Anda di halaman 1dari 4

FACULDADES SPEI E ALUBRAT PS-GRADUAO LATO SENSU Especializao em Psicologia Transpessoal Turma IV - 2011-2012

Mdulo VIII Gesto nas organizaes e liderana transpessoal

Sergio Vieira Holtz Filho

Docente: Maria Isabel Campos Realizao: ALUBRAT Campinas dezembro/2011 PROTOCOLO DE ENTREGA DE TRABALHO TURMA IV - 2011-2012
Trabalho do Mdulo: Aluno: Recebido por:

VIII - Gesto nas organizaes e liderana transpessoal Sergio Vieira Holtz Filho

Resultado escrito de uma reflexo

a. Em que reas de atuao um profissional transpessoal pode ser til para as organizaes e para as pessoas que nela atuam? Reflexo: Onde tiver gente, um profissional transpessoal pode ser til s pessoas e, conseguinte, ao meio em que elas atuam. Qual a rea, em qualquer organizao, em que no h pessoas? Qual seria a organizao cujo objetivo no seja, em ltima instncia, as pessoas e a satisfao de suas necessidades? Embasamento: elaborao de contedo, lembranas e insights aduiridos em tempo de estudo.

b. Como profissional transpessoal, o que voc poder fazer para colaborar com a expanso da conscincia organizacional? Reflexo: para colaborar para expanso da conscincia organizacional posso fazer o exerccio de expanso da conscincia pessoal, minha e das pessoas que compe a organizao. Mas, antes de colaborar, eu preciso verificar se os indivduos protagonistas da ao de expandir o querem faz-lo, posto que o laborar est nas mos do sujeito. Supondo a manifestao de interesse real, resultado do reconhecimento ou do sofrimento ou da necessidade de expandir a conscincia, procuraria, ento, identificar em qual etapa, segundo a Abordagem Integrativa Transpessoal, o indivduo ou organizao, se encontra (cf. slides 29 ss.), com o objetivo de facilitar o seu trajeto natural etapa seguinte, melhor se de forma consciente. O reconhecimento j predispe, em minha opinio, ao incio do processo de integrao e, acredito, que os passos seguintes naturalmente sero: identificao, desidentificao, transmutao, transformao, elaborao e integrao, cujo caminhar conferir uma sntese, um aprimoramento do Ser manifestado na comunho com valores intrnsecos.

Embasamento: elaborao de contedo, lembranas e insights aduiridos em tempo de estudo.

c. O que voc precisa desenvolver em voc para vir a exercer esse papel com qualidade? Reflexo: A primeira palavra que me vem Humildade, seguida imediatamente de Respeito. Esses princpios so elementos chaves para o exerccio da funo seja teraputica seja pedaggica, de ajuda e/ou de acompanhamento da expanso de conscincia. Ainda preciso desenvolver e aprimorar a capacidade de observao e acolher o outro como se apresenta, com suas necessidades, anseios e objees, pensamentos e palavras, atos e omisses. Embasamento: elaborao de contedo, lembranas e insights aduiridos em tempo de estudo.

d. Ao longo de sua escrita, busque apresentar embasamento referindo-se a e/ou citando trechos da apostila, dos slides, ou suas lembranas e insights em aulas ou em tempo de estudo. No slide 7 vemos dez aspectos parciais de um contexto das questes globais. Apresenta somente questes fartamente divulgadas pelos meios de comunicao de massa, talvez com o propsito de criar ou manter a pulso dos indivduos em geral no sentido da manuteno da normose. Essa premissa parcial induz uma diferena de potencial entre o apresentado e o que se deseja apresentar, descortinando-se assim a inteno de justificar o argumento no validado. O que pode ser confirmado nos slide 8, 9, 10, 11 e 12, sendo este ltimo a evocao do objeto (abstrato) que se quer alcanar. Hiptese sugerida -- os contextos parciais da situao global--, segue-se a sugesto de soluo, j no mais num discurso hipottico, mas com nfase na tese, como se j estabelecida estivesse, validada pela induo daquela diferena de

potencial. Tal tese se resume num aparato de ferramentas para a transformao cultural, ou o ttulo em lngua extica: Cultural Transformation Tools - CTT. No encontrando ressonncia razovel, apresenta-se, ento a hierarquia das necessidades de Maslow, e, finalmente a Abordagem Integrativa Transpessoal, esta sim, objeto do nosso estudo e resultado de observao criteriosa dos processos humanos no desenrolar do rio da vida, nos seus eixos experiencial e evolutivo. A tentativa de legitimao do argumento de comparao entre pessoal e organizacional de fato necessrio e til. Sugere uma escala de valores em que se pode identificar a posio geogrfica do objeto -- pessoa e/ou organizao --, tal como as cartografias da conscincia de tantos outros autores, e, ento, estabelecer estratgia e plano de ao para expanso da conscincia do objeto, dos observadores do objeto, dos envolvidos pelo objeto, com o objetivo de ou acelerar a revoluo do eixo experiencial no eixo evolutivo ou manter integrados os aspectos do eixo experiencial (R.E.I.S.) no eixo evolutivo (cf. slide 30).

Anda mungkin juga menyukai