Anda di halaman 1dari 2

A SADE PBLICA NO DISTRITO FEDERAL: O NOVO CAMINHO QUE NO COMEOU. Profa. Dra.

Maria Ftima de Sousa1 Institudo h 23 anos, o Sistema nico de Sade (SUS) um marco na mudana no modelo de ateno no Brasil. Maior poltica social do pas, atende desde a vacinao, programas especficos dirigidos aos diferentes ciclos de vida (crianas, adolescentes, adultos, idosos) e de situaes de risco e/ou agravos. Reconhecido pela Organizao Mundial de Sade como exemplo de sistema de servios universais no cuidado sade. Entretanto, o SUS no Distrito Federal, com muito mais recursos, diferente do que precisamos. Ele vem sendo desmontado por dcadas, por seguidos governos, que descumprem o dever do Estado no atendimento das necessidades e direitos humanos bsicos (CF de 1988; Art. 6 - Direitos Sociais). Portanto, a presena do setor privado deve ser complementar. No SUS todos os servios de assistncia sade podem ser complementados por contrato ou convnio com terceiros, desde que comprovada a insuficincia dos servios pelos entes pblicos responsveis pela sade (art. 24 da Lei 8.080/90). O Estado deve garantir o acesso universal aos bens e servios essenciais dignidade humana, no garantida pelo mercado. E quando necessria a presena do mercado, o Estado deve assumir seu papel regular e protetor da sade. O que no se aplica ao DF, por apresentar em sua rede assistencial, condies humana, tecnolgica e de infraestrutura para cumprir as obrigaes Constitucionais. Recordemos um episdio de 2008, quando o ento governador Jos Roberto Arruda anunciou que o Hospital Regional de Santa Maria seria administrado por uma Organizao Social. Os movimentos sociais e acadmicos logo questionaram. Aguerridos, lutaram contra a privatizao do Hospital. Na ocasio, uma das vozes que mais soaram em defesa do SUS, foi a do Partido dos Trabalhadores, que ao se apresentar como uma proposta de construo de um novo caminho nas eleies de 2010, colocou no programa de governo uma dura crtica gesto por OSs e assumiu um compromisso pelo fortalecimento do SUS e na luta contra a privatizao. As palavras do atual Governador Agnelo, em campanha, no ato de sua posse, e durante as visitas nos primeiros dias de governo aos hospitais eram: Serei o secretrio de Sade...Vou cuidar pessoalmente desta pasta.... Palavras aos ventos? Contradies ideolgicas, poltico-administrativa do governo? Somente o Governador pode responder queles que votaram em confiana s promessas. O Edital de Chamada Pblica No 01/2012 transfere sua responsabilidade com a sade dos brasilienses para o setor privado por meio das Parcerias Pblico-Privadas. Revela a desresponsabilizao do Estado em definir um modelo de ateno sade, com base nos valores e princpios orientadores do SUS. Demonstra que o Governo do DF abre mo, inclusive, de responder pela organizao dos servios no mbito da
Professora do Departamento de Sade Coletiva da Faculdade de Cincias da Sade da Universidade de Braslia e Coordenadora do Ncleo de Estudos em Sade Pblica/NESP/CEAM/UnB.
1

Ateno Primria Sade por meio da Estratgia Sade da Famlia e da convocao da populao, na figura dos Agentes Comunitrios de Sade, para reedificar a sade no DF e efetivar o direito sade para os moradores da capital de Braslia. Senhor Governador, o discurso da inovao da gesto pblica governamental, no enfrentamento das amarras legislativas e estatais que cobem o fortalecimento e ampliao do SUS, no pode ser usado como desculpa para a desestatizao das aes e servio pblicos de sade por meio das PPPs. preciso reimprimir a tica em defesa da vida e de um sistema que possa proteg-la em todas as suas dimenses. E o DF no pode se furtar dessa responsabilidade.

Anda mungkin juga menyukai