Anda di halaman 1dari 10

[ Caderno 01 ]

CRO/MG-COnselhO ReGiOnal de OdOntOlOGia de Minas GeRais

Prezado (a) candidato (a) Coloque seu nmero de inscrio e nome no quadro abaixo: N de Inscrio Nome

LNGUA PORTUGUESA
O que ainda vem por a RIO DE JANEIRO - Em fins dos anos 40, o cineasta Billy Wilder, grande inteligncia a servio de Hollywood, exultou: J no somos o meio mais barato, vulgar e vagabundo de entretenimento. Acabam de inventar a televiso!. 2 Era uma blague de Billy, mas proftica: comparado televiso, o cinema acabou sendo promovido categoria de arte. Dcadas se passaram e, com a mediocrizao do entorno, a prpria televiso, com alguns cliques, ganhou certa nobreza e at melhorou. Mais algumas dcadas, chegamos aos nossos dias e, apesar de tudo, se no h muitos motivos para admirar a produo cultural mais recente, chegou a hora de rever certos conceitos. 3 Desde 2008, na Inglaterra, a indstria de videogames superou em rendimentos o cinema, a msica, o teatro, a literatura e a televiso. Eu disse Inglaterra. Significa que os ingleses passam hoje mais tempo diante de um console de jogos eletrnicos do que ouvindo msica em CD ou ao vivo, assistindo a filmes em DVD, indo ao cinema ou ao teatro, lendo livros ou mesmo vendo TV. E os responsveis por isto no so os adolescentes, mas gente entre 25 e 34 anos faixa que se classifica de adulta. 4 No preciso ser intelectual para admitir que qualquer livro, filme, pea ou disco, de razovel para cima, para no falar dos documentrios da BBC, deve ser mais enriquecedor para o esprito do que joguinhos envolvendo tiroteios, combates, velocidade ou puzzles. No me deixo enganar. Mas posso estar errado. Como j parecia previsto, para milhes de ingleses, hoje em dia, Shakespeare, Jonathan Swift, Jane Austen, Charles Dickens, Bernard Shaw, Oscar Wilde, P.G. Wodehouse, Nol Coward, Graham Greene, Laurence Olivier, Michael Powell e o Monty Python no pegam nem aspirante diante de jogos como Red Dead Revolver e Farmville. 5 Assustador? No. O que me preocupa o que ainda vem por a e nos far lamentar que esteja desbancando os videogames. (CASTRO, Ruy. O que vem por a. Folha de S. Paulo, 29 abr. 2011 Texto adaptado)

QUESTO 01 No texto acima, o autor a) estabelece uma comparao otimista entre a televiso, o cinema e os videogames, enquanto suportes permanentes na rotina diria dos usurios. b) questiona a alienao do homem contemporneo quanto sua formao cultural, sem, contudo, preocupar-se com as possveis consequncias. c) evoca intencionalmente os nomes de autores clebres para demonstrar refinamento histrico e intelectual. d) mostra-se preocupado com as perdas culturais humanas, provocadas pelas novas tecnologias, cujos avanos, segundo ele, podero trazer riscos ainda desconhecidos.

QUESTO 02 O ltimo pargrafo do texto revela, FUNDAMENTALMENTE: a) um prognstico. b) uma observao. c) um preconceito. d) uma nostalgia.

www.pciconcursos.com.br

[ Caderno 01 ] QUESTO 03 Com relao ao texto, coloque como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), para cada uma destas assertivas. ( ) A expresso Eu disse Inglaterra (3) refora o que foi mencionado anteriormente na frase. ( ) Em Assustador? No (5) com a pergunta e a resposta o autor busca estabelecer uma relao mais direta com o leitor. ( ) As aspas em J no somos o meio mais barato, vulgar e vagabundo de entretenimento. Acabam de inventar a televiso! (1) servem para indicar a fala do produtor do texto. ( ) Em ouvindo msica em CD ou ao vivo, assistindo a filmes em DVD (3), o autor faz uso da siglagem, escrita abreviada de nomes compostos representados por iniciais dos elementos que os compem. ( ) O autor do texto, ao grafar a palavra puzzles (4) deixa de usar o termo correspondente em portugus e, por isso, demonstra incapacidade criativa e pouco domnio do lxico.

CRO/MG-COnselhO ReGiOnal de OdOntOlOGia de Minas GeRais

I.

No plano morfolgico e sinttico, considera-se a expresso Apesar de tudo como uma locuo conjuntiva coordenativa; no plano semntico, ela expressa uma finalidade.

II. O termo mediocrizao um neologismo, mas, se muito utilizado com maior frequncia pela comunidade lingustica, pode se estabelecer de vez no idioma e se tornar parte do lxico. III. O vocbulo cliques admite como variante lingustica kliques. IV. A palavra blague pode ser substituda pelo termo piada, sem se alterar o sentido original do texto.

Esto CORRETAS: a) somente a IV. b) I e III, apenas. c) II e IV, apenas. d) somente a II.

A sequncia CORRETA : a) V, F, F, V, V. b) F, V, F, V, F. c) V, V, V, F, F. d) V, V, F, V, F.

QUESTO 05 Em fins dos anos 40, o cineasta Billy Wilder, grande inteligncia a servio de Hollywood, exultou... (1) Todas as palavras esto acentuadas pela mesma razo, que justifica o acento no vocbulo INTELIGNCIA, em a) carter, saudvel, alnea. b) mbar, tnel, ardsia.

QUESTO 04 Analise atentamente as assertivas seguintes a respeito desta passagem extrada do texto:

c) ofcio, lngua, bceps. d) dlia, gardnia, escria.

Era uma blague de Billy, mas proftica: comparado televiso, o cinema acabou sendo promovido categoria de arte. Dcadas se passaram e, com a mediocrizao do entorno, a prpria televiso, com alguns cliques, ganhou certa nobreza e at melhorou. Mais algumas dcadas, chegamos aos nossos dias e, apesar de tudo, se no h muitos motivos para admirar a produo cultural mais recente, chegou a hora de rever certos conceitos. (2)

QUESTO 06 Na frase Como j parecia previsto, para milhes ingleses, hoje em dia..., (4), utilizou-se o particpio verbo prever. Esse verbo s possui uma nica forma particpio. Em qual dos verbos abaixo tal situao repete? a) b) c) d) trazer. extinguir. segurar. benzer. de do de se

www.pciconcursos.com.br

[ Caderno 01 ] QUESTO 07 Na frase E os responsveis por isto no so os adolescentes, mas gente entre 25 e 34 anos faixa que se classifica de adulta (3), o uso do travesso assinala:

CRO/MG-COnselhO ReGiOnal de OdOntOlOGia de Minas GeRais

b) Na primeira orao do Texto I h ocorrncia de pronome tono encltico em funo do verbo no imperativo afirmativo. c) Observa-se no primeiro quadrinho (Texto II) a presena de ditongos e de dgrafos. d) No terceiro quadrinho (Texto II), os dois pontos de interrogao subsequentes expresso Todo mundo e a frase em negrito indicam o estado de esprito do falante.

a) uma fala ou mudana de interlocutor. b) uma orao intercalada. c) uma explicao para a ideia anterior. d) uma expresso de concordncia.

QUESTO 09 ... os ingleses passam hoje mais tempo diante de um console de jogos eletrnicos do que [...] assistindo a filmes na TV (3) O verbo que apresenta o mesmo tipo de regncia encontrado na frase :

QUESTO 08

Leia atentamente os textos abaixo e, a seguir, faa o que se pede.

TEXTO I

a) O adversrio implicou especialmente com voc. b) O jornal dedicou uma pgina ao episdio daquele dia. c) O mdico ficou calmo naquela hora to especial. d) Nas tardes de vero, havia pssaros em bandos no cu.

O que me preocupa o que ainda vem por a e nos far lamentar que esteja desbancando os videogames. (5)

QUESTO 10 TEXTO II Observe a frase: No me deixo enganar. (4). Empregou-se a colocao procltica do pronome tono pelo mesmo motivo por que ela foi empregada na citao acima em:

a) Oxal o amigo o encontre preparado. http://www.webartigos.com/articles/16983/1/ b) Assim que o encontrei, senti um grande alvio. c) De forma alguma me sentirei ofendido. d) Algum disse a ele para sorrir naquela hora.

Com relao aos enunciados, FALSO afirmar que: a) as palavras a (Texto I) e ai (Texto II), alm de apresentarem uma relao semntica diversa, contm, respectivamente, um hiato e um ditongo.

www.pciconcursos.com.br

[ Caderno 01 ] Leia atentamente a letra de msica, cuja composio de Nelson Motta: Uma Onda Nada do que foi ser De novo do jeito que j foi um dia Tudo passa, tudo sempre passar A vida vem em ondas como o mar Num indo e vindo infinito Tudo que se v no Igual ao que a gente viu h um segundo Tudo muda o tempo todo no mundo No adianta fugir Nem mentir para si mesmo Agora H tanta vida l fora, aqui dentro Sempre como uma onda no mar Como uma onda no mar. QUESTO 11 A idia central do texto demonstra que: a) a gerao contempornea muda mais que a de antigamente. b) as mudanas se do de forma efmeras. c) o envolvimento das pessoas no pode ser comparado a idas e vindas. d) as mentiras se evaporam relacionamentos superficiais. como ondas, nos

CRO/MG-COnselhO ReGiOnal de OdOntOlOGia de Minas GeRais

QUESTO 14 A linguagem utilizada na composio da letra se caracteriza pela a) forma rgida dos padres literrios. b) abundncia de coloquialismo. c) iconicidade. d) sintaxe complexa. QUESTO 15 A nfase na palavra onda, nos dois ltimos versos, se traduz-se pelo ditado popular: a) gua mole em pedra dura tanto bate at que fura. b) No h marcas que o tempo no apague. c) Mais vale um pssaro na mo que dois voando. d) Nunca bata uma porta; voc pode querer voltar.

QUESTO 16 Constitui a principal estratgia de persuaso no texto: a) fugacidade. b) rotina. c) comodismo. d) gradao.

QUESTO 12 Para o desenvolvimento do texto, o compositor faz uso de vrios recursos, EXCETO de: a) citao de provrbios. b) analogia. c) antteses. d) musicalidade.

QUESTO 17 Com o verso A vida vem em ondas como o mar o compositor obtm os seguintes efeitos figurativos: a) anttese/ personificao. b) ironia/ pleonasmo. c) metonmia/ catarse. d) metfora explcita/ sinestesia.

QUESTO 13 O ttulo da letra UMA ONDA se adequa funo de linguagem: a) b) c) d) ftica. emotiva. conativa. metalingstica. 6

QUESTO 18 Classifica-se o texto predominantemente Uma Onda, como,

www.pciconcursos.com.br

[ Caderno 01 ] a) narrativo/ descritivo. b) dissertativo/ descritivo. c) narrativo/dissertativo. d) descritivo/ informativo.

CRO/MG-COnselhO ReGiOnal de OdOntOlOGia de Minas GeRais

a) clich. b) gria. c) jargo. d) arcasmo.

QUESTO 19 Observe o trecho da letra de msica de Chico Buarque de Holanda: ( ... ) O meu guri... ai o meu guri... olha a ( ... ) Espero ele chegar c em cima no morro, Essa onda de assalto t um horror...

QUESTO 20 Comparando a idia central do texto O que vem por a com a temtica da letra de msica A Onda, pode-se concluir que: a) em ambos h uma defesa de preservao cultural. b) apenas o texto O que vem por a anuncia mudanas. c) o texto Uma Onda apresenta ideias que no podem ser comparadas ao cotidiano.

H informaes implcitas em textos conotados, que somente se traduzem no contexto. A palavra onda no trecho acima tem o sentido de um recurso lingstico denominado:

d) os dois textos apresentam temticas, significados se traduzem em um vir a ser.

cujos

NOES DE INFORMTICA
QUESTO 21 Em relao aos comandos do sistema operacional Linux, analise as seguintes afirmativas: O comando mv pode ser utilizado para mover um arquivo. II. O comando who pode ser utilizado para exibir o usurio logado. III. O comando pwd pode ser utilizado para trocar a senha do usurio corrente. I. QUESTO 22 Em relao aos botes das barras de ferramentas do Microsoft Word 2003, verso portugus, correlacione as colunas a seguir: I. II. III. IV. ( ( ( ( ) Ortografia e gramtica ) Estrutura do documento ) Justificar ) Inserir tabela

So VERDADEIRAS as afirmativas: a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) II e III, apenas. d) I, II e III.

Est CORRETA a seguinte sequncia de respostas, de cima para baixo: a) II, IV, III, I. b) IV, II, I, III. c) II, III, I, IV. d) II, IV, I, III.

www.pciconcursos.com.br

[ Caderno 01 ] QUESTO 23 Considere a tabela criada em um documento do Microsoft Word 2003, verso portugus, com o texto selecionado, conforme figura abaixo:

CRO/MG-COnselhO ReGiOnal de OdOntOlOGia de Minas GeRais

QUESTO 25 Todas as afirmativas sobre as teclas de atalho do Microsoft Word 2003, verso portugus, esto corretas, EXCETO: a) CTRL+U abre a janela Localizar e substituir. texto b) CTRL+L abre a janela Localizar e substituir. c) CTRL+K abre a janela Pargrafo.

So opes disponveis no menu de contexto exibido, ao clicar no boto direito do mouse sobre o texto selecionado, EXCETO: a) Inserir tabela... b) Formatar... c) Excluir clulas... d) Direo do texto...

d) CTRL+X corresponde opo Recortar.

QUESTO 26 Considere a seguinte planilha do Microsoft Excel 2003, verso portugus:

QUESTO 24 Considere um documento do Microsoft Word 2003, verso portugus, com o seguinte texto, conforme figura abaixo: Analise as seguintes afirmativas sobre o contedo destas clulas: I. O contedo da clula C1 pode ser =SOMA(A3:C3).

O rato roeu a roupa do rei de Roma


Analise as seguintes afirmativas sobre as opes de formatao usadas no texto: O boto pode ter sido usado para formatar a palavra rato. II. A palavra roupa est formatada com um estilo de sublinhado. III. A palavra Roma est formatada com o estilo de fonte Negrito Itlico. So VERDADEIRAS as afirmativas: a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) II e III, apenas. d) I, II e III. I.

II. O contedo da clula C1 pode ser =A1+B2-B1+C3. III. O contedo da clula C1 pode ser =SE(B1*C3=A1;B2+A3; B2-A3). So VERDADEIRAS as afirmativas: a) b) c) d) I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

QUESTO 27 Em relao aos tipos de grficos disponveis no Microsoft Excel 2003, verso portugus, associe os cones a seguir s suas respectivas definies. I. II. III. IV. V. ( ( ( ( ( ) Radar ) Disperso ) Bolhas ) rea ) Superfcie

www.pciconcursos.com.br

[ Caderno 01 ] Est CORRETA a seguinte sequncia de respostas, de cima para baixo: a) II, I, IV, V, III. b) IV, II, I, V, III. c) V, III, IV, I, II. d) II, IV, I, III, V.

CRO/MG-COnselhO ReGiOnal de OdOntOlOGia de Minas GeRais

QUESTO 30 As definies de todas as teclas de atalho do Microsoft PowerPoint 2003, verso portugus, esto corretas, EXCETO: a) F5 exibe apresentao. b) SHIFT+F6 exibe apresentao a partir do slide atual. c) CTRL+F1 exibe ou oculta o Painel de tarefas. d) F7 executa a verificao ortogrfica.

QUESTO 28 So opes disponveis no menu Arquivo do Microsoft Excel 2003, verso portugus, EXCETO: a) Pesquisar arquivo... b) Compartilhar pasta de trabalho... c) Salvar como... d) Imprimir...

QUESTO 31 Em relao s teclas de atalho do Windows Explorer, verso portugus do Microsoft Windows XP, analise as seguintes afirmativas: I. CTRL+A seleciona todo contedo de uma pasta.

QUESTO 29 Baseando-se nos itens a seguir, marque (V) para a assertiva verdadeira e (F) para a assertiva falsa, considerando a barra de ferramentas do Modo de exibio de slide mestre do Microsoft PowerPoint 2003, verso portugus. ( ( ( ( ) ) ) ) Insere um novo slide mestre. Insere um novo ttulo mestre. Altera o nome do slide mestre . Preserva o slide mestre.

II. CTRL+C copia o contedo selecionado para a rea de transferncia. III. CTRL+I imprime o contedo selecionado. So VERDADEIRAS as afirmativas: a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) II e III, apenas. d) I, II e III.

QUESTO 32 Ao selecionar um conjunto de arquivos ou pastas no Windows Explorer, verso portugus do Microsoft Windows XP, e acionar o menu Editar possvel realizar todas as operaes a seguir, EXCETO: a) Mover o contedo selecionado para uma pasta. b) Copiar o contedo selecionado para uma pasta. c) Excluir o contedo selecionado. d) Inverter a seleo.

Est CORRETA a seguinte sequncia de respostas, de cima para baixo: a) V, V, F, F. b) F, V, F, V. c) V, V, V, F. d) F, V, V, F.

www.pciconcursos.com.br

[ Caderno 01 ] QUESTO 33 Baseando-se nos itens a seguir, marque (V) para a assertiva verdadeira e (F) para a assertiva falsa, considerando os detalhes de exibio de arquivos disponveis no Windows Explorer, verso portugus do Microsoft Windows XP. ( ( ( ( ) Tipo: exibe o tipo de arquivo, por exemplo, Documento do Microsoft Word. ) Data de modificao: exibe a data e a hora em que o arquivo foi acessado pela ltima vez. ) Atributos: exibe o autor, o ttulo e o assunto do arquivo. ) Data da criao: exibe a data e a hora de criao do arquivo.

CRO/MG-COnselhO ReGiOnal de OdOntOlOGia de Minas GeRais

QUESTO 35 So exemplos de navegadores utilizados para acesso Internet, EXCETO: a) Internet Explorer. b) Opera. c) InfoPath. d) Mozilla FireFox.

Assinale a opo com a sequncia CORRETA, de cima para baixo: a) V, F, V, F. b) F, V, F, V. c) V, V, F, V. d) V, F, F, V.

QUESTO 34 Em relao s pastas do Outlook Express 6, verso portugus, que acompanha gratuitamente o Microsoft Windows XP, analise as seguintes afirmativas: I. As pastas Caixa de entrada e Caixa de sada no podem ser excludas.

II. A pasta Itens excludos pode ser excluda quando estiver vazia. III. A pasta Rascunhos armazena mensagens no enviadas que ainda podero ser editadas pelo remetente. So VERDADEIRAS as afirmativas: a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) II e III, apenas. d) I, II e III.

10

www.pciconcursos.com.br

[ Caderno 01 ]

CRO/MG-COnselhO ReGiOnal de OdOntOlOGia de Minas GeRais

REDAO
NA PROVA DE REDAO, DEVEM SER OBSERVADOS OS SEGUINTES ITENS: 1. Assine somente o cabealho da folha de redao definitiva e no deixe pistas de identificao no corpo da mesma, caso isso ocorra, a prova escrita ser anulada; 2. Somente sero corrigidas as redaes escritas com caneta esferogrfica azul ou preta; 3. No ser permitido o uso de lpis borracha ou corretivo de texto; 4. Produza o texto nos padres da modalidade escrita da lngua e do gnero textual correspondente ao comando da prova; 5. Neste caderno, consta um espao para rascunho da redao; 6. No sero distribudas folhas suplementares para rascunho nem para textos definitivos; 7. A Folha de Redao Definitiva no pode ser utilizada no verso; 8. A redao deve apresentar ttulo; 9. No ser corrigida, por motivos bvios, redao com letra ilegvel; 10. A escrita deve ser contnua, sem saltar linhas, nem mesmo para separar pargrafos; 11. Caso utilize a folha de rascunho, o texto definitivo deve ser transcrito no impresso prprio.

Leia atentamente o texto a seguir: RIO DE JANEIRO - Irritado com os meus comentrios sobre a linguagem infanto juvenil que ainda predomina na mdia eletrnica, um sujeito me desancou num e-mail em que me aconselha a jogar domin e buraco, deixando o universo virtual para o povo eleito no qual ele se inclui. No tenho nada contra o domin e o buraco, mas no sou vidrado nesses tipos de passatempo. Tampouco me emociono com o jogo de pacincia que vejo muitos caras fazendo nas salas de espera dos aeroportos, abrindo seus notebooks para que todos o admirem na funo. Continuo achando que a informtica vive sua pr-histria, uma era jurssica sem articulao e, muitas vezes, sem qualquer outro sentido. De qualquer forma, ela irreversvel e fatalmente encontrar sua linguagem, no ser um mero servio, mas um fator de enriquecimento humano e espiritual. Ser til para encomendar pizzas (que nos chegaro lerdas e frias), mas sua transcendncia superar a atual contingncia. Outro dia, uma moa perguntou, por e-mail, se eu j tinha namorada virtual. Deixou no ar uma insinuao, quase se oferecendo, e eu quase aceitei. O universo virtual mais concreto do que se supe. Ele existe ao redor de ns, como um monstro ou um anjo, dependendo do lado pelo qual o abordamos. O homem moderno foi condenado a ser manipulado pelo excesso de comunicao, a oferta maior do que a procura. O mundo virtual um salto sem rede no espao. Uma bobeira pode terminar em tragdia. Na semana passada, um homem de 23 anos invadiu um colgio em Realengo, aqui no Rio, matou mais de dez estudantes e feriu outros tantos. Era um introvertido, um psicopata que passava a maior parte de seu tempo tripulando uma nave absurda no espao virtual. Um espao de fantasia que no o fez mais feliz nem mais homem. CARLOS HEITOR CONY - Salto sem rede Folha de S. Paulo, 10/04/2011 Considerando que os textos da prova objetiva de Lngua Portuguesa e as idias apresentadas no texto acima tm carter unicamente motivador, produza uma dissertao de carter argumentativo, posicionando-se acerca do seguinte tema. Homem moderno X informtica excesso de comunicao 11

www.pciconcursos.com.br

[ Caderno 01 ]

CRO/MG-COnselhO ReGiOnal de OdOntOlOGia de Minas GeRais

REDAO - FOLHA DE RASCUNHO


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

12

www.pciconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai