Anda di halaman 1dari 6

ECOLOGIA BSICA AULA 8 RECURSOS (FOTOSSNTESE) e NICHO ECOLGICO

Os Recursos so crticos para a sobrevivncia dos organismos. Os recursos so fonte de competio e conflitos.

1) As plantas e seus recursos.


As plantas dependem de: a) luz solar b) dixido de carbono/gs carbnico CO2 c) gua H2O (fonte de hidrognio subtrato de reaes bioqumicas) d) sais minerais elementos essenciais a) luz solar Os organismos clorofilados (plantas, algas e certas bactrias) captam a energia solar e a utilizam para a produo de elementos essenciais, portanto o sol a fonte primria de energia.

Clorofila: enzima presente nas plantas e algas verdes.

b) Gs carbnico
Estmatos: aberturas na superfcie foliar responsvel por trocas gasosas

Fonte de carbono. As plantas absorvem dixido de carbono pelos estmatos e utilizando a energia solar, captam os tomos de carbono e liberam oxignio. O carbono no somente a base de todo o crescimento vegetal e, consequentemente, a unidade estrutural de toda a cadeia alimentar o C est presente em toda matria orgnica mas a vida como ns a conhecemos sobre a Terra s foi possvel depois que os organismos fotossintticos alteraram a atmosfera mediante a liberao de oxignio.

c) gua Alm de fazer parte da reao da fotossntese, a absoro de CO2 apenas ocorre atravs de superfcies foliares midas. Alm disso, na falta de gua, as clulas podem perder turgidez e a planta murcha, impossibilitando a realizao da fotossntese. Se o dficit se acumular, a folha e toda a planta morre. d) Sais minerais As razes extraem gua do solo, mas tambm elementos essenciais para as plantas, como nitrognio (N), fsforo (P), sulfato (S), clcio (Ca), potssio (K), magnsio (Mg), ferro (Fe), entre outros. Esses elementos fazem parte de protenas, hormnios vegetais e so essenciais ao crescimento e desenvolvimento vegetal.

FOTOSSNTESE A fotossntese o processo pelo qual a planta sintetiza compostos orgnicos (alimento) a partir da presena de luz, gua e gs carbnico (compostos inorgnicos). Ela fundamental para a manuteno de todas as formas de vida no planeta, pois todas precisam desta energia para sobreviver. Os animais no fazem fotossntese, mas obtm energia se alimentando de organismos produtores (fotossintetizantes) ou de consumidores primrios. A fotossntese pode ser representada pela seguinte equao: luz 6H2O + 6CO2 Clorofila 6O2 + C6H12O6

C6H12O6 GLICOSE

A gua e o CO2 so pouco energticos, enquanto que os carboidratos formados so altamente energticos (alimento = fonte de energia). Portanto, a fotossntese transforma energia da radiao solar em energia qumica. Atravs da fotossntese as plantas produzem oxignio e carboidratos a partir do gs carbnico. Na respirao ela consome oxignio e libera gs carbonico no ambiente, entretanto em condies normais, a taxa de fotossntese cerca de 30 vezes maior que a respirao na mesma planta, podendo ocorrer momentos em que ambas sero equivalentes. A respirao pode ser representada pela seguinte equao: 6O2 + C6H12O6 6H2O + 6CO2

Fotossntese e respirao
Tanto a fotossntese quanto a respirao geram energia qumica utilizvel (na forma de ATP). O ATP a sigla para adenosina tri-fosfato. uma molcula que funciona como fonte de energia para o funcionamento celular.

Se a fotossntese produz ATP, por que as plantas precisam respirar? A principal razo que o ATP proveniente da fotossntese tambm utilizado para a produo das substncias orgnicas (alimento para a planta). Durante as horas de escurido e em clulas no fotossintetizantes (como as da raiz), a energia suprida pela respirao, usando como substrato os compostos de carbono (C6H12O6) produzidos pelas clulas verdes na parte sinttica da fotossntese. Outra razo porque as plantas respiram que durante o processo respiratrio so produzidas muitas substncias importantes, como aminocidos e hormnios vegetais.

Ponto de compensao ftico (luminoso)


Ponto de compensao ftico uma intensidade luminosa em que a taxa da fotossntese igual a taxa da respirao. Observe as reaes abaixo:

No ponto de compensao, a planta est em equilbrio energtico, pois todo o alimento (C6H12O6) produzido na fotossntese estar sendo consumido na respirao.

Fatores Limitantes da Fotossntese - condies ambientais Intensidade luminosa A fotossntese aumenta de forma linear conforme o suprimento de luz at atingir um limite, chamado plat ou regio de saturao luminosa. A regio representada pelo n 1 corresponde regio limitada pela luz.

Temperatura As reaes na regio limitada pela luz no so sensveis temperatura. Em condies ideais de luminosidade e concentrao de gs carbnico a taxa de fotossntese tende aumentar conforme a temperatura aumenta, porm quando esta fica muito alta, pode causar danos para a fotossntese e para a planta. Gs Carbnico Em regies limitadas pela luz, se acrescentarmos mais gs carbnico podemos perceber um aumento na taxa de fotossntese. A concentrao deste gs na atmosfera varia entre 0,03 a 0,04% e isso no suficiente para a planta utilizar na fotossntese. Por isso o CO2 considerado fator limitante da fotossntese. Chamamos de ponto de compensao de CO2 o momento em que o consumo de gs carbnico na fotossntese equivale ao liberado pela planta na respirao e varia conforme a espcie considerada.

2) Animais e seus Recursos


As plantas verdes so organismos auttrofos, e atravs da fotossntese utilizam molculas simples (gua, radiao solar e CO2), as renem em molculas complexas (accares, gorduras e protenas) e, depois, as depositam nas clulas, formando a biomassa vegetal. So esses depsitos (biomassa vegetal) que formam os recursos alimentares para, virtualmente, todos os outros organismos, os hetertrofos. Esses organismos, utilizando a energia proveniente da respirao, desfazem os depsitos, metabolizam e excretam parte do contedo, reagrupando o restante em seu prprio corpo, formando a biomassa animal. Podem, por sua vez, ser consumidos ou decompostos por outro animal (consumidor), dentro de uma cadeia de eventos em que cada consumidor torna-se recurso para outro consumidor (cadeia alimentar). De modo geral, os hetertrofos podem ser agrupados em: a) Decompositores: que se alimentam de vegetais e animais mortos. b) Parasitos: que se alimentam de um ou muito poucos vegetais e animais vivos, mas geralmente no causam a morte do hospedeiro, pelo menos no imediatamente. c) Predadores: durante a sua vida comem muitas presas, tipicamente matando-as. d) Pastejadores: durante a sua vida consomem partes de muitas presas, mas geralmente no as matam.

3) Condies, recursos e nicho ecolgico


O conceito de nicho ecolgico considera as condies e os recursos necessrios para a manuteno da populao vivel. O nicho de um organismo definido por suas necessidades e tolerncias. O termo nicho frequentemente mal compreendido e mal empregado. Muitas vezes usado erroneamente para descrever o tipo de lugar em que um organismo vive, como na frase: as florestas so o nicho dos pica-paus. Entretanto, onde o organismo vive o seu habitat. O nicho no um local, mas uma ideia: um resumo das tolerncias e exigncias de um organismo. O habitat de um microorganismo intestinal seria o canal alimentar de um animal. Cada habitat, no entanto, proporciona muitos nichos diferentes: muitos outros organismos tambm vivem no intestino, no jardim, em um lago com estilos de vida completamente diferentes.

Duas espcies quando ocupam o mesmo bitopo devem de alguma forma ocupar nichos distintos.

A palavra nicho comeou a ganhar conotao cientfica quando Charles Elton, em 1933, escreveu que o nicho de um organismo o seu modo de vida no sentido em que falamos de ocupaes ou empregos ou profisses em uma sociedade humana.

O nicho utilizado para descrever como, em vez de onde um organismo vive.

O conceito moderno de nicho ecolgico foi proposto por Evelyn Hutchinson, em 1957, e se refere s maneiras pelas quais as tolerncias e necessidades do indivduo interagem na definio do seu modo de vida. Evelyn Hutchinson : O termo nicho... aqui definido como a soma de todos os fatores ambientais agindo sobre o organismo; o nicho assim definido uma regio de um hiper-espao ndimensional... (1944-1958)

Nicho Fundamental todas as caractersticas do hipervolume de n-dimenses na ausncia de outras espcies. Nicho Realizado poro do nicho fundamental considerando as interaes interespecficas.

Anda mungkin juga menyukai