Anda di halaman 1dari 3

Associao de Solidariedade Social de Espadanedo Curso: Animador/a sciocultural

CLC- UC7 NG SF DR3 Cincias e Controvrsias Pblicas


Competncia: Formular opinies crticas, mobilizando saberes vrios e competncias culturais,
lingusticas e comunicacionais.

"Enfim, que havemos de pregar hoje aos peixes? Nunca pior auditrio. Ao menos tm os peixes duas boas qualidades de ouvintes: ouvem e no falam." Sermo de S. Antnio aos peixes, Padre Antnio Vieira

Argumentao, arte de persuadir


Desde que o homem comeou a conviver, usou a palavra como meio de dar a conhecer os seus pontos de vista e como forma de convencer o(s} outro(s}. Conhecem-se autores antigos que criaram escolas de argumentao: Scrates, filsofo grego (470-400 a. C), Aristteles, filsofo grego (384-322 a. C) que definiu a argumentao como a "arte de falar de modo a convencer". O texto argumentativo tem como objectivo interferir ou transformar o ponto de vista do leitor relativamente ao mundo que o rodeia. Esse ponto de vista assenta num conjunto de normas ou valores. Argumentar consiste em apresentar razes, argumentos, para se defender uma tese. O texto argumentativo organiza-se, de uma maneira geral, nos seguintes momentos: tese, premissas, argumentos e concluso. As qualidades principais do discurso argumentativo so o rigor, a clareza, a objectividade, a coerncia, a sequencializao e a riqueza lexical. H trs fases na produo de um texto argumentativo. O texto argumentativo deve comear por uma introduo que ocupa normalmente um pargrafo; segue-se o desenvolvimento, em pargrafos que contm os argumentos e os contra-argumentos, seguidos de exemplos; finalmente, uma concluso, de pargrafo nico, que retoma a afirmao inicial provada ou contrariada. Os vrios pargrafos devem estar encadeados uns nos outros pelos articuladores do discurso ou conectores lgicos (de causa-efeito-consequncia, hiptese-soluo, etc.). As conjunes coordenativas e subordinativas so alguns dos mecanismos de juno ao servio da coerncia e coeso textual. Exemplo:

Tese: A maioria das inovaes que as fritadeiras apresentam no tm qualquer utilidade. Premissas: Porm, h vrias marcas de fritadeiras elctricas. As mais recentes apresentam diversas inovaes. Argumentos: Com efeito, a tampa anti-cheiros no eficaz, deixando os agradveis odores da fritura passearem-se pela cozinha com toda a facilidade. Alm disso, o dispositivo de controlo da qualidade do leo reage muito tarde. De facto, o aviso de que necessrio fazer a substituio do leo feito quando este h muito

que est imprprio para consumo. Assim, a superfcie anti-aderente, concebida para ser uma ajuda na limpeza, ironicamente, difcil de limpar.

Associao de Solidariedade Social de Espadanedo Curso: Animador/a sciocultural

CLC-NG7 DR3 Cincias e Controvrsias Pblicas Concluso: Como bvio, no vale a pena gastar dinheiro com estes acessrios. Tendo em conta o que foi dito e os resultados do teste, a melhor fritadeira a Taurus Frit 3.
importante: Usar argumentos adequados; Recorrer exemplificao, citao, s relaes causa-efeito (sempre que possvel; Apresentar uma correcta estruturao e ordenao das frases; Usar correctamente os articuladores do discurso; Respeitar as regras da concordncia; Usar, de forma adequada , pronomes ou sinnimos, para evitar as repeties.

HUMOR

Partido apresenta discurso poltico de duplo sentido O nosso partido cumpre o que promete. S os nscios podem crer que No lutaremos contra a corrupo. Porque, se h algo certo para ns, que A honestidade e a transparncia so fundamentais Para alcanar os nossos ideais Mostraremos que grande estupidez crer que As mfias continuaro no governo , como sempre. Asseguramos sem dvida que A justia social ser o alvo de nossa aco. Apesar disso, h idiotas que imaginam que Se possa governar com as manchas da velha poltica. Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que se termine com os marajs e as negociatas. No permitiremos de nenhum modo que As nossas crianas morram de fome. Cumpriremos os nossos propsitos mesmo que Os recursos econmicos do pas se esgotem. Exerceremos o poder at que Compreendam que Somos a nova poltica.
(Agora, leia o mesmo discurso linha por linha, de baixo para cima!)

A formadora: Maria do Cu Xisto

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

Anda mungkin juga menyukai