Anda di halaman 1dari 15

EducomJT: prticas educomunicativas em salas de aula presencial com uso de tecnologias diversas (Educomunicao atravs do Peridico Jornal da Tarde )

Luci Ferraz de Mello 1 Maria Izabel de Arajo Leo 2 Maria Salete Prado Soares 3 Ana Carolina Altieri Soares 4 Carmen Lucia Melges Elias Gatts 5

Resumo: Este artigo descreve o Projeto EducomJT, o qual foi desenvolvido a partir de uma parceria entre o Ncleo de Comunicao e Educao (NCE), ligado Escola de Comunicaes e Artes, da Universidade de So Paulo, com a equipe de jornalistas responsvel pela coluna Pais e Mestres, do peridico Jornal da Tarde, do Grupo O Estado de S.Paulo, para o planejamento e sugesto de planos de aula sob abordagem educomunicativa, de 2006 a 2007. Ele se inicia com uma parte terica sobre as interrelaes da Comunicao e Educao e o surgimento do campo da Educomunicao junto regio Iberoamericana, bem como so apresentadas algumas das premissas tericas que embasam o referido campo. H uma descrio do referido projeto e so apresentadas as bases utilizadas no desenvolvimento das sugestes de aulas com a referida abordagem, sempre considerando a utilizao de uma ou mais tecnologias de comunicao, para o estabelecimento de processos dialgicos reflexivos junto aos espaos educativos. Ao final apresentada a deciso de retomada do mesmo e os prximos passos dessa ao, agora com publicao no espao NING do NCE/USP. Palavras chave: Educomunicao, prticas educativas, novas tecnologias da comunicao.

Abstract: This article aims to present the EducomJT Project, which was implemented by a partnership between the Ncleo de Comunicao e Educao (NCE), from Escola de Comunicaes e Artes, at University of So Paulo, with the journalists team responsible for the Parents and Teachers column, at Jornal da Tarde, from O Estado de S.Paulo Group, for the production of classes plannings with educommunicative approach, from 2006 to 2007. We start with a brief explanation about the context of interrelations between Communication and Education and the emergence of the Educommunication field,as well as we present some of the basis of this new field. We describe the EducomJT project and we also present the topics considered for the development of classes suggestions with this specific approach, always considering the use of one or more communication technologies for the establishment of reflexive dialogical processes at educative environments. We conclude by discussing the decision of planning new classes suggestions again, this time with publications at NCE/USP page at NING environment.

1 Mestre em Comunicao Social, Pesquisadora do Ncleo de Comunicaes e Educao, Universidade So Paulo, e Membro da Comunidade Prxis - Estudos de Tecnologias Digitais Aplicadas Educao. E-mail: lferrazmel@gmail.com 2 Mestre em Comunicao Social e Pesquisadora do Ncleo de Comunicaes e Educao, Universidade So Paulo, e Membro da Comunidade Digest EAD, Unicamp, Campinas. E-mail: izabelwiz@gmail.com 3 Mestre em Comunicao Social e Pesquisadora do Ncleo de Comunicaes e Educao, Universidade So Paulo. E-mail: saletesp@gmail.com 4 Graduao em Comunicao Social e Pesquisadora do Ncleo de Comunicao e Educao, Universidade de So Paulo. E-mail: ybacoby@gmail.com 5 Doutoranda em Comunicao Social e Pesquisadora do Ncleo de Comunicaes e Educao, Universidade So Paulo. E-mail: caluga8@gmail.com

Key words: Educommunication, educative practices, new communication technologies

Introduo A Era da Informao trouxe grandes transformaes junto sociedade, sendo que dentre as discusses que merecem destaque, dois campos so prioritrios e merecedores de ateno: Educao e Comunicao. A educao se expandiu e passou a acontecer ao longo da vida do ser humano, alm do espao formal. Esse cenrio derivou-se principalmente do surgimento das novas tecnologias e o discurso da Educao passou a freqentar outras reas alm da escola, adentrando inclusive o campo da comunicao Baccega (2001) j destacara que a escola e famlia, tradicionais agncias de socializaes, comearam a exercer forte influncia na edificao dos valores da sociedade a partir desse encontro com essas mdias diversas. E exatamente nesse campo que a Educomunicao se fez presente, para que se possa refletir, apropriar e aprofundar mais o conhecimento sobre essa interrelao de comunicao e educao na escola. A Educomunicao apresenta um cunho interdiscursivo e transdisciplinar, podendo ser estudada a partir de cinco reas de interveno, e tem como seu principal objetivo a insero do indivduo nesta sociedade miditica, a partir da construo da cidadania, numa perspectiva dialgica, preocupada com a capacidade crtica dos seres humanos frente aos meios de comunicao e com a formao de ecossistemas comunicativos. A Educomunicao essencialmente prxis social (SOARES, 2011, p. 13), no um captulo de didtica ou aplicao das tecnologias da comunicao e educao. No se trata do mero uso de instrumentos ou ferramentas de comunicao no ensino, de uma mera metodologia. , na verdade, um campo de prticas processuais horizontais, inclusivas, dialgicas, de apropriao e expresso. E que envolve, fundamentalmente, na educao, a mediao. As mdias como agentes de socializao possuem, sem dvida, um papel educativo no mundo contemporneo (SETTON, 2010), so instncias transmissoras de valores, padres e normas. Frequentemente essas duas instncias entram em conflito, uma das propostas da Educomunicao refletir sobre o papel pedaggico e ideolgico das mdias.

Soares entende que diante de uma mdia que se sente livre para produzir e divulgar o que convm ao tipo de relao que mantm com o mercado, a educao se previne e cria programas de anlise crtica das mensagens em circulao... (SOARES, 2011, p.17-18). Assim, reconhecido o direito universal de expresso, a Educomunicao far todo o esforo necessrio para ampliar o potencial comunicativo dos membros da comunidade educativa (op.cit., p.18).

Interrelao Comunicao e Educao no Sculo XXI As transformaes das idias que se originaram do desenvolvimento dos meios de comunicao ao longo das ltimas dcadas, as quais estavam revelando numa forte influncia dos pases ricos sobre os pases em desenvolvimento, motivaram a UNESCO a dedicar esforos para entender tais influncias. Suas aes para cont-las se desenvolveram pelo incentivo aos estudos sobre as interrelaes Comunicao e Educao junto regio iberoamericana, com a educao para os meios e o uso das tecnologias da informao no ensino e na defesa dos interesses das comunidades. Nesse momento se originou a ideia de implantar a Nova Ordem Mundial de Informao e da Comunicao (NOMIC), especialmente na Amrica Latina (SOARES, 1999). Com isso, vrios especialistas iberoamericanos das reas de educao e comunicao focaram no desenvolvimento de pesquisas diversas sobre a recepo crtica dos meios de comunicao, pedagogia da comunicao, pedagogia da imagem, educao para a comunicao ou didtica dos meios audiovisuais, entre outros. nesse momento que a pedagogia crtica de Paulo Freire, conhecida como emancipadora ou libertadora, ganha fora por toda Amrica Latina e se propaga pela Espanha. De fato, ao final dos anos 1980, a UNICEF, a UNESCO e a organizao independente denominada CENECA (Centro de Investigacin y Expresin Cultural y Artstica) se unem para a organizao de um encontro entre vrios especialistas dessa comunidade de pesquisadores, em Santiago do Chile. Ali eles puderam expor suas experincias e refletir sobre a influncia dessas novas mdias junto sociedade como um todo. O termo Educomunicao surge pela primeira vez nesse evento, que poca foi definido como:
... o conhecimento das mltiplas linguagens e meios atravs dos quais se concretiza a comunicao pessoal, grupal e social. Abrange tambm a formao de senso crtico, inteligente, sobre os processos comunicativos e sobre suas mensagens para descobrir os valores

culturais prprios e a verdade 6. (CENECA/UNICEF/UNESCO,1992, apud APARICI, 2010:9)

Em paralelo a esse movimento, ocorreu tambm o que vrios estudiosos defensores da modernidade tardia ou da ps-modernidade apontam como as mudanas na forma de aprendizagem por parte dos educandos junto s instituies de ensino. O surgimento das novas tecnologias digitais trouxe ainda grandes mudanas quanto s maneiras das pessoas se relacionarem e se comunicarem entre si. Atualmente as crianas j chegam s escolas com novos modelos referenciais de interaes em funo de toda dinmica passvel de ser praticada em suas vidas fora da escola. A exposio frequente desses discentes aos vrios contedos passveis de serem acessados em televiso e internet, por exemplo, bem como aos prprios jogos de videogame, vem desenvolvendo a capacidade criativa e interativa dos mesmos. Essas novas habilidades edificadas fora da escola tm levado os alunos a refletirem mais sobre esses contedos e a desejarem participar ativamente desse processo de aprendizagem. Porm, mais do que isso, eles demandam conhecer a razo da escolha dos tpicos e identificar qual a sua aplicabilidade imediata em seu dia a dia. Esses novos educandos no desejam dedicar seu precioso tempo aprendendo disciplinas que, pelo seu entendimento e referncias, no tero utilidade imediata em suas vidas. Ao contrrio, focam na construo de saberes que possam ser aplicados mais imediatamente em suas vidas e desejam tambm uma maior relao com sua escola, a qual deve se repensar para se tornar um espao de troca, de prazer, de relacionamento interpessoal. As novas tecnologias trazem para o cotidiano das pessoas uma avalanche de informaes, imagens, sons, transformando todas as formas de se aprender e conhecer. Manuel Castells cita Franoise Sabbah para avaliar essas novas tendncias:
...a nova mdia determina uma audincia segmentada, diferenciada que, embora macia em termos de nmeros, j no uma audincia de massa em termos de simultaneidade e uniformidade da mensagem recebida. A nova mdia no mais mdia de massa no sentido tradicional do envio de um nmero limitado de mensagens a uma audincia homognea de massa. Devido multiplicidade de mensagens e fontes, a prpria audincia tornou-se mais seletiva. A audincia visada tende a escolher suas mensagens, assim aprofundando sua segmentao, intensificando o relacionamento individual entre o emissor e o receptor (CASTELLS, 1999, p.242).

Percebe-se uma modificao de padro quanto forma como as pessoas esto tratando os aspectos tempo e espao. O aluno de hoje busca um contedo que possa ser aplicado imediatamente, pois no h mais tempo para adiamentos, seja dos resultados,
6

Traduo livre da autora, para o texto original em espanhol.

seja da emoo. Ele no mais aceita a relao vertical professor-aluno e at desafia essa autoridade. Esclarece que se trata de um contexto histrico que deve ser visto como...
...uma das mediaes mais atuantes nas relaes efetivadas na sala de aula e nas relaes educacionais, em geral, seja familiar, comunitria ou religiosa. Compreender as razes do conflito e entender os significados dessa mediao, no entanto, pode tornar a atividade mais fcil ao mundo contemporneo (SOUSA, 2003, p. 130).

Ao compararmos o contexto e suas demandas atuais com a aprendizagem resultante do antigo modelo de aprendizagem, de bases reprodutivistas, temos que a escola no mais consegue ser espao de vida, de referncias nem para criar e negociar a autonomia da vida (SOUSA, 2003, p.25). Foi no Iluminismo que se originou esse modelo educacional dito tradicional, com caractersticas prprias da modernidade. Ele se fundamenta na cincia e na racionalidade, caracterizando-se pela organizao em fases e etapas, sendo que cada uma dessas etapas pressupe a preparao para a etapa seguinte. Aqui possvel resgatar a questo do prazer adiado, no qual voc estuda hoje a continuidade do contedo de ontem, para aplic-lo amanh quando, ento, voc poder ser feliz: ...a escola traz consigo a promessa moderna do progresso, da ascenso e do desenvolvimento social e de um futuro melhor, ainda que no seja capaz de garantir isso (SOUSA, 2003, p. 129). Esse contexto fez surgir uma intensificao dos estudos sobre recepo pelos pesquisadores da regio iberoamericana, os quais resultaram na constatao da utilizao cada vez maior desses veculos de comunicao como mediadores dos processos comunicacionais, inclusive naqueles voltados ao processo educacional. Martin-Barbero, em 1996, j alertava para o fato de que um dos grandes desafios da atualidade era a instalao de um ecossistema comunicativo que abrangesse as experincias culturais diversificadas e o entorno das novas tecnologias da informao e comunicao. E que ainda tivesse a educao como o lugar onde se edificasse um processo de aprendizagem que preservasse seu encanto. Com base nesse pano de fundo das mudanas sociais ocorridas com o desenvolvimento dos meios de comunicao, possvel de se compreender melhor o motivo de tantos entraves, principalmente ao se confrontar algumas das caractersticas metodolgicas atualmente praticadas com as expectativas dos alunos nos dias atuais em relao educao. A comunicao e, consequentemente, a educao no est se concretizando da forma como deveria e poderia. O prazer de aprender ainda quase que

totalmente tolhido ao aluno, sendo que a disciplina e represso quase se configuram como motivao escolar. Frente a isso, a necessidade de se ir mais fundo no conhecimento sobre essa interrelao da comunicao e educao se fortalece, de forma a se localizar possveis caminhos a serem trilhados na busca por um equilbrio de foras. Especificamente em relao questo da gesto da comunicao no espao educativo, Soares defende que:
Pensar a questo da comunicao enquanto mediao educacional na Era da Informao implica estudar as profundas razes que unem e muitas vezes colocam em oposio sistemas que trabalham a representao simblica, como o caso do sistema de meios de comunicao e o sistema de educao escolar (SOARES, 1999, p.04).

Devido amplitude das influncias que as diversas tecnologias exercem hoje na vida do homem atual, observamos que as grandes massas ... podem viver sem a Escola, porm j no vivem sem a Comunicao. da Comunicao que alimentam seu imaginrio, constroem suas representaes, encontrando a sntese para a complexidade da vida moderna (SOARES, 1999, p. 52). E complementa que: nela que encontram o espao da mediao social e de significao, para alm da fragmentao e simplificao patrocinada pela cincia tradicional, reproduzida pela escola formal (SOARES, 1999, p. 52). A compreenso desse conflito e dos significados dessa mediao resulta, pois, na facilitao e adequao dos processos educacionais ao mundo contemporneo. A educomunicao j passa a ser compreendida e aceita como um processo facilitador/mediador do dilogo e da interao entre aluno e professor, de forma a atender as demandas tanto do aluno como do educador no processo conjunto de construo do conhecimento. H, pois, a necessidade de uma reviso dos processos de aprendizagem, com o objetivo de compreender e identificar as metodologias mais eficazes de ensino a ser adotada para os tempos atuais. Frente a isso, a Escola de Comunicaes e Artes, da Universidade de So Paulo, por meio do Ncleo de Comunicao e Educao NCE tem dedicado especial ateno para o estudo do campo da Educomunicao. O objetivo desse novo campo no ocupar as reas atualmente conhecidas como Comunicao e Educao, sendo que sua finalidade estudar sua interrelao e contribuir para a identificao de novas prticas de aprendizagem que faam uso dos meios de comunicao disponveis na sociedade. A pesquisa a partir desse novo campo foca a interao dialtica entre as pessoas e sua

realidade, onde todos os agentes do processo so transmissores e receptores ao mesmo tempo (SOARES, 1999).

Educomunicao e o Dilogo Reflexivo Entre os anos de 1997 e 1998, o Ncleo de Comunicao e Educao (NCE), da Universidade de So Paulo, Universidade de So Paulo, desenvolveu uma pesquisa, intitulada "Interrelao Comunicao e Educao em Cultura da Amrica Latina", sob a coordenao do Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares, que identificou a consolidao do campo da Educomunicao. Esse tem como um de seus princiapias aspectos a adoo de prticas voltadas ao estabelecimento do dilogo reflexivo para o desenvolvimento do pensamento crtico dos alunos. Dois dos grandes influenciadores dos estudiosos sobre esse tema foram Paulo Freire (1925-1977) e sua teoria da Educao Libertadora, juntamente com Clestin Freinet (1886-1966). Freinet (1985) enfatizava que transmisso das mesmas se d por meio da ocorrncia de emisso e recepo de mensagens entre dois ou mais interlocutores, a partir do que chamava de educao como expresso de ideias. No incio dos anos 1920, ele solicitiou que seus alunos publicassem seus textos, os quais seriam elaborados aps intensa troca de argumentos, para que fosse desenvolvido um olhar crtico dos meios de comunicao. Seus discentes redigiam, argumentavam com os colegas, em grupos menores, elaboravam uma edio final e realizaravam a publicao em jornais da escola. Posteriormente os livros didticos tradicionais de suas aulas substituram os escritos dessas trocas. Essas atividades ajudaram na constatao da importncia dos alunos para se apropriarem do processo comunicativo de aulas, com a atuao deles como sujeitos produtores de significados, a partir do desenvolvimento do pensamento crtico. Foi exatamente com base numa significativa reviso dos processos pedaggicos surgidos at os anos 1970, que Freire (2002) defendeu a emancipao pela educao, afirmando que educao dilogo, comunicao: ...no transferncia de saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significao dos significados (FREIRE, 2002, p. 69). Ele defendeu que a relao educador educando deve ser igualitria e a construo do conhecimento precisa da problematizao do tema em estudo, que foram as bases para a pedagogia libertadora. por meio da mediao do educador e do

estabelecimento de um dilogo consistente entre todos os participantes de um ambiente de aprendizagem que esse contexto se torna realidade. Freire (2002) refletia sobre a necessidade de se libertar os oprimidos dos opressores e tambm de si mesmos, abandonando o sentimento de ser menos do que outros. Contudo, essa restaurao da humanidade no aconteceria pela opresso dos opressores, mas pela restaurao da humanidade de cada pessoa, que envolve a colaborao no processo de comunicao entre dois ou mais participantes, e no apenas de um para outro. A libertao dos oprimidos no simplesmente uma tomada de conscincia, mas sim uma autonomia maior do direito de cada pessoa para praticar a liberdade sem pender para o outro extremo e se tornar opressivo. Para esse autor, a prxis libertadora significa reflexo e ao humana sobre o mundo para transform-lo. A Educomunicao defende a igualdade dentro da sala de aula por meio do estabelecimento de uma comunicao todos todos, voltada reflexo sobre vrios significados e desenvolvimento do pensamento crtico. O aluno precisa ser respeitado como pessoa que pensa a partir de um conhecimento anterior e de referncias internas, sendo capaz de refletir e debater sobre um tema especfico com base em vivncias e saberes prvios. Por isso, h a necessidade de se ajustar os sinais que sero trocados e debatidos entre os participantes para o estabelecimento do dilogo autntico e construo consistente de novos significados. O processo legtimo de dilogo s acontece quando as contribuies dos participantes so reais e autnticas, com a verdadeira inteno de trocar pontos de vista e consequente reflexo conjunta, sem qualquer manipulao de qualquer participante, sem espao para opressor ou oprimido, apenas a interao do mesmo para a construo conjunta de conhecimento sobre um tema especfico. A postura atual de muitos educadores deve ser revista para que eles passem a adotar uma postura de mediao e no de mero transmissor de contedos, ou mesmo a postura opressiva, impondo os seus pontos de vista, sem espao para contribuies e reflexes. Um outro aspecto destacado por Freire (2002) foi a necessidade de se pensar em novas abordagens para formaes para os educadores, para que desenvolvessem competncias especficas, com a intensificao do desenvolvimento das novas mdias digitais ao longo dos anos 1980. Ele identificou tambm a importncia de se conhecer novos e emergentes meios comunicacionais, exatamente por reconhecer a influncia que, por exemplo, a televiso, o cinema e o rdio tinham sobre as crianas. Defendia que estas fossem orientadas quanto origem das mensagens veiculadas nessas mdias,

objetivando o desenvolvimento de uma leitura crtica das mesmas e de sua capacidade de manipulao. Freire (2002) props o planejamento e implementao de atividades que transformassem os espaos em educao dialgica verdadeiro e espaos reflexivos que levam ao desenvolvimento do pensamento crtico. Jrgen Habermas (1929-) outro autor que merece ser considerado, juntamente com sua teoria sobre a Ao Comunicativa. Essa destacou que a comunicao o principal caminho de investigao social e no o trabalho ou a produo. Ele apresentou uma anlise mais detalhada da prxis dessa comunicao. Importante destacar que suas reflexes no surgiram da observao do campo de Educao especificamente, mas do mundo social como um todo. Seu modelo da Ao Comunicativa sinaliza que as pessoas utilizam a linguagem para se organizarem socialmente, sendo que esse processo se edifica com base na interao dos interlocutores que almejam o consenso e a extino de toda coero interna de posturas. Ela se baseia na troca intensa de argumentos para o reconhecimento e validao dos princpios originados dessa interao entre os participantes do grupo, cujo discurso considerado como a situao ideal lingustica. Nesse contexto, a interao procura a compreenso mtua decorrente do processo de comunicao, como a validade das proposies ou regras de legitimidade que s pode emergir do acordo entre os participantes por meio da fala. Essa interao reflete o intercmbio entre os participantes que se comunicam livremente livremente entre si atravs deste discurso. Apesar de ser possvel discorrer muito mais sobre a construo dos processos dialgicos, para este momento interessante mencionar uma aproximao da Teoria da Emancipao, de Paulo Freire, e a Teoria da Ao Comunicativa, proposta por Jrgen Habermas. Ambos destacaram dois pontos importantes para o tema aqui em reflexo: as pessoas no so naturalmente crticas, e as pessoas no sabem naturalmente como desenvolver um dilogo. Ambos, a partir de suas abordagens especficas, afirmaram que o processo de dilogo deve ser estimulado por um mediador, que, no caso, seria o professor (TORRES & MORROW, 2002).

Projeto Educom.JT Atualmente j se faz possvel a identificao de prticas pedaggicas que adotam as mdias em algumas salas de aula. Professores utilizam jornais ou de revistas, por exemplo, seja para trazer contedo para sua classe, seja para trabalhar uma viso crtica dos meios. E essas acabam por se aproximar-se, dessa forma, da Educomunicao.

10

O interesse da mdia pela educao, com a adoo de um perfil educativo, no dos dias atuais. De fato, possvel de se identificar esse movimento junto a inmeras iniciativas, principalmente na mdia impressa, como por exemplo, Veja na Sala de Aula, do grupo Abril, a revista Nova Escola, e Carta Capital na Escola, Estado na Escola ou o caderno Sinapse do peridico A Folha de S.Paulo. Mais recentemente ouve vrias reportagens do telejornal da Globo, em maio de 2011, que sorteava uma cidade para apurar e avaliar como estavam as escolas do Brasil. Contudo, a proposta que agora apresentamos no foi concebida pela empresa miditica, nem consiste numa publicao focada exclusivamente para o pblico docente, mas da insero da Educomunicao na pgina dominical de um peridico de grande circulao. Trata-se do Projeto Educom.JT, que tinha a pgina Pais & Mestres publicada aos domingos pelo peridico O Jornal da Tarde, do Ncleo de Comunicao e Educao NCE/USP. O projeto Educom.JT desenvolveu-se entre os anos de 2006 e 2007. Foi elaborado com a colaborao entre o Ncleo de Comunicao e Educao da Escola de Comunicaes e Artes da Universidade de So Paulo - NCE-ECA/USP e o peridico Jornal da Tarde, do Grupo Estado, com circulao diria no interior e capital do Estado de So Paulo. A pgina era elaborada a cada semana como um plano de aula, o qual apresentava novas maneiras de se construir o conhecimento. A linha metodolgica era clara: trabalhava o conhecimento de modo transdisciplinar, com abordagem educomunicativa, privilegiava vrias linguagens, promovendo a interao dos saberes e propondo uma prtica dialgica. Ao longo dos dezoito meses dessas publicaes, vrias reas do conhecimento foram abordadas: cincias, artes, msica, teatro, fisica, quimica, portugus, geografia, histria, literatura, na maioria das vezes cruzando vrios destes saberes, garantindo a introduo da mdia impressa, no caso, o peridico Jornal da Tarde, no ambiente escolar. A pgina era montada em trs partes: 1. Contextualizao do tema numa perspectiva jornalstica; 2. Apresentao de um roteiro de atividades didticas destinadas a levar o tema para a sala de aula. Muitas vezes, esse roteiro de aula estendia-se por duas ou mais aulas; 3. Organizao das informaes complementares para facilitar aos professores a pesquisa dos temas.

11

A iniciativa do NCE tinha como objetivo principal a disseminao do conhecimento produzido pelas universidades, pblicas e particulares entre os envolvidos na tarefa educacional, professores da rede pblica, em sua maioria, a partir de uma abordagem mais simplificada, para que pudessem estabelecer uma ponte entre conhecimento acadmico e o cotidiano escolar. A elaborao da coluna contou com uma equipe de educomunicadoras 7, que assumiam vrias funes: definio do tema a ser desenvolvido, contato direto com os professores especialistas da rea de conhecimento escolhida, trabalho de construo conjunta da aula com o professor especialista. Uma vez finalizada a montagem, a aula era enviada para a primeira reviso feita pela coordenadora, a jornalista Izabel Leo, e depois encaminhada para a reviso final do coordenador do NCE, professor Ismar de Oliveira Soares. A educao, numa abordagem educomunicativa, era entendida como um processo que percorre todas as dimenses do ser humano e deve estar fortemente ligada ao momento histrico e ao cotidiano. Educar, nesse sentido, no transmitir informaes ou moldar comportamentos, mas propiciar a criao de espaos de comunicao, entre as diferentes instncias da sociedade, aprendendo a conviver com a mdia (jornal, livro, televiso, cinema, vdeo, computador, internet) e fazendo uso delas. Nesse sentido, o papel do professor vai alm de um difusor de conhecimento. Ele passa a ser um mediador do processo de ressignificao do pensar, sentir, viver e se expressar. quem auxilia o educando a trilhar um caminho pelas vrias vertentes do mundo das tecnologias Essa foi a abordagem dos planos de aula publicados pela coluna Pais e Mestres. Durante o ano e meio (maro/2006 a outubro/2007) em que ele foi desenvolvido, a equipe do NCE/USP e a equipe do peridico Jornal da Tarde responsveis pela referida coluna receberam o retorno de diversos educadores, que descreviam a aplicao das sugestes de aula e seus resultados. A troca de diretoria do peridico Jornal da Tarde resultou no encerramento do projeto, pela finalizao da publicao de tais prticas. Porm as pesquisas da equipe do NCE/USP continuaram, sempre refletindo e testando a adoo de vrias tecnologias em processos educativos, principalmente as mdias digitais, que esto cada vez mais acessveis.
7

As educomunicadoras eram: Maria Izabel de Araujo Leo, coordenao, Maria Salete Soares, Carmen Lcia Gatts, Luci Ferraz e Ana Paula Ignacio.

12

De fato, a equipe tem observado uma demanda cada vez maior por orientaes quanto adoo de prticas educomunicativas, voltadas ao estabelecimento de ecossistemas comunicativos com intensas trocas dialgicas reflexivas para o desenvolvimento do pensamento crtico. Consequentemente, essa mesma equipe decidiu pelo retomada do mesmo, sendo que agora as aulas passam a ser publicadas no espao NING do NCE/USP (http://educomunicacao.ning.com).

O Planejamento das Aulas do EducomJT A elaborao de cada uma das aulas publicadas pelo EducomJT passa por um processo de planejamento detalhado, que envolve os seguintes aspectos: 1. Identificao e convite de um especialista sobre um determinado tema que pretendamos abordar; 2. Descrio por esse especialista de uma atividade simples sobre o estudo de um tpico especfico de sua disciplina; 3. Anlise dessa proposta, por esta equipe de pesquisadoras do NCE/USP, para definio de dinmicas dialgicas mais apropriadas para o desenvolvimento dos saberes desejados; 4. Identificao das tecnologias de comunicao mais adequadas para tais dinmicas; 5. Definio e descrio detalhada do papel do professor, agora como mediador, para que esse profissional passe a refletir e modificar suas prticas junto aos alunos; 6. Reviso da proposta inicial, pela coordenadora Maria Izabel Leo que, em conjunto com a equipe de educomunicadoras do projeto, definiam as dinmicas e tecnologias escolhidas, alm das mediaes comunicacionais dos educadores, ajustando a atividade proposta com dinmicas dialgicas, sempre com o uso de uma ou mais tecnologias da comunicao; 7. Reviso por parte do supervisor geral do projeto, Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares; 8. Reviso, edio e diagramao pela equipe de edio do peridico Jornal da Tarde; 9. Publicao na coluna Pais e Mestres, no domingo. Vale destacar tambm o cuidado que se deve ter com a adequao da escolha das tecnologias realidade das escolas onde tais aulas poderiam ser adotadas. Logo, quando

13

da publicao das sugestes de aula no referido jornal, apesar desse grupo de pesquisadoras desejar poder pensar o uso mais intenso das novas mdias digitais, incluindo redes sociais como Orkut e Facebook, ou mesmo de celulares do tipo Smartphones, nem sempre isso foi possvel, principalmente porque poca em que esse projeto foi desenvolvido essas tecnologias ainda no se encontravam disseminadas como hoje. Por outro lado, o projeto sempre teve como objetivo principal orientar os professores das redes de ensino pblico municipal e estadual. Apesar de diversas escolas j possurem salas de informtica, muito pouco ainda se poderia pensar em termos do uso de mdias digitais. O limitado nmero de computadores disponveis e da pouca banda de conexo dessas instituies, alm dos vrios sites proibidos pelas escolas, fez com que tais dinmicas tenham sido consideradas apenas com mdias passveis de serem adotadas poca, sob risco dos prprios educadores terminarem frustrados. A retomada do projeto em 2011, agora com publicao junto plataforma NING, visa permitir a publicao das sugestes de aula com apresentao de mais de uma opo de cenrios. apresentado um tema de aula que faa uso de mdias mais acessveis, passveis de serem utilizadas por professores e alunos em ambientes da rede pblica de ensino, como produzir um programa de rdio por meio do software Audacity, o qual transformado em podcast, ou mesmo um vdeo pelo Windows Movie Maker (ambos programas gratuitos e disponveis nas escolas publicas municipais e estaduais), para post-lo no Youtube. Pode-se trabalhar tambm o mesmo contedo com a adoo de mdias de acesso mais restrito, como Facebook ou Twitter, ou mesmo o uso de smartphones, possibilidades. Importante destacar que a base dessas dinmicas educomunicativas, que fazem uso dessas vrias tecnologias, o dilogo reflexivo. E o processo legtimo de dilogo s acontece quando as contribuies dos participantes so reais e autnticas, com a verdadeira inteno de trocar pontos de vista, e, consequentemente, a reflexo conjunta, sem manipulao de qualquer participante, sem espao para opressor ou oprimido. tablets ou programas de realidade aumentada, dentre outras

Concluses Finais

14

As demandas de formao se modificaram com as mudanas ocorridas na sociedade como um todo. Os trabalhadores, lderes e gestores das grandes instituies privadas e pblicas no futuro so as crianas e alunos de hoje. A educao e formao desejadas para nossos filhos definiro o tipo de futuro que queremos para eles, no apenas quanto ao contedo, mas quanto s habilidades como a prtica do pensamento crtico em relao aos aspectos da sociedade. A equipe do NCE/USP realmente acredita que para se ter um cenrio futuro com lderes e gestores melhores, os quais tenham edificado dentro de si um forte sentimento de cidadania, h que se adotar prticas educomunicativas focadas no estabelecimento do dilogo reflexivo e desenvolvimento do pensamento crtico dos alunos.

Referncias APARICI, R. R. et al (Org.). Educomunicacin: ms all Del 2.0. Barcelona, Gedisa, 2010. BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicao / Educao e a construo de nova varivel histrica. In: CITELLI, A; COSTA. M.C (orgs). Educomunicao: construindo uma nova rea de conhecimento. So Paulo: Paulinas, 2011. CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede A era da informao: economia, sociedade e cultura - Vol. I , 7 ed., So Paulo, SP, Paz e Terra, 1999. FREINET, Clestin. Pedagogia do bom Senso. So Paulo: Martins Fontes, 1985. FREIRE, Paulo. Extenso ou Comunicao. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. HABERMAS, Jrgen. Agir comunicativo e Razo Destranscendentalizada. 1 Ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002 MARTIN-BARBERO, Jess. Heredando al futuro. Pensar la Educacin desde la Comunicacin, in Nmadas, Bogot, sepetiembre de 1996, n. 5, pg. 10-22. SETTON, Maria da Graa J. Mdia e Educao. So Paulo. Contexto, 2010. SILVA, Marco (org.). Educao Online teorias, prticas, legislao, formao corporativa. 1a. So Paulo: Loyola, 2003. SOARES, Ismar de Oliveira. Comunicao/Educao, a emergncia de um novo campo e o perfil de seus profissionais, in Contato, Braslia, Ano I, N.I, jan/mar, 1999, pg. 19-74. SOARES, Ismar de Oliveira. Gesto da Comunicao no Espao Educativo: possibilidades e limites de um novo campo profissional. Apostila Disciplina Educomunicao, Ps Graduao em Comunicao, USP, 2006.

15

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicao: o conceito, o profissional, a aplicao contribuies para a reforma do Ensino Mdio. So Paulo: Paulinas, 2011. SOUSA, Mauro Wilton de. Novas Linguagens. 2a. ed. So Paulo: Salesianas, 2003. ____ (Org.). Recepo Meditica e Espao Pblico: Novos Olhares. 1a. ed. So Paulo: Paulinas, 2006. ____ et al. Mediaes sociais e prticas escolares. In SOUSA, Mauro Wilton de. Recepo Miditica e Espao Pblico Novos Olhares, 2006.

Anda mungkin juga menyukai