Anda di halaman 1dari 33

5

INTRODUO AOS SISTEMAS AGROFLORESTAIS

ALINE MARIA COSTANTIN


MSc. AGROECOSSISTEMAS INSPETORA DE RECURSOS NATURAIS NATURATINS

INTRODUO
As tcnicas agroflorestais tm sido desenvolvidas empiricamente e vm sendo utilizadas h vrias geraes pelos ndios e o homem do campo em diferentes partes do mundo, mas s recentemente tem despertado interesse como atividade cientfica. De um modo geral, os sistemas agroflorestais tm sido apontados como de grande relevncia por contribuir com o desenvolvimento de comunidades rurais. No mundo tropical, tais tcnicas tm sido utilizadas com eficcia, principalmente para atender as seguintes necessidades: a produo de alimentos associando cultivos agrcolas (arroz, milho, feijo, mandioca...) com manejo de espcies florestais de valor; a proviso de sombra em cultivos de rendimento e exportao (caf, cacau, etc.); a produo de lenha extrada do bosque secundrio ou produzida tradicionalmente em cercas vivas, combinadas com cultivos agrcolas ou pastagens; a valorizao de pastagens naturais ou melhoradas, com a associao de rvores madeireiras que tambm protegem o solo, a pastagem e os animais. objetivo dos sistemas agroflorestais otimizar a produo por unidade de superfcie, respeitando sempre o princpio de rendimento contnuo, principalmente atravs da conservao/manuteno do potencial produtivo dos recursos naturais renovveis: conservao dos solos, recursos hdricos, fauna e das florestas nativas. A maior dificuldade encontrada no sistema est na limitao de conhecimento por parte dos agricultores e at mesmo dos tcnicos e pesquisadores, o que dificulta sua implantao na maioria das regies.

2. CONCEITOS E DEFINIES
Os sistemas agroflorestais so considerados como uma alternativa de uso dos recursos naturais que, normalmente, causam pouca ou nenhuma degradao ao meio ambiente, principalmente por respeitarem os princpios bsicos de manejo sustentvel dos agroecossistemas. Altieri (2002) cita a definio do ICRAF (Centro Internacional para Pesquisa Agroflorestal), nos seguintes termos:

O Sistema Agroflorestal um sistema sustentvel de manejo de solo e de plantas que procura aumentar a produo de forma contnua, combinando produo de rvores (incluindo frutferas e outras) com espcies agrcolas e animais, simultaneamente ou seqencialmente, na mesma rea, utilizando prticas de manejo compatveis com a cultura da populao local.

Altirei (2002), Dubois (1996) e Macedo (2000) conceituam os sistemas agroflorestais como formas de uso e manejo dos recursos naturais nos quais espcies perenes de porte arbreo so utilizadas em associao com cultivos agrcolas e/ou animais, em uma mesma rea, durante um mesmo perodo ou em uma seqncia temporal. De acordo com Altieri (2002), qualquer que seja a definio consenso que o Sistema Agroflorestal representa um conceito de uso integrado da terra, particularmente adequado s reas marginais e a sistemas de baixo uso de insumos. Segundo Macedo (2000), os SAFs so sistemas de uso e manejo dos recursos naturais que integram consorciaes de rvores e culturas agrcolas e/ou animais de forma cientfica, ecologicamente desejvel, praticamente factvel e socialmente aceitvel pelo produtor rural, de modo que este obtenha os benefcios das interaes ecolgicas e econmicas resultantes. So consorciaes que se aliceram em princpios de sustentabilidade, pois envolvem aspectos ambientais, econmicos e sociais. Para Kageyama (1999), o conceito mais tradicional de SAF apontava que o simples fato de juntar uma espcie agrcola com uma florestal j caracterizava esse tipo de sistema, levantando-se a vantagem de maximizar a utilizao do espao areo e radicular. Isto representou, de fato, o inicio de um movimento em favor do plantio consorciado que hoje tem culminado num sistema multi-espcies, imitando a alta diversidade natural, principalmente nos ecossistemas tropicais. O avano nos SAFs a partir da experimentao emprica por agricultores e, mais recentemente, a partir de experimentos mais formais, denominados cientficos, vm mostrando que os sistemas mais complexos imitando as florestas naturais, utilizando os conceitos de biodiversidade e sucesso ecolgica, apontam novos horizontes para a agricultura nos trpicos. (KAGEYAMA, 1999). Para Macedo (2000), os SAFs tm sido classificados de diferentes maneiras, quanto a sua estrutura no espao, seu desenho, sua importncia relativa e a funo dos diferentes componentes, assim como os objetivos da produo e suas caractersticas sociais, ecolgicas e econmicas.

3. PRINCPIOS
PRINCPIO ECOLGICO
Baseiam-se no princpio ecolgico denominado biodinmica da sobrevivncia, proporcionando o mximo aproveitamento da energia solar vital, atravs da multiestratificao diferenciada de uma grande diversidade de espcies de usos mltiplos, as quais exploram os perfis vertical e horizontal da paisagem, visando utilizao e recirculao dos potenciais produtivos dos ecossistemas. Sua diversidade de espcies vegetais forma uma estratificao diferenciada do dossel de copas e do sistema radicular das plantas no solo. As espcies arbreas, por geralmente possurem razes mais profundas, exploram maior volume de solo, sendo capazes de absorver nutrientes e gua que os cultivos agrcolas no conseguem. Com isso, a competio entre os indivduos diminui e a retirada de nutrientes e gua do solo pelas plantas diferenciada e aumentada. O dossel de copas, formado pela diversidade de espcies vegetais, proporciona a cobertura do solo atravs da deposio da camada densa de material orgnico, gerada, continuamente, pela queda de folhas e ramos das diferentes culturas. Isto aumenta a proteo do solo contra a eroso, diminuindo o escoamento superficial, promovendo maior tempo de infiltrao da gua, reduzindo a temperatura do solo, aumentando a quantidade de matria orgnica e, conseqentemente, melhorando as propriedades qumicas, fsicas e biolgicas do solo. Ainda atravs da estratificao do dossel de copas e da camada depositada de material orgnico sobre a superfcie do solo, ocorre a reduo da incidncia direta de radiao solar que o atinge, diminuindo a ocorrncia de plantas invasoras que so extremamente exigentes em luz. Atravs da presena do componente arbreo, ocorrem modificaes do microclima, que so repercutidas no balano hdrico do solo e contribuem para a elevao da umidade do solo disponvel para as plantas sob a copa das rvores. Isto ocorre devido a menor incidncia de radiao solar que chega ao solo, influenciando, de forma significativa, o decrscimo da taxa de evaporao de gua e a manuteno da umidade do solo. Este maior teor de umidade no solo favorece a atividade microbiana, o que resulta na acelerao da decomposio da matria orgnica e possibilita o aumento da mineralizao. As razes profundas das rvores podem interceptar os nutrientes que foram lixiviados das camadas

superficiais e acumulados no subsolo, geralmente fora do alcance do sistema radicular das culturas agrcolas e/ou pastagens, e ajudam a retorn-los superfcie na forma de serrapilheira.

PRINCPIO SOCIAL
Quando implantados em uma determinada regio possuem uma importante funo social, a de fixao do homem no campo devido principalmente ao aumento da demanda de mo-de-obra e sua distribuio ser normalmente mais uniforme durante o ano (tratos culturais ocorrem em diferentes pocas e formas, de acordo com as culturas), e da melhoria das condies de vida, promovidas pela diversificao da produo (produtos agrcolas, florestais e animais). Ao serem comparados com os monocultivos os Sistemas Agroflorestais normalmente produzem maior nmero de servios e produtos para o consumo humano. Conferido principalmente pela utilizao de grande diversidade de espcies florestais arbreas e arbustivas, e pelas diferentes alternativas de consorciao com espcies agrcolas e/ou animais, a partir de uma mesma rea de terra. Como exemplo os Quintais Agroflorestais, principalmente os da regio Amaznica, que de acordo com Michon apud Macedo (2000) so capazes de produzir at 40% das necessidades calorficas de uma famlia rural.

PRINCPIO ECONMICO
A sustentabilidade econmica proporcionada pela alternncia e diversificao da produo e de produtos ao longo do ano caracteriza o principal princpio econmico do Sistemas Agroflorestais. A escolha de espcies utilizadas nos SAFs deve respeitar a preferncia por produtos de maior aceitao e venda no mercado em determinadas pocas do ano e ser diversificada, para que o agricultor possa ficar protegido contra as quedas de preo de mercado as quais nuca atingem todos os produtos ao mesmo tempo. E ainda atravs da comercializao escalonada destes produtos aumentar a sua renda.

10

A caracterstica de perenidade dos SAFs diminui investimentos anuais pesados, principalmente com o preparo de solo, adubao e controle de plantas invasoras. Maiores oportunidades de emprego so geradas no meio rural devido a diversidade de culturas, pois para o manejo destas necessrio uma gama variada de mo-de-obra. Atravs do associativismo e da formao de cooperativas de produtos agroflorestais em uma determinada regio podem estimular a instalao de agroindstrias. Com a agroindustrializao dos produtos agroflorestais na prpria regio possvel agregar valor a estes produtos, gerar empregos e promover melhorias sociais no meio rural.

4. OBJETIVO DOS SAFs


O objetivo da maioria dos SAFs otimizar os efeitos benficos das interaes entre os componentes dos sistemas (arbreo, agrcola e animal), a fim de obter uma produo comparvel com a obtida na monocultura, com os mesmos recursos, dadas as condies econmicas, ecolgicas e sociais predominantes. Para isso os SAFs necessitam: - manter-se sustentvel; - conferir sustentabilidade aos sistemas agrcolas; - aumentar a produtividade vegetal e animal; - direcionar tcnicas para uso racional do solo e gua; - diversificar a produo de alimentos; - estimular a utilizao de espcies para usos mltiplos; - diminuir os riscos do agricultor; - amenizar os fatores adversos do efeito de produo; minimizar os processos erosivos; combinar a experincia rural dos agricultores com o conhecimento cientfico.

5. Vantagens relacionadas aos Sistemas Agroflorestais


Como todo e qualquer sistema o contexto do sistema agroflorestal tambm apresenta suas vantagens e desvantagens quando comparado a outros modelos agrcolas. Levando em

11

conta os diferentes fatores que envolvem um sistema agrcola, os sistemas agroflorestais apresentam como vantagens as seguintes caractersticas: - Os custos de manuteno e implantao dos sistemas agroflorestais podem ser mantidos dentro dos limites aceitveis para o pequeno produtor. O estabelecimento do sistema exige bastante mo-de-obra, porm esta pode ser reduzida fazendo-se o cultivo das espcies perenes j na lavoura convencional. Sistemas j bem estabelecidos demandam pouca mo-de-obra, com o conhecimento aguado; - Podem aumentar a renda familiar, e em sua fase de plena produo um consrcio agroflorestal tem custo baixo de produo e pode gerar maior renda que os roados convencionais; - Os sistemas agroflorestais contribuem com a melhoria da alimentao das populaes rurais. Acontece uma disponibilizao de maior variedade e at quantidade com qualidade de alimentos em muitos casos; - Ajudam a manter ou melhorar a capacidade produtiva da terra. Ocorre melhor proteo do solo e uma fertilizao natural atravs da reciclagem de nutrientes; - Diminuio do xodo rural, porque facilitam a sedentarizao dos agricultores. Pelo fato de manter o solo produtivo por longos perodos, os SAFs tm grande vantagem de fixar o agricultor a terra; - Minimizam os riscos em virtude de uma maior diversificao da produo. Quanto maior o nmero de espcies cultivadas menor o risco relacionado a queda de preos; - Possibilitam melhor distribuio de mo-de-obra ao longo do ano. No existindo concentrao de trabalho em apenas um perodo do ano; - Tornam o trabalho mais confortvel e favorecem a recuperao e preservao ambiental. Os trabalhos em geral so realizados na sombra o que melhora o desempenho e diminui o cansao e a manuteno de vrios extratos vegetais favorecendo a preservao do ambiente; Menor necessidade de insumos, pois ocorre um reaproveitamento dos recursos intrnsecos do sistema, requerendo menos investimento externo.

12

6.

Desvantagens relacionadas aos Sistemas Agroflorestais


Segundo Dubois, 1996, os conhecimentos dos tcnicos, pesquisadores e dos

agricultores so ainda muito limitados. As relaes entre plantas e exigncias de muitas espcies e a maioria dos agricultores nunca cultivou espcies florestais, muito menos construiu sistemas agroflorestais. - O manejo dos sistemas agroflorestais de modo geral mais complicado quando comparado a outros sistemas de cultivos; - Em alguns casos o custo de implantao de sistemas agroflorestais mais elevado, principalmente quando as mudas de espcies florestais precisam ser compradas em viveiros; - O componente florestal pode diminuir o rendimento dos cultivos agrcolas e pastagens dentro do sistema agroflorestal. A produtividade das diferentes espcies depender das espcies escolhidas e do manejo; - Os sistemas agroflorestais so de mais difcil mecanizao. O uso dos atuais equipamentos e mquinas pouco recomendado existindo a necessidade de buscar alternativas; Muitos produtos de sistemas agroflorestais ainda tm mercado limitado. preciso formar associaes com esprito participativo, com o intuito de buscar as melhores condies para vender os produtos;

7. Caracterizao dos Sistemas Agroflorestais


Sistemas agroflorestais (SAFs) so formas de uso e manejo da terra, nas quais rvores ou arbustos so utilizados em associao com cultivos agrcolas, tambm com criao de animais numa mesma rea de maneira simultnea ou numa seqncia temporal. Para caracterizar-se como sistema agroflorestal, obrigatria a presena de pelo menos uma espcie florestal arbrea ou arbustiva (Dubois, 1996). So um conjunto de tcnicas

13

alternativas de utilizao dos recursos naturais nos quais, espcies florestais so utilizadas em associao com cultivos agrcolas e/ou animais em uma mesma superfcie. Essas combinaes/associaes/consorciaes podem ser instaladas e manejadas de maneira simultnea/escalonada/seqencial no tempo e no espao e apresentar carter temporrio ou permanente (Macedo, 2000). Um SAF composto por duas ou mais espcies, das quais ao menos uma lenhosa e perene (rvore, arbusto, palmeira, bambu) (Van Leeuwen et al, 1999, citado por Macedo, 2000). Segundo Macedo et al (1999), os SAFs so sistemas de uso e manejo dos recursos naturais que integram consorciaes de rvores e culturas agrcolas e/ou animais de forma cientfica ecologicamente desejvel, praticamente factvel e socialmente aceitvel pelo produtor rural, de modo que esse obtenha os benefcios das interaes ecolgicas e econmicas resultantes. So consorciaes que se aliceram em princpios de sustentabilidade, que envolvem aspectos ambientais, econmicos e sociais. Espcies florestais podem ser combinadas com uma ou mais espcies agrcolas ou de animais. No caso de espcies de porte mdio como citrus, caf, cacau e outras que apresentam o mesmo porte, no so consideradas como componentes florestais em sistemas agroflorestais, isso em virtude do fato dessas espcies terem passado por um longo processo de domesticao e melhoramento gentico sendo hoje cultivos agrcolas perenes. Quando do uso dessas espcies devemos consorci-las com espcies florestais no domesticadas para a obteno de um legtimo sistema agroflorestal. Dentro de um sistema agroflorestal as espcies florestais tm alm do papel de fornecer produtos teis para o agricultor, o papel de manter a fertilidade do solo e a biodiversidade. As espcies florestais geralmente tm grande capacidade de reciclar

nutrientes que enriquecero o solo atravs da decomposio de ramos e folhas cados ao solo, alm de abrigar e alimentar a variada fauna local.

14

Ao levarmos em conta os diferentes tipos de associaes e consrcios alm dos diferentes objetivos, os sistemas agroflorestais so classificados de maneira simplificada em trs grupos: Sistemas silviagrcolas: caracterizados atravs da associao de espcies florestais com culturas agrcolas anuais ou perenes. Sistemas silvipastoris: caracterizam-se atravs da combinao de rvores ou arbustos com plantas forrageiras herbceas e animais. Sistemas agrossilvipastoris: tem como caracterstica a criao de animais dentro de um sistema silvi-agrcola. Dentro desses trs grandes grupos de sistemas agroflorestais existiro diferentes classificaes que dependero do objetivo, tipo de consrcio, complexidade e outros fatores que caracterizam o sistema. Dependendo do interesse e do manejo os sistemas agroflorestais podem evoluir com o passar do tempo, e entrar para outra classificao (Dubois, 1996).

8. Sistemas Silviagrcolas
8.1 Sistema Alley Cropping (alias)
Esse sistema surgiu na sia, em regies montanhosas das Filipinas, com a principal finalidade de reduzir a eroso do solo (Kang et al, 1990, citado por Macedo, 2000). O sistema de alias uma prtica normalmente empregada em regies tropicais da frica e sia, o qual vem permitindo melhoria nas caractersticas qumicas do solo (carbono orgnico e nutrientes), especialmente na camada superficial, quando comparado ao

15

monocultivo (Macedo, 2000). Alley Cropping descrito como sendo o plantio de rvores nas entrelinhas das culturas agrcolas para produo de biomassa foliar. O plantio das espcies florestais feito em faixas e concomitantemente ou intermitentemente no tempo. O componente arbreo tem como funo a melhoria e a conservao do solo e a produo de biomassa foliar (Mac Dicken e Vergara, 1990, citados por Macedo, 2000). As culturas anuais em virtude de suas caractersticas agronmicas, so plantas que exigem bastante luz para se desenvolver e produzir adequadamente sendo assim bastante complicado seu cultivo em agroflorestas densas e com vrios extratos de plantas. Para evitar a concorrncia especialmente por luz estes cultivos so possveis apenas em situaes onde se tenha um arranjo de plantas e um manejo que permita boa luminosidade, permitindo assim o bom desenvolvimento das plantas. Na fase inicial da implantao de uma agrofloresta em reas antes ocupadas pela agricultura convencional, o cultivo de plantas anuais torna-se possvel e em certos casos at interessantes. Faz-se o plantio das espcies anuais e em conjunto com este ou durante o desenvolvimento da cultura faz-se tambm a semeadura de espcies arbreas. A cultura anual servir, em alguns casos de proteo para o estgio inicial de desenvolvimento das espcies florestais ali semeadas. At que as condies de luminosidade e a velocidade de desenvolvimento das espcies arbreas permitam ser possvel o cultivo de espcies anuais. Esses cultivos dependendo da situao podem persistir durante os dois ou trs primeiros anos iniciais de implantao da agrofloresta. Em situaes onde no se tem condio de regenerar a terra com capoeiras de longa durao, o terreno pode ser ocupado com espcies de ciclo curto, plantadas em faixas, intercaladas com faixas de espcies arbreas ou arbustivas adubadoras, que ajudaro a

16

manter a capacidade produtiva do solo. No futuro estas espcies facilitaro a formao de uma agrofloresta perene se assim desejar. Para o sucesso do cultivo em alias deve-se observar diversos fatores que so de extrema importncia no decorrer do desenvolvimento do sistema. A escolha das espcies arbreas que sero utilizadas para a formao das sebes verdes deve seguir vrios cuidados. Deve-se primar por espcies que aceitam podas constantes e bastante drsticas, e espcies com as quais o nvel de competio com as culturas anuais fique em nveis aceitveis. Neste caso convm selecionar espcies com sistema radicular profundo e razes superficiais que no se afastam muito no sentido lateral. O sistema de cultivo em alias apresenta algumas desvantagens que o agricultor deve analisar com cuidado. O sistema exige bastante mo-de-obra e as podas ou rebaixamento no podem ser atrasadas. A maioria das podas feita durante o perodo de bastante desenvolvimento das culturas quando o agricultor j est muito atarefado. Alm do aumento da demanda por mo-de-obra, os rendimentos das culturas que ocupam as alias aumentam apenas depois do segundo ou terceiro ano. Algumas culturas anuais ou bianuais podem no se adaptar bem ao sistema de cultivo em alias. Apesar das desvantagens, este sistema de cultivo apresenta caractersticas importantes que ajudam a melhorar a fertilidade do solo e prolongar o tempo de uso do mesmo. O material obtido nas podas e rebaixamento das sebes verdes espalhado sobre o solo das faixas de cultivo. A decomposio desse material fornece matria orgnica para o solo alm de ajudar a reter umidade e aumentar a biodiversidade do solo.

17

O processo de implantao das faixas de espcies florestais nas reas de cultivo em alias deve seguir alguns princpios bsicos. Em terrenos declivosos o cultivo das sebes deve seguir as curvas de nvel para ajudar na preveno da eroso do solo. O cultivo dever ser denso e a distncia entre as faixas deve ser definida levando em conta o grau de declividade do terreno. As distncias mais comuns entre as sebes variam entre dois a seis metros e o plantio das plantas adubadoras em geral feito em filas duplas. Outra maneira de ter melhor eficincia no controle da eroso de associar as sebes adubadoras com cultivo de faixas de gramneas. Podem ser usadas entre outras o capim cidreira, que tem crescimento lateral reduzido. No caso da associao de gramneas como barreiras antierosivas com as sebes verdes, as primeiras devem ser cultivadas logo abaixo das espcies arbreas ou arbustivas para melhorar o controle da eroso e favorecer o desenvolvimento das sebes verdes. Em terrenos planos as sebes verdes devem ser cultivadas em linhas paralelas e orientadas no sentido leste oeste para diminuir o efeito do sombreamento destas sobre os cultivos agrcolas. Em solos declivosos esta orientao sempre que possvel, deve ser perpendicular ao caminho do escoamento superficial da gua da chuva. Praticamente todos os cultivos agrcolas podem ser desenvolvidos em alias, sejam anuais ou plurianuais. O resultado dos cultivos pode ser melhorado com ajustes de espaamento e manejo adequado das sebes verdes. As reas ocupadas com sistemas de produo em alias requerem tratos especiais como, poda seletiva, podas de rebaixamento, eventuais podas de razes das sebes verdes e replantio para preenchimento de folhas ou brechas.

18

A poda seletiva feita para diminuir o grau de sombreamento e consiste na retirada de apenas parte da folhagem das perenes adubadoras. O rebaixamento consiste numa poda drstica e retirada de toda folhagem, mediante corte feito, em geral, a pouca altura acima do solo. A altura do corte depender da espcie utilizada, assim como a periodicidade dos mesmos. Os objetivos do rebaixamento so diminuir a competio e aumentar a quantidade de matria orgnica no solo. Deve-se fazer o maior nmero possvel de rebaixamentos, porm sem debilitar demais as perenes adubadoras. Para diminuir a competio por gua e nutrientes entre sebes verdes e cultivos agrcolas, pode-se aumentar a largura das alias e fazer a poda das razes das adubadoras perenes. O aumento da largura das alias pode diminuir o grau de adubao esperado, acelerando assim os gastos das reservas do solo. O sistema de produo em alias assegura melhor manuteno da capacidade produtiva do solo, assim mesmo, acontece um gasto progressivo das reservas do solo, sendo necessrio de tempos em tempos oferecer perodos de descanso ou aplicao de pequenas quantidades de adubo.

8.2 Sistema de Taungya


Este sistema silviagrcola foi desenvolvido inicialmente na Europa, onde os agricultores faziam semeadura direta de sementes de espcies florestais misturadas com sementes de espcies agrcolas. Em 1856 o botnico alemo Dietrich Brandis introduziu o mtodo na Birmnia, onde recebeu o nome de Taungya, que na lngua local significa plantio de encosta. Taungya era o nome dado ao sistema de agricultura de queima e roa (Flor, 1985, citado por Macedo, 2000). Seu uso no Brasil teve incio a partir do trabalho realizado por Gurgel Filho em 1962, que consorciou Eucalyptos Alba com milho (Passos,

19

citado por Macedo, 2000). O termo Taungya est especificamente relacionado a uma roa em que cultivos agrcolas de ciclo curto so associados, por um certo tempo, a um plantio uniforme de mudas de uma ou mais espcies madeireiras que, ao crescerem, formam uma floresta de rendimento e tem como objetivo final produzir madeira para serraria, celulose ou outros tipos de produtos como compensados, lenha e carvo vegetal. O sistema de Taungya constitui um sistema silviagrcola de substituio florestal ou de reflorestamento, baseado em dois componentes: um florestal (principal e permanente) e outro agrcola (secundrio e temporrio) (Macedo, 2000). A espcie florestal madeireira plantada junto a cultivos agrcolas de ciclo curto (milho, arroz, feijo e mandioca), aproveitando-se dos cuidados dos cultivos agrcolas. Quando a ltima safra agrcola termina, a espcie madeireira plantada j alcana uma boa altura. O lucro obtido pela venda dos produtos agrcolas ajuda a pagar o custo do plantio das espcies madeireiras. No Brasil, este sistema utilizado, principalmente, para diminuir o custo na formao de florestas de eucaliptos. Para se formar florestas de rendimento com o mtodo taungya, as mudas da espcie madeireira so plantadas na roa no incio do perodo das chuvas, e a distncia entre elas varia de acordo com a espcie: de 2,5 x 2,5 metros at 5,5 x 5,5 metros (respectivamente 1682 e 332 mudas plantadas por hectare). Quando a espcie plantada visa fornecer madeira de alta qualidade para produzir compensados ou mveis, as mudas devem ser freqentemente visitadas e devem ser feitas as eliminaes de cips e, quando necessrio, podas de formao. Os cultivos agrcolas devem ficar afastados do p das espcies madeireiras - pelo menos 40 a 50 centmetros e, no caso da mandioca ou macaxeira, a distncia mnima deve ser maior (60 a 80 centmetros). Para que o pequeno produtor obtenha boas safras dos

20

cultivos de ciclo curto, deve plantar as espcies madeireiras mais espaadas e realizar podas de formao para corrigir as forquilhas (tronco bifurcado) que poderiam depreciar o valor das rvores. A principal vantagem do taungya diminuir o custo de formao da floresta plantada, propiciando boas condies de sobrevivncia, de crescimento s mudas de espcies madeireiras e aumentando a disponibilidade de nitrognio, quando as entrelinhas so ocupadas com o cultivo de leguminosas (feijo, amendoim). A principal desvantagem a competio exercida pelas espcies madeireiras sobre os cultivos agrcolas. Mas tambm existem outras, como os riscos de eroso. Quando os cultivos agrcolas so localizados sobre ladeira, grande a mo-de-obra exigida durante o primeiro ano de estabelecimento do taungya. Duas interaes destacam-se em sistema de Taungya: a interferncia entre os cultivos e as rvores (competio e efeitos alelopticos); e a proviso de sombra das rvores para os cultivos. A competio por gua, luz, nutrientes e espao depende das espcies utilizadas, da densidade e do tipo de manejo. A competio excessiva pode ocasionar reduo do rendimento dos cultivos e maior predisposio das plantas a enfermidades ou ao ataque por insetos (Montagnini et al, 1992, citado por Macedo, 2000). De acordo com esses autores o excessivo sombreamento dos cultivos pelas rvores determina o final desse tipo de sistema agroflorestal e o incio de uma plantao florestal pura. A durao do perodo de cultivo determinada pela densidade de plantio das rvores: para densidades elevadas o perodo de cultivo ser curto ou vice-versa. Neste tipo de associao as plantaes florestais crescem melhor que quando se encontram ss, pois esto mais livres de doenas alm de ter seu crescimento favorecido por efeitos residuais dos fertilizantes empregados aos cultivos agrcolas (Macedo, 2000).

21

Segundo Brienza Jnior (1982), citado por Macedo (2000), de acordo com a dimenso do projeto, as espcies escolhidas e as tecnologia disponveis, os sistemas silviagrcolas podem ser dirigidos para uma economia de subsistncia ou de mercado, e cita as seguintes espcies como potenciais para implantao do sistema: a) b) Culturas de Ciclo Curto Oriza sativa (arroz) Zea Mays (milho) Phaseolus sp (feijo) Vigna unguiculata (caupi) Manihot spp (mandioca) Espcies Florestais Cordia goeldiana (freij) Swietenia macrophilla (mogno) Bertholletia axcelsa (castanha-do-par) Cordia alliodora (uru) Carapa guianensis (andiroba) Bagassa guianensis (tatajuba) Didymopanax morototonii (morotot) Dinizia excelsa (Angelim-pedra) Vochysia mxima (quaruba-verdadeira) Vateireopsis speciosa (fava-amargosa) Jacarand copaia (parapar) Simarouba amara (marup) Eucalyptus spp (eucalipto) Pinus sp (pinus) Hevea brasiliensis (seringueira) Ilex paraguaiensis (erva-mate)

22

As culturas intercalares, alm de no prejudicarem o crescimento das espcies florestais, em muitos casos tm gerado benefcios s mesmas, contribuindo para a obteno de melhores estandes de desenvolvimento inicial. Apenas no caso de espcies florestais helifitas, deve-se atentar para o fato de no se utilizarem no primeiro ano, culturas de porte mais elevado e altamente competitivas, exceto para a utilizao de espaamentos florestais mais amplos. Este sistema apresenta grande perspectiva para produo de madeira em ciclos curtos (celulose ou lenha), para maximizar a produo por unidade de rea, uma vez que as espcies arbreas podem ser plantadas em densidades mais altas do que em outros sistemas. O manejo desse sistema visando a produo de madeira para serraria, com rotao em torno de trinta anos e desbaste intermedirios (madeira para celulose, energia ou ferramentas), seria prefervel a rotaes curtas (cinco a dez anos). Com esta medida, a ciclagem de nutrientes favorecida, assim como a minimizao das perdas por exportao dos mesmos. Se por um lado o uso de rotaes longas podem favorecer a ciclagem de nutrientes e minimizar as perdas por exportao, existe a desvantagem da imobilidade por um longo perodo de tempo, sem que o agricultor tenha rendas intermedirias. Do ponto de vista econmico, o preparo do solo e as limpezas durante a fase de desenvolvimento inicial das espcies florestais so custeados, total ou parcialmente, pelas atividades agrcolas temporrias (Yared et al, 1992, citado por Macedo, 2000).

8.3 Multiestratos ou multiestratificados So tambm conhecidos como consrcios agroflorestais comerciais ou policultivos multiestratificados. So uma mistura de um nmero limitado de espcies perenes, em geral menores de dez, manejadas para fins comerciais. Sua diferena dos Quintais Agroflorestais e da Agrofloresta ocorre em virtude do nmero de espcies limitado e o objetivo da produo para comercializao. Caracterizam-se pela associao de espcies vegetais (rvores, cultivos perenes e anuais), geralmente de valor comercial, que formam diversos estratos verticais. No estado do Acre um dos modelos de Sistema Agroflorestal mais comum o multiestratificado, superado apenas pelos Quintais Agroflorestais. Entre as espcies mais

23

utilizadas pelos agricultores da regio destacam-se o cupuau, a pupunha, o caf, a castanha-do-brasil, o mogno, e o freij. Os produtos gerados nesse tipo de sistema agroflorestaL se destina venda (Dubois et al., 1996).

8.4 Quebra-ventos O vento, dependendo de sua intensidade pode provocar danos na propriedade rural. Nas culturas vegetais, os danos vo desde um estmulo excessivo evapotranspirao, at o efeito mecnico da quebra de galhos e arrancamento da planta do solo, podendo provocar ainda a queda de flores e frutos, a seca de plantas e a eroso do solo. Os quebra-ventos so fileiras de rvores plantadas no sentido de cortar a direo dos ventos dominantes, a fim de diminuir sua velocidade e/ou modificar sua direo. No plantio de rvores para obter uma cortina florestal devem ser plantadas espcies de valor econmico para serem alcanadas duas finalidades: cortar a velocidade dos ventos e ter uma fonte de renda alternativa. Os quebra-ventos agem diretamente sobre o ambiente, proprocionando

sombreamento parcial ou temporrio da cultura e diminuindo a velocidade dos ventos, podendo assim proporcionar um microclima favorvel s culturas agrcolas, um aumento na produo e uma reduo nos custos da cultura.

8.5 Cercas vivas As cercas vivas so linhas de rvores ou arbustos utilizadas com o objetivo de delimitar uma determinada rea. So implantadas basicamente por estacas grandes (geralmente 2,5m de comprimento e de 8 a 20 cm de dimetro), que enrazam facilmente, e sobre as quais se prendem lateralmente os fios de arame. Elas podem ser completamente fechadas, bem densas ou abertas, interligadas por arames. Destacam-se pelas possibilidades de obteno de diversos produtos

(lenha,moures,etc.), a proteo aos cultivos e animais contra o vento, a delimitao das reas de cultivo, pecuria e da propriedade, alm da durabilidade em comparao com as

24

cercas tradicionais. Mas este tipo de cerca apresenta desvantagens como: a necessidade de podas para controlar o crescimento e a dificuldade de eliminao da cerca se necessrio. As espcies mais utilizadas na Amrica Central para postes e cercas vivas incluem a Gliricdia sepium, Erytrina spp., Spondias spp. e Pithecellobium dulce. Na Amaznia o modelo mais utilizado constitudo por moures vivos interligados por arames farpados.

9.

Sistemas Silvipastoris
So associaes de pastagens com espcies arbreas, planejadas ou naturais. As

espcies arbreas podem ser de essncias florestais, frutferas, leguminosas (forrageiras ou no) e at de espcies de interesse industrial. A presena de rvores em pastagens tem inmeras vantagens para os animais, forrageiras e o solo. Os animais encontram nas rvores a proteo contra o excesso de insolao, chuva e vento, obtendo um conforto que refletir numa melhoria de sua produo. As plantas forrageiras, principalmente nas regies tropicais, tm seu desenvolvimento prejudicado pelo excesso de insolao nas horas mais quentes do dia. Entretanto, na sombra das rvores elas permanecem viosas, alm de serem favorecidas com a manuteno da umidade do ambiente pelas rvores. O solo muito favorecido pelas rvores que alm de se constiturem em verdadeiras bombas de adubao, retirando nutrientes das camadas mais profundas do solo e os depositando na superfcie atravs das folhas e galhos que caem, protegem com sua sombra a micro e meso vida do solo, que, por sua vez, usando como alimento os restos vegetais e dejetos do gado, contribuem para a disponibilizao de nutrientes antes indisponveis s plantas, promovendo um verdadeiro circuito virtuoso que tende a aumentar a fertilidade do solo (MELADO, 2002). A introduo de rvores nas pastagens contribui para a intensificao da produo animal e abre caminho para uma produo mais sustentvel e rendosa. Pois as espcies

25

florestais aumentam as perspectivas de retorno econmico a mdio e longo prazo, fornecendo sombra e abrigo para o gado, alm de proteger e adubar o solo. Para a escolha das espcies arbreas que comporo o sistema devemos buscar as que renam maior nmero de caractersticas desejveis: facilidade de estabelecimento, adaptao ao meio ambiente, capacidade de fornecer forragem palatvel, ausncia de efeitos alelopticos negativos sobre as forragens do sub-bosque, tolerncia a ataques de pragas e doenas, ausncia de efeitos txicos para os animais e capacidade de lhes fornecer sombra e abrigo. Alm destas qualidades as espcies arbreas devem ser perenes, resistentes ao vento, ter razes profundas, possuir capacidade de rebrote e apresentar uma arquitetura que permita a penetrao da luz do sol at o estrato herbceo. Dentre as espcies de usos mltiplos mais indicadas para compor os sistemas silvipastoris na regio Norte do Brasil encontramos: a castanha-do-brasil (poteo-sombra e castanha), pau-d`arco (madeira comercial, sombra), freij-comum (madeira, sombra e mel) e ing-cip (sombra, adubao do solo, lenha,mel, forragem) (MACEDO, 2000). Para a regio do cerrado destacam-se o baru, a mangaba e a lixeira. Esta ltima principalmente pela grande quantidade de folhas que lana ao solo, contribuindo assim para o aumento da matria orgnica e a fertilidade do solo (MELADO, 2002). Segundo Macedo (2000), dentre as vantagens do sistema silvipastoril adiciona-se o fato de que o agricultor pode adapt-lo como modificao silvipastoril dos cultivos em alias, nos quais so estabelecidas espcies forrageiras entre as linhas de plantio das rvores ou arbustos. E de acordo com estudos concludos as pastagens em alias podem sustentar trs unidades (400Kg) animais/ha na poca chuvosa e de duas a duas e meia unidade animal/ha na poca seca. De acordo com essa carga podem ser produzidos de 600 a 700Kg de carne/ha/ano, nas zonas de trpico chuvoso e de 450 a 650Kg de carne/ha/ano nas zonas do trpico seco. E ainda com estes sistemas podem ser obtidos aumentos de at 20% na produo de leite de vaca.

26

10.

Sistemas Agrosilvipastoris

Estes sistemas so representados pela associao de animais, geralmente de pequeno porte, com cultivos agrcolas e rvores ou arbustos em uma mesma rea. A caracterstica sobressalente neste sistema a presena de animais e de forragem necessria para sua alimentao, alm das rvores inseridas nessa atividade pecuria. O componente animal introduz um tipo de interao que afeta as prticas de manejo. Os princpios gerais de manejo se referem aos dois objetivos desse sistema: a produo animal e a obteno de produtos arbreos como os frutos. De acordo com Macedo (2000), valido dizer que o termo agrossilvipastoril utilizado tanto para classificao de SAFs quanto para a definio de um dos modelos e, portanto, os quintais agroflorestais que incluem o componente animal, so um tipo de sistema agrossilvipastoril.

10.1 Quintais Agroflorestais


So reas de produo localizadas perto da casa, onde so cultivadas espcies agrcolas e florestais, envolvendo, tambm, a criao de pequenos animais domsticos (frangos, patos, sunos, gatos e cachorros) ou animais domesticados (paca) (COSTANTIN, 2005). Segundo Altieri (2002), os quintais domsticos nos trpicos so exemplos clssicos de sistemas agroflorestais. Os quintais so formas altamente suficientes de uso da terra que incorporam diversas culturas com diferentes hbitos de crescimento. O resultado uma estrutura semelhante s florestas tropicais, com diversas espcies e uma configurao em estratos imitando o processo de sucesso. Em toda a zona tropical, os sistemas agroflorestais tradicionais podem conter mais de 100 espcies de vegetais por quintal domstico. So usadas como material de construo, ferramentas, medicamentos, forragem e alimentao humana. Os quintais agroflorestais possuem diferentes funes como: produo de alimentos, criao de pequenos animais, local de adaptao de novas variedades de

27

espcies de plantas, produo de matrias-primas para artesanato, abastecimento da farmcia caseira, reciclagem de resduos domsticos, cultivo de plantas ornamentais, secagem e beneficiamento de produtos agrcolas cultivados em outras reas da propriedade, servindo como espao de convivncia, dentre outros aspectos (COSTANTIN, 2005).

FIGURA 01 - Representao de um quintal agroflorestal com arranjos espaciais bem definidos. FONTE: Dubois (1996).

Os quintais agroflorestais possuem sustentabilidade ecolgica e biolgica, juntamente com o alto grau de aceitabilidade social, devido sua produo diversificada, reduo dos riscos de perda da produo, ao aumento da eficincia de mo-de-obra, produo contnua reduzindo as perdas de ps-colheita, boa reciclagem de nutrientes e reduo da eroso em funo da boa cobertura do solo (COSTANTIN, 2005). De acordo com Macedo (2000), estes sistemas baseiam-se no princpio ecolgico denominado biodinmica da sobrevivncia, proporcionando o mximo aproveitamento da energia solar vital, atravs da multiestratificao diferenciada de uma grande diversidade de espcies de usos mltiplos, as quais exploram os perfis vertical e horizontal da paisagem, visando utilizao e recirculao dos potenciais produtivos dos ecossistemas.

28

Os quintais agroflorestais so o modelo de SAF mais antigo e comum encontrado em todo trpico mido. Neles se evidencia mais o trabalho feminino onde, geralmente, a mulher que desempenha o papel mais importante na sua formao e manuteno, devido proximidade com a casa e o fato dos produtos originados desse quintal influenciarem diretamente na dieta alimentar da famlia (frutas, hortalias, condimentos, plantas medicinais, pequenos animais). O excesso de produo deste quintal pode ser comercializado, sendo este, visto como uma ajuda da esposa ao marido no oramento domstico (DUBOIS et al., 1996).

FIGURA 02 - Representao dos diversos estratos de um quintal agroflorestal, segundo Assare, Oppong e Twum-Ampofo (1990).

11.

SAFs RECUPERAO DE AREAS DEGRADADAS

A degradao dos solos agrcolas vem ocorrendo de diferentes formas, sendo as principais causas a eroso, a diminuio da matria orgnica do solo, a exportao de nutrientes com as colheitas, a lixiviao, e a compactao dos solos, pelas mquinas e superpastoreio. Esta degradao causa a perda das caractersticas fsicas, qumicas e

biolgicas, inviabilizando o desenvolvimento sustentvel. Atravs da falta de conservao dos solos, ocorre com freqncia a rotao das reas de plantio, onde as terras degradadas so abandonadas e em seguida so abertas

29

novas reas, aumentando a fronteira agrcola. Muitas vezes as terras abandonadas se transformam em capoeiras. Todo o mtodo ou sistema de uso da terra somente ser sustentvel se for capaz de manter o seu potencial produtivo tambm para as geraes futuras (comisso Mundial Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, 1991). Assim, para a recuperao do potencial produtivo dos ecossistemas agropecurios necessrio, por um lado, oferecer condies para que os produtores rurais possam assimilar e adotar tecnologias simples, de custo baixo e apropriadas ao uso e ocupao do solo, e por outro lado, garantir um nvel de renda compatvel com os investimentos requeridos para a recuperao das terras degradadas, aumentando a produtividade. Os sistemas agroflorestais se apresentam como uma boa opo para a recomposio de reas degradadas e estabelecem uma cobertura vegetal perene sobre o local alterado. Para a recuperao de reas degradadas pelas atividades agropecurias as rvores que sero utilizadas nos sistemas devem apresentar algumas caractersticas bsicas como: capacidade de enraizamento profundo; grande resistncia a perodos longos de dficit hdrico e exigir poucos nutrientes para que possam crescer nos solos de fertilidade marginal. Em reas que o principal objetivo da recuperao das reas degradadas por

atividades agropecurias a recomposio de seu potencial produtivo, o sistema agroflorestal de plantio em faixas de leguminosas (Alley Cropping) se apresenta com grandes possibilidades de utilizao para atingir tal meta.

12.

MEDIDAS

AMBIENTAIS

INERENTES

AOS

SISTEMAS

AGROFLORESTAIS

Empreendimentos rurais podem causar impactos ambientais de diferentes intensidades sobre os meios fsico, bitico e scio-economicos, seja em sua fase de implantao e/ou manejo.

30

Algumas propostas so sugeridas por Alvarenga apud Macedo (2000), no quadro abaixo para minimizaremos os impactos negativos e maximizarem os impactos positivos causados ao meio ambiente por algumas atividades. Problemas/Impactos Ambientais Alternativas de Sistemas Agroflorestais
Cercas vivas Capo de rvores em pastagens Escassez de lenha Alley Cropping rvores lenhosas em quintais agroflorestais Sombreamento de cultivos Interplantio de cultivos Eroso/estabilizao de terrenos ou dunas Faixas de rvores em culturas em nvel Arboretos de usos mltiplos Ventos dominantes Escassez de alimentao para animais Quebra-ventos Cercas vivas ou parcelas com arbustos/rvores forrageiras Alley Cropping forrageiro Faixas de rvores ou arboretos em pastagens Falta de sombra para cultivos ou animais Policultivos multiestratificados Plantios sombreados de cultivos Alley Croppping Solos degradados Consrcios com rvores leguminosas Enriquecimento de capoeiras Rotao de cultivos/rvores Quintais Agroflorestais Alimentao Humana (subsistncia) Frutferas em pastagens Policultivos multiestratificados Sistema Taungya Delimitao de Propriedades Cercas vivas Quebra-ventos Cercas vivas Alley Cropping forrageiro Quebra-ventos Sistema Taungya Enriquecimento de capoeiras Escassez de madeira rvores/arboretos em pastagens Policultivos multiestratificados Cercas vivas Quebra-ventos

Demarcao de pastagens; Diviso de aguadas; Curral para animais.

31

Pastagens degradadas

rvores leguminosas em pastagens Alley Cropping Sistemas silvipastoris

Estiagens prolongadas

Sistemas agrossilvipastoris Faixas de rvores em nvel Quintais Agroflorestais Sistemas silviagrcolas rotativo

Estabilizao da agricultura migratria

Quintais Agroflorestais Enriquecimento de capoeiras

Capitalizao do produtor rural

Capitalizao agroflorestais

atravs de

rvores nobres em sistemas

Riscos scio-econmicos

Diversificao com a utilizao de espcies de usos mltiplos em sistemas agroflorestais Quintais Agroflorestais Manejo de sistemas agroflorestais Direcionar as tcnicas de manejo Sistemas agroflorestais em reservas extrativistas e reas tampo Enriquecimento de matas secundrias, ciliares e reas

Distribuio de mo-de-obra familiar Competies excessivas nos cultivos Destruio das florestas tropicais

Destruio da fauna

degradadas com frutferas nativas. Silvicultura urbana com espcies restabelecedoras da fauna.

13. Implantao de Agroflorestas

"Implantar um sistema agroflorestal demanda um conhecimento prvio da evoluo do sistema e de como ser a sua dinmica. (...) conhecer um bom projeto implica tomar decises que envolvam no apenas a escolha das espcies e o mtodo de plantio, mas igualmente a composio do mosaico agroflorestal, de acordo com o atual estgio de sucesso, ou seja, da quantidade e da qualidade de vida consolidada. (...) de forma que as espcies escolhidas tenham o 'talento' necessrio para fazer evoluir todo o sistema" (Osterroht, 2002). Ao se pensar em implantar um sistema agroflorestal, deve-se levar em considerao, que se est implantando um sistema que sob a tica de uma ou outra cultura, representar uma diminuio significativa de produo se comparada a produo da espcie no sistema tradicional, pelo menos na fase inicial. O que torna a agrofloresta

32

altamente produtiva o conjunto de espcies que se complementam, fazendo com que o volume de produo da biomassa do sistema seja superior ao da agricultura tradicional. A associao de diferentes espcies arbreas, com diferentes ciclos e tamanhos favorecem a criao de um microclima, que associado a maximizao da luz, torna o sistema cada vez mais complexo e produtivo. Com condies de vida favorvel, inmeras espcies animais se instalam na agrofloresta, passando a ter importante funo na disseminao de plantas e regulao do nmero de indivduos. importante que o sistema de agrofloresta busque alcanar os seguintes objetivos: Uma rpida cobertura verde do solo com espcies arbustivas e arbreas; Mesclar espcies presentes com o mximo de espcies futuras; Atingir alta diversidade biolgica logo na implantao do sistema; Implantar espcies com alta capacidade de rebrote; Plantar exemplares em excesso para ter abundncia de biomassa e permitir podas; Fazer atingir alto grau de autodinmica. A implantao da agrofloresta poder ser de forma lenta com baixa diversidade de plantas ou rpida com alta diversidade de plantas. A forma lenta, demanda menor custo inicial com mo-de-obra, mas, por outro lado exige uma demanda por mais tempo. Ela faz com que agrofloresta seja menos dinmica no incio, pela menor possibilidade de interao entre espcies. J a forma rpida exige uma maior demanda por trabalho no plantio, mas em funo da sua maior diversidade de espcies, multiplica a possibilidade de interao, ampliando as chances de otimizar o sistema. Ao entrar em autodinmica, a reproduo e o replantio das espcies ser exercido pelos animais silvestres a um custo mais baixo. No h necessidade de se fazer uma implantao homognea. Pode-se variar as espcies de acordo com a convenincia de quem est projetando/implantando a agrofloresta.

33

A implantao no precisa ser obrigatoriamente com espcies nativas. Muitas espcies exticas tm a capacidade de desenvolver bem em solos erodidos e desequilibrados, formando assim um ambiente para o surgimento das espcies do futuro. Muitos erros podem ocorrer na implantao da agrofloresta. Dentre eles os mais comuns so a excluso de espcies e no alcance da autodinmica. Numa lavoura tradicional as plantas expontneas so vistas como invasoras. Cada espcie tem a sua importncia tanto na produo de produtos ou de biomassa quanto como indicadora e corretora de desequilbrios minerais no solo. O domnio de uma espcie invasora indica que o projeto foi mal concebido e que a agrofloresta foi implantada com pouca diversidade e em quantidade insuficiente. Assim, a autodinmica est mal concebida e o sistema se mantm esttico e sem talento (capacidade) de gerar suficiente quantidade e qualidade de vida. As pragas e doenas contribuem muito para a otimizao do sistema, pois somente as espcies e exemplares melhor posicionados prevalecem, os demais so eliminados, indicando erros de implantao e manejo. So benficos porque contribuem para a diversidade e so parte importante da teia da vida da agrofloresta. Outro detalhe importante que deve ser levado em considerao o papel que cada espcie desempenhar e que porte atingir no futuro. O estrato ocupado resultar numa maior ou menor dinmica de sucesso e interveno no sistema. A agrofloresta poder ser implantada a partir de uma lavoura tradicional, ou de uma pastagem, ou ainda do manejo de matas ou dos cerrados.

14. Manejo de Sistemas Agroflorestais


O manejo tem como objetivo recuperar, manter ou aumentar o nvel de produtividade do sistema e favorecer a conservao dos recursos disponveis. Desse modo, as tcnicas de manejo visam manter a capacidade produtiva do sistema, o balano de nutrientes e o suprimento de gua aos componentes. Na escolha das espcies, so considerados os aspectos inerentes a cada espcie (biologia, ecologia e fenologia), s condies ambientais, ao desenho do SAF, aos de

34

ordem cultural (hbitos alimentares, materiais e crendices) e aos de ordem econmica (mercado - comercializao e preo). As informaes sobre biologia e ecologia das espcies indicam as necessidades nutricionais, de temperatura, luz e gua, dando uma idia da densidade de plantio e das associaes possveis. Depende de vrios aspectos, tais como espcies associadas, funo de cada componente no sistema, caractersticas dos produtos a serem obtidos, ciclo desejado de cada componente, tratamentos culturais previstos, tipo de tecnologia empregada e colheita da produo de cada componente. Atualmente, existe a tendncia de se utilizar o plantio em fileiras ou faixas, pois permite uma melhor ocupao da rea e facilita a sistematizao dos tratos culturais e da colheita. possvel estabelecer SAF a partir da introduo de cultivos agrcolas ou animais em reas de vegetao natural arbustiva ou do componente arbreo em sistemas agrcolas j estabelecidos. A introduo do componente arbreo nas reas agrcolas pode ser feita atravs da regenerao natural ou artificial, sendo mais comum esta ltima, em virtude do esgotamento do banco de sementes do solo e ausncia da vegetao natural remanescente nas reas circunvizinhas. Os tratos silviculturais empregados no manejo de regenerao so os mesmos aplicados na conduo de florestas naturais ou plantadas. - Arranjo espacial com regenerao artificial - existe uma ampla flexibilidade na distribuio espacial dos componentes, o que permite um melhor controle das condies ambientais, obtidos tambm atravs do uso de tratamentos silviculturais como a poda e o desbaste. - Arranjo espacial com regenerao natural - nas reas de vegetao nativa, as espcies de interesse esto distribudas em diferentes padres, podendo estar dispersas regular ou aleatoriamente na rea, ou em grupos, dependendo das caractersticas dos processos de disperso. Esta distribuio natural poder ser alterada com desbaste ou adensamentos. A introduo de espcies domesticadas, nestas reas, pode se dar a partir de tratamentos de refinamento, podas e de aberturas no dossel, procurando-se privilegiar as espcies florestais de interesse e compatibilizando a intensidade dos tratamentos silviculturais s condies ambientais (luz, umidade, temperatura e solo) exigidas pela espcie introduzida.

35

- Arranjo temporal - aproveitam-se as diferenas nas exigncias das espcies atravs das etapas de crescimento e desenvolvimento e as mudanas ecolgicas ocorridas na sucesso da vegetao. A varivel tempo amplia as dimenses do sistema agrcola que, na maioria das vezes, pode ser considerado bidimensional: rea (A), enquanto que os sistemas agroflorestais (SAF) possuem, mais duas dimenses: rea (A) x Altura (H) x Tempo (T), o que confere a estes sistemas uma maior complexidade e dinamismo. O manejo do solo nos SAF deve ser entendido sob o ponto de vista sistmico. O ecossistema possui um potencial produtivo natural, cujos nutrientes encontram-se distribudos entre os componentes biticos (vegetao e animais) e no solo. As entradas ocorrem atravs de precipitaes atmosfricas, fertilizantes qumicos ou orgnicos, de raes e sais minerais, e as sadas pela eroso, lixiviao e colheita. Um dos objetivos do manejo a reduo das perdas (sadas). A perda por eroso e lixiviao pode ser parcialmente reduzida com prticas adequadas. No entanto, a colheita uma atividade desejvel e fundamental nos SAF. As tcnicas de manejo do SAF devem cumprir os seguintes objetivos: - Manter o solo coberto com vegetao ou com seus resduos, durante a maior parte do ano; - Manter o contedo de matria orgnica das camadas superficiais do solo; - Manter um sistema de razes superficiais para contribuir na estrutura e na ciclagem de nutrientes; - Minimizar a remoo de matria orgnica e nutrientes, atravs da colheita; - Evitar queimadas.

15. CONSIDERAES FINAIS

A evoluo dos modelos atuais de agricultura para sistemas mais intensivos de uso do solo, coerentes com a manuteno e/ou utilizao racional da biodiversidade tropical, s pode ser realizada de forma gradativa, sem grandes modificaes no sistema tradicional.

36

Qualquer sistema alternativo para ser bem sucedido deve envolver ao nvel de produtor o plantio de culturas alimentares associado a produtos destinados venda, capazes de induzir um processo de captao em benefcio do agricultor. A maior dificuldade encontrada nesse modelo reside na falta de dados (estudos) cientficos que sirvam de base para implantao e conduo desse mtodo, e, alm disso, no possvel criar um modelo nico devido ao fato da grande diversidade de caractersticas regionais. A recuperao, principalmente de reas tropicais, degradadas por atividade agropecuria e a utilizao racional da biodiversidade tropical atravs dos sistemas agroflorestais, dever ponderar no mnimo, dois componentes bsicos relativos a custos e a viabilizao tcnica. O primeiro relacionado utilizao mnima de insumo e, o segundo demanda total de mo-de-obra e sua distribuio durante o ano. Coerentemente, a estas ponderaes, recomendamos os sistemas agroflorestais de plantio em faixas (Alley Cropping), e os consrcios multiestratificados para enriquecimento de capoeiras em pousio. Inserido neste contexto, acreditamos que os sistemas agroflorestais se apresentam como prottipos alternativos de sustentabilidade, pois esto alicerados em princpios econmicos de utilizao racional de recursos naturais renovveis, sob explorao ecologicamente sustentvel. E so capazes de gerar benefcios sociais, porm sem comprometer o potencial produtivo dos ecossistemas, ou seja, se harmonizam aos fundamentos de que o desenvolvimento sustentvel aquele que atende s necessidades do presente, sem comprometer as possibilidades das geraes futuras tambm atenderem suas prprias necessidades.

37

9. REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

COPIJN, A. N. Agrossilvicultura sustentada por sistemas agrcolas ecologicamente eficientes. Rio de Janeiro: FASE, 1988. COSTANTIN, A. M. Quintais Agroflorestais na viso dos agricultores de Imaru-SC, 120 fls; Programa de Ps-Graduao em Agroecossistemas (Dissertao de Mestrado) Florianpolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2005. DUBOIS, J. C. L.; VIANA, V. M.; ANDERSON A. B. Manual agroflorestal para a Amaznia. Rio de Janeiro: REBRAF, 1996. v. 1. 228p. GOMES de ALMEIDA, D. .A construo de sistemas Agroflorestais apartir do saber ecolgico local (O caso dos agricultores familiares que trabalham com Agroflorestas em Pernambuco) Florianpolis: UFSC, 2001. (Dissertao de Mestrado) MACEDO, R. L. G. Princpios bsicos para o manejo sustentvel de sistemas agroflorestais. Lavras: UFLA/FAEPE, 2000. MELADO, J. Sistema Agroflorestal I. Agroecologia Hoje. Ano III, n. 15, jul/ago 2002. OSTERROHT, M. V. Sistema Agroflorestal I. Agroecologia Hoje. Ano III, n. 15, jul/ago 2002.

Anda mungkin juga menyukai