Anda di halaman 1dari 14

04/08/2010 Centros Financeiros Globais So cidades especializadas na prestao de servios financeiros internacionais.

Sua funo intermediar fluxo financeiro entre pases. Os Centros Financeiros Globais oferecem vasta gama de servios, especialmente nos mercados atacadistas, para uma clientela individual. H 3 centros financeiros globais: Londres, Nova York e Tquio. Cada um deles o maior dentro da rea dentro do seu fuso horrio.

Centros Financeiros Regionais Internacionais Prestam servios financeiros a uma regio e fazem a intermediao dos fluxos dos centros globais e de outros centros regionais e nacionais. Os principais centros desse tipo so: Na Europa: Amsterd, Frankfurt, Milo, Paris, Luxemburgo e Zurique Na Asia: Hong Kong, Cingapura, Sidney e Shangai Na Amrica do Norte: Chicago, Boston, Los Angeles e Toronto

Centrais Offshore So entrepostos financeiros que fazem a intermediao entre fluxos financeiros com pouca ligao com o sistema financeiro do pas em que esto situados. Em geral, a denominao aplica-se a lugares como Ilhas Caim, Bahamas, Antilhas Holandesas e Ilha do Coral.

Centros Financeiros Nacionais Atendem as necessidades nacionais ou regionais, atuando em servios de varejo e comrcio bilateral entre a prpria economia e outras economias.

Investidores Internacionais Com o fenmeno da globalizao, os mercados de capitais tiveram que se reformular, e como resultado, tivemos a reduo de entraves entrada de capital estrangeiro. Com isso, o investidor estrangeiro passa a ter papel importante para o desenvolvimento de um pas. Os investidores estrangeiros continuamente deixam de aplicar em seus mercados locais e passam a investir em mercados internacionais, em busca de: - Maiores lucros - Menor risco, ou - Maior volatilidade, por meio da diversificao No Brasil, como temos um pas emergente, os investidores internacionais vo em busca de oportunidades para a alavancagem da rentabilidade. Portanto, o capital estrangeiro pode ser considerado como um capital voltil e sensvel conjuntura internacional. Os investimentos em mercados internacionais geralmente so feitos com: - Investimento direto em aes destes mercados;

- Investimentos indiretos, mediante aquisio de empresas com registro em bolsa de outros pases; - Fundos de Investimento; - Recibos de Depsito de Aes (DRs)

10/08/10 A entrada dos investidores internacionais numa economia pode trazer efeitos positivos e negativos, entre eles, destacamos: Efeitos Positivos; - Melhora na imagem internacional do pas. - Aumento do fluxo de divisas. Efeitos Negativos: - Quando um pas abre o mercado ao mesmo tempo em que busca uma estabilidade financeira, os investidores passam a preocupar-se com o cumprimento das tarefas do governo (ajuste fiscal, reformas constitucionais, etc.) e a qualquer sinal de dificuldade para execut-las eles perdem a confiana e retiram abruptamente seus recursos. - O pas tem dificuldade de controlar uma fuga de capitais numa eventual crise financeira internacional.

Instituies Financeiras Internacionais -Banco Mundial: concebido durante a II Guerra Mundial, o Banco Mundial inicialmente ajudou a reconstruir a Europa aps a Guerra. O trabalho de reconstituio permanece como um enfoque importante do Banco Mundial, devido aos desastres naturais, emergncias humanitrias e necessidade de reabilitao ps-conflitos, mas atualmente a principal meta do trabalho do Banco Mundial a reduo da pobreza no mundo em desenvolvimento: -investir nas pessoas, especialmente por meio da sade e da educao bsicas; -proteger o meio ambiente; -apoiar e estimular o desenvolvimento dos negcios das empresas privadas; -aumentar a capacidade dos governos para prestar servios de qualidade com eficincia e transparncia; -promover reformas para criar um ambiente macroeconmico estvel conducente com investimentos e planejamentos de longo prazo; -oferece aconselhamento econmico e tcnico; -dedicar-se ao desenvolvimento social, incluso, boa governana e fortalecimento institucional como elementos essenciais para a reduo da pobreza.

Fundo Monetrio Internacional (FMI) O objetivo geral do FMI estimular a cooperao internacional, facilitar a expanso e o crescimento equilibrado do comrcio mundial, promover a estabilidade cambial e colaborar para o estabelecimento de um sistema de pagamentos internacionais e para a eliminao de restries cambiais.

Outro de seus objetivos e que torna o FMI mais conhecido e/ou temido incutir confiana aos pases-membros, disponibilizando temporariamente, sob adequadas salvaguardas, recursos para que possam corrigir desequilbrios em seus balanos de pagamentos, sem que tenham que recorrer a medidas destrutivas da prosperidade nacional ou internacional. O FMI tem a funo bsica de fornecer recursos financeiros, tal como um banqueiro de ltima instncia. Os fundos do FMI so constitudos por cotas subscritas pelos pases-membros. Quanto disponibilizao de capital, o FMI pode emprestar at 25% da cota do pas que solicita o emprstimo. Caso o emprstimo seja maior que 25% o FMI deve seguir dois princpios: 1 - As reservas de moeda no FMI existem para o benefcio de todos os membros. Espera-se que cada membro que solicite emprstimo pague esse emprstimo quando seus problemas financeiros estiverem resolvidos. 2 - Antes de o FMI retirar qualquer quantia das reservas, o pas-membro deve demonstrar como pretende resolver seus problemas financeiros, para que possa pagar ao FMI no perodo normal de pagamento, de 3 a 5 anos. O dinheiro do FMI vem de 182 pases-membros, entre os quais o Brasil. Evidentemente, manda no FMI quem tem mais dinheiro investido, no caso, os Estados Unidos e os outros grandes capitalistas.

11/08/2010 Questes p/ entregar hoje

1 O que so e como se classificam os centros financeiros internacionais? So cidades globalizadas que prestam servios financeiros internacionais. So classificadas de acordo com o volume de movimentao de recursos financeiros, por sua representatividade perante o mercado de capitais, e tambm por regies de fuso-horrio. Os mais importantes centros financeiros internacionais so Toquio, Nova York e Londres.

2 Analise o papel desempenhado pelos investidores internacionais. Num mercado aberto como o brasileiro, os investidores internacionais tm importante papel no desenvolvimento do pas, pois a poupana interna insuficiente para o desenvolvimento de projetos de desenvolvimento planejados. Porm esses investimentos so muito volteis, pois ao menor sinal de instabilidade econmica, esses investidores retiram seu capital para investi-lo em mercados menos instveis.

3 Pode-se dizer que um pas s tem uma economia desenvolvida quando possui um mercado de capitais desenvolvido. Por que o mercado de capitais to importante para o crescimento e desenvolvimento econmico?

Como dito na resposta anterior, a poupana interna insuficiente para a implementao de projetos de desenvolvimento planejados, e uma forma eficiente de se captar os recursos necessrios para estes projetos atravs da abertura do capital das empresas em bolsas de valores. Com esse incremento de capital, as empresas conseguem desenvolver projetos de investimento buscando a expanso de suas atividades, e, conseqentemente, produzir mais empregos e mais riqueza para seu pas.

4 Analise comparativamente as diversas fontes de financiamento para as empresas. As fontes de financiamento se classificam de acordo com a origem dos recursos. Estas podem ser: -Auto-financiamento: so os investimentos feitos na empresa utilizando-se dos lucros excedentes gerados por ela prpria em sua atividade. -Aumento de capitais prprios: corresponde ao aumento do capital da empresa atravs de novas entradas de capital efetuadas por parte dos scios atuais ou ento de novos scios. -Recursos externos via endividamento ou capital de terceiros: ocorre atravs de captao de recursos em bancos ou financeiras, ou tambm atravs de incentivos do Estado ao investimento e competitividade. -Recursos externos por meio da emisso de aes: corresponde abertura do capital da empresa em bolsa de valores.

18/08/10 Pgina 128 Comparativo entre especuladores e investidores

Pesquisa: Determinao do Perfil do Investidor

1) Qual o objetivo do Senhor(a) com relao aos seus investimentos?

a- Preservao do capital de forma a no perder seu valor ao longo do tempo. b- Preservao do capital, porm buscando valorizao com baixo risco. c- Crescimento do capital, mesmo sabendo que isso traz mais riscos p/ meus investimentos d- Crescimento do capital no longo prazo e aceito possveis perdas em parcela do portflio.

2) Qual o maior perodo de rentabilidade negativa que voc j experimentou em um produto (ao, fundo de investimento, etc.)?

a- Nunca tive prejuzos nos meus investimentos. b- Suportei at 3 meses de retornos negativos, depois saquei. c- Suportei at 6 meses... d- J suportei mais de 6 meses de rentabilidade negativa.

3) Qual o seu horizonte de investimentos?

a- At 6 meses b- De 6 meses a 1 ano c- De 1 a 3 anos d- Mais de 3 anos

4) Qual das sentenas abaixo melhor descreve o seu planejamento com relao a retirada e depsitos de capital de seu portflio nos prximos anos?

a- Eu pretendo retirar parcelas significativas e de forma regular como auxlio para minhas despesas.

b- Eu no espero adicionar nenhum dinheiro, tampouco fazer retiradas.


c- Eu acredito que posso adicionar esporadicamente apenas modestas parcelas de novos investimentos. d- Eu espero adicionar parcelas significativas de novos investimentos ao meu portflio nos prximos anos.

Mercado Secundrio

Principais benefcios do novo mercado

Investidores Maior transparncia Mais respeito com seus direitos societrios

Reduo de risco

Empresas Melhoria na imagem institucional Valorizao das aes Menor custo do capital

Mercado acionrio Brasil Empresas mais fortes e competitivas Fortalecimento do mercado de capitais Aumento da liquidez Aumento das emisses

Horrios da negociao da Bovespa Prego eletrnico Sesso continua das 10h s 17h. das 09:45h s 10h Leilo de pr-abertura das 16:55h s 17h Call de fechamento

After-market das 17:30h s 19h Somente no mercado a vista sendo, 17:30h s 17:45h - fase de pr-abertura 17:45h s 19h - fase de negociao

Negociando com Aes (pg 202)

Formador de mercado, agente de liquidez, facilitador de liquidez, promotor de negcios, especialista, market maker e liquidity provider, so algumas designaes atribudas queles que se prope a garantir liquidez mnima e referncia de preos para ativos previamente credenciados, fatores de destaque na anlise da eficincia no mercado de capitais. Portanto, os 2 pilares sobre os quais se apia a existncia do Formador de Mercado so liquidez mnima, permitindo ao investidor sair de sua posio quando desejar e preo de referncia, possibilitando a transformao rpida de ttulos em dinheiro. Brokers nos principais mercados de aes os responsveis pela compra e venda de aes em nome dos clientes so os brokers. Um broker pode ser definido como corretor, operador ou intermedirio entre comprador e vendedor de ttulos e valores mobilirios, transacionados em Bolsa.

Determina a ordem c/ as informaes: - Nome da ao Cliente - Natureza da ordem (compra ou venda) - Tamanho da ordem - Tipo de ordem

Consulta o mercado buscado os melhores preos Broker Confirma a operao com o cliente Comunica a operao com a Bolsa de Valores

Bolsa de Valores

Avalia a operao Publica a informao

Investidor Conservador: Objetivo de investimento a preservao de seu capital. Investimentos em ativos de baixssimo risco. Busca aconselhamento financeiro especializado para tomar decises. Tem pouca informao sobre os mercados e as alternativas de investimentos. Geralmente concentra seus investimentos em renda fixa. Frente a frente oscilao negativa no valor do investimentos ou abandona imediatamente.

Investidor moderado:

Objetivo de investimento o crescimento moderado de seu capital. Horizonte de tempo de seus investimentos de mdio a longo prazo. Maior parte dos investimentos em ativos de baixo risco e uma pequena parte para diversificao. Pesquisa e busca aconselhamento financeiro para tomar decises. Frente oscilao negativa no valor do investimento permanece, mas analisa a situao.

Investidor Agressivo: Objetivo de investimento o crescimento elevado de seu capital. Horizonte de tempo de SUS investimento de longo prazo. Pode concentrar at 60% dos investimentos em renda varivel. Entende o funcionamento dos mercados e suas alternativas de investimento, sentindo-se seguro para tomar decises. Aceita as oscilaes negativas no valor de sua carteira com ganhos no longo prazo.

ndices

A BMF&Bovespa coleta, organiza e divulga uma serie de informaes sobre os negcios realizados em casa prego, entre eles esta os ndices que mostram o comportamento de todo o mercado ou de segmentos especficos. Ibovespa: e o importante indicador do desempenho mdio das cotao do mercado de aes brasileiro por que retrada o comportamento dos principais papis negociados na Bovespa. ndice Brasil (IBRX): este ndice mede o retorno de uma carteira de aes integrada pelas 100 aes mais negociadas. IBRX-50: 50 aes mais negociados IEE ndice de energia Eletrica: um ndice setorial que mede o desempenho das aes do setor eltrico ITEL: ndice Setorial de Telecomunicaes: mede o desempenho das aes do setor de telecomunicaes. Pesquisar sobre outros ndices e empresas que fazem parte dos mesmos. ___________________________________________________________________________ 05/10/2010 Tipos de ordens por preo

Pelo melhor: induz a erros; ao dar a ordem pela melhor aceita-se o melhor preo que o mercado oferece no momento. Este tipo de ordem no deve ser dada seria o equivalente a dizer comprem as aes que esto sento vendidas, ou vendam as aes que esto sendo comprados. Limitada: o cliente estabelece o preo Maximo ou mnimo pelo o qual ele quer comprar ou vender determinada a ao. De mercado: estas ordens deve executadas to logo sejam recebidas pelo operador, ao preo que puder ser obtido no momento. Nesse caso, o cliente especifica apenas a quantidade e as caractersticas da ao que deseja negociar. On Stop: quando o cliente estipula preo mnimo e mximo pelos quais a ordem ser executada ou seja, limita as perdas e ganhos. Ordem on stop de compra: executada quando a cotao durante um movimento de alta, atinge um valor igual ou maior ao determinado pelo cliente. Ordem on stop de venda: executada quando a cotao, atinge um valor igual ou menor ao determinado pelo cliente. Essa ordem utilizada para esconder a estratgia do cliente.

Ela muito til tambm para os clientes que no tem tempo de acompanhar o mercado de perto. Tipos de ordens por parte de vigncia

Valida no dia: se os prazos no so indicados, as ordens de compra ou venda so limitados ao dia.

Valida numa data (at a sua execuo).

Tipos de ordens pelas condies da ordem

Mostrando tudo

com volume ocultos Mercado de Opes So 3 tipos bsicos: - Opo americana: opo que pode ser exercida em qualquer momento, at a data de vencimento. - Opo europia: opo que s pode ser exercida na data de vencimento. - Opo asitica: opo cujo valor no vencimento no depende do preo da ao objeto nesse momento, mas da mdia de seus preos em determinado perodo de tempo.

Opo de compra um contrato no qual o comprador tem o direito, mas no a obrigao de comprar uma ao objeto a determinado preo (preo de exerccio) e em determinada data (vencimento), paga por ele um prmio que o preo da opo. O vendedor tem a obrigao de vender a ao-objeto na data determinada ao preo negociado.

Mercado a termo uma compra os venda de determinada quantidade de aes, a preo fixado, para liquidao em prazo determinado mnimo de 12 dias teis e mximo de 999 dias corridos, um geral de 30, 60, 90, 120, 150 e 180 dias. Preo a termo = preo a vista + custo de manuteno + taxas de juros no perodo.

O QUE O MERCADO DE OPES


Mercado em que so negociados direitos de compra ou venda de um lote de aes, com preos e prazos de exerccio pr-estabelecidos. Por esses direitos, o titular de uma opo paga um prmio, podendo exerc-los at a data de vencimento (no caso de opo de compra) ou na data de vencimento (no caso de opo de venda), ou revend-los no mercado.

OPES DE COMPRA
Uma opo de compra confere ao seu titular o direito de comprar as aes-objeto, ao preo de exerccio, a qualquer instante at a data de vencimento, obedecidas as condies estabelecidas pela BOVESPA. O lanador de uma opo de compra uma pessoa que vende uma opo de compra no prego, assumindo assim, perante a Bolsa, a obrigao de vender as aes-objeto a que se refere a opo, aps o recebimento de uma comunicao de que sua posio foi exercida. Ele entregar a totalidade das aes-objeto mediante o pagamento do preo de exerccio.

OPO DE VENDA
Uma opo de venda d ao seu titular o direito de, na data de vencimento, vender as aes-objeto, ao preo de exerccio, obedecidas as condies estabelecidas pela BOVESPA. Alm disso, o titular pode, a qualquer tempo, negociar seu direito de venda em mercado, atravs da realizao de uma operao de natureza oposta. O lanador que, por intermdio de seu corretor, vende uma opo de venda no prego, assume perante a Bolsa a obrigao de comprar as aes-objeto, caso sua posio seja designada para o atendimento de uma operao de exerccio. Nesse caso ele pagar o preo de exerccio, recebendo as aes-objeto.

PRINCIPAIS TERMOS UTILIZADOS NO MERCADO DE OPES


Prmio - Preo da Opo - Em funo dos direitos adquiridos e das obrigaes assumidas no lanamento, o titular (comprador) paga e o lanador recebe uma quantia denominada prmio. O prmio, ou preo da opo, negociado entre comprador e lanador, atravs de seus representantes no prego da Bolsa. Ao-objeto - a ao sobre a qual a opo lanada. Ms de Vencimento - o ms em que expira a opo. Na BOVESPA os vencimentos ocorrem mensalmente na terceira segunda-feira do ms. Preo de Exerccio - o preo pelo qual ser exercida a opo. Os preos de exerccio das opes so determinados pela Bolsa, segundo critrios por ela estabelecidos.

A NEGOCIAO DE OPES
Quando uma srie de opes tem sua negociao em prego autorizada, permanece vlida at o seu vencimento, embora possam ser introduzidas novas sries, com diferentes preos de exerccio. So permitidas operaes de "day-trade", ou seja, a compra e a venda da mesma srie, em um mesmo prego, por uma mesma sociedade corretora e por conta de um mesmo comitente (aplicador). A liquidao dessas operaes, exclusivamente financeira, feita pelo saldo. No dia do vencimento da opo no permitida a realizao de tais operaes.

O EXERCCIO DA OPO
a operao pela qual o titular de uma opo de compra exerce seu direito de comprar o lote de aes a que se refere a opo, ao preo de exerccio. Da mesma forma, o titular de uma opo de venda exerce o seu direito de vender o lote de aes a que se refere a opo, ao preo de exerccio. O nmero de aesobjeto da opo e/ou o preo efetivamente pago por ao no exerccio esto sujeitos a ajustes nos casos de distribuio de dividendos, bonificaes, subscries, fracionamentos, grupamentos e reorganizaes que digam respeito ao-objeto ou a seu emissor. Limites ao Exerccio de Opes - As opes de compra podem ser exercidas a qualquer momento at o vencimento, sem qualquer restrio. As opes de venda somente podem ser exercidas na data de vencimento.

IDENTIFICAO DAS OPES


No sistema de negociao da BOVESPA, as sries de opes so identificadas de acordo com as seguintes estruturas de codificao: a) Na relao de sries autorizadas (disponvel no site da BOVESPA: selecionar "Informaes ao Mercado" e depois "Sries Autorizadas (CBLC)"). AAAA A Indicador do Tipo (compra ou Venda) e do ms de vencimento NN Indicador numrico da ao "_" ou E Indicador do estilo Campo em branco = opces americanas E = opes europias

Cdigo alfa da empresa

b) No MEGA BOLSA e listagens de negociao - ver exemplos com a codificao de negociao, abaixo: Cdigo do MEGA Identificao no MEGA Descrio Opo de Compra americana sobre Telemar PN com vencimento em outubro (letra J) e preo de exerccio igual a R$ 38,00 Opo de Venda europia sobre Globo Cabo PN com vencimento em dezembro (letra X) e preo de exerccio igual a R$ 1,60

TNLP J38

TNLP PN 38,00

PLIM X16

PLIME PN 1,60

Tabela do cdigo alfabtico para diferenciao de opes de compra e de venda e ms de vencimento:

OPO Compra A B C D E F G H I J K L Venda M N O P Q R S T U V W X

MS DE VENCIMENTO janeiro fevereiro maro abril maio junho julho agosto setembro outubro novembro dezembro

ALERTA SOBRE OS RISCOS DAS OPES


Risco do Titular (Comprador) da Opo de Compra - O risco do titular de uma opo est limitado ao valor pago pelas opes (o prmio). No entanto, necessrio que o investidor esteja consciente de que ele poder perder at a totalidade de seu investimento, se o comportamento do preo vista, aps a aquisio das opes e at o seu vencimento, no for favorvel sua posio (as opes so vlidas apenas por determinado perodo, ao final do qual expiram). Opes de compra que "Viram P" - Se no vencimento das opes de compra o preo vista do papel for inferior ao seu preo de exerccio, no ser vantajoso para o investidor que a possui (o titular) exerc-la. Como as opes expiram (perdem sua validade) na data de vencimento, elas tambm no tero qualquer valor de negociao, pois no existiro investidores interessados em compr-las. No jargo de mercado,

tero "virado p". Para o titular das opes de compra nessa condio, isso significa que ele perdeu integralmente o investimento que fez para adquiri-las (o prmio pago). Risco na Venda a Descoberto (Lanamento de Opes de Compra) - O lanamento de opes de compra a descoberto, ou seja, o recebimento de uma quantia em dinheiro (o prmio) para assumir o compromisso de vender aes, que o investidor no possui, uma estratgia que envolve um elevado grau de risco. Se o titular dessa opo exercer o seu direito de compra, o lanador ser obrigado a adquirir as aes no mercado vista para entreg-las pelo preo de exerccio. A partir do momento em que a diferena entre o preo vista e o de exerccio for maior que o prmio recebido, o lanador estar incorrendo em prejuzo, que aumentar de acordo com a valorizao da cotao vista. Outro aspecto a ser considerado nessa estratgia que, durante toda a vigncia de sua posio, o lanador descoberto estar obrigado a depositar garantias para cobrir os prejuzos potenciais da operao, cujo valor calculado diariamente. Prazo de Expirao das Opes - importante que o investidor que adquiriu uma opo (o titular) esteja consciente de que seu direito de exerc-la vlido apenas durante seu perodo de vigncia. Aps a data de vencimento, a opo expira, perdendo totalmente sua validade. O exerccio da opo no automtico, ele deve ser solicitado pelo titular da opo.

26/10/10 Exerccio Simule a compra de 1.000 PETR4 a R$ 25,90 e a venda de 1.000 PETR K 26 a R$ 1,00. Calcule o custo de corretagem da operao e a Taxa de Retorno da mesma. Tabela de Corretagem VALOR DA TRANSAO Taxa mnima De R$ 135,08 a R$ 498,62 De R$ 498,63 a R$ 1.514,69 De R$ 1.514,70 a R$ 3.29,38 Acima de R$ 3.029,39 TAXA DE CORRETAGEM R$ 2,70 2% 1,5% + R$ 2,49 1,0% + R$ 10,06 0,5% + R$ 25,21

26/10/10 Transaes efetuadas Compra de 1.000 PETR4 a R$ 25,90...........................................................R$ 25.900,00 Venda de 1.000 PETR K 26 a R$ 1,00..........................................................R$ 1.000,00+ Valor Total da Transao..............................................................................R$ 26.900,00 De acordo com a Tabela de Corretagem, x 0,5%..........................................R$ 134,50 + 25,21= Valor total do custo de corretagem...............................................................R$ 159,71 Valor Total a ser pago em D+3 (R$ 24.900,00 + R$ 159,71).........................R$ 25.059,71

16/11/10 Realizao da venda das Opes negociadas em 26/10/10 Valor a receber da Venda de 1.000 PETR K 26............................................R$ 26.000,00 De acordo com a Tabela de Corretagem, x 0,5%..........................................R$ 130,00 + 25,21 = Valor total do custo de corretagem...............................................................R$ 155,21

Valor Total a ser pago em D+3 (R$ 24.900,00 + R$ 159,71).........................R$ 25.844,79

Resultado lquido das transaes do dia 26/10/10........................................R$ 25.059,71 Resultado lquido da realizao em 16/11/10................................................R$ 25.844,79 = Resultado da Operao................................................................................R$ 785,08 Desconto de Imposto de Renda (15%).........................................................R$ 117,76 = Lucro lquido desta negociao................................................................R$ 667,32

27/10/10

Anda mungkin juga menyukai