Anda di halaman 1dari 9

Univercidade Luterana do Brasil

Tecnlogo em Fotografia Fotografia em Cores

Daniela Radavelli

Relatrio Revelao de filme colorido

Canoas, 12 de Maro de 2011.

Introduo
Venho por meio deste relatrio descrever as etapas do processo de revelao do filme negativo colorido da fotografia analgica, cujo processo chamado C-41. O mesmo exige cuidado com temperatura e manuseio que sero dissertados no decorrer . O mesmo ser baseado na visita feita ao laboratrio da Pavan Digital (anexo1), localizado na cidade de Carlos Barbosa, RS, Brasil, que atualmente conta com seis lojas distribudas entre cidades vizinhas.

1- Colocao do filme. - O filme constitudo de um material sensvel a luz e composto por vrios elementos entre eles os haletos de prata, o mais utilizado atualmente o de tamanho pequeno 35mm, colorido, de processo C-41, cujas poses entre 12, 24 , 36 e ISO entre 200, 400 e 800 podem ser escolhidos conforme o que ser fotografado. Para a escolha mais acertada do ISO deve-se levar em conta a quantidade de luz que haver no ambiente. (Anexo 2) - A fotografia analgica requer que adquirimos o filme em lojas de fotografia ou pontos de venda, onde o mesmo dever ser colocado pelo vendedor ou pessoas experientes com cuidado para no haver problemas futuros com as imagens que sero registradas. - Deve-se tomar cuidado dependendo do modelo da cmera quando o filme engatado nas engrenagens para que o mesmo no se desprenda, fech-la bem para que no entre qualquer fonte de luz que possa vel-lo e fotografar algumas poses para conferir a eficcia do mesmo. - Com a cmera abastecida de filme e em perfeitas condies, basta apenas registrar os momentos desejados, tomando um pequeno cuida quanto a distancia, que deve ser de no mnimo 1 metro e meio para foco e no mximo 3 metros que a distancia que uma cmera analgica nos permite fotografar o momento. 2- Retirada do filme para a revelao. - Aps ter fotografado todas as poses disponveis no filme preciso rebobin-lo na cmera para que o mesmo possa ser retirado. Algumas cmeras mais automticas o fazem no momento que fotografamos a ultima pose, caso no seja assim deve-se procurar algum boto ou roleta que indique este processo na prpria cmera. (Anexo 3) - Depois de ter a certeza que o mesmo foi rebobinado, sem correr o risco de perda das fotos por motivo de entrada de luz, abre-se a maquina e retira-se o filme que vai para a revelao. Esse processo pode ser feito por um atendente da loja de revelao que possua mais conhecimento. - Aps a retirada recomenda-se ate mesmo a reposio de outro, para que no ocorra a distrao de vir a utilizar a cmera tempos depois sem notar a falta do filme. 3- J no laboratrio de revelao - Agora fica a cargo da laboratorista completar todo processo que descrevo a baixo para que as fotos sejam vistas. O filme ser revelado em um Minilab Noritsu de modelo QSF V50 que fica em sala climatizada, abastecido de qumicos Kodak e com aproximadamente oito anos de uso. 3.1 - Se o filme no estiver com a ponta de engate para fora da bobina necessrio pux-la com o auxlio de um pequeno equipamento. Em seguida a mesma retirada para que se possa endireitar seu inicio e prende-lo com uma fita especial muito resistente (Anexo 4) no guia lider onde possvel prender 2 filmes ao mesmo tempo por este motivo os mesmos devem ser numerados com uma etiqueta resistente (Anexo 5) para posteriormente serem encaixados na maquina de revelao. (Anexo 6)

3.2 Quando a maquina estabiliza a temperatura dos qumicos a 37,8 a mesma liberar o processo de revelao e com o guia lder em seu devido lugar automaticamente ser puxado para dentro da mesma. O mesmo ira passar pelos qumicos descritos a baixo totalizando um tempo estimado entre 20 a 25 minutos. (Anexo 8) 1 Revelador: CD a soluo qumica responsvel pela formao da imagem atuando em cima dos haletos de prata. Composto de Sais de brometo, Metabissulfito de potssio, CD-4, Sulfito de sdio, Sulfato de hidroxilamina e Carbonato de potssio 2 Branqueador: BL tem a funo de interromper imediatamente a ao do revelador, reduzindo o PH. Composto de cido actico, Brometo de amnio, hidrxido de amnio, Amnio frrico EDTA/PDTA, Carbonato de potssio/sdio, Hidrxido de potssio e Nitrato de potssio. 3 Fixador: FIX dissolve e remove o haletos de prata fixando a imagem. Composto de Tiosuulfato de Amnio/sdio, Sulfito de sdio v Prata (complexos de tissulfato do filme). 4 Estabilizador: STB garante a estabilidade da imagem formada pelos corantes. Composto de Formaldeido e trietanolamina. Obs: Estes qumicos devem ser reforados 1 vez ao ms, sendo que neste Minilab a quantidade estimada de revelao de 100 filmes por ms. Os mesmos possuem validade de 1 ano, vindo a serem totalmente modificados ao completar este perodo, o que imprescindvel para uma boa qualidade. (Anexo 9) 3.3 - Feito este processo sem nem um imprevisto como falta de luz, o que poderia ocasionar a perda do filme se a laboratorista no efetuar a revelao manualmente (Anexo 10), o Minilab o liberar seco, sendo possvel deix-lo a exposio de luz. O filme revelado se apresenta em forma negativa, sendo que os tons de cores vistos nele esto invertidos e sero vistos em suas cores reais aps impresso em papel fotogrfico. O recomendado agora embal-lo para que com o manuseio ele no venha a ficar com marcas de dedos, pois a partir dele que sempre sero reproduzidas as imagens. (Anexo 11) 4- Impresso da imagem atravs do negativo - Aps ter obtido o negativo do filme pode-se escolher as imagens a serem impressas. A escolha pode ser feita atravs dos nmeros que s vezes vem seguidos de letras que formam uma fina tira na beirada do negativo, escolhe-se o numero mais centralizando da imagem, cujas so divididas por fotograma (pequena faixa no fotografada). (Anexo 12) - O trabalho volta para a laboratorista que retira o negativo da embalagem, o mesmo passa por uma escova delicada (Anexo 13) que retira o acumulo de poeira que possa vir a ter sobre o mesmo, em seguida o negativo passa pelo scanner (Anexo14), cujo modelo utilizado foi o Noritsu S1 II, que transfere a imagem para o computador

que comanda o Minilab de impresso, e neste momento pode-se v-la como ser impressa, pode-se tambm corrigir suas cores o que fica a critrio dos laboratrio. - A partir disso o processo volta a ser automtico e parecido ao do filme, mas agora tudo ocorre com o papel, qumicos especializados, temperaturas adequadas e em menos tempo temos a foto pronta. O Minilab utilizado agora de modelo Noritsu QSS3300 que imprime aproximadamente 18.000 cpias por ms o mesmo tambm recebe reforo de qumico com uma freqncia maior de 15 a 15 dias. (Anexo 15) 5- Cuidados - Os qumicos utilizados tanto no filme como no papel so toxicamente prejudiciais a sade o que leva o laboratrio possuir cuidados, como fornecer uma caixa de leite ao ms pra o funcionrio, manter o ar condicionado em boas condies (Anexo 16) e dar o destino correto ao esgoto do mesmo, que implica em multa se for despejado em local imprprio. Os mesmo devem ter local reservado de armazenamento e dever tomar cuidado tambm em utiliz-los na maquina, pois se misturados podem causar estragos e despesas indesejadas. - O filme pode ser agredido pelo calor acima de 28 C, umidade em geral, odor de tintas, gasolina, vernizes e gazes em geral, caso ser operado aps sua respectiva data de validade tambm trar resultados diversos ou ser processado fora das especificaes recomendadas pelo fabricante.

Anexo 1- Laboratrio

Anexo 2- Filmes

Anexo 4- Fita resistente ao processo. Anexo 3- Ala para rebobinar o filme.

Anexo 6- Local onde o filme preso ao guia lider. Anexo 5- Fita numrica.

Anexo 7- Minilab de revelao de filmes.

Anexo 8- Locar por onde passa o filme.

Anexo 9- Vlvulas ligadas ao tanque de qumicos.

Anexo 10- Revelao manual.

Anexo 11- Equipamento para embalar o negativo

Anexo 12- Negativo colorido j revelado, nota-se a numerao e a diviso feita pelo fotograma.

Anexo 13- Escova para o negativo.

Anexo 14- Scanner para negativo.

Anexo 15- Minilab de revelao digital.

Anexo 16 Instalao climatizada.

Concluso
Concluo ser indispensvel conferir sempre a cmera antes de fotografa, proteger o filme da luz e do calor at a revelao, procurar laboratrios de boas indicaes para que se tenha a certeza que o mesmo passara por bons cuidados, necessrios ao revel-lo, pois somente depois deste processo que veremos nossas fotos, que podem neste decorrer serem perdidas. Guardar os negativos tambm importante, pois so eles que originam futuras copias.

Anda mungkin juga menyukai