Anda di halaman 1dari 8

Rumo ao ITA Fsica

Anlise Dimensional
Ivan Guilhon Mitoso Rocha

A anlise dimensional um assunto bsico que estuda as grandezas fsicas em geral, com respeito a suas unidades de medida. Como as grandezas fsicas sempre esto associadas a unidades, podemos dizer o estudo de analise dimensional est em todos os ramos da fsica. Estudaremos conceitos iniciais sobre como a partir de um nmero limitado de grandezas fsicas fundamentais podemos criar outras grandezas derivadas, e como utilizar princpios fundamentais de anlise dimensional pode nos ajudar a decorar (e at prever!) o formato de frmulas envolvendo grandezas fsicas.

1. Grandezas Fundamentais
Denominamos de grandezas fsicas fundamentais um grupo limitado de grandezas que vo nos servir como base para escrevermos outras grandezas que possam surgir adiante, a partir das fundamentais que j foram definidas antes. Na Mecnica, por exemplo, definimos normalmente as grandezas fundamentais como sendo massa(M), comprimento(L) e tempo(T), pois essas so grandezas mais bsicas para ns, que no necessitam de outras para serem definidas. Outras grandezas da mecnica, como velocidade, devem ser sempre possveis de ser escrita como uma combinao das grandezas fundamentais, a velocidade pode ser escrita como a razo entre espao e tempo. As grandezas fundamentais que sero adotadas por ns daqui em frente: Massa: M Comprimento: L Tempo: T Temperatura: Corrente Eltrica: I (Importante: No carga!)

bom ter em mente que nmeros puros, no tm unidade, isso o que diferencia um nmero de uma grandeza estudada pela fsica.

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 1

2. Regras Bsicas para operaes com grandezas


2.1 Unidade Dimensional Cada grandeza fsica pode ser obtida a partir de grandezas fundamentais, mas como fazemos isso? Em geral ns devemos ter uma expresso que define a grandeza estudada a partir de outras conhecidas. Veja com ser a notao adotada para se referir a uma grandeza fsica e a unidade dimensional de .

Exemplo:

Observao: Por convenincia definimos a unidade dimensional de um nmero puro como sendo: e u

2.2 Operaes de soma e diferena A primeira regra com operaes com grandezas fsicas diz que s possvel nos falarmos de operaes de soma e diferena de grandezas quando todas elas tm as mesmas tem a mesma unidade dimensional. Vale a velha regra da tia de matemtica do colgio: No se soma banana com abacaxi. exatamente disto que estamos falando, possvel multiplicar e dividir grandezas para derivar novas grandezas, mas fazer operaes de soma nem sempre possvel. Exemplo: Observe a seguinte frmula da cinemtica.

Como

, j podemos afirmar que

. Isso seria de grande

importncia se ns estivssemos interessados em determinarmos, por exemplo, a unidade dimensional de acelerao, isto , .

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 2

2.3 Operaes de multiplicao e diviso A segunda regra com operaes com grandezas fsicas diz que ao quando fazemos o produto de duas grandezas fsicas, a unidade dimensional do resultado o produto das unidades dimensionais dos fatores. Da mesma forma, quando fazemos a diviso de duas grandezas fsicas, a unidade dimensional do resultado a diviso das unidades dimensionais das grandezas de antes. Em outras palavras, ao multiplicar ou dividir grandezas, fazemos isso com seus valores e com suas unidades. Exemplo: Adotando o mesmo exemplo anterior.

J sabemos que: . Sendo que:

Logo:

O resultado concorda esperado, visto que em geral a acelerao dada em

3. Previso de frmulas
3.1. Princpio da homogeneidade Uma equao fsica s pode ser verdadeira se os dois lados da equao tiverem a mesma unidade dimensional. Esse , em poucas palavras, o princpio da homogeneidade, graas a ele uma equao do tipo no faz o menor sentido, uma vez que e representao grandezas fsicas diferentes.

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 3

3.2. Mtodo dos expoentes desconhecidos O mtodo dos expoentes desconhecidos uma forma de conseguir prever o formato de uma equao fsica, ele tambm pode ser usado para relembrar uma frmula que voc no se lembre com todos os detalhes. Vamos ilustrar o mtodo com um exemplo clssico, a previso do perodo de um pndulo simples. Suponhamos que voc esteja interessado em calcular o perodo de oscilao de um corpo de massa , presa por um fio de comprimento , em um ambiente de gravidade dada por . possvel determinar o formato da relao matemtica entre essas grandezas? A relao entre essas grandezas deve ser da forma: , onde K uma constante numrica (nmero puro) que deve assumir um valor real e , e so expoentes desconhecidos das grandezas , respectivamente. Do princpio da homogeneidade temos que os dois lados da equao tm a mesma unidade dimensional:

O prximo passo determinar a unidade dimensional de cada um das grandezas envolvidas: e u

Note a acelerao gravitacional local e deve ter portanto unidade de acelerao, que por sua vez j teve sua unidade dimensional determinada em exemplos anteriores. Substituindo as unidades dimensionais temos que:

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 4

Comparando o lado esquerdo com o direito temos sempre um sistema, onde as variaveis que devem ser encontradas so os expoentes , e .

Resolvendo o sistema, encontramos o seguinte resultado:

Logo a equao fsica que estamos procurando deve ser da forma:

Onde K um nmero que no pode ser determinado por meio de analise dimensional, sendo necessrias realizaes de medidas em laboratrio ou ento de uma demonstrao fsica mais especfica. Nesse caso particular o valor numerico de K dado por 2. Exerccio resolvido A lei que descreve a interao entre duas cargas eltricas pontuais separadas uma distncia d uma da outra, a lei de Coulomb:

Determine, por meio da teoria de anlise dimensional, a unidade da constante fsica K no SI. Soluo: i. Determinar , e .

Nesse passo devemos determinar a unidade dimensional de cada grandeza, por meio de quaisquer relaes fsicas que estejam ao nosso alcance, quanto mais simples, melhor. Calculando :

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 5

Calculando

Como comprimento uma grandeza fundamental:

ii.

Utilizando o princpio da homogeneidade

Logo, isolando

, temos que:

Como estamos falando do sistema de unidades internacional:

4. Anlise Dimensional no ITA


1) (ITA-2002) Em um experimento verificou-se a proporcionalidade existente entre energia e a freqncia de emisso de uma radiao caracterstica. Nesse caso, a constante de proporcionalidade, em termos dimensionais, equivalente a: a) Fora b) Quantidade de movimento c) Momento angular d) Presso e) Potncia 2) (ITA-2004) Durante a apresentao do projeto de um sistema acstico, um jovem aluno do ITA esqueceuu-se da expresso da intensidade de uma onda sonora. Porm, usando da sua intuio, concluiu ele que a intensidade mdia (I) uma funo da amplitude do movimento do ar (A), da freqncia (f), da densidade do ar () e da velocidade do som (c), chegando expresso . Considere as grandezas fundamentais: massa, comprimento e tempo, assinale a opo correta que representa os respectivos valores do expoentes x, y e z. a) -1,2,2 Projeto Rumo ao ITA Pgina 6

b) c) d) e)

2,-1,2 2,2,-1 2,2,1 2,2,2

3) (ITA-2005) Quando camadas adjacentes de um fluido viscoso deslizam regularmente umas sobre as outras, o escoamento dito laminar. Sob certas condies, o aumento de velocidade provoca o regime de escoamento turbulento, que caracterizado por movimento aleatrios das partculas do fluido. Observa-se, experimentalmente, que o regime de escoamento (laminar ou turbulento) depende de um parmetro adimensional (nmero de Reynolds) dado por , em que a densidade do fluido, , sua velocidade, , seu coeficiente de viscosidade e , uma distncia caracterstica associada geometria do meio que circunda o fluido. Por outro lado, num outro tipo de experimento, sabe-se que uma esfera de dimetro D, que se movimenta num meio fluido, sofre a ao de uma fora de arrasto viscoso dada por . Assim sendo, com relao aos respectivos valores de , uma das solues : a) b) c) d) e) 4) (ITA-2008) Define-se intensidade I de uma onda como a razo entre a potncia que essa onda transporta por unidade de rea perpendicular direo dessa propagao. Considere para uma certa onda de amplitude A, freqncia f e velocidade v, que se propaga num meio de densidade , foi determinada que a intensidade dada por: . Indique quais so os valores para x e y,respectivamente. a) b) c) d) e) 5) (ITA-2009) Sabe-se que o momento angular de uma massa pontual dado pelo produto vetorial do vetor posio pelo seu momento linear. Ento, em termos das dimenses de comprimento (L), de massa (M), e de tempo (T), um momento angular qualquer tem sua dimenso dada por: a) b) c) d) e)

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 7

6) (ITA-2010) Pela teoria Newtoniana da gravitao, o potencial gravitacional devido ao Sol, assumindo simetria esfrica, dado por , em que r a distncia mdia do centro do corpo ao Sol. Segundo a teoria da relatividade essa equao deve ser corrigida para , em que A depende de G, de M e da velocidade da luz, c. Com base na anlise dimensional e considerando K uma constante adimensional, assinale a opo que apresenta a expresso da constante A, seguida da ordem de grandeza da razo entre o termo de correo, , obtido por Einstein, e o termo da equao de Newton, na posio da Terra, sabendo que a priori . a) b) c) d) e) 7) (ITA-2011) Um exerccio sobre a dinmica da partcula tem seu inicio assim enunciado: Uma partcula est se movendo com uma acelerao cujo mdulo dado por sendo r a distncia entre a origem e a partcula. Considere que a partcula foi lanada a partir de uma distncia a com uma velocidade inicial de . Existe algum erro conceitual nesse enunciado? Por que razo? a) No, porque a expresso para a velocidade consistente com a da acelerao; b) Sim, porque a expresso correta para a velocidade seria ; c) Sim, porque a expresso correta para a velocidade seria d) Sim, porque a expresso correta para a velocidade seria e) Sim, porque a expresso correta para a velocidade seria ; ; ;

5. Gabarito
1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) C D A A D E E

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 8

Anda mungkin juga menyukai