Anda di halaman 1dari 5

A relao entre Gesto, Planejamento e Politicas Publicas Educacionais.

Alessandro Rodrigues

Resumo O seguinte artigo tem por objetivo de expor brevemente os conceitos de Gesto Democrtica, Politicas Publicas e Planejamento educacional, mostrando algumas de suas ferramentas e objetivos, para por fim mostrar de que maneira esto ligados uns aos outros.

Abstract. The following article aims to expose briefly the concepts of Democratic Management, Public Policy and Educational Planning, showing some of his tools and goals and finally to show how they are connected to each other.

1. Gesto Democrtica Primeiramente apresentarei a Gesto Democrtica, pois a elucidao de alguns pontos sobre ela importante para o entendimento de alguns pontos que sero apresentados, ao decorrer do artigo. A gesto democrtica tem como objetivo a democratizao da escola e universalizao do ensino para toda a populao, bem como o debate sobre a qualidade social desta educao. Estabelece mecanismos legais e institucionais assim como organiza aes que visam a participao social para formulao de politicas educacionais, tomada de decises, definir o uso dos recursos e necessidades de investimento, deliberar coletivamente e fazer a avaliao da escola e da politica educacional. Os instrumentos e praticas que organizam a gesto democrtica escolar so as assembleias ou conselhos escolares, no qual devem estar presentes representantes dos quatro seguimentos da escola (pais, alunos, professores e funcionrios), e estes devem ter funes deliberativas, consultivas e fiscalizadoras para que assim possam dirigir e avaliar todo o processo de gesto escolar, e no apenas funcionar como consulta. At mesmo o Projeto Politico Pedaggico (PPP) deve ser construdo atravs de planejamento participativo do seu momento de diagnostico, e no estabelecimento das diretrizes, como nos objetivos e metas, na execuo e avaliao, assim como desenvolver projetos de interesse da comunidade escolar, que devem ser avaliados e revitalizados.

A gesto democrtica da escola, significa, ento a conjuno entre instrumentos formais (eleio de direo, concelho escolar, descentralizao financeira) e prticas efetivas de participao, que conferem a cada escola sua singularidade, articuladas em um sistema de ensino que igualmente promova a participao nas politicas educacionais mais simples. (MEDEIROS, I. L. P. 2008)

2. Planejamento Educacional O planejamento da educao se da em diferentes nveis que vo desde o sistema de ensino, passa pelas unidades educativas, at o trabalho do professor no dia a dia da sala de aula. A legislao brasileira indica alguns destes nveis de planejamento. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional 1 (LDB), no artigo 9, estabelece que um dos deveres do Governo Federal elaborar o Plano Nacional da Educao (PNE). Este mesmo dever atribudo aos estados e municpios, ao constiturem seus sistemas de ensino (Art. 10 e 11). As escolas tambm tem a tarefa de elaborar e executar sua proposta pedaggica (Art. 12), estas devem o fazer atravs da gesto democrtica. No Plano Nacional da Educao (PNE) so definidos os objetivos, as diretrizes e metas para todos os nveis e modalidades de ensino assim como para o financiamento e a gesto da educao nacional. O Plano Nacional da Educao (PNE) valido por um perodo de dez anos, aps este perodo um novo plano traado. Ele tem como objetivo orientar as aes do poder publico, tornando-se assim um mecanismo que define os rumos da politica educacional no Brasil.

3. Politicas Publicas. Das diversas politicas publicas existentes no Brasil, tratarei apenas do FUNDEB 2 e do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE). Pois a meu ver so os que melhor articulam com a gesto democrtica e com o planejamento educacional. O FUNDEB um fundo contbil de mbito estadual destinado a calcular o valor a ser transferidos aos governos municipais e estadual de acordo com o numero ponderado de alunos matriculados na respectiva rede de ensino. Ele composto por

1 2

Lei n 9.394/96. Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e Valorizao dos Profissionais da Educao.

20% das receitas provenientes das transferncias constitucionais obrigatrias da Unio para os estados e municpios dentro outros percentuais de outros impostos e fundos (ITR, ITCMD, ICMS, IPIexp, FPM, FPE). O FUNDEB usado se a capacidade de atendimento da rede publica local for insuficiente para expandir sua rede de ensino. Estabelece tambm que a Unio complemente os recursos existentes nas contas estaduais sempre que valor mdio ponderado por aluno 3 no alcanar o mnimo definido nacionalmente. J o Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE), lanado em 2007 pelo Governo Federal, introduziu mudanas na regulao das relaes

intergovernamentais, ao associar transferncias voluntrias de recursos com o cumprimento de metas educacionais. Na atualidade este repasse esta condicionado a elevao do rendimento escolar medido pelo ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (IDEB).

Concluso. O Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE) se articula com o Plano Nacional de Ensino (PNE) na medida em que retoma e discute as metas e diretrizes nele, PNE, apontadas e procura contribuir no sentido de se criar as condies financeiras, com repasse dos fundos do FUNDEB, e objetivos para sua realizao. Por conseguinte os locais com baixo IDEB so desafiados a realizar um diagnostico da situao educacional. E a partir do diagnostico fazer um planejamento de aes para os 4 anos seguintes com o objetivo de reverter a situao de debilidade da educao. Planejamento este que deve ser feito na prxis da gesto democrtica. Deste modo fica clara o relacionamento entre Planejamento Educacional (em todos os nveis), Politicas Publicas e Gesto Democrtica.

Razo entre recursos de uso constitucionalmente obrigatrio na Manuteno e Desenvolvimento do Ensino (MDE) e o custo anual do aluno, relativo ao padro mnimo de qualidade.

Referencias Bibliogrficas.

MEDEIROS,

Isabel

Leticia

Pedroso.

Gesto democrtica escolar.

Disponvel em: <http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigo/2666/gestaodemocratica-escolar>. Acesso em: 08 Dez. 2011.

SILVA, Marcelo Soares Pereira. Planejamento e Prticas de Gesto Escolar. Disponvel em: <http://escoladegestores.mec.gov.br/site/5-sala_

planejamento_praticas_gestao_escolar/pdf/u1_4.pdf> Acesso em: 08 Dez. 2011.

DUARTE, Marisa R. T. e FARIA, Geniana Guimares. Recursos Pblicos para Escolas Publicas: As politicas de financiamento da Educao Bsica no Brasil e a regulao do Sistema Educacional Federativo. Belo Horizonte, 2010.

Anda mungkin juga menyukai