Anda di halaman 1dari 20

A (Des)graa da Justia: a percepo do judicirio brasileiro pela tica dos humoristas

Por George Marmelstein, juiz federal e professor, mestre em direito constitucional pela UFC, doutorando em filosofia do direito pela Universidade de Coimbra georgemlima@yahoo.com.br Httpp://direitosfundamentais.net

O presente texto no foi escrito para gerar risadas, mas reflexes. Ele fruto de uma aula que ministrei na ESMAFE 5 Regio para magistrados federais e estaduais, dentro de um curso de tica judicial. A aula tinha como ncleo temtico os Princpios de Bangalore de Conduta Judicial, que uma declarao elaborada por juzes do mundo todo, contendo alguns princpios-guias que devem orientar a elaborao dos cdigos de tica da magistratura. Os Princpios de Bangalore se aliceram em seis valores bsicos: a independncia, a imparcialidade, a integridade, a idoneidade, a igualdade, a competncia e diligncia. Como so princpios muito gerais e de pouca densidade semntica, optei por trazer a discusso para a realidade mais concreta e interessante: o mundo do humor crtico. Fiz um apanhado geral de diversas charges e tirinhas que circulam na web, tendo como pano de fundo o judicirio brasileiro. A ideia era analisar como est sendo a percepo daqueles valores contidos nos Princpios de Bangalore pela sociedade brasileira, na tica dos humoristas, que, sem dvida, constituem um canal rico de informao e de termmetro para aferir o sentimento da populao. Um dos motes principais dos Princpios de Bangalore a idia de que no basta fazer justia: essencial que a justia seja vista e percebida como se estivesse sendo feita. Melhor dizendo: no basta ser imparcial, independente, ntegro, honesto, diligente etc.; to importante quanto ser tudo isso, parecer tudo isso. A confiana da sociedade no Judicirio somente ser obtida se o povo perceber que a justia est sendo feita. Da porque essencial analisar qual a percepo da sociedade acerca daqueles valores bsicos previstos nos Princpios de Bangalore. O primeiro valor fundamental a independncia. Os julgamentos devem ser realizados sem presses externas ou interferncias de quem quer que seja. Envolve um sentimento subjetivo do julgador (no ter medo de julgar) e um aspecto objetivo, de

independncia institucional em relao aos demais poderes (o juiz no pode ser forado a julgar em um determinado sentido). De um modo direto, ser independente poder julgar com base unicamente no direito vlido e no para agradar ou desagradar os detentores do poder. Analisando as charges que envolvem essa questo, observa-se uma grande desconfiana dos humoristas em relao capacidade de o Judicirio julgar efetivamente com independncia em relao aos poderes polticos e econmicos. Acredita-se que h uma forte interferncia poltica, sobretudo em relao aos membros da cpula do Judicirio. Vale conferir alguns exemplos:

H, tambm, uma clara percepo de que o poder econmico influencia as decises judiciais, especialmente na cpula. A charge (link) do humorista Maurcio Ricardo retrata isso: Caso Daniel Dantas para crianas. Outro valor bsico previsto no Cdigo de Bangalore a imparcialidade, que exige uma eqidistncia do juiz em relao s partes. De modo especfico, o julgamento imparcial exige um julgamento sem preconceitos, sem favoritismos e sem perseguies. No imaginrio humorstico, h diversas insinuaes de que a justia brasileira favorece os ricos. Confira-se:

Tambm h uma ideia de que a justia do pobre diferente da justia dos ricos. Em relao aos pobres, vale o poder paralelo, e a justia oficial somente contribuiria para aumentar ainda mais a criminalidade:

O Maurcio Ricardo mais uma vez captou esse fenmeno com bastante perspiccia: charge das algemas (sem preconceito). Outra crtica freqente refere-se impunidade. Atribui-se ao Judicirio a culpa pela falta de efetividade da lei penal. comum haver charges que sugerem que a polcia prende e os juzes soltam, especialmente os poderosos. Observe-se:

Com relao aos valores de idoneidade e integridade, previstos nos Princpios de Bangalore, o humor cido atinge o seu pice. Ao analisar as charges, tm-se a impresso de que h uma generalizada opinio de que todo juiz corrupto e que venda de decises judiciais algo trivial e comum:

10

Veja-se tambm essa charge do Maurcio Ricardo: Charge Na Lngua Deles. O ltimo valor previsto nos Princpios de Bangalore a competncia e diligncia, sempre ligados eficiente administrao da justia. No de surpreender a existncia de vrias charges criticando a morosidade da justia e a uma suposta preguia dos juzes:

11

12

O humorista Maurcio Ricardo tambm retratou essa crtica em suas charges animadas: Charge Preciso Saber Viver. Outro tipo de crtica, bem atual, pois relacionada discusso sobre os poderes do CNJ, refere-se falta de transparncia e corporativismo nos julgamentos envolvendo juzes. Confiram-se algumas:

13

14

Do mesmo modo, muitos freqentes so as charges envolvendo supostos excessos de privilgios da carreira judicial.

15

16

E mais esta do Maurcio Ricardo: Essa semana, no Supremo. Vrias so as crticas envolvendo a aposentadoria compulsria de juzes corruptos, que, na tica dos humoristas, seria branda demais:

17

Obviamente, esse conjunto de crtica tem arranhado a imagem do Judicirio numa proporo nunca antes vista. A justia, que deveria ser vista como um espao de exerccio da cidadania, tem sido vista como um antro de iniqidades. Ao invs de gerar orgulho e confiana, de gerado repdio, vergonha e ojeriza. Os humoristas tambm esto retratando isso:

18

19

20

Eis um quadro geral da percepo dos humoristas acerca do Poder Judicirio brasileiro. A apresentao no teve o propsito nem de avalizar, nem de questionar o mrito em si das charges, mas sim de descrever a imagem da Justia sob a tica dos humoristas. Mesmo que se faa o devido desconto, j que as charges possuem um efeito caricaturesco de exagerar as mazelas e muitas vezes distorcem ou simplificam a questo de um modo equivocado, no se pode negar que a perspectiva no das melhores. Alis, pode-se dizer que o prestgio do Judicirio nunca esteve to em baixa. E essa no a percepo apenas de uma classe de pessoas com uma viso crtica privilegiada como os humoristas. A populao tambm parece compartilhar a mesma frustrao. As mais recentes pesquisas de percepo da confiana do povo nas instituies demonstram que o Judicirio est sempre nas piores posies, s vezes at mesmo abaixo do Congresso Nacional, que sempre foi vinculado corrupo. Instituies como a polcia federal ou o ministrio pblico federal geralmente gozam de maior prestgio e no costumam ser alvo das crticas, apesar de compartilhar problemas semelhantes (basta ver que os procuradores da repblica possuem mais direitos do que os magistrados federais, mas somente os privilgios da magistratura so criticados). H, sem dvida, uma profunda crise moral da magistratura nacional. O quadro catico e desolador. Diante disso, fundamental estimular uma reflexo sria, talvez at mesmo para rever toda a base estrutural desse poder, a fim de reduzir influncia poltica nas indicaes dos membros dos tribunais, de aumentar o grau de democratizao interna e externa da gesto administrativa do poder judicirio, de permitir a punio exemplar dos magistrados corruptos, de reduzir o nvel de influncia do poder econmico nas decises judiciais, de eliminar privilgios desnecessrios, de aumentar a efetividade do processo e assim por diante. Somente assim, quem sabe, caminharemos para um modelo em que o povo perceber que a justia est sendo, de fato, realizada e que no apenas uma esttua de pedra com a espada na mo, tal como retratada por Maurcio Ricardo, na sua charge Gigante Adormecida.

Anda mungkin juga menyukai