Anda di halaman 1dari 13

ECONOMIA VIVA de Rudolf Steiner

Primeira conferncia (24 de julho de 1922)

Do industrialismo economia mundial....................... 5


O surgimento da Cincia Econmica. Os trs perodos da vida econmica moderna: economia instintiva (Inglaterra), economia industrial e economia estatal (Alemanha). Contraste entre Inglaterra e Alemanha no sculo XIX. Transies instintivas e conscientes para o industrialismo. O solo virgem da ndia e a antiga economia agrria da Europa Central. A emergncia do Estado na economia alem em lugar dos ideais de 1830 e 1840 (liberalismo). A inabilidade para ingressar na economia mundial. A ausncia de contrastes entre mbitos da vida, particularmente entre a vida cultural, a jurdica e a econmica. A ordem social trplice. Limitaes no pensamento econmico. Economia e teoria da luz. Inviabilidade dos conceitos cientfico-naturais. Invalidade das regies econmicas isoladas. O mundo como um organismo econmico e social global.

Segunda conferncia (25 de julho de 1922)

O processo econmico ...................................................... 12


A questo do preo e a impossibilidade de sua definio. Os trs fatores do processo econmico: natureza, trabalho e capital. O processo econmico em moto perptuo. A troca como essncia da economia. Flutuao de preos. A teoria usual acerca de terra, trabalho e capital. Economia animal. Trabalho aparente. Trabalho humano excedente proviso prpria. A insensatez da concepo marxista do trabalho. A irrelevncia do trabalho em si. Trabalho direcionado pelo esprito: criao de valor econmico. Intercmbio de valores. Preo e interao de valores. Esttica e movimento na economia. A polaridade entre a natureza e o capital.

Terceira conferncia (26 de julho de 1922)

A Cincia Econmica ........................................................ 19


A forma prpria da Cincia Econmica. tica e Cincia Natural. Religio e economia na Antigidade. Distino entre mandamento e lei. A emancipao do direito e do trabalho em relao vida religiosa. O surgimento do egosmo e a busca da democracia. Diviso do trabalho e altrusmo. Trabalho individual para a comunidade. Impossibilidade econmica do egosmo. Diviso do trabalho e altrusmo. Contradio entre egosmo e economia mundial. Trabalho e auto-sustento. O preo mdio. O comerciante intermedirio.

Quarta conferncia ( 27 de julho de 1922)

A diviso do trabalho e a criao de valores .............. 26


O efeito barateador da diviso do trabalho. Origem do capital pela diviso do trabalho. O capital emancipado da terra pelo esprito. Capitalismo e finanas. Dinheiro: esprito realizado. O esprito valorizando o capital. Investimentos. Emprstimos. A circulao do capital. A diversificao de capacidades no trabalho. A relao entre dois plos de valor, mercadorias e dinheiro. Natureza essencial da mercadoria e do dinheiro. Mobilidade de pensamento. Observao interior do processo econmico.

Quinta conferncia (28 de julho de 1922)

A produo e o consumo de valores.............................. 34


A polaridade entre produo e consumo. O processo econmico como processo orgnico. Valorizao e desvalorizao. Valores criados por tenso e movimento. Analogia entre cintica e energia potencial. Crdito pessoal para projetos e taxa de juros. Crdito real. Estancamento do capital em terras e seu desaparecimento no esprito. A inexistncia de valor da terra. Valores reais e valores aparentes. Associaes. Distribuio da fora de trabalho. Realocao de habilidades.

Sexta conferncia (29 de julho de 1922)

O preo correto .................................................................. 41


A frmula do preo correto. A oposio entre terra capitalizada e produo de bens. Duas taxas de juros. O significado econmico da atividade intelectual. Consumidores puros. Bens e forma de pagamento. Pagar, emprestar, doar. Capital e emprstimo. Vida cultural e doao. Doao: juros sobre a terra. Associaes regulando as doaes.

Stima conferncia (30 de julho de 1922)

Os fatores da formao de preo ................................... 48


Compra, emprstimo e doao, trs fatores da formao de preo. Os fatores do repouso. A fico do preo do trabalho. Determinao recproca de valores. Produtos do trabalho. O preo correto e a falsificao do preo. Origem do arrendamento. Arrendamento como doao compulsria. Criao de renda inerente ao processo econmico. A agricultura como entidade singular. A desvalorizao constante do capital industrial. Auto-sustentao com agricultura. A necessidade de estabelecer o equilbrio. Meios de produo. Capital industrial. Mercadorias. Bens. A necessidade das associaes.

Oitava conferncia (31 de julho de 1922)

Sobre oferta e demanda ................................................... 55


Conceitos econmicos vigentes. A idia de oferta e demanda. Oferta, demanda e preo como fatores primrios. O papel do direito. O papel das capacidades individuais. Impossibilidades econmicas: permuta entre direitos e mercadorias, entre capacidades e direitos. Mais-valia: conceito moral, e no econmico. Cincia Econmica e Cincia Natural. Associaes para produo, consumo e distribuio. A economia da troca, do dinheiro e das capacidades humanas.

Nona conferncia (1 de agosto de 1922)

As formas de capital.......................................................... 63
Valores indiretos nas relaes econmicas. Conceito de economias regionais. Distncia entre despesa e receita. O papel da doao. A associao. Capital mercantil (Inglaterra), de emprstimo (Frana) e industrial (Alemanha). Capital de emprstimo e autoridade. Capital industrial. Matrias- primas e conceitos de poder. A procura de mercados e a prudncia humana. Capital mercantil e competio. O surgimento da concorrncia. O controle financeiro subtrado ao ser humano. A circulao monetria sem sujeito e o imperialismo sem objeto.

Dcima conferncia (2 de agosto de 1922)

Das associaes ............................................................. 71


Circulao de valores. Lucro. O lucro em ambos os lados da troca. Criao de valores pelo intercmbio. Transformao de mercadoria em dinheiro. As associaes e o senso comum objetivo. Vantagem (lucro) como meio de presso. Capital de emprstimo (empreendimento) como meio de suco. Interesse, reciprocidade humana e emprstimo. Imaginao e juzo econmico. Altrusmo objetivo em lugar de moral subjetiva. Ordem social trimembrada: a vida econmica entre a vida jurdica e a vida cultural-espiritual.

Dcima primeira conferncia (3 de agosto de 1922)

As condies e conseqncias de uma economia mundial 79


Evoluo da vida econmica. Economias privadas. Economias nacionais. Economias estatais. O Estado como organismo econmico e cultural. Vantagem mediante a consolidao das economias. David Ricardo e Adam Smith. A Inglaterra como lder do comrcio mundial. Origem do padro-ouro para as moedas. Transio do comrcio mundial para a economia mundial. Economia mundial como o fim da consolidao. Economiamundial como uma economia fechada. Relao entre mercadorias e dinheiro. A no-depreciao do dinheiro. Consumo total por toda a humanidade. Inadequao da mentalidade econmico-nacional para a economia mundial. Economias fechadas e doaes livres. A no-capitalizao da terra. Relao entre produo de alimentos, doaes livres e vida cultural.

Dcima segunda conferncia (4 de agosto de 1922)

Dinheiro ............................................................................... 87
Dinheiro e preo. Fatores subjacentes formao de preo. A valorizao do dinheiro. Dinheiro como meio de troca concorrente desleal da mercadoria. Dinheiro de compra, dinheiro de emprstimo e dinheiro de doao. A transio do dinheiro de emprstimo para dinheiro de doao. Correo da funo do dinheiro. O envelhecimento e a renovao do dinheiro. O dinheiro velho como dinheiro de doao. Administrao associativa do emprstimo e da doao. Dinheiro e controle da economia.

Dcima terceira conferncia (5 de agosto de 1922)

A economia do esprito..................................................... 95
O valor econmico das produes intelectuais. A premissa das necessidades culturais. O cultivo do solo como ponto de partida para a atividade econmica. A atividade cultural-espiritual como trabalho economizado. A avaliao da produo intelectual pelo trabalho fsico economizado. Relao entre produo agrcola e produo intelectual. Balanos inerentemente compensatrios.

Dcima quarta conferncia (6 de agosto de 1922)

Conceitos vivos para a economia mundial ................. 102


A Cincia Econmica moderna. Conceitos vivos para a economia. Paralelismo entre valores reais e falsos valores. Contabilidade mundial. Meio de troca, a qualidade principal do dinheiro. Valor nominal e valor real do dinheiro. A polaridade entre trabalho despendido e trabalho economizado. A natureza como base de valor. Trabalho acumulado e trabalho poupado. Dinheiro como soma total dos meios de produo. Relao entre populao e rea de terra. Valores monetrios: padro-ouro e padro natural. Preos como relao entre nmero de habitantes e rea cultivvel. A economia como valor econmico.

1a Palestra - 24 de julho de 1922

Do industrialismo economia mundial


Hoje quero iniciar fazendo uma espcie de introduo, para amanh passar ao que, de certo modo, dever constituir um tratado global sobre questes scio-econmicas que o homem moderno levado a formular para si mesmo. A Cincia Econmica* tal como se fala a seu respeito na atualidade , de fato, uma criao recente. No fundo ela no surgiu seno na poca em que a vida econmica dos povos modernos comeou a tornar-se muito complexa em comparao com as condies econmicas de tempos anteriores. E como o presente curso se destina, em particular, aos estudantes de Economia, ser necessrio demorar-nos, guisa de introduo, na peculiaridade do pensamento econmico moderno. No ser necessrio retrocedermos muito na Histria para perceber que j no sculo XIX a vida econmica se transformou com relao a condies anteriores. Basta os Senhores se lembrarem de que em certo sentido a Inglaterra, por exemplo, estava constituda essencialmente de modo moderno, quanto sua economia, j na primeira metade do sculo XIX; de maneira que, no decorrer daquele sculo, pouca coisa mudou radicalmente na estrutura econmica inglesa. As grandes questes que nos tempos modernos se relacionam, em sentido social, com os problemas econmicos, j existiam na Inglaterra na primeira metade do sculo XIX; j naquele tempo, as pessoas que se empenhavam em desenvolver uma mentalidade moderna a respeito de assuntos scio- econmicos podiam fazer seus estudos na Inglaterra, ao passo que, por exemplo, na Alemanha tais estudos no teriam surtido frutos. Na Inglaterra, foram particularmente as importantes relaes comerciais o que se haviam formado at o primeiro tero do sculo XIX, tendo-se criado, no mbito da economia inglesa, uma slida base no capital comercial como correlato da formao da estrutura comercial. L no havia necessidade de se recorrer, para a economia moderna, a um ponto de partida diverso do que resultara, como capital comercial, das condies comerciais consolidadas que, conforme dissemos, j existiam at no primeiro tero do sculo XIX. A partir dessa poca, tudo na Inglaterra transcorreu com uma certa conseqncia lgica. Contudo no devemos esquecer que toda a economia inglesa s foi possvel na base construda sobre a relao da Inglaterra com as colnias, em especial com a ndia. Toda a economia nacional inglesa no teria sido possvel sem essa relao da Inglaterra com suas colnias; em outras palavras, a economia nacional inglesa, com sua capacidade de desenvolver grandes ncleos de capital, foi construda sobre a possibilidade de poder recorrer a regies economicamente virgens. No devemos es- quecer-nos disso, mormente se agora quisermos passar da economia nacional inglesa para a alem. Estudando esta ltima, verificaremos que no primeiro tero do sculo XIX ela ainda correspondia aos costumes econmicos tradicionais tal qual existiam essencialmente desde a Idade Mdia. Na Alemanha do primeiro tero do sculo XIX, os costumes e as relaes econmicas ainda eram inteiramente antiquados. Por isso, todo o tempo de vida econmica na Alemanha era diferente do da Inglaterra durante o primeiro tero e ainda na primeira metade do sculo XIX. Na Inglaterra j se contava com costumes de vida rapidamente mutveis, por assim dizer. A tendncia geral da vida econmica permanece essencialmente a mesma, porm j orientada para hbitos rapidamente mutveis. Na Alemanha estes ainda permanecem conservadores. A vida econmica pode continuar a passos de tartaruga, adaptada circunstncia de as condies tcnicas permanecerem mais ou menos inalteradas por muito tempo, e de tampouco as necessidades se alterarem rapidamente. Ora, no segundo tero do sculo XIX ocorre uma reviravolta nisso. Com o desenvolvimento da mentalidade industrial, houve uma rpida assemelhao com as condies inglesas. Na primeira metade desse sculo a Alemanha era essencialmente um pas agrrio, mas rapidamente se transformou em pas industrial muito mais rapidamente do que qualquer regio da Terra. Todavia, isso ainda estava relacionado com outra coisa. Poder-se-ia dizer que na Inglaterra se deu instintivamente a transio para uma concepo industrial da economia nacional. No fundo, no se sabia como isso ocorreu; foi tal qual um fenmeno natural. Na Alemanha, verdade, reinava o elemento medieval no primeiro tero do sculo XIX, sendo ela um pas agrrio; porm, paralelamente ao fato de as condies econmicas exteriores serem de tal molde que quase podiam ser chamadas de medievais, o pensar dos homens modificava-se profundamente. Os homens conscientizavam-se da necessidade de sobrevir algo novo, pois o que existia j no era oportuno; assim, a transformao nas condies econmicas na Alemanha do segundo tero do sculo XIX deu-se muito mais conscientemente do que na Inglaterra. Na Alemanha as pessoas estavam mais cnscias na Inglaterra elas nada sabiam do modo pelo qual haviam entrado no moderno capitalismo. Se os Senhores lessem hoje o que, naquela poca, se discutia sobre a chegada do industrialismo, teriam a impresso de ser muito esquisita a maneira de pensar das pessoas na Alemanha daquele tempo. Elas encaravam francamente como uma perfeita libertao dos

homens, como a salvao da humanidade chamando de liberalismo, de democracia o desvencilhar-se de ligaes antigas, da tradio corporativa, e a transio para a posio perfeitamente livre como o chamavam do homem na vida econmica. Por isso, jamais observamos na Inglaterra teoria alguma sobre a economia nacional tal como a desenvolveram pessoas que receberam sua formao no auge daquela poca que acabo de caracterizar. Schmoller 1, Roscher2 e outros extraram suas concepes do apogeu dessa economia nacional liberalista.* O que edificaram, fizeram-no em plena conscincia. O ingls teria considerado inspida tal teoria econmica. Teria dito que no apropriado refletir sobre tais coisas. interessante, por isso, observar a diferena radical no tratamento de tais questes na Inglaterra quero mencionar apenas pessoas j bastante tericas como Beaconsfield3 e na Alemanha, onde falava gente como Richter 4, Lasker5 e at Brentano.6 Portanto, na Alemanha se entrou conscientemente nesse segundo perodo. Sobreveio ento o terceiro perodo, o perodo estatal propriamente dito. que ao se aproximar o ltimo tero do sculo XIX o Estado alemo se consolidou, no fundo, pelas meras vias do poder. No se consolidou o que os idealistas de 1848 ou tambm j dos anos trinta pretendiam; o Estado se consolidou pelas meras vias do poder. Esse Estado tambm se apoderou gradativamente em plena conscincia da vida econmica, sendo essa vida totalmente permeada em sua estrutura, no ltimo tero do sculo XIX, pelo princpio oposto ao anterior. No segundo tero havia-se desenvolvido com base nas concepes liberalistas, mas agora desenvolvia-se inteiramente sob as condies do princpio de Estado. Era isso o que conferia a marca global vida econmica na Alemanha; ocorre que toda essa evoluo englobava elementos de conscincia. No obstante, tudo isso tambm se passava inconscientemente. O ponto mais importante nisso tudo que se criava no apenas no modo de pensar, mas em toda a maneira de agir economicamente um contraste radical entre a economia inglesa e a que surgia como economia da Europa Central. Ora, era justamente este contraste que indicava a direo em que se desenrolavam as relaes econmicas. Toda a economia do sculo XIX, tal qual se projetou pelo sculo XX adentro, no teria sido imaginvel sem o antagonismo entre o oeste e o centro europeus: o modo de vender, de apresentar as mercadorias, de fabric-las. E assim a economia inglesa se tornou paulatinamente possvel com base na propriedade da ndia, e agora sua ampliao devida ao contraste entre as economias do oeste e do centro europeus. Ora, a vida econmica no se baseia no que se percebe na atividade do mbito reduzido de cada regio; ela se baseia nas grandes inter-relaes do mundo l fora. Foi com esse antagonismo que o mundo se abriu era da economia mundial mas sem poder entrar nela. que na realidade a economia mundial baseava-se nos elementos instintivos que se haviam desenvolvido e que acabo de apontar mencionando o antagonismo entre a Inglaterra e a Europa Central. No sculo XX existia praticamente o fato sem que o mundo o soubesse ou percebesse de esse antagonismo se tornar cada vez mais presente, mais profundo. Surgiu ento a seguinte questo importante: as condies econmicas resultaram desses contrastes, projetando-os mais e mais para o futuro; porm, paralelamente constante recrudescncia desses antagonismos, no se conseguia achar um modo de levar adiante uma cooperao econmica. Era essa a grande questo do sculo XX: o contraste havia criado a economia e a economia havia aumentado o contraste; o contraste carecia de uma soluo. E levantou-se o problema: como que se solucionam os contrastes? Ora, a evoluo histrica demonstrou que os homens no foram capazes de solucionar o problema. Tal como eu falei agora dever-se-ia ter falado em 1914, ainda na poca da paz. Mas ento sobreveio, em lugar de uma soluo, o resultado da incapacidade de se achar uma soluo no sentido da Histria Universal. Encarando-se a coisa do lado econmico, foi essa a doena que sobreveio ento. Ora, no fundo a possibilidade de qualquer evoluo se deve a contrastes. Quero mencionar apenas um desses contrastes: pela razo de a economia inglesa se haver consolidado numa poca bem anterior da Europa Central, os ingleses no eram capazes de estipular para certas mercadorias preos to baixos como era o caso na Alemanha, resultando da a grande oposio da concorrncia; porque o made in Germany era questo de concorrncia. E uma vez terminada a guerra, surgiu a pergunta: pois bem, agora que os homens se trucidavam em vez de buscar uma soluo por meio dos antagonismos, como que podero levar a cabo as coisas? Eu sentia ento que primeiro deveramos encontrar as pessoas capazes de compreender os contrastes que teriam de ser criados numa outra esfera; porque a vida baseada em contrastes, e s pode existir quando h contrastes interagentes. E foi assim que em 1919 ocorria dizer: apontemos ento para os contrastes para os quais, em verdade, tende a evoluo da Histria Universal os contrastes no mbito econmico, no jurdico-poltico e no espiritual-cultural, ou seja, os contrastes da trimembrao.7 O que, no fundo, justificou naquela poca a idia de que a trimembrao deveria ser introduzida no maior nmero possvel de cabeas? Quero dar uma explicao exterior: o mais importante teria sido introduzir a trimembrao no maior nmero possvel de cabeas antes de se manifestarem as

conseqncias econmicas que sobrevieram desde ento.8 Devemos lembrar-nos de que, na poca em que a trimembrao seria mencionada pela primeira vez, ainda no nos encontrvamos diante das dificuldades monetrias existentes hoje; pelo contrrio: tivesse sido compreendida a trimembrao naquele tempo, as dificuldades jamais poderiam ter surgido. Porm deparvamo-nos com a impossibilidade de as pessoas demonstrarem um senso realmente prtico de tais coisas. Procurvamos explicar a trimembrao, e como resultado as pessoas perguntavam: ora, tudo isso muito belo e ns o compreendemos; mas o importante seria que controlssemos o declnio da moeda. Bem, a nica coisa que se podia responder a essa gente era: isso o que pretende a trimembrao. Acostumem-se trimembrao; pois ela constitui o nico meio de oposio ao declnio da moeda. Era justamente esse o propsito da trimembrao; no obstante, as pessoas continuavam indagando como se faria isso. Ora, elas no compreendiam a trimembrao, embora no deixassem de afirmar compreend-la. E hoje a situao nos obriga a dizer o seguinte: Falando atualmente para pessoas como os Senhores, j no se pode faz-lo da mesma forma como antes, pois tornou-se necessria uma outra linguagem. isto o que pretendo proporcionar-lhes nestas conferncias. Pretendo mostrar-lhes como hoje a pessoa pode abordar tais questes, especialmente diante de jovens que ainda tm a possibilidade de colaborar na estruturao do que, de algum modo, deve ser estruturado. da maneira como acabei de falar-lhes que se pode caracterizar hoje uma poca como o sculo XIX, isto , apontando para os contrastes em sentido histrico e econmico. Porm poder-se-ia remontar tambm a tempos anteriores, abrangendo a poca em que as pessoas comearam a refletir sobre a economia. Contemplando a histria desta ltima, vemos que outrora tudo ocorria de maneira instintiva. A complicao da vida econmica s se deu propriamente na poca moderna, quando as pessoas consideraram necessrio refletir sobre essas coisas. Minhas palestras destinam-se em primeiro lugar a estudantes, e por isso falo de modo a faz-los chegar a compreender a Cincia Econmica. Portanto, quero explicar agora o que hoje importa essencialmente. A poca em que se deveria refletir sobre Economia era uma em que os pensamentos no mais conseguiam abarcar um campo como esse. Simplesmente no havia mais as idias necessrias para tal. Quero demonstrar-lhes a justeza disto mediante um exemplo da Cincia Natural. A coisa a seguinte: Como homens, possumos nosso corpo fsico, que tem um peso como outros corpos fsicos. Depois de um almoo ele fica mais pesado do que antes. Seria at possvel conferir na balana. Isso quer dizer que participamos da gravidade uma qualidade de toda substncia pondervel , mas esta no serviria para muita coisa no corpo humano; quando muito, poderamos passar pelo mundo quase como autmatos, e no como seres conscientes. J indiquei em muitas ocasies o que precisamos para formar conceitos dotados de valor o que necessrio para o homem poder pensar. O crebro humano tem um peso de uns 1.400 gramas, se pesado isoladamente. Se deixssemos esses 1.400 gramas exercer presso sobre os vasos sangneos que se encontram na base da abbada craniana, estes seriam esmagados. No viveriam por um s instante caso nosso crebro fosse constitudo de forma a fazer, com seus 1.400 gramas, presso sobre o crnio. A existncia do princpio de Arquimedes uma grande ddiva para o homem, isto , o fato de todo corpo perder na gua tanto de seu peso quanto pesa o lquido que ele desloca. Portanto, um corpo imerso na gua perde uma parte de seu peso correspondente ao peso do corpo dgua de tamanho igual ao dele. O crebro flutua no lquido cerebral, perdendo nisto 1.380 gramas de seu peso; pois esse o peso do corpo dgua do mesmo tamanho do crebro humano. A presso que o crebro exerce sobre a base de apenas 20 gramas, peso que a base consegue suportar. Se nos perguntarmos agora para que serve isso, deveremos dizer que no conseguiramos raciocinar mediante um crebro que fosse apenas massa pondervel. No pensamos mediante o que substncia pondervel, e sim mediante a impulso, o movimento ascensional. Primeiro a substncia deve perder seu peso, para podermos pensar. Pensamos mediante aquilo que levita da Terra. Contudo, o estado de conscincia estende-se por todo o corpo. O que que nos torna conscientes em todo o nosso corpo? Nosso corpo contm 25 trilhes de hemcias. Essas 25 trilhes de hemcias so diminutas; mesmo assim possuem peso, por conterem ferro. Cada uma dessas 25 trilhes de hemcias flutua no soro sangneo, perdendo tanto de seu peso quanto desloca de lquido. Sendo assim, em cada uma dessas hemcias produzida uma impulso 25 trilhes de vezes. O que impulsiona para cima, desse modo, nos faz conscientes em todo o nosso corpo. Podemos dizer o seguinte: quando engolimos alimentos, primeiro estes tm de ser despojados de seu peso e transformados, para poderem servir- nos. Essa uma exigncia do organismo. Os homens desaprenderam de pensar dessa maneira e de considerar isso como algo abalizado, na poca em que se tornou preciso pensar em termos econmicos. Desde ento contaram exclusivamente com substncias ponderveis, no se preocupando com a transformao sofrida, por exemplo, por uma substncia

no organismo, com respeito a seu peso, pelo fato de estar sujeita impulso. Mas h ainda o seguinte: Recordando-se de seus estudos de Fsica, os Senhores no ignoraro que na Fsica se fala de espectro. Atravs do prisma se produz uma gama de cores: vermelho, cor-de-laranja, amarelo, verde, azul, ndigo, violeta. Na extenso do vermelho ao violeta, o espectro parece luminoso. Tambm sabemos que para alm da rea luminosa se supem os raios assim chamados infravermelhos, e para alm do violeta os raios ultravioletas. Falando-se apenas de luz no se abrange, portanto, todo esse fenmeno; deve-se dizer que a luz polarmente transformada para os dois lados. Deve-se mencionar que para alm do vermelho a luz submerge no calor, e para alm do violeta nas reaes qumicas; e que nesse processo, por assim dizer, desaparece como luz. Portanto, se algum proferisse uma teoria exclusiva da luz, proferiria apenas um aspecto e, com isso, uma falsa teoria da luz. Na mesma poca em que se deveria ter comeado a refletir sobre Economia, o modo de pensar da Fsica encontrava-se num estgio que produzia uma falsa teoria da luz.9 Mencionei estes fatos pelo motivo de existir aqui uma analogia vlida. Observem essa... agora no economia humana, mas sim economia de pardais ou economia de andorinhas! Trata-se tambm de uma espcie de economia; porm essa economia do reino animal no tem muito valor para o reino humano. No caso do hamster, podemos at falar de um capitalismo animal. O elemento essencial da economia animal consiste em que a natureza oferece os produtos e o animal, como ser isolado, se apodera deles. De certo modo o homem participa dessa economia animal, porm tem de super-la. A economia que pode comear por ser denominada economia humana comparvel ao que, no espectro, visvel como luz, enquanto devemos comparar com a parte do infravermelho aquilo que ainda se estende para a natureza. Trata-se a, por exemplo, do campo da agricultura, do campo da geografia econmica, etc. No possvel delinearmos o estudo da economia rigorosamente nessa direo. Ele se estende a um campo que deve ser apreendido de modo totalmente diferente. isso o que se d, por um lado. Por outro lado, porm, ocorreu que sob nossas condies econmicas muito complexas, de certo modo, os homens paulatinamente perderam o raciocnio econmico. Tal como ao aproximar-se do ultravioleta a luz cessa de aparecer como tal, na economia a atuao humana cessa de ser puramente econmica. Freqentemente expliquei de que maneira aconteceu isso. Vemos tal fenmeno surgir realmente apenas no sculo XIX. At ento, a vida econmica relativamente dependente da habilidade de cada indivduo. Um banco prosperava se houvesse um indivduo capaz nesse banco. Cada pessoa por si ainda tinha valor. Gosto de contar aquele bonito exemplo de quando uma vez o Baro de Rothschild recebeu a visita de um emissrio do rei da Frana. Este queria pedir um emprstimo. Rothschild estava ocupado, tratando com um negociante de couros, e solicitou que se pedisse ao emissrio do rei para esperar um pouco. Ento o homem ficou muito indignado ao saber que devia esperar enquanto um comerciante de couro estava na sala. Quando o criado veio e lhe pediu que aguardasse um pouco, ele no acreditou. Diga ao senhor Rothschild que eu venho como emissrio do rei da Frana! Quando o criado trouxe novamente a resposta dizendo que ele esperasse, o homem correu para dentro da sala exclamando: Sou o emissrio do rei da Frana! Rothschild disse: Por favor, sente-se, pegue uma cadeira! O homem repetiu: Sou o emissrio do rei da Frana! E Rothschild: Por favor, pegue duas cadeiras! O que, naquela poca, ocorria na vida econmica estava ligado conscientemente personalidade humana. Mas as coisas mudaram. Hoje em dia bem pouca coisa, na totalidade da vida econmica, depende da personalidade isolada. A atuao humana na economia j entrou fortemente naquilo que eu gostaria de equiparar ao ultravioleta. Trata- se daquilo que trabalha no capital como tal. As massas de capital trabalham por si ss. Uma vida supra-econmica sobrepe-se vida econmica, o que essencialmente devido fora prpria das massas de capital. Por isso podemos dizer o seguinte: se hoje quisermos realmente compreender a vida econmica, deveremos encar-la como colocada entre dois campos, dos quais um leva para baixo, natureza, e o outro para cima, ao capital. Entre estes encontra-se o que temos de apreender como a verdadeira vida econmica. Disso, porm, resulta que as pessoas nem sequer tinham a noo necessria para delimitar, para situar corretamente a teoria econmica como tal no mbito de todos os conhecimentos. Pois veremos que, por curioso que parea, somente aquela esfera que ainda no cabe na atuao econmica propriamente dita, e que podemos equiparar ao infravermelho, que pode ser captada pela razo humana. Pode-se ponderar, quanto a ela, da mesma forma como se ponderam outros processos: como se cultivaria a aveia, a cevada, etc.; qual seria, na minerao, o melhor mtodo para extrair as matrias-primas. No fundo, somente sobre isso que podemos refletir corretamente com a razo que costumamos empregar na cincia dos tempos modernos. Isso tem um imenso significado. Lembrem-se do que eu dei como sendo o conceito de que se necessita na cincia. Ns ingerimos substncias pesadas como alimento. O fato de elas nos serem teis devido

circunstncia de constantemente perderem seu peso dentro de ns, ou seja, de se transformarem completamente. A transformao ocorre de modo diferente em cada rgo. No fgado ocorre diferentemente do que no crebro ou nos pulmes. O organismo diferenciado, e as condies variam para cada rgo. Presenciamos uma constante alterao da qualidade correspondente aos vrios rgos. Temos uma situao mais ou menos anloga ao falar, no mbito de uma economia nacional, do valor de uma mercadoria, por exemplo. um absurdo definirmos uma substncia como o carbono e depois perguntarmos: como se comporta essa substncia dentro do corpo humano? At em sua ponderabilidade o carbono se torna algo completamente diferente do que l fora; tampouco tem sentido indagarmos o valor de uma mercadoria: este varia dependendo de ela estar exposta numa loja ou estar sendo transportada de um lugar a outro. As idias da Cincia Econmica devem ser bem mveis. Devemos perder o costume de construir conceitos que possam ser definidos. Devemos conscientizar-nos de estarmos lidando com um processo vivo, e de que dentro de um processo vivo os conceitos devem ser maleveis. Ocorreu, porm, que as pessoas procuravam apreender os conceitos valor, preo, produo, consumo, etc. pelas idias existentes. Porm estas de nada valiam; por isso no foi possvel estabelecer uma teoria econmica. No podemos responder mediante os conceitos costumeiros, por exemplo, pergunta: o que valor, o que um preo? Devemos observar algo, relativamente ao valor e ao preo que lhe correspondem, sempre na circulao em que se encontra. Se indagarmos, por exemplo, pela simples qualidade fsica do carbono, no chegaremos a saber coisa alguma do que acontece, por exemplo, no pulmo, embora o carbono se encontre tambm no pulmo; que toda a configurao diferente no pulmo. Assim, o ferro encontrado na mina algo bem diferente do que no processo econmico. A economia se interessa por qualidades do ferro bem diferentes de sua simples existncia. Temos de contar com fatores instveis como estes. H 45 anos conheci uma famlia em cuja casa vi um quadro que, penso eu, havia estado no sto por uns 30 anos. Enquanto se encontrava no sto e no havia ningum que soubesse algo desse quadro alm de sua simples existncia num canto, ele no tinha valor algum no processo econmico; mas no momento em que os donos reconheceram ser valioso, o quadro adquiriu um valor de trinta mil florins uma soma aprecivel naquele tempo. De que dependia o valor? Exclusivamente da opinio que as pessoas formavam do quadro. Este no havia sido removido de seu lugar s que as idias formadas pelas pessoas a seu respeito mudaram. Assim, de objeto algum importa o que ele por si s. E particularmente os conceitos da Cincia Econmica no podem ser desenvolvidos com base na realidade exterior; eles tm sempre de ser desenvolvidos com base no processo econmico. E dentro desse processo a coisa se transforma constantemente. Devemos, portanto, ter em conta a circulao no processo econmico antes de falarmos de coisas como valor, preo, etc. No obstante, observamos nas atuais teorias econmicas que estas principiam com definies de valor e preo. O primeiro, porm, de que precisamos a descrio do processo econmico; s da resultaro as coisas que contam hoje em dia. No ano de 1919 era lcito, pelo motivo de tudo ter sido destrudo, pensar que as pessoas se tivessem convencido da necessidade de comear com algo novo. Ora, no foi assim que ocorreu. O reduzido nmero de pessoas que, naquele tempo, acreditavam ser preciso comear de novo tampouco tardaram em recair no comodismo: nada se pode fazer. Nesse meio-tempo sobreveio a calamidade, a desvalorizao da moeda nas regies do leste e do centro, e com isso uma completa revoluo nas camadas sociais; porque cada desvalorizao tem de acarretar uma depauperao das pessoas que vivem daquilo que equiparamos ao ultravioleta. Isso ocorre, em realidade, talvez com maior freqncia do que j se percebe hoje; mas inexorvel. Com isso somos remetidos, antes de mais nada, ao conceito do organismo social, pela razo de ficar patente que a desvalorizao da moeda uma conseqncia da antiga delimitao em Estados, a qual intervm no processo econmico. preciso compreendermos esse processo, mas primeiro devemos compreender o organismo social. Ocorre que o conceito de organismo social, em todas as teorias 10 econmicas, de Adam Smith at s mais modernas, em realidade se restringe a pequenas regies. Elas nem sequer se preocupam com a necessidade de uma analogia adotada, por mais simples que seja, ter de ser concludente. Os Senhores j viram um organismo bem desenvolvido apresentando-se da seguinte maneira: Aqui est, por exemplo, uma pessoa, aqui uma segunda pessoa, aqui uma terceira, e assim por diante (ver figura 1). Seriam bonitos organismos humanos, colados dessa forma uns aos outros; mas isso no existe em organismos desenvolvidos. No obstante, o caso com relao aos Estados. Organismos precisam de um espao vazio entre si. Quando muito, os diferentes Estados podem ser comparados s clulas de um organismo, e somente toda a Terra, como corpo econmico, pode ser comparada a um organismo. Devemos ter isso em conta. Uma coisa palpvel desde que temos a economia mundial

que os diferentes Estados no podem ser comparados seno a clulas. A Terra toda, tomada como um organismo econmico, o organismo social. Tal fato no levado em conta em lugar algum. que toda a teoria da Cincia Econmica encalhou numa posio que no corresponde realidade, pois desejava-se estabelecer princpios vlidos para uma clula isolada. Por isso que ao estudarmos a teoria econmica francesa encontramos uma constituio diferente da que encontramos nas teorias inglesa, alem ou outra. Porm, como economistas, no podemos prescindir da compreenso do organismo social como um todo. Era isso o que eu queria expor-lhes hoje, guisa de introduo.

2a Palestra - 25 de julho de 1922

O processo econmico
Os primeiros conceitos e pontos de vista que teremos de desenvolver justamente no campo da economia no podero deixar de ser um tanto complicados, e isto por uma razo inteiramente objetiva. Os Senhores devem imaginar que a economia, mesmo quando considerada como economia mundial, encontra-se num constante movimento; tal como o sangue corre atravs do corpo humano, os bens fluem como mercadorias, por todas as vias possveis, pelo corpo econmico inteiro. Nesse processo econmico, temos de considerar como sendo o elemento mais importante aquilo que se desenrola entre compra e venda. Ao menos isso o que vale para a economia atual. No decorrer destas palestras teremos de abordar os mais diversos impulsos atuantes no corpo econmico; contudo, a economia se apresenta como tal ao homem no momento em que ele deve comprar ou vender alguma coisa. Todo pensar instintivo de cada pessoa, por ingnuo que seja, culmina naquilo que se passa entre comprador e vendedor, sendo disso que, no fundo, tudo depende. Verifiquemos o que se d quando, na circulao econmica, efetuam-se compra e venda. O que importa ao homem o preo de uma mercadoria, de um bem qualquer. A questo do preo , contudo, aquela em que tero de desembocar as mais importantes discusses econmicas; pois no preo que culmina tudo o que atua como impulsos e foras na economia. Por isso, primeiro teremos de dirigir nossa ateno ao problema do preo, o que, todavia, absolutamente no simples. Basta imaginarmos o caso mais trivial: no lugar A existe uma mercadoria qualquer que tem seu preo nesse lugar; ela no comprada a, mas transportada para mais adiante. necessrio acrescentar ao preo o que foi pago pelo transporte para o lugar B. O preo muda no curso da circulao. o caso mais simples, mais banal, diria eu. No h dvida de que haja casos muito mais complexos. Suponhamos que uma casa numa cidade maior tenha um certo preo em dado momento. Depois de quinze anos, a mesma casa custa, talvez, seis ou oito vezes mais. Ao falar desse aumento de preo, nem precisamos levar em conta que, porventura, o aumento possa ser causado pela desvalorizao da moeda. Nem queremos levar isso em considerao. O aumento do preo pode simplesmente ter sido causado pelo fato de, nesse nterim, haverem sido construdas muitas outras casas na redondeza, outros edifcios que contribuam para incrementar o valor da casa. Pode haver dez ou quinze outras circunstncias para o aumento do preo da casa. No fundo, jamais estaremos realmente em condies de oferecer uma explicao generalizada para cada caso, no sentido de determinarmos inequivocamente, para certo lugar, as condies que fixam o preo de um bem, digamos, de casas, ferragens, cereais ou qualquer outro. Por enquanto, no podemos dizer muito mais do que o seguinte: devemos observar como o preo oscila conforme o lugar e o tempo. E talvez possamos acompanhar uma ou outra das condies pelas quais, num certo lugar, o preo veio a ser o que . Mas no pode haver uma definio generalizada de como o preo se compe; isso realmente impossvel. Por isso, assombra-nos sempre de novo ver como, em livros usuais sobre economia, fala-se como se fosse possvel definir o preo. No possvel defini-lo; pois o preo concreto em cada lugar, e toda definio em termos de economia nem sequer se aproxima do assunto. Por exemplo, uma vez me aconteceu o seguinte caso: Em determinada regio, os terrenos eram bem baratos. Havia uma sociedade que tinha como membro um homem bastante famoso. A sociedade comprou todos os terrenos baratos e em seguida fez com que o homem famoso construsse para si uma casa nessa regio. Depois os lotes foram colocados venda, e por preos bem mais elevados do que fora pago na compra, pelo nico motivo de o homem famoso ter construdo sua casa nas proximidades. Essas coisas demonstram quo indeterminadas so as circunstncias de que depende o preo de algo no processo econmico. Os Senhores podem naturalmente dizer que tais coisas deveriam ser controladas. So os adeptos da reforma agrria e outras pessoas afins que se opem a elas, querendo de certa forma estabelecer, por meio das mais diversas medidas, uma espcie de preo justo para os bens. Isso inteiramente possvel; contudo, no sentido da economia o preo no se altera com isso. Quando ocorrem coisas como as do nosso exemplo, em que os lotes foram vendidos a um preo mais elevado, seria possvel ti- rar novamente o dinheiro dessa gente impondo-lhes um alto imposto territorial. Neste caso o Estado que embolsa o dinheiro; mas nem assim se apreendeu a realidade, pois de qualquer modo o preo aumentou. Podemos adotar contramedidas, que no entanto apenas disfaram a questo. O preo sempre aquele que haveria resultado sem tais medidas. Apenas se desloca o problema, e no se segue um raciocnio econmico dizendo, aps ter disfarado a situao pelas medidas adotadas, que os lotes no aumentaram de preo depois de dez anos. Trata-se do seguinte: a economia deve colocar-se com as duas pernas na realidade, e na economia s se pode falar das condies prevalecentes naquela poca e naquele lugar em questo. A quem

vise ao progresso da humanidade dever ficar claro que as coisas podem ser diferentes; mas por ora elas devem ser consideradas em sua realidade momentnea. De tudo isso os Senhores podem perceber quo impossvel abordarmos algo como esse conceito importantssimo da economia o preo querendo apreend-lo por meio de uma definio de contornos ntidos. Desse modo no chegaremos a resultado algum na teoria econmica. Devemos enveredar por caminhos inteiramente diferentes; temos de estudar o processo econmico em si. Nem por isso o problema do preo deixa de ser o mais importante; devemos dirigir-nos a ele enfocando o processo econmico e procurando captar, por assim dizer, o ponto em que, em qualquer lugar e tempo, o preo de uma coisa qualquer resulte das circunstncias econmicas subjacentes. Verificando as teorias econmicas mais em uso, os Senhores geralmente encontraro enumerados trs fatores mediante cuja interao se desenrolaria todo o processo da economia. So eles: a natureza, o trabalho humano e o capital. Certamente se poder dizer, por ora, que ao se acompanhar o processo econmico como um todo constata-se em seu mbito algo que se origina da natureza, algo que o resultado do trabalho humano e tambm algo que empreendido ou ordenado pelo capital. Porm no se conseguir apreender de maneira viva o processo econmico simplesmente colocando lado a lado a natureza11, o trabalho humano e o capital. Tal enfoque levar, particularmente, s mais diversas unilateralidades isso o que mostra a histria das teorias econmicas. Enquanto alguns pensam que todo valor repousa na natureza, e que o trabalho humano no acrescenta qualquer valor especial substncia dos objetos naturais, outros opinam que todo valor economicamente significativo agregado a um bem 12, a uma mercadoria qualquer pelo fator que chamam de trabalho cristalizado dentro destes. Em 3 contrapartida, se os Senhores colocarem lado a lado o capital e o trabalho1 , encontraro pessoas dizendo ser o capital o nico que possibilita o trabalho, sendo o salrio extrado do capital acumulado; j outros dizem: no, o trabalho o que produz valores, sendo o que o capital ganha apenas a mais-valia subtrada do resultado do trabalho. O fato o seguinte: encarando as coisas de um ponto de vista, d-se razo a uma pessoa; encarando-as de outro ponto, quem tem razo a outra pessoa. Tal tipo de abordagem da realidade nos parece quase como certos tipos de contabilidade: colocando um item num lugar, obtm-se um resultado; colocando-o em outro lugar, obtm-se resultado diverso. Pode-se falar, com base em razes aparentemente bem fortes, numa mais-valia que descontada do salrio de trabalho e da qual se apropria o capitalista. Com base em razes igualmente boas, pode-se dizer que no contexto da economia total ao capitalista que se deve tudo, podendo ele pagar seus operrios apenas com o que lhe sobra para os salrios. Para as duas opinies existem razes muito boas e muito ms. que todas essas reflexes nem sequer conseguem aproximar-se da realidade econmica; so teis como base para agitadores, mas de modo algum constituem algo que interesse numa teoria econmica sria. Deveremos encontrar outras bases se quisermos falar com certa razo de um progresso do organismo econmico. Ora, at certo ponto todas essas posies tm sua justificativa; e se Adam Smith, por exemplo, v no trabalho empregado nos bens o fator primordial para a formao de valores, no h dvida de que tambm para tal posio se possa encontrar excelentes razes. Um homem como Adam Smith certamente no racio- cinava sem fundamento: mas tambm ali a base que se pensa poder captar algo que est parado, podendo-se extrair disso uma definio, esquecendo que no processo econmico tudo est em movimento contnuo. relativamente fcil estabelecer conceitos a respeito de fenmenos da natureza, mesmo os mais complexos, em vista das concepes de que se necessita para uma teoria econmica. Na economia os fenmenos so infinitamente mais complexos, mais instveis, mais variveis do que na natureza; so muito mais flutuantes e mais difceis de apreender por conceitos fixos. A verdade que se deve empregar um mtodo totalmente diferente. Tal mtodo lhes parecer difcil nas primeiras aulas; porm os Senhores verificaro que dele resultar algo possvel de servir de base para uma verdadeira teoria econmica. Pode-se dizer o seguinte: para o processo econmico que estamos enfocando, confluem a natureza, o trabalho humano e enquanto se focalize o aspecto puramente exterior da economia o capital. Isto em primeira instncia! Para prosseguir, dirijamos logo nossa ateno ao elemento do meio, o trabalho humano, procurando formar uma concepo a seu respeito descendo ao reino animal ontem j fiz tais aluses e observando, em vez de a economia humana, a economia dos pardais ou das andorinhas. A vemos que a natureza forma o fundamento para a economia. O pardal tambm tem de executar uma espcie de trabalho. No mnimo ele tem de pular de um lugar a outro a fim de encontrar os grozinhos, precisando s vezes pular muito num mesmo dia at encontrar seus gros. A andorinha, ao construir seu ninho, tambm tem de efetuar uma espcie de trabalho; ela tem muito o que fazer. No obstante, no podemos chamar isso de trabalho no sentido econmico. Se o fizermos, isso de nada nos adiantar em nossas concepes econmicas; pois observando a coisa mais de perto, teremos de dizer que o pardal ou a andorinha so, na realidade, organizados de tal modo que forosamente executam aqueles movimentos para encontrar sua alimentao. Eles no

poderiam conservar-se sadios caso no pudessem movimentar-se dessa maneira. Trata-se de uma extenso de seu organismo, pertencendo-lhes assim como suas pernas e asas. Portanto, ao querermos estabelecer conceitos econmicos, poderemos desconsiderar aquilo que aqui se pode chamar de trabalho fictcio. Em tais situaes onde se usufrui da natureza diretamente, e onde o ser isolado executa o trabalho fictcio exclusivamente para sua satisfao e de seus prximos, devemos desconsiderar esse trabalho fictcio caso queiramos determinar o que valor valor no sentido da economia. Eis o que nos preocupa em primeiro lugar: aproximar-nos de uma concepo do valor na economia. Se observarmos, portanto, a economia animal, poderemos dizer que o que nela forma valor exclusivamente a natureza. Ora, quando passamos ao homem, ou seja, economia humana, sem dvida temos tambm, do lado da natureza, o ponto de partida no valor natural; porm no momento em que as pessoas no trabalham apenas para si prprias ou para seus prximos, mas comeam a cuidar-se mutuamente, logo vem ao caso o aspecto referente no trabalho humano. No momento em que a pessoa no apenas usa para si os produtos da natureza, mas entra em alguma relao com outras pessoas e permuta bens com elas, tambm sua ao relativa natureza torna-se trabalho. Temos nisso um lado do valor na economia. Este resulta da aplicao do trabalho humano aos produtos da natureza, ou seja, do fato de termos na circulao econmica produtos da natureza modificados pelo trabalho humano. a que realmente comea a nascer um valor na economia. Enquanto intocado no lugar original, o produto natural no possui outro valor seno aquele que tambm teria para o animal. O valor para a economia humana comea no momento em que fazemos o primeiro passo para inserir o produto natural transformado no processo de circulao econmica. Nesse caso podemos caracterizar esse valor econmico pela seguinte frase: o valor econmico, visto por este lado, o produto da natureza transformado pelo trabalho humano. No importa se o trabalho humano consistir em cavarmos, racharmos lenha ou transportarmos o produto de um lugar para outro. Tratando-se por ora da determinao do valor em geral, podemos dizer o seguinte: o que forma o valor o trabalho humano, transformando um produto da natureza de modo que este possa ingressar no processo de circulao econmica. Levando isso em conta, os Senhores logo apreendero a qualidade totalmente flutuante do valor de um bem que circula na economia pois o trabalho algo que existe permanentemente, aplicado ao bem econmico. Sendo assim, no podemos realmente definir o que seja o valor; podemos apenas dizer que o valor aparece num certo tempo e num certo lugar pelo fato de o trabalho humano transformar o produto natural. ento que aparece o valor. Para comear, no podemos nem queremos definir o valor, mas apenas apontar o ponto em que ele aparece. Quero mostrar-lhes isso num esquema que evidencie o seguinte: como pano de fundo, por assim dizer, temos a natureza (fig. 2 esquerda); e temos o trabalho humano aplicado natureza; e o que se evidencia em decorrncia da in- terao entre natureza e trabalho humano um lado do valor. No seria uma imagem errnea se, por exemplo, dissssemos: olhando um plano negro, qualquer coisa negra atravs de algo claro, vemo-lo em azul; porm o azul se modifica de acordo com a maior ou menor espessura da parte clara. medida que o deslocamos, a intensidade do azul varia, flutuante. Tal o carter do valor na economia, pois este nada seno o transparecer da natureza atravs do trabalho humano ambulante por toda parte. Tais elementos no nos fornecem, por enquanto, mais do que algumas indicaes abstratas; contudo estas nos serviro de guia nos prximos dias, a fim de encontrarmos os fatos concretos. Como costume em todas as cincias, comeamos com o mais simples. Vemos, pois, que o trabalho no tem, por si s, qualquer determinao no contexto econmico. No faz diferena alguma se uma pessoa racha lenha ou se, por ser gorda, coloca-se sobre uma roda* h gente que faz isso e, pulando sempre de degrau em degrau, fica mais magra; possvel que ela realize a mesma quantidade de trabalho que aquela pessoa que racha lenha. um perfeito absurdo a maneira como, por exemplo, Marx encara o trabalho, buscando sua equivalncia no que gasto no organismo humano pelo trabalho pois se gasta o mesmo tanto, no importando se a pessoa racha lenha ou dana sobre a roda. No sentido econmico, no importa o que ocorre com o homem. J vimos que a economia faz divisa com elementos no-econmicos. Visto no sentido puramente econmico, de modo algum legtimo reiterar que o trabalho desgasta a pessoa pelo menos para estabelecermos o conceito de trabalho no contexto econmico. Este desgaste, contudo, tem um significado no sentido indireto, por fazer com que se tenha de cuidar das necessidades da pessoa. Quanto s consideraes de Marx a esse respeito, trata-se de um colossal contra-senso. Ora, o que ser necessrio para acompanharmos o trabalho no sentido do processo econmico? Para isso necessrio, por enquanto, abstrairmos completamente do homem e observarmos a forma como o trabalho se insere no processo econmico. O trabalho numa roda, como o descrevemos, no se insere de forma alguma, pois fica totalmente preso pessoa; rachar lenha, isso sim, j se insere no processo econmico. E podemos perceber que em todos esses casos se trata do fato de a natureza ser modificada pelo trabalho humano. S enquanto a natureza transformada pelo trabalho humano que produzimos valores econmicos, pelo lado que estamos contemplando. Se, por exemplo, consideramos til sade fsica trabalhar na

natureza e, nos intervalos, danar um pouco ou fazer eurritmia*, isso deve ser julgado a partir de outro ponto de vista; contudo, o que fazemos nos intervalos no pode ser denominado trabalho em sentido econmico, nem ser considerado como formativo de valores econmicos. Poder ter um valor sob outro aspecto; preciso comearmos por formar conceitos ntidos dos valores econmicos como tais. Existe uma outra possibilidade, bem diversa, de surgir o valor econmico. Para tal devemos ter em mente o trabalho em si, tomando-o como um fato dado. Como acabamos de ver, esse trabalho em si algo totalmente neutro, irrelevante em sentido econmico. Todavia torna-se criador de valor econmico quando dirigido pelo esprito 14, pela inteligncia humana e, neste caso, devo variar um pouco meu modo de expor as coisas. Mesmo nos casos mais extremos, os Senhores poderiam pensar que o que em si no trabalho estivesse sendo transformado em trabalho pelo esprito humano. Se algum resolve colocar em seu quarto uma roda para emagrecer, no existe nisso qualquer valor econmico. Se, porm, ele colocar uma corda em torno da roda e fizer tal corda acionar uma mquina, teremos tornado produtivo, pelo esprito, algo que nem sequer trabalho. O efeito secundrio consiste no emagrecimento da pessoa; mas o que realmente conta aqui o fato de o trabalho ser conduzido em determinada direo pelo esprito, pela inteligncia, pelo raciocnio, ou talvez pela especulao, e de os trabalhos serem colocados em certas interrelaes, etc. Assim sendo, podemos dizer o seguinte: temos a o segundo lado daquilo que forma valores na economia. Estando o trabalho ao fundo e em primeiro plano o esprito que dirige o trabalho, a transparece o trabalho atravs do esprito, produzindo novamente valor econmico. Veremos que esses dois lados existem em todo lugar. No esquema (fig. 2, esquerda) desenhei o valor econmico, atravs do qual aparece a natureza; agora devo desenhar o que acabo de expor, de modo que temos l atrs o trabalho e na frente o que espiritual e confere ao trabalho uma certa alterao (fig. 2, direita). So estes, essencialmente, os dois plos do processo econmico. Os Senhores no encontraro outras maneiras de se produzirem valores econmicos: ou a natureza modificada pelo trabalho ou o trabalho modificado pelo esprito, sendo que amide o esprito se manifesta exteriormente na formao de capital; por isso que no contexto da economia o esprito deve ser procurado na configurao dos capitais, ou pelo menos tem a a sua expresso exterior. Contudo chegaremos a apreender isso ao contemplarmos o capital como tal e, depois, o capital como meio monetrio. Assim os Senhores podem perceber que no possvel falarmos de uma definio do valor econmico pois precisamos ter em conta de quantos fatores isto depende, de quantas pessoas tolas e inteligentes depende o fato de, em algum lugar, o trabalho ser mo- dificado pelo esprito. Isso depende de uma poro de condies flutuantes. Todavia podemos ter certeza de que sempre vale o que evidente, ou seja, que nesses dois opostos polares devem ser procurados os fatores que formam valor no processo econmico. Ora, se for esse o caso, teremos a seguinte situao: ao nos encontrarmos num processo econmico relacionado com compra-e-venda em algum lugar, presenciamos essencialmente uma troca de valores. Seria efetivamente errneo falar de troca de bens, pois no encontramos outra troca seno a de valores. No processo econmico o bem um valor, seja ele produto da natureza modificado ou trabalho modificado. O que se permuta so valores, e isto o que importa. Sendo assim, os Senhores tero de compreender o seguinte: quando em algum lugar ocorre compra-e-venda, d-se uma troca de valores. O que resulta, ento, no processo econmico quando valor e valor, por assim dizer, se confrontam a fim de permutar-se, o preo. Os Senhores no encontraro um preo em lugar algum seno onde valor e valor se confrontam no processo econmico. Por isso no possvel refletirmos sobre o preo pensando apenas na troca de bens. Se os Senhores comprassem uma ma por, digamos, cinco centavos, poderiam dizer que trocam um bem pelo outro bem a ma contra os centavos. Desta maneira, porm, jamais chegaro a uma viso econmica. A ma foi colhida em algum lugar, foi transportada, e talvez haja acontecido muita outra coisa sua volta. Foi o trabalho que a modificou. Os Senhores no esto lidando com a ma, e sim com o produto natural modificado pelo trabalho humano que representa um valor. Na economia sempre se deve partir do valor. Da mesma forma, os cinco centavos representam um valor, e no um bem pois esses cinco centavos no so outra coisa seno o sinal de que junto pessoa que quer comprar a ma existe um outro valor que ela permuta pela ma. O que eu quis frisar o fato de hoje havermos chegado a compreender que errneo falar de bens na economia, devendo-se falar de valores como o fator elementar; e que tambm errneo querer apreender o preo de outra maneira que no o jogo de valores. Valor contra valor resulta no preo. Uma vez que o valor algo flutuante, no podendo ser definido, o que resulta como preo na permuta de valor contra valor algo flutuante ao quadrado. De tudo isso podemos deduzir que totalmente intil querermos apreender de alguma maneira o valor e o preo para termos uma base firme na economia, e at mesmo para querermos intervir num processo econmico. O que deve ser considerado nesse caso algo completamente diverso, que deve estar por

detrs, e de fato est. Isso nos demonstrado por uma observao muito simples. Imaginem o seguinte: a natureza nos transparece atravs do trabalho humano. Se, por exemplo, extrairmos ferro em determinado lugar sob condies extraordinariamente severas, o que resulta como valor um objeto da natureza modificado pelo trabalho humano. Se, em outro lugar, o ferro for extrado sob condies mais leves, provavelmente resultar um valor bem diferente. Vemos, portanto, que no possvel abordar a coisa pelo valor temos de olhar por detrs deste. Devemos remontar quilo que forma o valor, chegando talvez s circunstncias mais constantes sobre as quais se poder exercer uma influncia direta pois no momento em que introduzirem o valor na circulao econmica, os Senhores devero deix-lo flutuar conforme o organismo econmico. Ao observarmos a composio sutil do glbulo sangneo que diferente na cabea, no corao ou no fgado , no nos adiantar dizer que queremos encontrar uma definio para o sangue pois no isso o que queremos; o que queremos unicamente saber quais os alimentos mais favorveis para cada caso. Do mesmo modo, no adianta discutir sobre o valor e o preo, tratando-se, isso sim, de buscar os fatores primrios que, formados corretamente, resultaro no preo correspondente, que assim surgir por si. Em nosso estudo de Economia, impossvel determo-nos na esfera das definies de valor e preo; porm devemos sempre remontar ao ponto de partida, ou seja, quilo de que, por um lado, o processo econmico extrai sua nutrio e que, por outro, o regula: a natureza, por um lado, e o esprito, por outro. A dificuldade de todas as teorias econmicas dos ltimos tempos foi o fato de elas sempre terem comeado por querer apreender o flutuante. Para quem consegue discernir as coisas, dessa forma no resultam definies erradas, e sim, no fundo, muitas corretas. Quem diz que o trabalho corresponde ao que tem de ser reposto no corpo humano, no passando de substncia consumida, engana-se redondamente, pois no enxerga as coisas mais banais. Mas acontece que at pessoas bastante instrudas tropearam ao elaborar suas teorias de Economia, por quererem observar em condies estticas as coisas que se encontram em fluxo. Pode-se fazer isso em relao s coisas da natureza at se deve faz-lo, muitas vezes; neste caso, basta observar de uma maneira bem diferente o que esttico. Quando, na observao da natureza, falamos de movimento, consideramo-lo como que composto de pequenas situaes subseqentes de repouso. Pelo fato de procedermos integrao, tambm consideramos o movimento como algo composto de situaes de repouso. No possvel apreender o processo da economia com base neste tipo de conhecimento. Por isso devemos dizer o seguinte: o que importa comearmos por apreender a teoria econmica pela maneira como, de um lado, aparece o valor ao ser a natureza modificada pelo trabalho, ou seja, ao transparecer a natureza atravs do trabalho; e, do outro lado, pelo modo como aparece o valor ao ser visto o trabalho atravs do esprito. Esses dois modos de surgimento do valor so polarmente distintos, tal qual no espectro um plo, o plo luminoso, o amarelo, distinto do plo azul ou violeta. Podemos, portanto, reter a seguinte imagem: tal qual de um lado aparecem no espectro as cores quentes, tambm de um lado se evidencia o valor natural, que se manifestar mais na formao de renda15 da terra ao percebermos a natureza modificada pelo trabalho, e de outro aparece mais o valor que se manifesta no capital ao enxergarmos o trabalho modificado pelo esprito. A pode surgir, pois, o preo, quando valores de um plo se confrontam com valores do outro, ou at quando valores dentro de um plo entram em interao. Cada vez que se tratar de formao de preo, verificaremos que os valores entram em interao. Isto significa que devemos desconsiderar totalmente tudo o que existe alm disto at mesmo a matria , e ater-nos primeiramente maneira como se formam valores de um lado e de outro. S ento poderemos adentrar o problema do preo.

Anda mungkin juga menyukai