Anda di halaman 1dari 8

Introduo e conceitos

Solo a superfcie inconsolidada Constitudo por camadas que diferem pela natureza fsica, qumica, mineralgica e biolgica Desenvolve-se pela influncia do clima e da atividade biolgica Pedologia As caractersticas do solo so adquiridas lentamente medida que os processos evoluem e as propriedades dinmicas do solo so gradativas A gua mantm os processos intempricos e favorece o surgimento de micro-organismos
1 2

Formao dos solos


Geologia de Engenharia III ENG05103

Formao do solo Solo residual Rocha alterada

Rocha recm exposta

Solo jovem raso

Solo intermedirio

Solo maduro

Rocha intacta
3 4

Fatores de formao dos solos


Na paisagem, os solos diferenciam-se devido ao de seus fatores de formao, cuja atuao de carter independente. Os fatores de formao do solo so cinco: - Material de origem (rocha ou solo) - Clima - Relevo - Biosfera - Tempo

Material de origem
o material intemperizado, de natureza mineral que deu origem aos solos por processos intempricos. Esse material pode j ter sofrido transporte e deposio, o que muito comum nas condies de clima tropical.

Material de origem...
O material de origem constitudo por minerais com diferentes graus de suscetibilidade ao processo de intemperismo o qual pode ser fsico, qumico e biolgico. Ele pode estar relacionado com vrios atributos do solo: qumico, granulomtrico, morfolgico e mineralgico. Rochas baslticas do origem a solos de textura argilosa ou muito argilosa enquanto que solos derivados de arenito so arenosos. Materiais de origem ricos em quartzo, conferem ao solo cor clara.

Clima
Os elementos do clima, cuja a atuao sobre a pedognese mais direta, so: radiao solar (calor), precipitao pluvial (gua) e presso atmosfrica (vento). O calor influi diretamente nas atividades das reaes qumicas e processos biolgicos que ocorrem no perfil do solo.

Clima...
A gua promove a reao de hidrlise (ataque de ons H+ estrutura de minerais, com conseqente colapso e destruio dos minerais) onde ocorre a hidratao do solo. A gua excedente atua no desenvolvimento do perfil do solo conforme a sua quantidade: regies onde a quantidade de gua excedente grande, geralmente apresentam solos mais profundos, pois a velocidade dos processos pedogenticos mais acentuada.

Clima...
O vento causa a eroso elica e o ressecamento da superfcie do solo. O clima relaciona-se diretamente com o tipo de vegetao local, que pode ter grandes variaes botnicas.

10

Intemperismo predominante
Os processos de intemperismo fsico e qumico no ocorrem isoladamente, mas simultaneamente. Conforme as condies climticas, podem predominar os processos de intemperismo fsico ou os de intemperismo qumico. Em climas secos (frios ou quentes) predomina o intemperismo fsico; em climas midos predomina o intemperismo qumico.

11

12

Relevo
O relevo implica na elevao relativa da superfcie da terra considerada coletivamente. Para a grande maioria dos solos, existe uma estreita relao com o tipo de relevo.
Em regioes com declividade

Relevo...
A gua pluvial, no relevo pouco movimentado, encontra condies favorveis para infiltrar no solo, e o escorrimento superficial no to acentuado. Por outro lado, no relevo mais movimentado, o escorrimento superficial maior do que a infiltrao. Nas regies mais midas, os solos que ocorrem em relevo pouco movimentado so em geral mais profundos do que nas reas com declive acentuado.

Ho

ri z on te

Ho r

iz on te

Ho r
C

i zo

nt e

Rocha (saprolito)

Rocha (saprolito)

13

14

Relevo...
Na posio de cota mais baixa do relevo, a m drenagem provoca acmulo de gua e, como conseqncia, ocorre o fenmeno de reduo de ferro, originando os solos gleisados (orgnicos).

Organismos
Os organismos compreendem a microflora, a microfauna, a macroflora, a macrofauna e o homem. Eles desempenham papel importante na diferenciao dos horizontes do solo, pois a microflora (algas, fungos e bactrias, principalmente) e a microfauna (especialmente os protozorios e nematides) decompem os restos vegetais e animais e, em consequncia, liberam o hmus, que uma mistura complexa de substncias amorfas coloidais.

15

16

Organismos...
A ao da macrofauna na diferenciao dos horizontes decorre da quantidade de material orgnico adicionado ao solo, que varia conforme a espcie vegetal. A macroflora protege os solos dos efeitos erosivos.

Organismos...
A macrofauna (tatu, minhoca, cupim e formiga, principalmente) age no perfil de solo devido ao escavadora, criando galerias no solo e, em conseqncia aumentando a circulao de ar. Finalmente, o homem pode agir sobre alguns atributos do solo atravs de certas prticas de manejo, tais como: a drenagem, calagem, gessagem, adubao e uso de herbicidas.

17

18

Tempo
O tempo o fator de formao que define o quanto a ao do clima e dos organismos ocorreram sobre o material de origem, em um determinado tipo de relevo. Todas as propriedades morfolgicas requerem tempo para se manifestarem no perfil do solo. O solo pode ser considerado maduro quando os horizontes j esto bem desenvolvidos.

TEMPO
A A A E

ROCHA ROCHA

Bi

BT

C ROCHA ROCHA

Rocha recm exposta


19

Solo jovem raso

Solo intermedirio pouco desenvolvido

Solo maduro - bem desenvolvido


20

Duas fases de formao do solo


Formao do substrato (geologia): a formao se desenvolve por meio do intemperismo que, em muitos casos seguido pelo transporte de sedimentao do material intemperizado Diferenciao dos horizontes (pedologia): a camada de detritos intemperizados vai se diferenciando em subcamadas morfologicamente distintas. Ocorre a incorporao da matria orgnica e a migrao de matria mineral e orgnica entre os horizontes do solo Matria orgnica: solveis (hmus) insolveis (celulose) O movimento dos materiais depende da gua
Gravitacional migrao descendente Ascencional migrao ascendente

Mecanismos que dependem do elemento mobilizado:


Lixiviao migrao de substncia solveis, sob a forma de sais Queluviao migrao do Fe a Al, sob forma de complexos organometlicos e quelatos Lessivage migrao de partculas em suspeno (argilominerais)

Intensidade de formao funo do meio

21

22

Horizonte O - matia orgnica proveniente da decomposio de restos vegetais e eventualmente animais

Morfologia do solo
O perfil do solo pode variar de um local para outro Devido aos fatores de formao dos solos Trs horizontes principais:
Horizonte A superficial, acumula matria orgnica e lixivia material para o horozonte inferior Horizonte B intermedirio, com pouca matria orgnica originada do horizonte A, acmulo de material lixiviado Horizonte C corresponde a rocha alterada, mantm a estrutura da rocha original, alguns minerais ainda no sofreram intemperismo (saprolito), nenhuma matria orgnica

Horizonte A - Eluvial Horizonte B - Iluvial Horizonte C - Rocha Alterada

Horizonte D ou R - fonte de elementos inorgnicos e de mineriais que formam a massa do solo


23 24

SOLO

Solo Superficial

Aterro
Solo Residual

Rocha s

Horiz.B: solo residual maduro: Camada superficial,constituda por minerais secundrios ou transportados. Horiz.C: solo residual jovem: Camada que ainda guarda caracterscas herdadas da rocha de origem. Rocha alterada
Solo Superficial

Substrato Rochoso

Horiz.A: solo superficial orgnico: Camada constituda de matria orgnica.

Rocha alterada

Solo para Engenharia

Perfil do solo Residual

Tipos de perfis de solos

Substrato Rochoso: Pode ser dividido ou no em rocha alterada e rocha s.Na alterada apresenta minerais descoloridos, devido ao incio do processo de alterao, sendo este mais pronunciado ao longo de juntas e fraturas. J na rocha s ,os minerais apresentam-se com brilho, podendo haver ,indcios do incio desta ao longo de juntas e fraturas.
26

Solo Transportado

Solo Residual

Substrato Rochoso

25

Horizonte O (orgnico)
Poro superficial dos solos Essencialmente orgnico, com material parcialmente fresco ou em decomposio Entre 20% e 30% de matria orgnica, dependendo do tipo de solos (mais argiloso ou mais arenoso) O1 folhas soltas e restos em decomposio (liteira) O2 restos orgncos em decomposio ou j decompostos, em fase de humificao

Horizonte A
Ganho de matria orgnica oriunda do horizonte O Mostra perda evidente de argila e xidos de ferro e alumnio, solo mais arenoso Eluviao Intensa atividade orgnica Mais submetido a variaes climtica

27

Solo

28

Horizonte B
Concentrao iluvial de argila, hidrxido de ferro e alumnio e hmus Combinados ou isolados Solo residual maduro No encontrada estrutura ou textura da rocha original Fonte de material argiloso para a construo (jazida)

Horizonte C
Camada de material inconsolidado Decomposio da rocha me (saprolito) No encontrado matria orgnica Rocha matriz (Horizonte D)

29

30

31

32

33

34

Processos pedogenticos
Reaes e mecanismos qumicos e fsicos e biolgicos que produzem zonas (horizontes) caractersticas no solo Quatro processos:
Adio: matria orgnica em decomposio incorporado ao material intemperizado. Confere importantes qualidades fsicas (plasticidade). Adio de sais e xidos, ons, produtos de eroso Remoo: remoo de argilo-minerais, sais, xiodos e slica solvel so lixiviados para a poro inferior do solo ou so levados pelo lenol fretico. Tambm por eroso da superfcie. Translocaes: lenta moviemntao de substncias dento do perfil (eluviao) Transformaes: intemperizao da matria rochosa e orgnica.

35

36

Eluviao e Iluviao

Eluviao e Iluviao

Processos que atuam na pedognese


Pedzolizao:
Eliminao de elementos alcalinos e alcalino-terrosos Ambiente cido na superfcie (acmulo de silcio) Lixiviao dos colides Transformao de argilo-minerais 2:1 em 1:1

Infiltrao de gua meterica


Horiz.A

NA

Zona de acumulao
Horiz.B

Laterizao:
Condies de intensa lixiviao Elevada precipitao Velocidade de decomposio da matria orgnica igual a sua produo (no forma acumulao orgnica) Sais solveis so perdidos no lenol fretico Acumulao de xido de ferro e alumnio e caulinita

Transporte pelo lenol fretico


Horiz.C

37

38

LATOSSOLO ROXO

39

Podzlico Vermelho Escuro

Podzlico Vermelho Amarelo

40 (OLIVEIRA et al. 1992)

Latossolo:
Contm minerais primrios muito resistentes como o quartzo. Frao argila contm minerais arglicos do grupo da caulinita e por xidos de ferro e alumnio. Impermeveis quando compactados. So usados em pavimentos alternativos Usados em ncleos de barragens SPT variando de 2 a 12

Calcificao:
Concentrao de carbonato de clcio Precipitao menor que a evaporao Acmulo de matria orgnica e hmus Praticamente no existe lixiviao, apenas translocaes de carbonato de clcio e magnsio e sulfato de clcio Forma argilo-mineral tipo 2:1 (esmectitas)

Gleizao:
Solo evolui em condies de drenagem imperfeita, impedida e alagamento completo Ambiente redutor no solo Acmulo de matria orgnica e hmus Cores escuras

41

42

Glei

Salinizao:
Climas ridos Precipitao muito inferior a evaporao Migrao de sais por asceno, precipitao de sais na superfcie Argilo-minerais tipo 2:1

Lixiviao:
Mobilizao intensa de argilo-minerais e xidos de Fe e Al Perda de slcio e formao de ilitas

Rubefao:
Lixiviao total dos carbonatos do horizonte A Perda regular de silcio, liberao de xido de ferro Acumulao de xido de alumnio

43

44

FIM

45

Anda mungkin juga menyukai