Anda di halaman 1dari 9

17 CBECIMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Cincia dos Materiais, 15 a 19 de Novembro de 2006, Foz do Iguau, PR, Brasil.

METODOLOGIA DE TESTES DE INSERTOS COMPSITOS DIAMANTADOS A SEREM USADOS NA PERFURAO DE POOS DE PETRLEO

G. S. Bobrovnitchii; M. Filgueira; A. L. D. Skury; R. C. Tardim Av. Alberto Lamego, 2000 - CEP 28013-600, Campos dos Goytacazes - RJ - Brasil (rtardim@terra.com.br) Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF

RESUMO A vida til dos insertos empregados nos cortadores das brocas de perfurao de poos de petrleo determina a qualidade da perfurao assim como a produtividade. Por isso, as pesquisas do desgaste do inserto so realizadas com o objetivo de prognosticar as propriedades mais importantes dos insertos. Devido ao fato de a UENF estar desenvolvendo os processos de sinterizao de compsitos base de diamante sinttico, interessante definir a metodologia de teste dos insertos obtidos. A metodologia proposta est baseada na avaliao do desgaste sofrido pelos insertos durantes os ensaios. Para este fim foi utilizado um abrasmetro microprocessado, modelo AB800-E, fabricado pela empresa Contenco, com capacidade de 1,36 kVA; carga axial aplicada no cortador at 50 kgf; rotao de mesa 20 rpm; velocidade de andamento da ferramenta na direo radial at 2 m/min; dimenses do bloco de granito D = 808 mm, d = 484 mm, h = 50 mm. Os resultados obtidos mostram que a metodologia proposta pode servir para avaliao dos insertos dos cortadores aplicados em brocas de perfurao. Palavras-chave: Diamante, compsitos, alta presso, perfurao, desgaste, broca.

17 CBECIMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Cincia dos Materiais, 15 a 19 de Novembro de 2006, Foz do Iguau, PR, Brasil.

INTRODUO Durante a abertura de poos pelo mtodo da rotao, os cortadores diamantados utilizados se desgastam, pr-determinando os ndices de explorao da perfurao. Da qualidade e do tipo dos cortadores diamantados depende a sua resistncia mecnica e desgaste, e por conseguinte, a produtividade e a economia de trabalho de perfurao, sem considerar a construo da broca ou coroa. Mais freqentemente so utilizadas para perfurao, brocas ou coroas com cortadores equipados com pastilhas de Diamante-SiC(1,2) e duplas. Essas ltimas consistem em uma camada diamantada com espessura de 0,3 a 0,8mm sinterizadas com substrato de WC/Co(3). As dimenses das pastilhas variam entre 5,0 e 30,5mm de dimetro, e alturas entre 3,5 e 8,0mm. Todas elas so obtidas pela sinterizao usando altas presses (de 5,0 a 9,0 GPa) e altas temperaturas (1500 a 2000C). Cada um dos tipos tem propriedades fsico-mecnicas intrnsecas, e por isso tambm, rea de aplicao e condies de funcionamento especficas. Entretanto, ambas desgastam-se durante o trabalho. Na UENF, foi desenvolvida a tecnologia laboratorial de obteno de pastilhas diamantadas base de Diamante-SiC e foram obtidos os primeiros compsitos base de Diamante-WC/Co e duplas. Claro que as amostras obtidas foram estudadas do ponto de vista das propriedades em geral, tais como densidade, dureza, resistncia fratura, distribuio de diamante. Mas o ndice principal, a resistncia ao desgaste, no foi determinado. Por este motivo, foi proposto dar incio ao projeto ligado com a possibilidade de avaliar as pastilhas do ponto de vista do desgaste. Tendo em vista que as condies reais de funcionamento do cortador so impossveis de serem reproduzidas em laboratrio, foi proposto desenvolver uma metodologia simples que apresentada a seguir. MATERIAIS E MTODOS DOS ESTUDOS Foram estudadas amostras de D-SiC, D-WC/Co e duplas com dimetro e alturas: d=4,0mm e h=3,5mm; d=3,2mm e h=3,5mm; d=4,5mm e h=3,5mm,

17 CBECIMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Cincia dos Materiais, 15 a 19 de Novembro de 2006, Foz do Iguau, PR, Brasil.

respectivamente, feitas com diamantes de obtidos no sistema Ni-Mn-C(5).

granulometria a partir de 160125m,

Os experimentos do estudo da intensidade do desgaste foram realizados utilizando o equipamento Abrasmetro microprocessado, modelo AB800-E, fabricado pela empresa Contenco. A capacidade de rotao utilizada foi de 1,36kVA com valor de 20rpm e capacidade de andamento da ferramenta na direo radial de at 2m/min. A mesa giratria equipada com um anel de granito com dimetros externo igual a 808mm, interno - 484mm, e altura 50mm (figura 1).

Figura 1. Abrasmetro microprocessado da marca Contenco, modelo AB800-E. A amostra fixada no suporte que tem a possibilidade de se mover na direo radial da mesa. O suporte tem o movimento vertical livre e pode ser carregado com pesos de at 50kg (figura 2). A intensidade do desgaste foi avaliada atravs de dois ndices: A grandeza do desgaste da pastilha est relacionada com 1 metro de caminho sob atrito (C desgaste linear):

C =

m ; t v

(A)

Onde: m perda de massa da pastilha devido ao desgaste durante o estudo, g; t tempo do estudo, s; v a velocidade linear, m/s;

17 CBECIMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Cincia dos Materiais, 15 a 19 de Novembro de 2006, Foz do Iguau, PR, Brasil.

A grandeza do desgaste das pastilhas relacionada ao volume do granito cortado (V desgaste volumtrico):

V =

m ; V

(B)

Onde: V volume de corte do granito destrudo durante o experimento, m3.

F 2

6 T 3 4

1 Figura 2. O local do suporte: 1 disco de granito; 2 suporte; 3 pastilha (amostra); 4 junta quente do termopar T; 5 fixador da pastilha; 6 parafuso. O desgaste m do inserto foi determinado pela diferena de peso antes e depois do experimento por meio da pesagem em uma balana da marca Gehaka, modelo BG440 com a preciso de 0,001g. O volume de granito removido foi determinado pela medio da rea e da profundidade de corte. Para avaliao da influncia da fora aplicada no cortador, foram utilizados sobre o suporte, pesos de 5, 10, 15, 25, 35 e 50 kg. A temperatura foi medida utilizando-se um termopar cromel-alumel tipo K, cuja junta quente foi fixada na parte traseira da amostra.

17 CBECIMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Cincia dos Materiais, 15 a 19 de Novembro de 2006, Foz do Iguau, PR, Brasil.

O procedimento dos testes composto por: 1. Preparao das amostras para testes; 2. Fabricao dos suportes para cada tipo de amostra; 3. Fixao da junta quente do termopar no centro da face traseira da amostra; 4. Fixao da amostra no suporte e ligao do termopar com o multmetro e computador; 5. Carregamento do suporte com peso a partir de 5kg; 6. Ligao do equipamento; 7. Medio da temperatura e potncia do eletromotor; 8. Corte do granito durante 200 rotaes (403 metros); 9. Desmontagem do suporte; 10. Medio do peso da pastilha; 11. Medio da profundidade e rea de corte do anel de granito; 12. Determinao dos ndices de desgaste em conformidade com as frmulas (A) e (B). RESULTADOS E DISCUSSO Antes da avaliao dos resultados dos experimentos realizados, interessante discutir um fato de que foi observado durante o teste das pastilhas. Foi notado que o suporte desloca-se irregularmente para cima com maior freqncia e altura quando carregado com pesos baixos entre 5 e 10kg. Isto no era esperado, e por isso, os experimentos foram interrompidos e analisados de forma a se tentar entender esse fenmeno. A estrutura do granito no homognea. Observam-se, na superfcie escavada, partculas de dimenses que variam entre 1,0 e 4,0mm, com um formato oval e de cor escura. Quando o cortador, durante o corte do granito, aproxima-se da partcula, d-se incio um deslocamento do suporte para cima. A altura do salto e a freqncia com que ele acontece dependem da quantidade, dimenses e altura aberta das partculas, alm do peso do suporte. Realizar a medio do nmero de saltos e suas alturas foi impossvel neste projeto.

17 CBECIMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Cincia dos Materiais, 15 a 19 de Novembro de 2006, Foz do Iguau, PR, Brasil.

Em virtude dos saltos, as pastilhas trincaram e desprenderam pequenas partculas. O carregamento do suporte foi diminudo, incluindo somente as cargas de 20, 30 e 40 kg. O peso de 50kg foi excludo, pois em alguns casos, devido s grandes dimenses das partculas ovais (acima de 3,5mm), o movimento da mesa era interrompido, causando o desligamento do equipamento. Na tabela 1 so apresentados os resultados dos testes de trs tipos de pastilhas: D-SiC, D-WC/Co e duplas. Tabela 1. Resultados dos testes laboratoriais das pastilhas diamantadas. ndice Intensidade do desgaste A Variao da a corte, kVA Linear, g/m Volumtrico, g/m3 D-Si 880 11,2 0,60,62 D-WC/Co 1750 14,0 0,70,74 Duplas 858 13,5 0,40,43 0,630,67 0,950,98 213

Peso do suporte 20kg 0,390,42 0,430,46

potncia durante Peso do suporte 30kg Temperatura no topo traseiro depois de 300s de corte, C

Peso do suporte 40kg 0,890,90 1,061,23 176 225

Observa-se na tabela 1 que a intensidade de desgaste tanto linear quanto volumtrico so diferentes para cada tipo de pastilha. Comparando o compsito de DSiC com D-WC/Co, pode ser notado que h algumas vantagens para o D-SiC. A intensidade volumtrica foi aumentada em 1,25 vezes, e a linear quase 2 vezes. A pastilha dupla tem a intensidade linear de desgaste igual ao D-SiC, mas a intensidade volumtrica foi inferior. Estes efeitos tm somente as seguintes explicaes: A condutividade trmica do compsito D-SiC maior(6) do que a das pastilhas de DWC/Co e duplas. Por isso o desgaste pela diminuio da temperatura na regio prxima ao contato granito-pastilha foi menor. Tambm as condies de atrito para o material compsito D-SiC so melhores por causa da presena de SiC. A pastilha dupla de um lado tem o atrito menor (camada diamantada), mas a condutividade trmica menor. Isso significa que as propriedades de desgaste esto

17 CBECIMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Cincia dos Materiais, 15 a 19 de Novembro de 2006, Foz do Iguau, PR, Brasil.

ligadas com as propriedades estruturais da pastilha(7). Os valores da temperatura final justificam a esta influncia. interessante notar (figura 3) que o estabelecimento da temperatura depois de dois minutos de corte para a pastilha de D-SiC aconteceu mais rpido do que para os outros dois tipos de pastilha. difcil dizer qual foi a temperatura real alcanada na regio de corte, mas pode ser dito que para D-SiC, esta temperatura , provavelmente, menor do que para outras.
250 225 200 175 150 125 100 75 50 25 0 0 1 2 t, min 3 4 5

Figura 3. Comportamento da temperatura em funo do tempo do aquecimento das pastilhas durante o teste: 1 pastilha de D-SiC; 2 pastilha de D-WC/Co; 3 pastilha dupla. Em relao potncia aplicada durante o corte, pode ser dito que as condies reais de corte (atrito, resistncia trmica, tipo de compsito e distribuio de diamantes) influenciam os gastos da energia significativamente. Foi observado que a pastilha dupla sob carregamento de 30 kg tem o menor ndice de potncia aplicada no corte. CONCLUSES A metodologia proposta para testes de cortadores diamantados das brocas ou coroas de perfurao pode ser recomendada para avaliao da capacidade de corte de diferentes tipos de pastilhas base de diamante sinttico;

T, C

17 CBECIMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Cincia dos Materiais, 15 a 19 de Novembro de 2006, Foz do Iguau, PR, Brasil.

Apesar das diferenas estruturais e mtodos de obteno, as pastilhas de DSiC e duplas tm a mesma capacidade de corte. Alis, o D-SiC pode ser recomendado para cortes com dificuldade de refrigerao; Do ponto de vista dos gastos de energia, difcil dizer como aplicar este ndice para avaliao da capacidade de corte. Para isto necessrio dar continuidade pesquisa com esse direcionamento; Da mesma forma, concluses sobre o comportamento dos cortadores com aplicao de cargas mnimas exigem a continuao dos estudos. REFERNCIAS 1. Patente Europia, n 0116403, ICl B24 D3/4, An abrasive article. PAAL, C.; PIPKIN, N. J.; BURNAND, R. P. Inb. 22.08.84. 2. BROOKES, E. J.; HARRIS, T. K.; Al-WATBAN, The determination of the static flow stress of polycrystalline diamond SYNDAX-3. IDR, 1997, n 2. p. 51-55. 3. NOVIKOV, N. V.; SHULZHENKO, A. A., A estrutura das pastilhas Diamantemetal duro para ferramentas de perfurao de poos. In: As ferramentas de perfurao de materiais superduros. Ed. Naukova Dumka, Kiev. 1986, p. 3-8 (em russo). 4. OSIPOV, O. S.; SKURY, A. L. D.; BOBROVNITCHII, G. S., Influence of high sintering pressure on the microhardness and wear resistance of diamond powder and silicon carbide based composites. Materials Research, 7, n.2, p. 335-337, 2004. 5. BOBROVNITCHII, G. S.; RAMALHO, A. M.; SKURY, A. L. D.; MONTEIRO, S. N., Primeiros dez mil quilates de diamantados produzidos no Brasil: particularidades da tecnologia nacional desenvolvida. Anais do 60 Congresso Anual da ABM, v.1, p. 2888-2896, 2005. 6. BEX, P. A.; SHAFTO, G. R., The influence of temperature and heating time on PCD performance. IDR. 1984, n 44, p. 128-132. 7. BEX, P. A.; ROBERTS, B. C., The five grades of syndite their physical properties and cutting performances. IDR, 1979, Germany, p. 1-7.

17 CBECIMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Cincia dos Materiais, 15 a 19 de Novembro de 2006, Foz do Iguau, PR, Brasil.

ABSTRACT TESTING METHODOLOGY OF DIAMOND COMPOSITE INSERTS TO BE USED IN THE DRILLING OF PETROLEUM WELLS The useful life of the inserts used in the cutters of the drills for perforation of oil wells determines the quality of the perforation as well as the productivity. Therefore, the research of the wear of insert is carried through with the objective to foretell the most important properties of the inserts. Due to the fact of the UENF to be developing the processes of composites sintering to the synthetic diamond base, it is interesting to define the testing methodology of the gotten inserts. The proposed methodology is based on the evaluation of the wear suffered by de sample. For this end a microprocessed Abrasimeter, model AB800-E, manufactured for the Contenco Company was used. The instrument capacity is 1,36kVA; axial load applied in the cutter up to 50 kgf; rotation of table speed 20 rpm; course of the tool in radial direction speed before 2 m/min; dimensions of the granite block D = 808 mm, d = 484 mm, h = 50 mm. The gotten results show that the proposed methodology can be used for the evaluation of the inserts of the cutters applied in perforation drills.

Key-words: Diamond, composites, high pressure, perforation, consuming, drill.

Anda mungkin juga menyukai