Anda di halaman 1dari 4

Como montar uma auto-pea

Se voc est pensando em montar uma auto-pea, saiba que este um mercado bastante promissor. A indstria automobilstica no Brasil cresce cada vez mais com o aumento na venda de veculos e os consumidores sempre esto procura de peas para repor. Mas saiba que tambm um setor bastante concorrido. Para o empreendedor se dar bem necessrio uma viso de negcio e de oportunidades; oferecer um diferencial tambm pesa na balana. Alm disso, ter paixo por carros uma caracterstica comum em empreendedores que tm loja de auto-peas. Conhecer sobre a mecnica de carros fundamental para lidar com a clientela que sempre visita o negcio e poder supervisionar os funcionrios. Mas nada impede que um leigo estude, goste e aprenda com o tempo sobre carros. Escolha bem os itens que faro parte da sua loja de auto-peas e trace um plano consistente para enfrentar os desafios da rea.

Planejando a loja de auto-peas


Como montar uma auto-pea algo que pode gerar dvidas para muitos empreendedores. Por isso, o primeiro passo planejar. Faa um planejamento estratgico e disponibilize tudo o que ir necessitar para construir o sonho de ter seu prprio negcio. Rena informaes e tenha todo mtodo necessrio para chegar ao seu objetivo. Para se inspirar a fazer o seu planejamento use exemplos de negcios no ramo de autopeas que deram certo e que tenham tradio no mercado. Analise os concorrentes e veja como funcionam os seus mecanismos de atuao e anote e registre tudo que lhe servir como base para um negcio rentvel e que tenha excelncia.

Estudando o projeto da loja de auto-peas


Para se dar bem na rea de auto-peas, conhecer como o mercado funciona umas das tarefas mais importantes para o empreendedor. Todas as decises acerca de medidas para gerenciar suas vendas e criar suas estratgias de marketing e promoo tm origem na forma como o mercado age. Quanto mais conhecer sobre o conceito do consumidor sobre produtos e servios de qualidade, melhor ser o desenvolvimento desses itens em seu negcio. Com essas informaes as suas estratgias para divulgar o seu negcio no ramo automobilstico ser muito mais eficiente.

O prximo passo checar a viabilidade do negcio. Com bases em informaes slidas e confiveis, analise o quanto a sua empresa ser auto-sustentvel no mercado e monte um planejamento financeiro que d suporte para que a empresa sempre esteja estvel. No pense duas vezes se precisar de uma ajuda profissional para a checagem de viabilidade do projeto do seu negcio. Quanto mais profissional for a avaliao do seu negcio, melhor ir prever o futuro dela e evitar muitos imprevistos que so comuns ao se iniciar um negcio.

Construindo sua empresa de auto-pea


Depois de planejar, preciso procurar um local para instalar o seu negcio de autopea. Escolha uma rea de fcil acesso para os clientes e com possibilidade de estacionamento. Alm disso, observe a concorrncia do local desejado e tente montar sua loja de auto-pea em uma regio de bastante movimento, mas onde no haja tantos negcios semelhantes ao seu. Assim, voc conseguir mais clientes e maior lucro. Em seguida, veja a situao do imvel na prefeitura e legalize seu negcio, abrindo firma e cadastrando na junta comercial, prefeitura e corpo de bombeiros da sua cidade. Pea ajuda de um contador para saber quais outros documentos sero necessrios para a sua auto-pea. A empresa deve ser iniciada e estar habilitada para atender aos requisitos mnimos exigidos pelo seu negcio com todas as ferramentas necessrias e com produtos e servios definidos. Escolha os profissionais adequados a necessidade do seu negcio e com conhecimento em peas de carro. Faa com que eles atinjam os objetivos traados atravs da motivao e de uma tima administrao de equipes.

Quais produtos vender na aut0-pea?


A linha de produtos para se trabalhar em uma auto-pea muito extensa. A quantidade e a variedade de peas e de marcas dependem do local onde a loja de auto-pea est instalada e se o empreendedor quer focar em um pblico-alvo mais especfico, como carros de luxo ou populares. H regies que somente necessitam de determinadas linhas de produtos e servios ou linha de produtos compatveis com os carros mais usados. Sempre bom monitorar como est o mercado e adaptar a sua linha de produtos e servios de acordo com a clientela. Em uma aut0-pea, pode-se vender, por exemplo, os seguintes itens:

Faris de diversos tipos e tamanhos Pneus para todas as marcas de carro Retrovisores Bancos e tapetes Freios e sistema de frenagem

Peas para a parte mecnica do carro Peas para parte eltrica do carro Baterias Outros itens

A questo financeira do seu negcio


necessrio prestar ateno ao que acontece na parte financeira da empresa, caso contrrio, podem aparecer surpresas desagradveis. Faa todo o clculo para ter uma noo geral e ao mesmo tempo detalhada do seu fluxo de dinheiro. Se no tiver prtica com planilhas, contrate um administrador ou contador para listar o total de gastos, total de compras feitas, quantidade de itens para comprar entre outras coisas. Para montar sua auto-pea preciso pensar em alguns gastos e investimentos:

Servios bsicos como fornecimento de gua, de energia eltrica, gastos com Internet e similares Gastos com o local onde est instalado o seu negcio, com reforma e reparos e outros relacionado com o espao fsico de sua empresa Gastos com compra de produtos do estoque, itens para manuteno do local e outros Gastos com contabilidade Custos com recursos humanos e custos relacionados

Todo negcio precisa ter um capital de giro para reinvestir atravs da reposio de peas, contratao de novos funcionrios entre outras coisas. Ele importante, pois serve como reserva para o seu empreendimento contra crises, baixa de vendas, etc. A dica para o empreendedor ter sucesso ao administrar o seu capital de giro ter um controle rgido do que acontece financeiramente em seu negcio. Todo o dinheiro economizado, bem investido e aplicado ser muito til em pocas onde a procura pela sua loja no estiver to boa assim. De acordo com o local onde montar a auto-pea, sua tabela de preos ter um padro diferente. Se estiver em uma rea onde a concorrncia tem um grau de competitividade necessrio conhecer os concorrentes e seus preos para oferecer um diferencial. Se explorar reas sem muita concorrncia, voc pode investir em preos mais competitivos para atrair mais clientes, manter as suas contas em dia e tambm para gerenciar o seu negcio. O desenvolvimento de bons fornecedores oferecer vantagens na concorrncia. Economizando ao comprar os produtos para o seu estoque sem perder de foco o preo e a qualidade, seu produto alavancar o seu negcio, principalmente quando se inicia o negcio e a conquista de clientes necessrio. http://www.novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/como-montar-uma-auto-peca/

http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1041338-9658,00AUTOPECAS+PROCURAM+SAIDA+NO+MERCADO+DE+REPOSICAO.html

Anda mungkin juga menyukai