Anda di halaman 1dari 3

Tabela 1 Classificao ONU dos Riscos dos Produtos perigosos Su bcl ass e

Classificao

Definies

Classe 1 Explosivos

1.1 Substncia e artigos com risco de exploso em massa. 1.2 Substncia e artigos com risco de projeo, mas sem risco de exploso em massa.

Substncias e artigos com risco de fogo e com 1.3 pequeno risco de exploso ou de projeo, ou ambos, mas sem risco de exploso em massa. 1.4 1.5 1.6 Substncia e artigos que no apresentam risco significativo. Substncias muito insensveis, com risco de exploso em massa; Artigos extremamente insensveis, sem risco de exploso em massa.

Classe 2 Gases

Gases inflamveis: so gases que a 20C e presso normal so inflamveis quando em mistura de 13% ou menos, em volume, com o ar ou que apresentem 2.1 faixa de inflamabilidade com o ar de, no mnimo 12%, independente do limite inferior de inflamabilidade. Gases no-inflamveis, no txicos: so gases 2.2 asfixiantes, oxidantes ou que no se enquadrem em outra subclasse. Gases txicos: so gases, reconhecidamente ou 2.3 supostamente, txicos e corrosivos que constituam risco sade das pessoas. Lquidos inflamveis: so lquidos, misturas de lquidos ou lquidos que contenham slidos em soluo ou suspenso, que produzam vapor inflamvel a temperaturas de at 60,5C, em ensaio de vaso fechado, ou at 65,6C, em ensaio de vaso aberto, ou ainda os explosivos lquidos insensibilizados dissolvidos ou suspensos em gua ou outras substncias lquidas.

Classe 3 Lquidos Inflamveis

Slidos inflamveis, substncias auto-reagentes e explosivos slidos insensibilizados: slidos que, em Classe 4 condies de transporte, sejam facilmente Slidos Inflamveis; Substncias combustveis, ou que por atrito possam causar fogo sujeitas combusto espontnea; 4.1 ou contribuir para tal; substncias auto-reagentes que substncias que, em contato com gua, possam sofrer reao fortemente exotrmica; emitem gases inflamveis explosivos slidos insensibilizados que possam explodir se no estiverem suficientemente diludos. Substncias sujeitas combusto espontnea: substncias sujeitas a aquecimento espontneo em 4.2 condies normais de transporte, ou a aquecimento em contato com ar, podendo inflamar-se. Substncias que, em contato com gua, emitem gases inflamveis: substncias que, por interao com gua, 4.3 podem tornar-se espontaneamente inflamveis ou liberar gases inflamveis em quantidades perigosas. Classe 5 Substncias Oxidantes e Perxidos Orgnicos Classe 5 Substncias Oxidantes e Perxidos Orgnicos Classe 6 Substncias Txicas e Substncias Infectantes Substncias oxidantes: so substncias que podem, 5.1 em geral pela liberao de oxignio, causar a combusto de outros materiais ou contribuir para isso. Perxidos orgnicos: so poderosos agentes oxidantes, considerados como derivados do perxido 5.2 de hidrognio, termicamente instveis que podem sofrer decomposio exotrmica auto-acelervel. Substncias txicas: so substncias capazes de provocar morte, leses graves ou danos sade 6.1 humana, se ingeridas ou inaladas, ou se entrarem em contato com a pele. Substncias infectantes: so substncias que contm ou possam conter patgenos capazes de provocar 6.2 doenas infecciosas em seres humanos ou em animais. Classe 7 Material radioativo Qualquer material ou substncia que contenha radionucldeos, cuja concentrao de atividade e atividade total na expedio (radiao), excedam os valores especificados. So substncias que, por ao qumica, causam severos danos quando em contato com tecidos vivos ou, em caso de vazamento, danificam ou mesmo destroem outras cargas ou o prprio veculo. So aqueles que apresentam, durante o transporte, um

Classe 8 Substncias corrosivas Classe 9

Substncias e Artigos Perigosos Diversos

risco no abrangido por nenhuma das outras classes.

Anda mungkin juga menyukai