Anda di halaman 1dari 4

Anatomia de um bolinho um passo a passo de como

De todos os emails que eu recebo, a grande maioria vem com perguntas sobre esse bolinho que a febre do momento: o cupcake. Ele to bonitinho e gostosinho, que at parece uma coisa difcil de fazer. Mas gente: NO DIFCIL. Primeiro de tudo: no existe uma receita especfica de cupcake ele nada mais do que um bolo assado em forminhas de papel e coberto com o glac ou cobertura da sua preferncia. Existem receitas que se prestam mais a serem assadas em forminhas pequenas, ficam mais bonitas, mais redondinhas em cima, mais midas mas de forma geral, a regra (pelo menos a minha) usar uma receita de bolo gostosa e que voc esteja acostumado a fazer. Vamos agora dissecar um espcime? (*cara de cientista louca)

Este cupcake foi assassinado em nome da cincia.

Este bolinho eu fiz pra vocs: bolinho de baunilha, cobertura de buttercream de frutas vermelhas e recheio de gelia de frutas vermelhas. Mas poderia ser um bolinho de chocolate, com recheio e cobertura de brigadeiro. Ou at mesmo um bolinho de nozes, recheio de doce de leite e cobertura de marshmallow. Se voc abrir seu caderno de receitas (ou o da sua me ou av) aposto que vai encontrar todos os elementos que iro compor sua criao. Segue a minha receita: Bolinho de baunilha (rende mais ou menos 15 cupcakes)

1 1/2 xcara de farinha de trigo 1/2 colher de sopa de fermento em p 1 pitada de sal 100g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente 3/4 de xcara mais 2 colheres de sopa de acar 1 colher de ch de essncia de baunilha 2 ovos 3/4 xcara de leite

Material necessrio:

forminhas de papel no. 0, ou especiais para cupcakes (eu uso da marca Mago) Forma de metal especial para muffins, ou forminhas de metal para empada (tem que caber a forminha de papel dentro, sem ficar justo) grade para esfriar os bolinhos (se no tiver, use o seu escorredor de pratos)

Preaquea o seu forno a 180. Coloque uma forminha de papel em cada cavidade da forma de muffins, ou nas forminhas de empada. Numa tigela, peneire a farinha, fermento e sal. Reserve. Na batedeira, bata a manteiga e o acar at ficar claro e fofo. Junte a baunilha e os ovos, um de cada vez, batendo bem aps cada adio. Em velocidade baixa, junte a farinha em trs adies, intercalando com o leite (termine com a farinha) e misture at ficar homogneo. No bata demais. Com a ajuda de uma colher de sopa, encha as forminhas at 2/3 cheias. Assim, :

Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, ou at um palito sair seco quando espetado nos bolinhos. Assim que sair do forno, se possvel, transfira os bolinhos para uma grade e deixe esfriar completamente antes de decorar. Ateno:

No espere os bolinhos dourarem por cima para tirar do forno. Como eles so pequeninos, a tendncia ressecarem e ficarem duros se assarem demais. Tire assim que passarem no teste do palito, mesmo se estiverem branquelos. A minha forma de muffins preta, e por isso eu fico muito atenta ao tempo de forno: formas escuras e de silicone podem superaquecer e queimar seus bolinhos. No deixe os cupcakes esfriarem dentro da forma o vapor condensa nos bolinhos e as forminhas de papel podem se soltar depois. Os cupcakes sem cobertura podem ser congelados embale em plstico e em recipiente com tampa e guarde no freezer por at 3 meses.

Recheio Para rechear meus cupcakes eu uso qualquer recheio cremoso e delicioso que eu estiver com vontade naquele dia. Para fazer o buraquinho, eu deixo os bolinhos na geladeira por uma hora para ficarem mais firmes e uso o mtodo do cone:

1. Com uma faquinha afiada, eu corto um cone no centro do bolinho e retiro o miolo, reservando s uma tampinha. 2. O recheio vai nesse buraquinho, com a ajuda de uma colher de ch. 3. Depois s tampar. Cobertura A cobertura, pra mim, o que faz o cupcake ter graa. E alm de linda, ela tem que ser gostosa! Eu uso muito essa receita de buttercream de merengue, que bem mais leve que o buttercream tradicional, e d para variar o sabor da gelia, ou usar somente baunilha se quiser ela branquinha. Outras opes de cobertura: marshmallow, brigadeiro, ganache de chocolate meio amargo s dar um Google! Ela pode ser aplicada com uma esptula, mas eu acho que fica lindo com o bico de confeiteiro o que eu mais uso o bico 1M da Wilton:

Buttercream de Frutas vermelhas (adaptada do livro Martha Stewarts Baking Handbook )


3 claras 2/3 xcara de acar 200g manteiga em temperatura ambiente, cortada em pedaos de uma colher de sopa 1 xcara de gelia de frutas vermelhas batida no processador, em temperatura ambiente (peneire se no quiser sementinhas) corante rosa (opcional)

Numa tigela que possa ir ao banho-maria, misture as claras e o acar. Leve ao banho-maria, mexendo sempre, at o acar dissolver e a mistura ficar bem quente (se voc tiver um termmetro, a temperatura de 71C). Bata as claras na batadeira at ficarem brancas e fofas, como marshmallow, e esfriarem completamente (leva mais de 10 minutos, ento, pacincia!). No pode estar nem morninha, seno no d certo. Quando estiver tudo bem frio, com a batedeira ligada, comece a acrescentar os pedacinhos de manteiga, um a um, batendo bem para incorporar a cada adio. Se depois de juntar toda a manteiga a mistura separar ou parecer que talhou, continue batendo em velocidade alta, e a cobertura dever emulsionar novamente. Bata at virar um creme espesso, uniforme e brilhante. Junte a gelia e o corante e misture bem com uma esptula. Use imediatamente. Agora, s decorar granulado colorido, acar cristal, raspas de chocolate, choco ball, um morango, figuras de pasta americana, tudo isso fica lindo.

Anda mungkin juga menyukai