Anda di halaman 1dari 32

31 Dia

O QUE PRECISAMOS PARA CRESCER

Mas Deus prova o Seu prprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por ns, sendo ns ainda pecadores Romanos 5:8. Quando a gente tem 15 anos, pensa que dispe de todo o tempo do mundo. Depois percebe que no bem assim. O tempo passa, a vida voa. por isso que Salomo avisou: Jovem, goze a sua juventude, mas no se esquea de que Deus vai lhe pedir conta de tudo. O que ele quer dizer que voc deve viver a sua idade responsavelmente. A gente s jovem uma vez na vida. Sua vez agora. Aqui esto algumas dicas importantes neste processo: Precisamos ser liderados. Deus nunca quis que liderssemos a ns mesmos. Ele nos conhece. Sabe que nos falta direo e energia. Sabe que freqentemente perdemos nosso caminho, ficamos desarmados ou camos em armadilhas. Como Ele quer nos guiar! Tudo o que temos a fazer ouvir Sua voz. E, vendo a multido, teve grande compaixo deles, porque andavam desgarrados e errantes como ovelhas que no tm pastor Mateus 9:36. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a guas tranqilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justia por amor do Seu nome Salmo 23:2 e 3. Precisamos ser protegidos. Sem a ajuda de Deus ficamos extremamente vulnerveis neste mundo perdido. Ainda assim, parecemos propensos a vagar para longe de Sua proteo e cuidado. No importa onde voc esteja ou aonde v, pode dizer, como Pedro: estou guardado pelo poder de Deus I Ped.1:5. Assim, se espalharam, por no haver pastor, e ficaram para pasto de todas as feras do campo, portanto se espalharam. As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem as procure, nem quem as busque Ezequiel 34:5 e 6.

105

Precisamos ser curados. Tanto fsica, emocional ou espiritualmente temos chagas, ferimentos e doenas que precisam do toque dEle. No h mdico como o Grande Mdico. Porque Ele nos criou, Ele nos conhece. Pode examinar-nos e saber o que est errado em um minuto. E sabe exatamente o remdio que precisamos. E Jesus, saindo, viu uma grande multido e, possudo de ntima compaixo para com ela, curou os seus enfermos' Mateus 14:14. Precisamos ser ensinados. Aprendemos atravs da Palavra de Deus, quando o Esprito Santo ilumina nosso entendimento. Aprendemos atravs de experincias, quando nosso Conselheiro e Professor nos ajuda a interpretar as circunstncias e nos d Sua perspectiva. E aprendemos a ter sabedoria observando a vida dos outros; tanto aqueles que saram dos caminhos de Deus e sofreram as conseqncias quanto daqueles que abraaram a causa de Cristo e regozijam-se em Suas bnos. Todos ficaram maravilhados com o Seu ensino, porque lhes ensinava como Algum que tem autoridade e no como os mestres da lei Marcos 1:22. Mas o Consolador, o Esprito Santo, a quem o Pai enviar em Meu nome, esse vos ensinar todas as coisas e vos far lembrar de tudo o que vos tenho dito Joo 14:26. Delas tambm falamos, no com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Esprito, interpretando verdades espirituais para os que so espirituais I Corntios 2:13. Precisamos ser alimentados. Deus promete proviso diria para nossa alma. Ele sabe que o apetite que temos pode ser verdadeiramente saciado apenas por Ele. Eu sou o Senhor, o Seu Deus, que te tirei da terra do Egito. Abre a sua boca, e Eu o alimentarei... Se o meu povo apenas Me ouvisse, se Israel seguisse os Meus caminhos... Mas Eu sustentaria Israel com o melhor trigo, e com o mel da rocha Eu o satisfaria Salmo 81: 10, 13 e 16. Declarou-lhes Jesus: 'Eu sou o po da vida; o que vem a Mim jamais ter fome; e o que cr em Mim jamais ter sede' Joo 6:35. E o meu Deus, segundo a Sua riqueza em glria, h de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades Filipenses 4:19.
106

Voc no pode esquecer: Voc deve viver a sua idade responsavelmente.

Lies que aprendi hoje:

Colocando em prtica Arrume uma agenda. Marque o dia de acerto de contas com Deus. Uma data qualquer. Os jovens normalmente no pensam no fim. Mas importante no perder a perspectiva da vida.

107

SOBRE A ORAO
32 Dia
... regozijai-vos na esperana, sede paciente na tribulao, na orao, perseverantes... Romanos 12:12. Orao no pedir coisas de Deus, mas pedir coisas para Deus. Venha o Teu reino; seja feita a Tua vontade, assim na terra como no cu Mateus 6:10. Orar no desfiar um rosrio sem fim diante de um Deus exigente. conversar informalmente com Ele sobre tudo. Orar bater um papo com Deus. Voc liga para Ele e se abre como se fossem colegas. De forma natural, a conversa gira sobre tudo: namoro, esportes, estudos, cultura, crises. S no esquea de que, nesse dilogo, Deus a parte mais importante. Orao no usar Deus para realizar nossos objetivos, mas deixar que Ele nos use para realizar os dEle. Ento eu ouvi a voz do Senhor, conclamando: Quem enviarei? Quem ir por ns? E eu respondi: Eis-me aqui. Envia-me! Ele disse: Vai, e diga a este povo... Isaas 6:8 e 9. Orao cura certa para a ansiedade. No andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela orao e splicas, e com ao de graas, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardar o corao e a mente de vocs em Cristo Jesus Filipenses 4:6 e 7. Orao o primeiro passo para vencer qualquer desafio. Porm o que se dizia a Seu respeito cada vez mais se divulgava, e grandes multides afluam para o ouvirem e serem curada de suas enfermidades. Ele, porm, se retirava para lugares solitrios e orava Lucas 5:15 e 16. Orao um remdio para o desencorajamento e a fraqueza. Disse-lhes Jesus uma parbola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer Lucas 18:1. Orao a melhor cura para os desejos das tentaes. Chegando ao lugar escolhido, Jesus lhes disse; Orai, para que no entreis em tentao Lucas 22:40.
108

Vigiai e orai, para que no entreis em tentao; o esprito, na verdade, est pronto, mas a carne fraca Marcos 14:38. Ore de manh antes da tentao levantar a cabea. De manh, SENHOR, ouves a minha voz; de manh Te apresento a minha orao e fico esperando. Pois Tu no s Deus que se agrade com a iniqidade, e contigo no subsiste o mal Salmo 5:3 e 4. Orao um tempo para lembrar-se de quem Deus e do que Ele fez. Quando contemplo os Teus cus, obra dos Teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, pergunto: Que o homem, para que com ele Te importes?' Salmo 8:3-4. Orao lembra voc de que, quando est nervoso ou com medo, Deus no est. Tu, SENHOR, conservars em perfeita paz aquele cujo propsito firme; porque ele confia em Ti Isaas 26:3. Orao deve ser um estilo de vida, no um evento. Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo, dai graas, porque esta a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco I Tessalonicenses 5:16 a 18. O propsito da orao no ensinar a Deus. Ele j sabe tudo. E, orando, no useis de vs repeties, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar sero ouvidos. No vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que Lho peais Mateus 6:7 e 8. Orao deve ser baseada na Palavra de Deus. Ouvindo isso, levantaram juntos a voz a Deus, dizendo: Soberano, Tu fizeste os cus, a terra, o mar e tudo o que neles h! Tu falaste pelo Esprito Santo por boca do Teu servo, nosso pai, Davi... Atos 4:24 e 25. Orao libera o poder de Deus. Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A orao de um justo poderosa e eficaz Tiago 5:16.

109

Orao alivia sua carga. ...mas os que esperam no SENHOR renovam as suas foras, sobem com asas como guias, correm e no se cansam, caminham e no se fatigam Isaas 40:31. Voc no pode esquecer: De joelhos, o crente invencvel.

Lies que aprendi hoje:

Colocando em prtica O Senhor honra a orao de f. Caso voc no saiba orar, diga isso a Deus. Comece de onde est. Se sabe, mas no tem vontade, diga-o tambm. Ele vai entender e ajud-lo. Ou no diga nada. Simplesmente pense nEle. O importante manter contato. Faa-o agora.

110

33 Dia

VIVENDO SOB PRESSO

Mostra-me, Senhor, os Teus caminhos, ensina-me as Tuas veredas; guia-me com a Tua verdade e ensina-me, pois Tu s Deus, meu Salvador, e a minha esperana est emTi o tempo todo Salmo 25:4 e 5. Todos imaginamos de vez em quando se o que estamos fazendo certo. Voc costuma fazer o que todos fazem, dizer o que outros dizem, pensar o que o grupo pensa, agradar todo mundo? Cuidado! Quando a gente se comporta assim, pode acabar cometendo erros e at crimes, porque a maioria nem sempre est certa. Um exemplo disso o famoso julgamento de Cristo, relatado em Mateus 27. Voc deve ter lido ou ouvido a respeito dele. Um trecho mostra o governador perguntando: - O que farei com este homem? - Crucifique-O! - Por qu? Que foi que Ele fez de ruim? Como se no ouvisse, o povo continua: - Crucifique! Crucifique! Crucifique! Quando o governador viu que no estava chegando a resultando algum, e que comeava a se formar uma confuso, mandou buscar uma bacia d'gua e lavou as mos diante da multido, dizendo: - Estou inocente do sangue deste homem bom. A responsabilidade de vocs. Pilatos foi covarde, cedeu presso de grupo e matou um inocente, o filho de Deus. No fcil comportar-se de maneira independente e autnoma, pois isso significa ter que enfrentar a mar, ir contra a onda. Imagine-se nas situaes a seguir: ! Um grupo de jovens vestido de jeans, na sorveteria, e voc de terno. ! Numa festa, todo mundo bebe cerveja e voc o nico a beber uma limonada. ! A maioria de seus colegas de escola j fez sexo e voc continua virgem. ! Seus amigos curtem rock e voc o nico f de msica clssica. As perguntas simples a seguir o ajudaro a sentir-se bem quando estiver sendo pressionado:
111

Isso bblico? A Palavra de Deus me d a liberdade para escolher. Devo perguntar sempre: O que estou para fazer tem a aprovao dEle? O que a Palavra de Deus diz a respeito? Quando confuso voc descobrir o que no fazer sabendo o que fazer. Isso til? O que estou para fazer me ajudar a crescer? Isso me ajudar a cumprir o propsito de Deus em minha vida? o que Jesus faria? Quando um filho pergunta a pais cristos se pode fazer alguma coisa que ele sabe que extrapola o limite, esses pais deveriam dizer: Olha, filho... isso o que Jesus faria? Jesus iria a esse lugar? Isso necessrio? Quem realmente est no controle da sua vida? Pergunte a si mesmo se cabe a voc dizer sim ou no para essa deciso. Voc tem que fazer isso? Se voc est no controle, pode dizer sim ou no. O fato de outros estarem fazendo (e pressionando voc para fazer tambm) no torna isso certo. Isso sbio? Tenha certeza de que considerou todas as conseqncias antes de fazer isso. O pecado sempre paga um pedgio. E mesmo Deus amando voc, no h uma exceo para a regra. Isso proveitoso? Como o que vou fazer pode afetar meu testemunho? Quero crescer e amadurecer, mas tambm me preocupo com os outros. Isso essencial? Muitas pessoas separam muito tempo para coisas que tm pouco valor. Essa a escolha certa?

importante ter certeza de que o que estou para fazer bblico, til, necessrio e sbio. Mas a maior
Eu sei que preocupao que tenho : mesmo sabendo dessas coisas, ainda escolherei fazlo? Muitos sabem o que certo, mas ainda assim escolhem fazer o que errado.
112

O caminho para fazer as escolhas certas, embora muitas vezes difcil e frequentemente estreito, dar a voc um senso de propsito permanente e uma alegria inabalvel. Alm disso, um caminho que realmente leva a algum lugar. E no h lngua humana que possa descrever as maravilhas que nos esperam logo atrs do horizonte. Voc no pode esquecer: importante ter certeza de que o que estou para fazer bblico, til, necessrio e sbio.

Lies que aprendi hoje:

Colocando em prtica Voc no precisa ser massa. Da prxima vez em que se vir pressionado pelo grupo a agir contra sua vontade ou contra a vontade de Deus, sem ser chato, diga no. Isso pode no ser fcil, mas compensa. Voc estar vivendo sua vida de forma criativa e aprovada por Deus. Ore por jovens de sua Igreja que esto sofrendo a presso de seus companheiros e, esto cedendo.

113

PLPITOS DA SEMANA
34 Dia
Duas coisas que incomodam quando o assunto crentes e seu trabalho: Primeiro, como poucos esto verdadeiramente felizes em seus empregos. Segundo, o quo frequentemente ouo sobre cristos que so pssimos funcionrios. Alguns patres at dizem que preferem no contratar cristos. Puxa, que afirmao pesada! Enquanto eu procurava as razes, aqui est o que foi dito: Eles tendem a ser arrogantes e tiram proveito de chefes cristos... o velho problema de atitude. Acho que so negativos, crticos e resistentes a mudanas... Incompetncia. Os ltimos que contratei simplesmente no conseguiam (ou no queriam) fazer o servio... Eles esto sempre preocupados com outras coisas testemunhar, igreja, outros afazeres... Francamente... eu no posso confiar neles quando no estou por perto. O ultimo que contratei foi claramente desonesto... O.K., essas devem excees, e ento representam uma pequena minoria. Eu ainda estou incomodado. E cada exceo cria-se uma srie de ofensas e ressentimentos. A ma da minoria ainda pode estragar o cesto da maioria, se estiver podre. Mostre-me um crente irritante e preguioso em seu servio e eu lhe mostrarei um escritrio, loja ou consumidor que no est interessado em sua mensagem. Quer voc goste disso ou no, o mundo nos examina minuciosamente, como uma gaivota observa o peixe nas guas transparentes.

O crente est sob constante vigilncia no trabalho. Esse


o nosso maior risco em nossos servios. E quando falamos de nosso Salvador e da vida que Ele oferece, tudo o que dizemos filtrado pelo que os outros observam em ns.

A melhor plataforma sobre a qual devemos construir nosso caso para a defesa do cristianismo baseia-se em seis pilares: integridade, fidelidade, pontualidade, qualidade profissional, atitude agradvel e entusiasmo. Ao se contratar
uma pessoa com essas caractersticas, ser somente uma questo de tempo para que o negcio melhore, para que as pessoas se impressionem e o cristianismo comece a se tornar importante.
114

Texto bblico para isso? Que tal I Corntios 10:31: Assim, quer vocs comam, bebam ou faam qualquer outra coisa, faam tudo para a glria de Deus. ...ou Colossenses 3:17: Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ao, faam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dEle graas a Deus Pai. ...ou Mateus 5:16: Assim brilhe a luz de vocs diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocs, que est nos cus. ...ou uma parte inteira da epstola de Tiago que diz, efetivamente, que a f genuna validada por obras concretas. A crena correta e o comportamento correto andam de mos dadas. Para fazer um excelente trabalho, necessrio lembrar que na Bblia no h distino entre o sagrado-secular. Tito 1:15 diz: Para os puros, todas as coisas so puras.... Isso significa que seu emprego de segunda a sexta puro, to santo quanto suas atividades sabticas. Para o cristo todas as coisas so santificadas! Paulo no estava escrevendo somente para os pregadores quando expressou essas palavras imortais: ...rogo-lhes para que vivam de maneira digna da vocao que receberam Efsios 4:1. Em uma conferncia bblica para leigos, esse ponto foi enfatizado vrias vezes. Cada indivduo foi alertado de que estava sendo chamado por Deus para uma profisso ou trabalho. Qualquer que fosse o emprego, ele era santificado, era um chamado de Deus. No final da conferncia algum perguntou: Digame, Tom, voc trabalha com o qu? Com sabedoria ele respondeu: Fui ordenado encanador. Seu trabalho seu chamado... seu ordenado... seu plpito. Diga-me, como anda o seu ministrio? Voc no pode esquecer: Seu trabalho o seu chamado. Lies que aprendi hoje:

sagrado

115

Colocando em prtica Oua o que fala diariamente e veja se voc reclama pouco ou demais. Pergunte a algum o que pensa de sua atitude. Avalie-se em cada uma das seguintes reas; tente melhorar a que est mais fraca: ( ) Integridade ( ) Fidelidade ( ) Pontualidade ( ) Profissionalismo ( ) Atitude ( ) Entusiasmo

116

TROPEANDO
35 Dia
Nada atinge tanto a nossa dignidade como tropear! Eu j vi pessoas bem-vestidas carem de cara no cho quando iam para a igreja. Testemunhei srios e abenoados solistas, quando se dirigiam ao plpito com a msica nas mos, tropear e cair, enquanto as partituras voavam como folhas de macieiras numa brisa de outubro. J vi noivas e noivos carem juntos...msicos tropearem na formao... consumidores carem no supermercado...rgidos oficias tropearem quando inspecionavam as tropas... elegantes senhoras tropeando no palco... cantores se enrolando no fio do microfone e caindo para fora do palco... Voc no consegue se lembrar de nenhuma vez em que tenha tropeado? O mais humilhante ou embaraoso no tropeo derramar nossa dignidade, enquanto camos em cima de nosso orgulho. A primeira coisa que fazemos dar uma rpida olhada ao redor para conferir se algum percebeu. Desejamos nos tornar invisveis. A lembrana de alguns de meus tropeos me faz ter arrepios. Mas sabe de uma coisa? Quase sem exceo, a reao dos observadores de simpatia... identificao com o embarao... dor mtua... um profundo senso de apoio. Na verdade, a resposta imediata das pessoas colocar de p quem caiu. No consigo me lembrar de nenhuma vez em que a pessoa que tropeou ficou sem ajuda ou foi pisoteada pelos que estavam passando por perto. Sei que existe uma preocupao momentnea a respeito do orgulho ferido e de seu bem estar psicolgico. E todos que se colocam de p rapidamente, saindo da breve humilhao, logo esquecem o ocorrido. Podemos aprender muito com esse negcio de tropear, meu amigo. Na profunda carta de Tiago, cada verso como um bisturi fazendo profundas incises em nossa conscincia. Escondido em Tiago 3:2 est algo que frequentemente esquecemos: Todos tropeamos de muita maneiras. O que ele est querendo dizer? Ningum perfeito...tropear normal... um fato da vida... um ato que garante nossa humanidade. Ele prossegue mencionando que frequentemente tropeamos no que dizemos. Quando diz respeito lngua, estragamos tudo! Ele diz (em 2:10) que tropear traz culpa... mesmo que tenha sido em s uma pequena rea. Como isso verdade! Talvez voc tenha acabado de tropear. Sente-se culpado, como um fracassado. Deseja loucamente nunca ter aberto a boca... ou feito o que voc fez e responder daquela forma. Voc um miservel, e gostaria de se esconder, ou melhor - cair e morrer. Ridculo! Saia desse poo de auto-piedade, sacuda a poeira com a promessa do perdo de Deus e siga em frente!
117

Agora devo acrescentar um pouco de realismo. Ao invs de receber a reao normal de compreenso e apoio, voc pode encontrar algum que tenha visto a sua queda e que vai querer mant-lo l embaixo, ou julg-lo por causa de seu escorrego. Ignore-o completamente! Ele se esquece que Tiago 3:2 vale para todo mundo. A nica diferena que voc no o viu tropear. Mas acrediteme, ele j caiu. A moral disso tudo no difcil de descobrir:

DEUS QUER US-LO - MESMOS COM TROPEOS MAS NO VAI AGIR SE VOC SE RECUSAR A LEVANTAR.

Pessoas que tropeam e desistem so como moedas de um centavo, existem aos montes. Mas na verdade, elas so inteis. Pessoas que tropeam e se levantam so como notas de cem reais, so raras. De fato, so de valor inestimvel. Voc no pode esquecer: Todos tropeamos de muita maneiras.

Lies que aprendi hoje:

Colocando em prtica Voc viu algum tropear ultimamente? Como o tratou? Conversou ou riu com ele sobre o tombo? Lembra-se de Tiago 3:2? Que tal ser solidrio? Analise com voc reagiu ao ver pessoas tropeando essa semana.

118

36 Dia

RIR - TESTEMUNHO CATIVANTE

Se voc me perguntar, acho que rir to justo e sagrado quanto orar, ou pregar, ou testemunhar. Mas rir um testemunho de vrias formas. Mas tem gente sendo enganada por uma mente perturbada, que pensa que o riso e a diverso so carnais, ou at mesmo questionveis. Esse um dos mais afiados dardos de Satans e, pelos olhares, pelas longas linhas em nossas faces, alguns de ns foram atingidos vrias vezes. Na verdade, triste ver crentes sombrios e severos, reprimindo o humor e abafando risadas. Parecer rgido e severo no nada novo. A fraternidade dos ranzinzas comeou no primeiro sculo. Seus membros fundadores faziam parte de uma corrente religiosa chamada fariseus. Eu nem preciso lembrar-lhe que as mais duras palavras de Jesus foram dirigidas a eles. Seu estilo de vida super-srio, ritualmente rgido, nauseava nosso Senhor. Isso me leva a um outro ponto, a imagem que os artistas passavam de Jesus Cristo, perpetuamente sombrio, frequentemente deprimido. Voc no vai conseguir me convencer que, durante trinta e trs anos como carpinteiro e disciplinador dos doze, Ele nunca deu uma boa risada. No seria reconfortante vermos algumas pinturas de Jesus rindo com seus companheiros? Com certeza isso no heresia! Visualize mentalmente Martinho Lutero, o reformador. O que voc v? Uma face severa, dentes cerrados, um lutador carrancudo, com seu punho alemo fechado e levantando contra o que estava errado? No verdade! Muitos de seus bigrafos nos informam que ele transbordava uma irrestrita e transparente sinceridade, simples e clara honestidade, cheio de bom humor e jovialidade. No difcil perceber porque ele atraiu as pessoas oprimidas e maltratadas daquela poca, assim como mel atrai abelhas. O reformador, como voc pode ver, no tinha medo de sorrir. Em uma palavra, por mais surpreendente que possa parecer, Lutero era cativante. Vamos tentar outro nome famoso: Charles Haddon Spurgeon, o grande pregador de Londres. O que voc v? Um austero pastor que acusou todo o peso do pecado dentro da Inglaterra? Tente outra vez! Spurgeon era caricato. Seu estilo era to largado que ele era sempre criticado por estar s bordas da frivolidade no plpito. Certos colegas enraivecidos protestavam contra o seu hbito de introduzir humor em suas mensagens. Com brilho nos olhos, ele respondeu: Se vocs soubessem o quanto eu deixo de falar, estariam me elogiando... Este pregador acha que menor crime produzir um riso momentneo do que meia hora de profundo sono. Spurgeon amava profundamente a vida. Seu som favorito era o de uma
119

risada e frequentemente ele dava gargalhadas em pleno plpito de algo que considerasse engraado. Ele infectou as pessoas com o germe da alegria. Aqueles que desenvolveram a doena sentiram seu fardo mais leve e sua vida crist mais alegre. Como Lutero, Spurgeon era cativante. E que tal pensar em Ellen G. White?! A maioria dos jovens tem uma impresso negativa dessa mensageira do Senhor. Porque, na maioria de nossas igrejas, a irm White, como a chamamos com intimidade, usada para bater nos jovens. Mas nada mais longe da verdade. Uma mulher que criou e foi amada por dezesseis adolescentes (que no eram suas filhas) seria carrancuda e sria? Pois saiba que Ellen White tinha senso de humor. Uma vez estava pregando, e seu filho Guilherme (que era seu secretrio, na poca) estava sentado no plpito atrs dela. De repente, ela percebeu que o auditrio estava segurando um sorriso e olhando para o lado, atrs dela. Quando ela se virou, viu Guilherme pescando. A sra. White abaixou o tom de voz e disse para a congregao: Irmos, no se preocupem! Quando ele pequeno, eu levava dentro de um cesto, e o colocava ao lado do plpito enquanto pregava. Ele dormia o culto inteiro. Ele cresceu, porm no perdeu o hbito! Aqui estava uma mulher cativante! Cativante. Que qualidade magntica, gostosa, atraente... aquele carisma... aquela habilidade de conseguir trazer alegria e genuno prazer em tudo. Quando o professor a tem, os estudantes adoram as aulas. Quando um dentista ou mdico a tem, seu consultrio permanece lotado. Quando um vendedor possui tal habilidade, fica com cimbras na mo de tanto preencher recibos. Se um pastor a tem, a igreja considerada amigvel. Quando um treinador a tem, o time reflete isso. Quando um dono de restaurante tem, o pblico sabe. Quando os pais tm, os filhos demonstram.

Ser cativante motiva. Isso retira as amarras de nossa vida diria.


Alivia a realidade.

Ser cativante simplifica. As coisas subitamente se tornam menos complicadas, menos severas, menos entediantes. A luz no fim do tnel passa a ser mais significante do que a escurido que leva at ela.
Sem ignorar os erros, focalizamos os benefcios, as esperanas, as respostas. Mesmo quando devemos lidar com desapontamentos profundos ou negativas retumbantes, nos levantamos, e recusamos a passar a noite em tais companhias. O humor cativante um bem sem preo na vida de um missionrio. Para dizer a verdade, no ser um bom missionrio quem no tem a habilidade de sorrir nas mais diversas e difceis situaes. Alguma alma ranzinza e neurtica est lendo isso agora e dizendo: Bem, algum tem que fazer o servio. A vida mais do que brincar num carrossel. O riso permitido para colegiais - mas adultos, especialmente os crentes, tm como obrigao permanecerem srios. Tudo bem. Isso srio. No tudo
120

Ser cativante encoraja.

piada. Ningum vai discutir que a vida tem suas cobranas e que ser maduro envolve disciplina e responsabilidade. Mas quem disse que temos que ter uma lcera e nos conduzir (e tambm aos outros) destruio no processo de completar o papel que Deus nos deu? Ningum menos eficiente ou mais incompetente do que uma pessoa beira de um ataque de nervos, que no tem diverso, que est alimentando uma lcera nervosa, que se tornou fantoche nas brutas mos das responsabilidades implacveis, que comeou uma cruzada solitria por sabe-se l o que, que perdeu a habilidade de relaxar, rir, e estragar tudo sem sentir culpa. Nossos hospitais esto cheios - literalmente entupidos - com vtimas da filosofia de vida do vamos cortar fora a diverso. E hoje, honestamente, eles no so um bem para a sociedade, nem para a causa de Cristo. Isso no uma crtica a realidade. Quando digo senso de humor, no estou me referindo aos desagradveis, inapropriados e vulgares trejeitos, nem conversa boba e tola. Quero dizer aquele que um ingrediente necessrio da graa expresses agradveis ou pensamentos prazerosos - que elevam nossos espritos e iluminam nosso dia. Como o ser cativante cultivado e comunicado em nossos lares e em nossos relacionamentos? Que medidas prticas podem ser tomadas para acabar com nosso mau-humor? Sugiro trs projetos especficos: 1.Comece o dia com palavras alegres. Sua famlia precisa ser a primeira a se beneficiar. No preciso danar como palhao ou contar piadas para seu cnjuge sonolento. Somente seja agradvel em seus comentrios, alegre em seus cumprimentos. Quando estiver saindo da cama, agradea a Deus por Seu amor... por Seus suaves lembretes de que esse novo dia est sob o Seu comando. Diga e reflita sobre essa verdade: Deus me ama. 2. Sorria mais frequentemente. No consigo pensar em muitas ocasies em que um sorriso no bem-vindo. Desenvolva uma fisionomia alegre. Uma face fechada repele. Um sorriso aproxima e atrai. Deus lhe deu esse presente que irradia encorajamento. No tenha medo de se soltar, quebrar essa mscara de concreto sorria. Voc poderia at mesmo soltar uma ou duas risadas esse ms para comear a pegar o jeito. 3. Expresse pelo menos um comentrio de apreciao para cada pessoa que voc encontrar durante o dia. Como cristo voc quer compartilhar o amor de Cristo. Quer aliviar coraes que se encontram pesados. O reconhecimento fortifica e diz-lo tambm. No se concentre nas fraquezas dos outros. Pea ao Senhor para que o faa genuinamente interessado nos outros ao invs de ficar to ocupado consigo mesmo. Pea que o capacite a assumir o risco e agir. Para que seja cativante atravs de voc.

121

Por causa da tristeza e seriedade que nos cerca, acredito firmemente que precisamos de outra boa dose dos conselhos de Salomo. Ouam o mais sbio filho de Davi: A alegria do corao transparece no rosto, mas o corao angustiado oprime o esprito. Todos os dias do oprimido so infelizes, mas o corao bem disposto est sempre em festa Provrbios 15:13 e 15. O corao bem disposto remdio eficiente [no hebraico diz causa uma boa cura], mas o esprito oprimido resseca os ossos. Provrbios 17:22. Agora, honestamente... como anda seu senso de humor? Os tempos que temos vivido esto comeando a afetar voc sua atitude, sua face, seu exterior? Se no tem certeza, pergunte queles que vivem sobre o mesmo teto que voc, eles vo lhe dizer! Salomo tambm fala sem rodeios. Ele (sob a influncia do Esprito Santo) diz que trs coisas acontecero na vida daqueles que perdem a capacidade de apreci-la: (1) um esprito quebrantado, (2) falta de cura interior, e (3) ossos secos. Que triste retrato de um crente! Ser que voc comeou a ser tornar um crente amargurado, impaciente, crtico? Sua famlia est comeando a se comportar como empregados de uma funerria? O Senhor aponta um caminho melhor - um caminho onde se pode ser cativante. Um corao alegre o que ns precisamos...e rapidamente. Voc no pode esquecer: O humor cativante um bem sem preo na vida de um crente.

Lies que aprendi hoje:

Colocando em prtica Todo dia, s 15h30, faa uma pausa para a criatividade (pare tudo o que estiver fazendo e encontre outra pessoa, se possvel) e mantenha cinco minutos de piadas ou boa conversa. Atire bolinhas de papel, leia revista em quadrinhos ou melhor ainda - converse com algum que voc no conhea muito bem. Ria, ria sozinho, e veja se outras pessoas riem com voc. Oferea um sorriso e uma palavra agradvel a cada pessoa que voc encontrar essa manh.

122

AMANH, TALVEZ
37 Dia
Permita-me apresentar-lhe uma ladra profissional. Provavelmente voc nunca ir distinguir essa pequena e ligeira moa no meio da multido, mas muitos, ao longo dos anos, se referiram a ela como uma formidvel gigante. Rpida como laser e silenciosa como a luz da lua, ela pode invadir facilmente. Uma vez dentro, seus modos agradveis iro cativar sua ateno. Voc ir trat-la como uma das suas melhores amigas. Mas fique atento. Ela vai limplo, sem o mnimo de remorso. Sendo um mestre da esperteza, a bandida ir rearranjar os fatos o suficiente para ganhar a sua simpatia. Quando os outros chamarem sua ateno acerca de seu carter, voc se ver no somente acreditando nela, mas tambm agindo em sua defesa e apoio. Tarde demais, voc conseguir enxergar atravs de sua astcia e dar-lhe crdito como a mais inteligente das ladras. Alguns nem mesmo percebem que foram atacados por ela. Vo para o tmulo de braos dados com o mesmo ladro que roubou as suas vidas. Seu nome? Procrastinao. Sua especialidade? Roubar tempo e incentivo. Ela vem e troca valores inestimveis por substitutos fajutos: desculpas, racionalizaes, promessas vazias, embarao e culpa. Como a maioria dos marginais, essa profissional o atinge quando voc est desprevenido no momento quando relaxa as defesas. Voc acorda num sbado de manh. Foi uma semana horrvel. As insistentes vozes das tarefas ainda no terminadas ecoam em sua cabea lutando por sua ateno. Subitamente sua co-artista aparece e comea a barganhar com voc. Ao pr-do-sol ela foi embora, e tambm o seu dia, e sua esperana. Voc pisa na balana do banheiro e no acredita. O marcador est mostrando a verdade, mas a ladra oferece outra interpretao. Roubando a sua motivao, ela sussurra a palavra mgica - amanh - e voc vai procurar um doce para celebrar a sua filosofia: Nunca faa hoje o que voc pode fazer amanh. Voc se depara com uma deciso crucial noutra tarde. Ela tem sido construda por duas semanas. Voc a ignorou, se esquivou, adiou, mas no h mais como fugir. Hoje o dia D. Voc se comprometeu. Trinta minutos antes do prazo final, essa ladra lhe oferece um libi perfeito e atrs dessa defesa a sua deciso escorrega para outro dia. Nenhuma despesa mais bem paga. Nenhum mentiroso mais respeitado. Nenhum ladro mais recompensado. Nenhum gigante mais bem tratado. Voc sabe que ela sempre ganha, mesmo voc estando ciente que uma grande fora-da-lei. Ela pode convencer qualquer estudante a esquecer a lio de casa, um executivo a desfazer acordos. Ela pode convencer qualquer dona de casa a
123

negligenciar as louas e qualquer pai a no disciplinar seus filhos. Ela pode impedir qualquer vendedor de efetuar uma venda. Ela tem uma estratgia e concentra todos os seus esforos em um nico objetivo: a derrota. Atravs do admirvel mecanismo da sugesto, ela se torna o smbolo do que destri: o sucesso. Houve um poltico chamado Flix. Ele foi um governante no primeiro sculo. Em sua presena estava um prisioneiro chamado Paulo. Em duas ocasies diferentes, Flix ouviu Paulo contar sua histria, apresentando em termos simples a questo da f em Jesus Cristo. Flix ouviu cada palavra mas negligenciou a mensagem com comentrios similares: Quando chegar o comandante Lsias, decidirei o caso de vocs Atos 24:22. Basta, por enquanto! Pode sair. Quando achar conveniente, mandarei cham-lo de novo Atos 24:25. O governante ouviu Paulo, mas escutou a ladra. Ele intencionalmente adiou o mais significante momento de sua vida - uma deciso que ele nunca iria esquecer. Nunca. Por qu? Porque ele ouviu o conselheiro errado. Foi somente uma sugesto encoberta. No era uma mentira descarada, como No existe cu ou No existe inferno. Foi somente No existe pressa. Mas uma vez a ladra ganhou outra vitria para a derrota. Como eu posso ganhar?, voc pergunta. Qual o segredo - a frmula para escapar da intimidadora rede dessa ladra? Como impedir que o gigante invada e entre? realmente muito simples... to simples que voc no acredita. Tudo gira em torno de uma palavra, talvez a palavra mais fcil de ser usada em nossa linguagem. Quando utilizada apropriadamente, ela carrega mais peso que uma tonelada de boas intenes. A ladra no consegue suportar o som dela. Essa palavra faz com que a procrastinao recue, totalmente frustrada. Se voc usla constantemente, pode at ficar cansado de ouvi-la e deix-la em paz. Curioso? Vou fazer um acordo com voc. Eu lhe digo a palavra se prometer us-la na prxima vez que for tentado a ouvir essa falsa conselheira. Entretanto, h um porm. Talvez seja fcil diz-la mas vai requerer toda a disciplina que tem para realmente viv-la. Implement-la vai exigir, na verdade, um poder que s Deus pode lhe dar. A palavra Agora. Voc no pode esquecer: No deixe para amanh o que voc tem que fazer agora.

124

Lies que aprendi hoje:

Colocando em prtica Liste dois projetos com durao de um dia que voc tenha adiado; escolha um e complete-o at amanh. No faa nenhum outro plano, at que tenha completado aqueles que tem adiado. Escreva uma carta hoje para algum que tem planejando escrever a meses talvez anos. Faa isso agora.

125

38 Dia

PORO DIRIA DE MAN

O livro de receitas da Sra. Moiss certamente tem uma seo especial: As mil e uma maneiras de preparar man. Se eu no tivesse perdido as contas, ela tentou ao todo noventa e nove vezes. Tal como os abacaxis esto para o Hava e a soja para o Mato Grosso, o man esteve para os hebreus perambulantes por quarenta fatigantes anos (Ex.16:35). Eles o ferviam, assavam, grelhavam, faziam churrasco, passavam manteiga e o comiam como po. Comia frio, quente, cru, cozido, fatiado para sanduches, assado em tortas e borrifados em seu cereal. Tudo o que voc imaginar eles faziam com o man. Quando se ajuntavam para comer, no perguntavam: O Que teremos para a ceia?, mas Como ele foi preparado? A hora da refeio era to excitante quanto esperar a pintura secar ou escutar as atas da ltima assemblia. O som mais comum ao redor da mesa no era o da boca mastigando, mas o das reclamaes. Oh, como eles o odiavam. Nmeros 11 diz que realmente perdiam seu apetite porque estavam enjoados daquele man. Todo mundo se lembrava dos peixes, pepinos, alhos, cebolas e meles que haviam ficado para trs, no Egito e voc tem que ser bastante miservel para sonhar com uma combinao de pratos como essa. Espere um pouco! Focalizemos aquela cena. Uma olhada mais de perto nas circunstncias desenha um cenrio completamente diferente. Deixe-me explicar. Aquele povo no teve que trabalhar por sua comida e roupas, em nenhum dia daqueles quarenta anos! Todas as manhs, ao invs de irem recolher o jornal como voc e eu fazemos, eles ajuntavam os mantimentos do dia, entregues bem em suas portas. Por quarenta anos! No havia inflao, impostos e longas filas at o caixa. Somente uma constante e diria proviso de comida nutritiva. De fato, Deus o chamou de o po dos cus ... o po dos anjos (Sl.78:24 e 25). Acompanhando este milagre matinal estava a nuvem fiel de dia e o confortante fogo de noite que hes dava visvel segurana da presena e proteo de Deus. Quando a sede vinha, Ele a saciava com gua que flua das pedras como rios. Aquelas pessoas gozavam de um servio de buf permanente sem custos, limites, trabalho ou desagrado. Tudo o que tinham de fazer era aparecer, admirar, comer e se limpar. Apesar de tudo isso, chegaram ao ponto
126

de se indignarem com o po preparado pelos anjos. Como j tm muito, eles agora no querem mais. Tendo abundncia, agora desejam variedade. Tendo se cansado do man, agora querem uma refeio. xodo 16:4 nos d uma percepo frequentemente ignorada: Disse porm, o Senhor Moiss: ' Eu lhes farei chover po dos cus. O povo sair e recolher diariamente a poro necessria para aquele dia. Com isso os porei prova...'.

O man era mais do que parecia ser - era basicamente um teste. Era o
Olhe cuidadosamente para as cinco ultimas palavras. exame de Deus, cuidadosamente planejado, sabiamente implementado e administrado em uma base diria (note especialmente no versculo diariamente). Deus projetou aquela dieta para ser um teste dia aps dia, semana aps semana de sua obedincia, pacincia e determinao em perseverar apesar da monotonia do man. O resultado dos exames veio com um F bem vermelho. Monotonia da vida. A vida muito diria. Os testes que chegam em um segundo e que no duram mais que uma breve corrida raramente produzem mais do que um breve impacto. Mas as maratonas - implacveis, incessantes, persistentes e contnuos testes que no acabam - machucam, mas constroem o carter. Desde que a virtude no hereditria, Deus distribui seu teste do

man para cada santo em cada gerao, esperando ver se haver um apetite divino para aceitar uma comida divina.
Se encontrar o caminho de Deus na imprevisibilidade das tempestades faz nossa f crescer plenamente, ento confiar na sabedoria de Deus na vida diria faz com que ela cresa, profunda e forte. Qualquer que seja suas circunstncias no importam quo longas aonde quer que esteja, trago esse lembrete: Quanto mais fortes forem

os ventos, quanto mais profundas forem as razes e quanto mais duros os ventos... mais bela a arvore.
Voc no pode esquecer: Aceitar com gratido nossa poro diria de man.

127

Lies que aprendi hoje:

Colocando em prtica Tente comer arroz, ovos e ricota por trs refeies seguidas para saber como os Israelitas se sentiram comendo man dia aps dia. Abastea algum de comida essa semana entregando uma refeio, sacola de mantimentos ou convidando-o para jantar. Conte a essa pessoa sobre essa tarefa e tambm algo que aprendeu hoje. Ao invs de lamentar e reclamar sobre aquele servio ou emprego chato (ex: levar o lixo para fora de novo), faa isso com o corao grato. Seja feliz por ter esse emprego, essa responsabilidade, essa fora, etc.

128

PENSANDO NO CU
39 Dia
Todavia, como est escrito: Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que O amam I Corntios 2:9. Todas as coisas boas, dizem as pessoas, algum dia tm que acabar. Mas isso no verdade. De fato, as melhores coisas nunca acabam. O cu, nosso futuro lar, uma bno que durar eternamente. Nosso companheirismo com o Senhor nunca acabar. Nosso prazer de estar com os outros nunca acabar. Nossa alegria e gozo de corao nunca acabaro. Nosso servio para o Rei dos reis nunca acabar. A empolgao e a aventura de explorar o esplendor e beleza nunca imaginados de nosso novo lar nunca, nunca acabaro. Assim como muitas coisas de valor espiritual durvel, o conceito de cu zombado e distorcido pela nossa cultura. Ns juntamos isso com piadas sobre So Pedro e colocamos em nossas mentes com nuvens brancas, anjos bonitinhos e pessoas entediadas andando em volta de roupo. Mas Jesus nos ensinou isso de outra maneira. Ele proclamou o cu como um lugar real. Prometeu a Seus discpulos; No se turbe o vosso corao... Na casa de meu Pai h muitas moradas. Se assim no fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vs tambm Joo 14:1 a 3. O lugar que nosso Senhor preparou muito mais esplndido do que qualquer lugar que nossa famlia - ou qualquer famlia - j viveu na terra. As Escrituras falam sobre ruas de ouro, portes de prola e paredes de jaspe com brilhantes, refletindo todas as cores do arco-ris. As mais lindas paisagens na terra - altas montanhas, mares impetuosos, grandes campos de trigo dourado balanando com o vento - so s sombras do que o cu ser. O apstolo Joo celebra tais maravilhas nos dois ltimos captulos da Bblia. Quando voc l o que os outros discpulos disseram sobre elas, percebe que ele estava lutando para colocar tudo aquilo em palavras. O

corao de todas as maravilhas do cu, entretanto, Jesus Cristo.


129

Jesus estar l na casa de nosso Pai. Ele espera por ns desde j, neste exato instante. H uma msica antiga que diz; Onde Jesus est ali o cu. Sem Ele, os esplendores seriam apenas paisagens vazias. O mais profundo desejo do meu corao que toda a minha famlia esteja junta eternamente no cu. No esse o seu desejo tambm? Suponho que voc j ouviu uma crtica dizendo que algum pensa muito no cu para ter algum bem na Terra. Mas eu no acho que esse o nosso problema nos dias de hoje.

Acho que pensamos muita na Terra e perdemos muito dos bens do cu!

Nossas mentes ficam muito elevadas e preocupadas com o que temporrio e haver de passar. Preocupamo-nos com coisas que, na longa corrida, no importam nem um pouco. Tornamo-nos desencorajados e covardes. Perdemos nossa perspectiva e aparentemente, nosso caminho. Recomendo que voc desenvolva o hbito de pensar no cu. Voc j se pegou esperando ansiosamente por uma viagem ou frias? S pensar em onde voc estar, o que estar fazendo ou com quem voc estar pode aliviar seu corao, no ? Pode ajud-lo a superar alguns dos momentos difceis. Pode dar a voc aquele pequeno vislumbre do que est por vir. Por que seria diferente com o cu? O cu um lugar real, como tambm o verdadeiro destino de todos aqueles que foram comprados com o sangue de Jesus Cristo. Jesus pessoalmente fez nossa reserva e j est l preparando nossas acomodaes. (D pra imaginar isso?) Nossa estadia no cu no passar rpido como acontece com as boas frias; nunca acabar. Tendo isso em mente, tentei lembrar de algumas coisas sobre como manter o cu em vista pode mudar sua vida. Pensar no cu far voc recordar de pessoas que voc ama . Porque haver o grito de comando, e a voz do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e ento o prprio Senhor descer do Cu. Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitaro primeiro. Ento ns, os que estivermos vivos, seremos levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E assim ficaremos sempre com o Senhor I Tessalonicenses 4:16 e 17.
130

Pensar no cu te afastar da vida carnal. Pensem nas coisas l do alto e no nas que so aqui da terra. Porque vocs j morreram, e a vida de vocs est escondida com Cristo, que est unido com Deus. Cristo a verdadeira vida de vocs, e, quando Ele aparecer, vocs aparecero e tomaro parte na Sua glria. Portanto, matem os desejos deste mundo que agem em vocs, isto , a imoralidade sexual, a indecncia, as paixes ms, os maus desejos e a cobia, porque a cobia um tipo de idolatria Colossenses 3:2 a 5. Pensar no cu trar alegria para o seu corao. Certamente a Tua bondade e o Teu amor ficaro comigo enquanto eu viver. E na Tua casa, Senhor, morarei todos os dias da minha vida Salmo 23:6. Pensar no cu ajudar voc a preservar e honrar seus compromissos. Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei at o fim, conservei a f. E agora est me esperando o prmio da vitria, o prmio que o Senhor, o justo Juiz, me dar naquele dia, e no somente a mim, mas a todos os que esperam, com amor, a Sua vinda II Timteo 4:7 e 8. Pensar no cu lembrar voc de onde investir tempo, talentos e tesouros. No ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traas e a ferrugem destroem, e onde os ladres arrombam e roubam. Pelo contrrio, ajuntem riquezas no cu, onde as traas e a ferrugem no podem destru-las, e os ladres no podem arrombar e roub-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, a estar o corao de vocs Mateus 6:19 a 21. Pensar no cu trar paz, no importa quo horrveis possam ser suas circunstncias aqui. Vocs participaram do sofrimento dos prisioneiros. E, quando tudo o que vocs tinham foi tirado, vocs suportaram isso com alegria porque sabiam que possuam uma coisa muito melhor, que dura para sempre Hebreus 10:34. Pensar no cu e suas recompensas moldar suas prioridades. Se voc quer ser perfeito, v, venda tudo o que tem, e assim voc ter riquezas no cu. Depois venha e me siga Mateus 19:21. Pensar nas belezas e alegrias do cu nos d algo para esperar ansiosamente. O anjo tambm me mostrou o rio da gua da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro e que passa no meio da rua principal da cidade. Em cada lado do rio est a rvore da vida, que d doze frutas por ano, isto , uma por ms. Ali no haver mais noite, e no precisaro nem da luz de

131

candelabros nem da luz do sol, pois o Senhor Deus brilhar sobre eles. E reinaro para todo o sempre Apocalipse 22:1, 2 e 5. Pensar no cu pode sustentar voc frente a um grande sofrimento ou na sombra da morte. Quanto a mim, a hora j chegou de eu ser sacrificado, e j tempo de deixar esta vida. O Senhor me livrar de todo o mal e me levar em segurana para o Seu reino celestial. A Ele seja dada a glria para todo o sempre! Amem! II Timteo 4:6 e 18.

Voc no pode esquecer: Onde Jesus est ali o cu.

Lies que aprendi hoje:

Colocando em prtica Aquilo que voc ama controlar os seus pensamentos, consequentemente suas aes. Espero que voc pense no cu diariamente. Isso levantar seu olhar e elevar todo o foco de sua vida. Isso o que eu quero para voc e essa a minha orao diria!

132

40 Dia
Por qu ?

UM ASSUNTO MUITO SEM GRAA

Os homens quase no se interessam pelo assunto. As mulheres chegam a mudar a data se tiverem que falar neste assunto. As crianas esto longe de preocupar-se com ele. Os mais idosos que geralmente falam neste assunto, mas quase sempre para se queixar. Os jovens - esses felizardos! - quase nunca se preocupam com esse assunto. Afinal, o jovem est no perodo mais produtivo da vida. O que a manh para o dia a juventude para a vida. Tarefas que parecem penosas ao adulto, so executadas com energia pelos mais jovens. Os mais velhos no entendem os jovens, e os jovens no respeitam os mais velhos - so as acusaes de parte a parte. Devido a isso, o termo conflito de geraes passou a ser empregado, indicando a dificuldade de ajuste entre a gerao mais nova e a mais velha. At na Bblia encontramos desentendimentos entre jovens e velhos. Veja o que encontramos em J 32:6-10: Ento Eli... disse: Eu sou moo, e vocs so idosos. Foi por isso que no me atrevi a dar a minha opinio. Pensei assim: 'Que fale a voz da experincia, que os muitos anos mostrem a sua sabedoria!' Mas acontece que dentro das pessoas h um esprito, h um sopro do Todo-Poderoso que d sabedoria. Ns no ficamos mais sbios com a idade, nem sempre os velhos sabem o que certo. Portanto, escutem o que digo, pois eu tambm vou dar a minha opinio. Vejam que no nova a queixa que os jovens fazem de que no so compreendidos pelos de mais idade. E aquilo que a gerao mais velha pensa da juventude no mudou muito atravs dos sculos. Pergunte a qualquer pessoa que passou dos cinqenta o que pensa da juventude de hoje e ela dir: - So uns irresponsveis, que se esqueceram do respeito devido aos mais idosos. No querem saber de nada, alm da boa vida. por isso que esse um assunto muito sem graa. Porque ningum gosta de falar sobre... Bem, os jovens especialmente no vem porque tratar desse assunto. Porque esto na fase mais desafiadora e fascinante do desenvolvimento humano. E a Bblia fala dos jovens como visionrios, indivduos fortes, capazes de assimilar a Palavra de Deus, vencer Satans, humilhar-se debaixo da poderosa mo de Deus.
133

No geral, o jovem pensa que eterno numa frao de segundo. Mas a verdade que todos caminham para um fim. Logo chegaro os dias das longas oraes, das noites mal dormidas, da voz e mos trmulas, dos joelhos fracos e cansados. Logo chegar o tempo da velhice

- um assunto muito sem

graa. Ela vem para todos.


O salmista Davi falou de nossas vidas como flores do campo que florescem pela manh e logo murcham (ver Salmo 103:15 e 16). Moiss expressou a mesma idia no Salmo 90 quando escreveu: Ensina-nos a contar os nossos dias (verso 12). O que a Bblia est dizendo que estamos apenas passando por aqui. Ou, na melhor das hipteses, somos apenas inquilinos temporrios neste planeta. A brevidade da vida um dos mais importantes conceitos bblicos e Eclesiastes 12 a descrio bblica mais clara da velhice. O sbio fala da velhice fazendo poesia. Lembre do seu Criador enquanto voc ainda jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que voc dir: 'No tenho mais prazer na vida'. Lembre dEle antes que chegue o tempo em que voc achar que a luz do sol, da lua e das estrelas perdeu o seu brilho e que as nuvens de chuva jamais vo embora. Ento os seus braos, que sempre o defenderam, comearo a tremer, e as suas pernas, que agora so fortes, ficaro fracas. Os seus dentes cairo, e sobraro to poucos, que voc no conseguir mastigar a sua comida. A sua vista ficar to fraca, que voc no poder mais ver as coisas claramente. Voc ficar surdo e no poder ouvir o barulho da rua. Voc quase no conseguir ouvir o moinho moendo ou a msica tocando. E levantar cedo, quando os passarinhos comeam a cantar. Ento voc ter medo de lugares altos, e at caminhar ser perigoso. Os seus cabelos ficaro brancos, e voc perder o gosto pelas coisas. Ns estaremos caminhando para o nosso ltimo descanso; e, quando isso acontecer, haver gente chorando por nossa causa nas ruas. A vida vai se acabar como uma lamparina de ouro cai e quebra, quando a sua corrente de prata se arrebenta, ou como um pote de barro se despedaa quando a corda do poo se parte. Ento o nosso corpo voltar para o p da terra, de onde veio, e o nosso esprito voltar para Deus, que O deu. Eclesiastes 12:1 a 7. interessante que temos cursos para quase tudo nesta vida: curso para noivos, para pais, para liderana, etc. Mas no ouvi falar ainda de um curso para ensinar a envelhecer. No pensamos na velhice quando somos jovens. Porm, quase todos passaro por esse perodo na vida. E os preparativos para a velhice tm incio com as atitudes, estilo de vida, atividades e amadurecimento espiritual enquanto ainda jovens. S assim se feliz. Os jovens crticos, amargos e egostas, no geral, transferem essas caractersticas para a velhice. Conta-se que Cames, o maior poeta portugus, estando a morrer; algum, querendo cumprir um costume romano de acender velas aos
134

moribundos e na falta de castial, ps na mo do poeta um punhado de areia e ali a vela acesa. Diante do fato, teria Cames dito: Morrendo e aprendendo. Verdade ou lenda, pouco importa. Da nasceu a frase: Vivendo e aprendendo. Comeamos esse programa de Intimidade com Deus dizendo que viver escolher. Precisamos ser sbios em nossas escolhas. Precisamos lembrar-nos de Deus em nossas escolhas. Precisamos permitir que Deus seja o Senhor de nossas escolhas. Cada dia... ENVELHECER, Bastos Tigre. Entra pela velhice com cuidado, p ante p, sem provocar rumores Que despertam lembranas do passado. Sonhos de glrias, iluses de amores! Do que tiveres no pomar plantado apanha os frutos e recolhe as flores; Mas lavra ainda e planta o teu eirado, Que outros viro colher quando te fores! No te seja a velhice enfermidade! Alimenta no esprito a sade, Luta contra a tristeza da vontade! Que a neve caia! O teu amor no mude! Mantm jovem, pouco importa a idade! Tem cada idade a sua juventude... Um dos deveres de um jovem trabalhador numa fazenda era o de alimentar vinte porcos. Algumas vezes esquentava demais a comida - chegava quase a ferver. Quando a jogava no cocho, os porcos vinham correndo empurrando uns aos outros para chegarem na frente. O primeiro a chegar, colocava o focinho na comida e jogava a cabea para trs por causa do calor. Porm os outros no aprendiam da experincia dos primeiros. Cada porco tinha que enfiar o focinho no angu e se queimar antes de se afastar. Comportamento de Porco? Ento, por que no podemos aprender daqueles que foram na frente? Ainda que algumas coisas sejam novas e diferentes em nossa poca, muitos dos princpios de vida no mudam com o passar do tempo. Ainda hoje

Deus usa os mesmos princpios para criar um santo leitura da Bblia, orao e testemunho. Esse

o jeito de Deus de criar um santo. E podemos ser santos sem deixar de ser jovens.

135

Voc no pode esquecer: O amadurecimento espiritual prepara os jovens para a velhice.

Lies que aprendi hoje:

Colocando em prtica Estabelea um compromisso com Deus de dedicar-Lhe um momento dirio de sua vida, por toda a vida. - Senhor, tomo hoje a deciso de separar a primeira hora de cada dia para buscar a Tua orientao. Estarei cada manh assentado aos ps do Salvador, para receber sabedoria, fora e poder para as escolhas do meu dia. ____________________________ Assinatura

136

Anda mungkin juga menyukai