Anda di halaman 1dari 8

8 CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA

Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007

UM MTODO NUMRICO PARA A COMPENSAO DO RETORNO ELSTICO E OPTIMIZAO DE FERRAMENTAS DE CONFORMAO PLSTICA DE CHAPAS
Abel D. Santos*, Pedro Teixeira, J.F. Duarte*, A. Barata da Rocha*, * FEUP Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, R. Dr. Roberto Frias, 4200-465 Porto, Portugal INEGI Instituto de Engenharia Mecnica e Gesto Industrial, R. Barroco 174, 4465-591 Lea do Balio, Portugal *e-mail: abel@fe.up.pt

RESUMO A preciso da geometria final das peas estampadas uma questo crtica para a qualidade do produto final, para o custo e tempo de produo e para a automatizao dos processos de produo e montagem. O desenvolvimento e a melhoria das tecnologias de conformao plstica de produtos caracterizados pela elevada preciso dimensional pertencem aos principais factores que determinam a inovao e a competitividade da produo industrial no mercado mundial. O efeito do retorno elstico um dos principais factores que determina a forma final do produto e se no for correctamente controlado, afecta adversamente a preciso do produto e, por conseguinte, a sua qualidade. Este fenmeno surge como sendo a principal fonte da variabilidade dimensional e da falta de preciso observada nos componentes embutidos. Quando definida uma geometria final para um componente embutido imprescindvel ter em considerao o retorno elstico, e necessrio proceder a alteraes adequadas na geometria das ferramentas de embutidura e nos parmetros do processo. Neste artigo pretende-se fazer a apresentao de um mtodo numrico para a determinao de relaes matemticas polinomiais para serem usadas para a optimizao da geometria da ferramenta ou para a sua compensao, de modo a obtermos um componente estampado com a geometria pretendida. Esta metodologia aplicada a um componente com evidente tendncia para o retorno elstico e previses numricas so comparadas com resultados experimentais para testar a validade do mtodo proposto.

INTRODUO Nos processos de conformao plstica de chapa, o efeito do retorno elstico um dos principais factores que determina a forma final do produto e se no for correctamente controlado, afecta adversamente a preciso do produto e, por conseguinte, a sua qualidade. O controlo do retorno elstico ou a correco dos embutidos uma tarefa difcil e complexa que normalmente resolvida por mtodos tentativa-erro. Estes mtodos so altamente morosos e implicam custos elevados. O grau de dificuldade aumenta no caso de embutidos com formas muito complexas (por exemplo, peas com superfcies irregulares). Um problema adicional colocado no caso dos fabricantes de peas embutidas para a indstria automvel. O uso crescente de aos de baixa liga, aos de elevada resistncia e ligas de alumnio nesta industria caracterizado pelo retorno elstico considervel tornando a tarefa de atingir a exigida preciso dimensional ainda mais difcil. Como o retorno elstico afecta a qualidade dos componentes conformados, tem existido uma intensa pesquisa no desenvolvimento de mtodos que permitam aos projectistas minimizar os erros provenientes do retorno elstico e corrigir a geometria das ferramentas em fases precoces de desenvolvimento. Para este efeito so apresentadas vrias solues na literatura [1, 2, 3]. Contudo, qualquer que seja a tcnica utilizada para optimizar a operao de embutidura, normalmente incapaz de lidar com a complexa interaco dos diversos factores que influenciam esta operao. A optimizao da forma final de um embutido complexo ento um procedimento delicado que frequentemente conduz a atrasos no projecto, falta de qualidade final do produto e custos elevados de afinao da geometria da ferramenta (quando possvel) e dos parmetros de processo. Neste artigo proposta uma alternativa a estas tcnicas e solues [4]. Pretende-se demonstrar o interesse da aplicao do design factorial de ensaios no processo de embutidura durante a fase de optimizao do processo, combinado com simulaes numricas. Aps a determinao dos parmetros a estudar, faz-se um design factorial dos ensaios a realizar, assim como as correspondentes simulaes numricas. Os resultados so as deformadas obtidas e por ps-processamento so medidas as geometrias virtuais do componente. Finalmente estabelecem-se relaes matemticas polinomiais entre a geometria do componente e os parmetros do processo, que permitem determinar a sua influncia e as suas interaces na forma obtida do componente. As relaes obtidas podem ser usadas para a optimizao da geometria da ferramenta ou para a sua compensao, de modo a obtermos um componente com a geometria pretendida. GEOMETRIA SELECCIONADA Para ilustrar o mtodo proposto, foi seleccionada a geometria (rail) representada na figura 1. Esta geometria foi seleccionada pois apresenta uma elevada tendncia para o desenvolvimento de retorno elstico a 2 dimenses provocado pela dobragem no raio do puno e dobragem/ desdobragem no raio da matriz.

Fig. 1: Geometria seleccionada. MTODO NUMRICO PROPOSTO

Fig. 2: Parmetros geomtricos do rail [5].

Este mtodo consiste em variar, de forma controlada, variveis de processo pr-definidas e observar a correspondente variao de forma virtual final, obtida pelo mtodo dos elementos finitos. As variveis de processo so estudadas de acordo com um design factorial de experincias e a cada grupo de variveis de processo corresponde uma forma final do componente. Os parmetros geomtricos so ento calculados a partir das malhas deformadas e, por uma anlise estatstica, so estabelecidas equaes polinomiais que relacionam estes mesmos parmetros com as variveis de processo. A partir das relaes matemticas, ento possvel determinar a influncia das diversas variveis de processo nos parmetros geomtricos e consequentemente na forma final do componente. Definio dos parmetros geomtricos do componente Para o componente em estudo foram definidos alguns parmetros geomtricos [5], figura 2 que permitem avaliar o retorno elstico do componente. Definiu-se o ngulo 1 correspondendo ao ngulo no raio do puno, 2

correspondendo ao ngulo no raio da matriz, 3 correspondendo ao ngulo descrito pela parede vertical e como sendo o ngulo final da aba, o qual depende dos ngulos anteriores pela expresso:

= 1 + 2 + 3
Definio das variveis de processo

(1)

A definio das variveis de processo constitui uma das fases importantes do mtodo. A seleco e variao das mesmas dever produzir um nmero considervel de geometrias finais. Nesta fase foram considerados diversos trabalhos efectuados no estabelecimento da relaes entre variveis de processo e o retorno elstico obtido [6] assim como mtodos experimentais para a sua reduo. Hayashi et al [6] elaborou um trabalho experimental interessante na determinao da influncia de variveis de processo na forma final de um componente em U, conformado com aos de elevada resistncia. Neste trabalho so verificadas as influncias do raio da matriz, fora de cerra-chapas e folga puno/matriz. Segundo este estudo, o raio da matriz produz um efeito significativo na curvatura da parede vertical do componente. Por seu lado, o aumento da fora de cerra-chapas produz um efeito de normalizao das tenses residuais ao longo da espessura, reduzindo o retorno elstico na parede vertical. Tendo em conta os estudos referidos anteriormente, foram definidas como variveis do processo a fora de cerrachapas (FCC), o raio da matriz (RM) e o raio do puno (RP). As variveis definidas devero ser totalmente independentes, ou seja, a alterao de uma das variveis no dever modificar o valor de outra. Para cada uma das variveis, estabeleceram-se valores limites para a variao em funo do valor inicial. Definiram-se 3 valores como se mostra na tabela 1. Tabela 1: Valores limite das variveis do processo.
Varivel Fora C.Chapas [kN] Raio Matriz [mm] Raio Puno [mm] Valor inicial 90 10.0 5.0 Valor Mnimo 90 2.5 2.5 Valor Mdio 200 5.0 5.0 Valor Mximo 300 10.0 10.0

Definio do plano de simulaes Relativamente ao plano de simulaes a realizar, este foi estabelecido recorrendo a um design factorial dos ensaios a realizar, de modo a reduzir o nmero de simulaes. Esse design baseia-se no Mtodo de Taguchi [7] para a realizao de experincias, com 3 nveis de variao e 3 variveis. O plano de simulaes apresentado na tabela 2. Condies numricas O esboo foi modelado utilizando elementos de casca de integrao reduzida (S4R da biblioteca do ABAQUS) com 0.8 mm de espessura. Devido s condies de simetria do componente e sua caracterstica bidimensional, apenas um layer de elementos e foram aplicadas as condies fronteira de simetria apropriadas. Relativamente s ferramentas estas foram descritas utilizando superfcies analticas rgidas. O contacto ferramenta esboo sujeito a atrito definido por um coeficiente que se mantm constante durante todo o processo. Para o clculo do retorno elstico, foram removidas as ferramentas e foram restringidos ns do esboo de modo a impedir a ocorrncia de movimentos de corpo rgido. Nesta etapa de retorno elstico, foi usada uma formulao implcita (ABAQUS/Standard). Os principais parmetros usados na modelao numrica so apresentados na tabela 3. Relativamente modelao do material, o material foi tratado como um material elasto-plstico com anisotropia descrita pelo critrio de Hill48. A relao tenso deformao foi aproximada pelo modelo Swift com encruamento isotrpico. A tabela 4 apresenta os valores das propriedades relevantes do material seleccionado (ao USB). Para determinar se as condies numricas estabelecidas traduzem o comportamento experimental, foi realizada uma simulao que posteriormente foi sujeita a um processo de validao experimental, utilizando os dados experimentais disponveis. A comparao entre o perfil numrico e os perfis obtidos experimentalmente apresentada na figura 3. Pela anlise da figura 3, podemos constatar que existe uma grande proximidade entre resultados, e podemos afirmar que as condies numricas definidas estaro de acordo com as condies experimentais.

Tabela 2: Plano de simulaes a realizar (3 variveis a 3 nveis).


Variveis do processo Teste n 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 Fora C.Chapas [kN] 90 90 90 90 90 90 90 90 90 200 200 200 200 200 200 200 200 200 300 300 300 300 300 300 300 300 300 Raio Matriz [mm] 2.5 2.5 2.5 5.0 5.0 5.0 10.0 10.0 10.0 2.5 2.5 2.5 5.0 5.0 5.0 10.0 10.0 10.0 2.5 2.5 2.5 5.0 5.0 5.0 10.0 10.0 10.0 Raio Puno [mm] 2.5 5.0 10.0 2.5 5.0 10.0 2.5 5.0 10.0 2.5 5.0 10.0 2.5 5.0 10.0 2.5 5.0 10.0 2.5 5.0 10.0 2.5 5.0 10.0 2.5 5.0 10.0

Tabela 3: Variveis numricas e parmetros do processo.


Discretizao do esboo Tipo de elemento Tamanho do elemento Pontos de integrao Numero de elementos Casca (4 ns) 1.68mm x 5mm x 0.8 mm 5 89

Discretizao da ferramentas Tipo de ferramenta Superfcie analtica rgida Parmetros do processo Profundidade de embutidura Velocidade do puno Fora de cerra-chapas Coeficiente de atrito

60 mm 10 m/s 90 kN 0.15

Tabela 4: Propriedades do ao USB.


Mdulo de Elasticidade Tenso de Cedncia Coeficiente de Poisson Coeficientes de anisotropia Ao USB 206.62 GPa 175 Mpa 0.298 r0 = 2.09 r45 = 1.56 r90 = 2.72

USB Rail1 C.CHAPAS= 90kN


0 -100 -50 0

FEUP SIMULAO

50

10

-50

Fig. 3: Perfil experimental e numrico (ao USB, Rail 1, Fora C.Chapas=90kN, Perfil B).
USB Rail1
0 -100 -50 0 50 10

-50

Fig. 4: Perfis numricos obtidos (ao USB, Rail 1, Perfil B).


Resultados numricos e medio dos parmetros geomtricos

Os resultados dos perfis obtidos das simulaes efectuadas apresentado na figura 4. Os correspondentes valores dos parmetros geomtricos das formas virtuais foram calculados recorrendo a um software de ps-processamento, NXT Defect Evaluator [8].

Clculo das relaes polinomiais

Os dados dos parmetros geomtricos foram tratados estatisticamente pela anlise da varincia - ANOVA [9]. A partir da anlise da disperso total presente num conjunto de dados, a ANOVA permite identificar as variveis que deram origem a essa disperso e avaliar a contribuio de cada uma delas no resultado final. Essa contribuio traduzida por relaes polinomiais lineares entre as variveis do processo e os parmetros geomtricos considerados. As equaes matemticas resultantes, vlidas no intervalo definido de variao dos parmetros do processo, so as seguintes:

1 = 89.447 0.215RP 2 = 94.233 0.009 FCC 0.151RM 3 = 1.229 0.034 FCC + 1.382 RM = 2.241 0.04 FCC + 1.272 RM + 0.258RP

(2)

em que 1 , 2 , 3 e so os parmetros geomtricos do componente e RP , RM e FCC so os valores do raio do puno, raio da matriz e fora de cerra-chapas, respectivamente. Estas expresses tm apenas em considerao as variveis significativas, ou seja, as que no processo de regresso linear mltipla apresentem um nvel de significncia inferior ao estabelecido (neste caso foi imposto 5%). A influncia das variveis com nveis de significncia superiores ao imposto so rejeitadas estatisticamente por no terem um efeito relevante na disperso.
VALIDAO EXPERIMENTAL DO MTODO NUMRICO PROPOSTO

Os resultados e relaes apresentados na seco anterior foram obtidos com recurso simulao numrica. Nesta seco mostram-se os resultados relativos a um estudo experimental de variao das variveis de processo. Por razes econmicas e rapidez de execuo, as partes activas para a realizao do estudo experimental foram produzidas por uma tcnica de prototipagem rpida, o processo LOM (Layered Object Manufacturing). Este processo de prototipagem rpida permite obter objectos tridimensionais por adio de camadas de papel que so prensadas durante o processo de construo do modelo. Este estudo experimental contemplou, ento, 3 variveis de processo: raio da matriz (RM), raio do puno (RP) e ngulo do cerra-chapas (ACC). De referir que neste estudo no foi includa a varivel fora de cerra-chapas (FCC) uma vez que as diversas partes activas (matriz, puno e cerrachapas) em LOM possuem uma rigidez limitada, no sendo aconselhvel aumentar a fora de cerra-chapas correndose o risco de danificar as mesmas (figura5).

Fig. 5: Partes activas em LOM montadas na ferramenta. Procedeu-se, ento, realizao de diferentes geometrias das partes activas de modo a estudar as 3 variveis de processo seleccionadas. A tabela 5 resume as experincias realizadas. De notar que a fora de cerra-chapas exercida manteve-se constante em todos os ensaios. Aps a realizao dos ensaios experimentais procedeu-se medio dos componentes embutidos. Os resultados dos perfis obtidos dos ensaios efectuados so apresentados na figura 6. Os valores dos parmetros geomtricos correpondentes foram igualmente determinados para as formas experimentais obtidas.

Tabela 5: Quadro resumo dos ensaios experimentais realizados.


Serie n 1 2 3 4 5 6 7 8 Nmero de Fora C.Chapas amostras [kN] 3 90 3 90 1 90 3 90 3 90 2 90 1 90 4 90 Variveis do processo Raio Matriz [mm] 10 5 1 5 1 1 10 1 Raio Puno [mm] 5 5 5 5 5 1 1 5 ngulo C.Chapas [] 0 0 0 5 0 0 0 5

USB Rail1
0 -100 -50 0 50 10

-50

Fig. 6: Perfis experimentais obtidos (ao USB, Rail 1, Fora C.Chapas=90kN, Perfil B).
INFLUNCIA DAS VARIVEIS DE PROCESSO NOS PARMETROS GEOMTRICOS DO COMPONENTE

Nas seces seguintes apresentada a influncia individual de cada uma das variveis do processo considerada neste estudo experimental. tambm apresentado uma comparao entre os dois estudos, experimental e numrico, e os valores obtidos pelas equaes polinomiais.
Influncia do raio da matriz

A figura 7 apresenta os resultados respeitantes alterao do perfil final da forma experimental correspondentes variao do raio da matriz. Os resultados referem-se a componentes obtidos com cerra-chapas plano exercendo uma fora de 90 kN e com um raio de concordncia do puno de 5 mm. Verifica-se que a diminuio do raio da matriz promove uma diminuio do retorno elstico da aba. Essa diminuio mais notria quando se altera o raio de concordncia da matriz de 5 para 1 mm. A disperso que se observa no aba esquerda estar ligada com eventuais diferenas na folga puno / matriz e no com o fenmeno de deslizamento da chapa no puno [10], uma vez que foram realizados uns furos prvios na chapa, os quais foram utilizados para bloquear a chapa impedindo o deslizamento da mesma. Adicionalmente foi efectuada uma comparao entre os valores obtidos experimentalmente, pela simulao numrica e os valores calculados recorrendo s equaes polinomiais estabelecidas pela anlise da varincia. A comparao estabelecida forneceu informaes acerca da influncia do raio da matriz nos diversos parmetros geomtricos, 1 , 2 , 3 e . Tendo em ateno uma aproximao linear de ambos os resultados, experimentais e numricos, constatou-se uma tendncia semelhante e, por seu lado, as equaes polinomiais aproximam-se dos valores obtidos pela simulao numrica, uma vez que estas foram estabelecidas com os valores obtidos numericamente. Esta varivel de processo influencia de uma forma mais evidente o ngulo 3 , que corresponde ao ngulo descrito pela parede vertical (figura 8).
USB Rail1 C.CHAPAS= 90kN
0 -100 -50 0
1 mm 5 mm

5010 mm

10

-50

Fig. 7: Influncia da variao do raio da matriz (ao USB, Rail 1, Fora C.Chapas=90kN, Perfil B).

Influncia do raio da matriz no ngulo 3


15

Influncia do raio da matriz no ngulo


20

10

15 ngulo [] Experimental 10 Numrico Polinomial 5

ngulo []

Experimental 5 Numrico Polinomial

0 0 2 4 6 8 10 12

0
-5 Raio da matriz [mm]

6 Raio da matriz [mm]

10

12

Fig. 8: Influncia do raio da matriz nos parmetros geomtricos 3 (esquerda) e (direita).


Influncia do raio do puno

A figura 9 apresenta os resultados respeitantes alterao do perfil final da forma experimental correspondentes variao do raio do puno. Os resultados referem-se a componentes obtidos com cerra-chapas plano exercendo uma fora inicial de 90 kN e com um raio de concordncia de matriz de 10 mm.
USB Rail1 C.CHAPAS= 90kN
0 -100 -50 0
1 mm 5 mm

50

10

-50

Fig. 9: Influncia da variao do raio do puno (ao USB, Rail 1, Fora C.Chapas=90kN, Perfil B). Podemos constatar que a alterao do raio do puno no produz efeitos evidentes na geometria do componente, verificando-se uma elevada proximidade de resultados. A comparao entre os valores experimentais, valores numricos e valores calculados pelas relaes polinomiais dos valores dos parmetros geomtricos tambm foi efectuada para esta varivel do processo. Essa comparao apresentada na figura 10. Tal como no caso da influncia do raio da matriz, observa-se que a tendncia dos resultados semelhante indicando que os resultados numricos acompanham os resultados experimentais. No que diz respeito influncia desta varivel de processo em cada um dos parmetros geomtricos, verifica-se que o raio do puno afecta com maior evidncia o ngulo 1 .
Influncia do raio do puno no ngulo 1
100

Influncia do raio do puno no ngulo


20

95 ngulo []

15 ngulo []
Experimental

Experimental 10 Numrico Polinomial 5

90

Numrico Polinomial

85

80 0 2 4 6 8 10 12 Raio do puno [mm]

0 0 2 4 6 8 10 12 Raio do puno [mm]

Fig. 10: Influncia do raio do puno nos parmetros geomtricos 1 (esquerda) e (direita).
Influncia do ngulo do cerra-chapas

Tal como para as variveis de processo anteriores, apresenta-se na figura 11 os resultados respeitantes alterao do perfil final da forma experimental correspondentes variao do ngulo do cerra-chapas. Os resultados referem-se a

componentes obtidos com uma fora inicial de cerra-chapas de 90 kN e com raios de concordncia de matriz e de puno de 10 mm e 5mm, respectivamente.
USB Rail1 C.CHAPAS= 90kN
0 -100 -50 0
0 5

50

10

-50

Fig. 11: Influncia da variao do ngulo do cerra-chapas (ao USB, Rail 1, C.Chapas=90kN, Perfil B). O efeito desta varivel corresponde ao esperado em termos do ngulo final na aba. O aumento do ngulo do cerrachapas conduz a uma diminuio do ngulo final da aba. A alterao do ngulo do cerra-chapas de apenas 5 conduziu a uma alterao significativa na forma final do componente. A influncia desta varivel nos diferentes parmetros geomtricos apresentada na figura 12.
Influncia do ngulo do cerra-chapas no ngulo 2
100
15

Influncia do ngulo do cerra-chapas no ngulo

90 ngulo [] Experimental 80 Numrico Polinomial 70

5 ngulo []

0 -5

10

15

20

25

Experimental Numrico Polinomial

-15

60 0 5 10 15 20 25
-25 ngulo do cerra-chapas []

ngulo do cerra-chapas []

Fig. 12: Influncia do ngulo do cerra-chapas nos parmetros geomtricos 2 (esquerda) e (direita).
CONCLUSES

Foi apresentado um mtodo que permite a compensao da forma da ferramenta e optimizao das variveis do processo, permitindo a reduo ou eliminao da fase de tentativa-erro, usual na fase de prproduo de um componente obtido por conformao plstica de chapas metlicas. A comparao com resultados experimentais permitiu observar uma grande proximidade de resultados e a mesma tendncia das equaes numricas obtidas o que valida o mtodo apresentado.
REFERNCIAS

A.P.Karafillis, M.C. Boyce, Tooling design in sheet material forming using springback calculation, International Journal of Mechanical Sciences 34, 2 pp. 131-31, 1992. 2. I.Chou, C.Hung, Finite element analysis and optimization on springback reduction, International Journal of Machine Tools and Manufacture 39, pp. 517-36, 1999. 3. W.Wang, M.Lou, CAE approach for springback prediction and compensation in sheet metal forming, Simulation of Materials Processing: Theory, Methods and Applications, Lisse, pp.741-744, 2001. 4. E.Pairel, Y.Ledoux, L.Tabourot, O.Incandela, R.Arrieux, A method to determine relations between process conditions and draw part geometry, Proceedings of The XVI International Scientific and Technological Conference, pp.127-138, Poznan, Poland, June 14-16, 2004. 5. A. Makinouchi, Presentation at 3DS 6th International Meeting, Paris, France, December 16-18, 2002. 6. Yutaka Hayashi, Michio Takagi, Control of side wall curl in draw-bending of high strenght steels sheets, Advanced Tecnology of Plasticity Vol.1, pp.735-737, 1984. 7. G. Taguchi, System of Experimental Design, vol.1 & 2, Unipub-Krauss/ASI, New York/Dearborn, MI, 1988. 8. NXT Defect Evaluator, M&M Research,Inc, http://www.m-research.co.jp, 2007. 9. Miller, R. G., Jr, Beyond ANOVA, Chapman & Hall, London, 1997. 10. A.D.Santos, P.Teixeira, J.F.Duarte, A.B.Rocha, Conformao plstica de chapas Benchmarks experimentais e modelao numrica, Actas do CMCE, pp 69, Lisboa, Portugal, 31 Maio-2 Junho, 2004.

1.

Anda mungkin juga menyukai