Anda di halaman 1dari 5

Antonio S. Poloni Advogado e Contador em Iracempolis (SP) Sumrio 1. Comentrios Iniciais 2. Sociedade No Personificada 2.1. Sociedade em Comum 2.2.

Sociedade em Conta de Participao 3. Sociedade Personificada 3.1. Sociedade Empresria 3.1.1. Tipos Jurdicos 3.1.1.1. Sociedade em Nome Coletivo 3.1.1.2. Sociedade em Comandita Simples 3.1.1.3. Sociedade Limitada 3.1.1.4. Sociedade Annima 3.1.1.5. Sociedade em Comandita por Aes 3.2. Sociedade Simples 4. Quadro Resumo 1. Comentrios Iniciais O novo Cdigo Civil, institudo pela Lei n 10.406/02, entrou em vigor em 11 de janeiro de 2003, tendo revogado a Lei n 3.017/1916 (Cdigo Civil de 1916) e a Parte Primeira da Lei n 556/1850 (Cdigo Comercial de 1850), trazendo diversas inovaes que regram a vida e os negcios desenvolvidos por pessoas e empresas. De acordo com o artigo 981, considera-se contrato de sociedade aquele mediante o qual as pessoas reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou servios, para o exerccio de atividade econmica e a partilha, entre si, os resultados. A sociedade pode ser empresria, se tiver por objeto a atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens e servios ou simples, nos demais casos. O Novo Cdigo Civil introduziu importante alterao no que diz respeito sociedade entre marido e mulher. O art. 977 do Novo Cdigo Civil faculta aos cnjuges contratar sociedade, entre si ou com terceiros, desde que no sejam casados no regime da comunho universal de bens ou no da separao obrigatria. Os cnjuges casados pelo regime de comunho universal de bens no podem constituir sociedade porque no existe pluralidade de patrimnio. Em se tratando de cnjuges casados pelo regime de separao obrigatria de bens, a vedao constituio de sociedade decorre do efeito patrimonial deste, que a unio de patrimnios destacados, previamente vedados pela lei, no caso deste regime de casamento.

Sob o Novo Cdigo o empresrio casado pode, qualquer que seja o regime de bens, sem necessidade de obter outorga conjugal, alienar ou gravar de nus real imveis que pertenam ao patrimnio da empresa (art. 978).

As associaes, sociedades e fundaes, constitudas na forma das leis anteriores, tero o prazo de um ano, a partir de 11.01.2003, para se adaptarem s disposies do Novo Cdigo. Igual prazo concedido aos empresrios (art. 2.031 do Novo Cdigo Civil). Salvo o disposto em lei especial, as modificaes dos atos constitutivos das pessoas jurdicas, bem como a sua transformao, incorporao, ciso ou fuso, regem-se desde logo por este Cdigo (art. 2.033).
Este trabalho aborda o Novo Cdigo Cvel, notadamente aos novos conceitos relativos s sociedades. 2. Sociedade No Personificada Embora estabelea o Novo Cdigo Civil que a personalidade jurdica da sociedade comea com o registro de seus atos constitutivos, possui dispositivos que regem o que denomina de sociedade no personificada, denominao sob a qual acolheu a sociedade em comum (antiga sociedade de fato) e sociedade por conta de participao. Portanto, considera-se sociedade no personificada aquela cujo ato constitutivo ainda no foi registrado no rgo competente, ou seja, aquela que no possui personalidade jurdica. Excetuam-se deste conceito, as sociedades annimas e as sociedades em comandita por aes, uma vez que, de acordo com a legislao de regncia, no podem funcionar sem que sejam arquivados e publicados os seus atos constitutivos (art. 982). As sociedades no personificadas se subdividem em sociedade em comum e sociedade em conta de participao. 2.1. Sociedade em Comum A sociedade em comum, embora no tenha, ainda, seus atos constitutivos registrados, uma sociedade de fato, cuja existncia comprovada, independente de ter ou no contrato escrito.Os scios, nas relaes entre si ou com terceiros, somente por escrito podem provar a existncia da sociedade em comum, mas os terceiros podem prov-la de qualquer forma (artigos 986 e 990). O novo Cdigo Civil, em seus artigos 986 a 990, regula a relao entre os scios da sociedade em comum e entre estes e terceiros,definindo que a responsabilidade dos scios solidria e ilimitada. 2.2. Sociedade em Conta de Participao

A sociedade em conta de participao um outro tipo de sociedade no personificada, diferenciando-se da sociedade em comum, uma vez que est dispensada do arquivamento de seus atos constitutivos no registro competente. Esta sociedade no possui patrimnio prprio e nem personalidade jurdica, sendo formada para realizar negcios de curta durao, extinguindo-se aps sua concretizao. A constituio da sociedade em conta de participao independe de qualquer formalidade e pode provar-se por todos os meios em direito admitidos. O contrato social produz efeitos somente entre os scios, e a eventual inscrio de seu instrumento em qualquer registro no confere personalidade jurdica sociedade (artigos 991 a 996). 3. SOCIEDADE PERSONIFICADA Considera-se sociedade personificada aquela que possui personalidade jurdica, obtida mediante registro de seus atos constitutivos no rgo competente. As sociedades personificadas se subdividem em sociedade empresria e sociedade simples. 3.1. Sociedade Empresria definida como sociedade empresria quela que tem por objeto o exerccio de atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios, ou seja, considera-se sociedade empresria a antiga sociedade comercial. Antes de iniciar a atividade econmica, o empresrio individual ou a sociedade empresria, que a ela for se dedicar, dever inscrever-se no Registro Pblico de Empresas Mercantis, a cargo das Juntas Comerciais (artigos 967, 968 e 1.150 do Cdigo Civil), tendo como elemento essencial o nome empresarial. 3.1.1. Tipos Jurdicos A sociedade empresria deve constituir-se segundo um dos seguintes tipos jurdicos: a) sociedade em nome coletivo; b) sociedade em comandita simples; c) sociedade limitada; d) sociedade annima; e) sociedade em comandita por aes. 3.1.1.1. Sociedade em Nome Coletivo

Exceto pelo fato de poder exercer atividade empresria, este tipo de sociedade praticamente idntico ao da sociedade simples. Nesta sociedade somente podem participar pessoas fsicas, respondendo todos os scios, solidria e ilimitadamente, pelas obrigaes sociais. Sem prejuzo da responsabilidade perante terceiros, podem os scios, no ato constitutivo, ou por unnime conveno posterior, limitar entre si a responsabilidade de cada um. 3.1.1.2. Sociedade em Comandita Simples Na sociedade em comandita simples tomam parte scios de duas categorias, a saber: a) os comanditados, pessoas fsicas, responsveis solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais; e b) os comanditrios, obrigados somente pelo valor de sua quota. As sociedades por comandita simples so regidas supletivamente pelas normas da sociedade em nome coletivo, cabendo ao scios comanditados os mesmos direitos e obrigaes dos scios em nome coletivo. Sem prejuzo da faculdade de participar das deliberaes da sociedade e de fiscalizar suas operaes, no pode o comanditrio praticar nenhum ato de gesto nem ter o nome da firma social, sob pena de ficar sujeito s responsabilidade de scio comanditado. Neste caso, o contrato deve discriminar os comanditados e os comanditrios. 3.1.1.3. Sociedade Limitada Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada scio restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralizao do capital social. Este tipo de sociedade passa a ter um regime consolidado em apenas um diploma legal, pois, a sociedade ente denominada de sociedade por quotas de responsabilidade limitada, tinha seu regime jurdico determinado pelo Decreto n 3.708/19, revogado, e subsidiariamente pela Lei das Sociedades Annimas (Lei n 6.404/76). A aplicao subsidiria da lei da sociedades annimas continua sendo possvel, desde que haja previso expressa no contrato social. 3.1.1.4. Sociedade Annima Na sociedade annima ou companhia, o capital divide-se em aes, obrigandose cada scio ou acionista somente pelo preo de emisso das aes que subscrever ou adquirir. A sociedade annima rege-se por lei especial (Lei n

6.404/76 e disposies posteriores), aplicando-se-lhe, nos casos omissos, as disposies do Novo Cdigo Civil (artigos 1.088 e 1.089). 3.1.1.5. Sociedade em Comandita por Aes Esta sociedade tem o capital dividido em aes, regendo-se pelas normas relativas sociedade annima. Todavia, neste tipo societrio, somente o acionista tem qualidade para administrar a sociedade e, como diretor, responde subsidiria e ilimitadamente pelas obrigaes da sociedade (artigos 1.090 a 1.092). 3.2. Sociedade Simples considerada sociedade simples aquela cujo objeto social seja decorrente de profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda com concurso de auxiliares ou colaboradores, ou seja, considera-se sociedade simples a antiga sociedade civil. A sociedade simples (exceto no caso das cooperativas e de determinadas atividades reguladas por leis especiais que imponham a doao de tipo societrio especfico, podero ser constitudas de conformidade com um dos tipos examinados nos subitens anteriores (exceto como sociedade por aes), ou no o fazendo, subordinam-se s normas que lhes so prprias (arts. 997 a 1.000). Neste tipo de sociedade, os bens particulares dos scios (inclusive queles que ingressem em uma sociedade j constitudas) podero ser executados por dvidas da sociedade, mas apenas depois de executados os bens sociais, se estes forem insuficientes para saldar as dvidas. Neste caso, os scios responderam com o seu patrimnio social na proporo que participem das perdas sociais, salvo se houver no contrato social clusula estipulando a responsabilidade solidria. As cooperativas so consideradas sociedades simples, independentemente de seu objeto de funcionamento.

Anda mungkin juga menyukai