Anda di halaman 1dari 16

Ao de restabelecimento de benefcio acidentrio - Petio inicial de ao contra o INSS, para restabelecimento de benefcio de auxlio doena por acidente do trabalho,

que fora suspenso quando a empregada ainda se encontrava impedida de exercer suas funes.

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DE ACIDENTE DE TRABALHO DA COMARCA DO RIO DE JANEIRO/RJ.

..., .............., neste ato representada por seu advogado adiante assinado, Dr. Leucimar Gandin, brasileiro, casado, inscrito na OAB/PR sob o n 28.263, instrumento de mandato anexo, com escritrio profissional rua Des. Westphalen n 15, 4 andar, Centro, Curitiba, Paran, CEP 80.010-110, onde recebe notificaes e intimaes, vem respeitosamente perante Vossa, com fulcro no que estabelece a Lei n 8.213/91, Decreto 2.172/97 bem como Lei 9.032/95, alm do Cdigo de Processo Civil vigente, propor a presente AO DE RESTABELECIMENTO DE BENEFCIO AUXLIO-DOENA C/C ANTECIPAO DE TUTELA (Rito sumrio) em face dos direitos materiais violados por INSTITUTO NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL - INSS, pessoa jurdica de direito pblico, com sede na rua Joo Negro n 11, Centro, Curitiba, Paran, CEP, pelas razes de fato e direito a seguir expostas:

I EXPOSIO FTICA

A autora bancria desde a data de 22.05.1989, sempre exercendo a funo de escriturria, dentre outras atividades que desempenhava junto instituio da Caixa Econmica Federal, nesta capital.

Como sabido, as funes bancrias constituem-se de atividades muito repetitivas eis que tais funcionrios manuseiam papis, numerrios bancrios, utilizam terminais de computador sem qualquer controle, alm de outras atividades extremamente prejudiciais sade do trabalhador.

No podendo ser diferente, a autora sempre desempenhou tais funes, utilizando-se de escrita manual, uso de terminal/vdeo/mouse, com postura esttica forada por tempo prolongado, executando tarefas montonas, fragmentadas e repetitivas, sem o apoio adequado de seus membros, pois no lhe era permitido uso de mobilirio apropriado. Alm disso, submetida a intenso estresse laboral, como bem demonstra o laudo pericial anexo, devido s presses atinentes profisso.

Em meio a isso, o ru, devidamente notificado pela empresa, concedeu autora o benefcio previdencirio AUXLIO-DOENA sob n B-31/109.403.962-1 (entenda-se B-31 como Auxlio-Doena ocupacional) em data de 11 de maio de 1998, a fim de que a mesma pudesse se submeter reabilitao, uma vez que se encontrava incapacitada para continuar trabalhando devido ao seu srio quadro clnico.

Tal benefcio fora mantido at a data de 26.01.2000, quando, aps percia mdica por profissional do ru, foi considerada APTA a retomar suas atividades profissionais anteriormente desempenhadas apesar de, na mesma data, o profissional que subscreveu a percia ter alegado seguinte: "Histrico da Doena Atual: Sente dores no ombro, cotovelo e punho direitos. Alm disso, (...)(1) at os dedos. (...)."

Quanto ao Ombro Direito, concluiu o seguinte: "Reduo de sensibilidade grau mnimo. Cotovlo direito Dor palpao epitrocleana". Diagnstico Provvel: "Epicondilite cotovlo Direito"(a qual resulta de movimentos com esforos estticos e preenso prolongada de objetos, principalmente com o punho estabilizado em flexo dorsal e nas pronossupinaes com utilizao da fora Extrado do texto: Normas tcnicas de avaliao de incapacidade para fins de benefcios previdencirios INSS). Referido mdico, concluda a consulta, sugeriu o retorno da autora ao trabalho ( Sugere-se T2), antes mesmo at de solicitar o parecer de outro mdico.

Evidencia-se desta forma que a percia sequer fora realizada por junta mdica, e sim somente por um nico mdico. No entanto, aps a autora haver sado da sala, um outro perito chamado Dr. Mrio, assinou o laudo, concordando com a anlise unilateral do colega.

Ocorre que, por todo o perodo em que se manteve afastada a autora permaneceu em tratamento intensivo, alm de realizar percias mdicas naquele instituto previdencirio todo ms. Tais alegaes podem ser confirmadas com a anlise das declaraes de seu mdico assistente, alm dos documentos do prprio rgo previdencirio, os quais seguem anexos.

Por ocasio de sua incapacidade laboral, deslocou-se para a cidade de BrasliaDF, pois seu marido estava naquela capital a servio. No entanto, realizava percias mdicas "Em Trnsito", conforme se evidencia com a anlise da documentao anexa. Referidas percias, at a data de 31.12.99, declaravam estar a autora totalmente incapacitada para retornar ao trabalho. Porm, a mesma fora compelida a se deslocar daquela cidade a fim de que realizasse a percia aqui em Curitiba, quando ento surpreendeu-se com a concluso obtida. Evidencia-se Excelncia, com os laudos mdicos anexos, especialmente do Dr. Mrcio Moreira Salles ( o qual a assistiu em todo o tratamento) emitido em 21 de janeiro de 2000, que a autora no dispe de condies fsicas para retomar suas atividades, seno vejamos os comentrios do Mdico do Trabalho: "Destarte trata-se de indiscutvel Doena do Trabalho com nexos causal e tcnico descritos no incio deste relatrio. No rene condies de retorno ao trabalho pelos comprometimentos dos fulcros das alavancas dos MMSS. Quando da melhora da dor e da disponibilidade psicoemocional, poder ser encaminhada Reabilitao Profissional, nos termos da legislao vigente.

Nova avaliao poder ser realizada em 30 dias."

No bastasse, o mesmo profissional, em data de 08 de fevereiro de 2000 relatou o seguinte:

"COM O TRATAMENTO INSTITUDO E SEGUIDO RISCA PELA PACIENTE, NO HOUVE EVOLUO FAVORVEL EM SEU QUADRO STEO ARTICULAR, PRINCIPALMENTE DEVIDO AO APARECIMENTO DE SINAIS E SINTOMAS COMPATVEIS COM SNDROME DE DOR MIOFASCIAL SECUNDRIA AO QUADRO DE DORT/LER."(grifo nosso)

Referida concluso resulta de uma srie de exames ultra-sonogrficos de punho direito e esquerdo, de ombro direito e ombro esquerdo, de cotovelo direito e cotovelo esquerdo, alm dos joelhos direito e esquerdo, os quais concluram o seguinte: Punho direito compatvel com tendinite de 1 tnel e tenossinovite do 2 tnel; Ombro esquerdo tendinite do tendo supra-espinhal e bursite; Cotovelo direito epicondilite lateral;

Quanto

aos

demais

membros,

foram

considerados

de

aspecto

normal.

No bastasse, o laudo mdico trouxe os seguintes comentrios justificadores das doenas apresentadas:

"Se for levado em considerao a avaliao simplificada de seu mtodo de trabalho, quanto aos aspectos do posto de trabalho, organizacionais e de distribuio de tarefas, encontramos:

postura forada por tempo prolongado na posio sentada e mantendo membro superior sem o devido apoio podendo causar fadiga de coluna vertebral e cintura escapular; elevao dos membros superiores podendo causar fadiga em cintura escapular; virando pginas com frequncia, em movimento de prono-supinao, podendo causar hipersensibilidade no msculo pronador redondo e quadrado; manuteno de postura fletida dos cotovelos podendo causar tendinite dos flexores e epicondilite;

desvio lateral de punho com freqncia e rapidez podendo causar irritabilidade no Tnel de Guyon e tendinite de DQuervain;

pina anatmica associada a compresso digital e foa podendo causar tendinite de DQuervain;

movimento em pndulo do pescoo, cervicobranquialgia."

coluna

cervical,

podendo

causar

Ironicamente, em 26.01.2000 a autora recebeu alta mdica por um perito preposto do ru, o qual sequer realizou exames laboratoriais detalhados, limitando-se somente a algumas perguntas e toques em seus braos. Referida percia trata-se de ato mdico temerrio, precipitado e intempestivo eis que, apesar das orientaes do mdico assistente da autora, concluiu pela alta mdica. Confirmam-se tais fatos pois em sua concluso o perito afirma que a autora "sente dores em seus ombros..." e que houve "reduo da sensibilidade e dor palpao...", no demonstrando, em momento algum, ter realizado exame, qualquer que seja, para fortalecer tais concluses. Isso tudo Excelncia, por um simples motivo: o perito realmente no fez qualquer exame detalhado na peticionria, a ponto de sua consulta no ter se prolongado por mais de 05 (cinco) minutos.

Ora, uma "percia" nestes moldes no possui o condo de avaliar o verdadeiro estado clnico/steo-articular da beneficiria, e sim, burlar o regulamento e obrigar a paciente a ocupar novamente as suas funes laborais como forma de evitar que o rgo de previdncia social continue a efetuar os pagamentos pelo benefcio. Desta forma, verifica-se que houve somente um motivo para a alta imposta e a cassao do benefcio: evitar que mais um beneficirios fizesse jus a seus direitos perante o INSS, permitindo assim que aquele rgo deixasse de repassar a remunerao mensal at ento paga, restando mais verbas em seus cofres. II - DO DIREITO LQUIDO E CERTO

A Constituio Federal tem por fundamentos a promoo do bem estar de todos sem qualquer forma de discriminao, alm disso, garante o estabelecimento da dignidade humana, em seu art. 1, III. No mesmo sentido, seu art. 196 dispe que a sade direito de todos e dever do Estado, garantido atravs de polticas sociais e econmicas que visem a reduo do risco e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. Ademais, o art. 201 da Carta Magna estabelece que os planos de

previdncia social, nos termos de Lei, atendero a cobertura dos eventos de doena, includos os resultantes de auxlio-doena por incapacidade fsica para o trabalho. A Lei 8.213/91 dispe em seu art. 59 que o auxlio-doena ser devido ao segurado que, havendo cumprido, quando for o caso, o perodo de carncia exigido nesta Lei, ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos, momento a partir do qual lhe ser devido auxlio doena a contar do 16 (dcimo sexto) dia do afastamento da atividade e enquanto permanecer incapaz. Isso tudo ocorreu com o quadro clnico da autora.

Alm disso, o Decreto 2.172/97 traz o seguinte:

"Art. 76. O auxlio-doena cessa pela recuperao da capacidade para o trabalho ou pela transformao em aposentadoria por invalidez ou auxlio-acidente de qualquer natureza, neste caso se resultar seqela que implique reduo da capacidade funcional."

No bastasse, o entendimento dominante em nossos Tribunais assegura o direito da autora, como pode ser verificado abaixo, onde, em todas as jurisprudncias, a Justia Estadual tem restabelecido os benefcios injustamente cassados, inclusive em decises do E. Tribunal de Alada deste Estado, seno vejamos:

1000282 1. ACIDENTE DO TRABALHO Acidente do trabalho. Incapacidade definitiva para o exerccio de atividade laboral, decorrente de seqela acidentaria, conduz a concesso de aposentadoria por invalidez. O exerccio da atividade laboral, mesmo em condies precrias, no enseja o deferimento de auxlio-doena desde a alta, mas to-s o auxlio-suplementar previsto no art. 9 da lei 6367.76, face as concluses da percia. (TARS AC 27.474 3 CCiv. Rel. Juiz Srgio Pilla Da Silva J. 14.04.1982) 1000287 ACIDENTE DO TRABALHO. APOSENTADORIA ESPECIAL PREVIDENCIRIA. MOLSTIA PROFISSIONAL. AUXLIO-ACIDENTE. ACUMULABILIDADE. Lei de acidente do trabalho. Doena profissional e aposentadoria especial. Cumulao com auxlioacidente. Cabimento. Inteligncia da Lei n 5316, de 1967, artigos 6 e 7, e do ato normativo n. 167, de 1976, de secretaria geral da autarquia previdenciria. Sentena confirmada. (TARS AC 26.320 4 CC 1000292 ACIDENTE DO TRABALHO. INCAPACIDADE ATIVIDADE HABITUAL. RETORNO AO TRABALHO. AUXLIO-ACIDENTE. Auxlio-acidente o retorno do acidentado ao trabalho no

descaracteriza o benefcio, que e devido, justamente, a partir do retorno ao trabalho, cessando o benefcio do auxlio-doena. Sentena confirmada. (TARS AC 27.304 1 CCiv. Rel. Juiz Lio Czar Schmitt J. 22.04.1982) 1000300 ACIDENTE DO TRABALHO. AUXLIO-DOENA. DIES-A- QUO. Acidente do trabalho. Auxlio-doena acidentrio deve ser contado a partir do dia imediato da cessao do trabalho, se aps a alta o acidentado retornou ao servio. (TARS AC 27.150 3 CCiv. Rel. Juiz Srgio Pilla Da Silva J. 03.03.1982) 1000307 PNEUMOCONIOSE ACIDENTE DO TRABALHO MOLSTIA PROFISSIONAL. AUXLIO-DOENA. PRESCRIO. CONTAGEM. Interveno do Ministrio Publico. Face a unidade e indivisibilidade da instituio, a vista para manifestarse sobre o recurso, aberta junto ao rgo de segundo grau, supre a omisso da mesma providncia no juzo de origem. De qualquer sorte, o exame condicional do mrito se imporia para apurar-se se e possvel dele julgar em favor da parte cuja hipossuficincia e motivo da interveno Caso em que a falta desta no acarreta nulidade. Citao tardia na cautelar. E manifestamente irregular a citao do INPS, nos autos da produo antecipada de prova pericial, somente apos efetivados os exames mdicos. Contudo, o silencio do instituto sobre o tema, quer nos autos dessa cautelar, quer em sua contestao ao pedido principal, convalida o ato. Pneumoconiose. Pericialmente constatada a molstia em ex-mineiro de subsolo e sua relao de causa e efeito com dita ocupao, configura-se o acidente do trabalho sob a modalidade de doena profissional, dando lugar ao pagamento da auxlio-doena na forma da legislao enato vigente. Prescrio. Conta-se o prazo prescricional da data em que resultou definida pericialmente a incapacitao, seja com relao a prpria ao acidentaria, seja com pertinncia as prestaes atrasadas. Auxlio-doena da Lei n 5316.67. Seu valor mensal e apurado pela aplicao do percentual de reduo da capacidade ao montante do salrio percebido pelo acidentado ao tempo do fato, atualizando-se esse valor ao tempo do pagamento. Apelao parcialmente provida. (TARS AC 26.737 2 CCiv. Rel. Juiz Adroaldo Furtado Fabricio J. 22.12.1981) 05146 ACIDENTE DO TRABALHO AUXLIO-DOENA INTERROMPIDO RESTABELECIMENTO DESTE DETERMINADO EM JUZO DOENA DEGENERATIVA LOMBALGIA DE ESFORO PATOLOGIA RELACIONADA COM A ATIVIDADE DESEMPENHADA PEDIDO PROCEDENTE HONORRIOS ADVOCATCIOS FIXADOS EM PERCENTUAL ADMISSIBILIDADE SENTENA MANTIDA.

VISTOS, relatados e discutidos estes autos de Apelao Cvel n 108261-7, da 1 Vara de Famlia e anexos da Comarca de Maring, em que apelante INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL INSS, e apelado, RAIMUNDO DA SILVA. 1. Trata-se de recurso do INSS contra deciso que acolheu o pedido formulado em ao acidentria e determinou o restabelecimento do benefcio de auxliodoena, com pagamento das parcelas atrasadas e acrscimos de juros, correo monetria, custas e honorrios. Sustenta o apelante, em sntese, que: o apelado

sofreu acidente de trabalho quando desempenhava a funo de pintor e, em razo de vrios acidentes, tornou-se portador de leso na coluna vertebral, ficando afastado do trabalho para tratamento mdico, recebendo auxlio-doena at receber alta definitiva; pelo laudo do assistente tcnico a doena no gera invalidez para o trabalho braal, no sendo ainda recomendvel o seu afastamento em razo do problema ortopdico; logo, no havia incapacidade para as ocupaes habituais, devendo ser julgada improcedente a ao; os honorrios advocatcios so excessivos, descabendo a sua fixao em 20% sobre o valor da condenao, por se tratar de ao contra a Fazenda. O Ministrio Pblico de primeiro grau opinou pelo improvimento do recurso, mas o procurador de justia, pelo provimento parcial no que respeita ao arbitramento da verba honorria, que, a seu ver, deve ser em valor certo. Contra-razes e remessa regulares. 2. Dos vrios acidentes sofridos pelo autor apelado, sobreveio-lhe doena degenerativa denominada lombalgia, e o esforo desenvolvido no desempenho de sua profisso funcionou como fator desencadeante da sintomatologia dolorosa da doena irreversvel, segundo o laudo pericial. Na percia foi igualmente constatada a incapacidade permanente para o trabalho (item 7, f. 65 e item 6, fl.66). Assim, a relao entre as condies em que o trabalho era efetivado e a leso ou perturbao funcional constatada, recomendavam o acolhimento do pedido. O apelado ficou incapacitado para o trabalho pesado, incluindo o de pintor, por comportar o deslocamento de gales de tintas, transporte de escadas, e outros objetos pesados, o que representa reduo da capacidade laborativa tornando devido o auxlio-doena, na forma da lei. No que respeita aos honorrios advocatcios, nada est a indicar nos autos que tenha sido descumprido o disposto no art. 20, 4, do CPC, que determina a sua fixao, quando for vencida a fazenda pblica (ou, como aqui, as autarquias), consoante apreciao equitativa do juiz. Nada impede que para tanto seja adotado um percentual sobre o montante da condenao, e no um valor certo, dependendo das circunstncias. Aqui, o valor da causa de R$3.000,00, de modo que, os 20% incidentes no representam quantia imoderada, circunstncia esta, alis, que nem o apelante e nem o representante do Ministrio Pblico em segundo grau chegaram a afirmar.

3. Cumpre que se mantenha a respeitvel deciso atacada, que deu adequada soluo controversia. Por conseguinte, acordam os juizes integrantes da Sexta Cmara Cvel do Tribunal de Alada do Paran, por unanimidade de votos, em negar provimento ao apelo. (TAPR AC 108261-7 6 C.Cv. Rel. Juiz Ruy Fernando de Oliveira DJPR 24.10.1997)

No caso da autora no ocorreu qualquer desses fatos, ou seja, no est capacitada para o trabalho, nem houve a transformao do benefcio para aposentadoria por invalidez, tornando-se evidente a leso que a mesma vem sofrendo desde a data de 26.01.2000, uma vez que fora considerada apta ao trabalho mesmo sentindo insuportveis dores, inchaos, dormncias e irritaes. No resta a menor dvida que a cassao do benefcio da autora foi injusto, ilegal e arbitrrio, seno vejamos que o nexo causal e o nexo tcnico se fazem presentes, uma vez que resta demonstrado o vnculo entre a afeco das unidades motoras e a existncia de fatores ergonmicos de risco para o desenvolvimento de DORT/LER. Ademais, h uma perfeita correlao entre as caractersticas clnicas da autora com a etiologia, bem como do diagnstico da mesma com as atividades que desempenhava na funo que exercia. Com estas simples observaes, mas coerentes, torna-se perfeitamente visvel o direito da autora ao restabelecimento de seu benefcio auxlio-doena, uma vez que resta totalmente incapacitada de retomar suas atividades laborais, devido s fortes dores fsicas, o que, consequentemente, trazem srio abalo emocional e psicolgico. No bastasse, depende da remunerao da empresa e, devido ao seu quadro, vem deixando de perceber seus recursos, os quais so INDISPENSVEIS sua manuteno e antes eram providos pelo benefcio previdencirio de carter alimentar.

III - DA ANTECIPAO DE TUTELA

Diante de tais fatos, evidentes as leses que acometem a peticionria, razo pela qual torna-se justificvel a antecipao de tutela ora pleiteada, pena da autora vir a sofrer mais danos, os quais, por sua natureza, tornar-se-o irreparveis. Quanto ao "fumus boni juris", este resta demonstrado quando da verificao do quadro clnico da autora, uma vez que todos os documentos provam estar esta incapacitada ao trabalho, contrariando o que decidiu perito do ru (que de perito s possui o nome) em suposta "percia" realizada na data de 26.01.2000 a qual desrespeitou as normas tcnicas para verificao do estado clnico da at ento beneficiria, eis que sequer houve realizao de um exame laboratorial aprofundado. Com este resultado a autora fora compelida a retornar ao trabalho, mesmo sentindo fortes dores, formigamentos e desconfortos, o que, por si s j autoriza a concesso da medida liminar ora pleiteada. Ademais, todos os laudos confirmam os nexos existentes entre as leses da autora e as atividades que desempenhava com habitualidade na Caixa Econmica Federal. Alm disso, mesmo que assim no o fosse, basta verificarmos que a autora desempenhava funes de bancria, o que j o suficiente para concluir que realizava tarefas

repetitivas e sem qualquer controle para preveno de doenas, uma vez que os bancrios so os profissionais mais castigados com as doenas decorrentes de DORT/LER. Evidente abuso de direito por parte do ru. Referido abuso resta demonstrado quando o perito preposto daquele rgo decide pela cassao do auxlio-doena da autora mesmo verificando, admitindo e relatando que a beneficiria encontrase acometida por fortes dores, todas detalhadamente demonstradas em laudo mdico apresentado pela mesma, seguido dos exames ultra-sonogrficos de alta resoluo realizados.

Quanto aos danos de difcil reparao estes j iniciaram seno vejamos que a autora fora compelida a retomar suas atividades sem sequer estar apta ao trabalho. Ademais, recorreu administrativamente da deciso apresentada pelo perito, porm, sequer fora marcada nova percia ou apreciado o recurso interposto. No bastasse, encontra-se incapacitada ao trabalho, com fortes dores, bem como vem perdendo sua remunerao, essencial sua mantena, desde a data de 26.01.2000, eis que est totalmente incapacitada para o trabalho, tanto fsica quando emocionalmente.

Comprovados tais fatos, a liminar pleiteada deve ser concedida, uma vez que a antecipao de tutela nestes casos j prtica constante por diversos magistrados, inclusive sendo aceita at por Tribunais, conforme se evidencia com a deciso anexa, proferida pelo Ilustre Magistrado Federal da Comarca de Guarapuava, Dr. JOS ANTONIO SAVARIS, o qual, em sbia deciso, antecipou os efeitos da sentena, RESTABELECENDO O BENEFCIO anteriormente vigente, em um caso de auxlio doena conforme abaixo:

Autos n 99.4011580-6

"(...) 2. Os atestados de fls. 10 e 15 demonstram, conquanto unilaterais, que o autor se encontra atualmente incapacitado para o trabalho, em face de profundo tumor cerebral. (...) 4. Tenho como possvel, assim, a antecipao de tutela, em face do que a defiro parcialmente, para o feito de determinar ao INSS que, no prazo de cinco dias, promova o pagamento do correspondente ao que faria jus o autor a ttulo de

auxlio-doena, desde a competncia setembro, pena de multa diria no valor de R$100,00 (cem reais). A aposentadoria por invalidez demanda comprovao da insuscetibilidade de reabilitao, a teor do art. 42 da Lei 8.213/91.(...)" grifamos. Uma vez recorrida esta deciso do respeitado magistrado de primeiro grau, o TRF 4 Regio a manteve, em juzo preliminar, onde o relator, Dr. LUIZ CARLOS DE CASTRO LUGON fundamentou da seguinte maneira nos autos de Agravo de Instrumento de n 1999.04.01.098374-7/RS (cpia anexa):

"(...) Requer o recorrente, por fim, seja agregado efeito suspensivo ao recurso. Deve ser indeferido o efeito suspensivo perseguido, porque desprovidos de relevncia os argumentos perfilados no recurso.

(...) Por outro lado, o momento para a antecipao dos efeitos da tutela no encontra qualquer limitao legal, podendo assim, em face de circunstncias especficas do caso concreto, ser deferida ela de plano como na espcie."(grifo nosso). Por outro lado, mesmo que em alguns tribunais haja entendimento contrrio, o que ocorre que a matria possui peculiaridades prprias, tornando possvel os entendimentos acima demonstrados. Alm disso, no h que se falar em irreversibilidade ou leso a direito por parte do ru pois todos os documentos anexos demonstram que a peticionria no se encontra capacitada para desempenhar suas funes, deixando claro que o que houve foi um total equvoco por parte do preposto do rgo previdencirio quando da anlise s condies da beneficiria. Alm do mais, o prprio assistente que acompanhou todo o tratamento da paciente fazia meno, desde o incio do tratamento, para o preenchimento do CAT Comunicado de Acidente de Trabalho para o novo benefcio, haja vista o nexo causal existente.

Em virtude tambm da peculiaridade da matria, o ilustre magistrado federal de primeiro grau entendeu cabvel a produo antecipada de prova pericial, uma vez que torna-se essencialmente necessria para decidir se o autor, naquele processo, permaneceria ou no no gozo do benefcio de auxlio-doena, ou se, dependendo do resultado, deveria fazer jus aposentadoria por invalidez, haja vista j ter se mostrado pacfica tal postura em nossos Tribunais:

Previdencirio. Auxlio-doena indevidamente cancelado. Restabelecimento do benefcio e sua converso em Aposentadoria-Invalidez, a partir do laudo mdicopericial que constata a incapacidade" (AC 89.01.17.628-9-MG. Rel. Juiz HRCULES QUASMODO DA MOTA DIAS. TRF - 1 Regio - 2 Turma. Unnime. DJU de 13.10.94, pg. 58.055).

Desta forma, caso Vossa Excelncia entenda coerente e essencial para a continuidade da medida liminar, caso esta venha a ser concedida, requer a realizao com urgncia de prova pericial, devendo ser deferida tal prova, a fim de que se apure, atravs de perito oficial designado por este digno juzo, as exatas condies fsicas e clnicas da autora, at porque os laudos juntados aos autos, apesar de idneos, autnticos e fiis, foram elaborados pelo assistente que acompanhou todo o tratamento da mesma, o qual no possui as mesmas caractersticas de um perito judicial.

Caso Vossa Excelncia entenda e defira a produo antecipada de prova, requer seja designado perito oficial, bem como agendada percia com a maior brevidade possvel, devendo tal profissional responder aos seguintes quesitos:

01 Qual o quadro clnico da autora? Se esta portadora de molstia incapacitante para o exerccio de sua atividade habitual (Digitao constante; trabalhos repetitivos com mos, braos e ombros; manuseio de papis e numerrio bancrio; escritas manuais, dentre outras atividades bancrias) ou de qualquer atividade que lhe garanta subsistncia, especificando-a se positiva a resposta; 02 Qual a explicao para o surgimento de tais doenas e qual o seu termo inicial? 03 possvel t-las adquirido em seu ambiente profissional, uma vez que trabalha em banco h mais de 10 anos?

04 H possibilidade de recuperao total da autora? Em quanto tempo? 05 A doena da autora pode ser considerada DOENA DO TRABALHO? 06 As leses podem ser revertidas cirurgicamente?

07

possvel

uma

reabilitao

profissional

no

caso

em

tela?

08 Porqu aps mais de 20 meses de intenso tratamento as dores ainda continuam? 09 Esclarea o Sr. Perito sobre a possibilidade da doena constatada ter surgido de forma precoce ou se, mesmo j portadora, o trabalho teria contribudo para o quadro atual;

IV - JUSTIA GRATUITA

A autora pessoa de baixa renda e encontra-se incapacitada para o trabalho, alm de no estar percebendo qualquer remunerao diante da injusta cassao de seu benefcio previdencirio.

Diante disso, bem como pelo fato de se tratar de questo previdenciria, requer sejam concedidos os benefcios da JUSTIA GRATUITA, assim como assegura a Lei 1.060/50 bem como a Lei 8.213/91 em seu art. 128:

Art. 128. As demandas judiciais que tiverem por objeto as questes reguladas nesta Lei e cujo valor da execuo, por autor, no for superior a R$ 4.988,57 (quatro mil, novecentos e oitenta e oito reais e cinqenta e sete centavos), sero isentas de pagamento de custas (...)

(Redao dada ao artigo pela Lei n 9.032, de 28.04.95 Notas: 1) Valor atualizado a partir de 1 de junho de 1998, para R$ 6.361,73 (seis mil trezentos e sessenta e um reais e setenta e trs centavos) (2) Alm do mais, vejamos o que decidiu o Superior Tribunal de Justia sobre o tema: Assistncia Judiciria Gratuita. Pedido. Requisito. Prazo.

" suficiente a simples afirmao do estado de pobreza para obteno do benefcio da justia gratuita. O pedido de assistncia judiciria pode ser formulado em qualquer fase do processo." (STJ Rec. Esp. 174.538 SP Rel. Min. Garcia Vieira J. em 08/09/98 DJ de 26.10.98). V- DOS DOCUMENTOS

Quanto aos documentos juntados anexos que no possuem autenticao nem so originais, cabe esclarecer que alguns deles no necessitam de tal atributo, como o caso da deciso judicial do juzo da Comarca de Guarapuava/PR e a do TRF 4 Regio, uma vez que tais documentos so de conhecimento pblico. J as Normas Tcnicas para Avaliao de Incapacidade anexos, foram extrados da Internet, e elaborados pelo prprio ru, sendo de igual forma, de acesso pblico. O nico documento que no foi autenticado trata-se do ltimo laudo mdico do assistente da autora, uma vez que os originais no foram recebidos at a presente data. Desta forma, requer a concesso de prazo para que se possa junt-lo aos presentes autos em tempo hbil.

VI - REQUERIMENTO FINAL

Diante de todos esses fatos, requer seja deferido, liminarmente, o restabelecimento do benefcio autora, considerando-a INAPTA para retornar s suas funes habituais, at realizao de percia tcnica a ser designada por este digno Juzo, pugnando pela suspenso imediata da alta mdica aplicada. Requer igualmente a expedio de ofcio ao Instituto Nacional de Seguridade Social, a fim de que o mesmo seja intimado de referida deciso.

Igualmente, caso seja o entendimento de Vossa Excelncia, requer em carter de urgncia, seja agendada percia mdica, com perito a ser designado a fim de que se verifique as verdadeiras condies steo-articulares e psicolgicas da autora peticionria, para, aps o resultado da mesma, ser mantida ou revogada a medida antecipatria, bem como, se for o caso, seja concedido o benefcio de APOSENTADORIA POR INVALIDEZ, a partir do dia seguinte ao da alta mdica, ou seja, 27.01.2000.

VII - DOS PEDIDOS Por todo o exposto, requer finalmente a Vossa Excelncia:

a. Seja recebida a presente Ao Ordinria bem como todas as peas que a

instruem; b. Deferimento da ANTECIPAO DE TUTELA, pleiteada a fim de que o INSS restabelea o benefcio AUXLIO-DOENA da autora (n 109.403.962-1) ou, alternativamente, conceda o benefcio por acidente de trabalho, para que a mesma deixe de sofrer os prejuzos demonstrados at sentena final, aps realizao de percia tcnica, devendo ser expedido ofcio ao INSS a fim de que o mesmo pague o correspondente ao auxlio-doena da autora at nova ordem, pena de, no o fazendo, incidir-lhe multa diria por descumprimento; c. Realizao de vistoria no local do trabalho a fim de comprovar o nexo etiolgico; d. Seja oficiado o INSS para que remeta a este digno Juzo a ficha de tratamento da autora, informando benefcios pagos (datas de incios, cessao e valores), salrio de contribuio adotado;

e. Seja oficiada a empregadora para remeter cpia da folha de pagamento da autora desde a admisso, com discriminao da parte fixa e de todas as variveis, bem como esclarecer eventual mudana de funo aps o acidente; f. Caso Vossa Excelncia assim entenda, seja deferida a produo antecipada da prova pericial, sendo designado perito oficial para que responda aos quesitos elaborados bem como conclua se a autora possui ou no condies de retornar ao trabalho ou at mesmo se deve fazer jus aposentadoria por invalidez; g. Produo de todos os meios de prova em direito admitidos, especialmente testemunhal, documental, pericial e oitiva dos prepostos do ru;

h. Finalmente, em sentena final, requer seja mantida a antecipao de tutela pleiteada, quando, aps produo de todas as provas requeridas, restar demonstrado que a autora realmente no est apta para retornar ao trabalho, devendo permanecer no gozo do Auxlio-Doena, o qual dever ser convertido para Auxlio-Doena-Acidentrio (Cd. 91) e, se for o caso, seu benefcio ser convertido para Aposentadoria por Invalidez; i. Sejam deferidos os benefcios da Assistncia Judiciria Gratuita;

j. Concesso de prazo para juntada dos documentos originais ou cpias autenticadas dos que no possuem autenticidade de acordo com as exigncias deste digno Juzo;

k. Honorrios advocatcios no importe de 20% sobre o total da condenao; l. DISTRIBUIO POR URGNCIA.

Isso posto, diante do direito subjetivo, lquido e certo da autora, o qual autoriza a antecipao de tutela pleiteada, tudo isso demonstrado por documentos, laudos, atestados, dentre outros, razo pela qual torna-se indiscutvel o deferimento que dever ser aplicado inicial e a todos os pedidos formulados, tudo isso por uma questo de direito, que ensejar a mais transparente JUSTIA!! Atribui-se causa o valor de R$3.000,00. Nestes termos

Pede deferimento

Anda mungkin juga menyukai