Anda di halaman 1dari 4

PONTUAO

Definio A pontuao um conjunto de sinais grficos destinados a organizar as relaes e a proporo das partes do discurso e das pausas orais e escritas. Tem como objectivo a compreenso, a clareza e a expressividade da frase. Os sinais grficos utilizados na pontuao so ponto (.), ponto de interrogao (?), ponto de exclamao (!), dois pontos (:), ponto e vrgula (;), vrgula (,), reticncias () e travesso (-). PONTO O ponto denota a pausa mxima da voz e indica: a) o fim de uma frase declarativa, simples ou complexa (Ex.: Vivo em Lisboa.); b) abreviaturas (Ex.:Sr. Dr.); c) serve ainda, em alternativa ao asterisco e ao travesso, para assinalar a entrada de um novo elemento numa listagem: Ex.: A pontuao compreende os sinais seguintes: . ponto; . ponto de interrogao; . PONTO DE INTERROGAO Ponto de interrogao o sinal colocado: a) em final de frase interrogativa (Ex.: - Em que pensas?); b) em frases em que a pergunta revela dvida, surpresa ou no tem resposta, fazendo-se acompanhar de outros sinais de pontuao: Ex.: -Ah, quem s tu?! - Quem bateu?... PONTO DE EXCLAMAO O ponto de exclamao um sinal colocado: a) em final de frase exclamativa (Ex.: - Como ests bela!); b) depois de interjeio (Ex.: - Oh! disse admirada); c) em final de frase que indique ordem (imperativo) - (Ex.: - Cale-se!); chamamento (vocativo) - (Ex.: Antnio! - gritou o irmo.); e ironia (Ex.: Bonito servio!); d) aparece ainda combinado com outros sinais de pontuao (Ex.: - Ah, s tu?!). DOIS PONTOS Os dois pontos indicam uma suspenso da voz na melodia de uma frase no concluda, introduzindo: a) uma enumerao (Ex.: - Comprou os livros: gramtica, dicionrio e selecta); b) uma explicao (Ex.: - Vivia naquele dilema: optar por Medicina ou Letras); c) um discurso directo: Ex.:O Antnio encontrou os pais e disse: - Passei no exame.

PONTO E VRGULA Representa uma pausa mais forte que a vrgula e menos forte que o ponto, utiliza-se para: a) separar oraes bastante longas, j separadas por vrgula (Ex.: Chegada a sua vez, o Antnio comprou o seu bilhete; e eu, sussurrando-lhe ao ouvido, disse-lhe que comprasse outro para um amigo.); b) separar as oraes coordenadas adversativas nas quais se pretende realar o contraste (Ex.: No disse mais nada; mas, de manh, trouxe uma ideia nova.); c) separar itens de enunciados, considerandos, leis ou outros documentos (Ex.: Considerando o poder da comunicao social; considerando a sensibilidade da opinio pblica; considerando a vulnerabilidade dos governos; os ambientalistas avanaram com uma proposta de lei para a proteco do ambiente.). RETICNCIAS As reticncias assinalam uma interrupo na frase, para: a) indicar a continuao de uma reflexo por parte do leitor, apelando sua imaginao e experincia (Ex.: - Como ests bela); b) traduzir perturbaes fsicas ou de natureza emocional (Ex.: - Oh! disse admirada; Cale-se); c) marcar suspenses devidas a hesitao, surpresa ou dvida (Ex.: Antnio gritou o irmo ); d) realar uma palavra ou expresso, quando colocadas antes das mesmas (Ex.: Bonito servio); e) indicar uma rplica muda (Ex.: - Ah, s tu?...). TRAVESSO O travesso um sinal de pontuao que se utiliza para: a) marcar a mudana de locutor ou de personagem num dilogo (Ex.: - Ele no quer responder. -Mas porqu? - Diz que no est autorizado.); b) separar palavras ou frases num determinado contexto (Ex.: Julgo e retomou a palavra que estamos no bom caminho.); c) traduzir um enquadramento ou uma sucesso na narrativa ou numa enumerao (Ex.: A pontuao inclui os sinais seguintes: - ponto; - ponto de interrogao; - ); d) marcar uma relao de analogia ou de oposio entre dois termos (Ex.: Todos vivemos nos limites entre vida morte); e) anunciar uma concluso, aproximando-se dos dois pontos (Ex.: S lhes resta uma soluo razovel desaparecer.).

VRGULA A vrgula marca uma pausa de pequena durao. A. A vrgula destaca ou pe em relevo os elementos seguintes: 1. o vocativo (Ex.: Oh primo Mateus, no diga isso!); 2. o aposto ou qualquer elemento de valor meramente explicativo (Ex.: No topo da escada, esbatendo-se na penumbra, surgiu o abdmen e logo o rosto avermelhado de Macedo, proprietrio da Flor da Amaznia.); 3. o complemento adverbial quando colocado em ordem inversa (Ex.: Mesmo s cegas, a justia instaurou-me um processo.); 4. o nome do lugar, nas datas (Ex.: Setbal, 2 de Outubro de 2006); 5. a orao subordinada adverbial principalmente quando anteposta principal (Ex.: E, a meu lado, pela avenida escura das palmeiras, ia dizendo em voz baixa: - Se for polcia, tu no sabes de nada.); 6. a orao intercalar (Ex.: Mas, no dia seguinte, como disse, encontrei-me na serra com companheiros de escola.); 7. a orao relativa explicativa ou expositiva (Ex.: Aquele seu gesto, que o Largo da Matriz conhecia h vinte anos, dava calada a rpida aparncia de uma clareira de selva que deixa passar o elefante pesado e soberano.); 8. as oraes reduzidas de infinitivo, de gerndio e de particpio quando equivalentes a oraes adverbiais. (Ex.: Ordinariamente ao meio-dia, ao acabar de almoar, Maria Eduarda, ouvindo rodar o trem na estrada silenciosa, vinha esperar Carlos porta de casa, no topo dos degraus ornados de vasos e resguardos por um fresco toldo de fazenda cor-de-rosa.; E Janurio, suspendendo o passeio ao longo do escritrio, bateu com a mo espalmada num costal de escrituras, como se acabasse de sair a trunfo puxando a s.). B. A vrgula separa: 1. elementos com a mesma funo sintctica (sujeito composto, verbos e complementos), no unidos por uma das trs conjunes: e, ou e nem (Ex.: - E no tenho mesmo, no tenho e ficou contemplando o seu prprio fumo que subia. Depois disse: - s vezes, nas aulas, eu dou comigo a falar, a explicar, a gritar, a bater nos alunos, porque eu bato neles, e pergunto-me a mim mesmo o que estou ali a fazer. Jorge de Sena); 2. as oraes coordenadas assindcticas (sem conector presente) ou justapostas (Ex.: O emigrante portugus chega ao Brasil, busca trabalho, instala-se.; Atenas produziu a escultura, Roma fez o direito, Paris inventou a revoluo, a Alemanha achou o misticismo. Lisboa que criou? O Fado.); C. Usos especiais da vrgula. 1. Em caso de elipse: supresso de uma palavra ou grupo de palavras (Ex.: Um meu, o da cala branca; o outro, de meu genro.); 2. Com as conjunes a) - e os termos de uma enumerao so separados por vrgulas; o penltimo e o ltimo so separados por e, no se usando a vrgula (Ex.: Sevilha, Barcelona, Paris e Roma so as cidades que penso visitar.); Contudo, a vrgula aparece antes de e:

b)

c)

d)

e)

o quando a conjuno e marca, alm de uma simples adio, uma ideia de consequncia, de oposio ou de surpresa (Ex.: Cumprimentei os pais dela, e juntei-me ao grupo.) ; o quando as oraes coordenadas tm sujeitos diferentes (Ex.: Estvamos num jardim que eu no conhecia, e havia vultos pelos bancos.); o quando aparece repetida numa enumerao (Ex.: Sim, verdade: tudo magnfico, e so, e banhado pelo sol.). ou com esta conjuno, como podemos ver, seguem-se os mesmos princpios que com e.( Ex.: Num ano, ou morre o burro, ou morre o rei, ou morro eu.) - nem quando usada uma ou duas vezes, em geral, no precedida de vrgula; se repetida mais vezes, a vrgula usada. (Ex.: E hs-de concordar que nem eu nem ela precisamos de pedir-te licena. - mulheres! Vs todas que tendes dentro do peito o mal que nada cura, nem os simples, nem os blsamos, nem os orvalhos, nem as rezas, nem o pranto, nem o sol, nem a morte, vinde ouvir-me esta histria florida.) mas pode ser precedida ou seguida de vrgula: no primeiro caso, ela indica uma restrio ou oposio ((Ex.: Muito obrigado, mas no vale a pena.); no segundo caso, indica um tempo de reflexo, uma hesitao ((Ex.: Mas, ah gente! No meio daqueles negros todos, cabea alta, bem escorado nas pernas, o ldo a ensarilhar to lesto que nem se via, dava ganas de lhe gritar: - A, filho de bme! A!) porm, todavia, contudo e no entanto, adversativas; logo, portanto, por conseguinte e por consequncia, conclusivas, podem aparecer: o seguidas de vrgula quando se encontram no incio de perodo ou depois de ponto e vrgula ((Ex.: Todavia, com verdadeira alegria que me acho neste canto que q polcia me deixa.); o precedidas de vrgula se vm no incio de uma orao, no interior do perodo ((Ex.: V onde quiser, porm fique morando connosco. o entre vrgulas quando se encontram aps um dos termos da orao a que pertencem ( Ex.: - Era, contudo, verdade porque l estava no cho, o balde que Firmino deixara.; Preferiu, portanto, ignorar que Germa estava nesse momento totalmente desligada e ausente de si ().; O seu lugar estava, pois, esquecido, alguma coisa avassaladora e nica tinha ganho terreno naquela alma, e no era possvel expurg-la mais). Observao : pois quando conjuno conclusiva, vem sempre posposta a um termo da orao a que pertence e, assim, isolada por vrgulas.

Adaptao de Terminologia Lingustica

Anda mungkin juga menyukai