Anda di halaman 1dari 36

MS-DOS

Bill Gates e Paul Allen se conheceram ainda no colgio e compartilhavam um interesse em comum: computadores. Em 1975, os dois amigos fundaram uma pequena empresa chamada Microsoft (originada a partir das palavras inglesas microcomputer e software) que pretendia, a princpio, desenvolver um software em linguagem BASIC para o computador Altair 8800 da IBM. Em 1979, a IBM procura um sistema operacional para seu novo computador e contrata a Microsoft para o servio. Porm, os jovens Gates e Allen se encontraram em uma situao arriscada porque no possuam um sistema completo. A soluo foi comprar o Q-DOS da Seattle Computer Products por 50 mil dlares, melhor-lo e transform-lo em MS-DOS (sistema operacional em disco da Microsoft).

Paul Allen ( esq.) e Bill Gates

O DOS - Disk Operating System - durante muito tempo foi o sistema operacional padro em micros de 16 bits ( semelhante ao CP/M que foi padro para os de 8 bits ) e surgiu em 1981 junto com o primeiro IBM PC. Desenvolvido pela Microsoft, pois a IBM no imaginou que as vendas desse micro pudessem ir muito longe, o DOS possua dois rtulos: PCDOS comercializado pela IBM e MS-DOS comercializado pela Microsoft.

Verses do MS-DOS

DOS 1.0 Esta primeira verso do PC-DOS comportava apenas discos flexveis de face simples e ocupava somente 10 KB de RAM, pois o PC tinha apenas 64 KB de memria RAM. A verso 1.1 atualizou o sistema para trabalhar com discos de densidade dupla. O primeiro MS-DOS surgiu como verso 1.25.

DOS 2.0 Esta verso apareceu junto com o IBM XT em 1983, e permitia o uso de discos rgidos de alta capacidade ( 10 MB! ). O sistema ocupava 25 KB de RAM e 40 KB de espao em disco. O MS-DOS equivalente tinha como verso 2.11. DOS 3.0 Foi lanado com a chegada do AT em 1984, suportando o ento novo drive de 1.2 MB e o utilitrio VDISK ou RAM-DISK, que utilizava a memria que ultrapassava os 640 Kb. Os clusters foram reduzidos de 4 para 2 KB A verso 3.1 suportava redes. A verso 3.2 suportava os novos discos de 3 1/2 polegadas e 720 KB de capacidade e possua os comandos XCOPY e APREND. A verso 3.3 suportava drives de 1.44 MB e parties do disco rgido de at 32 MB. O sistema ocupava cerca de 30KB de RAM e 59 KB de espao em disco.

DOS 4.0 Lanado em julho de 1988, quebrou a barreira dos 32 MB para cada partio e apresentou uma interface grfica chamada DOS SHELL. Ocupava de 65 a 90 KB de RAM e 110 KB de espao em disco.

DOS 5.0 Esta verso possibilitava o uso de mais de dois discos rgidos, parties de 2 GB no disco rgido, introduzia os comandos UNFORMAT, UNDELETE e DOSKEY, e possua um gerenciamento mais eficiente das memria. DOS 6.0 Com esta verso, foi introduzido os recursos do SCANDISK, DRIVESPACE, DEFRAG, ANTI VIRUS, MSD (Microsoft Diagnostics), DELTREE, alm deaprimoramentos nos comandos MOVE, COPY, FORMAT e INTERLINK (para transferencia de arquivos entre dois computadores).

O MS-OS ainda teve as verses 7.0, 7.1 e 8.0, que vinham incorporadas nas verses do Windows 95, 98 e ME, respectivameste.

Windows 1.x
O Windows, no incio, no era um sistema operacional propriamente dito. O programa era apenas uma interface grfica do MS-DOS a fim de facilitar a interao do usurio com o computador.

Interface Manager ("Gerenciador de Interface") o codinome do projeto e considerado o nome final, mas Windows acaba sendo escolhido, pois descreve melhor as caixas ou "janelas" que so fundamentais para o novo sistema.

O Windows 1.0 foi lanado em 1985, e precisava do MS-DOS 2.0 (pelo menos), 256 KB de memria RAM e HD. S o Windows 1.0 j ocupava quase toda a memria do sistema, salvo se a mquina tivesse a quantidade mxima de memria suportada pelo MS-DOS na poca 1 MB. Mas voc sabe como surgiu a idia do Windows. Se no, convido voc a conhecer um pouco dessa histria. Quando a Microsoft lanou o MS-DOS, o sistema operacional no chamou tanta ateno: ... pois o Apple Lisa de Steve Jobs j trabalhava com uma interface grfica. Tomando conhecimento deste problema, Bill Gates fez uma vista a Apple, com o objetivo bsico de conhecer a empresa. Ao final da visita, Gates convenceu Jobs a inclu-lo no desenvolvimento do Macintosh. O objetivo de Gates era maior que isso: copiar a interface grfica do Machintosh, e foi exatamente isso que aconteceu. No lanamento do novo PC da Apple, Steve Jobs descobriu que a Microsoft estava lanando mquinas no Japo, cujas interfaces eram muito parecida com a do seu computador. Aps a quebra da parceria entre os dois, Gates lanou o Sistema Operacional Windows 1.0 em 1985, batendo de frente com o MAC OS.
FONTE:http://blog-da-uniao.blogspot.com/2010/10/bill-gates-e-historia-da-microsoft.html

Agora, em vez de digitar comandos do MS-DOS, basta mover o mouse para apontar e clicar nas telas ou "janelas". H menus suspensos, barras de rolagem, cones e caixas de dilogo que deixam os programas mais fceis de aprender e usar. Voc pode alternar entre vrios programas sem precisar fechar e reiniciar cada um deles.

Quase ningum o usou. Mas foi o incio do mais bem sucedido sistema operacional para computadores pessoais de todos os tempos.

Esta primeira verso j trazia itens que se tornariam clssicos do Windows, tais como a Calculadora, o Write (posteriormente rebatizado de Wordpad), o Bloco de Notas, o Windows Paint, o Painel de Controle.

Windows 2.x
Para tirar proveito dos novos processadores 286 da Intel, a

Microsoft lana , no final de 1987, o Windows 2.0. O software permite acessar a memria expandida e utilizar a tecnologia DDE (Dynamic Data Exchange), que ampliava as funes de comunicao entre as aplicaes. Era a primeira verso a aceitar atalhos pelo teclado e o incio da era de aplicaes produzidas especificamente para o Windows.

O Windows 2.03 praticamente tinha a mesma interface do Windows 1.0x, com a diferena de apresentar mais recursos e ferramentas. Possua tambm cones diferentes para representar programas e documentos e fornecia suporte para memria expandida.

A novidade mais visvel era a sobreposio das janelas ( a primeira verso s permitia janelas lado a lado ), que podiam ser maximizadas ou minimizadas - recursos existentes at hoje.

O Windows ainda estava limitado a 1 MB de memria RAM ( limite mximo que o MS-DOS conseguia gerenciar ) e os PCs da poca eram muito lentos pra conseguir rodar uma interface grfica com desempenho razovel.

O Windows 2.0 foi desenvolvido para o processador Intel 286. Quando o processador Intel 386 foi lanado, o Windows/386 veio logo em seguida. O Win/386 era muito mais avanado do que o 286. Ele permitia multitasking, e aplicaes rodando em Background, alm de emular um processador 8086 virtual.

Windows 3.x
No incio dos anos 90, o mercado de sistemas operacionais sofreu um grande boom com o lanamento do Windows 3.0 (1990) e Windows 3.1 (1992). Na sua verso 3.0, a memria passou a ser gerenciada de maneira muito mais eficiente, incluindo a melhora substancial na interface grfica.Essa verso do Windows passou a utilizar grficos padro VGA 16 cores. Tambm foi criado um gerenciador de arquivos organizado, facilitando o trabalho do usurio.

A popularizao dos micros equipados com o processador Intel 386 foi o principal motor do lanamento do Windows 3.0, em 1990, que trazia suporte total ao processador.

O Windows 3.0 foi o primeiro a ultrapassar o limite de 1 MB de memria do MS-DOS, conseguindo gerenciar at 16 MB de memria. A multitarefa tambm foi bastante melhorada. O sistema operacional tambm permitiu os aplicativos do Windows usarem mais memria do que estava disponvel na memria RAM trocando temporariamente ( swap ) contedo da RAM para o disco rgido. Ao lanar o Windows for Workgroups 3.1, em abril de 1992, no se imaginava que o mercado o receberia to bem. Em apenas dois meses, foram vendidas 3 milhes de unidades (incluindo atualizaes do Windows

3.0). O motivo: trata-se da primeira verso do Windows a integrar recursos de rede, tais como compartilhamento de impresso e de arquivos (peer-topeer). Entre as facilidades includas estava a possibilidade do usurio especificar que arquivos em sua mquina estariam disponveis a outros usurios da rede.

A verso 3.11 como que uma verso do Windows 3.1 com Service Pack. Foram adicionadas algumas funcionalidades e corrigidos alguns problemas. O upgrade para a verso 3.11 era online e gratuito. Aqui nasceram tambm as primeiras aplicaes multimdia: o famoso Media Player e o Sound Recorder. Estreou-se tambm aqui o Minesweeper.

E com a srie 3.x do Windows, o usurio, alm de uma aparncia bem mais agradvel, tambm conheceu um pesadelo: a famosa "Tela Azul da Morte"

Essa tela azul, chamada tecnicamente de Falha Geral de Proteo, surpreendia o usurio sempre que o Windows travava - e no era apenas um programa que travava: era todo o Windows mesmo. Se um programa mal-comportado no liberasse a memria no momento exato em que outro estivesse precisando us-la, j era: o caos estava gerado. S reiniciar o PC resolvia.

Windows NT
O Windows NT marcou o incio de outra famlia de sistemas operacionais

da Microsoft, completamente independente do MS-DOS. Voltada para estaes de trabalho e servidores, o Windows NT foi lanado originalmente em 1993 (Windows NT 3.1).

Trazia a funcionalidade de trabalhar como um servidor de arquivos. Os NTs tinham tambm uma grande estabilidade e a vantagem de no precisar do MS-DOS pra rodar.

Apesar da semelhana de interface com o Windows 3.1, o kernel do novo sistema era totalmente diferente, o primeiro em 32-bits, e proporcionou grandes avanos na segurana e no poder de processamento dos servidores.

O Windows NT foi lanado pela Microsoft com a finalidade de oferecer maior comodidade e segurana s empresas, pois as verses do Windows

diponveis no eram suficientemente estveis e confiveis. Era uma verso Profissional do Windows, voltada a usurios corporativos que precisavam de servidores.O Windows NT trouxe com ele o sistema de arquivos NTFS, adotado tambm em verses posteriores do sistema operacional.

Em 1994, a Microsoft lanou o Windows NT 3.5 adotando os nomes Windows NT Workstation e Windows NT Server. Depois tambm foi disponibilizada a verso 3.51 para correo de falhas na verso 3.5.

Cogita-se que boa parte do cdigo fonte do Windows NT era baseado no OS/2, um sistema operacional desenvolvido conjuntamente pela Microsoft e IBM, mas desentendimentos entre as duas companhias levaram ao fim da parceria e a IBM passou a se dedicar sozinha ao OS/2 e a Microsoft ao Windows.

Em comparao direta com o Windows 95, lanado na mesma poca, o Windows NT 4.0 visualmente no traz muitas mudanas, mas como o sistema completamente independente do MS-DOS, sua arquitetura bem diferente, permitindo at 4GB de memria (uma quantidade exorbitante na poca) e multitarefa estvel, j que o sistema operacional controla o acesso dos processos aos recursos do sistema.

Desde 1988, paralelamente aos sistemas de 16 bits, a Microsoft j vinha trabalhando em um sistema melhor para fins corporativos. At que, entre 1993 e 1994, surgiu o Windows NT 3.1(onde NT significa New Technology), de 32 bits. As principais diferenas entre um Sistema Operacional de 16 e um de 32 bits so: Multitarefa: Enquanto as verses do Windows de 16 bits utilizava multitarefa cooperativa, a nova de 32 utilizava Multitarefa Preemptiva. Basicamente, isso significa que, no primeiro, um aplicativo s poderia comear a funcionar se o anterior j tivesse terminado sua execuo. Com a nova verso do S.O., isso no era mais necessrio: era atribudo a cada processo "fatias" de tempo de uso do processador e esses aplicativos iam se alternando na execuo - o que passa a impresso de que esto todos trabalhando ao mesmo tempo.

Multithreading: O Windows de 32 bits passou a dar suporte a multithreading. Isso significa que o programa quebrado em "partes", chamadas de threads, que podem rodar simultaneamente. Embora a aparncia fosse idntica ao Windows 3.1, sua tecnologia era totalmente diferente. Foi o primeiro Sistema Operacional para servidores de rede da Microsoft. A proposta inicial do NT era ofertar estaes de trabalho suficientemente confiveis e competitivas a ponto de serem adotadas em larga escala nos diversos ambientes corporativos, alm do servidor de rede para atender a essas estaes. Com o sucesso das verses de 32 bits do sistema, a Microsoft decidiu ir na mesma direo tambm no que diz respeito aos sistema operacionais domsticos e lanou o Windows 95. O to esperado S.O. de 32 bits domstico, no entanto, se mostrou bastante instvel no comeo - tanto que a prpria Microsoft recomendava um backup quase que total dos arquivos para quem estava atualizando a partir de uma verso j existente de 16 bits. A aparncia melhorou muito, mas as dificuldades iniciais foram tantas e tamanha a quantidade de correes necessrias que, em 1996, saiu oWindows 95 OSR 2. A, sim, a maioria das pessoas puderam desfrutar de um sistema bem mais estvel que seu antecessor, embora os problemas com a famosa "tela azul da morte" ainda continuassem. No entanto, em parte das vezes, era possvel corrigir os erros de conflitos em programas simplesmente fechando o aplicativo mal-comportado, quando o S.O. informava que "Este programa executou uma operao ilegal e ser fechado". O problema que, se as falhas contendo tela azul eram menos freqentes, as "operaes ilegais" ocorriam com uma freqncia desestimulante.

Windows 95

Lanado em 1994 (e com verses posteriores lanadas at 1997, cuja

principal diferena estava na verso do Internet Explorer), o Windows 95 vinha com o MS-DOS incorporado e trouxe vrias tecnologias novas, como o uso do sistema de arquivos FAT16 (FAT32 a partir de 1996) e suporte ao USB (a partir de 1997) e conceitos, como a dupla rea de Trabalho + Menu Iniciar. Estas mudanas, aliadas enorme evoluo do Internet Explorer, fizeram a Microsoft se tornar a maior desenvolvedora de sistemas operacionais do mundo.

Esta verso foi to importante para a informtica que acabou definindo o padro com que o desktop organizado. Por exemplo, podemos citar o boto Start, o menu Iniciar, a barra de tarefas e o gerenciador de arquivos Windows Explorer.

O software integrou o protocolo TCP/IP plataforma de 32-bits permitindo suporte Internet, redes dial-up e um presente para os usurios: a capacidade Plugand-Play, que facilitava a vida de quem precisava acrescentar um novo programa ou perifrico ao computador. Marcou tambm a consolidao do uso de multimdias nos micros.

Sem dvida, o Windows 95 ajudou a mudar a Histria da Informtica e abriu a porta para uma maior popularizao dos computadores.

O grande problema do Windows 95 estava na forma como ele gerenciava aplicaes, pois ele utilizava o mesmo conceito dos Windows anteriores, entregando 'uma parte' do processador e da memria ao programa em questo sem controlar que partes so estas - resumidamente, esta a multitarefa cooperativa. Isto, muitas vezes (e principalmente com aplicaes criadas para o Windows 3.x) resultava em travamentos do sistema - um programa invadia o espao destinado a outro.

Windows 98
Foram corrigidas muitas das falhas de seu antecessor. A maior novidade desta verso era a completa integrao do S.O. com a Internet. Melhorou bastante a interface grfica. Incluiu o suporte a muitos monitores e ao USB (Universal Serial Bus). O sistema vinha com o Internet Explorer 4.0 e j usava o sistema de arquivos FAT32 nativamente, permitindo usar HDs com capacidade superior a 2GB. Como pontos negativos (devido ao aumento de funes), o sistema era mais lento e instvel que o Windows 95.

No Windows 98, a internet era uma realidade. o Internet Explorer no s vinha junto com o sistema como tambm as janelas do Windows Explorer se transformavam na janela do navegador web se o usurio colocasse o endereo de um site na barra de localizao de arquivos.

Com o Windows 98, voc pode achar informaes mais facilmente, tanto no seu PC quanto na Internet. A Microsoft descreve esta verso como a primeira desenhada especificamente para o usurio final e suas necessidades.

Apesar de apresentar melhorias em relao ao 95, o SO era um pouco lento e instvel. Tais problemas s foram arrumados com o Windows 98 SE (Second Edition), lanado em 1999, que inclua funes avanadas para compartilhamento de rede, suporte integrado a drivers de DVD-ROM, entre outras tarefas.

Foi uma das atualizaes mais bem aceitas na famlia Windows. O Windows 98 SE (Segunda Edio), veio com o Internet Explorer 5.0 e suporte aos mais modernos processadores da poca. Muitos utilizadores classificam este sistema como um dos melhores da Microsoft, apesar de se tratar de um sistema operacional sem suporte a multitarefa real, e ainda tendo o DOS como o seu ncleo principal. O Windows 98 Segunda Edio foi distribudo gratuitamente para usurios do Windows 98 "Primeira Edio".

Windows ME
O Windows ME (Millennium Edition) foi lanado em 2000, e trouxe como principais inovaes a capacidade de lidar com formatos digitais de arquivos, como o MP3, o Windows Movie Maker para a criao de vdeos pessoais e o utilitrio de manuteno Restaurao do Sistema, que permitia desfazer algumas alteraes de partes vitais do sistema operacional em caso de algum erro.

Com as tecnologias do Microsoft Windows Media Player 7 o usurio conseguia localizar, organizar e reproduzir mdia digital com mais facilidade.

O Windows ME considerado pela maioria dos usurios e dos especialistas como a pior verso de Windows j lanada, devido sua alta instabilidade e seu lento funcionamento.

Tecnicamente falando, o Windows Me foi o ltimo sistema operacional da Microsoft baseado no cdigo do Windows 95. A Microsoft anunciou que todos os futuros produtos de sistema operacional seriam baseados no kernel do Windows NT e do Windows 2000.

O Windows ME trouxe melhorias na parte de recuperao de dados, uma interface mais parecida com a do Windows 2000, alm de introduzir o Microsoft Internet Explorer 5.5, o Windows Media Player 7.0 e a Restaurao do Sistema. trouxe tambm algumas inovaes, como o suporte s mquinas fotogrficas digitais, aos jogos multi jogador na Internet e criao de redes domsticas (Home Networking). Ele trazia tambm o DVD Player. Infelizmente junto com todas essas novidades o Windows ME trouxe uma enorme quantidade de Bugs e por isso ficou no mercado durante mais ou menos um ano, at que foi engolido pelo Windows XP.

Windows 2000
Internamente, ele conhecido como "Windows NT 5.0", mas para o pblico em geral, ele o Windows 2000. O sistema operacional suporta um ou mais processadores de 32bits e apresenta vrias tecnologias como o MMC (Console de Gerenciamento Microsoft), o servio unificado de diretrios Active Directory, o sistema de distribuio e compartilhamento de arquivos (DFS) e o sistema de arquivos criptografados (EFS). Feito em cima do confivel cdigo-base do Windows NT Workstation 4.0, o Windows 2000 traz grandes aperfeioamentos em estabilidade, facilidade de uso, compatibilidade com a Internet e suporte a computao mvel.

O Windows 2000 sofreu problemas de aceitao no mercado, devido a falhas de segurana, como por exemplo, o armazenamento de senhas em um arquivo prprio e visvel, o que facilitava a ao de crackers e invasores.

No empenho de corrigir as falhas de segurana do Windows 2000, a Microsoft lanou quatro grandes pacotes de atualizaes ( Service Packs ) e um outro pacote menor. Apesar dos problemas iniciais, trata-se de um sistema operacional bastante estvel em 32 bits, multiusurio e multitarefa real. O Microsoft Windows 2000 foi lanado em 3 verses: Professional, voltado ao usurio corporativo; Server e Advanced Server, voltados a servidores e estaes multiprocessadas.

Windows 2003

Em Abril de 2003, a Microsoft lanou o Windows Server 2003, que veio substituir o Windows 2000 Server. As verses mantiveram o ambiente grfico utilizado no Windows XP Professional.
Foram lanadas diversas verses: Windows Small Business Server - Voltado a empresas de pequeno porte, para criar servidores de domnio. uma verso Starter do Windows 2003. Web Edition Voltado para empresas de hospedagem WEB. Standard Edition Para pequenas e mdias empresas criarem servidores de domnio, de arquivos e de impresso. Enterprise Edition Para empresas de mdio e grande porte. Datacenter Edition- Voltado para grandes servidores de dados. Windows Compute Cluster Server Voltado para computao de GRANDE porte, com vrios computadores. Windows Storage Server Voltado para servidor de arquivos.

Windows 2008
Em 2008, a Microsoft lanou uma outra verso do sistema operacional para servidores. O Windows 2008 foi a evoluo do Windows 2003 e possua basicamente as mesmas verses.

Windows XP
O Windows XP, lanado em 2001, representou o fim da famlia 9x do sistema operacional, a disponibilidade da tecnologia NT para usurios domsticos. Sucessor do Windows ME e do Windows 2000, o Windows XP (internamente, Windows NT 5.1) o sistema operacional de maior sucesso na histria da Microsoft.

A verso Home Edition incluiu uma srie de wizards para facilitar definitivamente as atividades mais complexas de instalao e configurao do equipamento (como a criao de redes), como tambm ampliou os recursos multimdia do sistema operacional, com ateno para as aplicaes visuais.

O Windows XP Professional traz as bases slidas do Windows 2000 aos desktops, aperfeioando a confiabilidade, a segurana e o desempenho. Inclui recursos para empresas e computao domstica avanada, incluindo suporte a rea de trabalho remota, um sistema de arquivos com criptografia, recursos de restaurao do sistema e redes avanadas.

O Windows XP apresenta melhorias nos processos de inicializao e hibernao, suporte a multiusurio, permitindo que uma conta seja acessada sem que outra fosse fechada, tecnologia ClearType que melhora a leitura de textos em monitores LCD e uma interface grfica melhorada, suportando temas. Outro marco do Windows XP foi o fato de que o sistema foi o primeiro a receber um pacote de atualizaes que tambm trazia novas funcionalidades: isto aconteceu com o Windows XP SP2, lanado em 2004, que acrescentou um novo e mais amigvel Firewall, suporte a redes Wi-Fi, suporte tecnologia Bluetooth e bloqueador de pop-ups no Internet Explorer 6. O Windows XP ainda teve um outro pacote de atualizaes ( Service Pack 3 ) que melhora o desempenho do Office em at 10%.

Em outubro de 2002 foi apresentado o Windows XP Media Center Edition, voltado para as exigncias de usurios que trabalham com mdias digitais e entretenimento prato cheio tambm para quem prefere usar o micro como central de entretenimento digital.

O XP conta tambm com as verses para processadores 64bits, o Windows XP Embedded, para terminais de venda e outras mquinas do gnero e o Windows XP Starter Edition, para mercados emergentes.

Posteriormente o Windows Server 2003 foi lanado (Windows NT 5.2), representando as verses servidor do Windows XP.

Windows Vista
O Windows Vista (Windows NT 6.0) uma verso do Windows para ambientes domsticos e estaes de trabalho. Lanado no incio de 2007, apresenta centenas de novos recursos e funcionalidades, como uma nova interface grfica com o usurio e novas aplicaes/tecnologias para redes, udio e impresso.

Os requisitos mnimos exigidos para execuo do Windows Vista eram bem fortes perante aos computares que as pessoas tinham em casa, ou seja, para ter o Windows Vista com bom desempenho s em um PC novo e potente. Isso desapontou bastante o pblico.

O Windows Aero um dos recursos mais aguardados e controversos do Windows Vista. Ele est presente somente nas verses Home Premium, Business e Ultimate. O Glass utiliza o processador da placa de vdeo (GPU) para faze os clculos e operaes que proporcionam toda a beleza do Windows Vista.

O Flip o novo Alt+Tab do Windows, s que agora ele exibe uma miniatura de cada janela.

Alm das inivaes grficas, o Windows Vista inovou ao incluir o Windows Media Center como um centro de entretenimento digital nas verses a partir do Home Premium.
Logo de incio o sistema operacioal apresentou diversas fallhas. Alm disso, devido s modificaes feitas no cdigo ( Kernel ), houve tambm incompatibilidade de drivers de dipositivo. Em boa parte, esse problema foi solucionado com o tempo. Mas essas falhas, em conjunto com o fato do Windows Vista precisar de uma mquina muito potente pra rodar satisfatriamente, fizeram os especialistas e o pblico em geral desaprovarem o sistema operacional. H seis verses do Windows Vista, que se diferem nos recursos extras: Vista Starter Edtion (para mercados emergentes, apresentando muitas limitaes), Vista Home Basic (com todos os principais recursos para um computador domstico simples), Vista Home Premium (voltada ao entretenimento multimdia de usurios domsticos, com o Media Center), Vista Business (para empresas de pequeno porte, com ferramentas de gerenciamento no encontradas nas verses domsticas), Vista Enterprise (para empresas de grande porte, com funes prprias para a virtualizao) e Vista Ultimate(que apresenta todas as funes de todas as outras verses do sistema operacional).

Windows 7
O Windows 7 foi desenvolvido para ser o sucessor do Windows Vista que no conseguiu ser um sistema operacional de sucesso como foi o XP. Os comentrios dos especialistas so promissores. Est mais gil e dinmico. Entre os aprimoramentos esto a suspenso rpida, pesquisa de arquivos, melhor uso da memria RAM e melhor conexo USB.

Depois de uma avalanche de crticas ao desempenho do Windows Vista, a Microsoft resolveu fazer direito dessa vez. Pra quem usa notebook e costuma deixar o PC hibernando, vai gostar de saber que os problemas encontrados no Windows Vista foram sanados. O despertar bem mais rpido, assim como a reconexo a uma rede sem fio previamente conectada.

Os cones do Windows 7 esto visualmente mais bonitos e, principalmente, maiores. Isso se d para melhorar a usabilidade em telas sensveis ao toque, tecnologia que estar cada vez mais presente nos computadores e monitores vendidos no mercado.

A barra de tarefas foi totalmente remodelada. Com um visual mais agradvel, mais robusta e com vrias possibilidades de agrupamento de janelas comuns, seus programas abertos ficam mais organizados possibilitando uma maior produtividade na realizao de vrias tarefas simultaneamente. Ao passar o mouse sobre um programa minimizado possvel visualiz-lo em uma miniatura, capaz at de exibir vdeos caso este programa seja um player.
O Aero, que gerou bastante impacto no Vista, ganhou novidades interessantes. A primeira delas chamase Aero Peek, um recurso que deixa transparente as janelas abertas para que o usurio veja a rea de trabalho sem ter de minimizar nada. Outro recurso o Aero Shake, que deixa visvel apenas a janela em uso, caso voc agite-a na tela. As demais telas so automaticamente minimizadas. Agitando-a novamente, as telas voltam.

O avano no quesito desempenho fica por conta do novo gerenciamento de servios. Os que esto em segundo plano so desativados, liberando recursos para os que esto sendo executados, diminuindo consequentemente o consumo de memria. Alm disso, a Microsoft afirma que o Windows 7 consome menos memria que o Windows Vista por ter sido melhor projetado.

O Windows 7 possui basicamente as mesmas verses do Vista.

Windows 8
O presidente da diviso de Windows, Steven Sinofsky, apresentou na conferncia BUILD 2011 a verso de desenvolvimento do prximo sistema operacional da Microsoft, oWindows 8. O sistema mostra-se ao mundo com riqueza de detalhes pela primeira vez e traz uma srie de novidades que foram pensadas para desktops e dispositivos com tela de toque. Algumas mudanas so sutis, e outras, bem radicais.
Imediatamente, o usurio se depara com a nova tela Start, com os mosaicos caractersticos. O novo ambiente substitui o Menu Iniciar e claramente influenciado pelo Windows Phone 7.

possvel reorganizar o mosaico como voc preferir, bastando arrastar os quadrados para isso.

O Internet Explorer 10 est muito diferente neste ambiente. A barra de endereo agora est localizada na parte de baixo e h poucos botes. A tela preenchida totalmente com a pgina exibida.

Mais um exemplo da influncia de sistemas para smartphones: multitarefas. Os programas no abrem ou fecham. Com a tecla Windows, o usurio volta tela Start, e o aplicativo que estava aberto passa a hibernar, mas isso no quer dizer que ele pesar no processador.

H muito capricho na janela do Gerenciador de tarefas. Ela utiliza cores para que as informaes sejam compreendidas com mais facilidade pelo usurio. Quanto mais pesado um processo, mais forte a sua respectiva cor, assim ele est sempre destacado. H muitos grficos que esclarecem o uso de processador, memria, disco e conexes de rede.

O Painel de Controle est totalmente reformulado. Tudo o que pode ser modificado est listado esquerda, com detalhes direita.
Uma opo interessante e j funcional no painel de controle a restaurao do computador ao estado original, que elimina todos os arquivos e programas e deixa s o Windows e seus programas nativos. Um outro modo permite reparar problemas, servindo como a antiga recuperao do sistema: ele remove os arquivos de programas e move a instalao antiga para a pasta windows.old, reinstalando os arquivos originais do sistema, mantendo algumas configuraes bsicas. Isso vai evitar muita reformatao com perda da partio, algo crtico entre usurios mais leigos.

O aguardado Windows 8 ter suporte a UI Metro que simula uma interface bem intuitiva completamente diferente das atuais verses do Windows que temos em nossos desktops. D para perceber claramente que a idia da Microsoft, alm de inovar seu sistema, foi deix-lo multiuso. Pois, da maneira que o mesmo foi divulgado, podemos perceber que ele se adaptar perfeitamente a um Netbook, desktop ou mesmo a um Tablet. A UI Metro pode ser facilmente desativada e o usurio poder usar o Windows d forma como j o conhecemos normalmente. A UI Metro tambm no ir interferir na velocidade do sistema.

Veja abaixo quais as principais inovaes do Windows 8 com sua nova interface.
Rpido acesso as vrias aplicaes do sistema

Maior velocidade e versatilidade do sistema operacional

Substituio do menu iniciar por um conjunto personalizvel de menus flutuantes de rpido acesso (UI Metro) Alternar entre programas abertos (Alt +Tab) de uma maneira extremamente rpida e funcional, bastanta arrastar a tela para o lado enquanto o outro programa continua em excusso Vrias formas de notificaes dentro dos aplicativos, com atualizaes sempre visveis Capacidade para dimensionar o tamanho que cada programa ocupar na tela ou monitor, bastando segurar a barra lateral do mesmo para depois arrast-la, vrios programas podem ficar abertos e visualizados ao mesmo tempo Aplicativos e programas conectados constantemente a internet inclusive utilizando HTML 5 Navegao totalmente otimizada para dispositivos com telas totalmente sensveis ao toque (Full Touch Screen) inclusive com adaptaes de todos os programas para esse fim, especialmente o internet explorer e o Microsoft Office Navegao em tela cheia e em modo panarmico Internet explorer extremamente modificado e otimizado, tambm muito semelhante a verso do IE9 para Windows Phone 7, inclusive com a barra de endereos na parte de baixo da tela.

Windows mvel

Windows CE
Windows CE era o Windows em verso compacta e para os amantes da Microsoft era um timo aliado dos aparelhos portteis, como minicomputadores, telefones celulares e o videogame Dreamcast.O Windows CE foi otimizado para dispositivos que tinham um mnimo de armazenamento. O ncleo do Windows CE rodava abaixo de 1MB de memria RAM.

Windows Mobile
Windows Mobile um sistema operacional compacto, desenvolvido para rodar em dispositivos mveis comoPocket PCs, Smartphones e Aparelhos de multimdia em geral. Projetado para ser capaz de realizar boa parte do que possvel em uma verso PC do Windows, o sistema vem com um conjunto de aplicaes bsicas bem conhecidas no mundo dos PCs, tais como o Word, Excel,PowerPoint, Windows Media Player Pocket.

Windows Phone 7
"Windows Phone 7" foi o nome escolhido para o novo sistema que veio substituir o sistema operativo mvel Windows Mobile. o Windows Phone 7 foi inteiramente reescrito e no baseado no Windows Mobile 6.5 ou anterior.

Fontes:
ms dos foto http://www.portalwatashi.com/w/index.php/component/flexicontent/items/item/165-a-historia-do-windows.html http://malinuscorp.blogspot.com/2011_07_01_archive.html texto http://williamfgomes.blogspot.com/2011/05/trabalho-data-30052011.html http://www.tecmundo.com.br/2068-a-historia-da-microsoft.htm windows 1 fotos http://blogs.estadao.com.br/link/as-caras-do-windows/ http://pcworld.uol.com.br/galerias/historia_windows/IDGPhotoAlbum_view http://msdn.microsoft.com/en-us/magazine/dd942846.aspx texto http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Galeria-Conheca-todas-as-versoes-do-Windows_a33490_z0.aspx http://blog-da-uniao.blogspot.com/2010/10/bill-gates-e-historia-da-microsoft.html http://www.alexandresmcampos.adm.br/fiec/windows-history.htm http://netsysoft.wordpress.com/2010/10/22/25-anos-de-ms-windows/ win 2

fotos http://www.umtudo.com/relembre-um-pouco-dos-25-anos-do-windows/ http://blogs.estadao.com.br/link/as-caras-do-windows/ http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Galeria-Conheca-todas-as-versoes-do-Windows_a33490_z0.aspx texto http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Galeria-Conheca-todas-as-versoes-do-Windows_a33490_z0.aspx http://netsysoft.wordpress.com/2010/10/22/25-anos-de-ms-windows/ http://pcworld.uol.com.br/galerias/historia_windows/paginador/pagina_2 http://www.portalwatashi.com/w/index.php/component/flexicontent/items/item/165-a-historia-do-windows.html http://www.alexandresmcampos.adm.br/fiec/windows-history.htm win 3 fotos http://www.rogerpousada.com.br/?p=235 http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Galeria-Conheca-todas-as-versoes-do-Windows_a33490_z0.aspx http://www.umtudo.com/relembre-um-pouco-dos-25-anos-do-windows/ http://www.guidebookgallery.org/screenshots/win311fw texto http://diastecnology.blogspot.com/2010/10/historia-do-windows-windows-3x.html http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Galeria-Conheca-todas-as-versoes-do-Windows_a33490_z0.aspx http://pcworld.uol.com.br/galerias/historia_windows/paginador/pagina_5 http://blog-da-uniao.blogspot.com/2010/10/bill-gates-e-historia-da-microsoft.html http://pplware.sapo.pt/truques-dicas/o-windows-desde-sempre-parte-4-windows-3-1x-nt-3-x/ http://mastodontte.wordpress.com/2010/11/22/25-anos-do-windows-faca-uma-turne-entre-todas-as-versoes/ http://www.alexandresmcampos.adm.br/fiec/windows-history.htm win 95 fotos http://www.livbit.com/article/2009/07/14/iphone-running-windows-95/ http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Galeria-Conheca-todas-as-versoes-do-Windows_a33490_z0.aspx http://gednt.blogspot.com/2011/05/windows-95-download.html http://toastytech.com/guis/win953.html texto http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Galeria-Conheca-todas-as-versoes-do-Windows_a33490_z0.aspx http://www.guiadopc.com.br/noticias/15608/windows-95-completa-15-anos.html http://blog-da-uniao.blogspot.com/2010/10/bill-gates-e-historia-da-microsoft.html http://pcworld.uol.com.br/galerias/historia_windows/paginador/pagina_7 win 98 fotos http://diastecnology.blogspot.com/2010/10/historia-do-windows-windows-95-e.html http://blogs.estadao.com.br/link/as-caras-do-windows/ http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Galeria-Conheca-todas-as-versoes-do-Windows_a33490_z0.aspx http://andretecno.hd1.com.br/windows98.html texto http://www.portalwatashi.com/w/index.php/component/flexicontent/items/item/165-a-historia-do-windows.html http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Galeria-Conheca-todas-as-versoes-do-Windows_a33490_z0.aspx http://oxenti.com/www/2009/06/08/windows-1981-at-2010/ http://blog-da-uniao.blogspot.com/2010/10/bill-gates-e-historia-da-microsoft.html http://netsysoft.wordpress.com/2010/10/22/25-anos-de-ms-windows/ http://pcworld.uol.com.br/galerias/historia_windows/paginador/pagina_9 win me fotos http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Galeria-Conheca-todas-as-versoes-do-Windows_a33490_z0.aspx http://www.portalwatashi.com/w/index.php/component/flexicontent/items/item/165-a-historia-do-windows.html texto http://rcinfopcs.blogspot.com/2010/04/o-windows-me-de-millenium-edition-e-uma.html http://ricardoz.blogspot.com/2009/02/windows-me-windows-eu-uso-tu-usas-nos.html http://www.portalwatashi.com/w/index.php/component/flexicontent/items/item/165-a-historia-do-windows.html http://oxenti.com/www/2009/06/08/windows-1981-at-2010/

win NT 3

fotos http://toastytech.com/guis/nt31.html http://linkbox171.blogspot.com/ http://en.wikipedia.org/wiki/File:Windows_NT_3.5_logo.png texto http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Galeria-Conheca-todas-as-versoes-do-Windows_a33490_z0.aspx http://linkbox171.blogspot.com/ http://oxenti.com/www/2009/06/08/windows-1981-at-2010/ http://pcworld.uol.com.br/galerias/historia_windows/paginador/pagina_5 http://netsysoft.wordpress.com/2010/10/22/25-anos-de-ms-windows/ win 2000 fotos http://metamorfeambulante.blogspot.com/2009_04_01_archive.htm http://www.guidebookgallery.org/screenshots/win2000advserv http://www.microsoft.com/portugal/athome/security/protect/windows2000/updates.mspx texto http://netsysoft.wordpress.com/2010/10/22/25-anos-de-ms-windows/ http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Galeria-Conheca-todas-as-versoes-do-Windows_a33490_z0.aspx http://oxenti.com/www/2009/06/08/windows-1981-at-2010/ http://www.portalwatashi.com/w/index.php/component/flexicontent/items/item/165-a-historia-do-windows.html win 2003 foto http://grupodetrabalhojpr.blogspot.com/2011/01/diferencas-do-windows-2003-e-2008.html texto http://oxenti.com/www/2009/06/08/windows-1981-at-2010/ win 2008 foto http://grupodetrabalhojpr.blogspot.com/2011/01/diferencas-do-windows-2003-e-2008.html texto http://oxenti.com/www/2009/06/08/windows-1981-at-2010/ win xp fotos http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Galeria-Conheca-todas-as-versoes-do-Windows_a33490_z0.aspx http://netsysoft.wordpress.com/2010/10/22/25-anos-de-ms-windows/ http://detodounpoco-fmd.blogspot.com/2011/02/windows-xp-service-pack-3-corporativo.html http://ajudai.blogspot.com/2010/12/historia-microsoft-windows-visao-geral.html textos http://oxenti.com/www/2009/06/08/windows-1981-at-2010/ http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Galeria-Conheca-todas-as-versoes-do-Windows_a33490_z0.aspx http://pcworld.uol.com.br/galerias/historia_windows/paginador/pagina_12 http://www.portalwatashi.com/w/index.php/component/flexicontent/items/item/165-a-historia-do-windows.html win vista fotos http://windowsvistax64.wordpress.com/2008/06/12/sobre-o-windows-vista/ http://deskmundo.wordpress.com/2007/08/16/windows-vista-boot-for-tune-up/ http://pt.kioskea.net/faq/7244-vista-como-solucionar-problemas-com-o-windows-aero http://www.windows-vista-tips-and-tricks.com/windows-vista-media-center.html texto http://netsysoft.wordpress.com/2010/10/22/25-anos-de-ms-windows/ http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Galeria-Conheca-todas-as-versoes-do-Windows_a33490_z0.aspx http://pt.kioskea.net/faq/7244-vista-como-solucionar-problemas-com-o-windows-aero http://blog-da-uniao.blogspot.com/2010/10/bill-gates-e-historia-da-microsoft.html http://windowsvistax64.wordpress.com/2008/06/12/sobre-o-windows-vista/ http://virotta.wordpress.com/category/informatica/

win 7

fotos http://www.techdug.com/what-is-aero-shake-and-how-to-disable-the-aero-shake-on-windows-7 http://www.mydigitallife.info/touch-pack-for-windows-7-oem-drop-leaked-download/ http://windows7center.com/images/fix-windows-7-boot-screen-shows-a-vista-boot-screen-instead/ texto http://www.techdug.com/what-is-aero-shake-and-how-to-disable-the-aero-shake-on-windows-7 http://netsysoft.wordpress.com/2010/10/22/25-anos-de-ms-windows/ http://virotta.wordpress.com/category/informatica/ http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1304815-6174,00.html http://www.culturamix.com/tecnologia/o-windows-7-esta-chegando-saiba-tudo-sobre-o-novo-sistema-operacional-da-microsoft win 8 foto http://www.tecmundo.com.br/windows-8/13372-primeiras-impressoes-windows-8-developer-preview-video-.htm http://www.guiadopc.com.br/analises/19984/painel-de-controle-windows-8.html http://windowsphonebrasil.com.br/wp-content/uploads/2011/09/windows-8-metro.jpg texto http://www.tecmundo.com.br/windows-8/13372-primeiras-impressoes-windows-8-developer-preview-video-.htm http://www.explorando.com.br/painel-controle-windows8 http://windowsphonebrasil.com.br/index.php/microsoft-apresenta-interface-metro-para-windows-8-muito-semelhante-ao-windowsphone-7/ win ce foto http://www.pentest.co.uk/documents/exploringwce/exploring_wce_shellcode.html texto http://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_CE http://www.guiagratisbrasil.com/o-que-e-windows-ce/ win mobile foto http://1.bp.blogspot.com/_12AiJY6ur_w/Swak0oUOgcI/AAAAAAAAEB0/QI4vtDwCQyk/s1600/51_244-Windows+Mobile+6.1.jpg texto http://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_Mobile win phone foto http://www.99cblog.com/5228/first-look-at-windows-phone-7-htc-hd7-htc-7-mozart-and-htc-7-trophy/ texto http://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_Phone_7

Anda mungkin juga menyukai