Anda di halaman 1dari 7

Analise SWOT

NOME: ris Moraes Santos PROFESSOR: Celso Viviani

TURMA: 4TMNC

ndice

Introduo

...02

Analise SWOT

...03

Concluso

...06

Introduo
Criada por Kenneth Andrews e Roland Christensen, dois professores da Harvard Business School, e posteriormente aplicada por numerosos acadmicos, a SWOT Analysis estuda a competitividade de uma organizao segundo quatro variveis: Strengths (foras) Weaknesses (fraquezas) Opportunities (oportunidades) Threats (ameaas).

O objetivo da SWOT definir estratgias para manter pontos fortes, reduzir a intensidade de pontos fracos, aproveitando oportunidades e protegendo-se de ameaas.

Analise SWOT
SWOT uma sigla que indica a primeira letra das palavras Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats (Pontos fortes, Pontos fracos, Oportunidades e Ameaas) e uma definio das fraquezas e fortalezas de uma empresa, bem como as oportunidades e ameaas inseridos em seu ambiente. Seguem alguns exemplos de assuntos para a aplicao da anlise SWOT: A empresa (sua posio no mercado, viabilidade comercial, etc.) Um mtodo de distribuio Uma marca ou produto Uma idia de negcio Estratgias para penetrar em um novo mercado ou o lanamento de um novo produto Uma oportunidade de expanso do negcio A escolha de um parceiro potencial A escolha de um fornecedor Uma estimativa de oportunidades de investimento. Um SWOT clssico se parece com uma tabela feita de clulas onde se elencam os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaas Pontos Fortes Pontos Fracos Oportunidades Ameaas

Isto pode parecer fcil completa-se a tabela e a anlise SWOT est pronta. Mas os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaas podem se acumular tanto a ponto de no conseguirmos distinguir qual deles tem uma maior ou menor importncia. nestes casos que a tcnica de Mapas Mentais pode trazer uma vantagem interessante. Uma representao visual da informao pode facilitar o processo de entendimento e lhe permite alocar os pontos e idias mais importantes, resultando em uma anlise SWOT realmente til e eficaz.

Uma anlise SWOT pode trazer organizao que a utiliza um conjunto de informaes importantes para a tomada de decises. Quando realizada atravs de Mapas Mentais, temos condies de conduzir reunies rpidas com clientes e membros da equipe para o levantamento de pontos que iro nos ajudar em uma anlise mais completa. Para completar, os Mapas Mentais nos permitem rapidamente ampliar a viso que temos dos pontos registrados durante a reunio, de forma a identificarmos seus componentes mais importantes (como em uma estrutura analtica de projetos) e at mesmo trabalhar em uma rpida diviso de tarefas entre os participantes de uma reunio para uma efetiva tomada de deciso.

Fonte: O Gerente (http://www.ogerente.com.br) Plano de Negcios (http://www.planodenegocios.com.br)

Concluso
Talvez voc no tenha pensado sobre isto, mas s vezes necessrio reconsiderar as estratgias de negcios, para avaliar nossa posio e os prospectos de nossos produtos ou empresas em relao ao mercado. s vezes necessrio analisar novas idias e propostas e o sentimento o de como se fssemos um comandante no meio do campo de batalha e isto necessrio para avaliarmos o terreno para as batalhas que esto por vir, ponderar sobre posies vantajosas e desvantajosas, estimar as foras e pontos fortes do oponente. A aplicao da anlise SWOT lhe permite sistematizar todas as informaes disponveis e obter uma leitura transparente do campo de batalha, de modo a poder tomar uma deciso balanceada. A anlise SWOT , portanto, um instrumento de fcil aplicao e pode ser de grande utilidade no planejamento das organizaes sociais, assim como vem sendo no planejamento de muitas organizaes privadas.

Anda mungkin juga menyukai