Anda di halaman 1dari 28

Globalizao, Geopoltica e Geoestratgia

Ambiente
SRB_ISCSP_CP 1

Ambientalismo
Tornouse sinnimo de preocupao global
Problemas e ameaas:
a) Radicais: planeta = ecossistema holstico ( mais do que a mera soma das partes) interdependente b) Outros: consideram que todo o planeta est ameaado pelas mudanas climticas cujas origens e consequncias esto geograficamente dispersas
SRB_ISCSP_CP 2

Ambientalismo (1)
REGULAO = Imperativo
Enorme aumento no nmero e aco das instituies internacionais, leis e tratados que regulam o clima, associado ao desenvolvimento de complexas alianas internacionais de movimentos e organizaes ambientalistas

SRB_ISCSP_CP

Ambientalismo (2)
Aps incio 1970 imps-se no seio da Comunidade Internacional a necessidade de proteger o meio ambiente contra as diversas agresses humanas
1 Conf. ONU: Estocolmo, 1972 insistia na preservao das espcies (no interesse das geraes presentes e futuras) 1982: Ass. Geral da ONU adoptava a Carta Mundial da Natureza (toda a forma de vida nica e merece ser respeitada, qualquer que seja a sua utilidade para o homem)
SRB_ISCSP_CP 4

Ambientalismo (3)
1992, Rio de Janeiro: Cimeira da Terra 1997, Nova Iorque: Cimeira da Terra
Tentativa de tomada de conscincia ao nvel mundial
Mas: e os resultados prticos?

2001, Quioto 2002, Joahnesburg 2005, Montreal


SRB_ISCSP_CP 5

2009, Copenhaga

SRB_ISCSP_CP

Riscos Planetrios
Acidentes vs degradaes contnuas
Degelo no rctico e na Antrtida

Acidentes
Chocam habitualmente a opinio pblica, de forma pontual mas espectacular
Naturais: Alteraes climticas vrias chuvas torrenciais, secas acentuadas (incndios dramticos...), quedas bruscas de granizo, tornados,
SRB_ISCSP_CP 7

Riscos Planetrios (1)


Artificiais: Actividade ou produo industrial
Expulso de nuvens de dioxinas de uma fbrica qumica (Seveso, Itlia: 1976) Nuvem txica de uma indstria qumica (Unio Carbide, Bopal, ndia: 1984) Avaria numa central nuclear (fuso parcial do reactor de Three Mile Island, EUA: 1979) Exploso parcial do reactor desprovido de dispositivo de conteno em Tchernobyl, URSS: 1986)

SRB_ISCSP_CP

Fukushima, 2011

SRB_ISCSP_CP

Nuclear: sim ou no?


Tremor de terra/tsunami e catstrofe nuclear em Fukushima (Japo, 2011) Problemtica Actual : Energia Nuclear/Centrais Nucleares. Sim ou No? Discurso vs realidade

Radiao no quotidiano
http://www.iaea.org/Publications/Factsheet s/English/radlife.html

SRB_ISCSP_CP

10

Riscos Planetrios (2)


Poluio martima muito localizada
Acidentes petrolferos no mar (mars negras: o caso do prestige) Mas, 80% das poluies martimas provm da terra atravs dos rios, dos esgotos costeiros e da atmosfera

Degradaes contnuas
Efeito de estufa
Ligado ao aumento da concentrao de gases, sobretudo de CO2, na atmosfera
SRB_ISCSP_CP 11

Riscos Planetrios (3)


Aquecimento do planeta Degelo? Elevao do nvel dos mares? Recuo de certas florestas? Reduo da diversidade gentica? Multiplicao das tempestades e outros fenmenos naturais? Biodiversidade em perigo?

Alterao da camada de ozono

SRB_ISCSP_CP

12

Globalizao vs Ambiente
Considerando a definio de globalizao como um conjunto de processos e interaces sociais que assumem propores interregionais ou transcontinentais, 4 aspectos tm que ser considerados quando se abordam questes ambientais:
A) Nem todos os problemas ambientais podem ser descritos como globais, nem todas as respostas s ameaas ambientais o so

SRB_ISCSP_CP

13

Globalizao vs Ambiente (1)


B) Os ecossistemas so uma complexa mistura de flora, fauna e de sistemas e ciclos naturais, dinmicos que interactuam com as instituies sociais humanas e com as redes de poder.
No podemos descrever os fenmenos ambientais do mesmo modo que descrevemos os fenmenos polticos, econmicos ou culturais.
Eles dependem das constelaes de interaces que os rodeiam.
SRB_ISCSP_CP 14

Globalizao vs Ambiente (2)


A nossa preocupao central a degradao ambiental em particular e a aco ou processos sociais que causam degradao ambiental [ou que a combatem] D) A degradao ambiental muitas vezes invisvel (emisses radioactivas, por exemplo)

SRB_ISCSP_CP

15

Globalizao vs Ambiente (3)


degradao ambiental = transformao de ecossistemas completos ou de componentes desses ecossistemas cujas consequncias, identificadas ou no pelos actores humanos, tm um impacte adverso nas condies econmicas, demogrficas de vida e ou sade dos seres humanos.
SRB_ISCSP_CP 16

Degradao Ambiental
nossa ateno = orientada para as formas atravs das quais a interaco dos mundos natural e social geram constrangimentos, oportunidades e problemas para outras formas de aco social sejam elas polticas, militares, ticas ou econmicas. considerado em conjunto com a varivel alcance geogrfico do processo social que gera e sofre a degradao ambiental.
SRB_ISCSP_CP 17

Formas de Degradao Ambiental


Globalizao e os espaos ambientais comuns aqueles elementos do ecossistema global que so, simultaneamente, utilizados, experimentados e partilhados por todos e esto, efectivamente, sob jurisdio de nenhum (atmosfera, sistema climtico,...)
SRB_ISCSP_CP 18

Formas de Degradao Ambiental (1)


Globalizao, recursos, demografia e excedentes fenmeno interligado de expanso demogrfica e consumo de recursos. Mais pessoas = mais consumo de recursos.
(3 mundo: mais pessoas, mais consumo, menos matriasprimas, mais desertificao, mais misria, incapacidade de respeitar servio da dvida dos financiamentos internacionais, instabilidade, migraes proletariado externo, burden sharing..)
SRB_ISCSP_CP 19

Formas de Degradao Ambiental (2)


Poluio transfronteiria e economia internacional
Transmisso de poluentes por ar, sol ou gua desde o seu ponto de gnese ou criao atravs das fronteiras polticas de tal modo que o seu impacte ambiental negativo ocorre noutras jurisdies legais
chuvas cidas, poluio de lagos e rios com margens comuns a mais do que um pas Lago junto a Genve (Frana vs Sua)
SRB_ISCSP_CP 20

Formas de Degradao Ambiental (3)


as ameaas potenciais acidente de Tchrnobyl,... movimento de espcies que fogem para um novo habitat onde a sua presena se pode revelar verdadeiramente hostil/ameaadora para o ser humano (abelhas gigantes de frica para os Estados Unidos da Amrica/ Aves migratrias Gripe das Aves) e ou colocar em risco a extino e ou mutao da espcie migratria a intencional e muitas vezes legal importao e exportao de lixos perigosos e o movimento e relocalizao de indstrias altamente poluentes.

SRB_ISCSP_CP

21

Formas de Degradao Ambiental (4)


Globalizao, poltica ambiental e conhecimento ambiental
Outro sentido em que podemos falar de globalizao ou regionalizao ambiental deriva das caractersticas espaciais das instituies e processos sociais que, materialmente geram, interpretam e procuram controlar politicamente o ambiente.
As origens e as consequncias dos problemas ambientais regionais e globais intersectamse com as instituies e processos globais e regionais de mbito econmico, poltico e cultural
SRB_ISCSP_CP 22

Solues
Pases Desenvolvidos
Vontade Poltica, efectiva Legislao, regulamentaes
produzir com limpeza e com maior segurana Medio dos diferentes tipos de poluio
Alguns resultados no menosprezveis Reduo em 70%, entre 1980 e 1993, das emisses de dixido de enxofre (associado combusto de carvo e leos): recurso acrescido a gs natural... Reduo de monxido de carbono nos centros das cidades e de chumbo (graas generalizao da gasolina sem chumbo)

SRB_ISCSP_CP

23

Solues (1)
Pases em Vias de Desenvolvimento
Dificuldades em conciliar desenvolvimento e preocupao ecolgica
Razes financeiras e culturais
Previses OCDE: emisso de CO2 passar de 30% do total mundial (1995) para 60% (2025).

Conceito de eco-desenvolvimento (1970) preconiza proteco do meio ambiente


Luxo que os PVDs prevem no conseguir pagar

SRB_ISCSP_CP

24

Plano de Cooperao Global


300 convenes internacionais no quadro
ONU OCDE ...

Directivas EU aplicveis nos seus EstadosMembros Conveno de Washington (1973: comrcio internacional das espcies protegidas.128 Estados signatrios: proibio do comrcio do marfim - 1989)
SRB_ISCSP_CP 25

Plano de Cooperao Global (1)


Protocolo de Montreal (1987): proibiu a produo de CFC (clorofluorcarbonetos) e dos seus derivados a partir de 1996.

SRB_ISCSP_CP

26

Clivagens
Oposio entre os pases industrializados
Cimeira do G8 em Denver (Junho de 1997): Europeus no conseguiram convencer os EUA a subscrever compromissos precisos em matria de emisso de CO2 Nova Iorque (1997): os 3 maiores poluidores do mundo (EUA, Canad e Japo) recusaram-se a fazer redues obrigatrias dessas emisses e remeteram os debates para a Conferncia sobre as alteraes climticas
SRB_ISCSP_CP 27

Futuro?
ONU declara, em 01.01. de 2011, que este o
Ano Internacional das Florestas
Floresta Siberiana em chamas Cheias nos EUA

http://www.youtube.com/watch?v=5g8c mWZOX8Q
SRB_ISCSP_CP 28

Anda mungkin juga menyukai