Anda di halaman 1dari 13

DIP I - GUERRA (3) - Resumo dos Livros

Por Felipe Cepeda em FND UFRJ RESUMOS Editar documento Resumo dos livros de Direito Internacional Pblico. Sidney Guerra/ Celso de Mello Guerra. Cap. 1 Sociedade Internacional. Definies para sociedade: 1. 2. Em sentido amplo, refere-se totalidade das relaes sociais entre as criaturas humanas; Cada agregado de seres humanos de ambos os sexos e de todas as idades, unidos num grupo que se autoperpetua e possui suas prprias instituies e culturas distintas em maior ou menor grau, pode ser uma sociedade.

Comunalizao e Socializao: possvel concluir que sociedade seria o todo, isto , todos os elementos ou sujeitos que esto no globo e comunidade seria aquela determinada por um grupo mais fechado e com interesses definidos em comum. Dos tratados de Vesteflia, podem ser sintetizados alguns pontos importantes: igualdade soberana e independncia recproca dos Estados; independncia dos Estados em relao Santa S; identidade dos Estados monrquicos e republicanos dentro da sociedade internacional. A sociedade surge das relaes recprocas dos indivduos e no domnio internacional ocorre fenmeno idntico podendo-se afirmar que a sociedade internacional surge no momento em que a coletividade independente com a organizao poltica se relaciona, isto , o momento em que as relaes entre as coletividades passam a existir de modo mais ou menos contnuo; a sociedade internacional surge do relacionamento dos atores internacionais. A universalizao do DI ocorre principalmente aps a 2 Guerra Mundial, com processo denominado de descolonizao, haja vista que somente a metrpole tinha acesso sociedade Internacional. A sociedade internacional deixa de ser esttica e passa a ser dinmica, no possuindo mais um nmero restrito de atores, sendo assim uma sociedade universal. A sociedade internacional aberta, no existe um nmero determinado de atores internacionais. Ela no possui uma organizao institucional, ou seja, no um superestado no possui um poder legislativo, executivo e judicirio, por isso descentralizada. No h monoplio da sano por um poder central, sendo por isso considerada uma sociedade descentralizada em que predomina a autotutela. Mesmo assim, possui meios de impor certas normas para os membros da sociedade internacional. A sociedade internacional paritria porque consagra a igualdade jurdica. Universal- abrange a todos os atores existentes no globo, sendo at mesmo os corpos celestes regulamentados por normas de DI. Sociedade internacional deixa de ser esttica para se transformar numa sociedade dinmica deixa de ter um nmero restrito de atores para se transformar em uma sociedade universal. Aberta- no h um nmero determinado de atores internacionais, ou seja, se surge um novo ator internacional, ele ingressa a perticipa das diversas relaes na sociedade internacinal. A sociedade internacional no possui uma organizao institucional, no se trata de um superestado, j que no possui um poder legislativo, executivo e judicirio.

Descentralizada predomina a autotutela. Paritria porque consagra a Igualdade jurdica entre os Estados.

Atores: A idia de pessoa ou sujeito de direito a de todo ente que possui direitos e obrigaes perante determinada ordem jurdica. Sujeitos So entidades que so destinatrias das normas jurdicas internacionais, participam do seu processo de elaborao e tem legitimao para reclamar pelo seu no cumprimento ou/ e respondem internacionalmente quando so eles que as infringem. Corrente estatal para eles, s o Estado sujeito de Direito internacional. Corrente individualista o nico sujeito de DI a pessoa humana. Corrente heteropersonalista alm do Estado e indivduo, outras entidades podem ser sujeitos de direitos e deveres na ordem jurdica internacional. Celso de Mello. Cap1. A sociedade surge das relaes recprocas dos indivduos. No domnio internacional acontece a mesma coisa. A sociedade internacional existe desde a mais remota Antiguidade, evidente que com caractersticas diferentes das que apresenta atualmente. Essas caractersticas diversas no impedem q sua existncia, porque a Direito e a sociedade variam com a poca histrica sem que esta variao importe na sua negao. A maioria dos entes se tornam possuidores de direitos e deveres outorgados pela ordem jurdica internacional, transformando-se em sujeitos de direito. O Estado seu membro originrio e principal sujeito. Os Estados compreenderam que existem certos problemas que no podem ser resolvidos por eles sem a colaborao dos demais membros da sociedade internacional. As organizaes internacionais so as resultantes deste fator e dentro delas que mais se sente a atuao das ideologias ou blocos scio-culturais nas solues dos mais diferentes problemas. H tambm a criao de organizaes no governamentais. O homem que at ento estava em segundo plano, recebe nova posio. Os direitos dos homens se internacionalizaram. Levando-se em considerao a intensidade do vnculo psicolgico nos grupos sociais, foi diferenciada a sociedade da comunidade. A comunidade apresentaria as seguintes caractersticas: -formao natural - vontade orgnica - indivduos participariam de maneira mais profunda na vida em comum. A sociedade j possuiria caracteres diferentes: - formao voluntria, vontade refletida. -indivduos participariam de maneira menos profunda na vida comum. A comunidade estaria regida pelo Dir. natural enquanto a sociedade se encontraria sob o contrato. Em concluso podemos afirmar que existe uma sociedade internacional, porque existem relaes contnuas entre as diversas coletividades, que so formadas por homens que apresentam como caractersticas a sociedade, que tambm se manifesta no mundo internacional. Acrescenta Celso de Mello que a sociedade tambm originria (no se fundamenta em outro ordenamento positivo), alm das caractersticas j abordadas por Sidney Guerra.

Obs:

Os estados membros podem crier tratados? Por que? No, porque no tm legitimidade. Estados membros no so sujeitos de Direito Internacional, no possuindo Direitos e deveres de maneira plena no Dir. Internacional.

Qual a diferena entre ONG e Organizaes internacionais? ONG no sujeito de direito internacional, sendo somente ator e por isso no pode celebrar tratados, somente contratos. J as organizaes internacionais so sujeitos de DI e celebram tratados, pois possuem plenos poderes no mbito do DI. Guerra. Cap 2. Norma jurdica O fundamento das normas est na exigncia da natureza humana de viver em sociedade, dispondo sobre o comportamento de seus membros. Em verdade, o que caracteriza uma norma jurdica, de qualquer espcie, o fato de ser uma estrutura proposicional enunciativa de uma forma de organizao ou de uma conduta, que deve ser seguida de maneira objetiva e obrigatria. A norma jurdica corresponde a um ato de vontade, admitido formal e materialmente pelo ordenamento jurdico, que se torna ordenado, prescrito e ainda representa uma conduta especfica ou uma estrutura organizacional do governo, em que o Estado, alm de se sujeitar a ela, a aplicar imperativamente em caso de no ser cumprida(havendo sano ou no). A norma internacional No Dir. internacional no existe um legislativo e portanto, o processo de elaborao da norma jurdica internacional difere dos mecanismos levados a efeitos no direito interno. Muito embora a sociedade internacional seja descentralizada, importante destacar que o Direito Internacional caracteriza-se pelo conjunto de normas que regulam as relaes externas dos atores que compem a sociedade internacional. O dir. internacional pode ser concebido como um conjunto de regras e de instituies jurdicas que regem a sociedade internacional e que visam estabelecer a paz e a justia e a promover o desenvolvimento. A doutrina tem apresentado a norma internacional sob trs formas: 7. 1. Cortesia Internacional

So aqueles usos seguidos na sociedade internacional por convenincia, como por exemplo, o cerimonial martimo. 8. 1. Moral Internacional

A noo de moral int. relaciona-se queles princpios morais aplicados pelos sujeitos do Direito Internacional Pblico nas suas relaes recprocas apontando-se como principais a lealdade, a moderao, o auxlio-mtuo, o respeito, o esprito de justia e a solidariedade. 9. 1. A norma jurdica internacional.

Surge com as fontes do DI expressas no art. 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justia.

No direito Internacional pblico o pnico critrio para identificar se ou no uma norma jurdica pela anlise de sua fonte formal. A norma internacional elaborada por uma srie de atos unilaterais, seja para dar origem a um tratado ou a um costume e so os Estados mais fortes que fixam os precedentes, Outra questo que deve ser discutida saber se as normas internacionais so imperativas. A conveno de Viena de 1969 considera nulo o tratado que violar norma imperativa de dir. internacional.

Relaes entre Dir. Interno e internacional. Havendo conflito entre a ordem interna e internacional, qual deve prevalecer? O Dualismo e o Monismo so teorias que pressupem que existe um campo comum no qual a ordem interna e internacional pode atuar simultaneamente em relao ao mesmo objeto, sendo o problema que ento se coloca o de saber qual ordem jur. prevalece. DUALISMO- Duas ordens jur. independentes que nada teriam em comum. Essa independncia teria como base trs fatores:

o o o

Relaes sociais- o homem como sujeito de dir. interno e o Estado no Dir. internacional. As fontes do D. interno eram decorrentes da vontade do Estado, e no D. internacional tratava-se de vontade coletiva dos Estados manifestada pelos costumes e tratados. A estrutura do D. interno era de subordinao(leis ordinrias subordinadas Constituio) e a do d. internacional era de coordenao. A diversidade de sujeitos no verdadeira pois hoje o indivduo sujeito de D. internacional. MONISMO COM PRIMAZIA DO D. INTERNO- Existe um nico direito, sendo que a norma jur. interna que est no topo deste direito. O Estado no pode ter nenhuma entidade superior a ele. Teoria completamente abandonada, pois no se adapta em nenhum sentido com a realidade dos dias de hoje mundo globalizado. MONISMO COM PRIMAZIA DO D. INTERNACIONAL- Surgiu em Viena com Kelsen e Verdross. Kelsen elaborou a pirmide de normas onde uma norma tinha sua origem e retirava a sua obrigatoriedade de outra que lhe era imediatamente superior. No vrtice da pirmide ficava a norma fundamental que para Kelsen era a norma internacional e por isso no podia conflitar com o D. interno, que era considerada inferior (monismo radical). Mais tarde, com a influencia de Verdross, passa a admitir o conflito entre as duas ordens jur., devendo prevalecer o D. internacional, que superior (monismo moderado). Cap 3 Fontes do Direito Internacional. Fontes do Direito so aqueles fatos ou atos dos quais o ordenamento jur. faz depender a produo de normas jur. Existem duas grandes concepes acerca das fontes do dir. internacional: a positivista e a objetivista. A positivista sustenta que a verdadeira fonte do direito a vontade do Estado que se manifesta de modo expresso no tratado e tcito no costume. Como assevera Mello, esta corrente insuficiente para explicar o costume internacional, porque este se torna obrigatrio para todos os Estados membros , mesmo para aqueles que no se manifestam vontade no sentido de sua aceitao. Se o Direito Internacional dependesse exclusivamente da vontade estatal ele teria uma grande instabilidade e ficaria sujeito soberania estatal. No caso da a objetivista, atualmente mais adotada tendo em vista que devido ao seu aspecto sociolgico a que melhor se adapta as novas realidades da sociedade internacional. Baseia-se na distino entre fontes formais e fontes materiais do direito.

Em sntese podemos conceituar fonte como o local de onde o direito retira a sua obrigatoriedade e dividem-se em materiais( so os acontecimentos histricos, polticos, sociais que o direito deve regulamentar) e formais (so as maneiras pelas quais se apresentam os preceitos jurdicos sob a forma de regras aceitas e sancionadas pelos poderes pblicos) ex: Costume e os tratados. O art 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justia apresenta as fontes do Dir. internacional. - convenes internacionais - O costume internacional - princpios gerais de direito - decises judicirias e a doutrina dos juristas mais qualificados das diferentes naes. TRATADOS: Os tratados so considerados a principal fonte do direito internacional pelo fato que a sociedade internacional que se apresentava de forma esttica agora se apresenta de forma dinmica e em razo da maior segurana jur. que se espera nas relaes internacionais, os tratados tm demonstrado papel relevante. De acordo com a conveno de Viena sobre o direito dos tratados de 1969, tratado o acordo internacional celebrado por escrito entre Estados e regido pelo D. Internacional, quer conste de um instrumento nico, quer de dois ou mais instrumentos conexos qualquer que seja a sua designao especfica. Em 1986 houve uma alterao da conferida conveno, alargando a possibilidade para as Organizaes Internacionais celebrarem tratados internacionais para com outras Organizaes Internacionais e com Estados. Tratado = todo acordo formal concludo entre Estados e Organizaes Internacionais, destinado a produzir efeitos jur. OBS: Algumas das vrias denominaes de tratados: TRATADO- utilizado para os acordos solenes (acordos de paz). CONVENO- o tratado que cria normas gerais( conveno sobre o mar territorial) DECLARAO- usada para os acordos que criam princpios jurdicos ou afirmam uma atitude poltica comum (Declarao de Paris de 1856) ATO- quando estabelece regras de direito PACTO um tratado solene. ESTATUTO empregado para os tratados coletivos geralmente estabelecendo normas para os tribunais internacionais ( Estatuto da CIJ) PROTOCOLO- Podem ser protocolo-conferncia (que a ata de uma conferncia) e protocolo-acordo (cria normas jurdicas) ACORDO- Normalmente usado para tratados de cunho econmico, financeiro, cultural e comercial. CONCORDATA So assinados pela Santa S sobre assuntos religiosos. COMPROMISSOS Utilizado para os acordos sobre litgio que vo ser submetidos arbitragem. TROCAS DE NOTAS- so os acordos de matrias administrativas CARTA- o tratado em que se estabelecem direitos e deveres (carta da ONU) CONVNIO- Para tratados que versam sobre matria cultural ou transporte. OBS: 1. Pacta Sunt Servanda os pactos devem ser respeitados.

2. Norma cogente norma imperativa; obrigatria. 3. Ex aequo et bono segundo a equidade e o bem; decidir e julgar ex aequo et bono quer significar decidir e julgar por equidade. Algumas condies devem ser levadas em considerao para que em tratado internacional produza efeitos jurdicos, como: 14. Capacidade das partes 15. Objeto lcito e possvel 16. Consentimento mtuo 17. Habilitao dos agentes signatrios Capacidade das partes Capacidade de concluir tratados reconhecida aos Estados soberanos, s organizaes internacionais, aos beligerantes, Santa S e outros atores internacionais que tenham garantido esse direito. Objeto Lcito e Possvel nulo o tratado que, no momento de sua concluso, conflita com uma norma imperativa de direito internacional geral. Para os fins da presente conveno, uma norma imperativa de direito internacional geral uma norma aceita e reconhecida pela comunidade internacional dos Estados no seu conjunto, como norma da qual nenhuma derrogao permitida e que s pode ser modificada por nova norma de DI geral da mesma natureza. Havendo a violao de normas imperativas (jus cogens) o tratado no poder produzir efeitos, como por exemplo, a celebrao de tratados que violam direitos humanos. Consentimento Mtuo impretervel o consentimento dos pactuantes, dado que o tratado nada mais que um acordo de vontade. A anuncia deve ser isenta de vcios, pois o erro, o dolo, a corrupo e a coao deterioram o assentimento do Estado. S anula o tratado o erro que tenha atingido a base essencial do consentimento para se submeter ao tratado; se o erro de redao, ele no atinge a validade do tratado. Habilitao dos agentes signatrios Trata-se de um documento expedido pela autoridade competente de um Estado, designando uma ou vrias pessoas para representar o Estado na negociao, adoo ou autenticao do texto de um tratado, para manifestar o consentimento do Estado em obrigar-se por um tratado ou para praticar qualquer ato relativo a um tratado.

o o

Classificao dos tratados: Classificao subjetiva 20. tratados bilaterais/ ou multilaterais (gerais ou restritos) 21. tratados entre Estados ou entre Organizaes internacionais 22. tratados abertos/ semifechados/ fechados.

Classificao material: 24. critrio de abrangncia das matrias :tratados gerais ou especiais. 25. Critrio do tipo de efeito: tratado-lei (porque editam uma regra de direito objetivamente vlida) ou tratados-contratos (as partes realizam uma operao jur.) 26. Tratado que institui nova entidade

Tratado que se limite a estabelecer um conjunto de normas e procedimentos 27. Aplicabilidade: tratados imediatamente aplicveis Tratados mediatamente aplicveis 28. durao: tratados perptuos ou tratados temporrios.

Classificao formal 30. tratados solenes ou em forma simplificada 31. escrito ou verbal O fundamento dos tratados, isto , o local de onde provm sua obrigatoriedade est na norma Pacta Sunt Servanda, que um dos princpios da sociedade internacional. Os tratados so constitudos geralmente por duas partes: o prembulo e a parte dispositiva e eventualmente podem apresentar anexos. O prembulo contm geralmente um enunciado das finalidades do tratado e a enumerao das partes contratantes. A parte dispositiva regida sob a forma de artigos, sendo que nela esto fixados os direitos e deveres das partes contratantes.

Fases na elaborao de um tratado 1)Negociao 2)Elaborao de texto 3)Assinatura 4)Ratificao 5)Promulgao 6) Publicao 7) Registro Negociao Fase onde os Estados discutem seus interesses e estabelecem o contedo do tratado. Todo o tratado regido em forma de artigos. No caso brasileiro, art 84, VIII da CF 88. Aps a negociao h a elaborao do texto. Assinatura No implica obrigao para o Estado, pois tem que ser confirmado atravs de ratificao. *Assinatura imediata *Assinatura deferida colocada posteriormente sua data por um Estado que participo ou no das negociaes. No caso das reservas, o Estado deixa de aceitar uma ou vrias causas do tratado. A parte que assim proceder fica desobrigada pelo cumprimento dessas clusulas considerada uma declarao unilateral. Ratificao Fase mais importante. D validade ao tratado e o torna obrigatrio internacionalmente. Promulgao Ato jur. de natureza interna, pelo qual o governo de um Estado afirma ou atesta a existncia de um tratado por ele celebrado e o preenchimento das formalidades exigidas para sua concluso, e ordena sua execuo dentro

dos limites aos quais se estende a competncia estatal. Estabelece a vigncia do tratado no mbito interno do Estado. No caso do Brasil, o presidente da Rep. d cincia a todos que o tratado foi aceito pelo Congresso Nacional atravs de decreto presidencial. Publicao Publica-se no Dirio Oficial da Unio o texto do tratado e o decreto presidencial. Registro Requisito estabelecido na Carta da ONU e tem por escopo fazer com que o Estado possa invocar para si junto organizao os benefcios do tratado. O tratado, mesmo sem registro, vlido e obrigatrio, entretanto, inoponvel, isto , no pode ser invocado perante os rgos da ONU. O registro dos tratados internacionais serve assim para evitar a diplomacia secreta.

Tratados com normas contraditrias O mais recente prevalece sobre o anterior. Tratado deve ser interpretado de boa-f. Deve ser considerado o prembulo e anexos.

Fim dos tratados por: 35. Execuo Integral do Tratado 36. Guerra 37. Caducidade (quando o tratado deixa de ser aplicado por um longo perodo de tempo) 38. Denncia Unilateralquando o tratado tem uma clusula que permite que uma das partes se retire antes do prazo. 39. Renncia do Beneficirio 40. Termo termina quando o prazo expira. 41. Impossibilidade na Execuo.

Costume Internacional Foi a principal fonte do DI at meados do sec. XX. O Dir. costumeiro pressupe uma sociedade esttica enquanto que uma sociedade dinmica carece de um direito legislado. No h nenhuma hierarquia entre as normas costumeiras e as normas convencionais, ambas possuindo o mesmo valor. Tanto o tratado derroga o costume quanto o costume derroga o tratado, contudo, as normas convencionais imprimem maior segurana nas relaes internacionais por ser escrito e mais rpido na sua vigncia. O costume como uma norma internacional tem incidncia em todos os Estados. A doutrina tem apresentado dois elementos para que o costume tenha valor: o elemento material ou objetivo que a maneira de proceder geral, constante e uniforme; e o elemento subjetivo que a certeza de sua obrigatoriedade.

Princpios gerais do Direito Os princpios gerais do Dir. constituem fonte do DI, a exemplo dos tratados e costumes internacionais.

Doutrina, Jurisprudncia, Equidade A doutrina e a jurisprudncia embora situadas no art 38 do Estatudo da CIJ no so formas de expresso do direito, mas instrumentos teis ao seu entendimento e aplicao e, portanto, chamadas de fontes acessrias ou auxiliares.

A Corte Internacional de Justia s d valor jurisprudncia quanod dotada de constncia e generalidade e nunca recorre s decises proferidas no mbito do dir. interno. O art. 38 enuncia ainda a possibilidade de a Corte decidir uma questo ex aequo et bono (equidade) se houver concordncia das partes.

Ato Unilateral Os atos unilaterais e as resolues das organizaes internacionais embora no estejam expressos no art 38 do Estatuto da CIJ so considerados pela Doutrina novas fontes do DI. Os atos unilaterais so aqueles que a manifestao de vontade de um sujeito de dir. suficiente para produzir efeitos jur. e geralmente surgem naqueles espaos no regulamentados pelo direito. Quanto s resolues das organizaes internacionais, so normas originadas em uma Organizao Internacional e so obrigatrias para os Estados, independente de qualquer ratificao por sua parte. Cap XIII Integrao Regional e MERCOSUL. O processo de integrao regional tem como marco precursor a CECA (Comunidade Europia do Carvo e do Ao). A integrao regional promovida por Estados soberanos mediante a celebrao de tratados internacionais e tem por escopo abolir as barreiras para consagrar a livre circulao de bens, pessoas, mercadorias e capitais. Ex: UE, Mercosul, NAFTA, etc. O processo de integrao gera alterao de princpios estruturais e essenciais dos Estados. Quanto maior o processo de integrao regional menor o grau de soberania dos Estados, ou seja, a cada nvel, de integrao correspondente uma renncia crescente de competncias inerentes soberania do Estado. Fases no processo de integrao regional: 46. rea de livre comrcio 47. Unio aduaneira 48. Mercado Comum 49. Unio econmica e monetria 50. Unio poltica. rea de livre comrcio Consiste na criao de um espao formado pelo territrio dos Estados signatrios do tratado, dentro do qual esto suprimidos os obstculos de qualquer natureza que se oponham livre circulao de bens e servios. Ex: NAFTA. Unio Aduaneira Os Estados que fazem parte do tratado alm da liberalizao do comrcio no mbito de seus territrios devem criar um nico territrio aduaneiro com aplicao de uma regulamentao comum em relao a outros pases, isto , na unio aduaneira alm de livre circulao acrescenta-se o estabelecimento de regras comuns sobre as importaes oriundas de terceiros pases. Mercado Comum Livre circulao de pessoas, sem o devido controle nas fronteiras Ex: UE

Unio Econmica e monetria Utilizao de moeda nica Criao de um Banco central independente Unio Poltica Implementao de uma Constituio para seus integrantes. Cap IV O Estado na ordem jurdica internacional O termo (Estado) tem origem no latim status, reportando-se ao entendimento de estar firme, e foi empregado, pela primeira vez com sentido jurdico e poltico, no sc XVI, por Maquiavel, em sua obra O Prncipe, quando indicou a organizao de comunidades denominadas cidades-estado. Dallari explana que o conceito de Estado o de ordem jurdica soberana, que tem por fim o bem comum de um povo situado em determinado territrio. O carter poltico dessa ordem reside no fato de ser uma ordem coercitiva (O Direito), porque h o monoplio do uso da fora. Guerra: Estado como organizao poltica destinada a manter a ordem social, poltica e jurdica, zelando pelo equilbrio, paz, harmonia, num sentido maior, pelo bem-estar social dos administrados, devendo ser levada em conta a existncia dos elementos constitutivos, quais sejam : povo, territrio, governo, soberania e finalidades.

Elementos constitutivos do Estado medida que os elementos constitutivos dos Estados se unem (povo, territrio, governo, soberania e finalidades), teremos a formao do Estado. Se faltar um desses elementos no haver Estado propriamente dito. Entretanto h de se observar que em algumas circunstancias pode existir o Estado independentemente da ausncia de algum dos elementos constitutivos, como por exemplo no caso da Frana, que deixou de ser reconhecida e teve a sede temporria de seu governo transferida para a Inglaterra. Povo componente humano do Estado. Territrio a base fsica do Estado, espao geogrfico demarcado em que se estabelece uma comunidade. Governo soberano o elemento condutor do Estado, ou seja, que detm e exerce o poder absoluto de autodeterminao e auto-organizao emanada do povo. A soberania , em regra, a independncia poltica e administrativa que tem um Estado em relao aos demais Estados existentes na ordem internacional. Perspectiva interna da soberania se manifesta nos diferentes poderes do Estado: no Legislativo, no Executivo e no Judicirio. Ele a consagrao do direito de autodeterminao, isto , o direito do Estado de ter o governo e as leis que bem entender sem sofrer interferncia estrangeira. Perspectiva Externa da soberania o direito independncia que se manifesta no direito de conveno; direito igualdade jurdica; direito de legao; direito ao respeito mtuo.

o o

Classificao dos Estados Estados Simples (Unitrios) Possuem poder poltico nico e centralizado, mas tambm podem possuir um unitarismo descentralizado. Assim sendo h dois tipos de Estados Unitrios: centralizado e descentralizado. O primeiro caracteriza-se por um alto grau de concentrao poltica, a nvel territorial, do Estado como um todo, sendo que tal concentrao poltica concernente s atividades legislativas e governativas. No Estado Unitrio descentralizado h uma parcela considervel de autonomia da atividade poltica, legislativa e administrativa por parte de todas as regies perifricas( Estado Unitrio Descentralizado integral) ou uma segunda hiptese somente algumas regies de seu

territrio gozaro de autonomia poltica, sendo que as demais apenas possuiro descentralizao administrativa. ( Estado Unitrio Descentralizado Parcial)

Estados Compostos (Complexos). Apresentam estrutura complexa e a centralizao do poder no integral. 55. 1. Estados compostos por coordenao- So os que tm um rgo central coordenando a Unio. Hoje, o tipo mais perfeito a Federao, onde os Estados abrem mo de sua soberania em favor da Unio e, por isso, s ela celebra tratados, declara guerra e mantm relaes diplomticas. So Estados compostos por coordenao: o Estado Federal, a Confederao dos Estados e as Unies de Estados( Real ou pessoal).

Obs: Caractersticas da Federao: 56. Descentralizao poltico-administrativa constitucionalmente prevista 57. Constituio Rgida. 58. Existncia de um rgo que dite as vontades dos membros da Federao. 59. Autonomia financeira dos estados membros. 60. Existncia de um rgo constitucional encarregado do controle da constitucionalidade das leis, para que no haja invaso de competncias. J por Confederao entende-se como um agrupamento de Estados com a finalidade de assegurar a sua defesa comum. Os Estados que compem a Confederao conservam a sua soberania e a sua personalidade internacional. Unio pessoal resultante de um acaso nas leis de sucesso onde o monarca de um Estado, em virtude de um fato acidental, tornava-se soberano de outro Estado. Na unio real desejada, e no resultam de um fato acidental. 61. 1. Estados compostos por subordinao so aqueles que tem um vnculo de dependncia em relao s partes que o compem. Ex: Estado vassalo, o protetorado internacional, o Estado cliente, o Estado satlite e o Estado exguo.

Estado vassalo Situao intermediria entre a completa subordinao e a independncia. Ex: Romnia e Bulgria, em relao ao Imprio Otomano. Protetorado verso mais moderno do Estado vassalo, em virtude de um tratado, o Estado entrega a administrao de certos direitos a um ou vrios Estados mais fortes e poderosos. Marrocos pela Frana. Estados Exguos Por possurem um pequeno territrio e populao igualmente pequena no tm meios de exercer a sua soberania de modo completo. Ex: Mnaco em relao Frana, San Marino em relao Itlia. Cedem assim aos estados limtrofes a gesto de certos servios pblicos, proteo militar e representao diplomtica. Estados clientesO Estado apenas confiava a outro Estado a defesa de determinados negcios ou interesses, mantendo intacta a sua personalidade internacional e juridicamente a sua soberania era plena. Entretanto os Estados no possuam de fato completa liberdade para traar os rumos da poltica externa. Ex: Panam, Repblica Dominicana e no Haiti. Os Estados satlites apresentavam situao semelhante aos estados clientes, s que eram politicamente subordinados extinta Unio das Repblicas Socialistas Soviticas, como a Polnia, Bulgria, Romnia e Hungria.

Nascimento do Estado

A formao do Estado se d de trs maneiras: 1) Separao de parte da populao e do territrio de um Estado, subsistindo a personalidade internacional da me ptria; 2) Dissoluo total de um Estado, no subsistindo a personalidade do antigo Estado. 3) Fuso em torno de um Estado novo. Para que o novo Estado possa se inserir no plano internacional como um ator capaz de exercer direitos e contrair obrigaes necessrio que ocorra seu reconhecimento.

Reconhecimento Ato pelo qual os Estados existentes constatam a existncia do novo membro na ordem internacional. Para que um Estado tenha existncia basta que possua elementos essenciais no mbito do direito interno, entretanto, para entrar na sociedade internacional e usufruir de todos os direitos inerentes sua personalidade internacional, o novo Estado deve ser reconhecido pelos j existentes. Convm ressaltar que basta o reconhecimento de um Estado para que o novo ator internacional possa participar da mesma, devendo a posteriori haver o reconhecimento de outros Estados.

o o

Reconhecimento expresso- por meio de declarao unilateral ou resultar de um tratado firmado entre os interessados. Reconhecimento tcito- quando o Estado envia agentes diplomticos para o novo membro da sociedade internacional. Ambas as formas de reconhecimento podem ser feitas individualmente ou coletivamente. Os efeitos do reconhecimento do Estado so de natureza declaratria, discricionria e irrevogvel. O Estado no deixa de possuir a qualidade de Estado pelo fato de no ser reconhecido. - reconhecimento tem efeito declarativo. Discricionrio- vai de encontro aos interesses individuais dos Estados existentes, se conveniente ou no fazer o reconhecimento. Ex de reconhecimento prematuro- Panam. Irrevogvel- uma vez concedido no pode mais ser retirado. No que tange ao governo de um Estado, este pode ser considerado de direito quando se assume o poder em obedincia s normas constitucionais- e de fato quando a assuno se verifica em decorrncia de uma resoluo ou de um golpe de estado contra o governo legal.

Sucesso e Extino de Estados A extino dos Estados pode ser:

o o

Total quando o territrio do Estado desaparece, isto , ele absorvido por outro. Parcial- quando a sua soberania desaparece ou restringida, como o caso da Coria, que em 1905 passou a ser protetorado do Japo. A sucesso de Estados acontece quando este sofre transformaes que atingem a sua personalidade no plano jurdico internacional. Nos termos das Conveno de Viena de 1978 e 1983, a sucesso de Estados significa a substituio de um Estado( predecessor) por outro Estado ( sucessor) na responsabilidade pelas relaes internacionais de determinado territrio. Casos de sucesso de Estados:

69. Emancipao- Quando um Estado se separa de outro Estado. Ex: Brasil ao se tornar independente de Portugal. 70. Fuso- Quando dois ou mais Estados se renem e formam um terceiro Estado e em conseqncia surge uma nova personalidade jur. internacional.* 71. Anexao total- um Estado absorvido por outro e sua qualidade de sujeito internacional desaparece.* 72. Anexao parcial- quando um Estado perde parte de seu territrio em proveito de outro, como por exemplo o atual estado membro do Acre que no passado pertencia a Bolvia.

Sucesso Universal, ocorre extino do Estado. Nos outros, ocorre uma sucesso parcial, que muito embora no enseje a morte do Estado, provoca mudanas significativas na personalidade jurdica internacional do mesmo. Efeitos da sucesso: 74. Bens do Estado- Os bens passam para o Estado anexante. 75. Legislao- obedincia a legislao do Estado anexante. 76. Nacionalidade- Na anexao total , os habitantes ganham a nacionalidade do Estado anexante. Se for sucesso parcial, concede-se s pessoas nascidas e domiciliadas no territrio cedido o direito de opo dentro de um certo prazo entre conservar a antiga nacionalidade ou adquirir a do cessionrio

Anda mungkin juga menyukai