Anda di halaman 1dari 20

Resumo

A inovao uma necessidade da Administrao Autrquica. No mundo actual, os movimentos de reforma e modernizao centram a sua ateno na incapacidade do Estado gerir sectores econmicos inteiros, pelo fraco dinamismo face aos clientes, evoluo tecnolgica e pela ausncia de reais economias de escala nos custos. O que est em causa a obteno de um servio pblico de qualidade, definido pelos muncipes, prestado com eficincia, eficcia e economicidade. Aumentar a qualidade e reduzir os custos o segredo destas novas posturas tericas, que fomentam fortemente os processos de inovao tecnolgica e social. Hoje, no se pede Administrao Autrquica ou ao Estado em geral, que seja um grande empregador, para resolver os problemas das taxas de desemprego. Isso, constituiuse no passado parte da sua misso. Pede-se hoje s Autarquias que prestem um servio de qualidade a menor custo. Ora, esta mudana da Administrao Autrquica, de uma cultura de regras rgidas e hierarquias para uma cultura de servio de qualidade e flexibilidade, exige que sejam criadas condies novas de interaco entre a tecnologia e as dimenses sociais, econmicas e culturais, ou seja, numa palavra, exige inovao. A inovao, modernizao e competitividade so progressivamente objectivos e prementes necessidades da Administrao Pblica. urgente promover a reinveno do paradigma de Servios Pblicos, por serem pblicos mas tambm por serem os nicos a desempenhar determinadas actividades das quais dependem outras instituies pblicas e privadas. O sucesso das organizaes pblicas determinar o sucesso das demais.

I.

Administrao Pblica

A Administrao Pblica, pode ser definida como sendo uma actividade concreta e imediata que o Estado desenvolve para assegurar os interesses colectivos e subjectivamente como o conjunto de rgos e de pessoas jurdicas aos quais a Lei atribui o exerccio da funo administrativa do Estado. A Administrao Pblica Portuguesa pode ser dividida em trs grupos; pode ser Administrao directa do Estado, Administrao indirecta do Estado e Administrao Autnoma. Dizemos que Administrao Pblica directa, pois composta por todos os rgos, servios e agentes do Estado, que visam a satisfao das necessidades colectivas. Este grupo pode ser divido em servios centrais e servios perifricos. Os servios centrais so servios com competncia em todo o territrio nacional, temos como exemplo a Direco Geral de Viao e os servios perifricos so servios regionais com zona de aco limitada, exemplo disso, so os Governos Civis. Quanto Administrao indirecta do Estado, esta rene as entidades pblicas, com personalidade jurdica e autonomia administrativa e financeira. Por fim, temos a Administrao autnoma que rene as entidades que prosseguem interesses prprios das pessoas que as constituem e que definem autonomamente e com independncia a sua orientao e actividade. Segundo a tica da Administrao Pblica, os seus funcionrios encontram-se ao servio exclusivo da comunidade e dos cidados, prevalecendo sempre o interesse pblico sobre os interesses particulares ou de grupo. Passamos a citar alguns Princpios que devem sempre prevalecer:

Princpios do Servio Pblico - Os funcionrios encontram-se ao servio exclusivo da comunidade e dos cidados, prevalecendo sempre o interesse pblico sobre os interesses particulares ou de grupo.

Princpios da Legalidade - Os funcionrios actuam em conformidade com os princpios constitucionais e de acordo com a lei e o direito. Princpio da Justia e da Imparcialidade - Os funcionrios, no exerccio da sua actividade, devem tratar de forma justa e imparcial todos os cidados, actuando segundo rigorosos princpios de neutralidade.

Princpios da Igualdade - Os funcionrios no podem beneficiar ou prejudicar qualquer cidado em funo da sua ascendncia, sexo, raa, lngua, convices polticas, ideolgicas ou religiosas, situao econmica ou condio social.

Princpios da Proporcionalidade - Os funcionrios, no exerccio da sua actividade, s podem exigir aos cidados o indispensvel realizao da actividade administrativa.

Princpio da Colaborao e da Boa F - Os funcionrios, no exerccio da sua actividade, devem colaborar com os cidados, segundo o princpio da Boa F, tendo em vista a realizao do interesse da comunidade e fomentar a sua participao na realizao da actividade administrativa.

Princpio da Informao e da Qualidade - Os funcionrios devem prestar informaes e/ou esclarecimentos de forma clara, simples, corts e rpida. Princpios da Lealdade - Os funcionrios, no exerccio da sua actividade, devem agir de forma leal, solidria e cooperante. Princpios da Integridade - Os funcionrios regem-se segundo critrios de honestidade pessoal e de integridade de carcter. Princpio da Competncia e Responsabilidade - Os funcionrios agem de forma responsvel e competente, dedicada e crtica, empenhando-se na valorizao profissional.

A Administrao Pblica, divide-se tambm em dois sentidos; no sentido material e no sentido orgnico. No sentido material, pode ser definida como sendo uma actividade concreta e imediata que o estado desenvolve, sob regime jurdico de direito pblico, para a consecuo dos interesses colectivos. No sentido orgnico, a Administrao Pblica, pode definir-se como sendo um conjunto de rgos e de pessoas jurdicas, aos quais a Lei atribui o exerccio da funo administrativa do Estado.

A Administrao Pblica tem vrios conceitos de diversos autores, desde j passamos a citar dois desses autores: Segundo Aurlio Buarque de Holanda Ferreira, estes so os significados do vocbulo autarquia que podem interessar a este estudo em relao Administrao Pblica: "Autarquia. [Do gr. autarcha] S.f. 1. Poder absoluto. 2. Governo de um Estado pelos seus concidados. () 5. Jur. Entidade autnoma, auxiliar e descentralizada da administrao pblica, sujeita fiscalizao e tutela do Estado, com patrimnio constitudo de recursos prprios, e cujo fim executar servios de carcter estatal ou interessantes colectividade, como, entre outros, caixas econmicas e institutos de previdncia."

Segundo Plcido e Silva, no entanto, esclarece com mais preciso a colocao do termo no mundo jurdico: "Palavra derivada do grego autos-arkh, com a significao de autonomia, independncia, foi trazida para linguagem jurdica, notadamente do Direito Administrativo, para designar toda organizao que se gera pela vontade do Estado, mas a que se d certa autonomia ou independncia, organizao esta que recebeu mais propriamente a denominao de autarquia administrativa."

II.

Evoluo Histrica
Os nossos municpios remontam Idade Mdia e so produto das circunstncias prprias da reconquista, como forma de auto-organizao de comunidades de base territorial, em consequncia de, nesse perodo, estarem mais ocupados com a guerra do que com a gesto dos seus domnios. Para alm das diversas autarquias que foram sendo criadas pelas divises administrativas que se sucederam ao longo do tempo, a instituio municipal foi a nica que persistiu at aos nossos dias, apresentando-se sempre como sinal de autonomia face ao poder central. Todavia, o ressurgimento do municipalismo apresenta-se como fenmeno cclico na sociedade portuguesa, associado s profundas alteraes no sistema poltico. Nesta situao, as foras polticas procuram o apoio das estruturas polticas locais, na luta pelo poder. No Estado Novo, o regime poltico que durou quase cinquenta anos, iniciado com o levantamento militar de 28 de Maio de 1926, promoveu modificaes no seio dos municpios. Houve tambm diversas alteraes que ajudaram na evoluo das autarquias, como o caso da reforma do Cdigo Administrativo (1936-1940), elaborado por Marcelo Caetano, foi uma das grandes reformas que tiveram lugar neste perodo. Esta reforma insistiu na centralizao esvaziando de poder as estruturas municipais. Os presidentes de Cmara e regedores de freguesias, passaram a ser nomeados pelo poder central. As autarquias estavam sujeitas a apertada tutela administrativa e no dispunham de receitas prprias. As autarquias locais eram financiadas por subsdios e comparticipaes concedidas pelo poder central, sem obedincia rigorosa a qualquer critrio de distribuio, em que o presidente de Cmara assumia um papel de sbdito em relao poltica imposta pelo Governo. De tal forma que os executivos municipais estavam limitados, assim, a exercer apenas a funo de controlo, fiscalizando o cumprimento de normas definidas centralmente. A maior ou menor eficcia da sua aco dependia da capacidade em romper, por intermdio de influncias pessoais, a paralisia da burocracia estatal.

O municpio foi ento o local de cruzamento da Administrao Autrquica com a administrao perifrica do Estado, corporizado no presidente de Cmara, em que o centro, procurando controlar a periferia, lhe impunha as suas concepes. O Cdigo Administrativo (1936-1940) veio dividir o territrio nacional em quatro nveis de circunscries administrativas: a freguesia, o concelho, o distrito e a provncia. Nestas quatro circunscries, existiam trs autarquias locais visto que ao distrito no correspondia nenhuma autarquia. Todavia, tanto a provncia como a freguesia no possuam qualquer rgo da administrao s no concelho que havia um rgo da administrao perifrica do Estado, o presidente de Cmara, que era simultaneamente rgo autrquico e magistrado administrativo. Em 1974, o municpio encontrava-se malvisto aos olhos dos polticos e a implantao do regime democrtico imps rupturas fomentando a descentralizao e a autonomia municipal. Assim, os rgos autrquicos passaram a ser eleitos sem necessidade de homologao por parte do poder central, a democracia local foi inaugurada com a realizao das primeiras eleies autrquicas, a 12 de Dezembro de 1976. Com o 25 de Abril de 1974 so dissolvidos os corpos administrativos do Estado Novo e nomeadas as comisses administrativas que, at finais de 1976, asseguraram a gesto dos interesses locais. Em termos de enquadramento jurdico, quer ao nvel das competncias, quer ao nvel da gesto financeira, as comisses administrativas passaram a reger-se, at entrada em vigor da lei n. 77/79, pelas disposies do Cdigo Administrativo de 1940, em tudo o que no contrariasse as novas disposies do Estado democrtico recm implantado. No que toca s alteraes de ordem financeira introduzidas a partir de 25 de Abril de 1974, a primeira tentativa de pr cobro distribuio arbitrria de verbas do poder central s autarquias teve lugar pelo Decreto-Lei n. 768/75, de 31 de Dezembro e com o Decreto-Lei n. 416/76, de 27 de Maio. A promulgao da Constituio Portuguesa de 1976 consagra a organizao democrtica das autarquias locais, definindo os princpios do seu estatuto jurdico e da sua autonomia financeira e administrativa reconhecida no artigo 237. da Lei Fundamental. A reforma do regime financeiro das autarquias locais consagrou constitucionalmente dois objectivos, a Justa repartio dos recursos pblicos pelo Estado e pelas autarquias e a correco das desigualdades entre autarquias do mesmo grau. Acontece que, apesar de a Constituio de 1976 reconhecer a autonomia financeira das autarquias, estas continuaram a funcionar como um instrumento de

subordinao do poder local ao Governo. De facto a lei ordinria que estabeleceu o regime das Finanas Locais apenas teve a sua promulgao em 1979 (Lei n. 1/79, de 2 de Janeiro). Com esta lei passou a haver Autonomia, porque (as autarquias) passaram a conhecer previamente qual a receita global de que vo dispor para cobertura dos seus planos de actividade. Dentro dos limites legais, passam a ajustar as suas receitas aos objectivos que se lhes afigurem mais adequados. Em 1986, a Assembleia da Repblica veio a aprovar uma nova lei (Lei n. 1/87, de 6 de Janeiro) que salientou o papel da Associao Nacional de Municpios como representante dos interesses do poder local. No entanto, e apesar de todos os esforos empreendidos no sentido de melhorar a vida do poder local, o que se pode observar que a carncia de recursos prprios e consequente necessidade de financiamentos centrais tm-se mantido at aos nossos dias.

III.

rgos das Autarquias Locais


A Administrao local autrquica corresponde actividade desenvolvida pelas autarquias locais. Estas so pessoas colectivas territoriais, com rgos representativos que visam a continuao de interesses especficos dos cidados da sua rea (parcela de territrio). Em rigor no h no nosso sistema autarquia local se ela no administrada por rgos representativos das populaes que a compem. Nas eleies locais, respectivas populaes escolhem os seus rgos. Atravs de eleies que so escolhidos os representantes das populaes locais para exercerem a funo de rgos das autarquias locais. As autarquias locais apresentam os seguintes rgos: Freguesia Assembleia de Freguesia Junta de Freguesia Municpio Assembleia Municipal Cmara Municipal Conselho Municipal Regio Administrativa Assembleia Regional Junta Regional Conselho Regional

Actualmente existem trs tipos de autarquias locais: uma autarquia municipal que tradicionalmente se designa por Concelho (que a Constituio de 1976 consagrou como Municpio); uma autarquia supra-municipal, o distrito, que existe actualmente, embora se preveja para breve a sua anulao e substituio por uma autarquia supra-municipal mais ampla, designada por regio administrativa; e uma infra-municipal, chamada Freguesia. A Assembleia Municipal um rgo deliberativo, enquanto a Cmara Municipal e o Presidente de Cmara Municipal so rgos executivos. As Freguesias so autarquias locais que, dentro do territrio municipal, visam a continuao de interesses prprios da populao residente em cada rea paroquial.

IV.

Conceptualizao das Autarquias

IV.1. Descentralizao das Autarquias Hoje em dia, as autarquias locais em Portugal tm um poder reivindicativo junto do Governo central e capacidade de interveno como nunca tiveram na histria do municipalismo no nosso pas. A descentralizao de responsabilidades e financiamentos para as autarquias claramente um aspecto positivo que no pode deixar de ser realado. As comunidades locais vivem a ideia de deterem nas suas mos os seus destinos. O conceito de descentralizao pode ser analisado em trs contextos gerais: Em primeiro lugar, pode associar-se ideia de especializao. Na teoria organizacional, esta ideia corresponde necessidade de que as empresas tm de se adaptar aos mercados para melhor competir; Em segundo lugar, aplica-se ao sector pblico este princpio da teoria organizacional e neste contexto a descentralizao uma forma de reorganizar a prestao de servio pblico para melhor responder s necessidades dos cidados; Em terceiro lugar, aplica-se no envolvente externa da organizao, mas envolvente interna. A descentralizao consiste numa forma de empowerment dos funcionrios e de dar a capacidade de deciso ao funcionrio que se encontre no local da estrutura hierrquica mais prximo da origem do problema. , normalmente conhecido por delegao de competncias do presidente da Cmara, o titular de um rgo. Podemos dizer que, a descentralizao como especializao e flexibilizao, e esta como uma estratgia para lidar melhor com a incerteza da envolvente e consequentemente melhor sobreviver, no deixa de insistir na necessidade igualmente forte de integrar. Assim, a descentralizao que actualmente existe representa uma grande oportunidade, mas no deixa de, eventualmente, se poder traduzir numa ameaa no menos importante.

IV.2. Desconcentrao

das Autarquias

A desconcentrao de competncia, ou administrao desconcentrada, podemos dizer que o sistema em que o poder decisrio se reparte entre o superior e um ou vrios rgos subalternos, os quais, permanecem, em regra, sujeitos direco e superviso daquele. A desconcentrao uma questo que se pe apenas dentro do Estado, ou apenas dentro de qualquer outra entidade pblica e traduz-se num processo de descongestionamento de competncias, conferindo-se a funcionrios ou agentes subalternos. Desconcentrao, diz respeito organizao administrativa de uma determinada pessoa colectiva pblica e consiste basicamente na ausncia ou na existncia de distribuio vertical de competncia entre os diversos graus ou escales da hierarquia. O princpio da desconcentrao administrativa encontra consagrao constitucional no art. 267/2 CRP. Uma das vantagens da desconcentrao consiste em procurar aumentar a eficincia dos servios pblicos e uma das desvantagens a multiplicidade dos centros decisrios pode inviabilizar uma actuao harmoniosa, coerente e concertada da Administrao, entre outros.
V.

SIADAP

Actualmente, podemos considerar a avaliao de desempenho como sendo uma grande temtica, que tem vindo a levantar cada vez mais questes, pois considerada uma ferramenta fundamental para uma gesto mais moderna e dinmica. A utilizao dos recursos ligados competitividade, aumenta o nvel de questes quanto ao desempenho do pessoal, bem como o seu envolvimento com os objectivos definidos para cada sector, diviso ou servio.

V.1. SIADAP nas Autarquias Segundo o artigo 1/2 da Constituio da Repblica Portuguesa, O SIADAP visa contribuir para a melhoria do desempenho e qualidade de servio da Administrao Pblica, para a coerncia e harmonia da aco dos servios, dirigentes e demais trabalhadores e para a promoo da sua motivao profissional e desenvolvimento de competncias. Segundo o artigo 6 da Constituio da Repblica Portuguesa, o SIADAP constitui objectivos globais: a) Contribuir para a melhoria da gesto da Administrao Pblica em razo das necessidades dos utilizadores e alinhar a actividade dos servios com os objectivos das polticas pblicas; b) Desenvolver e consolidar prticas de avaliao e auto-regulao da Administrao Pblica; c) Identificar as necessidades de formao e desenvolvimento profissional adequadas melhoria do desempenho dos servios, dos dirigentes e dos trabalhadores; d) Promover a motivao e o desenvolvimento das competncias e qualificaes dos dirigentes e trabalhadores, favorecendo a formao ao longo da vida; e) Reconhecer e distinguir servios, dirigentes e trabalhadores pelo seu desempenho e pelos resultados obtidos e estimulando o desenvolvimento de uma cultura de excelncia e qualidade; f) Melhorar a arquitectura de processos, gerando valor acrescentado para os utilizadores, numa ptica de tempo, custo e qualidade; g) Melhorar a prestao de informao e a transparncia da aco dos servios da Administrao Pblica; h) Apoiar o processo de decises estratgicas atravs de informao relativa a resultados e custos, designadamente em matria de pertinncia da existncia de servios, das suas atribuies, organizao e actividades.

Inovao, Modernizao E Competitividade Na Administrao Pblica

Numa perspectiva de abordagem da inovao como factor dinmico da competitividade, admite-se que a qualidade do desenvolvimento econmico depende essencialmente do processo de renovao das pessoas, empresas e instituies, ou seja, que sejam melhores e mais inovadoras e sobretudo, de empresrios capazes de aproveitar as oportunidades, investindo e gerando riqueza. As empresas devem competir atravs da inovao, produzindo novos e diferentes bens usando os mais sofisticados processos de produo. A anlise da dinmica da competitividade exige um aprofundamento das relaes entre os modelos competitivos e os padres de inovao em aco nas trajectrias de evoluo de uma determinada empresa, regio ou economia. A considerao das articulaes entre inovao e competitividade constitui, necessariamente, a base para dar ao conceito de competitividade no s uma dimenso verdadeiramente dinmica, como, tambm, um equilbrio na anlise dos factores ou condies, por um lado, e resultados, por outro lado. A inovao pode ser entendida, neste quadro, como uma articulao entre os processos de produo, codificao e difuso do conhecimento e os processos que conduzem introduo no mercado (distribuio e comercializao) de novos produtos, bens e servios, e/ou introduo na empresa (desenvolvimento, adopo e adaptao) de novos processos produtivos e organizacionais, pressupondo mediaes, mais ou menos complexas, quer ao nvel do desenvolvimento tecnolgico, quer ao nvel da comunicao de informao, quer ao nvel da educao e formao dos recursos humanos. As inovaes ao nvel dos processos comportam, pelo seu lado, uma conjugao complexa entre as realidades tcnicas e tecnolgicas e as realidades humanas e organizacionais. Com efeito, de um modo geral, no possvel melhorar a organizao do trabalho sem recorrer s alavancas fornecidas pelas alteraes tecnolgicas nem alcanar efectivos progressos tecnolgicos sem mudar a organizao do trabalho, isto , importa no dissociar, na anlise dos processos de inovao, as dimenses tecnolgica e organizacional, seja no que respeita s condies de compatibilizao da respectiva articulao, seja, sobretudo, nas condies de explorao das suas sinergias em termos de potencial de crescimento da produtividade. Algumas medidas no mbito da Inovao

O Plano Tecnolgico (PT) abrange medidas que incidem em vrias reas, nomeadamente as de poltica de inovao e tecnologia, no sentido de promover o desenvolvimento e reforar a competitividade do pas. Com o objectivo de promover os resultados da inovao nas empresas foram lanadas vrias medidas, nomeadamente dirigidas s PME. O realinhamento do sistema de incentivos s empresas (PRIME) com o PT veio reforar os meios financeiros e fomentar uma maior selectividade e simplificao de processos, focalizados na inovao, internacionalizao e recursos humanos. Algumas das medidas em curso relacionam-se com a reorganizao dos instrumentos pblicos de capital de risco e com o estmulo capacidade de inovar e empreender cujo foco, no perodo entre 2005-2008, incidiu na promoo da cultura empreendedora envolvente e empreendedores e no apoio criao, consolidao e crescimento de start ups. No mbito da medida Inov Tools - Compromisso com a Inovao, foi desenvolvida a Plataforma INOVAR que integra uma ferramenta de auto avaliao das empresas (INOVAR on-line) as suas capacidades em matria de competitividade e de inovao. Ainda em termos de medidas de apoio inovao de referir o reforo do envolvimento da garantia mtua no financiamento de projectos de forte contedo de inovao (medida implementada no mbito do FINICIA) e a criao, em 2008, do Finova (Fundo de Apoio ao Financiamento Inovao), que est vocacionado para a criao ou o reforo de instrumentos de financiamento de empresas, particularmente PME, e aos projectos com maior grau de inovao. Igualmente de referir o lanamento do Vale Inovao e do Vale I&DT, integrados, respectivamente, nos SI Qualificao e internacionalizao das PME e SI I&DT, do QREN, que visam a introduo de instrumentos simplificados destinados s PME para facilitar a aproximao "centros de saber/empresas". A competitividade constitui, cada vez mais, o referencial prioritrio para as estratgias concorrenciais de crescimento, ao nvel das empresas, independentemente da sua dimenso, e para a reforma das polticas pblicas de promoo do desenvolvimento econmico. Uma economia competitiva comporta um nvel elevado de eficincia e de eficcia traduzido numa capacidade efectiva de criao de emprego e de remunerao dos factores produtivos, isto , numa capacidade de melhorar, de forma sustentada, o nvel de vida mdio da populao.

A competitividade um factor-chave para a melhoria das condies de vida e de trabalho e, consequentemente, para o desenvolvimento econmico e social. Importa ter presente que a melhoria da competitividade no dever ser encarada como um fim, mas como um meio que garanta maior crescimento econmico e criao de mais riqueza com uma melhor distribuio, nomeadamente por via dos salrios e do emprego. Poder ser vista como um objectivo instrumental que nos assegura uma estratgia de crescimento sustentado. Poder-se- perguntar porqu Administrao Pblica e Competitividade? Esta questo pode ser respondida pela necessidade de convergncia de esforos, pblico e privado; pelo entendimento do papel das polticas pblicas, no contexto do desenvolvimento de um pas; porque o modo de funcionar da Administrao, em particular os seus modelos de interveno, podem significar que exerce um papel motor no aumento da competitividade e produtividade nacionais ou, pelo contrrio, funciona como travo do desenvolvimento. No mbito da Modernizao da Administrao Pblica o Governo adoptou medidas indispensveis para a promoo do desenvolvimento econmico com base na melhoria dos servios pblicos e em ganhos de eficincia. Destas medidas destacam-se o Programa de Reestruturao da Administrao Central do Estado (PRACE), com vista reorganizao dos servios da Administrao Central do Estado, o Programa de Simplificao Administrativa e Legislativa (SIMPLEX) surge da necessidade de dar resposta, por um lado, crescente exigncia dos cidados, mais informados, mais preocupados com a qualidade dos servios pblicos e, tambm por isso, cada vez mais predispostos a participar na sua transformao, apontando as falhas e as oportunidades de melhoria. Por outro lado, quer responder aos estilos e ritmos de vida da nova gerao de utentes que utiliza regularmente as tecnologias da informao e comunicao e est disponvel para se relacionar com a Administrao de formas no convencionais: em qualquer lado, a qualquer hora, em qualquer canal. Administrao impe-se ainda o desafio de acompanhar o ritmo frentico da mudana que caracteriza as economias actuais, cada vez mais interdependentes, oferecendo um ambiente favorvel aos negcios e criando condies para que as empresas sejam tambm mais competitivas fora do espao econmico nacional. O

programa Simplex resulta assim, igualmente, da necessidade de apoiar as empresas atravs da reduo ou eliminao, gradual, dos encargos administrativos. Para alm da presso para a mudana exercida pelas novas caractersticas da procura, o programa Simplex ainda o resultado de uma conscincia, por parte da prpria Administrao, da desadequao da oferta e da consequente desconfiana generalizada em relao s instituies e aos modos de fazer gesto pblica, conotados com burocracia, desperdcio, lentido e falta de transparncia. Apesar deste conjunto de iniciativas, um estudo recente sobre O Papel da Administrao Pblica na Sociedade e na Economia Portuguesa 1 concluiu que: H uma cultura crescente de servio e ateno ao cliente em Portugal, disseminada por sectores fundamentais da actividade econmica, social e cultural, que teima em no ser adoptada, de modo visvel, pela Administrao Pblica. Daqui resulta uma dissonncia muito clara, envolvendo dois mundos de importncia equivalente para a vida quotidiana do cidado, que importar corrigir. Este um diagnstico que, significativamente e no essencial, compartilhado por dirigentes da Administrao, fornecedora de servios, e pelos cidados, seus clientes. Para os cidados, a Administrao Pblica evoluiu pouco nos ltimos anos e tem ainda muitos problemas, sendo das entidades que menos contribui para o aumento da competitividade do pas. O sucesso da modernizao de qualquer administrao depende em muito dos seus protagonistas e actores. So eles que directamente sentem o impacto das mudanas estruturais. So eles que tm de ser conquistados no processo de modernizao. Por isso, necessrio estabelecer um processo de reforma transparente no qual os prprios funcionrios pblicos possam investir. uma forma de fazer uso da sua experincia e criatividade assim como de conseguir o seu compromisso. Apesar do processo de reestruturao da Administrao Pblica dizer tambm respeito a cada funcionrio pblico, os projectos de reorganizao de servios apresentados tm tipicamente a interveno exclusiva de quadros de topo da
1

Roberto Carneiro, Carlos Liz, Elsa Gervsio (2008) O Papel da Administrao Pblica na Sociedade e na Economia Portuguesas Um estudo Emprico, Cadernos INA, 37.

administrao ou de consultores externos, no favorecendo a incluso e participao dos funcionrios que, em primeira linha, tm contacto dirio, directo e imediato com os problemas que se levantam aos cidados, s comunidades locais e s empresas no mbito do contacto com os servios da Administrao Pblica. Atendendo a este circunstancialismo, este projecto tem o objectivo de se constituir como uma chamada individual inovao na administrao pblica portuguesa. Assenta na crena profunda que existe talento e criatividade nos cerca de 550.000 funcionrios pblicos portugueses e que um investimento nas suas capacidades individuais e colectivas de inovao ser significativamente gerador de valor para Portugal. Neste contexto, motivar os funcionrios a colaborar sistematicamente num esforo de equipa de gerao de ideias de melhoria radical, construindo um sistema de inovao que seja capaz de apoiar com recursos financeiros e humanos os projectos com impacto, muito importante. Alm disso, modernizar a administrao pblica, visa a generalizao das TIC na gesto, processamento de arquivo, disponibilizao e troca de informao entre servios pblicos, aos cidados e aos agentes econmicos e sociais, bem como a modernizao das infra-estruturas fsicas que assegurem a efectiva utilizao das TIC; procurar incentivar os mecanismos electrnicos dentro da AP e na relao desta com os cidados e as empresas; prope disponibilizar em linha o preenchimento de formulrios e viabilizar o mecanismo de assinatura digital, introduzir processos de aquisio pela AP em suporte electrnico, a criao de "lojas do cidado digitais" em que seja possvel aceder a diversos servios mais comuns de modo no presencial e a qualquer momento, etc.. Preconizam-se aces de formao profissional dirigidas actualizao dos funcionrios pblicos para efeitos de concretizao deste eixo programtico.

Concluso
Com este trabalho, no mbito da disciplina de Administrao Pblica e Competitividade, pudemos compreender que a Administrao Pblica deve inovar e modernizar os seus servios ao nvel central, regional e local. As Autarquias enquanto servios pblicos, devem destinar-se a melhorar as condies sociais da populao, facilitando o investimento pblico. Assim, a relao entre a Autarquia e o cidado no deve ser dificultada por procedimentos morosos e desactualizados, burocracia desnecessria ou com funcionrios com formao insuficiente. Os novos desafios, que hoje permanentemente se colocam gesto Autrquica devem encontrar resposta numa Administrao Local cada vez mais inovadora. , assim, necessrio assegurar que a Administrao Local esteja preparada para responder devidamente s suas actuais atribuies e para assumir novas responsabilidades. Actualmente a inovao, enquanto cultura de modernizao permanente, um processo interno, interactivo e cumulativo que implica a aquisio de competncias e conhecimentos especficos superiores aos de outras entidades. Podemos ento concluir, que Inovao gera Competitividade.

Bibliografia

Http://pt.wikipedia.org/ http://www.ssap.gov.pt/ http://www.guianet.pt/ http://www.apbad.pt/

Anda mungkin juga menyukai