Anda di halaman 1dari 3

Escola Secundria com 3ciclo do Ensino Bsico de Matias Aires Lnguas e Humanidades Geografia C

Caracterizao dos Principais Conflitos Regionais


Conflito
Temporal Espacial Caracterizao breve Todos estes conflitos deveram-se a incompatibilidades culturais a nvel religioso, tnico e lingustico. Nesta regio localiza-se uma grande diversidade de povos, que se foram fixando nestas regies, porm como as fronteiras dos pases no traduzem esta enorme diversidade, sucedem-se guerras e conflitos intertnicos e internacionais. uma histria de confrontos que ope a maioria dos irlandesesprotestantes, unionistas, identificados com os interesses do domnio britnico - e, de outro, a minoria - catlicos, nacionalistas, que atrelam sua identidade nacional resistncia religiosa, lutando pelo fim da dominao inglesa sobre o Ulster e a posterior unificao com a vizinha Repblica da Irlanda. Colonos judeus comearam a migrar para a regio, sendo os judeus um dos povos do mundo que no tinham um Estado prprio, tendo sempre sofrido por isso vrias perseguies, foram movidos pelo projeto do sionismo cujo objetivo era refundar na Palestina um estado judeu. Entretanto, a Palestina j era habitada h sculos por uma maioria rabe. Causas Incompatibilidades culturais, devido diversidade tnica e religiosa; Estmulo separatista; Posio estratgica destas regies, pois muitas delas possuem excelentes vias de comunicao, redes hidrogrficas e recursos minerais (petrleo). A dinastia Tudor lanou a Inglaterra a uma nova tentativa de conquista da Irlanda. O sucesso da tarefa submeteu os irlandeses - catlicos desde sua origem - ao governo de ingleses protestantes. A partir da, milhares de colonos ingleses estabeleceram-se na ilha - especialmente na provncia de Ulster, no norte do territrio discriminando, perseguindo e expulsando os nativos. Marcos importantes para o desenrolar deste conflito foram a autodeterminao do Estado de Israel e, posteriormente, o relacionamento deste ltimo estado com seus vizinhos rabes, com nfase para o povo palestino, que devido a no reconhecer o Estado de Israel, acabou no tendo seu prprio Estado estabelecido. Consequncias Elevado nmero de mortos e desalojados; Massacres, torturas, e violaes a cidados inocentes; Graves problemas de segurana e instabilidade nestas regies.

Regio do Cucaso

Sc. VI at a Atualidade

Europa Oriental, sia Ocidental (entre o Mar Negro e o Mar Cspio)

Conflitos na Irlanda do Norte e a formao do IRA

Segunda metade do Sc. XX at a Atualidade

Irlanda do Norte

A diviso do territrio irlands, ainda que no satisfizesse a populao catlica do Ulster, forada a continuar sob domnio britnico. Os mais exaltados deste grupo nacionalista partiram para a luta armada, incluindo o terrorismo. Desde o fim dos anos 60, as duas comunidades trocam tiros e bombas. Neste perodo, mais de 3.600 pessoas foram mortas.

O conflito Israel-Palestina

Sc. XIX at a Atualidade

Palestina

O conflito teve como resultado o comeo de pelo menos cinco guerras de dimenses maiores e um nmero aprecivel de conflitos armados de menores dimenses. Foi tambm fonte de duas Intifadas (levantamentos populares). Elevado nmero de civis e militares mortos e feridos.

ESMA 2011/2012

Escola Secundria com 3ciclo do Ensino Bsico de Matias Aires Lnguas e Humanidades Geografia C

Caracterizao dos Principais Conflitos Regionais


Conflito
Temporal Espacial Caracterizao breve A luta pela gua no Egipto assume uma importncia vital j que 98% do seu territrio ocupado pelo deserto. O Egito constri a barragem de Assuo para superar o dilema de falta de gua; o Sudo constri a barragem de Roseires e o Canal de Jonglei que permitiu a irrigao e a produo de energia hidroeltrica. As Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia so um grupo de rebeldes de ideologia comunista cujo objetivo declarado tomar o poder no pas pela fora. As FARC desejam que a parte oriental da Colmbia se torne independente, para que possa ser criado um pas que produza exclusivamente drogas. Desde 1959 a ETA lana campanhas de ataques contra a administrao espanhola dando-se principalmente em solo espanhol, embora em menor grau tambm est presente na Frana. Para os nacionalistas independentes bascos a Comunidade Autnoma Basca no o efectivamente sem Navarra e as trs provncias francesas. Distinguem-se no Ruanda dois grupos tnicos: a maioria htu e o grupo minoritrio, tutsi. Desde a independncia do pas da Blgica, os seus lderes foram sempre tutsis, num contexto de rivalidade tnica que se acentuou com o tempo, dada a escassez de terras e a fraca economia nacional, sustentada pela exportao de caf. Causas Em 1929, o Ingleses iniciam a cultura do algodo e impem a seguinte diviso 4 km para o Egito e 48 km para o Sudo e com isso surgiu o problema da repartio das guas. Consequncias A luta pela gua tornou-se uma questo de sobrevivncia e de desenvolvimento: Pobreza extrema Situaes de guerra civil Crescimento rpido demogrfico Tenses tnicas Apontam para relaes de grande conflito que podero ser exacerbados tendo em conta os ndices de vulnerabilidade. As consequncias do conflito na Colmbia so: Trfico de Drogas Sequestros Extorses Atentados

As Guerras de gua: A Bacia do Rio Nilo

1929 - Actualidade

Uganda, Tanznia, Ruanda, Qunia, Repblica Democrtica do Congo, Burundi, Sudo, Sudo do Sul, Etipia e Egito.

Colmbia e as Farc

1964 - Actualidade

Amrica do Sul (fronteira com o Brasil, Equador, Peru e Venezuela)

Fazer com que a parte oriental da Colmbia se torne independente para que se possa produzir unicamente droga. As FARC controlam cerca de 50% da cocana produzida no mundo, o dinheiro obtido com a venda dessas drogas vai para a compra de armamentos.

ETA

1959 - 2011

Pais Basco (Espanha e Frana)

Em l934 o partido props a criao de uma comunidade basca autnoma. Os nacionalistas bascos pretendem recuperar e unificar os territrios originais, mas os habitantes desses territrios no so s bascos e nem mesmo todos os bascos o pretendem.

A ETA tem perdido credibilidade e a aprovao da opinio pblica mesmo dentro de sua regio, por causa da violncia dos atentados que pratica. O alvo da organizao pode ser tanto uma personalidade poltica como cidados autnomos que estejam no caminho dos terroristas. As migraes foradas dentro e atravs das fronteiras nacionais so uma das consequncias mais visveis da perseguio poltica e dos conflitos armados. Mas tal como tem demonstrado a crise do Ruanda, os problemas de refugiados que muitas vezes ficam por resolver tambm podero ser a causa de instabilidade, violncia e deslocaes da populao.

Genocdio no Ruanda

1994

Ruanda

As diferenas que separavam ambos os grupos tnicos e, ao passo que o conflito avana, os apelos confrontao e "caa do tutsi" tornaram-se mais explcitos, designadamente o ms de Abril, em que se fez circular o boato de a minoria tutsi planejar um genocdio contra os hutus.

ESMA 2011/2012

Escola Secundria com 3ciclo do Ensino Bsico de Matias Aires Lnguas e Humanidades Geografia C

ESMA 2011/2012

Anda mungkin juga menyukai