Anda di halaman 1dari 10

O QUE PSICANLISE?

Helvcio Victor Gusmo ?? Psicanalista ?? Saiba mais sobre esta promissora profisso

www.acpc.k6.com. br

RESUMO No atual estado em que o ser - humano se encontra faz-se necessria uma mudana de percepo. Ele precisa de um mtodo que o ajude a interpretar a si mesmo e ao seu prprio absurdo. Dever descobrir o que est oculto: seus desejos mais profundos e necessidades. A Psicanlise poder ajudar a enxergar melhor o motivo de suas criaes, o seu contato com a realidade e com o mundo do outro.
PALAVRAS-CHAVE: realidade, desejo, inconsciente, censura, ato analtico.

INTRODUO

Toda pessoa possui inquietaes com relao maneira pela qual se relaciona consigo mesma e com o ambiente ao seu redor. Pensando nisso, muito importante conhecermos as nossas prprias necessidades, as causas dos nossos conflitos e os fatores que condicionam a nossa vida. Para isso, preciso um mtodo que nos auxilie na compreenso de nosso interior e das pessoas que nos so prximas. A Psicanlise uma alternativa para isto. Neste artigo, refletiremos um pouco sobre a condio do homem, sua dificuldade em interpretar os seus prprios desejos e como a Psicanlise pode ajud-lo a tornar-se um ser mais consciente e ajustado. Temos por objetivo introduzir o tema da Psicanlise situando-a no contexto da problemtica humana, mostrando principalmente, a necessidade do seu desenvolvimento e a atuao de seu mtodo.

A grande crise

Estamos em meio a uma grande crise. Cansado de si mesmo, o serhumano est perdendo o contato com a realidade. Sua viso est anuviada e confusa na medida em que vai se tornando cada vez mais responsvel pelo progresso e pela tcnica. A principal evidncia disso um afastamento constante da natureza. O homem no olha mais para o cu, no tem mais tempo de apreciar as paisagens, de contemplar, no sentido mais profundo da palavra. H uma espcie de embotamento na nossa habilidade de ver as coisas em sua profundidade de sentido. Estamos perdendo nossa capacidade de maravilhamento diante do real e a grande maioria das pessoas no est ciente disso. Se, por um lado, possumos a necessidade de construir um sistema social, sentimos, por outro, uma grande falta, ou seja, uma constante insatisfao e desajustamento. Como dizia o psicanalista Fbio Herrmann: Ora, o problema que ns no desejamos o que queremos, nem tampouco ficamos satisfeitos de encontrar o que desejamos (1983, 9). Note-se, portanto, que o ser-humano no sabe bem o que deseja e, no obstante, est perdendo a confiabilidade no mundo em que ele vive, vale dizer, est perdendo o contato com a realidade. Mas por que isto acontece? Bem, neste caso importante enfatizar o ritmo acelerado de nossos dias, o isolamento decorrente da sociedade industrial do consumo, a busca de bemestar e prazer imediato e a moral da comunidade de base narcisista. Com base em todos esses problemas e suas derivaes no difcil concluir que existe um risco de perdermos o contato com qualquer realidade mais ampla e significativa do que ns mesmos. Diga-se de passagem que a conscincia do homem moderno est passando por um estado crepuscular1 de conscincia, para no dizer de

No estudo das patologias da conscincia, o estado crepuscular uma alterao transitria da percepo do mundo exterior (SANTOS, 1970,73).

obnubilao2. Existe algo que est impedindo o homem de perceber o universo e a prpria vida de uma forma mais completa e satisfatria e isto , sem dvida alguma, patolgico. chegada a hora de discutir as implicaes de uma suposta normalidade, justificadora de todo tipo de comportamento

irresponsvel. Precisamos de uma nova maneira de experienciar o ser. E no devemos faz-lo como uma espcie de realidade no-extraordinria (e isso o mesmo que ordinria) e prtica em que levamos a cabo nossas atividades cotidianas. Devemos faz-lo de forma consciente, uma vez constatado o absurdo no qual a humanidade se encontra inserida. Ou, como dizia Paul Brockelman:
como se nossa condio normal fosse um estado entorpecido e alterado de conscincia, perdido num mundo em que percebemos as coisas como triviais e inspidas, no tendo conscincia de que o prprio fato de elas existirem de algo ser e de haver diferentes formas desse algo verdadeiramente extraordinrio (BROCKELMAN, 1999,19).

A grande crise , portanto, uma crise de percepo, uma dificuldade de se perceber o falso contido na busca de prazer imediato. Tal situao impede ao homem de gozar mais profundamente de sua prpria existncia, de valorizar o mundo no qual se encontra inserido e de aproveitar a completude e a satisfao existentes no simples.

O caminho da Psicanlise

Mas como o trabalho humano no tem fim, acabamos por criar uma forma fabricada de viver sem, no entanto, estarmos satisfeitos. Um indcio bastante forte de que estamos perdendo o contato com a realidade o fato de termos de nos perguntar, a todo momento, diante daquilo que a mdia nos apresenta, se o que ouvimos e vemos assim mesmo, se uma interpretao ou se uma tentativa de engano. o real que est perdendo a confiana ou
2

A obnubilao uma debilitao psquica da conscincia, com diminuio de sua clareza e enfraquecimento da atividade intelectual (id.).

sero as nossas percepes que esto ficando doentes? Diante desses questionamentos, o ser-humano comeou a procurar respostas nas cincias experimentais, no mundo da tcnica e da informao. No entanto, no achando as respostas, encontrou-se novamente vazio e o seu desejo acabou por aparecer mais do que devia. O racionalismo cartesiano com o seu inabalvel cogito: penso, logo existo comeou a se apresentar como insustentvel. O prprio Herrmann, j citado, recorda que o real comeou a ficar um tanto duvidoso e o homem a ver-se, malgrado seu, cada vez mais absurdo para si mesmo (1983,16). Todos esses problemas no podiam ser contemplados pelo mtodo das cincias experimentais, principalmente no que se diz respeito aos sonhos, s emoes, loucura, s paixes etc. Era preciso um mtodo que se preocupasse com as entrelinhas, com o efeito do significante e no somente com o pensamento, como defendia a tradio cartesiana. Assim, a inteligncia humana teve de recorrer a uma forma mais primitiva de compreenso: a interpretao. Como o lado irracional no dava as caras to facilmente, Sigmund Freud inventou um mtodo para interpret-lo. Descobriu que existe um lado da mente humana que obedece a regras diferentes daquelas da racionalidade. A este mtodo ele mesmo batizou de Psicanlise uma anlise da complexidade do psiquismo humano e do seu dinamismo. Mal sabia ele que, no curso de poucas dcadas, este mtodo estava destinado a exercer enorme e sempre mais macia influncia sobre a imagem do homem, suas atividades psquicas e seus produtos culturais. Tais foram as luzes que a Psicanlise nos trouxe que, ainda hoje, muitos a consideram abaladora. como nos narram os filsofos Giovanni Reale e Dario Antiseri:

Os costumes se transformam no encontro com a teoria psicanaltica e os prprios termos fundamentais da teoria psicanaltica (complexo de dipo, represso, censura, sublimao, inconsciente, superego, transferncia etc.) j se tornaram parte integrante da linguagem comum e, bem ou mal, com maior ou menor cautela, mais ou menos a propsito, passaram a constituir instrumentos de interpretao do desenvolvimento mais amplo da vida (REALE & ANTISERI, 1991, 918).

Podemos dizer da Psicanlise a mesma coisa que Carlos Drummond de Andrade dizia da poesia: uma tentativa de explorao e de interpretao do estar-no-mundo 3. Isto significa que a Psicanlise tambm um mtodo para a leitura do nosso mundo. Ela no s um mtodo teraputico. Toda a sociedade pode ser entendida psicanaliticamente e, de acordo com o professor Maurcio Knobel:

A agresso e a violncia formam parte do ser humano que, s vezes, superegoicamente nega esta realidade e gosta de se sentir bom, generoso e cheio de amor para com o mundo todo. A realidade do cotidiano nos demonstra a falsidade desta pretenso (KNOBEL, 2000).

Sendo a Psicanlise entendida como terapia ou mtodo filosfico, o importante entend-la como a anlise da vida psquica do homem, cujo objeto central o estudo do inconsciente e cuja finalidade a cura de neuroses e psicoses, tendo como mtodo a interpretao (de sonhos, sintomas, lembranas, esquecimentos e chistes) e como instrumento a linguagem (seja verbal ou corporal). Freud, embora no defendesse um retorno vida primitiva, acreditava que o homem era impulsionado, sobretudo, a satisfazer certos impulsos elementares que o obrigavam a alcanar seus fins. Descobriu isto aps suas pesquisas envolvendo pacientes histricos4 e hipnose5. Postulou, ento, a existncia de uma regio psquica onde estariam alojados os contedos e as experincias insuportveis vivncia consciente. Freud a chamou de inconsciente6 e a responsabilizou pela existncia de impulsos emotivos de natureza antagnica que causam desordem no psiquismo humano. Para a
3

Para maior esclarecimento, conferir a nona parte da Antologia potica de Drummond. In: ANDRADE, Carlos

Drummond de. Antologia Potica. Rio de Janeiro: Editora Record, 2009.


4

A histeria uma estrutura neurtica caracterizada pela traduo de representaes e sentimentos inconscientes em sintomas corporais diversos (LAROUSSE, 2004).
5

A hipnose caracterizada por uma diminuio do estado de viglia, provocada por sugesto, em que o hipnotizado encontra-se susceptvel apenas influncia do hipnotizador (id.).
6

O inconsciente uma instncia psquica autnoma em relao conscincia, constituda por pulses e desejos recalcados e regida pelo princpio de prazer (id.).

professora Marilena Chau, o contato com pacientes histricos fez com que Freud criasse o que ele chamou de anlise da vida psquica ou psicanlise:

Freud descobriu, finalmente, que os sintomas histricos tinham trs finalidades: 1. contar indiretamente aos outros e a si mesmo os sentimentos inconscientes; 2. punir-se por ter tais sentimentos; 3. realizar, pela doena e pelo sofrimento, um desejo inconsciente intolervel (CHAU, 1995,167).

Estas trs finalidades seriam uma estratgia do inconsciente para expressar, disfaradamente e em linguagem prpria, sentimentos que so considerados proibidos pela sociedade e/ou pela prpria pessoa. Existe, pois, no inconsciente, uma espcie de censura7 que privilegia alguns desejos e probe outros. Como estes desejos existem, mas so impedidos de se expressarem livremente, o inconsciente cria meios indiretos de represent-los. A censura bloqueia a passagem s tendncias que parecem contrrias aos desejos conscientes do indivduo. Freud tambm observou que a maioria destas tendncias era de conotao sexual e que os instintos, recalcados pela atividade da censura, continuavam a viver no inconsciente e, por no poderem satisfazer-se, exprimiam-se sob formas simblicas ou, nos casos graves, provocavam desordens psquicas mais ou menos profundas.

O mtodo teraputico

O sentimento de culpa e o constante conflito so os principais sintomas deste mecanismo de recalque que pode levar ao sofrimento e at mesmo a doenas gravssimas. Estes sintomas so, na realidade, a realizao do desejo que foi recalcado. Por isso, a preocupao da Psicanlise procurar a cura atravs da fala. O mtodo psicanaltico aquele que visa uma liberao que consiste, justamente, em fazer subir de novo conscincia a lembrana

Por censura entendemos aquele termo que serve para designar o conjunto das lembranas, idias, desejos, sentimentos, que inibem outros golpes de idias, sentimentos e lembranas (JOLIVET, 1967).

dolorosa, que uma recordao inconsciente. Vale tambm lembrar que nem sempre o recalque versa sobre a sexualidade e que sempre haver resistncia no processo de liberao. O ato analtico consiste numa investigao onde o analista pede para que a pessoa lhe fale tudo o que vier cabea, sem fazer nenhum tipo de censura ou escolha das idias a serem comunicadas. Este o mtodo de investigao da Psicanlise, tambm chamado de associao livre. A pessoa no tem que se esforar por ser lgica, coerente e precisa. Deve somente se sentir vontade e falar sem por freios na lngua". O analista estar ouvindo e procurando por manifestaes inconscientes e as suas respectivas causas. Ele far as devidas intervenes quando achar que o paciente deva conscientizarse de algo importante ou que deva deslocar o seu desejo para outra direo. Para os psicanalistas Oscar Cesarotto e Mrcio Peter de Souza Leite, a interveno do analista no discurso do analisando dever criar novas cadeias associativas que provoquem uma mudana subjetiva na mente do paciente. De acordo com eles:
A questo central do ato analtico consiste na modificao subjetiva que se produz quando o analisando, que no comeo desconhecia o porqu do seu sintoma, e sofria por isso, a partir da interpretao do desejo, passa a reconhec-lo como parte constitutiva de si, com todas as conseqncias que isto implica na sua vida (CESAROTTO & LEITE, 1984, 77).

Para isto, exige-se uma postura adequada do prprio analista na hora de ouvir e na hora de intervir, para que o paciente produza as suas prprias verdades e se admire com elas. Ele suporta tudo o que ouve, mas sem demonstrar, opinar ou sugerir. Estar mais preocupado com as entrelinhas, com as manifestaes do inconsciente.

CONCLUSO

O importante a considerar, por agora, que quando uma pessoa procura um analista, estando com a vida atravancada por uma srie de fatores, procura, na verdade, por respostas. Descobrir, porm, que nem o analista (nem ningum neste mundo) possui as respostas que procura e que somente ela, no meio da grande crise, pode encontrar caminho na medida em que vai se tornando um ser cada vez mais consciente. Dever estar consciente, inclusive, daqueles momentos em que foi m, mas deveria ser boa. Dever estar ciente de seus prprios conflitos. No est, no entanto, sozinha neste caminho. A Psicanlise a ajudar a trazer tona aquilo que estava obscuro. Nisto as intervenes do analista atuam como luz e ajudam a colocar em ordem as coisas. Ou talvez, simplesmente, ajude a pessoa a confessar o que ela sempre soube, mas nunca quis aceitar. Quando uma pessoa percebe que algo a est fazendo sofrer e toma conhecimento ntimo de que precisa ser curada e de que precisa de ajuda est no incio de seu processo teraputico. Dever admitir, humildemente, que ainda no sabe o que deseja ou que ainda no tem isto muito claro para si. Precisa, assim, de novas ferramentas para interpretar a prpria histria, descobrir o que realmente deseja e sair de seu estado crepuscular de conscincia. Necessita, enfim, retomar o contato com a realidade para levar uma vida mais ajustada. O mtodo teraputico da Psicanlise a ajudar a assumir os conflitos que esto instalados no seu psiquismo e a reconhecer que a chave para as suas respostas a sua prpria histria. Quem faz todo o processo, ento, o paciente e no o analista. O analista um profissional treinado para dar as condies para que o paciente conhea a si mesmo. De acordo com Cesarotto & Leite, j citados, quem faz a anlise, ento, o analisando (1984). O paciente, at ento ignorante da causa de seus prprios conflitos, reconhece os seus desejos como parte de si, desiste da idia de buscar respostas e comea a se ter nas mos, testemunhando para si mesmo uma mudana subjetiva e admitindo a falsidade das prprias pretenses.

Estando consciente de seu prprio desajustamento, da impossibilidade de mudar o seu prprio passado e do absurdo de culpar as pessoas e as circunstncias que o oprimiram, poder o homem fazer, mais livremente, uma opo por contemplar a vida de forma mais profunda e tornar-se responsvel pelo sentido que d s coisas presentes e futuras. A Psicanlise se tornou um instrumento valioso de interpretao da vida e da sociedade. Ajuda o homem a descobrir o seu prprio desejo e ver que este desejo cria o que ele quer e tambm o que ele no quer. O narcisismo de nossa sociedade um belo exemplo disso. Sua misso fazer com que o homem consiga enxergar o seu prprio absurdo, admitir que este absurdo parte integrante de sua natureza e, vendo-se na impossibilidade de anul-lo, reconciliar-se com ele, corrigindo a direo de seu desejo.

Curitiba, PR, 21 de junho de 2010. Helvcio Victor Gusmo filsofo e psicanalista em formao.

?? Psicanalista ?? Saiba mais sobre esta promissora profisso

www.acpc.k6.com. br

REFERNCIAS:

ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia Potica. Rio de Janeiro: Editora Record, 2009. BROCKELMAN, Paul. Cosmologia e criao A importncia espiritual da cosmologia contempornea. So Paulo: Edies Loyola, 1999. CESAROTTO, Oscar; LEITE, Mrcio Peter de Souza. O que Psicanlise. So Paulo: Editora Brasiliense, 1984. CHAU, Marilena. Convite filosofia. So Paulo: Editora tica, 1995. HERRMANN, Fbio. O que Psicanlise. So Paulo: Editora Brasiliense, 1983. JOLIVET, Rgis. Tratado de Filosofia Psicologia. Rio de Janeiro: Editora Agir, 1967. KNOBEL, Maurcio. O que a Psicanlise: a interpretao dos sonhos 100 anos. Atualizado em: 10/10/2000. Disponvel em: <http://www.comciencia.br/reportagens/psicanalise/psique06.htm>. Acesso em: 22/06/2010. REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia Do Romantismo at os nossos dias, v.III. So Paulo: Edies Paulinas, 1991. RODRIGUES, Diego et alii. Laurousse ilustrado da lngua portuguesa. So Paulo: RR Donnelley Amrica Latina, 2004. SANTOS, Theobaldo Miranda. Manual de Filosofia. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1970.

Anda mungkin juga menyukai