Anda di halaman 1dari 4

SERMO NA MONTANHA (A INUTILIDADE DA PROFISSO RELIGIOSA SEM A PRTICA; OS DOIS CONSTRUTORES J. C. RYLE) MATEUS 7.

24-29

v.24 - Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelh-loei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; 1. Terminando o seu sermo na montanha, Jesus disse que s haveria resultado o que foi aprendido se fosse colocado em prtica. 2. A prtica evidenciaria o ouvinte: assemelhado ao homem prudente; tal homem, por ser sbio e previdente, escolhe o lugar da sua habitao criteriosamente: edifica sobre a rocha. 3. Edificar em solo rochoso, terra dura, ou mesmo sobre um rochedo, exige-se empenho, disposio, e quase sempre, recursos em maior quantidade. 4. Comparando o praticar com o construir sobre a rocha, percebe-se que nem uma coisa e nem outra so fceis. No so fceis, mas tambm no so dispensveis. tudo questo de ter juzo (prudncia). 5. Desde quando, como disse Jesus, ouvimos estas minhas palavras? Ns, que nascemos e os pais j eram crentes, desde sempre. Quem tem um mnimo de vida crist, tambm. Parece que no temos muitas desculpas a dar, caso fizermos pouco caso do que ouvimos. 6.

v.25 - E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e no caiu, porque estava edificada sobre a rocha. 1. Quem constri em lugar seguro no fica sem passar pelas dificuldades da vida. Significa dizer que os problemas, so inclusive, para os que praticam a palavra. 2. Nossa morada na Rocha est, firme e segura ela ficar. Esta a esperana de quem escolhe praticar os ensinos de Jesus.
1

3.

E no caiu. Quem escolhe praticar os ensinos de Jesus no cai. No cai porque Jesus disse que no cai.

v.26 - E aquele que ouve estas minhas palavras, e no as cumpre, compar-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; 1. Como Jesus estava lidando com dois grupos de pessoas, e sempre foi assim no Seu ministrio, Ele fala a respeito daquele que ouve estas minhas palavras, e no as cumpre. 2. Quem so eles? Eles podem, perfeitamente, ser comparados aos que freqentam os cultos, a EBD, e outras atividades da igreja, mas que, infelizmente, no esto interessados em praticar o que ouvem. Talvez no pratiquem porque ouvem, mas no aprendem. Pode ser que, no aprendem, porque a igreja apenas um bom lugar para se estar. 3. Tais pessoas so comparadas ao insensato, ao moroso, ao lento, ao que no quer trabalho e sim facilidades. Para estes, o melhor lugar para edificar a areia. Rapidamente se constri, sai para a farra e ainda zomba do que ainda no terminou; zomba do que ainda est escavando a rocha. 4. Os que ouvem e no praticam, so comparados aos que cresceram na igreja, mas hoje, dizem que no precisam da dela; precisam s de Jesus. Temos que dizerlhes que nesta situao, quem no precisa deles Jesus. Quem no tem a igreja no tem Jesus. Igreja corpo, Jesus cabea. No tenho receio nenhum em dizer que os sem igreja esto infernalmente enganados. 5. Diferente do prudente, o insensato ver a runa da sua casa; a runa da sua vida; a runa do seu futuro eterno.

v.27 - E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. 1. Assim como vm tempestades na vida do prudente, vm tambm na vida do insensato. Ningum est a salvo dos problemas da vida; ningum, por mais piedoso que seja, est livre dos problemas deste sculo. Mas... 2. A diferena? A casa do prudente, daquele que ouvir e escolher praticar os ensinos de Jesus, no cai. 3. O prejuzo? A casa do insensato caiu; ele ouviu e optou por no praticar os ensinos de Jesus. E foi grande a sua queda; trata-se de um prejuzo incalculvel. 4. No Sermo na Montanha, Jesus estava tratando das escolhas certas, da vida correta, do amor ao prximo, do sofrer sem revidar, da felicidade por ser sdito do Reino. 5. Jesus ensinou coisas que no so fceis de serem praticadas, mas que no so impossveis, pois a graa nos capacita. 6. Que tipo de gente (igreja) Jesus espera dos seus ouvintes-praticantes? Ele espera uma igreja de
humildes de esprito; dos que choram (a misria humana); de mansos (gentis); dos que tm fome e sede de justia (tanto a divina como a humana), dos misericordiosos (dos que
movem o corao pela misria alheia), de limpos de corao (sinceros como crianas), de

pacificadores (gente que busca promover a paz entre as pessoas), dos que sofrem perseguio por causa da justia (testemunhar de Cristo por custar um alto preo), e por ltimo disse Jesus: (de
gente que) quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vs por

minha causa.

7.

Mas fique tranqilo. Tudo o que est escrito acima esperado s dos que fazem parte da igreja; se voc se diz desigrejado, nada disso Jesus esperar de voc.

v.28 - E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multido se admirou da sua doutrina; 1. Quando Jesus parou de falar, de proferir estas palavras, isto , todo o Seu sermo, as pessoas ficaram em silncio; elas estavam maravilhadas, atnitas, boquiabertas. Talvez, entre o silncio e a excitao.

2.

A multido estava admirada do ensino de Jesus; ela estava tocada pelo seu ensino, por sua doutrina.

v.29 - Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e no como os escribas. 1. A multido soube comparar os que ensinavam; no quesito ensino, Jesus estava muito acima do estilo dos escribas. 2. John Stott descreve onde estava firmada a autoridade de Jesus: A autoridade de Jesus como mestre; A autoridade de Jesus como o Cristo; A autoridade de Jesus como Senhor; A autoridade de Jesus como Salvador; A autoridade de Jesus como Juiz; A autoridade de Jesus como Filho de Deus; A autoridade de Jesus como Deus

CONCLUSO

Terminamos aqui algumas reflexes no Sermo na Montanha. Comeamos esta srie no captulo 6.19-34 (01/02/2012). Possivelmente voltaremos ao incio do Sermo na Montanha. Que Deus nos abenoe.

PR. Eli da Rocha Silva

4/03/2012

Igreja Batista em Jardim Helena Itaquera So Paulo - SP

Anda mungkin juga menyukai