Anda di halaman 1dari 4

TICA E MORAL

Na atualidade, houve-se falar muito em tica. tica profissional, como por exemplo: a famigerada tica mdica, onde os tais profissionais receitam medicamentos errados, e o seu colega de trabalho, ou a enfermeira, mesmo vendo a tabuleta do paciente, com o nome do amigo, no pode dizer qual medicao foi receitada, pois em cima desta tica que morrem muitos pacientes, e nunca se sabe a causa. Na sociedade atual esse o um dos erros mais comuns, tendo em vista que lida com vidas humanas, porm no se deve invocar a tica mdica para encobertar incapacidade de qualquer profissional, que no tem o mnimo de respeito pelo homem. Todavia, na hora de tratar o paciente, quem vale mais no a tica mdica, e os recursos que so deixados na tesouraria do hospital, ou consultrio mdico, contudo, sem nenhuma responsabilidade pela vida humana.

Um outro exemplo que se pode incluir no rol das famigeradas ticas profissionais quanto a delegados de polcia, bem como de policiais corruptos, que praticam todo tipo de desmando em nome da Lei e da moral, em verdade, invocando a tica, s com o objetivo de se locupletarem e no se poder denunciar, porque, quem vai cadeia o denunciante. Quem no sabe de delegado de polcia que recebe propina para encobertar um ladro, ou um assassino, cujos colegas sabem do fato, mas no podem denunciar! Quem no sabe de policiais civis que praticam o mesmo ato ilcito ao serem remunerados por outras vias que no a legal e no podem ser denunciados pelos colegas, mesmo sendo conhecedores de tais atos! a onde se invoca o princpio da tica, para encobertar irregularidades e continuar a impunidade.

Mas, afinal de contas, o que tica? Pois, a palavra tica vem do grego ethos que quer dizer "modo de ser", ou "carter", enquanto maneira de vida que o homem adquire ou conquista. Mais objetivamente, pode-se definir tica como sendo um conjunto sistemtico de conhecimentos racionais e objetivos a respeito do comportamento humano, moral, tal como colocado por Adolfo Snches VZQUEZ (1982)[1]. Entrementes, a tica se advm dos conhecimentos racionais e objetivos, contudo, a prpria coisa ser racional e objetiva deve ter um ponto de partida, isto significa dizer, o racional e objetivo vai servir a quem? Quem est dizendo o que certo ou errado? E a onde entra a questo da tica dos tempos hodiernos que no tem nada de racional e objetivo.

A tica se confunde muitas vezes com a moral, todavia, deve-se deixar claro que so duas coisas diferentes, considerando-se que tica significa a teoria ou cincia do comportamento moral dos homens em sociedade, enquanto que moral, quer dizer, costume, ou conjunto de normas ou regras adquiridas com o passar do tempo. A tica o aspecto cientfico da moral, pois tanto a tica como a moral, envolve a filosofia, a histria, a psicologia, a religio, a poltica, o direito, e toda uma estrutura que cerca o ser humano. Isto faz com que o termo

tica necessita ter, em verdade, uma maneira correta para ser empregado, quer dizer, ser imparcial, a tal ponto a ser um conjunto de princpios que norteia uma maneira de viver bem, consigo prprio, e com os outros.

Entretanto, pode-se aplicar a tica, em detrimento dos outros? Como que isto ocorre todos os dias, com os seres humanos? No campo profissional comum o uso da tica, mas esta tica vem sempre com o objetivo de salvaguardar a posio de um profissional desonesto, ou corrupto que no sabe fazer o seu trabalho, causando prejuzo para com os outros, muitas vezes levando at morte muitas e muitas vidas humanas. A tica deveria ser o contrrio, quer dizer, levantar princpios bons para serem direcionados para ajudar as pessoas de bem, em uma vida cheia de harmonia e de felicidade, porm, no usar para encobrir falcatruas e desonestidades. A tica a parte epistemolgica da moral, tendo em vista que esta a maneira de se ver, e aquela a cincia de como melhor ajuntar isto tudo.

A tica viria pari passu com os direitos humanos, ao se colocarem estes fatos pelo lado da seriedade, da polidez, sobretudo, de um ser consciente, quanto s coisas costumeiras que merecem uma ordenao para servir de princpios do bom viver aos participantes desta humanidade. Enquanto que os costumes constituem a moral que o modus vivendi do cidado, quer seja bom ou mal, tudo que acontece com a pessoa humana de maneira instantnea, de maneira instintiva e at mesmo, impulsiva pelo ego de cada um, pois, na verdade, o campo da moral, este agregado de acontecimentos que caracteriza a vida do homem. Sem esquecer Aurlio Buarque de HOLANDA (1976)[2], a moral um conjunto de regras de conduta ou hbitos julgados vlidos para qualquer tempo ou lugar, para grupo, ou pessoa determinada.

Por outro lado, a moral se constitui em um processo de formao do carter da pessoa humana, partindo-se normalmente de uma maneira de como foi direcionado pelos ensinamentos no pas, cujos princpios tm origem com a religio dos genitores. A moral se adquire tambm no meio ambiente em que se vive, tal como j diziam alguns filsofos que o homem seria um produto do meio, difcil de concordar, mas fcil de aceitar, pelo simples fato de que a localidade onde se mora um forte influenciador do comportamento humano. Este efeito transbordamento ou como tambm chamado, spillover, faz com que a m formao de um amigo seja um fator de fundamental significado na vida de uma pessoa que tenha uma instruo boa, de princpios que possam ser transmitidos para os outros.

Um exemplo de como a moral pode ser transmitida para outrem, com prejuzo de uma boa formao quanto ao modo de vida de uma prostituta, ou de um maconheiro, ou de pessoas que no tenham boas maneiras para com os amigos, isto significa dizer, uma boa formao no se propaga, mas uma maneira de vida viciada, de maus costumes, facilmente se prolifera por toda face da terra. Veja que ningum aprende deliberadamente os ensinamentos das

religies, quer seja catlica, protestante, budista, brahmanista, esprita, ou qualquer direcionamento que se queira dar, para melhor orientar-se na vida, mas para ouvir, e at mesmo participar em conversaes sobre os maus costumes no cotidiano daqueles que s querem divulgar o imoral, o descomposto e, ainda mais, dizendo-se que, o que importante a liberdade.

claro que a tica e a moral devem e esto caminhando lado a lado com a liberdade, entretanto, no se deve esquecer que a liberdade no tem a conotao que os tempos modernos tm dado. A liberdade a concepo natural de uma pessoa ou animal ser livre, mas ser livre, significa, antes de tudo, algumas limitaes que a prpria Lei Natural impe ao ser humano. Hoje o termo liberdade tomou significado diferente, tal como o de libertinagem. Assim, liberdade parte em princpio do respeito aos direitos alheios, onde, dialeticamente, no se constata, que na vida prtica exista o respeito ao homem em si, o que existe na conscincia humana o respeito a si mesmo, a busca de tudo, para si prprio, e o resto que procure respeitar os direitos dos outros, sem nenhuma contra-partida.

Ao longo da histria se tem deturpado o real significado da palavra liberdade; s verificar o dia-a-dia das novelas; os anncios de jornais, os out-doors, os filmes de sexos, que so verdadeiros atentados contra o pudor e os bons costumes. Isto tem trazido uma revoluo aos princpios ticos e morais de uma sociedade que prima pelas boas maneiras de vida. A liberdade que se procura no esta, mas aquela que est dentro de uma formao trazida pelos pais, avs, ancestrais, que sempre procuraram e procuram transmitir de gerao a gerao os caminhos da verdade e da vida, pois isto no significa moralismo, mas princpios que devem permanecer por todos os tempos e no se levar por falso modernismo que tem o objetivo de degradar a famlia em troca de uma libertinagem que deprime o ser humano.

Na discusso entre tica e moral, entra em cena toda esta situao de libertinagem sexual, infidelidade conjugal, promoes obscenas, e uma gama muito grande de libertinagem que no constri nada, a nica coisa que deixa plantada uma semente de depravao que aniquila a moral, os bons costumes e, sobretudo, a integridade humana. deprimente ver um ser humano se despir em uma novela de televiso ou cinema, ou em poster fotogrfico com o objetivo de ganhar dinheiro para sobrevivncia. Isto denota, no a beleza de uma cena sensual, mas a vulgaridade de um ato comum a dois, agora, divulgado para milhes de pessoas sentirem a privacidade de uma criao da natureza, pois isto uma insinuao para aqueles que ainda, devido idade, no conhecem as descobertas do corpo humano para a vida.

E o que se deve fazer para tentar contornar este estado de coisas? Deve-se incentivar a libertinagem, tal como faz a televiso e os cinemas? Quais os caminhos que se devem tomar para no cair em uma degradao generalizada que se estar passando hoje em dia? Os trabalhos de televiso no so de todo condenveis, o mesmo ocorre com o cinema, os out

doors, ou qualquer sistema de divulgao. A questo como esto sendo veiculadas as suas atividades e divulgadas queles que ainda no despertaram para a vida. As coisas devem ser feitas de maneira e em local, onde as pessoas so conscientes para no haver distoro dos fatos, de tal modo que a moral e a tica, sejam preservadas a uma elevao da famlia, e no uma dizimao das raas a troco de nada, mas em busca da infelicidade dos povos.

[1] VSQUES, Adolfo Snches. tica. Rio de Janeiro, Civilizao, 1982, p. 14. [2] HOLLANDA, Aurlio Buarque de. Pequeno Dicionrio Brasileiro da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro, NACIONAL, 1976, p. 823.

Anda mungkin juga menyukai