados na teoria scio-histrica, muitos no so oriundos da psicologia ou da educao, mas sim das reas de servio social, letras e at neurologia. A motivao, no entanto, foi comum entre eles: a busca de uma explicao sociocultural para os questionamentos surgidos na sua prtica educativa. A autora mostra, pelo depoimento de seus entrevistados, como as idias de Vygotsky e Bakhtin foram apreendidas e utilizadas pelos educadores no Brasil; como o conceito de zona de desenvolvimento proximal, de Vygotsky, e a viso de linguagem na formao da conscincia do indivduo, proposta por Bakhtin, foram tratados por professores da lngua portuguesa e por alfabetizadores. A autora procurou verificar como seus entrevistados viam o futuro da teoria scio-histrica no Brasil e os depoimentos que conseguiu lhe mostraram que ela poder ter grande desenvolvimento, especialmente no meio acadmico. Alis, foi a que ela comeou a ser estudada, porm, seria bastante proveitoso que seus estudiosos pudessem criar mecanismos para divulg-la, mais efetivamente, entre os profissionais de todos os nveis de ensino. Aos olhos dos entrevistados, a teoria scio-histrica tem possibilidade de romper com a viso fragmentada e positivista adotada pela psicologia, no Brasil, durante muito tempo. Na educao, a utilizao da abordagem poder mudar os rumos da psicologia da educao, deixando de dedicar-se ao biolgico e ao psicolgico, voltando-se s interpretaes do meio social e cultural em que vivem os indivduos, levando educao uma perspectiva transformadora.

Educao & Sociedade, ano XX, n 69, Setembro/99

213

As possibilidades de aproveitamento da psicologia em reas de conhecimento como a lingstica, a epistemologia e a antropologia, nas quais ela sempre foi criticada, dado seu aspecto fechado, so apontadas por alguns dos entrevistados de Maria Teresa. Isso, sem dvida, traz novas abordagens a campos do conhecimento que podem ser correlacionados em benefcio das cincias humanas em geral e da educao em particular. A perspectiva de continuidade dos estudos da teoria scio-histrica na atualidade, quando o mundo questiona o regime socialista posto em xeque em pases onde existiu por longo perodo , tambm verificada pela autora. A sua concluso que as idias de Vygotsky e Bakhtin so, elas mesmas, uma possibilidade de rediscutir o marxismo, pois que esses autores opem-se ao marxismo mecanicista, resgatando o homem como sujeito histrico, justamente sustentando as crticas que hoje so feitas ao marxismo dogmtico. O objetivo de Maria Teresa ao iniciar sua pesquisa foi escrever um outro texto no qual psicologia e educao se encontrassem, com base nos textos de Vygotsky e Bakhtin e de outros educadores brasileiros com os quais manteve contato. Ela possua ainda suas indagaes acerca da abordagem psicolgica no Brasil: sua fragmentao e seu positivismo. Com base nisso, props-se a fazer um trabalho de relao dialgica entre a psicologia e a educao, apoiada pelas abordagens de Vygotsky e Bakhtin. A autora persegue a sua inteno de verificar como a teoria sciohistrica entrou no Brasil, como ocorreu sua apropriao e quais so suas possibilidades futuras, e conclui: (...) o processo de apropriao das abordagens de Vygotsky e Bakhtin desencadeia uma srie de novas indagaes que resultam da prpria compreenso das teorias, e que se constituem em novos pontos de partida para novos estudos, promovendo assim a expanso do conhecimento. Ela aponta ainda para o papel que a universidade brasileira tem a desempenhar na divulgao desse conhecimento, atravs do ensino e da extenso, evitando-se o risco de uma m interpretao da teoria, causando sua deturpao e sua desvalorizao junto aos profissionais dos outros nveis de ensino. A leitura da obra tanto uma necessidade para a apreenso do conhecimento da teoria scio-histrica, quanto uma oportunidade de verificarmos como pode ser construdo um texto em vrias vozes. A construo dialgica do conhecimento um ensinamento apreendido pela autora, da teoria de Bakhtin, e sem dvida ela mantm o mesmo dilogo com seus leitores.

214

Educao & Sociedade, ano XX, n 69, Setembro/99

Anda mungkin juga menyukai