Anda di halaman 1dari 7

ADMINISTRAO CIENTFICA A abordagem bsica da Escola da Administrao Cientfica a nfase colocada nas tarefas.

. O nome Administrao Cientfica devido tentativa de aplicao dos mtodos da cincia aos problemas da Administrao, a fim de alcanar elevada eficincia industrial. Os principais mtodos cientficos aplicveis aos problemas da Administrao so a observao e a mensurao. A Escola da Administrao Cientfica foi iniciada no incio do sculo XX, pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor, considerado o fundador da moderna TGA. Taylor teve inmeros seguidores (Gantt, Gilbreth, Emerson, Ford, Barth e outros) e provocou uma verdadeira revoluo no pensamento administrativo e no mundo industrial de sua poca. A preocupao original foi de eliminar o fantasma do desperdcio e das perdas sofridas pelas indstrias e elevar os nveis de produtividade. A OBRA DE TAYLOR Frederick Winslow Taylor (1856 - 1915), fundador da Administrao Cientfica, nasceu em Filadlfia, nos Estados Unidos. Veio de uma famlia de princpios rgidos e foi educado em uma mentalidade de disciplina, devoo ao trabalho e poupana. Iniciou sua carreira como operrio, passando a capataz, contramestre at chegar a engenheiro quando se formou. Na poca, vigorava o sistema de pagamento por pea ou por tarefa. Os patres procuravam ganhar o mximo na hora de fixar o preo da tarefa, enquanto os operrios reduziam o ritmo de produo para contrabalancear o pagamento por pea determinado pelos patres. PRIMEIRO PERODO DE TAYLOR Corresponde poca da publicao de seu livro Shop Management (Administrao de Oficinas), 1903 sobre tcnicas de racionalizao do trabalho do operrio, por meio do Estudo dos Tempos e Movimentos. Verificou que o operrio mdio produzia muito menos do que era potencialmente capaz com o equipamento disponvel. Concluiu que se o operrio mais produtivo percebe que obtm a mesma remunerao que o seu colega menos produtivo, acaba se acomodando, perdendo o interesse e no produzindo de acordo com sua capacidade. Da a necessidade de pagar mais ao operrio que produz mais. Taylor diz em seu livro: - O objetivo da Administrao pagar salrios melhores e reduzir custos unitrios de produo. - Para realizar tal objetivo, a Administrao deve aplicar mtodos cientficos de pesquisa e experimentos para formular princpios e processos padronizados que permitam o controle das operaes fabris. - Os empregados devem ser cientificamente colocados em seus postos com materiais e condies de trabalho adequados para que as normas possam ser cumpridas. - Os empregados devem ser cientificamente treinados para aperfeioar suas aptides e executar uma tarefa para que a produo normal seja cumprida. - A Administrao precisa criar uma atmosfera de ntima e cordial cooperao com os trabalhadores, para garantir a permanncia desse ambiente psicolgico. SEGUNDO PERODO DE TAYLOR

Corresponde publicao do livro Princpios de Administrao Cientfica (1911) quando concluiu que a racionalizao do trabalho operrio deveria ser acompanhada de uma estruturao geral da empresa e que tornasse coerente a aplicao dos seus princpios. Para Taylor, as indstrias de sua poca padeciam de trs males: 1) Vadiagem sistemtica dos operrios, que reduziam a produo a cerca de um tero da que seria normal, para evitar a reduo das tarifas de salrios pela gerncia. 2) Desconhecimento, pela gerncia, das rotinas de trabalho e do tempo necessrio para sua realizao. 3) Falta de uniformidade das tcnicas e mtodos de trabalho. Apesar de sua atitude pessimista a respeito da natureza humana, j que considera o operrio como irresponsvel, vadio e negligente, Taylor se preocupou em criar um sistema educativo baseado na intensificao do ritmo de trabalho em busca da eficincia empresarial. O modelo cientfico inspirador do taylorismo foi a termodinmica de N. Carnot, de onde Taylor extraiu a idia da maximizao da eficincia industrial com base na maximizao da eficincia de cada uma das tarefas elementares: a melhoria da eficincia de cada operrio provoca a melhoria em toda a empresa. ADMINISTRAO COMO CINCIA Para Taylor, a Organizao e a Administrao devem ser estudadas e tratadas cientificamente. A improvisao deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo cincia. A Administrao Cientfica uma combinao de : "Cincia em lugar de empirismo","Harmonia em vez de discrdia", "Cooperao e no individualismo".Rendimento mximo em lugar de produo reduzida, Desenvolvimento de cada homem a fim d alcanar maior eficincia e prosperidade. OS ELEMENTOS DE APLICAO DA ADM. CIENTFICA a) b) c) d) e) f) g) estudo de tempos e padres de produo superviso funcional padronizao de mquinas, ferramentas, instrumentos e materiais planejamento do desenho de tarefas e cargos princpio da exceo prmios de produo pela execuo eficiente das tarefas definio da rotina de trabalho.

Embora Taylor se preocupasse mais com a filosofia que exigia uma revoluo mental tanto da direo como dos operrios, a tendncia de seus seguidores foi a preocupao com as tcnicas. O principal objetivo da administrao assegurar o mximo de prosperidade ao patro e ao mesmo tempo para o empregado, por isso, deve haver uma identidade de interesses entre estes. ORGANIZAO RACIONAL DO TRABALHO (ORT) Taylor verificou que os operrios aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observao dos companheiros vizinhos. A ORT a tentativa de substituir os mtodos empricos e rudimentares pelos mtodos cientficos. Com a Administrao Cientfica ocorre uma repartio de responsabilidades. A Administrao (Gerncia) fica com: o planejamento (estudo do trabalho do operrio e o estabelecimento do mtodo de trabalho) e a superviso (assistncia contnua ao trabalhador durante a produo). O trabalhador fica somente com a execuo do trabalho.

OBS: Para Taylor, o operrio no tem capacidade, nem formao, nem meios para analisar cientificamente seu trabalho e estabelecer racionalmente o mtodo ou processo mais eficiente. FUNDAMENTOS DA O.R.T - Anlise do Trabalho e Estudo dos Tempos e Movimentos

O instrumento bsico para se racionalizar o trabalho dos operrios era o estudo de tempos e movimentos O trabalho executado melhor e mais economicamente por meio da anlise do trabalho, isto , da diviso e subdiviso Observando pacientemente a execuo de cada operao a cargo dos operrios, Taylor viu a possibilidade de decompor cada tarefa e cada operao da tarefa em urna srie ordenada de movimentos simples. Os movimentos inteis eram eliminados enquanto os movimentos teis eram simplificados, racionalizados ou fundidos, para proporcionar economia de tempo e de esforo ao operrio. A essa anlise do trabalho seguia-se o estudo dos tempos e movimentos, ou seja, a determinao do tempo mdio que um operrio comum levaria para a execuo da tarefa, utilizando um cronmetro, A esse tempo mdio eram adicionados os tempos elementares e mortos (esperas, tempos de sada do operrio da linha para suas necessidades pessoais etc.) para resultar o chamado tempo padro.

O estudo dos tempos e movimentos permite a racionalizao dos mtodos de trabalho do operrio e a fixao dos tempos padres para a execuo das tarefas e traz outras vantagens: elimina movimentos inteis e os substitui por outros mais eficazes; racionaliza a seleo e treinamento de pessoal; melhora a eficincia do operrio e o rendimento da produo; distribui uniformemente o trabalho, para que no haja perodos de falta ou excesso de trabalho; oferece base uniforme para salrios eqitativos e prmios de produo. Os objetivos do estudo dos tempos e movimentos eram os seguintes: eliminao de todo o desperdcio de esforo humano; adaptao dos operrios prpria tarefa; treinamento dos operrios para melhor adequao a seus trabalhos; maior especializao de atividades; estabelecimento de normas detalhadas de execuo do trabalho. - Estudo da Fadiga Humana Gilbreth efetuou estudos (estatsticos e no fisiolgicos, pois era engenheiro) sobre os efeitos da fadiga na produtividade do operrio. Verificou que a fadiga predispe o trabalhador para: diminuio da produtividade e qualidade do trabalho; perda de tempo; aumento da rotatividade de pessoal; doenas e acidentes e diminuio da capacidade de esforo. Em suma, a fadiga um redutor da eficincia. Para reduzir a fadiga, Gilbreth props princpios de economia de movimentos relativos ao uso do corpo humano; relativos ao arranjo material do local de trabalho e relativos ao desempenho das ferramentas e do equipamento. - Diviso do Trabalho e Especializao do Operrio. Uma das decorrncias do estudo dos tempos e movimentos foi a diviso do trabalho e a especializao do operrio, a fim de elevar sua produtividade. Com isso, cada operrio passou a ser especializado na execuo de uma nica tarefa ou de tarefas simples e elementares, A limitao de cada operrio execuo de uma nica operao ou tarefa, de maneira contnua e repetitiva, encontrou a linha de produo (ou linha de montagem) como sua principal base de aplicao.

A idia bsica era de que a eficincia aumenta com a especializao: quanto mais especializado for um operrio, tanto maior ser sua eficincia. - Desenho de Cargos e Tarefas. A primeira tentativa de definir e estabelecer racionalmente cargos e tarefas aconteceu com a Administrao Cientfica.

Tarefa toda atividade executada por uma pessoa no seu trabalho dentro da organizao. Constitui a menor unidade possvel dentro da diviso do trabalho. Cargo o conjunto de tarefas executadas de maneira cclica ou repetitiva.

Desenhar um cargo especificar seu contedo (tarefas), os mtodos de executar as tarefas e as relaes com os demais cargos existentes. O desenho de cargos a maneira pela qual um cargo criado, projetado e combinado com outros cargos para a execuo das tarefas. A simplificao no desenho dos cargos permite as seguintes vantagens: admisso de empregados com qualificaes mnimas e salrios menores, reduzindo os custos de produo; minimizao dos custos de treinamento; reduo de erros na execuo, diminuindo os refugos e rejeies; facilidade de superviso, permitindo que cada supervisor controle um nmero maior de subordinados; aumento da eficincia do trabalhador, permitindo maior produtividade. - Incentivos Salariais e Prmios de Produo. A idia bsica era a de que a remunerao baseada no tempo (salrio mensal, dirio ou por hora) no estimula ningum a trabalhar mais e deve ser substituda por remunerao baseada na produo de cada operrio (salrio por pea, por exemplo). O estmulo salarial adicional para que os operrios ultrapassem o tempo padro o prmio de produo. - Conceito de Homo Economicus Segundo esse conceito, toda pessoa concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econmicas e materiais. O homem procura o trabalho no porque gosta dele, mas como um meio de ganhar a vida por meio do salrio que o trabalho proporciona. Essa viso estreita da natureza humana - o homem econmico - no se limitava a ver o homem com um empregado por dinheiro. Pior ainda: via no operrio da poca um indivduo limitado, mesquinho e preguioso. - Condies de Trabalho Verificou-se que a eficincia depende no somente do mtodo de trabalho e do incentivo salarial, mas tambm de um conjunto de condies de trabalho que garantam o bem-estar fsico do trabalhador e diminuam a fadiga. As condies de trabalho que mais preocuparam a Administrao Cientfica foram: adequao de instrumentos e ferramentas de trabalho e equipamentos; arranjo fsico das mquinas e equipamentos para racionalizar o fluxo da produo; melhoria do ambiente fsico de trabalho; projeto de instrumentos e equipamentos especiais, como transportadores, seguidores, contadores e utenslios para reduzir movimentos inteis. A Administrao Cientfica d muita importncia s condies de trabalho no aumento da eficincia.

O conforto do operrio e a melhoria do ambiente fsico (iluminao, ventilao, rudo, aspectos visuais da fbrica) passam a ser valorizados, no porque as pessoas o merecessem, mas porque eram essenciais para a melhoria da eficincia do trabalhador. - Padronizao Padro uma unidade de medida adotada e aceita comumente como critrio. A padronizao a aplicao de padres em uma organizao para obter uniformidade e reduo de custos. A padronizao conduz simplificao na medida em que a uniformidade reduza variabilidade e as excees que complicam o processo. Superviso Funcional A especializao do operrio deve ser acompanhada da especializao do supervisor e no de uma centralizao da autoridade. Existncia de diversos supervisores, cada qual especializado em determinada rea e que tem autoridade funcional (relativa somente a sua especialidade) sobre os mesmos subordinados. A autoridade funcional relativa e parcial. A superviso funcional representa a aplicao da diviso do trabalho e da especializao no nvel dos supervisores e chefes. PRINCPIOS DA ADMINISTRAO CIENTFICA DE TAYLOR Princpio de Planejamento: substituir no trabalho o critrio individual do operrio, a improvisao e atuao emprico-prtica, por mtodos baseados em procedimentos cientficos. Substituir a improvisao pela cincia, atravs do planejamento do mtodo do trabalho. Princpio de Preparo: Selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptides e prepar-los e trein-los para produzirem mais e melhor, de acordo como mtodo planejado. Preparar tambm mquinas e equipamentos atravs do arranjofsico e disposio racional das ferramentas e materiais Princpio do Controle: Controlar o trabalho para se certificar de que este est sendo executado de acordo com os mtodos estabelecidos e segundo o plano previsto. A gerncia deve cooperar com os trabalhadores para que a execuo seja a melhor possvel. Princpio da Execuo: Distribuir distintamente atribuies e responsabilidades para que a execuo do trabalho seja disciplinada. PRINCPIOS IMPLCITOS DE ADMINISTRAO CIENTFICA - Estudar o trabalho dos operrios, para eliminar e/ou reduzir os movimentos inteis e racionalizar os movimentos teis. - Estudar cada trabalho antes de fixar o modo como dever ser executado, - Selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com as tarefas que sero atribudas. - Dar aos trabalhadores instrues tcnicas sobre o modo de trabalhar, ou seja, trein-los adequadamente, - Separar as funes de preparo e as de execuo, com atribuies precisas e delimitadas.

- Especializar e treinar os trabalhadores. - Preparar a produo. - Padronizar utenslios, materiais, mquinas, mtodos e processos de trabalho. - Dividir proporcionalmente as vantagens resultantes do aumento da produo proporcionado pela racionalizao. - Controlar a execuo do trabalho, - Classificar de forma prtica e simples os equipamentos, processos e materiais a serem empregados ou produzidos, de forma a facilitar seu uso. PRINCPIOS DE EFICINCIA DE EMERSON Harrington Emerson (1853 - 1931) foi um engenheiro que simplificou os mtodos de trabalho. Desenvolveu os primeiros trabalhos sobre seleo e treinamento de empregados. Seus princpios de rendimento so: 1) Traar um plano bem definido, de acordo com os objetivos, 2) Estabelecer o predomnio do bom senso. 3) Oferecer orientao e superviso competentes. 4) Manter disciplina. 5) Impor honestidade nos acordos, ou seja, justia social no trabalho. 6) Manter registros precisos, imediatos e adequados. 7) Oferecer remunerao proporcional ao trabalho. 8) Fixar normas padronizadas par as condies de trabalho. 9) Fixar normas padronizadas para o trabalho em si. 10) Fixar normas padronizadas para as operaes. 11) Estabelecer instrues precisas. 12) Oferecer incentivos ao maior rendimento e eficincia. OBS: Emerson antecipou-se Administrao por Objetivos propostas por Peer Drucker por volta da dcada de 1960. APRECIAO CRTICA DA ADMINISTRAO CIENTFICA. - Mecanicismo da Administrao Cientfica: muito embora a organizao seja constituda por pessoas, deu-se pouca importncia ao elemento humano, e concebeu-se a organizao como "um arranjo rgido e esttico de peas", ou seja, como uma mquina. (Teoria da Mquina). - Superespecializao do Operrio: carter de robotizao do trabalhador, - Viso Microscpica do Homem: ele tomado isoladamente e como um apndice da maquinaria industrial,

- Ausncia de Comprovao Cientfica: os engenheiros americanos utilizaram pouqussima pesquisa e experimentao cientfica para comprovar suas teses, - Abordagem Incompleta da Organizao: se restringiu apenas aos aspectos formais da organizao, omitindo a organizao informal e os aspectos humanos da organizao. - Limitao do Campo de Aplicao: limitao somente aos problemas de produo localizados na fbrica, esquecendo os demais aspectos da vida de uma empresa, como financeiros, comerciais, etc. - Abordagem Prescritiva e Normativa: preocupao em prescrever princpios normativos que devem ser aplicados como receiturio em todas as circunstncias. - Abordagem de Sistema Fechado: isolamento da empresa, como se fosse uma entidade autnoma fechada a qualquer influncia vinda de fora dela.

Anda mungkin juga menyukai