Anda di halaman 1dari 4

Prtica de reproduo dos Criptgamos fotossintetizantes: Brifitas e Pteridfitas

Meta da aula

Apresentar os diferentes tipos de reproduo das Brifitas e Pteridfitas.

objetivo

Nesta aula, voc poder identificar os diferentes tipos de reproduo das Brifitas e Pteridfitas.

AULA

Botnica II | Prtica de reproduo dos Criptgamos fotossintetizantes: Brifitas e Pteridfitas

PRTICA NO 1
Material: 1. exemplares de musgos; 2. pinas de ponta fina; 3. lupa de mo ou estereomicroscpio; 4. lminas de ao utilizadas para barbear. Procure musgos no muro ou em barranco midos, no xaxim, ou em casca de rvore. Colete alguns exemplares portando os esporfitos e coloque-os sobre uma bancada. Voc j sabe o que um esporfito! Observe de que parte do gametfito o esporfito est saindo. Pode observar a olho nu, mas se tiver uma lupa de mo, melhor ainda. nessa parte que se situa o arquegnio. Portanto, o gametfito que porta o esporfito sempre feminino. Destaque, com o auxlio de uma pina, esse esporfito com cuidado. Voc observar a seta e, na extremidade, a cpsula com suas estruturas. Nessa observao minuciosa, voc ver a coifa ou a caliptra em forma de bon, que facilmente destacvel. Em seguida, com habilidade, retire o oprculo e observe os dentes que ficam em torno do peristmio. Se voc abrir a cpsula no sentido longitudinal, ou pression-la, constatar a existncia de bolinhas verdes (se forem imaturas) ou pardoamareladas (se estiverem maduras). Muito bem! Essas bolinhas so os esporos, produto do processo meitico. Voc se perguntar: mas como existem tantos esporos? Ora, isso se deve existncia de inmeras clulas-me dos esporos (2n) dentro da cpsula. So essas clulas que sofrem meiose. Ilustre as estruturas observadas. Se voc seguiu todas as orientaes provvel que sua prtica tenha dado certo. Mas, se algo no aconteceu conforme previsto, refaa a prtica ou converse com seu tutor no plo para analisar o resultado.

122 CEDERJ

PRTICA NO 2
Material: 1. folhas de samambaias frteis; 2. agulha para costura; 3. lupa de mo ou estereomicroscpio; 4. folha de papel branco; 5. lmpada com suporte. Na Atividade 3, da aula terica, voc j observou os soros. Para esta prtica necessrio que colete fololos frteis (uma parte da folha) e traga-os para a bancada. Com uma agulha para costura, espalhe os soros sobre uma folha de papel branco. Observe que h vrios esporngios espalhados; cada um deles est envolto por um anel (cor-de-abbora ou marrom-escuro). Esse o anel esporangfero, responsvel pela disperso dos esporos. Se voc colocar no local uma fonte de luz (uma lmpada, por exemplo), ir aumentar a temperatura ambiente e o anel perder gua. Atentamente, observe o que vai acontecer. Esse anel se destacar do esporngio, pela falta dgua e, em segundos, ele voltar posio normal. Nesse momento, ele liberar os esporos; ou seja, aquela poeirinha que voc ver sobre a folha branca que so os esporos. Note bem: o esporngio s vai liberar os esporos se ele estiver maduro! Conseguiu observar tudo? Muito bem! isso que acontece na natureza!!

PRTICA NO 3
Material: 1. protalo; 2. lupa de mo ou estereomicroscpio. Procure um local mido (barrancos ou xaxins) onde crescem esporfitos de avencas ou samambaias.

CEDERJ 123

AULA

MDULO 1

Botnica II | Prtica de reproduo dos Criptgamos fotossintetizantes: Brifitas e Pteridfitas

Observe atentamente a existncia de uma lmina verde, sem esporfito preso a ela. Essa lmina o protalo; ou seja, ela o gametfito dessas Pteridfitas. Agora, retire, com habilidade, por meio de uma faca, o protalo do substrato. Lave-o, se for proveniente do barranco. Se for de xaxim, retire as razes adventcias (no se esquea de que o xaxim composto por razes adventcias da samambaiau). Com uma lupa de mo verifique os rizides e, entre eles, o anterdeo. Na regio sem rizides que se encontram os arquegnios. Se voc encontrar um protalo j portando um esporfito jovem, observe o local onde ele se insere. Isso vai lhe mostrar que o arquegnio foi fecundado e deu origem ao esporfito. Voc acabou de acompanhar parte do ciclo de vida de uma Pteridfita! Se o fez com toda a ateno, tenho certeza de que mais uma vez sua prtica foi um sucesso. Parabns! Caso contrrio, analise o resultado da atividade com seu tutor presencial ou, se tiver oportunidade, tente refaz-la com seus colegas.

124 CEDERJ

Anda mungkin juga menyukai