Anda di halaman 1dari 19

Universidade Federal do Cear Faculdade de Medicina Mdulo de Ginecologia

MANUAL PARA O EXAME FSICO DAS MAMAS

Fortaleza - 2006

EXAME FSICO ESPECFICO EXAME DAS MAMAS: Inspeo (esttica e dinmica) e palpao. INSPEO a) As mamas devem ser inspecionadas com a paciente sentada, com os braos pendentes ao lado do corpo (inspeo esttica) e com a paciente realizando os seguintes movimentos (inspeo dinmica): elevao dos membros superiores acima da cabea, presso sobre os quadris, inclinao do tronco para frente.

Inspeo dinmica: o examinador pede que a paciente pressione os quadris observando se surgem retraes, abaulamentos ou assimetria.

Inspeo dinmica: ao levantar os braos o observador procurar reas de retraes ou abaulamentos e observar se h assimetria das mamas durante o movimento.

b) O examinador deve observar a cor do tecido mamrio; quaisquer erupes cutneas incomuns ou descamao; assimetria; evidncia de peau dorange (pele em casca de laranja); proeminncia venosa; massas visveis; retraes; ou pequenas depresses.

3
Assimetria mamria Assimetria mamria

Retrao mamria

Retrao do mamilo

Cicatrizes, interrogar sobre origem, histopatolgico, o que deu ....

Alteraes da pelessimetria mamria (areola, no caso)

Processos inflamatrios

Evidncia de peau dorange (pele em casca de laranja)

Peau dorange

Peau dorange

c) A inspeo deve tambm incluir a procura de alteraes na arola (tamanho, forma e simetria); alteraes na orientao dos mamilos (desvio da direo em que os mamilos apontam), achatamento ou inverso; ou evidncia de secreo mamilar, como crostas em torno do mamilo.

Verificar estadiamento de Tanner (anexo) para as mamas: Joana de 21 anos procurou o Servio de Ginecologia da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand por apresentar amenorria primaria.

A telarca de ngela, irm mais velha de Manuelita se deu aos 10 anos de idade.

Telarca precoce. Manuelita de 8 anos de idade veio com a me, oriunda de Camocim pois desde os 6 anos de idade comeou a crescer os brotos mamrios (SIC).

Acantose negra areolar e axilar: Maria das Dores, 27 anos procurou o Servio de

5
Ginecologia da MEAC por apresentar perodos de amenorria de at 6 meses, infertilidade e informa ainda que vive brigando com a balana para perder peso. De antecedentes importantes a me diabtica com diagnstico desde os 40 anos.

d) O examinador deve relatar a presena de cicatrizes cirrgicas prvias, nevos cutneos, marcas congnitas e tatuagens.

Outras leses

Pequenas cicatrizes

Cicatrizes de mastectomia

Mamas reconstituidas

Tatuagem mamria

Amastia

Nevus mamrio (cutneo)

PALPAO A palpao das mamas abrange o exame dos linfonodos das cadeias axilares, supra e infraclaviculares, que deve ser realizado com a paciente na posio sentada. a) Ao examinar a axila, importante que os msculos peitorais fiquem relaxados para que seja feito um exame completo da axila. Msculos contrados podem obscurecer discretamente linfonodos aumentados de volume. b) Para examinar os linfonodos axilares direitos o examinador deve suspender o brao direito da paciente, utilizando o seu brao direito; deve ento fazer uma concha com os dedos da mo esquerda, penetrando o mais alto possvel em direo ao pice da axila. A seguir, trazer os dedos para baixo pressionando contra a parede torcica. O mesmo procedimento deve ser realizado na axila contralateral. O examinador deve observar o nmero de linfonodos palpados, bem como seu tamanho, consistncia e mobilidade.

Drenagem linftica da mama para axila

c) As fossas supraclaviculares so examinadas pela frente da paciente ou por abordagem posterior.

Examinada com a paciente sentada


d)

..... e aps a paciente deitada

Pode-se iniciar a palpao da mama com a paciente sentada, entretanto a melhor posio para examinar as mamas com a paciente em decbito dorsal, em mesa firme. Pede-se para a paciente elevar o membro superior ipsilateral acima da cabea para tensionar os msculos peitorais e fornecer uma superfcie mais plana para o exame. O examinador deve colocar-se no lado a ser palpado. Inicia-se o exame com uma palpao mais superficial, utilizando as polpas digitais em movimentos circulares no sentido horrio, abrangendo todos os quadrantes mamrios. Repete-se a mesma manobra, porm com maior presso (no esquecer de palpar o prolongamento axilar mamrio e a regio areolar).

Esta a parte dos dedos que devem palpar

... Use movimentos circulares

Palpa-se as mamas em todos os seus quadrantes e retro-areolar

Agora em decbito dorsal

Use sempre movimentos circulares e palpe todos os quadrantes e retroareolar.

e)

Aps examinar toda a mama, deve-se fazer a expresso delicada do mamilo em busca de alguma secreo lctea ou descargas sanguinolentas de um ou de mltiplos ductos.

10

Descarga de lquido esverdeado

Descarga lactea

Descarga de mltiplos ductos

Descarga de nico ducto

f) Devem ser relatadas as seguintes alteraes: presena de ndulos, adensamentos, secrees mamilares ou areolares, entre outras. g) Existem pacientes que merecem um exame mais minucioso: gestantes, purperas em lactao, portadoras de implantes de prteses e aquelas com histria pregressa de cncer mamrio. h) Nas mulheres submetidas mastectomia, deve-se examinar minuciosamente a cicatriz cirrgica e toda a parede torcica (plastro).

11 MTODOS DE REGISTRO DO EXAME FSICO O melhor mtodo para registrar os achados do exame fsico mamrio uma combinao de descrio por escrito com um esquema grfico mamrio. Tumores e outros achados fsicos devem ser descritos pelas seguintes caractersticas: a) Localizao, por quadrante ou mtodo do relgio; b) Tamanho em centmetros; c) Forma (redonda, oval, etc); d) Delimitao em relao aos tecidos adjacentes (bem circunscritos, irregulares); e) Consistncia (amolecida, elstica, firme, dura); f) Mobilidade, com referncia a pele e aos tecidos subjacentes; g) Dor palpao focal; h) Aspecto das erupes, eritemas, outras alteraes cutneas ou achados visveis (retrao, depresso, nevos, tatuagens).

ANEXO 1 ESTADIAMENTO DA TELARCA: Estagio 1. pr-puberal Estagio 2. Pequena elevao da mama abaixo da arola, aumento do dimetro da arola. Estagio 3. Aumento de toda a mama, sem protruso da papila ou da arola secundria (mound). Estgio 4. Aumento da arola e papila como arola secundria. Estgio 5. Configurao adulta da mama com protruso do mamilo.

12

ANEXO 2

13

ANEXO 3 AUTO-EXAME DAS MAMAS

14

15

16

Referencias bibliogrgicas

17

INTEGRAO ARTE-MEDICINA

18

The Bearded Woman Breastfeeding, 1631 by Jusepe de Ribera

19

Anda mungkin juga menyukai