Anda di halaman 1dari 5

** D08 = Estabelecer relao entre a tese e os argumentos oferecidos para sustent-la.

1- Em quais das passagens grifadas abaixo est ocorrendo transformao qumica? 1) O reflexo da luz nas guas onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado. 2) A chama da vela confundia-se com o brilho nos seus olhos. 3) Desolado, observava o gelo derretendo em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu corao. 4) Com o passas dos tempos comeou a sentir-se como a velha tesoura enferrujando no fundo da gaveta. Esto corretas apenas: A) 1 e 2 B) 2 e 3 C) 3 e 4 D) 2 e 4 Resposta: Letra D 2- Com relao ao equilbrio qumico, afirma-se: I. O equilbrio qumico s pode ser atingido em sistema fechado (onde no h troca de matria com meio ambiente). II. Num equilbrio qumico, as propriedades macroscpicas do sistema (concentrao, densidade, massa e cor) permanecem constantes. III. Num equilbrio qumico, as propriedades microscpicas do sistema (colises entre as molculas, formao de complexos ativados e transformaes de umas substncias em outras) permanecem em evoluo, pois o equilbrio dinmico. (so) correta(s) a(s) afirmao(es): A) Somente I e II. B) Somente I e III. C) Somente II e II. D) I, II e III. Resposta: Letra D 3- Industrialmente, a hidrlise alcalina de um trister de cidos graxos e glicerol so utilizados para a obteno de sais cidos graxos (sabes). A produo de sabo caseiro bastante comum em localidades do interior. Para tanto, os reagentes utilizados na indstria podem ser substitudos por reagentes caseiros, tais como: A) Suco de limo e restos de comida. B) Banha de porco e cinzas de carvo vegetal. C) Cera de abelha e gordura de coco. D) Gordura animal e farinha de milho. Resposta: Letra B

4- Em quais das passagens grifadas abaixo est ocorrendo transformao qumica? 1) O reflexo da luz nas guas onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado. 2) A chama da vela confundia-se com o brilho nos seus olhos. 3) Desolado, observava o gelo derretendo em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu corao. 4) Com o passas dos tempos comeou a sentir-se como a velha tesoura enferrujando no fundo da gaveta. Esto corretas apenas: A) 1 e 2 B) 2 e 3 C) 3 e 4 D) 2 e 4 Resposta: Letra D 5- Com relao ao equilbrio qumico, afirma-se: I. O equilbrio qumico s pode ser atingido em sistema fechado (onde no h troca de matria com meio ambiente). II. Num equilbrio qumico, as propriedades macroscpicas do sistema (concentrao, densidade, massa e cor) permanecem constantes. III. Num equilbrio qumico, as propriedades microscpicas do sistema (colises entre as molculas, formao de complexos ativados e transformaes de umas substncias em outras) permanecem em evoluo, pois o equilbrio dinmico. (so) correta(s) a(s) afirmao(es): A) Somente I e II. B) Somente I e III. C) Somente II e II. D) I, II e III. Resposta: Letra D 6- Industrialmente, a hidrlise alcalina de um trister de cidos graxos e glicerol so utilizados para a obteno de sais cidos graxos (sabes). A produo de sabo caseiro bastante comum em localidades do interior. Para tanto, os reagentes utilizados na indstria podem ser substitudos por reagentes caseiros, tais como: A) Suco de limo e restos de comida. B) Banha de porco e cinzas de carvo vegetal. C) Cera de abelha e gordura de coco. D) Gordura animal e farinha de milho. Resposta: Letra B 7- A matria tudo que tem massa e ocupa lugar no espao. bom lembrar que a matria pode ser apresentadas de forma slida, lquida e gasosa. Dos itens abaixo, qual pode ocorrer os trs estados de acordo com o aumento ou diminuio da temperatura:

A) Pedras. B) Ar. C)Fogos de artifcio. D) gua. Resposta: Letra d 8- toda e qualquer alterao da velocidade da reao direta ou da reao inversa, provocando modificaes nas concentraes das substncias e levando um sistema a um novo estado de equilbrio. Essa definio dada para: A) Deslocamento de equilbrio B) Equilbrio Qumico C) Grau de equilbrio D) Constante de equilbrio. Resposta: Letra a 9- Os lipdios so substncias untuosas ao tato, deixam mancha translcida sobre o papel, so insolveis em gua e solveis nos solventes orgnicos. Os lipdios so divididos em duas classificaes sendo: A)Simples e complexos; B) Glicerdicos e glicridos; C)cidos e Bsicos; D) Homogneo e monosaturados. Resposta: Letra a

10-Em relao ao estudo dos cidos e bases, julgue os itens como C (certos) ou E (errados).
a) ( E) Quando um composto inico dissolvido em gua, os ons se separam.

Esse processo chamado de ionizao.


b) ( E ) Os termos dissociao e ionizao so sinnimos. c) ( C) A teoria dos cidos e bases de Arrhenius restrita a solues aquosas. d) ( C ) Em geral, ao se colocarem substncias inicas em gua, elas formam

uma soluo capaz de conduzir a corrente eltrica.


e) (C) Todas as substncias que so cidas de acordo com a teoria de

Brnsted-Lowry, tambm sero cidas pela teoria de Lewis.

11-As propriedades coligativas explicam uma srie de fenmenos que observamos em nosso dia-a-dia. A respeito desse assunto, a resposta incorreta :

a) Quando colocamos gelo dentro de um copo e colocamos sobre a mesa, num dia quente de vero, a gua que aparece na superfcie externa do copo deve-se a um fenmeno conhecido como osmose. b) Ao dissolvermos, em gua do mar, um pouco de acar, a presso de vapor da gua diminui. c) A adio de aditivos na gua de refrigerao torna possvel a diminuio da temperatura dos sistemas. d) Em certas regies do interior comum salgar pedaos de carne, pois em presena do sal, por osmose, a gua atravessa a membrana celular, desidratando o alimento.

12-Com relao ao estudo da radioatividade, a nica alternativa correta : a) A emisso de um raio gama pelo ncleo de um tomo introduz uma modificao no seu nmero atmico e em seu nmero de massa. b) A perda de uma partcula beta pelo ncleo de um tomo diminui o seu nmero de massa e aumenta o seu nmero atmico em uma unidade. c) Numa reao nuclear, os tomos perdem sua identidade, transformando-se em outros tomos. Por isso, essas reaes so consideradas transformaes qumicas. d) Os radionucldeos que apresentam meia-vida extensa decaem lentamente. 13- Em um dia de sol quente, Joana estava na manicure, e percebeu que aps algum tempo no frasco da soluo de acetona no havia nenhum lquido. Joana afirmou para a manicure que a soluo havia desaparecido, pois a acetona passou do estado lquido para o gasoso. Qual argumento apia a tese de Joana. A) No havia acetona no frasco B) A acetona evaporou devido temperatura. C) Ocorreu a ebulio da acetona D) O calor do sol causou a condensao da acetona. Resposta: B) 14- (FTEC-modificado) Para gaseificar um refrigerante, injeta-se gs carbnico sob presso. Parte do gs injetado dissolve-se na soluo que constitui o refrigerante, de modo que, ao se fechar a garrafa, estabelecem-se, entre outros, os seguintes equilbrios qumicos simultneos: CO2(g) + H2O (l) H2CO3(aq) H+(aq) + HCO2- (aq) Ao abrir a garrafa de refrigerante, h escape de gs at estabelecer-se um novo estado de equilbrio. Qual argumento, afirma quando esse escape ser mais intenso se: I. A garrafa for aberta em uma cidade litornea em vez de uma cidade montanhosa. II. Forem acrescentadas gotas de suco de limo soluo aquosa que constitui o refrigerante.

III. For acrescentada gua soluo aquosa do refrigerante. correto o que se afirma somente em: A) I. B) II. C) III. D) I e II. Resposta: B) 15- Matria publicada em jornal dirio discute o uso de anabolizantes (apelidados de "bombas") por praticantes de musculao. Segundo o jornal, "os anabolizantes so hormnios que do uma fora extra aos msculos. Quem toma consegue ganhar massa muscular mais rpido que normalmente. Isso porque uma pessoa pode crescer at certo ponto, segundo sua herana gentica e independentemente do quanto ela se exercite". Um professor de musculao, diz: "Comecei a tomar bomba por conta prpria. Ficava nervoso e tremia. Fiquei impotente durante uns seis meses. Mas como sou lutador de vale tudo, tenho que tomar". A respeito desta matria, dois amigos fizeram os seguintes comentrios: I. O maior perigo da auto-medicao seu fator anabolizante, que leva impotncia sexual. II. O crescimento corporal depende tanto dos fatores hereditrios quanto do tipo de alimentao da pessoa, se pratica ou no esportes, se dorme as 8 horas dirias. III. Os anabolizantes devem ter mexido com o sistema circulatrio do professor de musculao, pois ele at ficou impotente. IV. Os anabolizantes so mais perigosos para os homens, pois as mulheres, alm de no correrem o risco da impotncia, so protegidas pelos hormnios femininos. Tomando como referncia as informaes da matria do jornal e o que se conhece da fisiologia humana, pode-se considerar que esto corretos os comentrios: A) I, II, III e IV. B) I, II e IV, apenas. C) III e IV, apenas. D) II e III, apenas. Resposta: D)

Anda mungkin juga menyukai