Anda di halaman 1dari 3

EXPOSIO DE MOTIVOS O motor Diesel pode ser alimentado com leos vegetais e poder ajudar consideravelmente o desenvolvimento da agricultura

nos pases onde ele funcionar. Isto parece um sonho de futuro, mas eu posso predizer com inteira convico que esse modo de emprego do motor Diesel pode, num dado tempo, adquirir uma grande importncia.
Dr. Rudolf Diesel - 1911

Estamos trazendo considerao o presente Projeto de Lei com o qual pretendo, com o apoio desta Casa, instaurar a utilizao da mistura diesel/biodiesel B2, para os veculos da frota municipal, transporte pblico, e motores mveis ou estacionrios, de combusto interna e de ignio por compresso, no municpio de Goinia. Segue abaixo breve histrico desse combustvel renovvel.

Na evoluo histrica pode-se notar que a partir dos anos 70, com muito petrleo h um esquecimento dos leos vegetais, devido aos grandes choques mundiais que fazem o petrleo subir de preo e tambm com o surgimento das primeiras ONGs, os combustveis alternativos voltam a ser testados. Nos anos 80 no se retoma o assunto, voltando somente pauta a partir dos anos 90 com ECO 92 e o conceito de Desenvolvimento Sustentado. Desde ento se tem a retomada fortemente no s das pesquisas como tambm a implementao e utilizao do biodiesel.

No Brasil, com a crise do petrleo e do acar, foi implementado o Pr-lcool, com tecnologia 100% nacional; no final da dcada de 70, atravs do Proleo programa de leos Vegetais, o pas comeava estudos para o desenvolvimento de combustveis vegetais.

O Brasil foi pioneiro nas pesquisas com o biodiesel com os trabalhos do professor Expedito Parente, da Universidade Federal do Cear,

autor da primeira patente, em termos mundiais, do biodiesel e do querosene vegetal de aviao, mas j de domnio pblico. Nos anos seguintes vrios estudos vinham sendo feitos, em 30 de outubro de 2002, pela Portaria 702 do Ministrio de Cincia de Tecnologia, foi criado o Programa Brasileiro de Desenvolvimento Tecnolgico do Biodiesel PROBIODIESEL, que tem por objetivo desenvolver as tecnologias de produo e o mercado de consumo de biocombustveis, alm de estabelecer a Rede Nacional de Biodiesel.

No final de 2004, h a autorizao do uso comercial do biodiesel do Brasil, com o lanamento do marco regulatrio, atravs da Medida Provisria 227 de 06 de dezembro de 2004. Segundo o Presidente da Repblica, Luis Incio Lula da Silva Este um programa que pode significar um importante projeto para o desenvolvimento de uma regio brasileira que precisa de uma chance. um projeto que pode significar muita coisa para regies mais pobres do pas.

O biodiesel um combustvel renovvel, produzido a partir de oleaginosas vegetais, novas ou usadas, ou gorduras animais, atravs do processo de transesterificao ou alcolise, portanto uma alternativa aos combustveis tradicionais, que no so renovveis. Nas oleaginosas vegetais pode-se obter o biodiesel do girassol, dend, soja, mamona, nabo forrageiro, algodo, palma e canola.

O processo chamado transesterificao a separao da glicerina do leo vegetal. Cerca de 20% de uma molcula de leo vegetal formada por glicerina. A glicerina torna o leo mais denso e viscoso. Durante o processo a glicerina removida do leo vegetal, deixando o leo mais fino e menos viscoso.

O marco regulatrio estabelece os percentuais de mistura do biodiesel ao diesel mineral, rampa da mistura, a forma de utilizao e o regime tributrio. Cria-se tambm o Selo Combustvel Social, expandem a agricultura familiar e isentam a cobrana de IPI Imposto sobre Produtos Industrializados.

A regulamentao ser feita pela ANP Agencia Nacional de Petrleo, responsvel pela regulao e fiscalizao do biodiesel. A mistura dos combustveis ser feita pelas distribuidoras de combustveis. As refinarias tambm esto autorizadas a realizar a mistura, que posteriormente entregaro o B2 s distribuidoras.

H tambm linhas de financiamento do Pronaf para a agricultura familiar de produo de matria-prima para o biodiesel. O uso do biodiesel incentivar o aprimoramento da tecnologia nacional, das pesquisas e processos de produo, ou seja, trar impactos positivos na balana comercial brasileira, por permitir uma reduo na importao de leo diesel. O biodiesel que chegar as distribuidoras ser o B2 combustvel comercial composto de 2% em volume de biodiesel misturado a 98% em volume de leo diesel mineral, que dever atender especificao prevista pela Portaria da ANP 310 de 27 de dezembro de 2001 e suas alteraes.

Goinia, uma das cidades com melhor qualidade de vida do pas, j vem demonstrando sua conscincia ambiental, com aes que vo desde a implantao da coleta seletiva dos resduos slidos, at atividades de plantios arbreos e educao ambiental.

Com todo esse acmulo scio-ambiental justifica-se o uso B2 na para os veculos da frota municipal de transporte pblico.

Anda mungkin juga menyukai