Anda di halaman 1dari 5

Economia de agua e luz com irrigacao. Irrigacao para pa...

http://www.irricomrio.com.br/desenho_para_instalacao.htm

Sistemas de irrigacao - a maneira mais eciente para voce


economizar agua, luz e servicos alem de contribuir para a conservacao da agua no planeta. O uso eficiente da irrigacao evita a escassez global da gua. Um sistema de irrigacao para molhar as plantas impede o desperdcio e valoriza o meio ambiente. Substitua horas de funcionamento de uma bomba por minutos de rega com a utilizacao da irrigacao automatizada. Pode ser aplicada na irrigacao de jardins, campos de futebol, quadras de tenis em saibro, jardineiras, vasos de plantas, floricultura e na agricultura.

Projetos grtis
Corporativo A empresa Opinies do cliente Fale conosco Produtos Paisagismo Agricultura Xerigation Especialistas como escolher? em paisagismo em campos esportivos em meio ambiente em minerao Faa voc mesmo Mini curso online Clculo hidrulico Desenho p/ instalao Guia de projetos Dicas / FAQ Regulagens Perguntas Comuns Faa voc mesmo

Vendas on line
Home Fale conosco

Projetos profissionais Como funciona

Desenho para Instalao de um sistema de irrigao - Faa voc mesmo A Rain Bird tem desenvolvido uma gama completa de produtos para irrigao embutida e irrigao supercial. Voc vai encontrar neste guia toda a informao prtica para escolher o sistema de irrigao que melhor se adapte ao seu jardim. Faa seu projeto em 5 etapas 1. Desenhe o seu jardim Para desenhar o projeto de irrigao voc necessita:

O sistema O controlador Novos produtos

Mapa do Site Links teis


Cadastre seu site Parceiros Embrapa

Lista de discusses

seu e-mail Enviar


Uma superfcie rgida Uma folha de papel milimetrado Uma escala e um compasso Um lpis Uma trena Uma rgua Uma borracha
Cadastre-se para fazer parte da nossa lista de discusses e receber notcias em seu e-mail.

Comece o desenho pelos contornos da casa e os limites do jardim. Desenhe os passeios, terraos cobertos tome pontos de referncia alinhados com os ngulos da casa. Faa gurar as zonas a molhar e aquelas que no se devam molhar, marque as arvores, os arbustos, cercas e macios.

Uma vez feitas as anotaes passe o seu desenho para uma nova folha de papel milimetrado.

1 de 5

09-03-2012 01:40

Economia de agua e luz com irrigacao. Irrigacao para pa...

http://www.irricomrio.com.br/desenho_para_instalacao.htm

2. Escolha os seus aspersores Escolhem-se os aspersores em funo do seu alcance e da sua vazo. Para obter uma irrigao uniforme, prefervel que os jatos dos aspersores se cruzem. A distncia ideal entre dois aspersores igual ao seu alcance. No nosso esquema temos trs zonas a regar:

2 zonas (verde e azul) com mais de 5 metros de lado: vamos utilizar aspersores rotativos. 1 zona (vermelha) com menos de 5 metros de lado: vamos utilizar aspersores de jatos xos.

Encontrars o raio de alcance e a vazo dos bocais e dos aspersores nas descries de cada modelo

Xerigation

Aspersor xo

Aspersor rotor

Indique no papel a localizao dos aspersores. Desenhe as supercies a regar pelos diferentes aspersores com a ajuda de um compasso procedendo da seguinte maneira:

Comece por cobrir os cantos (ngulos de 90 e de 270) Em seguida as laterais (ngulos de 180) Finalmente se forem necessrios, colocam-se os aspersores de circulo completo (360).

3. Determine a presso e vazo da sua instalao Disponibilidade de gua

2 de 5

09-03-2012 01:40

Economia de agua e luz com irrigacao. Irrigacao para pa...

http://www.irricomrio.com.br/desenho_para_instalacao.htm

Presso Expressa em quilogramas por cm (Kg/cm) ou em bar, mede-se com a ajuda de um manometro xo torneira ou ponto de gua.Se nao tiver manometro pergunte a presso empresa fornecedora de agua. Para o funcionamento correto da sua instalao deve dispor pelo menos de 2 Kg/cm ( 2 bar ou ainda 20 mca-metros de coluna de agua). Se a sua pressao superior a 5 Kg/cm necessrio um redutor de presso. Vazo Expressa em metros cbicos por hora (m/h). Vais encontrar no contrato da empresa fornecedora de agua. conveniente que voc mesmo o verique:Encha um balde de gua de 10 litros, usando a torneira mais prxima do hidrometro e cronometre o tempo at encher (em segundos).

4. Divida em setores Porqu varios setores? Se o funcionamento simultneo de uma instalao solicita uma vazo de 9 m/h:

E o hidrometro ( ou a bomba da irrigacao) no fornece mais que 3 m3/h:

Divida a vazo necessria para a irrigao por trs. Crie trs setores comandados de forma separada por uma vlvula solenide cada um.

3 de 5

09-03-2012 01:40

Economia de agua e luz com irrigacao. Irrigacao para pa...

http://www.irricomrio.com.br/desenho_para_instalacao.htm

Estas 3 eletrovlvulas vo funcionar uma a seguir outra....

Os tempos de rega.

A necessidade de gua de um gramado, durante o vero de 6 litros por m por dia. Para uma instalao efetuada corretamente, um sistema de aspersores rotativos (3504, 5004) fornece aproximadamente 12 litros por hora por metro quadrado. Um sistema de aspersores xos (uni-spray, 1804) fornece cerca de 40 litros/hora por metro quadrado.

CALCULO DO NMERO DE SETORES Vazo total por categoria de aparelhos dividida pela vazo disponivel = numero de setores. No misture aspersores de jato xo e aspersores rotativos (sprays ou rotores) no mesmo setor ja que os tempos de rega so distintos: Sprays: 7 a 9 minutos /dia Rotores: 20 a 30 minutos / dia

5. Desenho denitivo Projeto denitivo Leve o seu desenho denitivo (sobre papel milimetrado) ao seu instalador para um estudo rpido. Seu instalador. encarregar-se- de todos os clculos hidrulicos tendo em conta a presso e a vazo assim como a implantao automtica dos aspersores. O instalador calcular a lista de materiais necessrios e o oramento. Certique-se que no se esqueceu de nada.

4 de 5

09-03-2012 01:40

Economia de agua e luz com irrigacao. Irrigacao para pa...

http://www.irricomrio.com.br/desenho_para_instalacao.htm

ATENO: REALIZE O SEU PROJETO EM 5 ETAPAS 1 Desenhe o plano do seu jardim e passe-o a limpo em papel milimetrado. 2 Escolha os aspersores em funo da superfcie a regar. 3 Obtenha os dados bsicos: Vazo / Presso. 4 Divida o seu sistema de irrigaao em setores, de acordo com a vazo disponvel e o tipo de rega para cada zona. 5 Realize o seu projeto denitivo no seu distribuidor, fornecendo os seus dados comerciais. Conrme que no se esqueceu de nada.

TOPO

A empresa Opinio dos clientes Paisagismo Agricultura Novos produtos Clculos hidrulicos guia de projeto Novos produtos Regulagens Clipagens Projetos grtis vendas on line projetos pagos colaboradores links teis
Irricom - Av. Ayrton Senna 1850 / 302 - Tel: 21 2430-3322 E-mail: vendas@irricomrio.com.br

5 de 5

09-03-2012 01:40

Anda mungkin juga menyukai