Anda di halaman 1dari 2

ANATOMIA DA ORELHA

O rgo responsvel pela audio a orelha (antigamente denominado ouvido), tambm chamada rgo vestbulo-coclear ou estato-acstico. A maior parte da orelha fica no osso temporal, que se localiza na caixa craniana. Alm da funo de ouvir, o ouvido tambm responsvel pelo equilbrio. A orelha est dividida em trs partes: orelhas externa, mdia e interna (antigamente denominadas ouvido externo, ouvido mdio e ouvido interno). Vigilnia sanitria Os rudos altos provenientes de aparelhos de som , buzina de carros, ronco de motores, funcionamento de serras numa madeireira, mquinas numa construo, ou seja, todo barulho que incomode, prejudique o nosso corpo sem que percebamos. A poluio sonora causa estresse, lcera no estmago, tenso muscular, dores de cabea, insnia entre outras doenas. Se ficarmos expostos a um rudo muito intenso por algumas horas, poder provocar perda auditiva temporria ou um zumbido chato, dificultando a nossa audio. Naturalmente, com o passar dos anos, vamos aos poucos perdendo ou diminuindo a nossa capacidade auditiva (de perceber, diferenciar e entender os sons) . Mas se ficarmos expostos freqentemente a sons altos, como morar ao lado de uma construo, empresa ou mesmo escutar todos os dias msica alta, aceleramos este processo natural, pois os danos ao ouvido vo-se acumulando e quando chegarmos velhice, poderemos estar surdos, que a perda auditiva permanente. O ouvido um rgo frgil, por isso devemos ter todo o cuidado para no perdermos a audio e ficarmos isolados num mundo sem msica, sem palavras, sem o canto dos pssaros e sem os sons de que gostamos e estamos acostumados a ouvir.

Exames coplementares: - Audiometria tonal : exame para avaliao da audio de crianas e adultos. Pesquisa-se qual a menor intensidade de som que o indivduo consegue ouvir e se compara com o padro de normalidade; - Audiometria vocal : exame que pesquisa o grau de percepo da linguagem oral. Pode ser feito com criana de forma lcida, com auxlio de brincados de encaixe; - Autometria auditia : avalia o comportamento do paciente frente ao estimulo auditivo e o desenvolvimento das habilidades auditivas. Normalmente realizado em criana bem pequenas ou com outros comprometimentos associados; - Audiometria compo livre: pode ser realizada para avaliao da audio de crianas bem pequenas. uma avaliao realizada en qualquer faixa etria, em pessoas que precisaro ultilizam ou que ja ultilizam aparelho(s) de amplificao sonora , pois fornece informaes importantes sobre quanto e como o individuo ouve com este(s) aparelhos(s); - Imitaciometria : procedimento rpido e de fcil aplicao capaz de detectar alteraes a orelha mdia como , por exemplo, secreo e infeces;

Otoemisses acstica(teste da orelhinha): frequentemente feito em rcennascido , para detectar se h alteraes auditivas e que pode , tambm , ser feito em qualquer faixa etria. No determina limiar auditivo , mas permite pesquisar a integridade funcional da cclea, contribuindo para o diagnstico.

Anda mungkin juga menyukai